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quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Kriya Yoga Sadhana 58 Shirimad Bhagavad Gita dia a dia 19 a 21 /08

 Shiri Bhagavad  Gita 

Samkya Yoga 

A Yoga da Consciência Interior

Capítulo 02  verso 38


sukhaduhkhe samo krtvã
lãbhãlabhau jayãjayau
tato yuddhãya yujyasva
nai 'vam pãpam avãpsyasi

02:38 você não comete pecado se lutar para cumprir seu dever na batalha, sem preferir prazer ou dor, ganho ou perda, vitória ou derrota.

om tat sat

São dias que de fato intercalam a euforia de entender algumas Leelas de Krishna , poder relacionar com minhas experiências espirituais com Ele desde o nascimento ,  uma bênção ecrever o livrinho para seus pais e filhos, com os ensinamentos do Mestre.  Ao mesmo tempo meus pensamentos palavras e atitudes ainda reproduzem as dores do isolamento, sentimento de não pertencer enão merecer  compartilhar muito pouco aquela grandeza o presente da Kriya Yoga, de encontrar o Mestre Iluminado abrindo o caminho da Kriya e a realização da sua missão também na Educação Holística Ancestral e Moderna) Saude Integral pessoal e ambiental( Ayurveda e Moderna ) , esta tem sido a luta de praticamente toda a minha vida. Ele é o Mestre que me mostra como realizar tudo isso na prática. O Senhor Jagannath, com todas deidades e caminhos ,  Krishna   Gopala da cultura da Mãe Vaca em clareado todo o caminho da minha vida desde a minha chegada a este plano.  Os erros e acertos subjetivos pois não posso saber quais sementes  frutos e flores foram boas ou ruins. A vida em Organizações ainda é uma grande decpção , me sinto impotente e só eu posso resolver isso.   As memórias ruins que foram sendo cada vez mais clareadas na auto análise vêm à tona. eu sinto uma profunda decepção, uma dor , com o meu processo tentando servir ao Mestre no ambito coletivo. Apenas a regularidade e intensidade das meditação e oração me ão o equilíbrio, este caminho de tentar seguir os passps do Mestre o verdadeiro Yogi.Tenho tentado organizar e limpar meticulosamente o espaço onde eu vivo, durmo e escrevo. Um esforço muito grande para melhorar a minha alimentação. istó é só. SEguir sorrindo esta é a mensagem do Mestre para o equilíbrio que busco, apesar das sombras ainda percebo que estou no caminho. Ainda bem que mesmo não sendo uma pessoa que aprende rápido ainda sigo com a minha dificuldade em aprender o que uma sadhana. Com a graça divina creio que eu não sou uma pessoa  difícil ,que não aprende como evoluir como ser humano e kriyavan.  Deus colocou na minha vida um Mestre alizado,  com seu corpo físico um sadguru  jagatguru , Um Mestre da Humanidade e um Mestre Universal que á  voz do Senhor Krishna me dizendo que tenho que ir além da dualidade de maya, me focar em Parabrahma no caminho para o Ser Supremo ser forte e seguir o Mestre e não pecar mais. Ser apenas um espectador neste jogo divino, no Plano Divino da qual somos todos partes.

Nos meus estudos , como sempre Shri Guru traz os ensinamentos que iluminam minha sadhana . Como ele faz isso é um mistério, mas eu vivo isso, então não preciso de explicações. 

No seu Livro: Siga Sorrindo ele ensina:

"O mundo é um lugar de opostos como prazer e dor,sucesso e fracasso,calor e frio,amigo e inimigo,verão e inverno,elogio e censura,e assim por diante. As pessoas normalmente não entendem que tudo isso é um jogo ilusório de maya. Enquanto vivermos neste mundo de dualidades,não há como escapar dela.

Se quisermos nos livrar do jogo de maya, devemos cuidadosamente transcender as dualidades com uma compreensão correta. O fracasso na vida não deve lançar sombras de tristeza em nosso semblante,nem o sucesso criar traços de euforia. Devemos cultivar aimparcialidade,uma observação cuidadosa e nos tornarmos apenas espectadorres. Os yogis alcançam um estado de equilíbrio por meio da oração e meditação.

Quando não somos afetados pelos impactos de pares de opostos,o amor, a paz e a serenidade fluirão.Um fluxo de compaixão e bondade se manifestará. Esta é a expressão da divindade que já está em cada ser humano."

As doenças ( toda a minha dor física e emocional) se manifestam no corpo e contagia nossos relacionamentos causando a paixão e vaidade . Que intercala com o medo, a tristeza e a ansiedade. 

Ha muitos anos, após o RTBC ele me recomentou apenas " Cuide da sua saúde" . Ainda estou tentando fazer isso, mas sigo lentamente e sem o cuidado devido "

E mais esclarece ainda que devemos superar as incertezas e inseguranças para viver com alegria, amor paz e bondade: a vida é divina!

Me situando, ainda estou muito longe disso apesar de desejar e até quere muito isso.

O que me consola é que a pessoa( maluca e alinenada) nunca admite os seus problemas. Ela precisa  aprender a discriminar o real do irreal.

