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segunda-feira, 3 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 41 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 03/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Raja Vidya Raja Guhya Yoga

A Yoga da Secreta e Real Ciência

capítulo 09

v 12


maghãsã moghakarmãno
moghajnãnã vicetasah
rãksasim ãsurim cai va
prakrtim mohinim sritãh

09:12 Aqueles com aspirações vãs e conhecimento infrutífero, cujas ações são fúteis, e aqueles que são desprovidos de discriminação, que permanecem em uma natureza diabólica , são atraídos pela ilusão encantadora.


Shri Paramahamsa Hariharananda  ensina o significado de verso no seu livro  Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


"Ó Arjuna! Aqueles que Me ignoram ou Me desprezam devem enfrentar três dificuldades: suas aspirações são fúteis; suas atividades são infrutíferas, seu conhecimento é inútil."

As pessoas valorizam suas infinitas aspirações e expectativas, mas ficam inquietas esperando  seus desejos serem atendidos. Eles permanecem se movendo entre os centros mais baixos. O seu trabalho não é orientado por Deus.Estas pessoas não conhecem a fonte da aspiração,o verdadeira conquista na vida humana.Sem discriminação,eles procuram fora suuas  aquisições materiais,mad o desejo é a causa da sua atividade material. As reais atividades  se elevam parao progresso.

Humanos são atraidos pela multiplicidade, , rondam em multiplos pensamentos. Elas não percebem a unidade em tudo-a presençãade um único ser divino. Elas, completamente desiludidas, acham que desejam paz, felicidade e alegria. 

Estas pessoas são chamadas rakshasa,pessoas com natureza diabólica, extremamente mundanas e materialistas, realizando diferentes rituais embora plenos de medo ou perda. Eles são extremamente egoístas e tentam se apropriar de tudo por sí só. Eles estão cheios de amor por sí mesmos, alheios ao maor real.

Agitação e paz excluem uns aos outros, como a luz e a escuridão.A experiência e habilidade material proporciona apenas algun prazer nos chakas ou centros inferiores, maz a verdadeira paz, felicidade e alegria só pode ser percebida no estado de extrema calma.

Pessoas iludidas, extremamente agitadas e confusas , não encontram divindade em todas as coisas.Os seus desejos são tão multiplos quanto as suas atividades.Para eles a paz   está longe. Pesoas que estão extremamente envolvidas em atividades materiais eventualmente perdem a sua energia e força; suas ações são o início do conhecimento.

Na reflexão até ontem Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro 

Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga  refente 

No estudo concluido ontem ao Capítulo 17 , versículo 4 explicou 


Yaksha e Raksya

yaksha é o senhor da riqueza 

rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção


As pessoas adoram estes semideuses  para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material. Acumulam riquezas com ganância e prazeres dos sentidos.


 Shri Adishankara nos ensina a questionar Shri Guruji sempre nos ensina a questionar a cada meditação, cada respiração:

Quem sou eu?

Na minha pesquisa bibliográfica de ontem encontrei este texto:

Qual é  natureza que predomina em mim?

O egocentrismo  é :O foco no "eu", sem considerar seu efeito sobre outros seres vivos, como "Eu sou o ator, eu sou o desfrutador",  É considerado guna rajásica por aqueles que realizaram o conhecimento de Brahman .

 Naqueles com predominancia da natureza tamásica são aqueles relacionados à a preguiça, o roubo, o desejo, a ilusão e a destruição. 

Naqueles com predominancia da natureza rajasica são aqueles apaixonados cheios de energia e à ambição. 

Onde está sua mente agora?

Aqueles com psique rajas dominante buscam conhecimento do dharma

Naqueles com preponderância da natureza sáttvica buscam espiritualidade, o divino e autoconhecimento,  Sariraka Upanishad afirma no versículo 1.5 

  aqueles que buscam conhecimento destrutivo são tamásicos.


 Shri Guru  nos ensina no seu livro

Jnana Sankalini Tantra


Cada ser individualmente é potencialmente divino , mas nossas qualidades divinas estão imanifestas

De acordo com a Vedanta, a criação Maya é permeada e governa as tres qualidades. Com estas combinações e alterações são criadas infinitas variedades de nomes e formas. Estes aspectos também operam em cada ser individual e torna cada pessoa distinta da outra.

Cada pessoa tem uma natureza predominante operando em alternadamente.:

Qual é a natureza de cada atitude, agora?

tamas guna : (inércia e aborrecimento), preguiça e muita necessidade de dormir.

rajas guna: ( agressividade e ambição) identificação com a atividade e entusiasmo.

sattva guna ( calma e espiritualidade) plenitude da paz, felicidade e amor universal


Como as gunas se manifestam na jornada do seguidor? 

 Onde você está no caminho? 

A jornada do seguidor é como subir uma  escada de acordo com sua intenção e natureza, associada a cada degrau específico.

as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador são significativas na determinação de cada degrau. A literatura Tantrica emfatiza:

pashu bhava comportamento animal determinado pelis instintos e emoções

vira bhava comportamento heróico retratada como a consciência em meio à luta, manifestada em esforço persistente.

divya bhava divindade, manifestada no amor sublime por toda a criação, uma atitude de paz, felicidade e contentamento.

 na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:

O Parvati, esse bhava, que está além da percepção dos sentimentos e dos sentidos é Brahman. É o mais difícil de alcançar e é desprovido de nome e forma. É sem palavras e, portanto, inexplicável. Deve-se, assim, conhecer esse bhava

"Lembro-me e medito continuamente sobre o guru que é Brahman - o divino, puro, eterno, supremo, sem mácula e primordial, que alimenta todo o universo. Ele permanece eternamente presente no altar imperecível dos lótus de duas e mil pétalas. Ele é uma felicidade eterna, sem fim, completa. Assim, ele não é senão a alma, que entrou na cavidade divina e pode ir a qualquer lugar e em qualquer lugar, de acordo com sua vontade."

 Qual é o caminho?

(Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena)

Seu Gurudev , Paramahamsa Hariharananda ensinou que não é imortante se somos flores pequenas ou grandes na Girlanda. É o guru que as une  e todas são divinas.

Quem ensina e conduz  o caminho?

Falou que na India as pessoas reverenciam, buscam sempre se curvar aos pés  físicos do Mestre Espiritual e no ocidente este costume também foi adotado por alguns.

 na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:

A primeira sílaba gu significa a causa da manifestação de maya (ilussão) e os gunas (qualidades triplas da natureza). Conseqüentemente, a segunda sílaba ru é parambrahma, que remove o desapontamento, a ilusão e o erro.

guru preceptor

Eu me curvo ao preceptor do guru. Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.

A quem você referencia quando se curva?

"Contido em seus pés de lótus está o fogo florestal necessário para incendiar todo o universo. dentro de sua fontanela (brahma randhra), o lótus de mil pétalas, há um néctar semelhante à lua."

"Reverencie o Guru  em você!" 

Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena

om srigurave namah