Shrimad Bhagavad Gita
Karma Sanyasa Yoga
A Yoga da Renúncia da Ação
Capítulo 5 versículo 2
05:22. Ó filho de Kunti (o melhor gigante intelectual), Arjuna! Os prazeres nascidos do contato com os objetos dos sentidos são de fato fonte de infelicidade, pois têm começo e fim. A pessoa sábia não encontra alegria neles (eles não experimentam alegria na escravidão)
A Sadhana Continuação:
Shri Guru ensina no seu livro "Forgive My Forgiveness A prayer of Remembrance "
A palavra triguna virahita significa aquele que está completamente livre das triplas qualidades. Lord Shiva está livre dessas qualidades. Shri Guru, o Mestre realizado é Shiva. Durante a nossa sadhana (prática espiritual) ao longo do dia, devemos superar o tamásico com o qual devemos nos libertar da qualidade rajásica e o rajásico sattvico para a qualidade sáttvica pura. Durante a meditação devemos nos libertar de todas as qualidades.
E ainda : Quando agimos neste planeta, como criaturas humanas, pensamos baseados no nosso mundo particular. Cada pessoa vive no seu mundo particular interagindo uns com outros.
jai guru
As qualidades da matéria jogam a vontade quando não existe a consciência, a vontade e o esforço para se transformar. Com a misericórdia e a graça divina Shri Guru está sempre pronto para nos ensinar conduzir e acolher. Precisamos estar sempre em sintonia.
Se os nossos pensamentos são sujeitos às leis da natureza , nossas palavras e atitudes também são. Os pensamentos determinam nossas ações . Baseados na nossa memória e ego eles fluem espontaneamente como a nossa mente não é disciplinada, e melhor esvaziada para se reorganizar.
Nossa mente agitada tem que ser disciplinada a perceber as más tendências tamas e rajas para evitar má interpretação ou falta de diálogo. Os mundos são diferentes estão em frequências e dimensões também diferentes, os valores e crenças das pessoas são determinante. Eles podem estar dimensionados como mais espirituais, materiais ou em transição.
As dimensões da existência são aquelas para as quais somos atraídos , os karmas de outras vida e as experiência boas ou ruins, uteis e inúteis para a evolução humana e a utilização do potencial humano estão guardadas na memória. Aquelas experiências traumáticas tendem a reproduzir sempre a situação no presente. Isso atrapalha a formação e a manutenção do mundo particular.
Interagir com o mundos entre uma e outra pessoa ou em tarefas coletivas é realmente muito difícil é uma tarefa que exige um intelecto determinado e a condução do Mestre Realizado. Ele através do mistério da conexão direta, conhece o potencial de cada um e sabe o que é melhor para o coletivo também.
Na vida ter acesso aos conhecimentos de um Ser realizado através dos discursos, textos e biografia já é uma grande bênção, especialmente quando compreendemos e colocamos em prática.
Encontrar pessoalmente um Mestre Realizado, sua energia divina pode encher nossos corações e mentes . Esta sintonia só se dá quando a entrega é sincera e plena.
Ser iniciado em uma prática espiritual, milenar assim como a Kriya Yoga, que é o meu caso é aceitar a ser conduzida por Deus, pelos Mestres da Linhagem durante toda a jornada neste caminho que pode durar por esta e as vidas futuras . Eles aceitam tudo o que vivemos até então para o início de uma jornada espiritual que inclui uma disciplina, conhecimentos e devoção. Isso garante uma evolução rápida e certeza do encontro com o Ser Supremo dentro de nós até a realização divina.
Seus discípulos adiantados iniciam pessoas e ensinam a Kriya Yoga aos aspirantes sinceros, nos seus diferentes níveis , utilizando as técnicas milenares, como Babaji Maharaj ensina. Babaji continua supervisionando todo este processo. Está vivo, com seu corpo físico e ainda se comunica diretamente com todos , de acordo com o nível do desenvolvimento pessoal de cada um. Quando se manifesta em um linhagem todos os Mestres são sua voz, a voz divina a voz de Deus e a presença do Ser Supremo
Esta é a promessa destes Seres Divinos desta linhagem , que de discípulos perfeitos se tornam Mestres a Realizados. Eles se entregam a nos ensinar por puro amor, compaixão e devoção aos seu Mestre pessoal ou guru preceptor . Seguem a missão do seu Mestre com obediência. Assim se forma esta Linhagem que se iniciou com Mahayogi Babaji Maharaji.
