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sábado, 11 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 30 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, de 09 a 11 de Maio

  Shrimad Bhagavad Gita

Samkya Yoga

A Yoga da Consciência Interior

cap 2


v. 53 quando sua mente estiver confusa por declarações conflitantes em vários livros espirituais, permaneça firme na meditação precisa em Deus. Você sentirá a unidade de Deus (auto-realização) dentro de você.

Meu Deus ilumine o meu caminho! 

Não são as diferentes  escrituras e livros que falam sobre a consciência que vão nos transformar. O Senhor está dizendo para buscarmos na prática efetiva da meditação e da Kriya Yoga, buscando a conexão com Deus, a Consciência divina em cada respiração. Assim podemos acessar  a Consciência interior.

Nestes dias a reflexão foi sobre o medo !

A pratica de meditação tem sido a oportunidade de estar em conexão com os Mestres cada vez mais. Com a graça divina Shri Guru conduz a meditação a cada vez . Este é o mistério da sua presença amorosa sempre disponível, seja qual for o meu estado antes de permanecer entregue à prática da Kriya Yoga conforme os ensinamentos milenares. 

Minha entrega não consegue ser completa, dia 09 foi assim , antes da meditação eu percebi que eu sentia medo de me entregar. Esta situação aconteceu em Puri também. A conexão na fontanela é realmente o início da prática da Kriya Yoga. A localização dos chakras e os outros pontos do corpo e sua expansão para dentro e fora do corpo também. 

Com a graça divina podemos ficar imóveis entregues apenas aos movimentos dirigidos por Deus. 

Cada movimento é lento e sutil, é uma aprendizagem. Viver a condução da respiração o som e o movimento através das pétalas dos chakras e por todo corpo. Deus respira, toma uma melodia cósmica, vibra  e ilumina tudo .  Vamos aprendendo a permanecer dentro do crânio e respirar dentro dele. A respiração cada vez mais sutil dentro do crânio, além do centro da alma, busca o caminho e  por um fio quase atômico aspirado a cada cada movimento  do apana dentro de um canal limpo e claro é a graça divina  de Shri Guru, quando ele aceita um filho ou filha para ser guiado (a)  por ele.

 Mesmo assim ainda podemos ter medo, até mesmo o medo da libertação ou da consequência dos nossos atos, ou karmas. O apego a isso na memória, na mente nos causa sofrimento A dor física que é também emocional nos causa sofrimento. 

Shri Guru Ensina  no seu Livro:  Libertando-se do Sofrimento:

Somos Seres humanos. O corpo percebe a dor. A mente sente os opostos como o prazer e a dor .

A dor física é algo que vem e vai, muitas vezes causando desconforto temporário, mas a dor mental é um sofrimento de natureza sutil, pode ser mais psicológico do que físico.

A dor emocional é uma sensação de profunda angústia e é causada pela perda ou decepção.

A empatia frente à dor do outro também nos causa sofrimento.

O sofrimento é uma tristeza que penetra no fundo do coração e pode se prolongar por muito tempo, tornando-se uma miséria de difícil superação.

Shri Guru continua que existem três tipos de sofrimento 

1- Dor mental, pela morte ou separação física de  um ente querido.

2- Sofrimentos causados por desejos não realizados que nos deixam em estado de dor.

3-Sofrimento prolongado na forma de arrependimento, desânimo ou depressão, que podem levar a uma doença mental.

No mundo em muitas circunstancias podemos ter medo. 

Crianças bem pequenas , mesmo ao nascer enfrentam a morte e a dor. A quebra de confiança a sensação de nunca chegar à expectativa dos pais , os abusos de todos os tipos , o abandono e a humilhação dentre tantos outros. Alguns vivem tantas circunstancias de sofrimento de todos os tipos que vão se acumulando mais e mais

Esse grande peso no coração pode levar a um sentimento de amargura em relação aos outros, o que se torna algo muito difícil de se erradicar

Precisamos nos libertar. Arjuna se entregou ao Senhor Krishna e superou o fogo da dor elevando-se à condição de herói vitorioso.

