Páginas

sábado, 4 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 26 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 4 de Maio

 Kriya Yoga Sadhana 22  Shrimad Bhagavad Gita no dia  a dia, 4 de Maio 

Shrimad Bhagavad Gita

Samkya yoga

A Yoga do Conhecimento de Si 

Capítulo 2 versículo 66




2:66. nã 'sti buddhir ayuktasya
na cã 'yuktasya bhãvanã
na cã bhãvayayatah sãntir
asãntasya kutah sukham

2:66 A pessoa que não controlou a sua mente e os seus sentidos não pode discriminar o intelecto. Nem pode tal pessoa ter um sentido de dever e, portanto, não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Vidura foi até Yudhistara em uma carruagem em movimento rápido. Vendo que Vidura parecia um pouco desconcertado, inquieto e triste, Yudhisthira sentou-se e perguntou a Vidura o que aconteceu com ele e por que ele tinha vindo. Yudhithira continuou perguntando o que estava acontecendo, o que é uma qualidade de pessoas boas que se preocupam com os outros. Vidura queria conhecer a mente de Yudhisthir

e então ele perguntou:"O que você acha de jogar dados?
Yudhishthira disse: "Jogar dados é a causa de todos os vícios e conflitos. Pessoas inteligentes deveriam ficar longe do jogo. Não é bom". Então Vidura disse a Yudhishtira que Dhritarashtra, seu avô, o convidou para jogar dados. Porém, é uma ordem e não um convite.

e então ele perguntou:"O que você acha de jogar dados?
Yudhishthira disse: "Jogar dados é a causa de todos os vícios e conflitos. Pessoas inteligentes deveriam ficar longe do jogo. Não é bom". Então Vidura disse a Yudhishtira que Dhritarashtra, seu avô, o convidou para jogar dados. Porém, é uma ordem e não um convite.

Jogar dados  simbilicamente significa espalhar o amor celestial, aumentar a energia vital e a vida, ou pode dizer, espalhar a devoção celestial ou a consciência de Deus.

Isso não é realmente ruim. Qual é a causa do conflito?

Você tem que expandir sua consciência e sua visão para ver o Senhor Vishnu em todos os lugares, assim como você pode ver no céu.
Aquele que deseja o progresso espiritual terá um conflito, mas o conflito é seu antigo interesse e hábitos, conflito com sua mente e emoções, algumas coisas entram em conflito com seus familiares e amigos.

se você quer meditar, mas sua mente diz que você vai dormir. o conflito é se você meditar você expandirá sua consciência. É um jogo de consciência. Se você quiser expandir sua consciência, então haverá conflito.

Aksha é olho. Existem dois tipos de visão: visão estreita e visão expansiva. Na meditação, quando fechamos os olhos, nossa visão se expande. Vemos um vasto espaço vazio. No entanto, quando abrimos os olhos, ou aksha, podemos ver apenas um espaço limitado.

Meditação, oração e consciência de Deus abrem os olhos e expandem a consciência. Mas Shakuni, a pessoa com menos capacidade, diminui a visão. A meditação expande a visão, mas Shakuni é a tendência que estreita a visão


É conhecido como mente estreita e, em outras palavras, mente aberta generosa  e mente  mesquinha . Se você é mau, você se rebaixa. Se você é generoso e mostra generosidade, você vive em unidade com todos.
 Quando  Draupadifoi acusada de prostituta, humilhada e ordenada que se despisse Todod ficaram em silêncio
 A prece de  Draupadi, estava em seu lugar, amados, os Pandavas. Vendo sua miséria e incapacidade, Draupadi começou a orar sinceramente pela ajuda dos mais velhos:
Vocês estão todos cegos? Você pode ver a tortura de sua nora, sua neta?

