Páginas

sábado, 8 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 43 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 05/06 2024

Shrimad Bhagavad Gita

 Bhakti Yoga

A Yoga do Amor Divino

capítulo 12

v 11


athai 'tad apy asakto 'si

kartum madyogam ãsritah

sarvakarmaphalatyãgam

'atah kuru yatãtmavãn


12:11 Ou, se você não for capaz de fazer nem isso, recorra ao yoga da realização (ação disciplinada); renuncie aos frutos das ações por autocontrole.



Paramahamsa Hariharananda, explica este versículo  no seu livro : No seu livro Baghavad Gita  in The Ligth of Kriya Yoga A| rare metaphorical explanation for God Realization,

Nos versos anteriores, o Senhor falou de abhyasa, repetição de prática. Agora o Senhor é explicado como vairagya, desapego interior.

Os Yoga Sutras (1:12) de Patanjali dizem, abhyãsa varãgyabhãm tat norodhah: A tranquilidade da mente é obtida pelas duas pernas necessárias para progredir no caminho espiritual. Sem um, o outro é incompleto; quem busca é coxo. 

São dois lados de uma mesma moeda. Abhyasa é a prática repetida de meditação e um estilo de vida espiritual. Infelizmente, as pessoas fazem muitas coisas, até mesmo meditar, sem desapego, com expectativa de resultados. No versículo anterior, o Senhor explicou detalhadamente o estado mais elevado de meditação e as práticas espirituais até o ate mais baixo.

Neste versículo, o Senhor discute duas coisas: primeiro, desistir ou renunciar aos frutos das ações e, segundo, recorrer ao yoga da realização divina (ação contida). O resultado de cada ação segue a pessoa que a executa. Apenas pensando, "renuncio ao fruto desta ação” não é uma renúncia real.

Quem está realmente realizando a ação em cada corpo vivo? Um corpo pode funcionar sozinho? Não. 

Um corpo sem espírito ou alma está morto, inerte e sem função (Veja a Bíblia, Tiago 2:22)A alma pode trabalhar no mundo sem o corpo? 

O corpo e a alma só podem funcionar no mundo quando estão unidos.

As pessoas comuns são conscientes do corpo e egocêntricas. Eles pensam como se fossem o corpo e, portanto, não conseguem perceber a alma. Essencialmente, os seres humanos são a imagem de Deus; eles são a alma, o poder ilimitado de Deus. Esse poder ilimitado permeia e funciona através da respiração. Portanto, a alma é o único executor. Perceber isso é devoção e fruto da ação mesmo durante o trabalho.

Você se desapega dos frutos da ação através da meditação, vivendo uma vida espiritual, percebendo a presença da alma e realizando kri e ya durante cada ação.

 Além disso, ao perceber o poder de Deus, todas as suas atividades são puras; você fica livre da tentação e da paixão.

Você não renuncia à ação para se desapegar dos frutos da ação. Enquanto a respiração permanecer no corpo, muitos tipos de trabalho serão realizados devido à atividade nos chakras. Através da meditação regular, levando uma vida espiritual, ação disciplinada, evitando pensamentos, palavras e ações inúteis, negativas e distrativas, e prática sincera de Kriya com fé, a renúncia interior e o desapego são alcançados.

Refletindo no meu  sofrimento fisico mental e espiritual e no ego que destroi as formas mais puras, o Amor Divino, Bhakti.

Guruji ensinou no seu discurso do dia 4, Baba disse para colocar o coração no bolso. E isso é marcante.

Ouvi hoje e reconheci o egoismos arrogância e vaidade

Me lembrei de Jesus , hoje quando o Swami Ishwarananda e os residentes Miguel Baba e Tom Baba estão justamente aqui em Santos ,subindo o Monte Serrat, são 400 degraus a viacruxis de Jesus. O caminho de Jesus até a crucificação. Depois de tres dias ressussitou e voltou para o planeta até que a sua missão estivesse cumprida. Mas ainda não foi, tem muitos que como eu que precisam ser resgatados , seguem rumo à libertação da cruz, a seu exemplo.

Chegar ao topo é chegar até a fontanela, é o caminho do sushumna de ida e volta è o caminho de toda a vida daqueles que seguem Jesus e os Mestres. O Swami veio para dar uma entrevista na TV. Pude compreender a lição da correrção. Do pensamento egocêntrico , do sofrimento para enxergar e reverenciar o Plano Divino em ação.