O Senhor  Jagannath que abraça os seres humanos caídose rejeitados, me abraça.  O Guru é Vishnu Narayana a misericórdia, é o  Senhor Krishna Mestre da Yoga na batalha da vida com a furma humana que fala para todos como chegar até o Supremo, ser abraçada plenamente pelo Senhor . 

O Guru é o Senhor Shiva mestre da Yoga e das Artes isolado no Pico da montanha se movendo apenas quando um devoto chama a sua atenção ou no silêncio.  para os devotos qualificados ele também revela o caminho para o Supremo. 

O Guru é o Senho Brahma que é a luz do conhecimento espiritual  revelando o caminho para o Supremo. O nosso esforço se funde a força, a energia Divina de Shakti  de cada Ser Divino, o Guru libera essa energia e nos ensina como controlar o prana através das praticas milenares, a ciência da Kriya Yoga.

 Guru é a Mãe Divina que é a força concentrada na Mãe Durga que combate e vence o mal . Dá vida e sentido para as palavras e atitudes implícita nos ensinamentos supremos do caminho até o supremo na nossa existência. É a expressão do Supremo em nós através no nosso corpo templo.    Ela  também aniquila tudo que chega proximo da dissolução, incluindo o sono e a morte a ignorância e a verdade , que é a nossa natureza divina:  o Ser em nós, a essência do que vamos levar desta vida, a destruição do corpo , da nossa extstência neste plano com este corpo material e espiritual ( a dualidade)

 O Guru é a união perfeita de Gopala e Gomata, cuida e ensin, a união do Ser Supremo e a Mãe Divina presente física e visivelmente, também no plano sutil e espirital.   a Verdade ancestralidade e sua manifestação da materialidade, no modo de viver, no estilo de vida saudável, natural e simples em sintonia com a Mãe Natureza. também o Conhecimento, a cultura acumulada da humanidade, todos os seus saberes, Arte Ciências, religiões de um  realista, autêntico e direto, o que é materialmente possível e efetivo aqui e agora. 

O Guru é o Ser divino a personificação do Ser Supremo Parahrahma na forma de  bondade e amor. Ele é aquele que nos ensina a chegar no nosso ser interior , o serverdadeiro e chegar ao Ser Supremo.

Como seguir a poeira dos passos deste Mestre Iluminado tão grandioso  e ao mesmo totalmente disponível ?  Como  ter a consciência da sua presença do Ser em mim também no exercício da praticade meditação ? o que é seguir os seus passos, adorar sua paduka como aspirante  a discípulo,    atingir consciência cósmica de ser um discípulo qualificado até  e estar plenamente unida a ele? 

Enfim registro minha auto análise que pode ser contraditória ou registrada de um modo mal interpretado , assim estou  eu hoje  tentando compreender o processo. É difícil viver isso, mas minha busca espiritual nesta vida é ambiciosa  visa a sabedoria , a transformação pessoal como ser humano integral o crescimento no caminho espiritual para ampliar os vislumbres do sagrado divino na pratica familiar profissional e social, ela que transcende a experiência humana. Seguir o Mestre é a dor e o prazer de reconhecer as próprias limitações. Deixar fluir e seguir sorrindo, a linguagem universal do amor divino o resultado da nossa busca expressa na face , a expressão  humana do exercício de utilizar os quatro instrumentos internos  para viver em paz. O sorriso espontâneo sincero e puro de uma criança cativa a todos. Precisamos nos entregar nossa vida a Deus, praticar a arte da auto-motivação e da inspiração , orar e meditar com amor, estar disponível para servir ao Mestre com aquilo que realmente podemos espontaneamente e com alegria. Ele sabe o que é melhor para nós, vivemos no mundo da ilusão. Este é o exercício, este é o aprendizado.  Para ir além rumo à bem-aventurança da felicidade plena é estar sempre unida a Deus de todas as formas possíveis, pensando, cantando, falando, desenhando discursando enfim de todos os modos. Kriya Yoga. Esta tem sido  a minha sadhana imperfeita com apenas alguns raios da iluminação de Shri Guru.

Somente Shri Guru pode iluminar este caminho,  ele conhece e realiza Deus com esta grandeza e profundidade. Ele é o exemplo da vida de amor e simplicidade, como vencer a dualidade , discriminando o real do irreal,   nesta ilusão de maya que faz parte do Plano divino , a condição da nossa exitência. Ele é  a  divino, o exemplo vive da divindade um  modo real , divinamente simples, honesto, integro e amoroso . É atento ecuidadoso em cada detalhe. Seu sorriso é a expressão da alegria pacífica, amorosa, cuidadosa, devota e dedicada do discípulo realizado que é a presença viva do seu Mestre ou Guru realizado. A verdadeira felicidade e bem-aventurança. Ele nos ensina com seu exemplo, sabedoria e disciplina. Está acessível a todos. 

Um grande presente do Supremo e um grande desafio para os que buscam o crescimento espiritual com tanta dificuldade como eu. Eu me perco nas emoções e não tenho facilidade para expressar o meu sorriso a maior parte do tempo. Estou treinando.

