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sexta-feira, 24 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 35 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 24/05

 

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga 

A Yoga A Yoga da Forma Cósmica  Revelada 

capítulo 11

v 22



rudraditya vasavo ye ca sãdyã
visve'svinau marutas co 'smapãs ca
ghanharvayaksãsurasiddhasangã
viksante tvãm vismitãs 'vasarve

22. Os Rudras, os Adityas, os Vasus, os Sadyas, os Viswa Devas, os gêmeos Ashwins, os Marutas, o grupo de Ghandarvas, Yakshas, ​​Asuras e Siddhas, todos olham para Você com admiração.


 Arjuna assim como todos  estes seres admiram a A formica Cósmica de Deus . A Kriya Yoga é o caminho para admirarmos a Forma Cosmica do Senhor.

Shri Gurudev explica este versículo no seu livro: Bhagavad Gita  In the ligth of Kriya Yoga:
 
"No corpo humano estes estão na forma de ares vitais, qualidades divinas e boas disposições. Durante a meditação, eles ajudam você a prosseguir para seu interior.

 Quando você se concentra profundamente nos chakras ajna (sexto) e sahasrara (sétimo), você recebe essas qualidades, que consideram a glória divina de Deus com admiração.

 Neste estado de concentração profunda, o observador, o observado e o observador (drashta, drishya e darshan) tornam-se um. A respiração torna-se muito tranquila, o olhar fica paralisado. Você lentamente se liberta da consciência externa e da consciência corporal."

                                  No seu livro Jnana Sankalini Tantra   Shri Guru ensina 

O corpo humano é como a criação no universo interior e exterior. O corpo é o jogo divino da alma ( sexto chakra) e o universo o jogo divino do Absoluto .  

A pureza é o pricípio ativo da criação.
A atividade ou qualidade rajasica da criação
A essência da divindade é originária de Deus Absoluto
A desilusão  vem da mente destrutiva

A experiência divina vem da prazeirosa contemplação de Deus  ( Aquela que Arjuna descreve no versículo 22 da Shrimad Bhagavad Gita acima)

A criação do estado sem forma  vem do eter ( do chakra cinco ao sétimo)  . A energia, transformada no poder de Deus, descende do ajna  chakra (sexto , a alma)   para o vishuddha  chakra ( quinto eter), e de lá para o anahata chakra (ar), depois para o manipura chakra( fogo)  e abaixo no svadhisthana     chakra (agua) muladhara chakra ( terra).

A criação vem de Deus Absoluto  se manifesta  corpo como :

Eter  ou vácuo ;No céu como pricípio  Som ( ouvir e o falar)

Ar: Como princípio tocar , qualidadesauxiliar : som ( pele e as mãos)

fogo: princípio da visão qualidades auxiliar es toque e som ( olhos e pés)

Agua princípio o paladar qualidades auxiliares  visão, toque e o som ( lingua e genitais)

Terra princípio do olfato , qualidades auxiliares : o paladar,a visão, o toque e o som. 

Aqui o Senhor Shiva fala sobre o processo de dissolução que é oposto ao processo de criação

Shri Guru ensina que:

O aspirante espiritual deveria ter a consciência do muladhara chakra ( centro do ego e da base material )até o ajna chakra ( centro da alma) e finalmente ao sahasrara  chakra (  coroa ou topo  da cabeça).

Os seis chakras na espinha ou coluna representam os cinco tattvas (princípio, elementos  ou  essências da manifestação divina

O sahasrara chakra ( sétimo) está  para além das tattvas e é referido tattvatita"


 O ser humano é um microcosmo, ou seja uma cópia reduzida do universoAs primeiras manifestações da realidade são a materia ( anna), a vida ( prana)e a mente ou percepção ( manas), são as percepções do Ser Supremo, que se manifesta na forma humana.
 Os cinco elementos densos que existem em todos os seres humanos existem em todo ser humano: a terra, a agua, o fogo , o ar e o eter.

 No interior do corpo também entre o ajna chakra  o  núcleo do centro da alma , a pituitarya e a fontanela existem 5 tipos de vácuo

[shidakasha ( , parakasha,daharakasha, atmakasha e mahakasha.

