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terça-feira, 4 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 42 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 04/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Vibhuti Yoga

A Yoga das Glórias Divinas

capítulo 10

v 33



10:33 Das letras, sou A. Da palavra composta, sou as duplas. Sómente eu sou o tempo infinito. Sou o sustentador de tudo, tendo Minha face por todos os lados.

Shri Paramahamsa Hariharananda  ensina o significado de verso no seu livro  Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga

Alfabetos e letras são uteis para falar,escrever, e compreender. No Ingles existem vinte seis letras, começando por A ( No Potuguês também 26 letras começando por A). No Sânscito são 50 letras, também iniciando po A. No sâncrito estas 50 letras são associadas com 50 tipos de ar ou respiração (panchasa vayu). O  real significado de akshara ( o imperescível) assim como o conhecimento das letras e alfabetos são possíveis somente atraves do mestre realizado. "a" significa avyakta brahma,o Brahman imanifesto. 

A composição das palavras em duas ou mais palavras são unidas.Na gramática do Sanscrito ,você pode compor  palavras de seis formas. Uma forma é dvandva, which means duais .Esta dualidade é a união de dois aspectos em um pensamento. É também o princípio basico da yoga. Dvavdva é o dois que sinalizam a dualidade para a Unidade- corpo e alma, ser individual e Ser Supremo, unidos se tornam um. Isso é por que o Senhor diz dvandva samasikasya- " Eu sou dvavdva", aquele  dual das formas compostas. Isto é a unidade a partir de todas as formas de dualidades.

O Tempo Infinito

A pessoas dividem o tempo em passado,presente e futuro. O futuro se inicia no presente. O presente é a transformação transformado do passado.Esta divisão do tempo é relativa apenas na percepção humana.O tempo na realidade está além de toda a dualidade.Ele é o fluir de um unico tempo. Esta é a conquista da dualidade para a unidade.

O Senhor : A Respiração que sustenta a Vida

dhata aham : " Eu sustento". Nas escrituras yogis,é dito, ayur vãyu, balam vãyu,dhãtã saririnah; " A respiração é vida, a respiraçãoé a força, a respiração mantém este corpo". Vayu significa a respiração ou vida- a vida útil. Respiração é também a força da pessoa, sustenta a vida no corpo. Sem respiração, nós não podemos viver. O ar que flui  dentro do corpo é a respiração; o ar que permanece fora é sem forma, existe por toda a parte.

Na Brahma-Sutra , comentada por Adi Shankaracharya

(Traduzido por Swami Gambhirananda)

"Essa fonte onisciente e onipotente é Brahman, da qual ocorre o nascimento, a continuação e a dissolução deste universo . Ele se  manifesta através do nome e da forma,  está associado a diversos agentes e experiências, que fornece suporte para ações e resultados. Regula o espaço, tempo e causalidade. Está além de todos os pensamentos e a real natureza da sua criação."


Kriya é a Unidade;  ações kri e divindade ya , kriya que deve ser praticada a cada respiração.

vishwato mukham " A face de Deus está em tudo lugar". Deus é omnipresente. Você não pode esconder nada de Deus.Ele está dentro e fora. Perceber isso constantemente é meditação. Esta é a presença da consciência onipresente.

Shri Guru ensina no seu livro: Akshara Tattva, Sacred Syllables

A  Unidade da criação: prakriti e Purusha

A criação é uma canção, a canção de vida e amor. Toda a criação canta. Os seres humanos são a \Suprema imagem de Deus em toda a criação. Nós podemos cantar, falare sorrir. No inicio da criação existia uma única linguagem,hoje existem muitas com suas formas de expressão.Desta maneira nós expressamos o anseio da nossa alma.

Cada corpo é o produto da união do corpo e da alma, prakriti e purusha. Purusha é o Ser que habita dentro de cada pessoa. Prakriti é a energia dançando através dos orgãos dos sentidos e externamente através de todos os elementos.

A Unidade  Mãe Divina

 A Mãe divina  é descrita bhãsã rupa, ou a forma da linguagem

 As Escrituras são a Mãe. A Mãe Divina é a linguagem do amor, pureza, e verdade

A linguagem universal, a união de todas as linguagens. 

Cada alfabeto tem sua Lingua Mãe.

A unidade : A, 

No significado raiz  a significação do alfabeto Sanscrito A é uma vogal ( svara varna)

a ou o primeiro som significa : União de : Vishnu, Krishna,Shiva, Uma, Brahma,Indra,Soma,Vayu,sol,Yama,Kala,Vasanta,Pranava, " o Sopro de vida",, Deus sem forma,exstência absoluta, " não nascido",símbolo do conhecimento e energia,pessoa feliz,tartaruga, o alojamento das mulheres no palácio, sacrifício e também representa a negação.

A Unidade Om

A letra Om significa Brahman. Todas as letras do alfabeto são uma unidade

Citando Katha Upanishad ( IV-10,11):

"Aquele que percebe a multiplicidade sofre na vida. Aquele que experimenta a unidade na diversidade é iluminada"o

 A Unidade Kriya Yoga

Kriya Yoga é a unidade de jnãna,karma e bakti


No seu livro forgive My Forgiveness: Apray of Remembrance Shri Guru ensina:

A filosofia Advaita significa o Monismo ( Um só Deus) ou a não dualidade de Brahman. Através da autoanálise se conhece " Quem eu sou" e se conhece que ! Eu sou Brahman Eu sou divino"

O Senhor é a trindade, os tres aspectos divinos: o criador ( Senhor Brahma) aquele que sustenta ( Senhor Vishnu)e o destruidor( Senhor Shiva)Estes são os tres aspectos da vida.

