Shrimad Bhagavad Gita
Vibhuti Yoga
A Yoga Glorias Divinas
capítulo 10 v 25
Maharsinãm bhrgur aham
girãm asmy ekam aksaram
yajnãnãm japayajno 'smi
sthãvarãnãm himãlayah
Dos grandes videntes, eu sou Bhrighu; entre as sílabas, sou aquele (aum); dos sacrifícios, sou a meditação silenciosa (japa); das coisas imóveis, sou o Himalaia.
Nestes dias a reflexão tem sido o processo de acalmar a mente. Libertação do medo, das samkaras. Justamente Paramahamsa Hariharananda fala do Mestre realizado, aquele que queima as sementes do karma, as boas e as ruins.
Shri Guru falou no Kriya Yoga Festival de como um ser humano transformado em pássaro ia sendo devorado por um tigre e estava com muito medo de ser reconhecido como humano e ser devorado, o tigre se aproximou e disse para ele: eu também sou humano. No dia anterior, em uma consulta me deparei com as consequências dos traumas e a necessidade de superação já havia me sentido como esse pássaro e também como esse tigre.
Na noite seguinte tive que enfrentar o medo, um trauma da infência que se apresentou novamente depois de tantos anos. A meditação e a oração trouxeram calma e a decisão
A meditação, a Kriya Yoga está me ajudando a ter lucidez, consciência das limitações e esperança a cada pequeno progresso. Como é difícil para mim a imersão no som divino e o quanto osilêncio tem sido uma grande lição para mim, o momento mais importante o estado quase meditativo na prática ,tem sido dificultado pelas ondas de pensamento.
Aqui Shri Guru fala como remover os obstáculos, qual é o caminho para o samadhi: a fé, a vitalidade, a concentração, conhecimento contemplativo, a lembrança de ser o Ser Brahman, aprender com as experiências proprias durante meditação.
Consigo compreender o que devo fazer mas, colocar em prática tudo isso é impossível sem a graça divina.
Para se chegar ao estado de união com Deus é preciso a entrega aos ensinamentos e ao serviço ao guru preceptor, o Mestre. Quero servir ao Mestre do meu modo e não do modo que pode ou deve ser. O medo de constatar minha humanidade escondida nas qualidades animais! O medo de não ter aprovação do Mestre de mim mesma ou dos outros? Estou refletindo.
No livro: Bhagavad Gita Capítulo 10 A Yoga da Ação Paramahamsa Hariharananda explica este versículo:
O rishs são aqueles com a visão do que é certo,aqueles que têm a visão, os Mestres auto realizados.Eles removem a escuridão da ignorância do céu da consviência. Maharshi significa os grandes videntes. Dentre os grandes rishis , existem os sete proeminentes maharshis chamados saptarishi. O Senhor diz:
Dos grandes videntes , Eu sou Bhrigu". Bhrigu significa tostar. Quando a sementeé tostada ,ela não pode ser utilizada para germinar. De modo similar quando se pratica meditação, cada desejo, ambição e sementes deo samskara são tostadas ,libertando-nos dos efeitos das ações passadas armazenadas na mente. Isto é Bhrigu, aquele que é livre de todos os desejos, a semente das boas e más ações, a alma liberta.
De todas as sílabas , Eu sou a unica ( aum). " Aum ( Om) é Brahman em uma letra" Aum não pode ser entoado mas pode ser ouvido na meditação profunda. Aum consiste em tres letras A U M indicando o passado o presente e o futuro;criação manutenção e destruição, o corpo grosseiro, astral e causal e assim por diante. AUM é o próprio Deus .
"De todos os sacrifícios , Eu sou a meditação silenciosa, japa" Comunmente as pessoas executam muitos tipos de yajnas para atingir suas expectativas materiais. Elas oferecem oblações para o fogo com diferentes mantras. O significado comum de japa é cantar. As pessoas cantam o nome de DEus, atraves de um rosário nas mãos. Saint Kabir ensinou; " O rosãrio está circulando nas mãos, e a lingua se movendo na boca, mas não se tem consciência de que a mente está vagando em quatro direções"
Cada prática espiritual visa acalmar a mente inquieta.A maneira mais fácil do controle da mente é realizar ajapa japa, perceber o poder de Deus em cada respiração. è possível aprender isso com um Mestre realizado. Isso pode ser alcançado independente de qualquer dificuldade.
" Das coisas imóveis, eu sou os Himalayas ( o alacne das montanhas do Norte da India) Himalaya na verdade não quer dizer montanha. Quando se penetra na cavidade do crânio através da prática de Kriya Yoga e se torna estabelecido na fontanela, a nossa mente está calma e quieta. Não está agitada , sua respiração será extremamente fria. o sopro quente não sairá das narinas. O crânio é o real Himalaya.
Yoga Sutra of Patanjali 04:03(by Paramahamsa Prajnanananda)The Kaivalya Pada sutra 03
Remoção de Obstáculos
nimittam-aprayojakam prakrtinãm varanabhedastu tatah ksetrikavat||3||
A causa incidental não move as tendências naturais em atividades; apenas remove os obstáculos, como um fazendeiro || 3 ||
Quando o indivíduo carrega as sementes da impressão, quando é removida a impressão das boas e más ações, os obstáculos também são removidos.
a pessoa pode abandonar seus maus hábitos e vive uma vida boa e nobre.
Você não é escravo do seu próprio destino, você precisa da colheita divina de amor, compaixão e, finalmente, realização.
Shri Guru fala da caverna do crânio
Yoga Sutra of Patanjali by Paramahamsa Prajnanananda Book One : The Samadhi Pada , Sutra 20
Os meios para atingir Asamprajnata Samadhi
sraddhã virya smrti samãdhi prajnã purvaka itaresãm||20||
Para outros {este samadhi, asamprajnata} vem através da fé, vitalidade, memória, mente equilibrada e conhecimento discriminativo. || 20 ||
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Este é o caminho que concede o estado de sadya mukti, libertação completa ou instantânea.
Os passos da experiência do Absoluto
1-shraddha- fé
2-virya- vitalidade
3-smriti- memoria "Eu sou Brahman"
3-samadhi (concentração) - mente concentrada e absorvida no objeto, o objetivo.
4-prajna (conhecimento contemplativo) - as próprias experiências alcançadas através da meditação profunda, sem imaginação ou alucinação.
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Estes cinco passos levam um a alcançar a caverna do crânio, subindo através das cinco chacras, onde se converte na natureza divina essencial, o Eu, o Brahman.
The Samadhi Pada , Sutra 45
O estado além dos elementos sutis
suksmavisayatvam ca alinga paryavasãnam||45||
E [esse estado de samadhi] se preocupa com objetos sutis e se baseia no estado sutil da guna [prakriti] || 45 ||
O sutil está além da percepção e da concepção. É o estado da união.
A alinga é prakriti na sua forma mais pura, na fontanela, o estado antes da criação.
natureza, passa por diferentes etapas ou modificações
purusha é puro, perfeito e além de qualquer mudança.
purusha é a causa final
Shree Shree Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 2 verso 167
gurudhyãnam tathã krtvã svayam brahmamayo bhavet
pinde pade tatãh rupe muktãsase nãtra samsayah
194. De maneira semelhante, meditando no guru preceptor, a pessoa se torna um brahmamaya (Brahman onipenetrante). Sem dúvida, tal pessoa é uma pessoa liberada, mesmo em corpo, respiração e beleza (pinda, pada e rupa).
om srigurave namah