Os Mestres da Kriya Yoga são um com todos os Mestres do Planeta todas as formas de Deus. Todos passam por isso para nos ensinar. Enfim o ego a vaidade e a arrogância se manifestam primeiro no pensamento.Aí é preciso cortar. O guru corta o seu corte é pratico, sem emoções o devaneios. Ele também nos ama e dá todos os sinais deste amor com sua presença sutil.

Os diferentes tipos de ego tem que ser cortados para chegar até Deus , o Ser Supremo que habita em todos nós. 

Paramahamsa Hariharananda, explica 

 no seu livro :

 No seu livro Baghavad Gita  in The Ligth of Kriya Yoga A| rare metaphorical explanation for God Realization,

   cada tipo de ego que é preciso ser eliminado para aceitar o karma, o sofrimento com gratidão. Para entender as diferenças , ontem  li no seu livro como Shri Guru aprendeu com as lições da sua Mãe Divina quando ele era bem pequeno e sofria sem entender porque. Ele aprendeu o que é karma de outras vidas e desta vida.  Agora ensina o que é sofrer para mim, iluminando minha ignorância. estou tentando entender o sentido da minha vida e tanto sofrimento. è uma dura lição necessária.Mas é também uma linda lição de amor, Amor Divino.

A dor e o sofrimento às vezes são processos vivenciados comosco ou com os nossos familiares e entes queridos e isso abate aqueles que como eu estão neste processo de eliminação do ego , fortalecimento da fé, Aprendendo a me me sintonizar mais e mais com presença sutil de Shri Guruji, com graça do  Amor Divino. 

Então pesquisei o termo Ego no meu Blog  e encontrei um linda explanação s gobre o Senhor ensinando para não ficarmos abalados como Arjuna,pois esta não é uma atitude daqueles que o amam e o seguem, mas é preciso estarmos vigilantes. 

Refleti e fui meditar, purificar mais e mais a purigicação e irradiação do Amor nos chakras para eliminar o ego.

O ego é um grande impecílio no caminho espiritual e na evolução do ser humano.

 Baghavad Gita 02:02 Samkya Yoga : , a Yoga da Consciência Interior ( v2)em 03 de fevereiro de 2012


sribhagavan uvaca

kutas tvã kasmalam idam 

visame samupasthitam

anãryajustavam asvargyam

akirtikaram arjuna


O Senhor  Abençoado disse:

Arjuna, neste momento muito crítico, porque tem essa fraqueza tomada sobre você? Isso não é nobre, não é  divino em você.(02;02)

Paramahamsa Hariharananda, ensina:

ego no caminhoespiritual em cada chakra

Nosso amado Guruji nos diz que para termos qualidades divinas precisamos estar eternamente vigilantes. O Ego é um dos principais obstáculos para vencermos a decepção a desilusão e a tristeza.Estas não são qualidades divinas. Só o Amor de Deus nos diviniza.

Temos que analisar os motivos de nosso abatimento. Se for pelo Ego ferido com certeza não é um processo de disciplina espiritual interior pelo reconhecimento humilde de nossa pequenez diante de Deus, O Universo os Mestres nosso Gurudev, , nossos pais e professores.

Temos que estar sempre vigilantes : cada um dos cinco primeiros  Chakras que purificamos e energizamos nas nossas práticas de Kriya Yoga, está relacionado a um tipo de Ego. Porisso somente a prática contínua, sincera , com Amor e Devoção purifica nossos chakras.


Ego da Riqueza

 O Ego da Riqueza nos torna mesquinhos, apegados aos bens materiais. Nos sentimos superiores pela posse de bens materiais. Somos preconceituosos com os que não as possuem,  Queremos acumular mais e mais sem nunca ser o suficiente.

Se tivermos sempre nutrindo o primeiro chakra ou Muladhara com o Amor de Deus e a disciplina ao Gurudev, tudo o que possuimos, seja pouco ou muito, será utilizado para servir ao propósito divino e ao bem comum. Livre de apegos, expectativas ou desejos.


O que nós possuimos realmente? 

Se temos riquezas distribuimos ou acumulamos para o nosso benefício?

Dividimos o que temos, independente de ser pouco ou muito?

O que estamos fazendo para que haja menos desigualdade ?