Na Kriya Yoga paravastha é um estado de transcendência. Ao alcaçar níveis mais profundos desse estado, a respiração ficará cada vez breve. No momento em que a respiação cessa se alcança o estado de samaddhi.Neste estado , se está além de tudo. Está além da forma e do sem forma.

A meditação é o caminho para o Ser Supremo. A Kriya Yoga acelera este processo. A kriya possui várias fases.  Acalma a mente e a leva para o divino.até que isso seja constante. A inspiração controla o fluxo das ondas mentais.

Para ter conhecimento primeiro é preciso a concentração. A concentração direciona todas as células à fonte cósmica. Cada célula é um ser inteligente e precisa ser treinada e educada.

 A Kriya Yoga acalma e purifica o cérebro .Durante a prática ( que é contínua, a respiração) inspiramos profunamente e o oxigênio , o alimento do cérebro chega aocoração, pulmões e cérebro.

 Kri realizar o trabalho cotidiano, ya estar consciente da existência de Deus dentro de cada um e de que é Ele quem conduz e realiza estas ações. Kriya  Yoga união  corpo invisível  ( contrala a vontade) com o visível (age no mundo material). 

A prática da Kriya Yoga nos permite viver a presença eterna de Deus, que apesar de invisível atua por meio das nossas ações.

 Ela não pode ser aprendida por meio das escrituras mas sim por meio da prática orientada por um guru, aquele que realiza ou é uno com  Self, o Ser Superior .

Ao deriniciado, com a pratica regular a pessoa  vai aprendendo a respirar perceber a presença divina no alto da cabeça. É por lá que Deus respira em nós. A criação vem de Deus Absoluto

É  preciso ser sincero disciplinado e amoroso

Existem seis estágios para se chegar até o Ser Superior. Estes estágios necessitam ser realizados sob a direção e condução do Mestre ou o guru preceptor.

Praticando com sinceridade e regularidade, autoavaliação,com disciplina:


Primeiro  estágio o devoto aprende a ir transformando sua mente em consciência e sente o desejo divinode evolução espiritual

No segundo estágio a pessoa vai aprendendo também a sentir a alma ou consciência divina em cada centro de energia, na meditação e em cada setor da vida

No terceiro estágio o devoto aprende a se libertar dos sentidos e permanecer no crânio ou o reino de Deus.

No quarto estágio o devoto vai aprndendo também a vagar pela consciência cósmica.

 No quinto estágio o devoto aprende também a se aproximar da glândula pineal e o devoto fica imerso na sabedoria.

No sexto estágio o devoto sente a consciência divina em tudo o que acontece.Alcança o nirvikalpa samadhi e se funde com Deus o Ser Supremo. A suprema Felicidade

Em cada estágio acontece um tipo de samadhi, quando a meditação vai ficando mais e mais profunda com a graça divina , a graça e a condução de Shri Guru, o guru preceptor. 

 Desenvolver o esforço sincero . Ter  a vontade, a aspiração  de crescer espiritualmente, nos transformar em pessoas boas e divinas. 

N Sadhana ( nossa prática espiritual)  com a auto avaliação e autodomínio vamos evoluindo na Pratica da Kriya Yoga.

Shri Guru explicou no seu discurso de ontem no Mother Center 

A devoção ao guru, seguir o guru  significa aplicar cuidadosamente os seus ensinamentos na vida diária, com  amor e devoção.

Meditação no Guru: Experiência de Kutastha * 

Hamsabhyam parivarttapatrakamalairdivyairjagatkarai-
Visvatokirnam anekadehanilayam svacchandasatmecchaya
Tattadyogytaya svadesikatanum bhavaikadiptankuram
Pratyaksaksaravigrahan gurupadam dhyayeddvibahumgurum

Medito sobre o guru em forma humana, que tem duas mãos. Eu me curvo aos pés daquele que é a manifestação da divindade imperecível, permanecendo na forma invisível. Sendo a causa deste universo glorioso, Ele brinca com ele, como um cisne brincando com uma flor de lótus. Ele é onipresente em todo o universo e reside em todos os corpos. Ele é completamente livre e se move com vontade divina. A presença do guru germina a disposição divina nos dignos. Portanto, eu me curvo novamente a ele.

om shri gurave namah

* fonte :  https://shreeshreegurugita.blogspot.com/search?q=kutastha