A sadhana ou caminho claro e seguro da Kriya Yoga ,proporciona o crescimento e desenvolvimento espiritual iluminando a vida material.
Encontrar, reconhecer e sermos reconhecidos por o nosso Mestre Espiritual , nosso guru preceptor , a personificação de Deus que se comunica diretamente conosco sempre que precisamos , nos disciplina, corrige e acolhe como Mãe Pai e Amigo. Ele nos conhece melhor do que a nós mesmos , o processo da nossa vida e nosso potencial de crescimento nossas dificuldades e facilidades . Além de Mestre Realizado presente no seu corpo físico sutil ou astral , é também aquele que conhece nosso mundo particular o mundo dos que nos cercam e os que dos que o servem como instrumentos.
Se nos entregarmos e permitirmos que ele nos sonde e penetre no nosso mundo ) O passado, o presente e o futuro , nos guia nos ensina de acordo com nosso karma acumulado, capacidade e etapa individual. Nos ensina a auto avaliação, o autocontrole, a autodisciplina e a emancipação.
Assim teremos cada vez mais a mente se clareando e sendo despolida, as emoções purificadas de acordo com nossas limitações e esforço.
A meditação tem sido um processo de identificar natureza de cada pensamento, palavra e atitude, aprender a acalmar a mente com a respiração, prestar atenção na respiração e assim tentar nunca se esquecer de Deus, do Mestre. A respiração, o pranayama nos ajuda identificar as três gunas, classificar e discriminar entre o que permanece e o que não permanece no nosso mundo , o que é certo e errado para as nossas escolhas no presente e como meta para o futuro.
O pensamento claro e a calma entre o pensamento natural altera o tempo e vamos aprendendo utilizar das palavras e atitudes amorosas e pacíficas (Sattvica e Raja Sattvica) na nossa jornada e ao lidar com o mundo do outro.
Enquanto nossos pensamentos são predominante tamasicos (fatalistas, medrosos , lentos e preguiçosos, inertes etc.) isso torna anossa mente embotada e poluida. Os pensamentos predominantemente rajasicos ( acelerados, dispersos, incoerente, agressivos, críticos etc.) nossa mente fica agitada. Em ambos não temos clareza nos pensamentos, não pedimos perdão a Deus e aos a outros , não somos humildes, nossas emoções descontroladas permanecem no passado ou vivem na dualidade. Não aprendemos nestas horas.
Nossas palavras são arrogantes, crítica, julgadoras, e preconceituosa. Não respeitamos a missão que Deus para cada um de nós , não aceitamos as nossas limitações , mais ainda não aprendemos com o outro, não respeitamos o outro, o seu mundo, sua história, fase da vida, situação no presente, expectativas, etc. Nossas palavras serão falsas , hipócritas, incoerentes, Nossas ações e atitudes serão desarmônicas, provocando nos outros o sentimento de superioridade ou inferioridade, inadequação ou até repulsa. As palavras entre os mundos e as ações coletivas serão inadequadas, insuficientes e mal interpretadas.
Isso tudo eu vivencio, estou lutando para não ser assim emocional, reativa, pouco inteligente e racional.
Vencer tudo isso parece uma coisa impossível vivendo aqui e agora. neste plano. Confio em Deus, Shri Guru. Sinto sua presença sempre que me lembro dele. Estou tentando ficar mais tempo conectada. O mistério da superação possíveis com a graça e a intervenção divina dependem da entrega, confiança aprendizado simultâneos. É uma prática constante, um estilo de vida, um exercício.
O pensamento, as palavras e as atitudes bondosas, amorosas pacientes, compreensivas. O servir sempre aquilo que o Mestre solicita para servir ao seu propósito, sua missão. (sattva)
. Aprendi com ele, neste ensinamento que quando vamos aprendendo a meditar profundamente vamos nos tornando rajas sattva ( servindo a todos com bondade) quando estamos com os olhos abertos. Quando estivermos em meditação profunda e regularmente por longos períodos aí então ficaremos livres das tres gunas por algum tempo.E ir aprendendo a ser sattva total, quando as gunas não mais terão nenhuma ação em nós , esta é a expressão máxima da natureza divina, a realização em Deus, a Verdade, a Eternidade e a Felicidade.
As ações tamas e rajas se originam dos objetos dos sentidos e a fonte de infelicidade. Arjuna é inteligente temos que ser como ele.
No meu caso estou tentando aprender, e com a graça divina. Aos poucos vou percebendo minhas ações ( pensamento, palavras e atitude) muito pouco inteligentes e me esforço para me transformar em uma pessoa inteligente na atividade e na pratica da meditação.
