Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 42 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 04/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Vibhuti Yoga

A Yoga das Glórias Divinas

capítulo 10

v 33



10:33 Das letras, sou A. Da palavra composta, sou as duplas. Sómente eu sou o tempo infinito. Sou o sustentador de tudo, tendo Minha face por todos os lados.

Shri Paramahamsa Hariharananda  ensina o significado de verso no seu livro  Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga

Alfabetos e letras são uteis para falar,escrever, e compreender. No Ingles existem vinte seis letras, começando por A ( No Potuguês também 26 letras começando por A). No Sânscito são 50 letras, também iniciando po A. No sâncrito estas 50 letras são associadas com 50 tipos de ar ou respiração (panchasa vayu). O  real significado de akshara ( o imperescível) assim como o conhecimento das letras e alfabetos são possíveis somente atraves do mestre realizado. "a" significa avyakta brahma,o Brahman imanifesto. 

A composição das palavras em duas ou mais palavras são unidas.Na gramática do Sanscrito ,você pode compor  palavras de seis formas. Uma forma é dvandva, which means duais .Esta dualidade é a união de dois aspectos em um pensamento. É também o princípio basico da yoga. Dvavdva é o dois que sinalizam a dualidade para a Unidade- corpo e alma, ser individual e Ser Supremo, unidos se tornam um. Isso é por que o Senhor diz dvandva samasikasya- " Eu sou dvavdva", aquele  dual das formas compostas. Isto é a unidade a partir de todas as formas de dualidades.

O Tempo Infinito

A pessoas dividem o tempo em passado,presente e futuro. O futuro se inicia no presente. O presente é a transformação transformado do passado.Esta divisão do tempo é relativa apenas na percepção humana.O tempo na realidade está além de toda a dualidade.Ele é o fluir de um unico tempo. Esta é a conquista da dualidade para a unidade.

O Senhor : A Respiração que sustenta a Vida

dhata aham : " Eu sustento". Nas escrituras yogis,é dito, ayur vãyu, balam vãyu,dhãtã saririnah; " A respiração é vida, a respiraçãoé a força, a respiração mantém este corpo". Vayu significa a respiração ou vida- a vida útil. Respiração é também a força da pessoa, sustenta a vida no corpo. Sem respiração, nós não podemos viver. O ar que flui  dentro do corpo é a respiração; o ar que permanece fora é sem forma, existe por toda a parte.

Na Brahma-Sutra , comentada por Adi Shankaracharya

(Traduzido por Swami Gambhirananda)

"Essa fonte onisciente e onipotente é Brahman, da qual ocorre o nascimento, a continuação e a dissolução deste universo . Ele se  manifesta através do nome e da forma,  está associado a diversos agentes e experiências, que fornece suporte para ações e resultados. Regula o espaço, tempo e causalidade. Está além de todos os pensamentos e a real natureza da sua criação."


Kriya é a Unidade;  ações kri e divindade ya , kriya que deve ser praticada a cada respiração.

vishwato mukham " A face de Deus está em tudo lugar". Deus é omnipresente. Você não pode esconder nada de Deus.Ele está dentro e fora. Perceber isso constantemente é meditação. Esta é a presença da consciência onipresente.

Shri Guru ensina no seu livro: Akshara Tattva, Sacred Syllables

A  Unidade da criação: prakriti e Purusha

A criação é uma canção, a canção de vida e amor. Toda a criação canta. Os seres humanos são a \Suprema imagem de Deus em toda a criação. Nós podemos cantar, falare sorrir. No inicio da criação existia uma única linguagem,hoje existem muitas com suas formas de expressão.Desta maneira nós expressamos o anseio da nossa alma.

Cada corpo é o produto da união do corpo e da alma, prakriti e purusha. Purusha é o Ser que habita dentro de cada pessoa. Prakriti é a energia dançando através dos orgãos dos sentidos e externamente através de todos os elementos.

A Unidade  Mãe Divina

 A Mãe divina  é descrita bhãsã rupa, ou a forma da linguagem

 As Escrituras são a Mãe. A Mãe Divina é a linguagem do amor, pureza, e verdade

A linguagem universal, a união de todas as linguagens. 

Cada alfabeto tem sua Lingua Mãe.

A unidade : A, 

No significado raiz  a significação do alfabeto Sanscrito A é uma vogal ( svara varna)

a ou o primeiro som significa : União de : Vishnu, Krishna,Shiva, Uma, Brahma,Indra,Soma,Vayu,sol,Yama,Kala,Vasanta,Pranava, " o Sopro de vida",, Deus sem forma,exstência absoluta, " não nascido",símbolo do conhecimento e energia,pessoa feliz,tartaruga, o alojamento das mulheres no palácio, sacrifício e também representa a negação.

A Unidade Om

A letra Om significa Brahman. Todas as letras do alfabeto são uma unidade

Citando Katha Upanishad ( IV-10,11):

"Aquele que percebe a multiplicidade sofre na vida. Aquele que experimenta a unidade na diversidade é iluminada"o

 A Unidade Kriya Yoga

Kriya Yoga é a unidade de jnãna,karma e bakti


No seu livro forgive My Forgiveness: Apray of Remembrance Shri Guru ensina:

A filosofia Advaita significa o Monismo ( Um só Deus) ou a não dualidade de Brahman. Através da autoanálise se conhece " Quem eu sou" e se conhece que ! Eu sou Brahman Eu sou divino"

O Senhor é a trindade, os tres aspectos divinos: o criador ( Senhor Brahma) aquele que sustenta ( Senhor Vishnu)e o destruidor( Senhor Shiva)Estes são os tres aspectos da vida.

Apesar do Senhor Shiva ser o destruidor ele é ao mesmpo: o mestre da Yoga,tantra,musica e dança


Na Sree Shree Guru Gita, livro de Shri Guruji 

caitanyam sasvatam sãntam vyomãtitam niranjanan

nãdabindukalãtitam tasmai srigurave namah

64.Eu me curvo a ele, meu guru preceptor, que é pura consciência, eterno, pacífico, desapegado como o céu, cheio de luz e além de todas as cores, que está acima deste estágio de nada(som),bindu(ponto atômico) e kala (tempo)

jai guru omkara