Apesar do Senhor Shiva ser o destruidor ele é ao mesmpo: o mestre da Yoga,tantra,musica e dança


Na Sree Shree Guru Gita, livro de Shri Guruji 

caitanyam sasvatam sãntam vyomãtitam niranjanan

nãdabindukalãtitam tasmai srigurave namah

64.Eu me curvo a ele, meu guru preceptor, que é pura consciência, eterno, pacífico, desapegado como o céu, cheio de luz e além de todas as cores, que está acima deste estágio de nada(som),bindu(ponto atômico) e kala (tempo)

jai guru omkara

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 41 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 03/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Raja Vidya Raja Guhya Yoga

A Yoga da Secreta e Real Ciência

capítulo 09

v 12


maghãsã moghakarmãno
moghajnãnã vicetasah
rãksasim ãsurim cai va
prakrtim mohinim sritãh

09:12 Aqueles com aspirações vãs e conhecimento infrutífero, cujas ações são fúteis, e aqueles que são desprovidos de discriminação, que permanecem em uma natureza diabólica , são atraídos pela ilusão encantadora.


Shri Paramahamsa Hariharananda  ensina o significado de verso no seu livro  Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


"Ó Arjuna! Aqueles que Me ignoram ou Me desprezam devem enfrentar três dificuldades: suas aspirações são fúteis; suas atividades são infrutíferas, seu conhecimento é inútil."

As pessoas valorizam suas infinitas aspirações e expectativas, mas ficam inquietas esperando  seus desejos serem atendidos. Eles permanecem se movendo entre os centros mais baixos. O seu trabalho não é orientado por Deus.Estas pessoas não conhecem a fonte da aspiração,o verdadeira conquista na vida humana.Sem discriminação,eles procuram fora suuas  aquisições materiais,mad o desejo é a causa da sua atividade material. As reais atividades  se elevam parao progresso.

Humanos são atraidos pela multiplicidade, , rondam em multiplos pensamentos. Elas não percebem a unidade em tudo-a presençãade um único ser divino. Elas, completamente desiludidas, acham que desejam paz, felicidade e alegria. 

Estas pessoas são chamadas rakshasa,pessoas com natureza diabólica, extremamente mundanas e materialistas, realizando diferentes rituais embora plenos de medo ou perda. Eles são extremamente egoístas e tentam se apropriar de tudo por sí só. Eles estão cheios de amor por sí mesmos, alheios ao maor real.

Agitação e paz excluem uns aos outros, como a luz e a escuridão.A experiência e habilidade material proporciona apenas algun prazer nos chakas ou centros inferiores, maz a verdadeira paz, felicidade e alegria só pode ser percebida no estado de extrema calma.

Pessoas iludidas, extremamente agitadas e confusas , não encontram divindade em todas as coisas.Os seus desejos são tão multiplos quanto as suas atividades.Para eles a paz   está longe. Pesoas que estão extremamente envolvidas em atividades materiais eventualmente perdem a sua energia e força; suas ações são o início do conhecimento.

Na reflexão até ontem Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro 

Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga  refente 

No estudo concluido ontem ao Capítulo 17 , versículo 4 explicou 


Yaksha e Raksya

yaksha é o senhor da riqueza 

rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção


As pessoas adoram estes semideuses  para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material. Acumulam riquezas com ganância e prazeres dos sentidos.


 Shri Adishankara nos ensina a questionar Shri Guruji sempre nos ensina a questionar a cada meditação, cada respiração:

Quem sou eu?

Na minha pesquisa bibliográfica de ontem encontrei este texto:

Qual é  natureza que predomina em mim?

O egocentrismo  é :O foco no "eu", sem considerar seu efeito sobre outros seres vivos, como "Eu sou o ator, eu sou o desfrutador",  É considerado guna rajásica por aqueles que realizaram o conhecimento de Brahman .

 Naqueles com predominancia da natureza tamásica são aqueles relacionados à a preguiça, o roubo, o desejo, a ilusão e a destruição. 

Naqueles com predominancia da natureza rajasica são aqueles apaixonados cheios de energia e à ambição. 

Onde está sua mente agora?

Aqueles com psique rajas dominante buscam conhecimento do dharma

Naqueles com preponderância da natureza sáttvica buscam espiritualidade, o divino e autoconhecimento,  Sariraka Upanishad afirma no versículo 1.5 

  aqueles que buscam conhecimento destrutivo são tamásicos.


 Shri Guru  nos ensina no seu livro

Jnana Sankalini Tantra


Cada ser individualmente é potencialmente divino , mas nossas qualidades divinas estão imanifestas

De acordo com a Vedanta, a criação Maya é permeada e governa as tres qualidades. Com estas combinações e alterações são criadas infinitas variedades de nomes e formas. Estes aspectos também operam em cada ser individual e torna cada pessoa distinta da outra.

Cada pessoa tem uma natureza predominante operando em alternadamente.:

Qual é a natureza de cada atitude, agora?

tamas guna : (inércia e aborrecimento), preguiça e muita necessidade de dormir.

rajas guna: ( agressividade e ambição) identificação com a atividade e entusiasmo.

sattva guna ( calma e espiritualidade) plenitude da paz, felicidade e amor universal


Como as gunas se manifestam na jornada do seguidor? 

 Onde você está no caminho? 

A jornada do seguidor é como subir uma  escada de acordo com sua intenção e natureza, associada a cada degrau específico.

as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador são significativas na determinação de cada degrau. A literatura Tantrica emfatiza:

pashu bhava comportamento animal determinado pelis instintos e emoções

vira bhava comportamento heróico retratada como a consciência em meio à luta, manifestada em esforço persistente.

divya bhava divindade, manifestada no amor sublime por toda a criação, uma atitude de paz, felicidade e contentamento.

 na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:

O Parvati, esse bhava, que está além da percepção dos sentimentos e dos sentidos é Brahman. É o mais difícil de alcançar e é desprovido de nome e forma. É sem palavras e, portanto, inexplicável. Deve-se, assim, conhecer esse bhava

"Lembro-me e medito continuamente sobre o guru que é Brahman - o divino, puro, eterno, supremo, sem mácula e primordial, que alimenta todo o universo. Ele permanece eternamente presente no altar imperecível dos lótus de duas e mil pétalas. Ele é uma felicidade eterna, sem fim, completa. Assim, ele não é senão a alma, que entrou na cavidade divina e pode ir a qualquer lugar e em qualquer lugar, de acordo com sua vontade."

 Qual é o caminho?

(Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena)

Seu Gurudev , Paramahamsa Hariharananda ensinou que não é imortante se somos flores pequenas ou grandes na Girlanda. É o guru que as une  e todas são divinas.

Quem ensina e conduz  o caminho?

Falou que na India as pessoas reverenciam, buscam sempre se curvar aos pés  físicos do Mestre Espiritual e no ocidente este costume também foi adotado por alguns.

 na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:

A primeira sílaba gu significa a causa da manifestação de maya (ilussão) e os gunas (qualidades triplas da natureza). Conseqüentemente, a segunda sílaba ru é parambrahma, que remove o desapontamento, a ilusão e o erro.

guru preceptor

Eu me curvo ao preceptor do guru. Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.

A quem você referencia quando se curva?

"Contido em seus pés de lótus está o fogo florestal necessário para incendiar todo o universo. dentro de sua fontanela (brahma randhra), o lótus de mil pétalas, há um néctar semelhante à lua."

"Reverencie o Guru  em você!" 

Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena

om srigurave namah


domingo, 2 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 40 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 31/05 a 02/06


Shrimad Bhagavad Gita

 Shraddhatraya Vibagha Yoga 

A Yoga Classificação da FéTríplice 

capítulo 17

v 4





17:04   Pessoas de disposição sáttivc adoram os deuses. Aqueles de temperamento rasico adoram yakshas e rakshas , enquanto aqueles com qualidade tamásica adoram os espíritos dos mortos e dos fantasmas.


Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :

 Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


Em Sanskrito "deuses" são devas que vem da raiz div ( sem forma,eter)
Aqueles que se concentram na pituitária e fontanela, vão experimentar o verdadeiro amor de Deus.Lá está a força divina, mas não podemos vêloEle respira de lá. Se você tiver muita concentração, meditação e a ajuda de um mestre realizado você pode atngir o estado sem forma.
Este esxtremo estado espiritual não pode ser atingido atraves da fala,canto,mantras. sugestões,alucinações,especulação ou imaginação.
Este estado é a sabedoria. Os cinco orgãos dos sentidos não podem perceber a sabedoria, ela só pode ser percebida focando a concentrtação no ponto atomico na fontanela.

Existem 50 tipos de respiração e 49 delas são extrovertidas e agitadas. A quieta e tranquila e introvertida respiração, udana vayu, é uma respiração extremamente curta.

Quando se pratica a udana vayu atravésda prática de Kriya Yoga, você pode sentir o toque do Pai todo-poderoso, a pulsação, o som divino e o som aum. Não é necessário cantar com a boca, é possivel perceber a iluminação divina se concentrando na fontanela. Assim você atinge  o controle da respiração. 

O controle da respiração é o auto-controle, o domínio da respiração é o auto-domínio, o estado sem respiração é o estado sem morte.Este é omaior nível de espiritualidade. Neste estado não existem    os sentidos do mundo material. Este estado de extrema calma ( compaixão) é descrito nas escrituras .

No entanto algumas pessoas adoram a deuses ( não um Deus Unico, mas muitos deuses ou deidades) para o seu benefício pessoal. Eles adoram Shiva, Surya, Ganesha e Durga que são as deidades dos diferentes orgãos dos sentidos. Shiva nos ouvidos, Rama ,Krishna , Narayana ou Vishnu , que estão na pele; Surya nos olhos;Durga,Lakshmi,Kali,Jagaddhatri ou Shakti e outras na língua;Ganesha no nariz. Quem adora esses deuses  com formas e formalidades. Eles não sabem como perceber a força divina em todo o corpo.

As pessoas rajasicas sempre ocupadas co acumular muito dinheiro através dos negócios,profissões e atividades afins. Eles adoram yakshas e rakshasas ( semideuses). Yaksha é o senhor da riqueza e rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção.As pessoas adoram estes semideuses  para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material.

As pessoas tamasicas estão sempre procurando obter ganhos sem sincero esforço. Eles adoram fantasmas, bruxas e  espíritos da magia negra. Através desta adoração eles adquirem o poder dos espíritos malignos e tentam realizar desejos malígnos. Eles tem propensões demoníacas e são extremamente furiosos as vezes. Eles são extremamente agitados e se desviaram da verdade. Têm personalidades demoníacas ; são aqueles que acumulam riquezass por ganância e pelos prazeres dos sentidos.

Shri Guruji no seu livro: Jnana Sankalini Tantra


Ele comenta o verso 12: 

Um verdadeiro buscador deve elevar a consciência à confluência superior para experimentar paz interior, bem-aventurança e alegria.

Papa iem sânscrito é pecado. Mas o que é realmente pecado? O maior pecado é esquecer: "Quem sou eu? E pensar "Eu sou o corpo". Cometer erros repetidos, através dos sentidos, é um pecado. Sarva significa "todos", mas também pode significar "os sentidos". Sarvapapa é cultivar uma atitude de b

A resposta é tomar um banho de limpeza e recuperar a pureza interior. Um corpo pode ser limpo com água, mas esse não é o verdadeiro significado. advoga as sagradas escrituras, snanamana malatyaga: “O banho é a purificação da mente” para ser livre de todas as tendências negativas e impurezas, um devoto deve subir ao 'lugar do conhecimento" : ajna chakra e mergulhar na consciência da alma. Neste santuário sagrado, um aspirante espiritual é puro e livre da confusão pecaminosa dos sentidos.

Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  

akãlamrtyhartri ca sarvasamkatanãsini
yaksarãksasabhutãdi coravyãghravighãtini


215. Ele (o estudo do Guru Git) salva alguém da morte prematura e destrói todas as aflições. Elimina os efeitos malignos de yakshas, ​​rakshas, ​​fantasmas, até mesmo o medo de roubos, tigres e outros.


om srigurave namah


quinta-feira, 30 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 39 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 30/05

 Shrimad Bhagavad Gita

Prakriti Yoga 

A Yoga do Conhecimento do Corpo, do Campo e Conhecedor

capítulo 13

v 4



rsibhir bahudhã gitam

chandobir vividhaih prthak

brahmasutrapadais cai'va

hetumadbhir viniscitaih

Aqueles que vêem o cantaram de muitas maneiras, em vários hinos sagrados, bem como nos princípios definitivos e bem fundamentados do Absoluto (Os Brahmasutras).


Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :

 Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga


Rishi significa homens de visão correta, os sábios. A canção dos grandes videntes e os escritos de Viyasa (Os Brahmasutras e os outros) não são apenas palavras nos livros. Estas escrituras são as experiências espirituais dos grandes videntes. São as canções da vida espiritual. Brahma significa o absoluto que tudo permeia, e sutra significa leitura ou ligação. 


Assim, a respiração é brahmasutra, o fio que se liga ao absoluto. Por causa desta respiração, todo ser vivo pode atuar no jogo divino de Deus, mas somente os humanos podem tomar consciência desta conexão. O Deus onipresente está respirando o fôlego de vida em cada ser humano (Bíblia Gênesis 1:27)

A coluna vertebral de cada ser humano é composta por trinta e duas vértebras empilhadas uma acima da outra. Todas as propensões animais, racionais e divinas se manifestam aqui. Mas quando uma pessoa cultiva o corpo humano com a ajuda do guru preceptor e através do poder de Deus, todas as qualidades animais podem ser superadas e a divindade pode ser percebida. Você pode evitar a escuridão da vida e perceber a iluminação constante.


Como perceber a presença viva de Deus em cada ser humano e em todo lugar? Este conhecimento foi revelado aos grandes visionários (maharishis), o homem de visão correta, como uma revelação espiritual.

Rishi significa homens de visão correta, os sábios. A canção dos grandes videntes e os escritos de Viyasa (Os Brahmasutras e os outros) não são apenas palavras nos livros. Estas escrituras são as experiências espirituais dos grandes videntes. São as canções da vida espiritual. Brahma significa o absoluto que tudo permeia, e sutra significa leitura ou ligação. Assim, a respiração é brahmasutra, o fio que se liga ao absoluto. Por causa desta respiração, todo ser vivo pode atuar no jogo divino de Deus, mas somente os humanos podem tomar consciência desta conexão. O Deus onipresente está respirando o sopro de vida em cada ser humano (Veja a Bíblia Gênesis 1:27)


As pessoas não deveriam vagar na escuridão como animais. Com a ajuda dos verdadeiros mestres do Kriya Yoga, você pode transformar sua vida, passando do estado comum para o estado divino, do conhecimento para a consciência, a consciência cósmica, chegando até mesmo ao estágio de sabedoria, que é o samadhi.

A terra corporal deve ser purificada e cultivada com a ajuda do guru preceptor. Assim como o professor da faculdade de medicina ensina tanto pela teoria quanto pela prática e ajuda seus alunos a se tornarem médicos qualificados e eficientes, da mesma forma o bendito Senhor diz: “Eu sou o Pai Todo-Poderoso, estou afirmando que os seres humanos não devem permanecer nas trevas.


As pessoas na escuridão são como os cegos que não conseguem ver nada; da mesma forma, as pessoas mundanas que não têm consciência do Eu interior são cegas. O Senhor Krishna é sa em cada ser – a alma, o Guru – e Ele está ensinando a todos vocês. Por favor, siga até Ele e alcance a realização de Deus.

Jai Guru


Na Shree Shree Guru Gita é dito:

na muktã devagandharvãh pitaro yaksakinnarãh

rsayah sarvasiddhãsca gurusevãparãnmukhãh

45- Aqueles que são avessos ao serviço do guru  preceptor não podem ser completamente libertados, mesmo que sejam gandharvas, pitris, yakshas, charanas, rishis, siddhas ou devas.


gandharva é a designação de seres celestiais muito dotados para a música.

pitris são chamados de ancestrais lunares da raça humana

yaksha  o nome de uma ampla classe de espíritos da natureza, geralmente benevolentes, que são responsáveis ​​pela manutenção dos tesouros naturais escondidos na terra e das raízes das árvores

charanas uma classe de semideuses menores especializados em recitar louvores

 rishi é aquele que conhece ou vê, portanto, um rishi é um vidente,é um termo védico para uma pessoa realizada e esclarecida. Os Rishis compuseram hinos dos Vedas

 siddha"alguém que é realizado". Refere-se a mestres aperfeiçoados que alcançaram um alto grau de perfeição ou iluminação física, bem como espiritual, almas liberadas. Siddha também pode se referir a alguém que atingiu um siddhi , capacidades paranormais.

deva é um dos diferentes tipos de seres não-humanos. São mais poderosos, vivem mais e, no geral, têm uma existência mais satisfeita que a média dos seres humanos, deva significa resplandecente, brilhante, aludido à sua aparência luminosa. Como adjetivo significa algo divino, celeste, glorioso.

Shri Guruji ensina no seu livro  Shree Shree Guru Gita 

guru preceptor pode ser sickha  guru ou diksha guru

Siksha guru é o professor que ensina os dois conhecimentos material,secular e religioso

portanto, qualquer pessoa ou qualquer coisa que aumente o conhecimento da vida, material ou espiritualé o professor

qualquer um. No início era a mãe, atualmente muitos são estes professores nas nossas vidas.

diksha guru é o professor que purifica o corpo e os órgãos dos sentidos do aspirante espiritual, infundindo a sua força espiritual no corpo e na mente do estudante através do processo de diksha ou iniciação. Na Kriya Yoga existem diferentes níveis de iniciação

Na Índia, desde tempos  imemoriais, tem havido uma ênfase no significado do guru na vida de uma pessoa, o que requer o estabelecimento de uma relação saudável entre guru e discípulo, cultivando a atitude de gratidão para com o guru pre

om srigurave namah

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 38 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 28 e 29 /05

  Shrimad Bhagavad Gita

Vidya Raja GuhyaYoga 

A Yoga da Ciência  Sagrada e Real Ciência

capítulo 09

v 27



yat karosi yad  asnãsi
yaj juhosi dadãsi yat
yat tapasyasi kaunteya
tat kurusva madarpanam


09:27 Tudo o que você fizer, tudo o que você comer, tudo o que você oferecer ao fogo sagrado, tudo o que você der (como caridade), tudo o que você meditar, ó filho de Kunti, faça-o como uma oferenda para Mim.



Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro: Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga , refernte a este versículo.


Deus ama o amor dos devotos.

Este amor é puru e ele por si só é divino

Aqui o Senhor fala a Arjuna o segredo da vida espiritual e da realização em Deus.

Oferecer tudo a Deus

O Senhor menciona 5 coisas:

karosi: todas as atividades
ahsnasi: a comida e o prazer
juhosi: todos os sacrifícios e oblações
dadasi: toda caridade e doação
tapasyasi: meditação


 As pessoas amam o prazer ,mas não percebem que o prazer é o resultado da respiração
Esta oferenda não é verbal, mas uma atitude interior

As pessoass que meditam ,que vêm o Ser que habita no seu interior,que ama Deus eestá unida ao Supremo, observa a vida como yajna, um sacrifício.
 Dedicando tudo ao Senhor, eles estão livres da escravidão.

O Senhor está explicando madarpanam: oferecer tudo ao Supremo.
Na verdade cada respiração é uma oferenda , uma cerimônia de fogo.

Aqueles que vivem este princípio, os cinco tipos de atividades: o gesto, o comer,o sacrifício, caridade e meditação, são dedicados a Deus.

Kunti é a mãe dos cinco Pandavas e de Karna. A força dentro da pituitária é chamada kun (dhatu) ti ; kun significa atomo- o refinado atomo na alma.Arjuna é filho de Kunti.

No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina os resultados da meditação
(tapasyasi: meditação)

Quando um buscador medita na fonte de todos os sons (om ou aum), todos os pensamentos e a mente desaparecem, e o meditador fica focado no som e se funde no estado de superconsciência ou no estado de consciência cósmica, neste nível superior de consciência. , o aspirante espiritual transcende os sete planos de existência dentro dos sete planos de existência dentro dos sete chakras e, finalmente, estabelece-se no Ser, no chakra sahasrara ou no topo da cabeça. Isto é conhecido como atma-vyavasthiti, ou o estado de completo estabelecimento no Ser.


Shri Guruji no seu livro The law of Karma

Cada atividade é o jogo de prakriti( natureza) que é kriya ,que é o papel ou função.

Com precisão impecável, a natureza funciona dia e noite. O corpo também funciona.

A função (kriya) se torna ação quando purusha ( o espírito que habita no interior) se associa com o corpo e é considerado aquele ser individual que age.

o associar o fazedor à ação, que é o ego, a função se torna uma ação.- kriya se torna karma.

quando uma função se torna uma ação, ela produz uma consequência.

Quando a função se torna ação porque nos identificamos com a natureza e o corpo, da mesma forma, o karma pode se tornar uma inação do carma

a aceitação da condição de fazedor causa identificação. Quando purusha se identifica com prakriti, experimentaremos o resultado do karma em momentos diferentes e em fases diferentes.

kriya é a função, karma é a ação e akarma é inação

entramos neste mundo, devemos aprender como viver, como agir na vida diária, e como nos libertar da escravidão

No seu livro Jnana Sankalini Tantra Shri Guruji ensina (juhosi: todos os sacrifícios e oblações)

Nas escrituras há uma descrição de cinco tipos de dívidas que cada indivíduo deve se esforçar para reparar: 

deva runa: dívida  para com Deus
rshi runa : dívida para com os mestres
pitru runa dívidas para com os pais
nru runa dívida scm a humanidade
bhuta runa dívidas com a criação

Cinco ofertas ou atividades ajudam a resgatar a dívida:

deva yajna oferecendo oblação a Deus
brahma yajna transmitindo conhecimento espiritual para buscadores dignos
pitru yajna prestando homenagem aos familiares falecidos
nru yajna athiti seva servindo às necessidades de nossos semelhantes
bhuta yajna preservando o equilíbrio ecológico, protegendo os animais e o meio ambiente


Shri Guruji no seu livro The law of Karma:
(karosi: todas as atividades)

O karma pode ser eliminado com a graça dos Yogis e dos mestres espirituais.Grandes seres dispostos a sofrer para nos libertar do nosso karma.

Quando sofremos como resultado de karma negativo, estamos esgotando um efeito negativo e pagando nossos empréstimos. Da mesma forma, quando estamos felizes ao vivenciar o resultado de uma boa ação, saiba que seu saldo bancário de virtude está diminuindo

devemos enterrar o passado e nos esforçar para sermos bons aqui e agora. Deus e os gurus estão prontos para nos perdoar, mudamos nosso comportamento e nos aproximamos deles em pensamentos, palavras e ações.


Shru Guru nos ensina a orar:

"Ó meu amado, quando minha mente, minha vida, estiver completamente imersa em Ti, encontrarei a Verdade suprema, o tesouro mais elevado. Não existirão mais o bem e o mal, o prazer e a dor, o nascimento e a morte. Todas as distinções e diferenças desaparecerão. Até a unidade desaparecerá. Ó Deus, ajude-me a mudar minha vida e a me libertar das amarras do carma. Há tantos anos que sofro, me afogo no oceano do mundo. Sou prisioneiro do meu carma, mas através da Sua graça me foi mostrado o caminho para a verdadeira liberdade. Todo Poderoso Senhor, abençoe-me para me tornar altruísta. Que todas as minhas ações sejam dedicadas a Ti. Eu sou seu filho, portanto meus passos são pequenos. Mas com meus pequenos passos, estou sempre avançando, sempre chegando ao objetivo"

jai guru omkara

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 37 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 26 e 27/05


 Shrimad Bhagavad Gita

JnanaVijnanaYoga 

A Yoga do Conhecimento e da Aplicação do Conhecimento

capítulo 07

v 09

 


bahunãm jnanmamã ante
jnãnavãn mãm prapadyate
vãsudevah sarvam iti
sa mahãtmanã sudurlabhah

Ao longo de muitas vidas, a pessoa de sabedoria refugia-se em mim. Essa pessoa percebe que Vasudeva, o Deus que tudo permeia, está em tudo e em todo lugar. Uma alma tão grande é extremamente rara. (19)

Uma pequena homenagem a Shri Paramahamsa Hariharananda no seu aniversário de nascimento comemorado no dia 27 de Maio.

