Shrimad Bhagavad Gita
Shraddhatraya Vibagha Yoga
A Yoga Classificação da FéTríplice
capítulo 17
v 4
17:04 Pessoas de disposição sáttivc adoram os deuses. Aqueles de temperamento rasico adoram yakshas e rakshas , enquanto aqueles com qualidade tamásica adoram os espíritos dos mortos e dos fantasmas.
Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :
Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga
Em Sanskrito "deuses" são devas que vem da raiz div ( sem forma,eter)
Aqueles que se concentram na pituitária e fontanela, vão experimentar o verdadeiro amor de Deus.Lá está a força divina, mas não podemos vêloEle respira de lá. Se você tiver muita concentração, meditação e a ajuda de um mestre realizado você pode atngir o estado sem forma.
Este esxtremo estado espiritual não pode ser atingido atraves da fala,canto,mantras. sugestões,alucinações,especulação ou imaginação.
Este estado é a sabedoria. Os cinco orgãos dos sentidos não podem perceber a sabedoria, ela só pode ser percebida focando a concentrtação no ponto atomico na fontanela.
Existem 50 tipos de respiração e 49 delas são extrovertidas e agitadas. A quieta e tranquila e introvertida respiração, udana vayu, é uma respiração extremamente curta.
Quando se pratica a udana vayu atravésda prática de Kriya Yoga, você pode sentir o toque do Pai todo-poderoso, a pulsação, o som divino e o som aum. Não é necessário cantar com a boca, é possivel perceber a iluminação divina se concentrando na fontanela. Assim você atinge o controle da respiração.
O controle da respiração é o auto-controle, o domínio da respiração é o auto-domínio, o estado sem respiração é o estado sem morte.Este é omaior nível de espiritualidade. Neste estado não existem os sentidos do mundo material. Este estado de extrema calma ( compaixão) é descrito nas escrituras .
No entanto algumas pessoas adoram a deuses ( não um Deus Unico, mas muitos deuses ou deidades) para o seu benefício pessoal. Eles adoram Shiva, Surya, Ganesha e Durga que são as deidades dos diferentes orgãos dos sentidos. Shiva nos ouvidos, Rama ,Krishna , Narayana ou Vishnu , que estão na pele; Surya nos olhos;Durga,Lakshmi,Kali,Jagaddhatri ou Shakti e outras na língua;Ganesha no nariz. Quem adora esses deuses com formas e formalidades. Eles não sabem como perceber a força divina em todo o corpo.
As pessoas rajasicas sempre ocupadas co acumular muito dinheiro através dos negócios,profissões e atividades afins. Eles adoram yakshas e rakshasas ( semideuses). Yaksha é o senhor da riqueza e rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção.As pessoas adoram estes semideuses para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material.
As pessoas tamasicas estão sempre procurando obter ganhos sem sincero esforço. Eles adoram fantasmas, bruxas e espíritos da magia negra. Através desta adoração eles adquirem o poder dos espíritos malignos e tentam realizar desejos malígnos. Eles tem propensões demoníacas e são extremamente furiosos as vezes. Eles são extremamente agitados e se desviaram da verdade. Têm personalidades demoníacas ; são aqueles que acumulam riquezass por ganância e pelos prazeres dos sentidos.
Shri Guruji no seu livro: Jnana Sankalini Tantra
Ele comenta o verso 12:
Um verdadeiro buscador deve elevar a consciência à confluência superior para experimentar paz interior, bem-aventurança e alegria.
Papa iem sânscrito é pecado. Mas o que é realmente pecado? O maior pecado é esquecer: "Quem sou eu? E pensar "Eu sou o corpo". Cometer erros repetidos, através dos sentidos, é um pecado. Sarva significa "todos", mas também pode significar "os sentidos". Sarvapapa é cultivar uma atitude de b
A resposta é tomar um banho de limpeza e recuperar a pureza interior. Um corpo pode ser limpo com água, mas esse não é o verdadeiro significado. advoga as sagradas escrituras, snanamana malatyaga: “O banho é a purificação da mente” para ser livre de todas as tendências negativas e impurezas, um devoto deve subir ao 'lugar do conhecimento" : ajna chakra e mergulhar na consciência da alma. Neste santuário sagrado, um aspirante espiritual é puro e livre da confusão pecaminosa dos sentidos.
Shree Shree Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 3
akãlamrtyhartri ca sarvasamkatanãsini
yaksarãksasabhutãdi coravyãghravighãtini
215. Ele (o estudo do Guru Git) salva alguém da morte prematura e destrói todas as aflições. Elimina os efeitos malignos de yakshas, rakshas, fantasmas, até mesmo o medo de roubos, tigres e outros.
om srigurave namah