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sábado, 8 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 43 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 05/06 2024

Shrimad Bhagavad Gita

 Bhakti Yoga

A Yoga do Amor Divino

capítulo 12

v 11


athai 'tad apy asakto 'si

kartum madyogam ãsritah

sarvakarmaphalatyãgam

'atah kuru yatãtmavãn


12:11 Ou, se você não for capaz de fazer nem isso, recorra ao yoga da realização (ação disciplinada); renuncie aos frutos das ações por autocontrole.



Paramahamsa Hariharananda, explica este versículo  no seu livro : No seu livro Baghavad Gita  in The Ligth of Kriya Yoga A| rare metaphorical explanation for God Realization,

Nos versos anteriores, o Senhor falou de abhyasa, repetição de prática. Agora o Senhor é explicado como vairagya, desapego interior.

Os Yoga Sutras (1:12) de Patanjali dizem, abhyãsa varãgyabhãm tat norodhah: A tranquilidade da mente é obtida pelas duas pernas necessárias para progredir no caminho espiritual. Sem um, o outro é incompleto; quem busca é coxo. 

São dois lados de uma mesma moeda. Abhyasa é a prática repetida de meditação e um estilo de vida espiritual. Infelizmente, as pessoas fazem muitas coisas, até mesmo meditar, sem desapego, com expectativa de resultados. No versículo anterior, o Senhor explicou detalhadamente o estado mais elevado de meditação e as práticas espirituais até o ate mais baixo.

Neste versículo, o Senhor discute duas coisas: primeiro, desistir ou renunciar aos frutos das ações e, segundo, recorrer ao yoga da realização divina (ação contida). O resultado de cada ação segue a pessoa que a executa. Apenas pensando, "renuncio ao fruto desta ação” não é uma renúncia real.

Quem está realmente realizando a ação em cada corpo vivo? Um corpo pode funcionar sozinho? Não. 

Um corpo sem espírito ou alma está morto, inerte e sem função (Veja a Bíblia, Tiago 2:22)A alma pode trabalhar no mundo sem o corpo? 

O corpo e a alma só podem funcionar no mundo quando estão unidos.

As pessoas comuns são conscientes do corpo e egocêntricas. Eles pensam como se fossem o corpo e, portanto, não conseguem perceber a alma. Essencialmente, os seres humanos são a imagem de Deus; eles são a alma, o poder ilimitado de Deus. Esse poder ilimitado permeia e funciona através da respiração. Portanto, a alma é o único executor. Perceber isso é devoção e fruto da ação mesmo durante o trabalho.

Você se desapega dos frutos da ação através da meditação, vivendo uma vida espiritual, percebendo a presença da alma e realizando kri e ya durante cada ação.

 Além disso, ao perceber o poder de Deus, todas as suas atividades são puras; você fica livre da tentação e da paixão.

Você não renuncia à ação para se desapegar dos frutos da ação. Enquanto a respiração permanecer no corpo, muitos tipos de trabalho serão realizados devido à atividade nos chakras. Através da meditação regular, levando uma vida espiritual, ação disciplinada, evitando pensamentos, palavras e ações inúteis, negativas e distrativas, e prática sincera de Kriya com fé, a renúncia interior e o desapego são alcançados.

Refletindo no meu  sofrimento fisico mental e espiritual e no ego que destroi as formas mais puras, o Amor Divino, Bhakti.

Guruji ensinou no seu discurso do dia 4, Baba disse para colocar o coração no bolso. E isso é marcante.

Ouvi hoje e reconheci o egoismos arrogância e vaidade

Me lembrei de Jesus , hoje quando o Swami Ishwarananda e os residentes Miguel Baba e Tom Baba estão justamente aqui em Santos ,subindo o Monte Serrat, são 400 degraus a viacruxis de Jesus. O caminho de Jesus até a crucificação. Depois de tres dias ressussitou e voltou para o planeta até que a sua missão estivesse cumprida. Mas ainda não foi, tem muitos que como eu que precisam ser resgatados , seguem rumo à libertação da cruz, a seu exemplo.

Chegar ao topo é chegar até a fontanela, é o caminho do sushumna de ida e volta è o caminho de toda a vida daqueles que seguem Jesus e os Mestres. O Swami veio para dar uma entrevista na TV. Pude compreender a lição da correrção. Do pensamento egocêntrico , do sofrimento para enxergar e reverenciar o Plano Divino em ação.

Os Mestres da Kriya Yoga são um com todos os Mestres do Planeta todas as formas de Deus. Todos passam por isso para nos ensinar. Enfim o ego a vaidade e a arrogância se manifestam primeiro no pensamento.Aí é preciso cortar. O guru corta o seu corte é pratico, sem emoções o devaneios. Ele também nos ama e dá todos os sinais deste amor com sua presença sutil.

Os diferentes tipos de ego tem que ser cortados para chegar até Deus , o Ser Supremo que habita em todos nós. 

Paramahamsa Hariharananda, explica 

 no seu livro :

 No seu livro Baghavad Gita  in The Ligth of Kriya Yoga A| rare metaphorical explanation for God Realization,

   cada tipo de ego que é preciso ser eliminado para aceitar o karma, o sofrimento com gratidão. Para entender as diferenças , ontem  li no seu livro como Shri Guru aprendeu com as lições da sua Mãe Divina quando ele era bem pequeno e sofria sem entender porque. Ele aprendeu o que é karma de outras vidas e desta vida.  Agora ensina o que é sofrer para mim, iluminando minha ignorância. estou tentando entender o sentido da minha vida e tanto sofrimento. è uma dura lição necessária.Mas é também uma linda lição de amor, Amor Divino.

A dor e o sofrimento às vezes são processos vivenciados comosco ou com os nossos familiares e entes queridos e isso abate aqueles que como eu estão neste processo de eliminação do ego , fortalecimento da fé, Aprendendo a me me sintonizar mais e mais com presença sutil de Shri Guruji, com graça do  Amor Divino. 

Então pesquisei o termo Ego no meu Blog  e encontrei um linda explanação s gobre o Senhor ensinando para não ficarmos abalados como Arjuna,pois esta não é uma atitude daqueles que o amam e o seguem, mas é preciso estarmos vigilantes. 

Refleti e fui meditar, purificar mais e mais a purigicação e irradiação do Amor nos chakras para eliminar o ego.

O ego é um grande impecílio no caminho espiritual e na evolução do ser humano.

 Baghavad Gita 02:02 Samkya Yoga : , a Yoga da Consciência Interior ( v2)em 03 de fevereiro de 2012


sribhagavan uvaca

kutas tvã kasmalam idam 

visame samupasthitam

anãryajustavam asvargyam

akirtikaram arjuna


O Senhor  Abençoado disse:

Arjuna, neste momento muito crítico, porque tem essa fraqueza tomada sobre você? Isso não é nobre, não é  divino em você.(02;02)

Paramahamsa Hariharananda, ensina:

ego no caminhoespiritual em cada chakra

Nosso amado Guruji nos diz que para termos qualidades divinas precisamos estar eternamente vigilantes. O Ego é um dos principais obstáculos para vencermos a decepção a desilusão e a tristeza.Estas não são qualidades divinas. Só o Amor de Deus nos diviniza.