Entendi pensando nas  palavras do Baba Harihrananda que A vida é um cenário um palco com atores que revelam através da arte a verdade divina.  nós somos a platéia, cada um de nós , podemos apreciar e apender como se desenrola apenas observando , analisando e refletindo o que tem sido a nossa vida através da verdae expressa pelos atores. Eles representam os papéis de tristeza ou alegria na vida humana. Mas no sei interior, na vida pessoal, são a essência da verdade que é a alegria a verdadeira felicidade dea execução do plano divino no palco da vida. Para a platéia que somos nós o enredo é um mistério e temos que nos entregar de corpo e alma. A narrativa tem um início, meio e fim que desconhecemos, precisamos nos entregar e assistir para aprender. Assim está minha compreensão hoje.

EStou sempre com Shri Guru no coração, O Senhor Jagannath ( Jagannath, Subhadra, Balabhadra e Sudhrasham ) Shri Krishna , Gopala e Gomata .  Os pensamentos quase sempre dispersos e contraditórios , minha mente de macaco querendo se estabilizarmas os mas buscando estar aos pés do Guru na fontanela, este é o exercício.   Enfim ainda bem que o Senhor 

Superar a dor e a alegria, cumprir os deveres  na batalha da vida  com consciência interior não pecamos mais Esta  recomendação do Senhor para mim neste neste verso. A lição de seguir sorrindo no caminho da perfeição, para não pecar mais. 

No seu livro : The path of Perfection, Shri Guru explica:

A vida flui como um rio de muitas maneiras. A vida é um fluxo de ideias. Muitas das nossas ideias são influenciadas pela nossa própria maneira de pensar. Se nossas ideias forem homogêneas, a vida flui suavemente. Quando as ideias são contraditórias, a vida se torna miserável.

A vida também é um fluxo de experiências. O que quer que sejamos agora é o resultado de uma coleção de muitas experiências. Temos dois tipos de experiências: agradáveis ​​e desagradáveis.

devemos ter experiências diferentes e diferentes tipos de memória.Devemos reconhecer quais memórias, as memórias de quais experiências nos atrasam ou nos fazem seguir em frente.

No caminho da espiritualidade, devemos perdoar, como enfatizado nas escrituras. Orar, pedir perdão e perdoar. 

No caminho da espiritualidade, devemos perdoar, como enfatizado nas escrituras. Quando realmente reconhecemos e aceitamos o erro está feito. Não devemos repetir erros, devemos mudar nossas vidas.

Não julgar, criticar, rir e falar mal dos outros. Sermos gratos a todas as experiências em nssas vidas, pois ela nos fazem compreender o mundo.

Experiências que nos trazem maturidade aceleram a nossa jornada

Qualquer situação que enfrentamos é ideal para o progresso e o crescimento

Devemos suportar a situação que vivenciamos; não há outra maneira

A vida está nos ensinando

jai guru omkara



segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Kriya Yoga Sadhana 57 Shiri Bagavad Gita dia a dia 08 a 19/08

 

Shiri Bhagavad  Gita 

Jnana Yoga

A Yoga do Conhecimento 

Capítulo 04  verso 38





04: 38 Neste mundo não existe purificador igual ao conhecimento (superconsciência). Aquele que pratica yoga e alcança a perfeição torna-se Auto-realizado com o tempo.


jai guru jai jagannath jai gomata jai gopala

Celebração do Aniversário de Shri Guruji no Ashram dia 10,   dentro de mim o compromisso de tentar mais e mais aplicar os seus ensinamentos e condução do processo com aceitação e renúncia com humildade e amor. 
 O Guru noa aceita e conduz: Nos mostra

Celebração do Dia Mundias da Terra hoje:  Compromisso com Guruji de celebrar Gopala e a  Mãe Divina Gomata ,   concluir o livrinho Gopala e Gomata, ou então  o blog a tempo.

Celebração do reconhecimento de que podemos celebrar a submissão da nossa natureza animal com o ensinamento de Shri Caitânia Mahaprabhu : ser devoto é  ser forte e frondoso e acolhedor de trodas as criaturas , como uma árvore nos comunicar de modo invisível, no silêncio, apoiando todas as outras ávores através das raizes,  por dentro da terra, dando forças com a seiva que recebemos para a manutenção da vida, das raízes das outras árvores.  O amor e o sacrifício da gratificação pessoal e aprovação dos demais, cooperando e respeitando o Plano Divino. Ser humilde como a grama que supera a dificuldade de ser pisado, fragil e pequeno e passageiro nesta vida. Ser devoto é abrir mão da nossa visão de grandiosidade e reconhecer que todos nós e toda a criação somos transitórios e igualmente amadospor Deus.  Todos recebemos a agua , a graça divina, a vida e precisamos permanecer vivos, lutando pela sobrevivencia e oportunidade apesar da nossa pequenez.

 Que a visão do Senhor Jagannath me mostre sempre que os caminhos são muitos, mas sempre levam ao mesmo lugar o Universo divino o Planeta Terra divino, a caverna do nosso crânio Divina. Ter fé e esperança no caminho espiritual , O Guru o Ser Supremo a visão de Sudharshan é a nossa meta. Tudo tem que entrar no nosso mundo  interior ,o  nosso templo até a fontanela  A fé disciplina e amor ao Guru, aos ensinamentos do  guru-preceptosr é fundamental. Ele é a corda guia as carruagens da Devoção , Sabedoria e Atuação Perfeita. Às vezes com nossa busca pensando no Senhor, desejando estar com ele, com o nosso esforço , mesmo atrasados, retardatários o Senhor para a carruagem para aceitar o nosso amor. Assim é o nosso guru-preceptor o Sadguru que nos conduz e nos ensina o caminho até o Supremo.