Minhas reverências ao Grande Mestre




Gotas de Nectar Paramahamsa Hariharananda diz::

Todo ser humano nasceu para a realização da Alma que está constantemene presente em seu corpo,por isso, voce deve obsrva-la em todas as atividades que realizar.
A todo momento devemos perguntar à nossa consciência se estamos prosseguindo em direção à meta divina.


Shri Guruji no seu livro: The Path of Perfection:


"Muitas pessoas pensam que sua jornada é do útero ao feto; elas estão vivendo para que um dia possam morrer. Muitas pessoas esperam pela morte de uma forma muito triste, pensando que esse é o único fim e nada mais.

Contemple com profundo amor: Minha vida é uma jornada. Estou vivendo neste mundo. Este mundo é uma jornada, um lugar de peregrinação. Já percorri uma longa distância, mas preciso avaliar onde estou agora.

Eu tenho que viajar. Embora eu pense que preciso de amigos ou companheiros, no final das contas terei que caminhar sozinho. Neste caminho, a amizade aparente não é uma amizade verdadeira. Nesta vida, desde o início da infância até agora, tantos amigos e companheiros vieram e feito. Estou sozinho agora e partirei sozinho, então vou me preparar.

O objetivo está nas nossas mãos.

Devo analisar a missão da vida.

A vida é uma jornada e devo saber qual é o meu objetivo. Eu procuro Não importa se procuro conquistas materiais ou realizações espirituais

Não perderei o rumo: não perderei a esperança. Eu devo caminhar. Caminharei passo a passo e nunca esquecerei que a cada passo o objetivo se aproxima. O objetivo não está longe.

O objetivo está nas nossas mãos"



Esta  linhagem de Mestres da Kriya Yoga , Seres  Realizados, Iluminados são estas almas raras , a voz divina que nos guiam e conduzem . Algumas citações podem nos orientar especificamente.

Mestres Espirituais , os Gurus da linhagem guru-shishya:

Shri Guruji no seu livro: Flores Divinas: A Linhagem dos Mestres da Kriya Yoga cita:


Babaji 

"Deus está em todo ser vivo"


Shri Lahiri Mahasaya :

"O mundo é o campo apropriado para a sadhana. Você pode obter qualquer coisa mesmo vivendo uma vida comum"

"Se o objetivo é claro para você, metade da sua jornada acabou"

Swami Shiyukteswar:

"Sabedoria não é uma mera exibição de destreza ao ministrar uma aula.O erudito comum estuda filosofia superficialmente e procura apenas o  sentido aparente.Po esta ótica os diplomas universitários e honrarias se tornam inferiores e quse triviais. O verdadeiro darshan ( filosofia) significa autorrealização."
/

Shri Sanyal   Mahasaya:

"Através da evolução espiritual nós nos tornamos livres das torturas da paixão raiva e cobiça"

Paramahamsa Yogananda:

Os problemas são necessários na vida e a fazem valer a pena. Receba cada pessoa e cada situação no campo da batalha da vida com a coragem de um heroi e o sorriso de um vencedor!

Swami Styananda:

Lmbre-se de que você deve aprender  com cada um e com todos

Shri Paramahamsa Hariharananda

"Sinta constantemente que você não é você, mas que você é o seu verdadeiro você."

Shri Guru Paramahamsa Prajnanananda no seu livro: The Path of Perfection:

Ele ensina no capítulo 16: Condicionando a Mente:

"Devo melhorar minha vida, mas devo remover o condicionamento que tenho. Uma bela alma está dentro de mim, cheia de amor, cheia de luz, cheia de consciência, cheia de beleza, mas está coberta pela mente, ego e emoção. A lâmpada está acesa, mas o vidro está sujo. Devo limpar o vidro. Vou limpar minha mente. Tentarei remover lentamente meus erros.

Eu devo mudar a mim mesmo. Quero acelerar minha jornada, minha evolução, preciso me mudar mais rapidamente. Eu tenho que ter pensamentos positivos. Tenho que valorizar os outros. Devo ter amor e compaixão pelos outros, mas autodisciplina e rigor por mim mesmo. Tentarei melhorar minha própria vida. 

A oportunidade não dura para sempre. Estarei estável e equilibrado, removendo as qualidades negativas, sendo preenchido com amor. Serei o instrumento da paz e do amor."

Livro de Shri Guruji Paramahamsa Prajnanananda: Shree Shree Guru Gita 

Submissão Humilde – Reflexões sobre o Guru Paduka Stotra:


"Shri é o Auto -iluminado o estado de Auto iluminação que um verdadeiro Mestre espiritual irradia com sua presença. No estado de paravastha , em profunda meditação o guru se manifesta no ser humano sob a forma de auto-iluminação. É um efeito visível nas várias formas de  samadhi.

O aluno acaba dominando o conhecimento que o guru incorpora.

O guru , enquanto Mestre espiritual é mais do que um professor; em sânscrito, guru significa aquele que dissipa as trevas e leva em direção à luz, tradicionalmente uma figura reverente para o aluno, com o guru servindo como um "conselheiro, que ajuda molda valores, compartilha tanto o conhecimento experimental quanto o literal, um exemplo na vida, uma fonte inspiradora e quem ajuda na evolução espiritual de um aluno 

A tradição guru-shishya , ou parampara ("linhagem"), denota uma sucessão de professores e discípulos na cultura e nas religiões védicas tradicionais.

Cada parampara pertence a um sampradaya específico e pode ter akharas, ashrams  e gurukulas próprios

Tudo se inicia com a reverência ao Mestre Espiritual , aos Gurus da linhagem guru-shishya."

sábado, 25 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 36 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 25/05

 Shrimad Bhagavad Gita

Vibhuti Yoga 

A Yoga Das Glórias Divinas

capítulo 10

v 01


sribhagavãn uvãca
bhuya eva mahãbãho
srnu me paramam vacah
yat te 'ham priyamãnãya
vaksyãmi hitakãmyayã

O Senhor disse:
Novamente, ó Arjuna de braços poderosos! Ouça Minha palavra suprema, que direi a você , amado, com desejo de seu bem-estar.