Temos que analisar os motivos de nosso abatimento. Se for pelo Ego ferido com certeza não é um processo de disciplina espiritual interior pelo reconhecimento humilde de nossa pequenez diante de Deus, O Universo os Mestres nosso Gurudev, , nossos pais e professores.

Temos que estar sempre vigilantes : cada um dos cinco primeiros  Chakras que purificamos e energizamos nas nossas práticas de Kriya Yoga, está relacionado a um tipo de Ego. Porisso somente a prática contínua, sincera , com Amor e Devoção purifica nossos chakras.


Ego da Riqueza

 O Ego da Riqueza nos torna mesquinhos, apegados aos bens materiais. Nos sentimos superiores pela posse de bens materiais. Somos preconceituosos com os que não as possuem,  Queremos acumular mais e mais sem nunca ser o suficiente.

Se tivermos sempre nutrindo o primeiro chakra ou Muladhara com o Amor de Deus e a disciplina ao Gurudev, tudo o que possuimos, seja pouco ou muito, será utilizado para servir ao propósito divino e ao bem comum. Livre de apegos, expectativas ou desejos.


O que nós possuimos realmente? 

Se temos riquezas distribuimos ou acumulamos para o nosso benefício?

Dividimos o que temos, independente de ser pouco ou muito?

O que estamos fazendo para que haja menos desigualdade ?


Ego de Gênero

O Ego do gênero nos torna compulsivos pela beleza e atração física, ideias de superioridade e a disputa entre homens e mulheres. Preferências por filhos meninos ou meninas. Escravidão aos desejos e dificuldades para manter uma vida sexual saudável. O Ego de genero faz com que pessoas seduzam, ecravizem, violentem e matem em nome do desejo e vaidade.

Se estivermos sempre nutrindo e purificando este chacka Swadisthana a Poderosa Energia de Shakti pode ser canalizada para a construção de  famílias saudáveis e efetivas no papel de educar e proteger os filhos até sua emancipação. Esta poderosa Energia da Mãe Divina pode nos levar ao êxtase espiritual ,  a união cósmica de Shiva e Shakti no centro da alma e nossa união com O Senhor Todo Poderoso na fontanela : os diferentes tipos de samadhi durante a meditação e parabastha ( os efeitos da meditação)  e como descreve o Yograj Lahiri Mahasaya  até a libertação o estado de Sthirattva ( Tranquilidade eterna). Nirvakalpasamadhi e Mahasamdhi.


O Ego da Saúde

O Ego da Saúde faz com que utilizemos toda a nossa energia vital para o culto ao corpo, á perfeição das formas e desempenho. Faz com que sintamos repugnância pelas deformidades e doenças que acometem a maioria das pessoas, o envelhecimento e a dor. Todas as formas de prolongamento da vida material e a valorização da propria vida e da sua família em detrimento da vida dos demais. O uso de vidas humanas e animais para a produção de recursos de prolongamento da vida quando 2/3 da pupulação mundial não tem sequer acesso á agua potável e alimentos.Todas as necessidades básicas passam a ser supervalorizadas e acessíveis a poucos.

Quando estamos sempre nutrindo e purificando este chakra Manipura e a Energia Vital que nele é processada, aprendemos à tolerância, a nutrição através da respiração, a moderação, o jejum, a agradecer os alimentos,  os cuidados com o corpo como morada divina , promovendo condições básicas de vida para todos os seres vivos e direito á existência e morte dignas.


Ego de Status

 O Ego do Status ou posição faz com que nos sintamos melhores do que os demais por qualquer que seja o motivo. A arrogância, raiva, vaidade,orgulho,prepotência, desdém, humilhação, injustiça, preconceito, inveja destrutiva, ciúmes.


 Quando nutrimos e purificamos o chakra Anahata passamos a viver o caminho da  Kriya Yoga com  Amor Universal,  a Bakti  ( a devoção entre o adorado e o adorador) enquanto somos buscadores espirituais e discípulos até a emancipação Bijnan ou Ciência Absoluta, consciencia divina ( a Auto Realização em Deus)


O Ego da Inteligência

O Ego da Inteligência faz com que acreditemos que as habilidades que herdamos e foram estimuladas pelo ambiente familiar e social, sejam propriedades nossas, das quais utilizamos para o nosso benefício e nos envaidecemos delas. Faz com que esqueçamos quem somos e o que viemos fazer aqui. Faz com que acreditemos que por termos vários tipos de inteligências e habilidades complexas somos superiores aos animais e plantas que também são criaturas de Deus. Os grandes genios, cientistas, artistas, teóricos , inventores tem habilidades que deveriam ser postas a serviço da divindade da humanidade e da natureza.

Quando purificamos e nutrimos o Vishudha Chakra, e energia do Senhor Shiva e da Mãe Kali destroem a ilusão da dualidade, e percebemos que existe um só caminho para a evolução e está dentro de nós mas não nos pertence.

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Ego da Religião

O Ego da religião faz com que acreditemos que nossas crenças ou dogmas, escrituras ou regras sejam superiores às demais, ou absolutamente necessárias para ter acesso á Verdade Absoluta.Faz com que hajam guerras, violência, terrorismo, segregação em função do credo e seus ritos. As religiões são organizações de pessoas em torno de ritos e rituais que fazem parte da História e Cultura de diferentes Povos e Etnias por todo o planeta. A síndrome da superioridade e da autoridade religiosa do discurso é a característica mais marcante. Falar de Deus , pregar é diferente de viver, experimentar a ação de Deus em nós e no mundo.

Que nutre e purifica o Ajna Chacra passa ter humildade, pois tem acesso à Verdade Absoluta, na qual nossas capacidades humanas são poeira .Como diz o Gurudev no texto do link Ego : causa e solução, riqueza, beleza,inteligência e status não são permanentes, O Amor de Deus sim, é permanente!

Acima do centro da Alma, Ajna chakra existem mais chakras até a fontanela, dentro do crânio ( caverna de Brahman)  nestes chakras toda a forma, criada pela mente humana é destruída e só fica a essência do ser o self ( a pura consciência infinita).

Parakasha 

 A pratica sincera da Kriya Yoga guiada por um Mestre  nos permite dissolver a mente Manas, o intelecto Budhi, o coração Chittva e Ahangkara o Ego e seguir a respiração.

Daharakasha 

 Entrar no estado do "nada"  superconsciência abaixo da fontanela ( ponto atômico)

Atmakasha

consciência cósmica na  fontanela ( ponto atômico)

Mahakasha

nirvakalpa samadhi acima da fontanela, sem pulso e sem respiração.


Para acessar e deixar fluir a energia divina através do sushumna e todo o corpo é preciso entregar o Ego para o Senhor, que como Senhor Shiva segura o veneno dos chakras mais baixos, onde o ego nos amarra e a mente nos ilude. Quando atravessamos chegamos ao centro da alma a ilusão se dissipa como uma nuvem e recebemos o banho de Amor Divino, do Amado. Aos poucos , com a Graça Divina e a meditação, vamos aprendendo a atingir os niveis mais altos, os chakras superiores.