Em cada chakra setor da vida , tento refletir , com auto análise onde eu me situo neste caminhar e me esforço o máximo que consigo na auto disciplina para não me esquecer de Deus a cada momento, a cada respiração. Me situar é compreender quem eu pensava que era, quem eu sou e quem posso ser com graça divina e a prática da Kriya Yoga.
Na kriya pranayama e as outras técnicas ou artes deste caminho , sei que o Senhor age de modo independente dentro de nós, purificando os nossos chakras nossos corações e mentes. Nos mostra o que é paz que tanto almejada. Precisamos aprofundar mais e mais no estado de consciência mais e mais sutis. Sinto que ainda tenho dificuldade para respirar e aprender a respirar . EStou neste caminho e sou imensamente grata. Peço perdão a Deus por tantos e tropeços das vezes na vida que eu me esqueci dele, apesar de tantas oportunidades que tive e tenho enquanto este corpo estiver vivo.
Aos poucos vou me deixando levar por Ele, por Deus na fontanela, observando a sua atuação em cada parte do corpo Shri Guru é a reunião de todas as formas divinas , Deus pessoal com forma e sem forma também. Ele nos ensina como ir cada vez mais além rumo ao Ser Supremo. Isso é com certeza um tempo de paz , alegria e felicidade.
Aos poucos a memória vai ficando seletiva, a consciência e consequência das nossas ações e reações fica clara e vamos percebendo que dependemos de Deus, da Alma para tudo nesta vida. Deus cria este cenário e encenação para o nosso aprendizado. Com Deus no coração, na mente e no intelecto podemos desempenhar nosso papel neste roteiro divino. Devemos ler na história da vida o que faz parte realmente do nosso texto e ai decorar, ensaiar até a perfeição. O cenário é um só, a peça teatral é uma só. Existem muitos atores com os seus papeis. Existe também os que trabalham nos bastidores e os que assistem. Precisamos conhecer nossa situação. Esta é a base. Deus escreve a nossa história, nossa conexão divina, precisamos conhecer este roteiro. Entregando nossa mente à Deus isso é possível. As deidades e divindades fazem suas leelas e nos incluem nos seus papéis para nos conquistar e ajudar.. Devemos participar com alegria é uma oportunidade rara!
O Ser Supremo está além de todas as deidades e formas de Deus Shri Guru pode nos ensinar passo a passo a ir além através da experiência o verdadeiro conhecimento e não de modo abstrato, especulativo ou na imaginação. è a realidade desta vida. Pode parecer um sonho, mas Shri Guru diz que é a realidade desta existência.
Não precisamos nos debater ou afundar no oceano da vida. Podemos aceitar Shri Guru, ser o barco que segue com a direção do Mestre que segura o leme. Só precisamos aprender a respirar sentir a brisa divina. O ego vai se dissolvendo A graça divina é experimentada, vivida, não é imaginação. A divindade em nós aflora, é a revelação da nossa real natureza, a natureza divina. A verdadeira aprendizagem. Como isso acontece, não sei. É o mistério divino da ressurreição, da realização.
Nossas ações tamas, rajas têm que evoluir para raja sattva . Este processo tem sido muito difícil. Muita oração, prece, estudo das escrituras, arrependimento, perdão, interação com as deidades (Senhor Jagannath, Mãe Divina ,Shri Krishna , Gopala e Gomata) são rotinas as diárias na tentativa de aprimoramento e transformação pessoal .
Entrego a Shri Guru tudo, o coração e a mente a cada dia as dificuldades e mesmo quando não entendo os seus desígnios, agradeço por tudo e sigo em frente.
Esta é a Sadhana , o caminho espiritual, suas lindas paisagens, perigos , tropeços
om saha nãvavatur
saha nau bhunaktu
saha viryam karavãvahai
tejavi navadhitam astu mã viddvisãvahai
om santih santih santih
Om. Que isso proteja a nós dois (professor e aluno). Que Isso faça com que nós dois desfrutemos da bem-aventurança (de Mukti). Que ambos nos esforcemos para descobrir o verdadeiro significado das escrituras. Que nosso aprendizado seja brilhante. Que nunca briguemos um com o outro!
Om santih Santih santih!
A repetição de “Om-Santih” três vezes é para remover os três tipos de obstáculos, viz. Adhyatmika (de nós mesmos), Adhidaivika (das forças invisíveis) e Adhibhautika (de todos os seres vivos). Tradução : Swami Sivananda
om srigurave namah