Ninguém se apresentou. Finalmente Draupadi orou ao Senhor Krishna. É uma bela oração:
Ó Govinda! Ó Tu que mora em Dwaraka que gosta de covardes (de Vrindavana). Ó Keshava, não veja que os Kauravas estão me humilhando. Ó Senhor, marido de Lakshmi, ó Senhor de Vraja (Vrindavana). Ó destruidor de todas as aflições, ó Jardana, salva-me que estou afundando no oceano Kaurava. Ó Krishna, ó Krishna, ó Tu criador de todas as coisas, ó Govinda, salva-me, pois estou angustiado e perdendo meus sentidos no meio dos Kurus.

Ela foi fundida na consciência de Deus. Ela permaneceu honesta e casta
Quando Nossas orações começam com dualidade e distância. Mas quando a oração se torna perfeita, a dualidade e a distância desaparecem, e esse é o estado de união
prapannam a última palavra da sua oração significa entrega total de si mesma ao Senhor


três palavras em sânscrito:
sharanagati, prapatti e ishwarapranidhana.



a entrega completa é tomar verdadeiro refúgio no Senhor.

A entrega é o estado sem  egoísmo e de aceitação de Deus como fonte de vida e amor.
Tudo o que temos é devido à Sua graça, e tudo o que fazemos devemos fazê-lo com amor a Deus e oferecer a Deus e oferecer ao Senhor - antes de fazermos, enquanto fazemos, e, enquanto fazemos, e mesmo depois concluir qualquer trabalho. Cada ação deve ser uma oferenda e uma oração. Cada resultado da ação deve ser dedicado. Se sua oferta estiver completa, Deus aceitou o alimento que está diante de nós. Deus aceitou, torna-se prasad, então vem de Deus.

jai guru




Na minha sadhana , acordei confusa ,  depois de orar  e pedir ao Senhor nas muitas formas que ele se apresenta. Entreguei minha aflição , a preocupação inútil aa Deus,  ao guru preceptor ao Senhor Krishna e e Jagannath sua resposta sempre é imediata, sua presença na minha vida a tanto tempo com paciência e misericórdia pela minha forma desajeitada de expressar aquilo que tanto desejo , que é realmente viver em paz, na Paz do Senhor. Meu pequeno altar com as formas divinas que me acompanham têm sua síntese nesta imagem. (jai guru).

 Minha devoção infantil as vezes me faz rir sozinha.

Antes da meditação hoje, cantei eu escrevi no blog dando sequencia a cada verso

 Shree Shree Guru Gita  Skanda Purana ( Livro 3 verso 327)

saccidãnandarupãya vyãpine paramãtmane
namah srigurunãthãya prakãsãnandamurtaye

327. Eu me curvo ao meu guru preceptor, meu senhor, que é sat-chit-ananda (existência-consciência-bem-aventurança), que tudo permeia, o Ser supremo e a personificação da vida e do amor.

om srigurave namah

Hoje na meditação durante o shambhavi mudra um pensamento me ocorreu em alguns segundos, quando minha respiração atravessou o espaço do terceiro chakra, o pensamento que o controle da mente e a respiração são as formas de ter a visão da divinda com os olhos abertos. Ah tentando me render ofereci a respiração a Deus.

 Entendi minha falha na oração antes da alimentação , a falta de entrega de todo alimento a Deus. O alimento é tudo o que produzimos, com a mente e os sentidos, tudo que é trazido para a nossa mente e está confuso. Entregar os pensamentos a Deus é o exercício agora, está faltando discriminação intelectual antes de tomar decisões , deixar as emoções tomarem conta. Somente o espaço de tempo entre a inspiração e expiração podem nos dar a chance de realmente pensar ( discriminar e decidir) aí então  a inspiração vai levar tudo até Deus ( o pensamento e os sentidos) com esta entrega ao Senhor se for total na fontanela, a energia vai voltar através dos chakras e ser entregue a Deus na base

Após a meditação convivi com minha filha , nos alimentamos juntas e conversamos das coisas que a preocupam e a necessidade de contemplar a Mãe Natureza para ganhar força e coragem para enfrentar os desafios do dia adia. Ela vai contemplar o por de sol. Minha nora se lembrou de mim, mesmo estando doente e me mandou uma mensagem encorajadora. Meu filho ligou e conversamos sobre isso também, ele falou para o mar pegar ondas e sempre ora para a Mãe Natureza e também recebe a energia e coragem para viver em paz.