Shri Guruji ensina no seu livro Entendendo o Ego:

O ego se desenvolve com a atitude de possuir coisas. Temos ego relacionado as nossas famílias " minha esposa é tão linda", " meu marido é tão bom", "meus filhos são tão inteligentes". Somos egoístas com qualquer coisa que possuímos e esse ego continua crescendo.Quando um pequeno problema surge,nós nos sentimos muito inseguros e, por isso queremos possuir mais.

A personalidade egogêntrica está sempre desejando possuir coisas materiais ou autoridade sobre as pessoas e até mesmo sobre os animais. Umapessoa intoxicada pelo ego está sempre insatisfeita e descontente.Os mestres espirituais descrevem o ego como um veuque nos separa do nosso Amado . Quando o "eu" e o "meu" desaparecem gradualmente o nosso Amado,o nosso Deus aparece. A vida se torna um rio de amor e compaixão.

Os Ensinamentos de Jesus

A misericórdia



O Mestre da Lei disse a Jesus : Quem é o nosso próximo: Nós sofremos mas temos que ter misericórdia pelo sofrimento de todos . Todo o sofrimento de Jesus, dos Mestres é a soma do sofrimento de todos nós. Essa é a Misericórdia e a humildade que os que seguem o Mestre tem que ter humildadeumildade e aniquilar o ego e servir a todos sem distinção.
Não importa se estamos sofrendo com dores, limitações da idade, doenças e outros problemas. Temos que ser gratos por poder servir e amar, compreender que o sofrimento é causado pelo Karma.

A Lições  da Maternidade Divina o karma
ensinamentos da Swami Gurupremanandaji

Sgri Guruji sofria com a doença quando criança, tinha que ficar dentro de casa, observava as outras crianças brincando na rua, as diferenças entre as pessoas, por exemplo uns altos outros baixos, Ele era um bom menino e queria saber por que sofria.Perguntava á sua sábia Mãe, a Mãe Divina porque isso acontecia. Ela sempre ensinava, isso é o karma, já vem de outras vidas e isso não impede que você continue a ser bom cada vez mais.

Isso está descrito no  Evangelho de Jesus (Lc 10,25-37)

A misericórdia o cuidado o amor atodos que sofrem é divino

Naquele tempo, 25 um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu:

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.

E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

Jasus disse vá e seja como ele. Isso é bem assim não adianta sabermos falar de Deus, ensinar   o que  Deus ensina e ficar rezando e fazendo rituais, se não conseguirmos enxergar o sofrimento do outro, swe o sofrimento do outro não for o nosso próprio sofrimento. Ter compaixão e solidariedade, identificação como o outro e respeito nada disso importa. Ter misericórdia pelo outro é divino! Amar por tudo e todos, ter compaixão é divino, cuidar de quem sofre é divino!Assim estamos servindo a Jesus!Assim estamos servindo aos Mestres, estamos servindo a Deus.

jai guru omkara


terça-feira, 4 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 42 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 04/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Vibhuti Yoga

A Yoga das Glórias Divinas

capítulo 10

v 33



10:33 Das letras, sou A. Da palavra composta, sou as duplas. Sómente eu sou o tempo infinito. Sou o sustentador de tudo, tendo Minha face por todos os lados.

Shri Paramahamsa Hariharananda  ensina o significado de verso no seu livro  Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga

Alfabetos e letras são uteis para falar,escrever, e compreender. No Ingles existem vinte seis letras, começando por A ( No Potuguês também 26 letras começando por A). No Sânscito são 50 letras, também iniciando po A. No sâncrito estas 50 letras são associadas com 50 tipos de ar ou respiração (panchasa vayu). O  real significado de akshara ( o imperescível) assim como o conhecimento das letras e alfabetos são possíveis somente atraves do mestre realizado. "a" significa avyakta brahma,o Brahman imanifesto. 

A composição das palavras em duas ou mais palavras são unidas.Na gramática do Sanscrito ,você pode compor  palavras de seis formas. Uma forma é dvandva, which means duais .Esta dualidade é a união de dois aspectos em um pensamento. É também o princípio basico da yoga. Dvavdva é o dois que sinalizam a dualidade para a Unidade- corpo e alma, ser individual e Ser Supremo, unidos se tornam um. Isso é por que o Senhor diz dvandva samasikasya- " Eu sou dvavdva", aquele  dual das formas compostas. Isto é a unidade a partir de todas as formas de dualidades.

O Tempo Infinito

A pessoas dividem o tempo em passado,presente e futuro. O futuro se inicia no presente. O presente é a transformação transformado do passado.Esta divisão do tempo é relativa apenas na percepção humana.O tempo na realidade está além de toda a dualidade.Ele é o fluir de um unico tempo. Esta é a conquista da dualidade para a unidade.

O Senhor : A Respiração que sustenta a Vida

dhata aham : " Eu sustento". Nas escrituras yogis,é dito, ayur vãyu, balam vãyu,dhãtã saririnah; " A respiração é vida, a respiraçãoé a força, a respiração mantém este corpo". Vayu significa a respiração ou vida- a vida útil. Respiração é também a força da pessoa, sustenta a vida no corpo. Sem respiração, nós não podemos viver. O ar que flui  dentro do corpo é a respiração; o ar que permanece fora é sem forma, existe por toda a parte.

Na Brahma-Sutra , comentada por Adi Shankaracharya

(Traduzido por Swami Gambhirananda)

"Essa fonte onisciente e onipotente é Brahman, da qual ocorre o nascimento, a continuação e a dissolução deste universo . Ele se  manifesta através do nome e da forma,  está associado a diversos agentes e experiências, que fornece suporte para ações e resultados. Regula o espaço, tempo e causalidade. Está além de todos os pensamentos e a real natureza da sua criação."


Kriya é a Unidade;  ações kri e divindade ya , kriya que deve ser praticada a cada respiração.

vishwato mukham " A face de Deus está em tudo lugar". Deus é omnipresente. Você não pode esconder nada de Deus.Ele está dentro e fora. Perceber isso constantemente é meditação. Esta é a presença da consciência onipresente.

Shri Guru ensina no seu livro: Akshara Tattva, Sacred Syllables

A  Unidade da criação: prakriti e Purusha

A criação é uma canção, a canção de vida e amor. Toda a criação canta. Os seres humanos são a \Suprema imagem de Deus em toda a criação. Nós podemos cantar, falare sorrir. No inicio da criação existia uma única linguagem,hoje existem muitas com suas formas de expressão.Desta maneira nós expressamos o anseio da nossa alma.

Cada corpo é o produto da união do corpo e da alma, prakriti e purusha. Purusha é o Ser que habita dentro de cada pessoa. Prakriti é a energia dançando através dos orgãos dos sentidos e externamente através de todos os elementos.

A Unidade  Mãe Divina

 A Mãe divina  é descrita bhãsã rupa, ou a forma da linguagem

 As Escrituras são a Mãe. A Mãe Divina é a linguagem do amor, pureza, e verdade

A linguagem universal, a união de todas as linguagens. 

Cada alfabeto tem sua Lingua Mãe.

