Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 46 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 12 a 14/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

Karma Yoga

A Yoga da Ação

capítulo 03

v 18


yas tv ãtmaratir eva syãd
âtmatrptas ca mãnavah
ãtmany eva ca santustas
 tasya kãryam na vidyate

nai 'va tasya krtenã 'rtho
nã 'krtene 'na kascana
na cã 'sya sarvabhutesu
kascid arthavyapãsrayah


Pessoas auto-realizadas, que estão encantadas com o Eu, gratificadas com o Eu e satisfeitas com o Eu, estão livres de toda escravidão; para elas, nenhum trabalho precisa ser feito.

A pessoa Auto-realizada não está interessada de forma alguma em realizar ações ou em não realizar ações; esta pessoa não depende de ninguém para qualquer interesse próprio


Shri Guru, Paramahamsa Hariharananda, Swami Vivwkananda esclarecem este versículo para mim. O exercício destes dias:

1-A mente de Arjuna estava cheia de dúvidas e o deixava confuso. Assim como a minha em muitas situações.

2-Assumirmos a nossa insignificância e dependência é o primeiro passo para a nossa libertação. Esta é a minha lição nestes dias.

3-o mais alto ideal é a não-resistência, a virtude da não-resistência. Deixar fluir na meditação e no dia a dia. Deus sabe o que é certo. O guru preceptor conhece o nosso caminho espiritual até desenvolver esta virtude. Confiar, ter fé e se esforçar é o único caminho.

4 Na Guru Gita  Shri Guru , O Senhor Shiva ensina que  os Vedas declaram: "isso não , isso não" e também falam algo que existe - além do qual não há nada. Renunciar ao mal, discernir ,só é possível com a graça divina.

Esse princípio é conhecido como o “guru”, e deve-se adorá-lo com mente, fala e ação.

jai guru omkara

No livro:  Bhagavad Gita Capítulo 3 A Yoga da Ação, Paramahamsa Hariharananda explica 

A mente de Arjuna estava cheia de dúvidas e o deixava confuso.

A princípio Arjuna pensou que o caminho da renúncia era o melhor.No entanto,a verdadeira vida espiritual começa com a percepção de que o Ser interior é a natureza essencial do ser vivo.Perceber a alma ya tanto na atividade física quanto mental é a base da vida espiritual. As pessoas mundanas estão espiritualmente adormecidas,mas os buscadores espirituais despertam para descobrir sua natureza espiritual que está escondida na caverna do crânio.

Swami Vivekananda no seu livro Karma Yoga explica : 

o mais alto ideal é a não-resistência, a virtude da não-resistência

Arjuna se tornou covarde em presença do poderoso exército que tinha contra sí;seu amor o fêz esquecer seu dever com sua pátria e seu rei.Por isso Shri Krishna disse que ele não deveria falar como um sábio, e suas ações te denunciarem como um covarde, pediu que ele se levantasse e lutasse.

Esta é a essência de Karma Yoga. Karma yogi é aquele que comprrende que o mais alto ideal é a não-resistência,e além disso que esta não-resistência é a mais alta manifestação de poder quando realmente se possui;e também que a resistência ao mal é um passo no caminho para alcançar o poder da não resistência. Enquanto não se tiver alcançado este ideal, o dever da pessoa é resistir ao mal,deve trabalhar, deve lutar e resistir com toda força que seja capaz. Só então ,quando tiver obtido o poder de resistir,será uma virtude a não-resistência.

Paramahamsa Hariharananda no seu livro : Kriya Yoga O Processo Científico Para a Cultura da Alma e a Essencia de todas as religiões.

Assumirmos a nossa insignificância e dependência é o primeiro passo para a nossa libertação.

A Kriya Yoga , quando praticada com regularidade e sinceridade transforma os 24 elementos da existencia material, do nosso corpo material, ainda nesta vida. Essa transformação gradual tem a finalidade de atingir a Paraprakriti ( a união dos 24 elementos da vida material) Kundalini . E a união da Kundalini com a alma chamado de Paravastha ou Samprajnata Samadhi ( consciência cósmica) .

. Este processo de transformação  pode durar anos e até mesmo vidas , mas com certeza leva á Moksha ( libertação do mundo da Ilusão). Kriya Yoga é a combinação de  karma, jnana e bakti yoga ( o amor divino)

A cada um dos seis níveis de Kriya o seguidor deste caminho espiritual poderemos  evoluir segundo nosso karma ( tudo o que fizemos de bom ou ruim é o que temos nesta vida) .Praticarmos  Kriya Yoga sempre com amor , lermos escrituras sagradas colocando em prática imediatamente seus ensinamentos,  fazendo  auto-análise diariamente do quanto estamos realmente exercitando a transformação que decidimos no ato da nossa iniciação neste caminho espiritual. 

 Louvar e cantar  os santos nomes de Deus,  atender às instruções do Sadguru e dos Acharyas , aprender a ouvir a voz dos Mestres, seus ensinamentos  no estado de silêncio interior, servir a Deus e amar a todos os seres vivos.

 Assumirmos a nossa insignificância e dependência é o primeiro passo para a nossa libertação.


Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 102


yasmãtparataram nãsti neti netiti srutih
manasã vacasã caiva satyamãdhayedgurum



 102. os Vedas declaram: "isso não , isso não" e também falam algo que existe - além do qual não há nada. Esse princípio é conhecido como o “guru”, e deve-se adorá-lo com mente, fala e ação.