Shrimad Bhagavad Gita
Vidya Raja GuhyaYoga
A Yoga da Ciência Sagrada e Real Ciência
capítulo 09
v 27
yat karosi yad asnãsi
yaj juhosi dadãsi yat
yat tapasyasi kaunteya
tat kurusva madarpanam
09:27 Tudo o que você fizer, tudo o que você comer, tudo o que você oferecer ao fogo sagrado, tudo o que você der (como caridade), tudo o que você meditar, ó filho de Kunti, faça-o como uma oferenda para Mim.
Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro: Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga , refernte a este versículo.
Deus ama o amor dos devotos.
Este amor é puru e ele por si só é divino
Aqui o Senhor fala a Arjuna o segredo da vida espiritual e da realização em Deus.
Oferecer tudo a Deus
O Senhor menciona 5 coisas:
karosi: todas as atividades
ahsnasi: a comida e o prazer
juhosi: todos os sacrifícios e oblações
dadasi: toda caridade e doação
tapasyasi: meditação
As pessoas amam o prazer ,mas não percebem que o prazer é o resultado da respiração
Esta oferenda não é verbal, mas uma atitude interior
As pessoass que meditam ,que vêm o Ser que habita no seu interior,que ama Deus eestá unida ao Supremo, observa a vida como yajna, um sacrifício.
Dedicando tudo ao Senhor, eles estão livres da escravidão.
O Senhor está explicando madarpanam: oferecer tudo ao Supremo.
Na verdade cada respiração é uma oferenda , uma cerimônia de fogo.
Aqueles que vivem este princípio, os cinco tipos de atividades: o gesto, o comer,o sacrifício, caridade e meditação, são dedicados a Deus.
Kunti é a mãe dos cinco Pandavas e de Karna. A força dentro da pituitária é chamada kun (dhatu) ti ; kun significa atomo- o refinado atomo na alma.Arjuna é filho de Kunti.
No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina os resultados da meditação
(tapasyasi: meditação)
Quando um buscador medita na fonte de todos os sons (om ou aum), todos os pensamentos e a mente desaparecem, e o meditador fica focado no som e se funde no estado de superconsciência ou no estado de consciência cósmica, neste nível superior de consciência. , o aspirante espiritual transcende os sete planos de existência dentro dos sete planos de existência dentro dos sete chakras e, finalmente, estabelece-se no Ser, no chakra sahasrara ou no topo da cabeça. Isto é conhecido como atma-vyavasthiti, ou o estado de completo estabelecimento no Ser.
Shri Guruji no seu livro The law of Karma
Cada atividade é o jogo de prakriti( natureza) que é kriya ,que é o papel ou função.
Com precisão impecável, a natureza funciona dia e noite. O corpo também funciona.
A função (kriya) se torna ação quando purusha ( o espírito que habita no interior) se associa com o corpo e é considerado aquele ser individual que age.
o associar o fazedor à ação, que é o ego, a função se torna uma ação.- kriya se torna karma.
quando uma função se torna uma ação, ela produz uma consequência.
Quando a função se torna ação porque nos identificamos com a natureza e o corpo, da mesma forma, o karma pode se tornar uma inação do carma
a aceitação da condição de fazedor causa identificação. Quando purusha se identifica com prakriti, experimentaremos o resultado do karma em momentos diferentes e em fases diferentes.
kriya é a função, karma é a ação e akarma é inação
entramos neste mundo, devemos aprender como viver, como agir na vida diária, e como nos libertar da escravidão
No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina (juhosi: todos os sacrifícios e oblações)
Nas escrituras há uma descrição de cinco tipos de dívidas que cada indivíduo deve se esforçar para reparar:
deva runa: dívida para com Deus
rshi runa : dívida para com os mestres
pitru runa : dívidas para com os pais
nru runa dívida scm a humanidade
bhuta runa dívidas com a criação
Cinco ofertas ou atividades ajudam a resgatar a dívida:
deva yajna oferecendo oblação a Deus
brahma yajna transmitindo conhecimento espiritual para buscadores dignos
pitru yajna prestando homenagem aos familiares falecidos
nru yajna athiti seva servindo às necessidades de nossos semelhantes
bhuta yajna preservando o equilíbrio ecológico, protegendo os animais e o meio ambiente
Shri Guruji no seu livro The law of Karma:
(karosi: todas as atividades)
O karma pode ser eliminado com a graça dos Yogis e dos mestres espirituais.Grandes seres dispostos a sofrer para nos libertar do nosso karma.
Quando sofremos como resultado de karma negativo, estamos esgotando um efeito negativo e pagando nossos empréstimos. Da mesma forma, quando estamos felizes ao vivenciar o resultado de uma boa ação, saiba que seu saldo bancário de virtude está diminuindo
devemos enterrar o passado e nos esforçar para sermos bons aqui e agora. Deus e os gurus estão prontos para nos perdoar, mudamos nosso comportamento e nos aproximamos deles em pensamentos, palavras e ações.
Shru Guru nos ensina a orar:
"Ó meu amado, quando minha mente, minha vida, estiver completamente imersa em Ti, encontrarei a Verdade suprema, o tesouro mais elevado. Não existirão mais o bem e o mal, o prazer e a dor, o nascimento e a morte. Todas as distinções e diferenças desaparecerão. Até a unidade desaparecerá. Ó Deus, ajude-me a mudar minha vida e a me libertar das amarras do carma. Há tantos anos que sofro, me afogo no oceano do mundo. Sou prisioneiro do meu carma, mas através da Sua graça me foi mostrado o caminho para a verdadeira liberdade. Todo Poderoso Senhor, abençoe-me para me tornar altruísta. Que todas as minhas ações sejam dedicadas a Ti. Eu sou seu filho, portanto meus passos são pequenos. Mas com meus pequenos passos, estou sempre avançando, sempre chegando ao objetivo"
jai guru omkara