A unidade : A, 

No significado raiz  a significação do alfabeto Sanscrito A é uma vogal ( svara varna)

a ou o primeiro som significa : União de : Vishnu, Krishna,Shiva, Uma, Brahma,Indra,Soma,Vayu,sol,Yama,Kala,Vasanta,Pranava, " o Sopro de vida",, Deus sem forma,exstência absoluta, " não nascido",símbolo do conhecimento e energia,pessoa feliz,tartaruga, o alojamento das mulheres no palácio, sacrifício e também representa a negação.

A Unidade Om

A letra Om significa Brahman. Todas as letras do alfabeto são uma unidade

Citando Katha Upanishad ( IV-10,11):

"Aquele que percebe a multiplicidade sofre na vida. Aquele que experimenta a unidade na diversidade é iluminada"o

 A Unidade Kriya Yoga

Kriya Yoga é a unidade de jnãna,karma e bakti


No seu livro forgive My Forgiveness: Apray of Remembrance Shri Guru ensina:

A filosofia Advaita significa o Monismo ( Um só Deus) ou a não dualidade de Brahman. Através da autoanálise se conhece " Quem eu sou" e se conhece que ! Eu sou Brahman Eu sou divino"

O Senhor é a trindade, os tres aspectos divinos: o criador ( Senhor Brahma) aquele que sustenta ( Senhor Vishnu)e o destruidor( Senhor Shiva)Estes são os tres aspectos da vida.

Apesar do Senhor Shiva ser o destruidor ele é ao mesmpo: o mestre da Yoga,tantra,musica e dança


Na Sree Shree Guru Gita, livro de Shri Guruji 

caitanyam sasvatam sãntam vyomãtitam niranjanan

nãdabindukalãtitam tasmai srigurave namah

64.Eu me curvo a ele, meu guru preceptor, que é pura consciência, eterno, pacífico, desapegado como o céu, cheio de luz e além de todas as cores, que está acima deste estágio de nada(som),bindu(ponto atômico) e kala (tempo)

jai guru omkara

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 41 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 03/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Raja Vidya Raja Guhya Yoga

A Yoga da Secreta e Real Ciência

capítulo 09

v 12


maghãsã moghakarmãno
moghajnãnã vicetasah
rãksasim ãsurim cai va
prakrtim mohinim sritãh

09:12 Aqueles com aspirações vãs e conhecimento infrutífero, cujas ações são fúteis, e aqueles que são desprovidos de discriminação, que permanecem em uma natureza diabólica , são atraídos pela ilusão encantadora.


Shri Paramahamsa Hariharananda  ensina o significado de verso no seu livro  Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


"Ó Arjuna! Aqueles que Me ignoram ou Me desprezam devem enfrentar três dificuldades: suas aspirações são fúteis; suas atividades são infrutíferas, seu conhecimento é inútil."

As pessoas valorizam suas infinitas aspirações e expectativas, mas ficam inquietas esperando  seus desejos serem atendidos. Eles permanecem se movendo entre os centros mais baixos. O seu trabalho não é orientado por Deus.Estas pessoas não conhecem a fonte da aspiração,o verdadeira conquista na vida humana.Sem discriminação,eles procuram fora suuas  aquisições materiais,mad o desejo é a causa da sua atividade material. As reais atividades  se elevam parao progresso.

Humanos são atraidos pela multiplicidade, , rondam em multiplos pensamentos. Elas não percebem a unidade em tudo-a presençãade um único ser divino. Elas, completamente desiludidas, acham que desejam paz, felicidade e alegria. 

Estas pessoas são chamadas rakshasa,pessoas com natureza diabólica, extremamente mundanas e materialistas, realizando diferentes rituais embora plenos de medo ou perda. Eles são extremamente egoístas e tentam se apropriar de tudo por sí só. Eles estão cheios de amor por sí mesmos, alheios ao maor real.

Agitação e paz excluem uns aos outros, como a luz e a escuridão.A experiência e habilidade material proporciona apenas algun prazer nos chakas ou centros inferiores, maz a verdadeira paz, felicidade e alegria só pode ser percebida no estado de extrema calma.

Pessoas iludidas, extremamente agitadas e confusas , não encontram divindade em todas as coisas.Os seus desejos são tão multiplos quanto as suas atividades.Para eles a paz   está longe. Pesoas que estão extremamente envolvidas em atividades materiais eventualmente perdem a sua energia e força; suas ações são o início do conhecimento.

Na reflexão até ontem Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro 

Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga  refente 

No estudo concluido ontem ao Capítulo 17 , versículo 4 explicou 


Yaksha e Raksya

yaksha é o senhor da riqueza 

rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção


As pessoas adoram estes semideuses  para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material. Acumulam riquezas com ganância e prazeres dos sentidos.


 Shri Adishankara nos ensina a questionar Shri Guruji sempre nos ensina a questionar a cada meditação, cada respiração:

Quem sou eu?

Na minha pesquisa bibliográfica de ontem encontrei este texto:

Qual é  natureza que predomina em mim?

O egocentrismo  é :O foco no "eu", sem considerar seu efeito sobre outros seres vivos, como "Eu sou o ator, eu sou o desfrutador",  É considerado guna rajásica por aqueles que realizaram o conhecimento de Brahman .

 Naqueles com predominancia da natureza tamásica são aqueles relacionados à a preguiça, o roubo, o desejo, a ilusão e a destruição. 

Naqueles com predominancia da natureza rajasica são aqueles apaixonados cheios de energia e à ambição. 

Onde está sua mente agora?

Aqueles com psique rajas dominante buscam conhecimento do dharma

Naqueles com preponderância da natureza sáttvica buscam espiritualidade, o divino e autoconhecimento,  Sariraka Upanishad afirma no versículo 1.5 

  aqueles que buscam conhecimento destrutivo são tamásicos.


 Shri Guru  nos ensina no seu livro

Jnana Sankalini Tantra


Cada ser individualmente é potencialmente divino , mas nossas qualidades divinas estão imanifestas

De acordo com a Vedanta, a criação Maya é permeada e governa as tres qualidades. Com estas combinações e alterações são criadas infinitas variedades de nomes e formas. Estes aspectos também operam em cada ser individual e torna cada pessoa distinta da outra.

Cada pessoa tem uma natureza predominante operando em alternadamente.:

Qual é a natureza de cada atitude, agora?

tamas guna : (inércia e aborrecimento), preguiça e muita necessidade de dormir.

rajas guna: ( agressividade e ambição) identificação com a atividade e entusiasmo.

sattva guna ( calma e espiritualidade) plenitude da paz, felicidade e amor universal


Como as gunas se manifestam na jornada do seguidor? 

 Onde você está no caminho? 

