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terça-feira, 11 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 45 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 11/06 2024

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

capítulo 11

v 27




 vaktrãni te tvaramãnã visanti
damstrãkarãlãni bhayãnakãni
kecid vilagnã dasanãntaresu
samdrsyante curnitair uttamãngah

11:27 Eles rapidamente entram em Tua boca terrível, que parecem ainda mais terríveis por causa de Teus dentes; alguns são vistos com cabeças esmagadas encostadas entre Teus dentes.



No seu livro : Bhagavad Gita in the light of kriya yoga a rare metaphorical explanation for God realization Shri Paramahamsa Hariharananda ensina :

As pessoas comuns estão cheias de raiva, ego, orgulho, ciúme e muitos vícios. Aqueles que tentam trilhar o caminho espiritual devem fazer um esforço sincero para se libertarem de todas essas qualidades negativas. As qualidades negativas são os Kauravas. As qualidades positivas são os exércitos e os chefes dos Pandavas: autodomínio, desapego, desapego, determinação, obediência, disciplina, devoção, dedicação e assim por diante. As qualidades positivas são essenciais, desde que as qualidades negativas estejam presentes. O sabão é necessário quando um pano está sujo. Quando as roupas estão limpas, não há necessidade de sabão. Quando você obtém controle total sobre as qualidades negativas, as qualidades positivas não são mais necessárias. Quando as dúvidas da ignorância desaparecem, você está bem estabelecido na verdade. Em tal situação, você desfruta de paz, felicidade e alegria constantes.
A cabeça é o lugar do conhecimento e da devoção, mas aqueles com ego são desprovidos de humildade e enfrentam a destruição. Uma pessoa humilde é sempre mansa. Um homem egoísta é ousado; ele nunca se curva. O tempo devora todas as qualidades negativas e até mesmo as qualidades virtuosas menores, mas a verdade é eterna. Verdade, amor, devoção e assim por diante são os valores eternos. As pessoas pensam e planejam o futuro, mas não sabem nem entendem a rapidez com que o tempo passa. Eles não percebem que o tempo é um fluxo contínuo, desprovido de distinção e divisão entre passado, presente e futuro. Os dentes do tempo destroem tudo, mas quem honra o tempo fica livre das deficiências da vida e se realiza.

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

capítulo 11 v: 36


 
   
 dyutam chalayatãm asmi
tejas tejasvinãm aham
   jayo 'smi vyavasãyo 'smi
   sattvam sattvatãm aham

De todas as práticas enganosas,  Eu estou jogando. Eu sou a glória das glórias. Eu  sou a vitória. Eu sou o  esforço. Eu sou a bondade do bem. ( 36)

A mente e os sentidos através de tentação, puxam uma pessoa para baixo de forma fraudulenta.
dyuta é um jogo de dados
Dyutana é a iluminação. Estar no centro do vácuo através da meditação e iluminação divina é o verdadeiro significado de dyuta.
Estamos em Glória quando levantamos a nossa consciência até o  sahasrara e meditamos, percebemos a luz das estrelas, planetas, do sol, da lua e de criação. A luz extrema é a glória
Ida é tamas: ociosidade .. Pingala é rajas, agitação. Sushumna é sattwa: calma, bondade, serenidade
Quando a respiração flui em sushumna, o devoto vem até ajna e sahasrara e atinge o estado de bondade extrema ou de realização, a respiração extremamente tranquila.

Dê cor à sua mente e coração:
Colorir o exterior não é suficiente. Devemos colorir as nossas mentes. A verdadeira vida espiritual é colorir nossos corações.
Um ditado em bêngali diz:
jadi krishna darshane jabe,krishna saje sajte habe
Se voc^quer ter uma visão de Shri Krisnha,esteja com as vestes que Ele gosta.
O significado mais profundo é que devemos ser bons aos olhos de Deus e dos mestres e que devemos mudar nossa vida interior e, não a nossa aparência externa. Devemos ser dignos aos olhos de Deus e dos mestres e,não ficar pensando: "eu sou bom,eu sou correto". Nunca devemos achar que somos especiais e superiores ou que ninguém é tão bom quanto nós. Deus tem nos dado tantas oportunidades para aprender,amar,crescer,entender e aceitar. Devemos crescer dia após dia. Nosso crescimento interno deve ser um processo contínuo.
Hoje em dia,as frutas são feitas para amadurecer artificialmente. Criar uma árvore com fruto verdadeiramente amadurecido leva muito tempo. A cor,a fragrância e o sabor são completamente diferentes das amadurecidas artificialmente. Na minha infância,tínhamos uma tamareira que durante o verão ficava com um monte de tâmaras dependuradas. À noite os pássaros vinham comer as tâmaras e pousavam no cacho. Devido ao peso dos pássaros,as tâmaras caíam no chão ao redor da árvore. De manhã cedo,meus irmãos e eu nos levantávamos para colher as tâmaras maduras que tinham caído da árvore. As frutas maduras naturalmente se soltam da árvore e caem. Certa vez quando eu estava fazendo uma palestra numa cidade, as pessoas trouxeram algumas flores que haviam sido coloridasartificialmente. Da mesma forma nós mudamos artificialmente nossa cor e aparência. A nossa verdadeira beleza é a doçura em nossos corações e mentes.
Dentre os tipos de Ego, o ego espiritual é o pior de todos. Se pretendemos andar no caminho da espiritualidade, devemosaspirar ser mais cultos, polidos,puros e limpos, sem pensarmos de maneira arrogante " medito há vinte anos, e daí?
(...)Todos nós devemos meditar profundamente e sermos transformados espiritualmente. Mas se pensarmos que somos especiais e superiores aos outros,os problemas vão começar a surgir

No seu livro, Shri Guruji ensina: Shree Shree Guru Gita 88



mukhastambhakaram nr'ãm sadgu'anãm vivarddhakam
duskarmanãsanancaiva satkarmasiddhidam bhavet

88. This ( Guru Gita) has the power to stop other's speech. It also increases one's virtues and good qualities, thus it destroys all evil deeds and brings perfection through righteous actions.

88. Este (Guru Gita) tem o poder de parar o discurso de outras pessoas. Também aumenta as virtudes e as boas qualidades da pessoa, destruindo todas as más ações e trazendo perfeição através de ações justas.

Ah com a Tua presença em mim a cada sílaba sagrada entrego não somente os meus lábios, mas o meu coração e minha mente para a força transformadora das Tuas palavras.

jai guru omkara