Ontem vi uma cerimônia Radha Krishna conduzida pelo Guruji, Eles sentados na balança ( nós somos a balança ele conduz a respiração a conexão perfeita, a união com o Supremo.

Radha e Krishna  são a união nosso corpo e nossa alma

Gopala e Gomata são nossa alma e a Mãe Natureza

Dia 10 foi o aniversario no nascimento do meu Mestre, guru-preceptor no Caminho da Kriya Yoga . Como não ser grata?, como não tentar segui-lo, compreender sua missão ensinamentos cumprir o possível  e não o ideal nos nossos limites . Ser guiada não corresponder com o meu empenho e  mesmo assim ser acolhida com seu Amor Divino  a visão, o olhara a humildade , sabedoria e presad sua presença Divina , Darshan também dentro de nós ? como não amá-lo como não  entregar o nosso coração, nossos pensamentos  e sentimentos para a sua luz. Como Não amá-lo  ou expressar o nosso amor e gratidão? 
 
 O Mestre plenamente realizado,  Iluminado, fonte que derrama a agua da Existência da alma no corpo, a Sabedoria perfeita,   me iniciou   aceitou  que eu o siga mesmo com todo o meu karma negativo. com os bons e ruin sentimentos e impressões, boas e más ações. Quando eu me propuz entregar a ele para a condução da minha evolução espiritual , tenho que me esforçar o máximo para merecer ser conduzida  por ele de corpo , coração, mente para aflorar a divindade que está em mim, que está em todos na Natureza a na Civilização. Me faz refletir onde me situo no Plano Divino , quem sou eu nesta vida? qual foi o compromisso com o Ser Superior quando  me aceitou participar do Seu JogoDivino  aqui e agora, poder  discriminar passo a passo com a inteligência que Deus nos dá e Mãe Divina  nos doa e ensina. Alimentar o caminho do amor , um amor real e não fantasioso. Adquirir o comnhecimento e entregar tudo no templo divino do nosso centro da alma onde estão os pés de Shri  Guru   

Este não é um processo fácil, para mim muito difícil. Os traumas da vida pessoal, familiar do trabalho me causaram doenças limitantes. Somente a entrega da minha mente, com impressões , memórias equivocadas podeme transformar essa transformação me leva até o templo interior e ao templo da Natureza da Mãe Terra. Ele balança nos embala com a corda do seu Amor Divino, nos conduz com a corda da  Disciplina : auto estudo, o controle da respiração autodomínio e a entrega ou se render a Deus. Isso não é teoria ou conclusão racional ou filosófica é viver com os pés na realidade. A dor a doença e ignorância fazem parte desta minha vida atual.

Enfim no meu entendimento limitado Mestre ensina no seu  livro:" A Rosary of Questions & Answers : Prashnottari of acharya Shankara  :

  As doenças da mente se manifesta no corpo e contagia todos `nossa volta. Nos subordinar à paixão e vaidade gera o medo a tristeza e a ansiedade. São a fonte da incerteza e insegurança.

 A pessoa doente nunca admite os seus problemas .É preciso aprender a discriminar o real do irreal. A existência é  ser verdadeiros, sinceros , ter honestidade e integridade e expressar o amor naturalmente com nossas palavras e atitudes. 

Ter atenção e cuidado e cautela sempre 

Assim ficamos livres de erros, defeitos e fraquezas.

 Podemos viver a alegria pacífica, amoros , cuidadosa devota e  e dedicada de um filho de Deus de um buscador, seguidor ou discípulo do Mestre .

Viver a herança divina da exsitência, sabedoria e a continuidade da vida humana até um nível de evolução que não seja necessário reencarnar , ou viver neste plano. Isso o Mestre nos ensina com seu Exemplo , Sabedoria e Transcendência.

 Apesar da minhas dificuldades o Mestre me toma pela mão e me guia mesmo assim, ilumina , mostra o caminho . Me ensina a ser um templo divino , conduz os meus passos até eu poder caminhar sozinha . Mostra o Ser Supremo me chamando para perto dele , não importando o futuro, mas sim o presente.

jai guru jai jagannath jai gomata jai gopala



 






 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Kriya Yoga Sadhana 56 Shiri Bagavad Gita dia a dia 29/07 a 07/08



Shiri Bhagavad  Gita 

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Capítulo 11 verso 44



tasmãt pranamya pranidhãya kãyam
prasãdaye tvãm aham isam idyam
pite 'va putrasya sakhe 'va sakhyuh
priyah  priyãyã 'rhasi deva sodhum

Portanto, prostrando meu corpo a Teus pés e curvando-me profundamente, peço Teu perdão, ó Senhor, como um pai a um filho, um amigo a um amigo, um amante a um amado, ó Deus, sê misericordioso.