A jornada do seguidor é como subir uma  escada de acordo com sua intenção e natureza, associada a cada degrau específico.

as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador são significativas na determinação de cada degrau. A literatura Tantrica emfatiza:

pashu bhava comportamento animal determinado pelis instintos e emoções

vira bhava comportamento heróico retratada como a consciência em meio à luta, manifestada em esforço persistente.

divya bhava divindade, manifestada no amor sublime por toda a criação, uma atitude de paz, felicidade e contentamento.

 na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:

O Parvati, esse bhava, que está além da percepção dos sentimentos e dos sentidos é Brahman. É o mais difícil de alcançar e é desprovido de nome e forma. É sem palavras e, portanto, inexplicável. Deve-se, assim, conhecer esse bhava

"Lembro-me e medito continuamente sobre o guru que é Brahman - o divino, puro, eterno, supremo, sem mácula e primordial, que alimenta todo o universo. Ele permanece eternamente presente no altar imperecível dos lótus de duas e mil pétalas. Ele é uma felicidade eterna, sem fim, completa. Assim, ele não é senão a alma, que entrou na cavidade divina e pode ir a qualquer lugar e em qualquer lugar, de acordo com sua vontade."

 Qual é o caminho?

(Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena)

Seu Gurudev , Paramahamsa Hariharananda ensinou que não é imortante se somos flores pequenas ou grandes na Girlanda. É o guru que as une  e todas são divinas.

Quem ensina e conduz  o caminho?

Falou que na India as pessoas reverenciam, buscam sempre se curvar aos pés  físicos do Mestre Espiritual e no ocidente este costume também foi adotado por alguns.

 na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:

A primeira sílaba gu significa a causa da manifestação de maya (ilussão) e os gunas (qualidades triplas da natureza). Conseqüentemente, a segunda sílaba ru é parambrahma, que remove o desapontamento, a ilusão e o erro.

guru preceptor

Eu me curvo ao preceptor do guru. Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.

A quem você referencia quando se curva?

"Contido em seus pés de lótus está o fogo florestal necessário para incendiar todo o universo. dentro de sua fontanela (brahma randhra), o lótus de mil pétalas, há um néctar semelhante à lua."

"Reverencie o Guru  em você!" 

Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena

om srigurave namah


domingo, 2 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 40 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 31/05 a 02/06


Shrimad Bhagavad Gita

 Shraddhatraya Vibagha Yoga 

A Yoga Classificação da FéTríplice 

capítulo 17

v 4





17:04   Pessoas de disposição sáttivc adoram os deuses. Aqueles de temperamento rasico adoram yakshas e rakshas , enquanto aqueles com qualidade tamásica adoram os espíritos dos mortos e dos fantasmas.


Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :

 Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


Em Sanskrito "deuses" são devas que vem da raiz div ( sem forma,eter)
Aqueles que se concentram na pituitária e fontanela, vão experimentar o verdadeiro amor de Deus.Lá está a força divina, mas não podemos vêloEle respira de lá. Se você tiver muita concentração, meditação e a ajuda de um mestre realizado você pode atngir o estado sem forma.
Este esxtremo estado espiritual não pode ser atingido atraves da fala,canto,mantras. sugestões,alucinações,especulação ou imaginação.
Este estado é a sabedoria. Os cinco orgãos dos sentidos não podem perceber a sabedoria, ela só pode ser percebida focando a concentrtação no ponto atomico na fontanela.

Existem 50 tipos de respiração e 49 delas são extrovertidas e agitadas. A quieta e tranquila e introvertida respiração, udana vayu, é uma respiração extremamente curta.

Quando se pratica a udana vayu atravésda prática de Kriya Yoga, você pode sentir o toque do Pai todo-poderoso, a pulsação, o som divino e o som aum. Não é necessário cantar com a boca, é possivel perceber a iluminação divina se concentrando na fontanela. Assim você atinge  o controle da respiração. 

O controle da respiração é o auto-controle, o domínio da respiração é o auto-domínio, o estado sem respiração é o estado sem morte.Este é omaior nível de espiritualidade. Neste estado não existem    os sentidos do mundo material. Este estado de extrema calma ( compaixão) é descrito nas escrituras .

No entanto algumas pessoas adoram a deuses ( não um Deus Unico, mas muitos deuses ou deidades) para o seu benefício pessoal. Eles adoram Shiva, Surya, Ganesha e Durga que são as deidades dos diferentes orgãos dos sentidos. Shiva nos ouvidos, Rama ,Krishna , Narayana ou Vishnu , que estão na pele; Surya nos olhos;Durga,Lakshmi,Kali,Jagaddhatri ou Shakti e outras na língua;Ganesha no nariz. Quem adora esses deuses  com formas e formalidades. Eles não sabem como perceber a força divina em todo o corpo.

As pessoas rajasicas sempre ocupadas co acumular muito dinheiro através dos negócios,profissões e atividades afins. Eles adoram yakshas e rakshasas ( semideuses). Yaksha é o senhor da riqueza e rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção.As pessoas adoram estes semideuses  para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material.

As pessoas tamasicas estão sempre procurando obter ganhos sem sincero esforço. Eles adoram fantasmas, bruxas e  espíritos da magia negra. Através desta adoração eles adquirem o poder dos espíritos malignos e tentam realizar desejos malígnos. Eles tem propensões demoníacas e são extremamente furiosos as vezes. Eles são extremamente agitados e se desviaram da verdade. Têm personalidades demoníacas ; são aqueles que acumulam riquezass por ganância e pelos prazeres dos sentidos.

Shri Guruji no seu livro: Jnana Sankalini Tantra


Ele comenta o verso 12: 

Um verdadeiro buscador deve elevar a consciência à confluência superior para experimentar paz interior, bem-aventurança e alegria.

Papa iem sânscrito é pecado. Mas o que é realmente pecado? O maior pecado é esquecer: "Quem sou eu? E pensar "Eu sou o corpo". Cometer erros repetidos, através dos sentidos, é um pecado. Sarva significa "todos", mas também pode significar "os sentidos". Sarvapapa é cultivar uma atitude de b

A resposta é tomar um banho de limpeza e recuperar a pureza interior. Um corpo pode ser limpo com água, mas esse não é o verdadeiro significado. advoga as sagradas escrituras, snanamana malatyaga: “O banho é a purificação da mente” para ser livre de todas as tendências negativas e impurezas, um devoto deve subir ao 'lugar do conhecimento" : ajna chakra e mergulhar na consciência da alma. Neste santuário sagrado, um aspirante espiritual é puro e livre da confusão pecaminosa dos sentidos.

Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  

akãlamrtyhartri ca sarvasamkatanãsini
yaksarãksasabhutãdi coravyãghravighãtini


215. Ele (o estudo do Guru Git) salva alguém da morte prematura e destrói todas as aflições. Elimina os efeitos malignos de yakshas, ​​rakshas, ​​fantasmas, até mesmo o medo de roubos, tigres e outros.


om srigurave namah


quinta-feira, 30 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 39 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 30/05

 Shrimad Bhagavad Gita

Prakriti Yoga 

A Yoga do Conhecimento do Corpo, do Campo e Conhecedor

capítulo 13

v 4



rsibhir bahudhã gitam

chandobir vividhaih prthak

brahmasutrapadais cai'va

hetumadbhir viniscitaih

Aqueles que vêem o cantaram de muitas maneiras, em vários hinos sagrados, bem como nos princípios definitivos e bem fundamentados do Absoluto (Os Brahmasutras).


Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :

 Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


Rishi significa homens de visão correta, os sábios. A canção dos grandes videntes e os escritos de Viyasa (Os Brahmasutras e os outros) não são apenas palavras nos livros. Estas escrituras são as experiências espirituais dos grandes videntes. São as canções da vida espiritual. Brahma significa o absoluto que tudo permeia, e sutra significa leitura ou ligação. 