Shri Guru  no seu ensinamento de ontem no Mother Center disse:

Temos que ser fortes. O Shenhor Hanuman é forte. Ele é o devoto perfeito, sempre disposto a servi o Senhor.

As pessoas amam ser apreciadas. Isso é Ego.
mana é ego, destruição. Qualidade dos Kauravas. Devemos perguntara nós mesmos:

Onde está a sua mente?
Onde está o seu ego?

samana : Quando a pessoa gosta de ser apreciada, isso não é amor é amor por si mesmo.
avimana é Ego . Esturpor, vaidade , qualidade doa Asuras. Qualidade demoníaca.

Se somos assim, somos deminíacos.

amana o Senhor Budhha ensina: é matar a sí mesmo.
A mensagem é mate o ego, mate a mente.

A mente é agitada, oscila o tempo todo.

A mente pacífica é o estado sem mente.

Não basta estar meditando com os olhos fechados, se a mente está agitada.

O Senhor Krishna diz para ficarmos sem ego . Se achamos que cuidamos de tudo, se promovemos  a nós mesmos : "faço isso ou aquilo", isso é ego.

Assim como o Senhor Hanuman , mesmo tão poderoso e forte, perguntou ao Senhor Rama, ao Mestre : Qual é a minha habilidade? 

Ele foi firme no propósito de servir, se rendeu aos pés do Senhor Rama antes de atravessar o oceano e voltar.

Ele foi humilde.Devemos ter humildade

Devemos ser gratos:

Deus nos dá tantas oportunidades. Falou da Linhagem de Kriya Yoga, os Mestres, seus ensinamentos e histórias de vida.

Não conhecemos uns aos outros, somente que é realizado conhece as pessoas de fato.

Kriya Yoga é o equilíbrio entre a vida material e espiritual

Qual é o propósito da vida?

Cada um deve aceitar e seguir o karma , 

Existe um Plano Cósmico.

Existe um Plano para a Família Kriya Yoga

Não devemos chorar ou reclamar , mas sim cumprir o nosso dever.

Quem não tem ego não compara a sua situação com a do outro; não existe a dualidade, a divisão, a busca pelo poder.

Devemos nos perguntar a cada respiração: Quem sou eu?

Devemos cantar o nome de Deus a cada respiração!

Uma mente obsecada no que os otros pensam, não se rendeu a Deus.A quem nos rendemos, quem recebe as bênçãos?

Temos que nos transformar a cada respiração, nos render a cada respiração!

Estamos realmente com o coração aberto? limpo?

Na iniciação o guru com o seu mantra, purificou todas as negatividades, a crueldade, infundiu a calma,paz.

Durante algum tempo as pessoas percebem isso, mas não conseguem manter. Não cumprem o seu dever.

O guru não pode resolver isso, resolver os problemas pessoais então  Ele ora.


Devemos acabar com o jogo do ego e da mente.

Temos que nos esforçar por nós mesmos.

Temos que cumprir nosso dever , sermos cuidadosos e alertas

Temos que  nos render aos pés do Senhor Divino a cada respiração, cada palavra, e nos esquecer de nós mesmos.

jai guru

No estudo diário da Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    348, o Senhor disse:

na mrsã syãdyam devi maduktih satyarupini
gurugitãsamam stotram nãsti nãsti mahitale 


348.O Devi! O que eu disse a você nunca se tornará inverdade . Tudo o que é narrado por mim é na realidade a essência da verdade. Nesta Terra, não há hino igual ao Guru Gita. Não há nenhum. Não há nenhum.

om srigurave namah

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 35 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 24/05

 

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga 

A Yoga A Yoga da Forma Cósmica  Revelada 

capítulo 11

v 22



rudraditya vasavo ye ca sãdyã
visve'svinau marutas co 'smapãs ca
ghanharvayaksãsurasiddhasangã
viksante tvãm vismitãs 'vasarve

22. Os Rudras, os Adityas, os Vasus, os Sadyas, os Viswa Devas, os gêmeos Ashwins, os Marutas, o grupo de Ghandarvas, Yakshas, ​​Asuras e Siddhas, todos olham para Você com admiração.


 Arjuna assim como todos  estes seres admiram a A formica Cósmica de Deus . A Kriya Yoga é o caminho para admirarmos a Forma Cosmica do Senhor.

Shri Gurudev explica este versículo no seu livro: Bhagavad Gita  In the ligth of Kriya Yoga:
 
"No corpo humano estes estão na forma de ares vitais, qualidades divinas e boas disposições. Durante a meditação, eles ajudam você a prosseguir para seu interior.

 Quando você se concentra profundamente nos chakras ajna (sexto) e sahasrara (sétimo), você recebe essas qualidades, que consideram a glória divina de Deus com admiração.

 Neste estado de concentração profunda, o observador, o observado e o observador (drashta, drishya e darshan) tornam-se um. A respiração torna-se muito tranquila, o olhar fica paralisado. Você lentamente se liberta da consciência externa e da consciência corporal."

                                  No seu livro Jnana Sankalini Tantra   Shri Guru ensina 

O corpo humano é como a criação no universo interior e exterior. O corpo é o jogo divino da alma ( sexto chakra) e o universo o jogo divino do Absoluto .  

A pureza é o pricípio ativo da criação.
A atividade ou qualidade rajasica da criação
A essência da divindade é originária de Deus Absoluto
A desilusão  vem da mente destrutiva

A experiência divina vem da prazeirosa contemplação de Deus  ( Aquela que Arjuna descreve no versículo 22 da Shrimad Bhagavad Gita acima)

A criação do estado sem forma  vem do eter ( do chakra cinco ao sétimo)  . A energia, transformada no poder de Deus, descende do ajna  chakra (sexto , a alma)   para o vishuddha  chakra ( quinto eter), e de lá para o anahata chakra (ar), depois para o manipura chakra( fogo)  e abaixo no svadhisthana     chakra (agua) muladhara chakra ( terra).