Ego de Gênero

O Ego do gênero nos torna compulsivos pela beleza e atração física, ideias de superioridade e a disputa entre homens e mulheres. Preferências por filhos meninos ou meninas. Escravidão aos desejos e dificuldades para manter uma vida sexual saudável. O Ego de genero faz com que pessoas seduzam, ecravizem, violentem e matem em nome do desejo e vaidade.

Se estivermos sempre nutrindo e purificando este chacka Swadisthana a Poderosa Energia de Shakti pode ser canalizada para a construção de  famílias saudáveis e efetivas no papel de educar e proteger os filhos até sua emancipação. Esta poderosa Energia da Mãe Divina pode nos levar ao êxtase espiritual ,  a união cósmica de Shiva e Shakti no centro da alma e nossa união com O Senhor Todo Poderoso na fontanela : os diferentes tipos de samadhi durante a meditação e parabastha ( os efeitos da meditação)  e como descreve o Yograj Lahiri Mahasaya  até a libertação o estado de Sthirattva ( Tranquilidade eterna). Nirvakalpasamadhi e Mahasamdhi.


O Ego da Saúde

O Ego da Saúde faz com que utilizemos toda a nossa energia vital para o culto ao corpo, á perfeição das formas e desempenho. Faz com que sintamos repugnância pelas deformidades e doenças que acometem a maioria das pessoas, o envelhecimento e a dor. Todas as formas de prolongamento da vida material e a valorização da propria vida e da sua família em detrimento da vida dos demais. O uso de vidas humanas e animais para a produção de recursos de prolongamento da vida quando 2/3 da pupulação mundial não tem sequer acesso á agua potável e alimentos.Todas as necessidades básicas passam a ser supervalorizadas e acessíveis a poucos.

Quando estamos sempre nutrindo e purificando este chakra Manipura e a Energia Vital que nele é processada, aprendemos à tolerância, a nutrição através da respiração, a moderação, o jejum, a agradecer os alimentos,  os cuidados com o corpo como morada divina , promovendo condições básicas de vida para todos os seres vivos e direito á existência e morte dignas.


Ego de Status

 O Ego do Status ou posição faz com que nos sintamos melhores do que os demais por qualquer que seja o motivo. A arrogância, raiva, vaidade,orgulho,prepotência, desdém, humilhação, injustiça, preconceito, inveja destrutiva, ciúmes.


 Quando nutrimos e purificamos o chakra Anahata passamos a viver o caminho da  Kriya Yoga com  Amor Universal,  a Bakti  ( a devoção entre o adorado e o adorador) enquanto somos buscadores espirituais e discípulos até a emancipação Bijnan ou Ciência Absoluta, consciencia divina ( a Auto Realização em Deus)


O Ego da Inteligência

O Ego da Inteligência faz com que acreditemos que as habilidades que herdamos e foram estimuladas pelo ambiente familiar e social, sejam propriedades nossas, das quais utilizamos para o nosso benefício e nos envaidecemos delas. Faz com que esqueçamos quem somos e o que viemos fazer aqui. Faz com que acreditemos que por termos vários tipos de inteligências e habilidades complexas somos superiores aos animais e plantas que também são criaturas de Deus. Os grandes genios, cientistas, artistas, teóricos , inventores tem habilidades que deveriam ser postas a serviço da divindade da humanidade e da natureza.

Quando purificamos e nutrimos o Vishudha Chakra, e energia do Senhor Shiva e da Mãe Kali destroem a ilusão da dualidade, e percebemos que existe um só caminho para a evolução e está dentro de nós mas não nos pertence.

0

Ego da Religião

O Ego da religião faz com que acreditemos que nossas crenças ou dogmas, escrituras ou regras sejam superiores às demais, ou absolutamente necessárias para ter acesso á Verdade Absoluta.Faz com que hajam guerras, violência, terrorismo, segregação em função do credo e seus ritos. As religiões são organizações de pessoas em torno de ritos e rituais que fazem parte da História e Cultura de diferentes Povos e Etnias por todo o planeta. A síndrome da superioridade e da autoridade religiosa do discurso é a característica mais marcante. Falar de Deus , pregar é diferente de viver, experimentar a ação de Deus em nós e no mundo.

Que nutre e purifica o Ajna Chacra passa ter humildade, pois tem acesso à Verdade Absoluta, na qual nossas capacidades humanas são poeira .Como diz o Gurudev no texto do link Ego : causa e solução, riqueza, beleza,inteligência e status não são permanentes, O Amor de Deus sim, é permanente!