Assim, a respiração é brahmasutra, o fio que se liga ao absoluto. Por causa desta respiração, todo ser vivo pode atuar no jogo divino de Deus, mas somente os humanos podem tomar consciência desta conexão. O Deus onipresente está respirando o fôlego de vida em cada ser humano (Bíblia Gênesis 1:27)

A coluna vertebral de cada ser humano é composta por trinta e duas vértebras empilhadas uma acima da outra. Todas as propensões animais, racionais e divinas se manifestam aqui. Mas quando uma pessoa cultiva o corpo humano com a ajuda do guru preceptor e através do poder de Deus, todas as qualidades animais podem ser superadas e a divindade pode ser percebida. Você pode evitar a escuridão da vida e perceber a iluminação constante.


Como perceber a presença viva de Deus em cada ser humano e em todo lugar? Este conhecimento foi revelado aos grandes visionários (maharishis), o homem de visão correta, como uma revelação espiritual.

Rishi significa homens de visão correta, os sábios. A canção dos grandes videntes e os escritos de Viyasa (Os Brahmasutras e os outros) não são apenas palavras nos livros. Estas escrituras são as experiências espirituais dos grandes videntes. São as canções da vida espiritual. Brahma significa o absoluto que tudo permeia, e sutra significa leitura ou ligação. Assim, a respiração é brahmasutra, o fio que se liga ao absoluto. Por causa desta respiração, todo ser vivo pode atuar no jogo divino de Deus, mas somente os humanos podem tomar consciência desta conexão. O Deus onipresente está respirando o sopro de vida em cada ser humano (Veja a Bíblia Gênesis 1:27)


As pessoas não deveriam vagar na escuridão como animais. Com a ajuda dos verdadeiros mestres do Kriya Yoga, você pode transformar sua vida, passando do estado comum para o estado divino, do conhecimento para a consciência, a consciência cósmica, chegando até mesmo ao estágio de sabedoria, que é o samadhi.

A terra corporal deve ser purificada e cultivada com a ajuda do guru preceptor. Assim como o professor da faculdade de medicina ensina tanto pela teoria quanto pela prática e ajuda seus alunos a se tornarem médicos qualificados e eficientes, da mesma forma o bendito Senhor diz: “Eu sou o Pai Todo-Poderoso, estou afirmando que os seres humanos não devem permanecer nas trevas.


As pessoas na escuridão são como os cegos que não conseguem ver nada; da mesma forma, as pessoas mundanas que não têm consciência do Eu interior são cegas. O Senhor Krishna é sa em cada ser – a alma, o Guru – e Ele está ensinando a todos vocês. Por favor, siga até Ele e alcance a realização de Deus.

Jai Guru


Na Shree Shree Guru Gita é dito:

na muktã devagandharvãh pitaro yaksakinnarãh

rsayah sarvasiddhãsca gurusevãparãnmukhãh

45- Aqueles que são avessos ao serviço do guru  preceptor não podem ser completamente libertados, mesmo que sejam gandharvas, pitris, yakshas, charanas, rishis, siddhas ou devas.


gandharva é a designação de seres celestiais muito dotados para a música.

pitris são chamados de ancestrais lunares da raça humana

yaksha  o nome de uma ampla classe de espíritos da natureza, geralmente benevolentes, que são responsáveis ​​pela manutenção dos tesouros naturais escondidos na terra e das raízes das árvores

charanas uma classe de semideuses menores especializados em recitar louvores

 rishi é aquele que conhece ou vê, portanto, um rishi é um vidente,é um termo védico para uma pessoa realizada e esclarecida. Os Rishis compuseram hinos dos Vedas

 siddha"alguém que é realizado". Refere-se a mestres aperfeiçoados que alcançaram um alto grau de perfeição ou iluminação física, bem como espiritual, almas liberadas. Siddha também pode se referir a alguém que atingiu um siddhi , capacidades paranormais.

deva é um dos diferentes tipos de seres não-humanos. São mais poderosos, vivem mais e, no geral, têm uma existência mais satisfeita que a média dos seres humanos, deva significa resplandecente, brilhante, aludido à sua aparência luminosa. Como adjetivo significa algo divino, celeste, glorioso.

Shri Guruji ensina no seu livro  Shree Shree Guru Gita 

guru preceptor pode ser sickha  guru ou diksha guru

Siksha guru é o professor que ensina os dois conhecimentos material,secular e religioso

portanto, qualquer pessoa ou qualquer coisa que aumente o conhecimento da vida, material ou espiritualé o professor

qualquer um. No início era a mãe, atualmente muitos são estes professores nas nossas vidas.

diksha guru é o professor que purifica o corpo e os órgãos dos sentidos do aspirante espiritual, infundindo a sua força espiritual no corpo e na mente do estudante através do processo de diksha ou iniciação. Na Kriya Yoga existem diferentes níveis de iniciação

Na Índia, desde tempos  imemoriais, tem havido uma ênfase no significado do guru na vida de uma pessoa, o que requer o estabelecimento de uma relação saudável entre guru e discípulo, cultivando a atitude de gratidão para com o guru pre

om srigurave namah

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 38 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 28 e 29 /05

  Shrimad Bhagavad Gita

Vidya Raja GuhyaYoga 

A Yoga da Ciência  Sagrada e Real Ciência

capítulo 09

v 27



yat karosi yad  asnãsi
yaj juhosi dadãsi yat
yat tapasyasi kaunteya
tat kurusva madarpanam


09:27 Tudo o que você fizer, tudo o que você comer, tudo o que você oferecer ao fogo sagrado, tudo o que você der (como caridade), tudo o que você meditar, ó filho de Kunti, faça-o como uma oferenda para Mim.



Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro: Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga , refernte a este versículo.


Deus ama o amor dos devotos.

Este amor é puru e ele por si só é divino

Aqui o Senhor fala a Arjuna o segredo da vida espiritual e da realização em Deus.

Oferecer tudo a Deus

O Senhor menciona 5 coisas:

karosi: todas as atividades
ahsnasi: a comida e o prazer
juhosi: todos os sacrifícios e oblações
dadasi: toda caridade e doação
tapasyasi: meditação


 As pessoas amam o prazer ,mas não percebem que o prazer é o resultado da respiração
Esta oferenda não é verbal, mas uma atitude interior

As pessoass que meditam ,que vêm o Ser que habita no seu interior,que ama Deus eestá unida ao Supremo, observa a vida como yajna, um sacrifício.
 Dedicando tudo ao Senhor, eles estão livres da escravidão.

O Senhor está explicando madarpanam: oferecer tudo ao Supremo.
Na verdade cada respiração é uma oferenda , uma cerimônia de fogo.

Aqueles que vivem este princípio, os cinco tipos de atividades: o gesto, o comer,o sacrifício, caridade e meditação, são dedicados a Deus.

Kunti é a mãe dos cinco Pandavas e de Karna. A força dentro da pituitária é chamada kun (dhatu) ti ; kun significa atomo- o refinado atomo na alma.Arjuna é filho de Kunti.

