Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 37 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 26 e 27/05


 Shrimad Bhagavad Gita

JnanaVijnanaYoga 

A Yoga do Conhecimento e da Aplicação do Conhecimento

capítulo 07

v 09

 


bahunãm jnanmamã ante
jnãnavãn mãm prapadyate
vãsudevah sarvam iti
sa mahãtmanã sudurlabhah

Ao longo de muitas vidas, a pessoa de sabedoria refugia-se em mim. Essa pessoa percebe que Vasudeva, o Deus que tudo permeia, está em tudo e em todo lugar. Uma alma tão grande é extremamente rara. (19)

Uma pequena homenagem a Shri Paramahamsa Hariharananda no seu aniversário de nascimento comemorado no dia 27 de Maio.

Minhas reverências ao Grande Mestre




Gotas de Nectar Paramahamsa Hariharananda diz::

Todo ser humano nasceu para a realização da Alma que está constantemene presente em seu corpo,por isso, voce deve obsrva-la em todas as atividades que realizar.
A todo momento devemos perguntar à nossa consciência se estamos prosseguindo em direção à meta divina.


Shri Guruji no seu livro: The Path of Perfection:


"Muitas pessoas pensam que sua jornada é do útero ao feto; elas estão vivendo para que um dia possam morrer. Muitas pessoas esperam pela morte de uma forma muito triste, pensando que esse é o único fim e nada mais.

Contemple com profundo amor: Minha vida é uma jornada. Estou vivendo neste mundo. Este mundo é uma jornada, um lugar de peregrinação. Já percorri uma longa distância, mas preciso avaliar onde estou agora.

Eu tenho que viajar. Embora eu pense que preciso de amigos ou companheiros, no final das contas terei que caminhar sozinho. Neste caminho, a amizade aparente não é uma amizade verdadeira. Nesta vida, desde o início da infância até agora, tantos amigos e companheiros vieram e feito. Estou sozinho agora e partirei sozinho, então vou me preparar.

O objetivo está nas nossas mãos.

Devo analisar a missão da vida.

A vida é uma jornada e devo saber qual é o meu objetivo. Eu procuro Não importa se procuro conquistas materiais ou realizações espirituais

Não perderei o rumo: não perderei a esperança. Eu devo caminhar. Caminharei passo a passo e nunca esquecerei que a cada passo o objetivo se aproxima. O objetivo não está longe.

O objetivo está nas nossas mãos"



Esta  linhagem de Mestres da Kriya Yoga , Seres  Realizados, Iluminados são estas almas raras , a voz divina que nos guiam e conduzem . Algumas citações podem nos orientar especificamente.

Mestres Espirituais , os Gurus da linhagem guru-shishya:

Shri Guruji no seu livro: Flores Divinas: A Linhagem dos Mestres da Kriya Yoga cita:


Babaji 

"Deus está em todo ser vivo"


Shri Lahiri Mahasaya :

"O mundo é o campo apropriado para a sadhana. Você pode obter qualquer coisa mesmo vivendo uma vida comum"

"Se o objetivo é claro para você, metade da sua jornada acabou"

Swami Shiyukteswar:

"Sabedoria não é uma mera exibição de destreza ao ministrar uma aula.O erudito comum estuda filosofia superficialmente e procura apenas o  sentido aparente.Po esta ótica os diplomas universitários e honrarias se tornam inferiores e quse triviais. O verdadeiro darshan ( filosofia) significa autorrealização."
/

Shri Sanyal   Mahasaya:

"Através da evolução espiritual nós nos tornamos livres das torturas da paixão raiva e cobiça"

Paramahamsa Yogananda:

Os problemas são necessários na vida e a fazem valer a pena. Receba cada pessoa e cada situação no campo da batalha da vida com a coragem de um heroi e o sorriso de um vencedor!

Swami Styananda:

Lmbre-se de que você deve aprender  com cada um e com todos

Shri Paramahamsa Hariharananda

"Sinta constantemente que você não é você, mas que você é o seu verdadeiro você."

Shri Guru Paramahamsa Prajnanananda no seu livro: The Path of Perfection:

Ele ensina no capítulo 16: Condicionando a Mente:

"Devo melhorar minha vida, mas devo remover o condicionamento que tenho. Uma bela alma está dentro de mim, cheia de amor, cheia de luz, cheia de consciência, cheia de beleza, mas está coberta pela mente, ego e emoção. A lâmpada está acesa, mas o vidro está sujo. Devo limpar o vidro. Vou limpar minha mente. Tentarei remover lentamente meus erros.

Eu devo mudar a mim mesmo. Quero acelerar minha jornada, minha evolução, preciso me mudar mais rapidamente. Eu tenho que ter pensamentos positivos. Tenho que valorizar os outros. Devo ter amor e compaixão pelos outros, mas autodisciplina e rigor por mim mesmo. Tentarei melhorar minha própria vida. 

A oportunidade não dura para sempre. Estarei estável e equilibrado, removendo as qualidades negativas, sendo preenchido com amor. Serei o instrumento da paz e do amor."

Livro de Shri Guruji Paramahamsa Prajnanananda: Shree Shree Guru Gita 

Submissão Humilde – Reflexões sobre o Guru Paduka Stotra:


"Shri é o Auto -iluminado o estado de Auto iluminação que um verdadeiro Mestre espiritual irradia com sua presença. No estado de paravastha , em profunda meditação o guru se manifesta no ser humano sob a forma de auto-iluminação. É um efeito visível nas várias formas de  samadhi.

O aluno acaba dominando o conhecimento que o guru incorpora.

O guru , enquanto Mestre espiritual é mais do que um professor; em sânscrito, guru significa aquele que dissipa as trevas e leva em direção à luz, tradicionalmente uma figura reverente para o aluno, com o guru servindo como um "conselheiro, que ajuda molda valores, compartilha tanto o conhecimento experimental quanto o literal, um exemplo na vida, uma fonte inspiradora e quem ajuda na evolução espiritual de um aluno 

A tradição guru-shishya , ou parampara ("linhagem"), denota uma sucessão de professores e discípulos na cultura e nas religiões védicas tradicionais.

Cada parampara pertence a um sampradaya específico e pode ter akharas, ashrams  e gurukulas próprios

Tudo se inicia com a reverência ao Mestre Espiritual , aos Gurus da linhagem guru-shishya."