Paramahamsa Hariharananda  no seu Livro: Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga

Neste versículo , ele ensina que a devoção inicia com a auto rendição , a entrega.
Se curvaraos pés do Senhor significa se render. Curvar a coluna. Na coluna estão os cinci chakras inferiores e os cinco elementos grosseiros do coxics até a cervical. Mas pranidhaya não é apenas se curva mas sim curvar a coluna no estado sem ego. A vida espiritual inicia se apagando o ego.Os pés do saenhor estãona pituitária.
Quando subimos até a pituitária através da meditação e percebemos o poder divino, isto é se auto-reder e se curvar aos pés do Senhor.
Meditação e uma vida espiritual habilita os devotos para receberem a graça de Deus. Devoção a Deus , vivendo de acordo com as recomendações das escrituras sagradas e do mestre realizado, meditar diáriamente, ficar livre da vaidade e do ego isso é essencial para a evolução espiritual. Ser humilda como a grama e tolerante como as árvores torna você grande e divino

Shri Guruji nos  comentários do seu livro The yoga  Sutra of Patanjali

The Sadhana Pada , Sutra 01


Kriya Yoga, o Caminho para a Libertação

tapah svãdhyãyesvaraprinidhãnãni kriyã-yogah|01||

Meditação, auto-estudo e entrega a Deus, [juntos], constituem a Kriya Yoga || 01 ||

1-tapas:


tapas é o processo através do qual se pode queimar todas as impurezas e fazer a mente brilhar com pureza, conhecimento e amor.
tapas é o fogo interior. Quando alguém introve a mente inquieta, concentra-se no sexto chakra e se absorve na consciência da alma, realiza tapas.
tapas é a penitência e austeridade que traz disciplina estrita na vida de alguém.

tapas : O caminho da Ação

2-svadhyaya


deve-se estudar a própria vida através da auto-análise e da auto-introspecção
no ajna chakra, na consciência da alma, a prática é svadhyaya. Permanecer em tapa loka e ter auto-indagação é svadhyaya real.

svadhyaya O caminho do conhecimento

3-Iswara Pranidhana

Pranidhana é a arte espiritual de se render a Deus e libertação do ego e orgulho.

Iswara pranidhana: o caminho da devoção e amor.

kriya yoga: 

kriya yoga integra estas praticas simultaneamente

O kriya yoga é a síntese do karma, jnana e bhakti (ação, conhecimento e devoção)
 kriya yoga é o caminho da cultura da alma para a própria evolução e emancipação.

jai guru

Nestes estes dias e noites 

Mediante a dor e o sofrimento neste oceano de ilusão como  jiva ,  fui resgatada ( meus corpos ) pelo guru preceptor no seu barco cósmico, com toda a sua linhagem, iniciada no caminho da Kriya Yoga  e ter o vislumbre de ser jivatma. A linhagem da Kriya Yoga , a ordem Giri sanyasa  recebida através do seu gurudev. são uma herança divina para todos nós que o seguimos.

Agora com a graça de Shri Guru   jivatma , minha essência divina tem sido revelada aos poucos, porém constantemente  através da Kriya Yoga Sadhana.  Nestes 18 anos de caminhada, sei que esta jornada é cheia de desafios porém muito mais fácil e rápida e efetiva do que a busca nas outras vidas e nesta também. Sou eternamente abençoada e grata por ter sido acolhida e aceita neste caminho sagrada. Eternamente grata por  tido a aproximação sincronizada , e desenvolver um amor tão puro por ele e Gopala ,  e o Senhor Jagannath em Puri ,Purushotama que chego próxima do caminho da devoção por isso me rendo aos poucos como uma criança aprendendo a andar, a nadar.  Preciso eliminar o ego e a vaidade.

A minha vinda para Puri, entregar a minha vida material e espiritual cheia de desvios para Os Mestres , ter a visão de Gopala,Senhor Jagannath , Gurudev e Shri Guruji foi a maior graça de toda a minha vida. Inundoou o corpo físico e astral. Ressignificou a jornada da minha vida e aos poucos vou tendo coragem para abrir os meus braços calejados e doentes , meus pés feridos e cansados para receber este amor. Manter esta visão é o grande desafio,  A Kriya Yoga é o maior instrumento de evolução espiritual, assim é possível viver a cada dia mas é preciso seguir a Sadhana com cuidado humildade e muito empenho. 

Shri Guru Bhagavan é a palavra viva do Senhor. è a revelação divina. Sua resposta silenciosa ou audível , escrita fala direto ao nosso coração é o um som divino de muitas formas e sem forma dentro da cabeça, do crânio e da coluna ,misterioso e transcendental. Ele responde sempre e este diálogo quase unilateral é que mantém a chama do amor divino sempre viva. 

Não sou evoluída , possuo méritos  ou merecimentos a não ser a minha busca espiritual desde a mais tenra idade. Sempre me rendi a Deus ao meu modo desajeitado instintivo e impetuoso , tentando desenvolver a intuição.O Senhor sempre perdoa. Jesus perdoou os meus pecados e mostrou o caminho e o Espírito Santo , mas eu me perdi com as tentações do mundo me esqueci dele por um tempo, na verdade não me esqueci, mas deixei ele de lado, deixei de seguir fielmente os seus ensinamentos.Busquei em outros caminhos Yemanjá no meu Ori me mostrou o quemovia o meu inconsciente , as marcas desta e de outras vidas, a proposta era ter um pai espiritual e me tornar uma mãe espiritual. Quanta pretensão!  Nunca  me esqueci totalmente mas cai na tentação algumas vezes e não segui o dharma. Não havia tido a condução do mestre realizado passo a passo e me perdi no oceano da vida, guiada pelas minhas memórias , inspirações e tentativas frustradas de realização na ciência , profissão e também na vida espiritual.

