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quarta-feira, 29 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 38 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 28 e 29 /05

  Shrimad Bhagavad Gita

Vidya Raja GuhyaYoga 

A Yoga da Ciência  Sagrada e Real Ciência

capítulo 09

v 27



yat karosi yad  asnãsi
yaj juhosi dadãsi yat
yat tapasyasi kaunteya
tat kurusva madarpanam


09:27 Tudo o que você fizer, tudo o que você comer, tudo o que você oferecer ao fogo sagrado, tudo o que você der (como caridade), tudo o que você meditar, ó filho de Kunti, faça-o como uma oferenda para Mim.



Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro: Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga , refernte a este versículo.


Deus ama o amor dos devotos.

Este amor é puru e ele por si só é divino

Aqui o Senhor fala a Arjuna o segredo da vida espiritual e da realização em Deus.

Oferecer tudo a Deus

O Senhor menciona 5 coisas:

karosi: todas as atividades
ahsnasi: a comida e o prazer
juhosi: todos os sacrifícios e oblações
dadasi: toda caridade e doação
tapasyasi: meditação


 As pessoas amam o prazer ,mas não percebem que o prazer é o resultado da respiração
Esta oferenda não é verbal, mas uma atitude interior

As pessoass que meditam ,que vêm o Ser que habita no seu interior,que ama Deus eestá unida ao Supremo, observa a vida como yajna, um sacrifício.
 Dedicando tudo ao Senhor, eles estão livres da escravidão.

O Senhor está explicando madarpanam: oferecer tudo ao Supremo.
Na verdade cada respiração é uma oferenda , uma cerimônia de fogo.

Aqueles que vivem este princípio, os cinco tipos de atividades: o gesto, o comer,o sacrifício, caridade e meditação, são dedicados a Deus.

Kunti é a mãe dos cinco Pandavas e de Karna. A força dentro da pituitária é chamada kun (dhatu) ti ; kun significa atomo- o refinado atomo na alma.Arjuna é filho de Kunti.

No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina os resultados da meditação
(tapasyasi: meditação)

Quando um buscador medita na fonte de todos os sons (om ou aum), todos os pensamentos e a mente desaparecem, e o meditador fica focado no som e se funde no estado de superconsciência ou no estado de consciência cósmica, neste nível superior de consciência. , o aspirante espiritual transcende os sete planos de existência dentro dos sete planos de existência dentro dos sete chakras e, finalmente, estabelece-se no Ser, no chakra sahasrara ou no topo da cabeça. Isto é conhecido como atma-vyavasthiti, ou o estado de completo estabelecimento no Ser.


Shri Guruji no seu livro The law of Karma

Cada atividade é o jogo de prakriti( natureza) que é kriya ,que é o papel ou função.

Com precisão impecável, a natureza funciona dia e noite. O corpo também funciona.

A função (kriya) se torna ação quando purusha ( o espírito que habita no interior) se associa com o corpo e é considerado aquele ser individual que age.

o associar o fazedor à ação, que é o ego, a função se torna uma ação.- kriya se torna karma.

quando uma função se torna uma ação, ela produz uma consequência.

Quando a função se torna ação porque nos identificamos com a natureza e o corpo, da mesma forma, o karma pode se tornar uma inação do carma

a aceitação da condição de fazedor causa identificação. Quando purusha se identifica com prakriti, experimentaremos o resultado do karma em momentos diferentes e em fases diferentes.

kriya é a função, karma é a ação e akarma é inação

entramos neste mundo, devemos aprender como viver, como agir na vida diária, e como nos libertar da escravidão

No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina (juhosi: todos os sacrifícios e oblações)

Nas escrituras há uma descrição de cinco tipos de dívidas que cada indivíduo deve se esforçar para reparar: 

deva runa: dívida  para com Deus
rshi runa : dívida para com os mestres
pitru runa dívidas para com os pais
nru runa dívida scm a humanidade
bhuta runa dívidas com a criação

Cinco ofertas ou atividades ajudam a resgatar a dívida:

deva yajna oferecendo oblação a Deus
brahma yajna transmitindo conhecimento espiritual para buscadores dignos
pitru yajna prestando homenagem aos familiares falecidos
nru yajna athiti seva servindo às necessidades de nossos semelhantes
bhuta yajna preservando o equilíbrio ecológico, protegendo os animais e o meio ambiente


Shri Guruji no seu livro The law of Karma:
(karosi: todas as atividades)

O karma pode ser eliminado com a graça dos Yogis e dos mestres espirituais.Grandes seres dispostos a sofrer para nos libertar do nosso karma.

Quando sofremos como resultado de karma negativo, estamos esgotando um efeito negativo e pagando nossos empréstimos. Da mesma forma, quando estamos felizes ao vivenciar o resultado de uma boa ação, saiba que seu saldo bancário de virtude está diminuindo

devemos enterrar o passado e nos esforçar para sermos bons aqui e agora. Deus e os gurus estão prontos para nos perdoar, mudamos nosso comportamento e nos aproximamos deles em pensamentos, palavras e ações.


Shru Guru nos ensina a orar:

"Ó meu amado, quando minha mente, minha vida, estiver completamente imersa em Ti, encontrarei a Verdade suprema, o tesouro mais elevado. Não existirão mais o bem e o mal, o prazer e a dor, o nascimento e a morte. Todas as distinções e diferenças desaparecerão. Até a unidade desaparecerá. Ó Deus, ajude-me a mudar minha vida e a me libertar das amarras do carma. Há tantos anos que sofro, me afogo no oceano do mundo. Sou prisioneiro do meu carma, mas através da Sua graça me foi mostrado o caminho para a verdadeira liberdade. Todo Poderoso Senhor, abençoe-me para me tornar altruísta. Que todas as minhas ações sejam dedicadas a Ti. Eu sou seu filho, portanto meus passos são pequenos. Mas com meus pequenos passos, estou sempre avançando, sempre chegando ao objetivo"

jai guru omkara