Páginas

domingo, 19 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 32 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, de 19 de Maio

Shrimad Bhagavad Gita

Atma Samyama Yoga

A yoga do autodomínio

Capítulo 6

v 21


sukham ãtyantikam yat tad
buddhigrãhyam atindriyam
vetti yatra na cai 'vã 'yam
sthitas calati tattvatah

21.Então, a felicidade absoluta é experimentada, que é reconhecida pelo intelecto, mas além da percepção sensorial. Estando estabelecida no Ser, a mente nunca se afasta da verdade


Minha autoavaliação nesta manhã se deu com o mau impacto  a memória de coisas ruins pecados, mau karma .  As punições para aquilo  que fizemos e fazemos, descritas nas escrituras, na descrição dos infernos. Minha reflexão é o esforço para manter no intelecto que a graça de Deus e do Mestre é o modo de sair e não voltar para o inferno astral.

 Procurando  há dias as causas desta doença, destas dores que me acompanham há muitos anos. A memória de alguns segundos de uma experiência de quase morte e o deslocamento do corpo astral do físico causou um desequilíbrio intenso e fulminante. O medo do desapego do corpo, tem me impedido de relaxar e esta contração provoca as dores e limitações físicas que abalam o estado emocional.  Com a  graça de Deus Shri Guru isso está sendo purificado a cada dia.
Porém reconhecendo a graça divina na minha vida, a Kriya YogaShri Guru ,Senhor Jagannath, Shri Krishna, Mãe divina , Gomata e Gopala me rendo, me entrego!
Nos seus  livros, palavras do meu Mestre encontro mais do que respostas encorajadoras encontro a Verdade.
jai guru

Shri Guru no seu livro Libertando-se do Medo

Ao envelhecer , você está perdendo ou ganhando algo? Você perderá se esquecer Deus. Você perderá se esquecer do amor. Você perderá se não estiver na Verdade. Você perderá se não usasr seu tempo da forma correta. Se você usar o seu tempo corretamente, você ganhará, não perderá. Voce ficará maduro como uma manga.

Quando você se depara com coisas que não pode mudar, você pode aceita-las com um sorriso ou resistir com raiva ou medo

Lembre-se oseu karma irá com você e Deus também irá com você.

Esta é a hora de mudar, mudar as nossas vidas completamente. Podemos nos libertar do mau karma e assim ficar livres dos seus resultados. Se tentarmos com sinceridade a partir de agora,até mesmo o mau karma não produzirá os seus resultados. Ele será completamente eliminado dentro de nós

Qualidades negativas, atividades pecaminosas,assim como as virtuosas e meretórias, são todas qualidades animais
Mate com a espada do conhecimento tanto os animais internos bons e domesticados quanto os perigosos e selvagens. 

 Tanto o bom quanto o mau karma criam escravidão em nossas vidas
A semente do karma pode ser queimada através da oração e meditação o que impedirá que ela cresça, um esforço honesto e determinado para mudar. aprendemos com os nossos erros, eles podem ser instrumentos que nos ajudam a crescer 

O arrependimento somente acontece depois de cometer um erro. Os erros são consequencias naturais de se viver neste mundo. se aprendemos com os nossos erros,eles podem ser instrumentos que nos ajudam a crescer e evoluir.
nquanto outros são mais sutis e estão no campo mental~~
Quando uma pessoa faz algo errado várias vezes de forma conciente, isso é um pecado. Alguns erros são cometidos no nível material ou físico

A graça de Deus e o amor genuíno ou do mestre estão disponíveis a todos e são incondicionais e infinitos
 Não traga nenhum medo para a sua vida. Deus está com você. Quando você compreende a vida e a beleza da criação de Deus, quando você compreende que é um filho de Deus,então compreende o engano que é permitir a entrada do medo em sua vida.
Com todo o coração,você deve orar a Deus para crescer em desapego,amor e compaixão, e o medo irá embora da sua vida.

A prática da disciplina deve vir de dentro.A vida espiritual é uma vida de auto-disciplina,de disciplina autoimposta. A autodisciplina não é para mostrar aos outros que somos pessoas espirituais; ela deve ser apenas para nós.

A meditação é o momento em que olhamos para dentro. Purificar o que precisa ser purificado.
Purificação significa permanecer na pureza, no amor, na honestidade e na verdade. É isso que devemos nos esforçar em fazer. Olhar para sí mesmo significa se purificar.

Shri Guru no seu livro: Conheça a sua Mente ensina:


Auto-investigação significa contemplar profundamente a verdadeira natureza do próprio ser. Shri Adi Shankara escreveu no Bhaja Govindam:

"Quem é você? Quem eu sou? De onde eu vim? Quem é meu pai? Contemple isso repetidas vezes;e considere este mundo como um sonho"

Praticar meditação é bom; deve-se praticar o máximo que puder. No entanto, reserve alguns minutos durante o dia para apenas sentar e contemplar a realidade da sua existência. Lembre-se de que a auto-investigação nunca trará depressão interior; Às vezes, as pessoas pensam que se meditarem ou se questionarem, ficarão muito introvertidas e perderão a alegria de trabalhar e alcançar seus objetivos. 