O caminho da Kriya Yoga , de Jagannath está me fazendo perceber através da autoanálise onde tenho errado e o muito que preciso melhorar, empenhar. Desejo profundamente nunca mais me esquecer de Deus , da Verdade de me render a ele a cada dia ,  o Amor Divino , a misericórdia , o meu guru preceptor tem me guiado para manter  e expandir a disciplina, o auto conhecimento e a chama do amor divino, Me rendo e peco perdão por tudo o que me afasta de Deus nos pensamentos, palavras e ações. 


 No seu livro Forgive my forgetfulness : A prayer of Remembrance do meu Mestre 

( autografado  para mim por ele em Abril de 2024 - ele recomenda meditar e orar )

Nesta ocasião , em Abril ,vivi um estado de profunda reflexão e dor do reconhecimento das minhas limitações aos pés do Mestre e ao mesmo tempo a misericórdia  do Ser Supremo. ( Purusha e Prakriti ) um indescrotível processo de aprendizado ,  Shri Guru, ( todas as formas Deus ) esua presença viva dentro e ao nosso entorno , Senhor Krishna Bhagavan na S B Gita , O Senhor Jagannath ( todos os caminhos espiritais e formas de Deus e sem forma .Mãe Divina Gomata ( todas as formas da Mãe divina Prakriti) e Shri KrishnaGopala , este aprendizado configurou estes dias abençoados e agraciados.Toda a convivência com o Mestre nestes 23 dias foi uma resposta direta para continuar e rendendo, pedindo perdão por minha espiritualidade infantil , quase cega e ingrata, prosseguindo nesta jornada tão preciosa com o Mestre realizado.  Sua misericórdia é sem fim  .  Confiar mais mais na graça divina no amor divino e no caminho  devoção. O atraso é da minha responsabilidade a falta de disciplina . Tateando  o caminho do conhecimento , devoção e disciplina vou tentando me situar neste cenário divino, neste jogo que hoje tenho a certeza sou aceita apesar de tudo. Me Rendo ao guru preceptor.

Fui agraciada pela peregrinação a Jagannath Puri durante o RTBC um dos quatro Math estabelecidos por  Shri Adi Shankara e uma cidade  sagrada Templo do Senhor Jagannath . Local onde Babaji apareceu com seu corpo físico aos nossos Mestres , local de alguns Ashrams destes Mestres. Local onde Shri Paramahamsa Hariharanda e meu Shri Guruji foram iniciados na Kria Yoga em todos osníveis até a realização. Local onde eles também foram inicidos na ordem Giri. Paramahamsa Hariharananda foi iniciado sanyasa pelo Shankaracharya de Puri , Purvamnaya Sri Govardhana Pitham. Govardhananatha Krishna e Ardhanareshvara Shiva. O Senhor Vishnu ( Lakshmi) e a ( Sri Mahakal Bhairava ( Sri Kali Mahavidya) e da Mãe Vimala. O Senhor Caitanya Mahaprabhu passou osultimos dias personificado em Puri . Minha ligação profunda com este lugar sagrado Puri, Purushotama especialmente com minha ligação com a Deidade Shri Jagannath,  Shri Gopala e a Mãe Divina , estes versos são perfeitos para a minha rendição como ser caído  ( frente a Patita Pavana na Grand Road) como poeira aos pés do Mestre em busca do perdão divino, a miseicórdia. Tentando seguir o exemplo de Arjuna frente à visão cósmica doseu Mestre ( amigo pai e amado Shri Krishna em Kurukshetra. 

 Neste livro, pelo que entendi ele recomenda buscar apenas as coisas boas da memória, as belas e que nos ensinam a bondade e o amor divino. 

Na ocasião , em Abril , eu me rendi sinceramente, reconhecendo minha ignorância refente ao meu estado de sono tentando entrar em  sono profundo na meditação para atingir  o estado desperto ( quando os quatro instrumentos estão equilibrados A verdadeira Sadhana.O coice literal e suave da Mãe Gomata e A presença Divina do Mestre são um estímulo e bálsamo indescritível em palavras. Me rendo aos pés do meu guru preceptor.

Deus é um só mas se apresenta na trindade Brahma ( criação) Vishnu ( manutenção ) e Shiva a dissolução e transformação.

 Guru é Brahma, Vishnu e Shiva. Ele também é Parabrahma , a unidade , a plenitude com Ser supremo Brahman, sem forma. 

O Senhor Shiva  é aquele que destroi e dissolve e é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança

Sua família perfeita , O Senhor Shiva destroi nossas tendências negativas , Com a Mãe Parvati (A discípula, mãe e esposa perfeita) o Senhor Ganesha (que elimina os obstáculos e o ego ) e Subramanyam (Kartikeya o guerreiro divino ) .Esta família divina nos ensina que podemos   nos transformar e revelar a divindade nas nossas vidas nos rendendo para Eles.