Dando continuidade ao meu dia segui para este blog no qual eu descrevo o meu dia a dia, como estou constuindo a racionalidade discriminatória, nesta luta entra a minha conexão divina, a consciência e o contrle dos sentidos e da mente. 

Aleatoriamente, ou melhor confiando na graça divina, confiando na mensagem de Deus,  oro e abro a Shrimad Bhagavad Gita ,sempre penso no Paramahamsa Hariharananda e no meu Mestre quando faço isso.  Aí estudo, reflito  em um ou mais dias até ter alguma convicção interior.TRendo me lembrar relacionar isso com minha prática no dia a dia e na meditação.

Shrimad Bhagavad Gita   Samkya yoga A Yoga do Conhecimento de Si 

Capítulo 2 versículo 66

2:66. nã 'sti buddhir ayuktasya

na cã 'yuktasya bhãvanã

na cã bhãvayayatah sãntir

asãntasya kutah sukham

2:66 A pessoa que não controlou a sua mente e os seus sentidos não pode discriminar o intelecto. Nem pode tal pessoa ter um sentido de dever e, portanto, não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Penso onde eu me situo ? Em qual nível de ignorância estou vivendo hoje? Qual o caminho do crescimento? Como melhorar? Pedi ajuda para Deus,

Me identifiquei totalmente com esta fala do Senhor que explica a dificuldade de manter a paz da meditação no dia a dia, apesar do meu esforço para nunca esquecer a respiração, de amar a DEus em cada respiração. 

No meu caso não tenho muito mais a oferecer a Deus na verdade minha luta é manter a disciplina  e servir no que for possível, como e onde, isso o Mestre é que sabe , conhece os desígnios de Deus.

Senhor Shiva ensina que é o guru preceptor, ele é a verdade a paz e a felicidade, nele está a resposta.

O Senhor Shiva está sempre ensinando para a Mãe Parvati, sua discípula perfeita, tudo sobre a Divindade o Mundo espiritual e o guru preceptor como Senhor Shiva , a personificação do Ser Supremo. Ele Diz que o guru preceptor é Sat-chit ananda ( nele está o mistério da existência, a consciência e a bem aventurança ou a felicidade. Estou aprendendo a viver isso.

Nesta etapa da vida o corpo está se degenerando rapidamente, a mente já não tem aquela agilidade e a memória tem que ser controlada para não estar fixada no passado, mas deixar que o O Senhor Shiva e Mãe Kali aniquilarem tudo o que não for divino do passado, perdoando aquilo que foi inadequado e ruim, darem  clareza para assumir o karma, força e coragem para seguir em frente, e atravessar o portal da morte , com fé alegria e amor e  Isso o Mestre ensina sempre 

O Senhor Krishna ensina a ser inteligentes e fazer uma auto avaliação sincera

.Hoje minha reflexão acerca do versículo 66, onde o Senhor diz para Arjuna que a discriminação do intelecto somente acontece quando  controlamos a mente e os sentidos. Eu me identifiquei que sempre que não estou tentando a sensação é de infelicidade e não consigo ter paz. Os sentidos, a mente agitada pela memória e tentativa de racionalizar não são suficientes para ter paz e felicidade, ser pacífica e amorosa em qualquer situação. Sempre é tempo de aprender e se transformar naquilo que desejamos. Mãe Gomata e Gopala têm me ajudado .

Pedi uma luz. Aí abri o livro do Mestre :Mahabharata , The entrance to the Temple of the Gita,  Capítulo 12 na página 184.