No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina os resultados da meditação
(tapasyasi: meditação)

Quando um buscador medita na fonte de todos os sons (om ou aum), todos os pensamentos e a mente desaparecem, e o meditador fica focado no som e se funde no estado de superconsciência ou no estado de consciência cósmica, neste nível superior de consciência. , o aspirante espiritual transcende os sete planos de existência dentro dos sete planos de existência dentro dos sete chakras e, finalmente, estabelece-se no Ser, no chakra sahasrara ou no topo da cabeça. Isto é conhecido como atma-vyavasthiti, ou o estado de completo estabelecimento no Ser.


Shri Guruji no seu livro The law of Karma

Cada atividade é o jogo de prakriti( natureza) que é kriya ,que é o papel ou função.

Com precisão impecável, a natureza funciona dia e noite. O corpo também funciona.

A função (kriya) se torna ação quando purusha ( o espírito que habita no interior) se associa com o corpo e é considerado aquele ser individual que age.

o associar o fazedor à ação, que é o ego, a função se torna uma ação.- kriya se torna karma.

quando uma função se torna uma ação, ela produz uma consequência.

Quando a função se torna ação porque nos identificamos com a natureza e o corpo, da mesma forma, o karma pode se tornar uma inação do carma

a aceitação da condição de fazedor causa identificação. Quando purusha se identifica com prakriti, experimentaremos o resultado do karma em momentos diferentes e em fases diferentes.

kriya é a função, karma é a ação e akarma é inação

entramos neste mundo, devemos aprender como viver, como agir na vida diária, e como nos libertar da escravidão

No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina (juhosi: todos os sacrifícios e oblações)

Nas escrituras há uma descrição de cinco tipos de dívidas que cada indivíduo deve se esforçar para reparar: 

deva runa: dívida  para com Deus
rshi runa : dívida para com os mestres
pitru runa dívidas para com os pais
nru runa dívida scm a humanidade
bhuta runa dívidas com a criação

Cinco ofertas ou atividades ajudam a resgatar a dívida:

deva yajna oferecendo oblação a Deus
brahma yajna transmitindo conhecimento espiritual para buscadores dignos
pitru yajna prestando homenagem aos familiares falecidos
nru yajna athiti seva servindo às necessidades de nossos semelhantes
bhuta yajna preservando o equilíbrio ecológico, protegendo os animais e o meio ambiente


Shri Guruji no seu livro The law of Karma:
(karosi: todas as atividades)

O karma pode ser eliminado com a graça dos Yogis e dos mestres espirituais.Grandes seres dispostos a sofrer para nos libertar do nosso karma.

Quando sofremos como resultado de karma negativo, estamos esgotando um efeito negativo e pagando nossos empréstimos. Da mesma forma, quando estamos felizes ao vivenciar o resultado de uma boa ação, saiba que seu saldo bancário de virtude está diminuindo

devemos enterrar o passado e nos esforçar para sermos bons aqui e agora. Deus e os gurus estão prontos para nos perdoar, mudamos nosso comportamento e nos aproximamos deles em pensamentos, palavras e ações.


Shru Guru nos ensina a orar:

"Ó meu amado, quando minha mente, minha vida, estiver completamente imersa em Ti, encontrarei a Verdade suprema, o tesouro mais elevado. Não existirão mais o bem e o mal, o prazer e a dor, o nascimento e a morte. Todas as distinções e diferenças desaparecerão. Até a unidade desaparecerá. Ó Deus, ajude-me a mudar minha vida e a me libertar das amarras do carma. Há tantos anos que sofro, me afogo no oceano do mundo. Sou prisioneiro do meu carma, mas através da Sua graça me foi mostrado o caminho para a verdadeira liberdade. Todo Poderoso Senhor, abençoe-me para me tornar altruísta. Que todas as minhas ações sejam dedicadas a Ti. Eu sou seu filho, portanto meus passos são pequenos. Mas com meus pequenos passos, estou sempre avançando, sempre chegando ao objetivo"

jai guru omkara

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 37 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 26 e 27/05


 Shrimad Bhagavad Gita

JnanaVijnanaYoga 

A Yoga do Conhecimento e da Aplicação do Conhecimento

capítulo 07

v 09

 


bahunãm jnanmamã ante
jnãnavãn mãm prapadyate
vãsudevah sarvam iti
sa mahãtmanã sudurlabhah

Ao longo de muitas vidas, a pessoa de sabedoria refugia-se em mim. Essa pessoa percebe que Vasudeva, o Deus que tudo permeia, está em tudo e em todo lugar. Uma alma tão grande é extremamente rara. (19)

Uma pequena homenagem a Shri Paramahamsa Hariharananda no seu aniversário de nascimento comemorado no dia 27 de Maio.

Minhas reverências ao Grande Mestre




Gotas de Nectar Paramahamsa Hariharananda diz::

Todo ser humano nasceu para a realização da Alma que está constantemene presente em seu corpo,por isso, voce deve obsrva-la em todas as atividades que realizar.
A todo momento devemos perguntar à nossa consciência se estamos prosseguindo em direção à meta divina.


Shri Guruji no seu livro: The Path of Perfection:


"Muitas pessoas pensam que sua jornada é do útero ao feto; elas estão vivendo para que um dia possam morrer. Muitas pessoas esperam pela morte de uma forma muito triste, pensando que esse é o único fim e nada mais.

Contemple com profundo amor: Minha vida é uma jornada. Estou vivendo neste mundo. Este mundo é uma jornada, um lugar de peregrinação. Já percorri uma longa distância, mas preciso avaliar onde estou agora.

Eu tenho que viajar. Embora eu pense que preciso de amigos ou companheiros, no final das contas terei que caminhar sozinho. Neste caminho, a amizade aparente não é uma amizade verdadeira. Nesta vida, desde o início da infância até agora, tantos amigos e companheiros vieram e feito. Estou sozinho agora e partirei sozinho, então vou me preparar.

O objetivo está nas nossas mãos.

Devo analisar a missão da vida.

A vida é uma jornada e devo saber qual é o meu objetivo. Eu procuro Não importa se procuro conquistas materiais ou realizações espirituais

Não perderei o rumo: não perderei a esperança. Eu devo caminhar. Caminharei passo a passo e nunca esquecerei que a cada passo o objetivo se aproxima. O objetivo não está longe.

O objetivo está nas nossas mãos"



Esta  linhagem de Mestres da Kriya Yoga , Seres  Realizados, Iluminados são estas almas raras , a voz divina que nos guiam e conduzem . Algumas citações podem nos orientar especificamente.

Mestres Espirituais , os Gurus da linhagem guru-shishya:

Shri Guruji no seu livro: Flores Divinas: A Linhagem dos Mestres da Kriya Yoga cita:


Babaji 

"Deus está em todo ser vivo"


Shri Lahiri Mahasaya :

"O mundo é o campo apropriado para a sadhana. Você pode obter qualquer coisa mesmo vivendo uma vida comum"

"Se o objetivo é claro para você, metade da sua jornada acabou"

Swami Shiyukteswar:

"Sabedoria não é uma mera exibição de destreza ao ministrar uma aula.O erudito comum estuda filosofia superficialmente e procura apenas o  sentido aparente.Po esta ótica os diplomas universitários e honrarias se tornam inferiores e quse triviais. O verdadeiro darshan ( filosofia) significa autorrealização."
/

Shri Sanyal   Mahasaya:

"Através da evolução espiritual nós nos tornamos livres das torturas da paixão raiva e cobiça"

Paramahamsa Yogananda:

Os problemas são necessários na vida e a fazem valer a pena. Receba cada pessoa e cada situação no campo da batalha da vida com a coragem de um heroi e o sorriso de um vencedor!

