Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 25 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 2 e 3 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita 

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada 

Capítulo 11



yathã nadinãm bahavo 'mbuvegãh

samudram evã 'bhimukhã dravanti

tathã tavã 'mi naralokavirã

visanti vakytrãny abhivijvalanti

C11.v28 Assim como muitos riachos impetuosos correm em direção ao mar, assim também os guerreiros do mundo mortal entram em Tua boca flamejante.

Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo na :

 Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga ( livro 2)

"Em sanscrito kala é tempo e Mahakala é Deus. O tempo flui para conhecer o estado de Mahaskala.

O rio corre e o oceano não correm, mas o oceano assimila o próprio rio.

Quando o rio e o oceano se encontram, eles se tornam um só.

Consciente ou inconscientemente, todos estão avançando em direção à meta do autodesenvolvimento e da realização de Deus.

Hoje ou amanhã você iniciará sua vida espiritual. Quem começa cedo descobre que a vida é mais fácil e bonita. Guerreiros são aqueles que lutam.

Algumas pessoas lutam pelas suas qualidades espirituais; lutam contra as suas qualidades negativas. Eles querem elevar-se acima dos centros inferiores até os centros superiores. Algumas pessoas também tentam permanecer absortas nas propensões inferiores da vida, absortas nos centros inferiores. Em cada indivíduo ocorre uma luta constante e atrito entre as naturezas inferior e superior.

Na batalha da vida, todos os guerreiros que lutam para estabelecer o domínio – animalidade versus racionalidade – estão se dirigindo para o oceano da consciência de Deus, Mahakala. A união do rio e do oceano é advaita, unidade. Embora muitos rios convirjam no oceano, não é possível distinguir as águas provenientes dos diferentes rios. Este é o estado de unidade perfeita ou soham: “Eu e Ele somos um e sempre fomos um”. Na chama da consciência de Deus, as sementes da ilusão são queimadas"

Shri Guru ensina no seu livro:

The Mahabharata The entrance to the temple of the Gita

O Senhor Krishna mostrou sua forma cósmica trtes vezes.

A primeira foi  para sua mãe Yashoda. Após uma travessura comendo terra. Sua mãe insistiu para ver a sua boca e nela viu o Universo Inteiro, incluindo a Terra e os planetas, o cosmo, os santos e sábios. Ele fez com que ela esquecesse logo pois ela não poderia suportar saber que ele não era apenas o seu filhinho.

A segunda vez  que assumiu sua forma cómica foi em Hastinapura. Os santos e sábios que tiveram esta visão cósmica fecharam os seus olhos pois a visão era impressionante. Os que cantavam  as glórias do Senhor puderam Vê-lo . Bhishma viu mas outros não puderam ver, não viam nada. Os poderes do Senhor causavam medo. Assim muitas pessoas consideram a a divindade, os poderes. Duriodhana viu e não acreditou, achou que era mágica. O Senhor disse que se ele não seguisse o caminho virtuoso do bem iria sofrer e cair e ninguém poderia o ajudar.

A terceira vez foi esta no campo de batalha de Krukshetra. Revelou sua forma a Arjuna para lhe dar coragem para lutar.

 Nosso compromisso com o Senhor é queimar  as sementes do mal , as qualidades negativas, permanecendo sempre entre o ajna e o sahasrara, até a fontanela.  O Sestrenhor pode nos revelar sua forma cósmica a qualquer momento. Mas durante a meditação, fixados no Mestre, na fontanela, na sua forma cósmica, ele através da respiração, queima todas as sementes do karma. Na boca do Mestre estão os Mantras e seus ensinamentos. è da boca do Senhor, na sua forma cósmica, misteriosa que recebemos os seus ensinamentos, para todos e ao mesmo tempo  para cada um de acordo com suas necessidades. Sua boca de fogo a boca do Senhor. É nela que todos os guerreiros , os rios tempestuosos encontram o mar. Se dissolvem Nele . Durantes as atividades com a respiração também podemos nos deparar com a forma  cósmica, a Onipresença, a Onipotencia e a Onisciência do Senhor. 

Primeiro temos que esquecer desta visão.para não perder nossa conexão maternal com o Senhor, pensando em corrigi-lo como uma mãe humana.

Depois podemos achar que é mágica  . Ou abrimos os olhos, olhamos para o Senhor o vemos  sua forma cósmica e cantamos a sua gloria. Muitos  não o vêm assim  mas seguem acreditando na sua sabedoria. Porém Se desprezarmos , ignorarmos debocharmos acharmos que é um truque ou mágica  desconsiderarmos real esta visão que o Senhor nos proporciona, iremos cair e sofrer.

Paramahamsa Yogananda diz no seu livro Autobiografia de umYogi:

Palavras do seu  Mestre Shriyukteshwar  : "Quanto mais profunda for a Autorrealização de um homem, mais ele influenciará o universo inteiro com suas vibrações espirituais sutis e menos ele será afetado pelo fluxo dos fenômenos"

Shri Guru , o Mestre altamente realizado, o Paramahamsa influencia o Universo Inteiro com sua divindade, sua energia. Ele é a Boca Flamenjante do Senhor, onde os guerreiros adquirem coragem para seguir na batalha. Onde aqueles que lutam contra suas tendências negativas encontram na meditação especialmente na meditação profunda , na consciência de Deus e além mergulhando no Universo Cósmico.  Um dia, conduzido pelo Mestre, o guru preceptor aprenderá a permanecer lá como Ser realizado, Iluminado,  vivendo de fato a Unidade com Deus " soham".

E segue acerca da " filosofia samkya "Iswar asidhhe" ( O Senhor da criação não pode ser deduzido).O homem não iluminado depende doa seus sentidos para todos os julgamentos finais, a prova de Deus permanecerá desconhecida e portanto inexistente. Os verdadeiros adeptos de samkya , com imperturbável percepção interior nascida da meditação, compreendem que o Senhor é tanto existente quanto cognoscível

om srigurave namah