No meu entendimento , neste jogo divino a Mãe Divina nos dá energia como shakti , toda a Natureza e a criação, ela doa tudo como Gomata  .Ela é a energia da criação, manutenção e dissolução ou transformação necessárias para a revelação da divindade.

Este livro é baseado em lindos versos em sânscrito conhecidos como Shiva Aparadha Kshamapana Stotram , escrito pelo grande Mestre da humanidade Shri Adi Shankara e o primeiro Shankaracharya.

Suas palavras divinas  são referentes  ao uso apropriado dos 4 instrumentos interiores ( a mente que delibera, o intelecto que decide o ego que cria a individualidade e identidade , e a memória que recorda e revive ) utilizar com muita cautela no caminho espiritual, em toda a vida.

Dando continuidade à minha reflexão e auto análise deste lindo versículo Shiri Bagavad  Gita Vishwarupa Darshana YogaYoga da Forma Cósmica Revelada-Capítulo 11 verso 44) desde o dia 29 e atravessando um período de muita dor física emocional e familiar , buquei o refúgio aos pés do guru preceptor e de todos os Mestres entregando para eles a minha dor. Nesta etapa do RTBC vivi exatament e uma experiência de um flash da  visão divina, do Mestre Realizado, meu guru preceptor, que me aceitou como " discípula " (apesar da minha desqualificação ) tendo como testemunha Shri Gopala , Krishna, Jagannath 

Ao abrir o livro buscando uma orientação , Forgive my forgetfulness : A prayer of Remembrance 

 hoje o Mestre responde diretamente para mim : 

Capítulo 5" Vivendo uma vida de Disciplina e Meditação."

Neste capítulo o Mestre narra a história de Janaka e seu guru. O Rei sonhou que era uma abelha faminta. acordou com muita fome .Ele estava em dúvida sobre o que era sonho real ou  realidade  e chorou, se rendeu aos pés do seu guru e perguntou para ele humildimente : " Meu adorável Mestre ! Diga-me o que é real , eu sou um Rei ? ou eu sou uma abelha faminta?"

O Mestre sorriu e tocou suavente na sua cabeça e disse: " Minha criança você não é um rei nem uma abelha . Você é o que é na verdade. Você é aquele espírito. Você é a alma chidananda rupah shivoham shivoham : Você é Shiva, você é divino"

Assim o guru dissipou a confusão do seu valioso discípulo Janaka, que agora copreendeu que não estava apenas sonhando que era uma abelha famínta mas também estava sonhando que era um rei.

Guruji segue: 

Vamos contemplar um momento sobre quem acreditamos ser. A cada momento colocamos alguma identidade ou rótulo em nós mesmos; Eu sou um médico, eu sou um engenheiro, eu sou um empresário, eu sou um banqueiro, eu sou um chefe de família, eu sou um marido, eu sou uma esposa, eu sou um filho ou eu sou uma filha. Nós carregamos tanta identidade, mas quem entre nós realmente vive em consciência? Quem eu sou? Qual é a minha verdadeira identidade? Swami Sivanandaji, um grande iogue e mestre espiritual da Índia moderna costumava cantar, "O Sr. Fulano de Tal é uma falsa não-entidade", que é um verso de sua canção The Eighteen Ities. As palavras desta canção enumeram virtudes que os buscadores devem cultivar para obter sucesso em suas vidas espirituais. Pode-se obter grande benefício ao contemplar as virtudes listadas nesta canção.

 Eighteen Ities.

As dozoito 

Serenidade, regularidade, ausência de vaidade,

Sinceridade, simplicidade, veracidade,

Equanimidade, firmeza, não irritabilidade,

Adaptabilidade, humildade, tenacidade,

Integridade, nobreza, magnanimidade,

Caridade, generosidade, pureza

Pratique diariamente dezoito " virtudes",

Você logo alcançará a imortalidade.

Brahman é a única entidade real.

Você permanecerá na eternidade e no infinito;

Você contemplará a unidade na diversidade;

Você não pode alcançar isso na universidade.

Você pode alcançar isso na Universidade da Floresta.

Sem dúvida, o objetivo de todo buscador deve ser descobrir sua verdadeira identidade. Dito isso, como se atinge esse objetivo? Viver uma vida de contemplação, uma vida de meditação e uma vida de autoanálise ajudará a pessoa a ter sucesso.

No verso cinco Shri Adi Shankara diz: 

nastha dharme vichara shravana mananayo kim nididhyasitavayam

"Eu não confiava na vida de disciplina, ou dharma" ( significado)

vichara significa " auto questionar "

hravana mananayo kim nididhyasitavayam

" Ouvir os professores,contemplar,ouvir o som Om, e ir além da mente "( significado)

Assim, Shri Shankara está dizendo 

"Eu não segui os caminhos da retidão. Ó Senhor, perdoe-me. Por causa da minha negligência, esqueci minha identidade real, acreditando ser apenas uma pessoa miserável e miserável. Portanto, não apenas tornei minha própria vida miserável, mas também tornei miserável a vida de todos próximos a mim."