Mas uma vez que você desvendar a verdade da vida e lentamente compreender quem você realmente é, você saberá que não há nada de errado em ir trabalhar ou ter relacionamentos. 

Você não se sentirá infeliz ou triste, nem se sentirá retraído. Em vez disso, você compreenderá que o verdadeiro propósito do trabalho não é a autogratificação.

 Trabalhar é uma forma de contribuir para a criação de Deus. Assim, o que você está fazendo às vezes é positivo e bonito. Enquanto o corpo estiver presente, enquanto a respiração estiver presente, enquanto a vida estiver aqui, voce tem que fazer algo.


Depois de praticar a auto-investigação durante algum tempo, você sabe o que acontece? Porque você está observando sua mente, ela se torna um objeto. Você então começa a perceber como sua mente está funcionando. Você verá como sua mente fica inquieta e como o pensamento entra em sua mente e lentamente o domina. 

Uma vez alcançado esse estado, é muito fácil dizer o que se pensa. "Não, não, não, eu não preciso disso" Antes que a raiva domine você, você pode vê-la chegando e dizer: Oh, Sr. Raiva, você não é bem-vindo aqui. Tchau". 

Houve um belo mestre que uma vez disse: "mate a raiva antes que ela mate você"
Nesse momento, retrocedemos em nossa memória e repetimos todos os acontecimentos que nos levaram à perda de controle. Geralmente é quando percebemos que tudo o que nos deixou com raiva não foi tão sério quanto pensávamos. A auto-indagação é muito benéfica. Analisar os próprios pensamentos, sentimentos ou emoções nos ajuda a compreender como controlar a mente.


Shri Guru no seu livro :
Swami Shriyukteswae Incarnation of wisdom 

Ele cita as instruções do Grande Mestre, dentre estas:

"O controle dos sentidos pelo karma yoga ou Kriya Yoga é preferível à indiferença aos sentidos."

"praticando e mantendo sempre a mente no sushumna, o caminho real para o fluxo do poder de Deus, o sistema nervoso ficará calmo e tranquilo."

"Todos odias, pratiquem meditação, cantem musicas espirituais, tenham uma dialogo sobre a vida espiritual, e sirvam  uns aos outros."

 Shri Guru ensina no seu livro  The law of Karma

Vida após vida, acumulamos uma mochila pesada de carma bom e ruim. Durante eras carregamos essa carga, de forma aleatória e inconsciente, às vezes cedendo sob seu peso. Mas as pessoas inteligentes tentam aliviar não apenas seus próprios carmas, mas também ajudar os outros a se libertarem dessas cargas cansativas.

Depende do nosso desejo e do tipo de vida que queremos levar. Vamos nos livrar deste fardo cansativo e não carregá-lo mais adiante.

Parabdha karma  ou destino pode ser de dois tipos 

jamarambhaka ou o destino desta vida atual no nascimento , onde nascemos crescemos assim por diante. Não temos controle sobre ele.

bhogaparaka destino na forma de prazer ou felicidade ou infelicidade:

O que é causado por sua própria vontade,  aquilo que é causado pela vontade de outro, ou uma situação desconhecida e imprevista.

De acordo com as escrituras é possível estar livre de prarabdha. O Bhagavad Gita nos assegura que o fogo da sabedoria queima todos os karmas. Se o destino (prarabdha) anulasse tudo e nada pudesse ser mudado, o que nos restaria fazer?

Se quisermos mudar de vida usando muita força de vontade, boa companhia e um bom ambiente, podemos fazê-lo

Se tivermos uma vontade forte, determinação completa e a ajuda de um guru preceptor ou guia espiritual, e permanecermos em um bom ambiente, teremos todas as ferramentas para ter uma chance duradoura.

Tal parabdha karma pode se manifestar na forma de doenças de dois tipos: doenças que são facilmente curáveis ​​e aquelas que não o são de forma alguma

è possível obtendo  graça de seus pais, presentes ou falecidos, orar por eles sinceramente

o Karma pode ser eliminado através da graça de yogis e mestres espirituais, eles podem adiar o sofrimento para um momento posterior, para que o parabdha volte para sanchita ( karmas acumulados) ou podem assumir o seu karma.

Prayaschitta karma é a auto-purificação através penitência e observâncias especiais

anupama prayaschitta é uma forma única de purificação interior através da repetição e penitência que santifica a mente e ajuda a libertar-nos do carma.

 Não devemos condenar a nós mesmos

Levar uma vida disciplinada e realizar ações de caridade dignas nos ajuda a transformar nossas vidas.


Tolerar o desrespeito aumenta as virtudes tapas, e aceitar apreciações reduz nossas virtudes.

Deus e os gurus estão prontos para nos perdoar se mudarmos nosso comportamento e nos aproximarmos deles em pensamentos, palavras e ações.


om tat sat