Acima do centro da Alma, Ajna chakra existem mais chakras até a fontanela, dentro do crânio ( caverna de Brahman)  nestes chakras toda a forma, criada pela mente humana é destruída e só fica a essência do ser o self ( a pura consciência infinita).

Parakasha 

 A pratica sincera da Kriya Yoga guiada por um Mestre  nos permite dissolver a mente Manas, o intelecto Budhi, o coração Chittva e Ahangkara o Ego e seguir a respiração.

Daharakasha 

 Entrar no estado do "nada"  superconsciência abaixo da fontanela ( ponto atômico)

Atmakasha

consciência cósmica na  fontanela ( ponto atômico)

Mahakasha

nirvakalpa samadhi acima da fontanela, sem pulso e sem respiração.


Para acessar e deixar fluir a energia divina através do sushumna e todo o corpo é preciso entregar o Ego para o Senhor, que como Senhor Shiva segura o veneno dos chakras mais baixos, onde o ego nos amarra e a mente nos ilude. Quando atravessamos chegamos ao centro da alma a ilusão se dissipa como uma nuvem e recebemos o banho de Amor Divino, do Amado. Aos poucos , com a Graça Divina e a meditação, vamos aprendendo a atingir os niveis mais altos, os chakras superiores.

Shri Guruji ensina no seu livro Entendendo o Ego:

O ego se desenvolve com a atitude de possuir coisas. Temos ego relacionado as nossas famílias " minha esposa é tão linda", " meu marido é tão bom", "meus filhos são tão inteligentes". Somos egoístas com qualquer coisa que possuímos e esse ego continua crescendo.Quando um pequeno problema surge,nós nos sentimos muito inseguros e, por isso queremos possuir mais.

A personalidade egogêntrica está sempre desejando possuir coisas materiais ou autoridade sobre as pessoas e até mesmo sobre os animais. Umapessoa intoxicada pelo ego está sempre insatisfeita e descontente.Os mestres espirituais descrevem o ego como um veuque nos separa do nosso Amado . Quando o "eu" e o "meu" desaparecem gradualmente o nosso Amado,o nosso Deus aparece. A vida se torna um rio de amor e compaixão.

Os Ensinamentos de Jesus

A misericórdia



O Mestre da Lei disse a Jesus : Quem é o nosso próximo: Nós sofremos mas temos que ter misericórdia pelo sofrimento de todos . Todo o sofrimento de Jesus, dos Mestres é a soma do sofrimento de todos nós. Essa é a Misericórdia e a humildade que os que seguem o Mestre tem que ter humildadeumildade e aniquilar o ego e servir a todos sem distinção.
Não importa se estamos sofrendo com dores, limitações da idade, doenças e outros problemas. Temos que ser gratos por poder servir e amar, compreender que o sofrimento é causado pelo Karma.

A Lições  da Maternidade Divina o karma
ensinamentos da Swami Gurupremanandaji

Sgri Guruji sofria com a doença quando criança, tinha que ficar dentro de casa, observava as outras crianças brincando na rua, as diferenças entre as pessoas, por exemplo uns altos outros baixos, Ele era um bom menino e queria saber por que sofria.Perguntava á sua sábia Mãe, a Mãe Divina porque isso acontecia. Ela sempre ensinava, isso é o karma, já vem de outras vidas e isso não impede que você continue a ser bom cada vez mais.

Isso está descrito no  Evangelho de Jesus (Lc 10,25-37)

A misericórdia o cuidado o amor atodos que sofrem é divino

Naquele tempo, 25 um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu:

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.

E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

Jasus disse vá e seja como ele. Isso é bem assim não adianta sabermos falar de Deus, ensinar   o que  Deus ensina e ficar rezando e fazendo rituais, se não conseguirmos enxergar o sofrimento do outro, swe o sofrimento do outro não for o nosso próprio sofrimento. Ter compaixão e solidariedade, identificação como o outro e respeito nada disso importa. Ter misericórdia pelo outro é divino! Amar por tudo e todos, ter compaixão é divino, cuidar de quem sofre é divino!Assim estamos servindo a Jesus!Assim estamos servindo aos Mestres, estamos servindo a Deus.

jai guru omkara