Swami Styananda:

Lmbre-se de que você deve aprender  com cada um e com todos

Shri Paramahamsa Hariharananda

"Sinta constantemente que você não é você, mas que você é o seu verdadeiro você."

Shri Guru Paramahamsa Prajnanananda no seu livro: The Path of Perfection:

Ele ensina no capítulo 16: Condicionando a Mente:

"Devo melhorar minha vida, mas devo remover o condicionamento que tenho. Uma bela alma está dentro de mim, cheia de amor, cheia de luz, cheia de consciência, cheia de beleza, mas está coberta pela mente, ego e emoção. A lâmpada está acesa, mas o vidro está sujo. Devo limpar o vidro. Vou limpar minha mente. Tentarei remover lentamente meus erros.

Eu devo mudar a mim mesmo. Quero acelerar minha jornada, minha evolução, preciso me mudar mais rapidamente. Eu tenho que ter pensamentos positivos. Tenho que valorizar os outros. Devo ter amor e compaixão pelos outros, mas autodisciplina e rigor por mim mesmo. Tentarei melhorar minha própria vida. 

A oportunidade não dura para sempre. Estarei estável e equilibrado, removendo as qualidades negativas, sendo preenchido com amor. Serei o instrumento da paz e do amor."

Livro de Shri Guruji Paramahamsa Prajnanananda: Shree Shree Guru Gita 

Submissão Humilde – Reflexões sobre o Guru Paduka Stotra:


"Shri é o Auto -iluminado o estado de Auto iluminação que um verdadeiro Mestre espiritual irradia com sua presença. No estado de paravastha , em profunda meditação o guru se manifesta no ser humano sob a forma de auto-iluminação. É um efeito visível nas várias formas de  samadhi.

O aluno acaba dominando o conhecimento que o guru incorpora.

O guru , enquanto Mestre espiritual é mais do que um professor; em sânscrito, guru significa aquele que dissipa as trevas e leva em direção à luz, tradicionalmente uma figura reverente para o aluno, com o guru servindo como um "conselheiro, que ajuda molda valores, compartilha tanto o conhecimento experimental quanto o literal, um exemplo na vida, uma fonte inspiradora e quem ajuda na evolução espiritual de um aluno 

A tradição guru-shishya , ou parampara ("linhagem"), denota uma sucessão de professores e discípulos na cultura e nas religiões védicas tradicionais.

Cada parampara pertence a um sampradaya específico e pode ter akharas, ashrams  e gurukulas próprios

Tudo se inicia com a reverência ao Mestre Espiritual , aos Gurus da linhagem guru-shishya."

sábado, 25 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 36 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 25/05

 Shrimad Bhagavad Gita

Vibhuti Yoga 

A Yoga Das Glórias Divinas

capítulo 10

v 01


sribhagavãn uvãca
bhuya eva mahãbãho
srnu me paramam vacah
yat te 'ham priyamãnãya
vaksyãmi hitakãmyayã

O Senhor disse:
Novamente, ó Arjuna de braços poderosos! Ouça Minha palavra suprema, que direi a você , amado, com desejo de seu bem-estar.

Shri Guru  no seu ensinamento de ontem no Mother Center disse:

Temos que ser fortes. O Shenhor Hanuman é forte. Ele é o devoto perfeito, sempre disposto a servi o Senhor.

As pessoas amam ser apreciadas. Isso é Ego.
mana é ego, destruição. Qualidade dos Kauravas. Devemos perguntara nós mesmos:

Onde está a sua mente?
Onde está o seu ego?

samana : Quando a pessoa gosta de ser apreciada, isso não é amor é amor por si mesmo.
avimana é Ego . Esturpor, vaidade , qualidade doa Asuras. Qualidade demoníaca.

Se somos assim, somos deminíacos.

amana o Senhor Budhha ensina: é matar a sí mesmo.
A mensagem é mate o ego, mate a mente.

A mente é agitada, oscila o tempo todo.

A mente pacífica é o estado sem mente.

Não basta estar meditando com os olhos fechados, se a mente está agitada.

O Senhor Krishna diz para ficarmos sem ego . Se achamos que cuidamos de tudo, se promovemos  a nós mesmos : "faço isso ou aquilo", isso é ego.

Assim como o Senhor Hanuman , mesmo tão poderoso e forte, perguntou ao Senhor Rama, ao Mestre : Qual é a minha habilidade? 

Ele foi firme no propósito de servir, se rendeu aos pés do Senhor Rama antes de atravessar o oceano e voltar.

Ele foi humilde.Devemos ter humildade

Devemos ser gratos:

Deus nos dá tantas oportunidades. Falou da Linhagem de Kriya Yoga, os Mestres, seus ensinamentos e histórias de vida.

Não conhecemos uns aos outros, somente que é realizado conhece as pessoas de fato.

Kriya Yoga é o equilíbrio entre a vida material e espiritual

Qual é o propósito da vida?

Cada um deve aceitar e seguir o karma , 

Existe um Plano Cósmico.

Existe um Plano para a Família Kriya Yoga

Não devemos chorar ou reclamar , mas sim cumprir o nosso dever.

Quem não tem ego não compara a sua situação com a do outro; não existe a dualidade, a divisão, a busca pelo poder.

Devemos nos perguntar a cada respiração: Quem sou eu?

Devemos cantar o nome de Deus a cada respiração!

Uma mente obsecada no que os otros pensam, não se rendeu a Deus.A quem nos rendemos, quem recebe as bênçãos?

Temos que nos transformar a cada respiração, nos render a cada respiração!

Estamos realmente com o coração aberto? limpo?

Na iniciação o guru com o seu mantra, purificou todas as negatividades, a crueldade, infundiu a calma,paz.

Durante algum tempo as pessoas percebem isso, mas não conseguem manter. Não cumprem o seu dever.

O guru não pode resolver isso, resolver os problemas pessoais então  Ele ora.


Devemos acabar com o jogo do ego e da mente.

Temos que nos esforçar por nós mesmos.

Temos que cumprir nosso dever , sermos cuidadosos e alertas

Temos que  nos render aos pés do Senhor Divino a cada respiração, cada palavra, e nos esquecer de nós mesmos.

jai guru

No estudo diário da Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    348, o Senhor disse:

na mrsã syãdyam devi maduktih satyarupini
gurugitãsamam stotram nãsti nãsti mahitale 


348.O Devi! O que eu disse a você nunca se tornará inverdade . Tudo o que é narrado por mim é na realidade a essência da verdade. Nesta Terra, não há hino igual ao Guru Gita. Não há nenhum. Não há nenhum.

om srigurave namah