O Senhor ensina que a yoga destrói todas nossas tristezas, para aqueles que conquistam o autocontrole no caminho da meditação.

Shri Guru Ensina  no seu Livro Libertando-se do Medo :

Shri ensina que a morte é o maior de todos os medos é a morte

Expplica que este medo aparece de diversas formas

1O medo da perda de tudo o que conquistamos

2- O medo do karma , os pensamentos negativos predominam.As ações pecaminosas e a punição.

3 O medo de renascer como uma forma inferior de vida, o próximo nascimentos

4- O medo de que a morte seja o fim de tudo.

Ele explica que a morte do corpo é como trocar de roupa.

A morte pode ser considerada um sono..

 O sono é tonificante, assim como gostamos de dormir deveríamos gostar da morte. Quando vamos dormir acreditamos que vamos acordar.  Devemos ter confiança que Deus onipresente   estará eternamente conosco.

Algumas pessoas podem ter medo ou incapacidade de dormir.

A morte é outra chance.

Esta vida, este corpo, este mundo é temporário. Poucos querem saber para onde iremos. Poucos conseguem descobrir. A morte é uma oportunidade de voltarmos para casa.

A morte é inevitável e inesperada, não devemos ter medo, é uma amiga que tem nos seguido desde viemos para  a Terra, Devemos amar a morte assim o medo desaparecerá.

A oração e a meditação ajudam a aceitar, amar a morte.Devemos ter fé.Devemos nos lembrar de Deus antes da velhice e morte.

Quando a hora da morte chega, os tres doshas ficam em desquilíbrio,provocando tosse,respiração difícil,problemas no sistema circulatório e estado dechoque. Neste momento como alguém pode se lembrar de Deus:

Vir para este mundo foi nossa escolha, tudo o que fazemos quando adultos é nossa escolha.Somos o nosso karma, tudo o que fazemos determina o nosso karma presente e futuro. Tudo o que fizemos de bom ou ruim nos acompanha. Devemos olhar para o nosso obscuro e limpar, reconhecer as nossas falhas ninguém é culpado pelos seus karmas. O karma vai , mas Deus vai com você.

Mesmo que o corpo físico morra os corpos astral e físico não morrerão até que estejamos realizados

A devoção não deve ser cega, ela não pode ser confundida com amor. Devemos ver as coisas sem emoção, as coisas como elas são  é preciso discernimento. Nada fica escondido, devemos ser cuidadosos com o que fazemos.

 Não podemos mudar o passado . podemos ficar libres do mau karma. Tanto o bom quanto o mau causam escravidão. A semente do karma pode ser queimadas através da oração, meditação e um esforço sincero.

Para mudarmos nossas vidas é preciso  mudar a nossa visão, comportamento hábitos e o relacionamento com os outros.

Não devemos chorar ou derramar lágrimas. Este mundo é uma criação de felicidade. Devemos olhar a criação e ver que todos estão sorrindo. Então devemos sorrir também

Conhecemos nossos próprios hábitos,nossas próprias emoções,nossas próprias responsabilidades, nossas próprias reações. Somos seres inteligentes e estamos no caminho espiritual. Temos tido professores maravilhosos e práticas poderosas.

Devemos olhar para o nosso comportamento de uma maneira imparcial e, quando necessário modificá-lo.

Se  somos imparciais e sem preconceitos seremos desapegados e termina:

"Não se apegue a este mundo de contínuas mudanças. Se for para existir algum apego, que seja por Deus, pela verdade, ou-como ensinado na Kriya Yoga-pela respiração"


dhyãnamulam gurormurtih  pujãmulam guroh padam

mantramulam gurovãkyam moksamulam guroh krpã

A raiz da meditação é a forma do Guru. A raiz da adoração são os pés do Guru. A raiz do mantra é a palavra do Guru, e a raiz da libertação é a graça do Guru.

om srigurave namah