 Ele descreve a vida do Senhor Krishna  quando ele explica o significado do jogo de dados que precedeu a Batalha de Kurukshetra, e a devoção de Drupadi . Tentando fazer esta auto avaliação segui estudando e entendi que 

Shri Guru diz que quando estamos absortos em Deus com os olhos fechados, nossa visão se  expande. Com os olhos abertos nossos sentidos querem nos levar para a escravidão e queda isso nos causa o conflito , os maus hábitos tendem a se repetir.

A entrega é o estado de egoísmo e de aceitação de Deus como fonte de vida e amor.
Tudo o que temos é devido à Sua graça, e tudo o que fazemos devemos fazê-lo com amor a Deus e oferecer a Deus e oferecer ao Senhor - antes de fazermos, enquanto fazemos, e, enquanto fazemos, e mesmo depois concluir qualquer trabalho. Cada ação deve ser uma oferenda e uma oração. Cada resultado da ação deve ser dedicado. Se sua oferta estiver completa, Deus aceitou o alimento que está diante de nós. Deus aceitou, torna-se prasad, então vem de Deus.

Meditar com amor, entrega tem sido a forma de me conectar com o Senhor, Percebi que minha prece só é manter o crescimento espiritual. Entrego tudo a Deus  na oração.  Com os olhos abertos estou aprendendo, exercitando respirar calmamente, prestando atenção na respiração, a inspiração a paz do Senhor e a expiração. Mas o meu exercício sempre é interrompido por um fator externo, aí meus sentidos que haviam experimentado o controle querem me levar para baixo. Estou tentando manter a fé e o amor e acalmar a mente agitada com a respiração. 
 ( que irradia para o prazer, o conhecimento e o nosso caminhar)  a cada ciclo cada vez mais  e mais ,

. Se nos rendemos ao Senhor Krishna cantamos o seu nome, nos lembramos dele o tempo todo , na oração e ação aí vamos ter a certeza de fazer o que o Mestre nos ensina sempre, de muitas formas.

Mesmo quando não somos inteligentes nossas mentes e sentidos não nos trazem a paz . Devemos nos refugiar no Senhor, como Draupadi humilhada  .

 Recebi uma mensagem de um kriyavan , Shri Guru com um olhar firme e sereno ao lado  uma flor de lotus dourada, no centro havia uma chama dourada. Isso me confortou. O lotus do coração de cristal se transformando. .Foi uma mensagem direta para a minha situação, ser possível ir além enquanto tivermos vida , amar  jai guru

 Quando nossos sentidos nos cegam e nos tornam omissos e imobilizados, inertes ,  a força e o poder Maternal da Mãe Divina , a energia divina  nos dá coragem para enfrentar os desafios  e nos acolhe. Drupadi é o poder da Mãe Divina  que se entrega totalmente  à Deus. Meditar é aprender a utilizar a energia divina para nos tirar da omissão , da miséria.. Mãe Shakti, Mãe Natureza, Mãe Kali, Mãe Laksmi, Mãe Saraswati, Mãe Parvati Mãe Gomata, Mãe Yemanja, Mãe Maria e todas as suas  outras formas..Elas nos fazem crescer, nos ensinam e ter coragem, gestar  e nutrir a divindade até ela aflorar. Ela é A Mãe de todas as escrituras e da fala, ela decodifica o conhecimento Supremo. Shri Guru é a força do amor da Mãe Divina. 

A entrega, a devoção nos permitem voltar mais e mais para o estado de meditação e a busca de expandir os nosso corações. Reconhecendo nossa omissão apesar da boa intenção. Orar e nos entregar totalmente, se render ao Senhor em tudo vai nos transformar e espalhar o amor celestial, aumentar a energia vital e a vida, ou pode dizer, espalhar a devoção celestial ou a consciência de Deus.

 O  meu Senhor 

om asato mã sad gamaya
tamaso mã jyotir gamaya
mrtyor mã amritam gamaya

Leve-nos da falsidade à verdade; leva-nos da escuridão à luz, leva-nos da morte à imortalidade

om tat sat om