A criação vem de Deus Absoluto  se manifesta  corpo como :

Eter  ou vácuo ;No céu como pricípio  Som ( ouvir e o falar)

Ar: Como princípio tocar , qualidadesauxiliar : som ( pele e as mãos)

fogo: princípio da visão qualidades auxiliar es toque e som ( olhos e pés)

Agua princípio o paladar qualidades auxiliares  visão, toque e o som ( lingua e genitais)

Terra princípio do olfato , qualidades auxiliares : o paladar,a visão, o toque e o som. 

Aqui o Senhor Shiva fala sobre o processo de dissolução que é oposto ao processo de criação

Shri Guru ensina que:

O aspirante espiritual deveria ter a consciência do muladhara chakra ( centro do ego e da base material )até o ajna chakra ( centro da alma) e finalmente ao sahasrara  chakra (  coroa ou topo  da cabeça).

Os seis chakras na espinha ou coluna representam os cinco tattvas (princípio, elementos  ou  essências da manifestação divina

O sahasrara chakra ( sétimo) está  para além das tattvas e é referido tattvatita"


 O ser humano é um microcosmo, ou seja uma cópia reduzida do universoAs primeiras manifestações da realidade são a materia ( anna), a vida ( prana)e a mente ou percepção ( manas), são as percepções do Ser Supremo, que se manifesta na forma humana.
 Os cinco elementos densos que existem em todos os seres humanos existem em todo ser humano: a terra, a agua, o fogo , o ar e o eter.

 No interior do corpo também entre o ajna chakra  o  núcleo do centro da alma , a pituitarya e a fontanela existem 5 tipos de vácuo

[shidakasha ( , parakasha,daharakasha, atmakasha e mahakasha.

Na Kriya Yoga paravastha é um estado de transcendência. Ao alcaçar níveis mais profundos desse estado, a respiração ficará cada vez breve. No momento em que a respiação cessa se alcança o estado de samaddhi.Neste estado , se está além de tudo. Está além da forma e do sem forma.

A meditação é o caminho para o Ser Supremo. A Kriya Yoga acelera este processo. A kriya possui várias fases.  Acalma a mente e a leva para o divino.até que isso seja constante. A inspiração controla o fluxo das ondas mentais.

Para ter conhecimento primeiro é preciso a concentração. A concentração direciona todas as células à fonte cósmica. Cada célula é um ser inteligente e precisa ser treinada e educada.

 A Kriya Yoga acalma e purifica o cérebro .Durante a prática ( que é contínua, a respiração) inspiramos profunamente e o oxigênio , o alimento do cérebro chega aocoração, pulmões e cérebro.

 Kri realizar o trabalho cotidiano, ya estar consciente da existência de Deus dentro de cada um e de que é Ele quem conduz e realiza estas ações. Kriya  Yoga união  corpo invisível  ( contrala a vontade) com o visível (age no mundo material). 

A prática da Kriya Yoga nos permite viver a presença eterna de Deus, que apesar de invisível atua por meio das nossas ações.

 Ela não pode ser aprendida por meio das escrituras mas sim por meio da prática orientada por um guru, aquele que realiza ou é uno com  Self, o Ser Superior .

Ao deriniciado, com a pratica regular a pessoa  vai aprendendo a respirar perceber a presença divina no alto da cabeça. É por lá que Deus respira em nós. A criação vem de Deus Absoluto

É  preciso ser sincero disciplinado e amoroso

Existem seis estágios para se chegar até o Ser Superior. Estes estágios necessitam ser realizados sob a direção e condução do Mestre ou o guru preceptor.

Praticando com sinceridade e regularidade, autoavaliação,com disciplina:


Primeiro  estágio o devoto aprende a ir transformando sua mente em consciência e sente o desejo divinode evolução espiritual

No segundo estágio a pessoa vai aprendendo também a sentir a alma ou consciência divina em cada centro de energia, na meditação e em cada setor da vida

No terceiro estágio o devoto aprende a se libertar dos sentidos e permanecer no crânio ou o reino de Deus.

No quarto estágio o devoto vai aprndendo também a vagar pela consciência cósmica.

 No quinto estágio o devoto aprende também a se aproximar da glândula pineal e o devoto fica imerso na sabedoria.

No sexto estágio o devoto sente a consciência divina em tudo o que acontece.Alcança o nirvikalpa samadhi e se funde com Deus o Ser Supremo. A suprema Felicidade

Em cada estágio acontece um tipo de samadhi, quando a meditação vai ficando mais e mais profunda com a graça divina , a graça e a condução de Shri Guru, o guru preceptor. 

 Desenvolver o esforço sincero . Ter  a vontade, a aspiração  de crescer espiritualmente, nos transformar em pessoas boas e divinas. 

N Sadhana ( nossa prática espiritual)  com a auto avaliação e autodomínio vamos evoluindo na Pratica da Kriya Yoga.

Shri Guru explicou no seu discurso de ontem no Mother Center 

A devoção ao guru, seguir o guru  significa aplicar cuidadosamente os seus ensinamentos na vida diária, com  amor e devoção.

Meditação no Guru: Experiência de Kutastha * 

Hamsabhyam parivarttapatrakamalairdivyairjagatkarai-
Visvatokirnam anekadehanilayam svacchandasatmecchaya
Tattadyogytaya svadesikatanum bhavaikadiptankuram
Pratyaksaksaravigrahan gurupadam dhyayeddvibahumgurum

Medito sobre o guru em forma humana, que tem duas mãos. Eu me curvo aos pés daquele que é a manifestação da divindade imperecível, permanecendo na forma invisível. Sendo a causa deste universo glorioso, Ele brinca com ele, como um cisne brincando com uma flor de lótus. Ele é onipresente em todo o universo e reside em todos os corpos. Ele é completamente livre e se move com vontade divina. A presença do guru germina a disposição divina nos dignos. Portanto, eu me curvo novamente a ele.

om shri gurave namah

* fonte :  https://shreeshreegurugita.blogspot.com/search?q=kutastha