Shi Caytanya Mahaprabhu foi um grande estudioso que ensinou Sanscrito aos estudantes. Como ele era muito infantil, as pessoas frequentemente questionavam seu comportamento dizendo: 

"Você é um professor. Por que você se comporta assim?

Às vezes ele sorria e dizia: "O... quando eu me tornei um estudioso e um professor? Eu nem sabia que era. Agora terei que agir sério e me tornar um pouco reservado, certificando-me de não sorrir para ninguém?

Quando viajo, sorrio muito, mas certas pessoas raramente retribuem o sorriso. São pessoas uniformizadas: a polícia, o pessoal de segurança dos aeroportos, os agentes de imigração e os agentes da alfândega. Se você sorri, eles ficam um pouco sérios. Raramente eles retribuem o sorriso. Talvez tenham sido instruídos a não sorrir; caso contrário, ninguém os respeitará.

jai guru

O Mestre, o guru preceptor é nosso pai, amigo, amado.É nossa mãe nossos irmãos, nossa família sagrada. Nosso professor e a necess

 Meu muito amado Mestre diz no seu livro; Siga Sorrindo:

"Um sorriso é uma expressão do amor de Deus e de sua presença amorosa."

Eu penso que como o Rei Janaka ficou em dúvida em ser um Rei ou uma abelha faminta, aprendendo  com seu guru que é "a alma chidananda rupah shivoham shivoham : Você é Shiva, você é divino"posso refletir sobre estas diferenças no ensinamento do Guruji:

Quem é rico e quem é pobre? 

"Aquele que tem contentamento está sempre feliz. Um yogi está sempre contente.Uma pessoa descontente e sobrecarregada com desejos infinitos é miserável. O rosto de quem está contente irradia felicidade, e seu sorriso conquista o coração de todos. Por outro lado uma pessoa gananciosa e preocupada não é querida por ninguém.

Uma pessoa inteligente não busca a felicidade através dos prazeres dos sentidos, sabendo muito bem que estes prazeres são temporários e assiciados à dor. Essa pessoa encontra alegri interior por meio da reflexão sobre a vida e sua realidade."

segue:

Esteja com Deus:

" Deus é bom. O mundo pertence a Deus. Deus faz o bem sempre. Devemos sentir Deus no templo do corpo. Devemos oferecer tudo a Deus, tanto o bom quanto o ruim, e gradualmente descobriremos que uma bondade cada vez maior preenche nossas vidas. Devemos praticar viver napresença de Deus e realizar todas as nossas ações para Deus."

Assim como Arjuna eu me rendo a Krishna, ; como Salabega ao Senhor Jagannath Vishnu ; como Parvati a Shiva Todos são personificados no  guru preceptor . Nos rendermos a Ele, a Deus com ou sem forma abre as portas para o amor infinito, o amor divino as portas para o caminho da devoção. 

Arjuna se rende ao Senhor Krishna , na sua forma Cósmica  e pediu o seu Perdão 

Salabega se rende ao Senhor Jagannath e pediu o seu perdão (que não distingue os seus devotos devido à religião ou origem)

Salabega era um devoto inconvencional ( de família muçulmana) correude Vrindavan, onde estava morando. Ele estava exausto e doente, mas estava determinado a ver o Senhor no Templo.

Quando Salabega viu a carruagem, ele caiu de joelhos e começou a chorar. Ele orou ao Senhor Jagannath para perdoá-lo por não conseguir chegar ao templo a tempo.

O Senhor sorriu e disse: “Eu estava esperando por você, Salabega. Não irei embora até que você me veja.” 

A carruagem começou a se mover novamente, e Salabega pôde ver o Senhor de perto. Ele estava cheio de alegria e gratidão.

 Parvati se rende ao Senhor Shiva

Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 10 e 11

pranamravadanã sasvannamaksurvantamãdarãt

drstvã vismayamãppanã pãrvati pariprcchati ||10||

om namo deva devesa parãtpara jagatguru

tvãm namaskurvate bhaktyã surãsuranarãh sadã||11||

10. Parvati (consorte divina do Senhor Shiva), seu rosto brilhando com amor e devoção, observou o Senhor se curvando a alguém com grande reverência e adoração. Perplexa, ela perguntou a ele.

Parvati disse:

11.Om, ó Senhor dos Senhores, eu me curvo a você. Você é supremo. Você é o professor de todo o universo (jagad guru). Os suras (seres divinos), asuras (a natureza demoníaca) e os humanos sempre os adoram com a maior devoção.

Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 52

sariramindriyam prãnamarthasvajanabãndhavãn

ãtmasãrãdikam sarvam sadgurubhyo nivedayet

52. Deve-se render completamente, oferecendo seu corpo, sentidos, prana (respiração vital), riqueza, parentes, cônjuge - até mesmo a própria alma.



segunda-feira, 29 de julho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 55 Shiri Bhagavad Gita dia a dia 26 a 29 /07

 

 Shiri Bhagavad  Gita 

Vibhuti Yoga

A Yoga das Glorias Divinas

Capítulo 10 verso 01


sribhagavãn uvãca:

bhuya eva mahabhãho
srnu me paramam vacah
yat te 'ham priyamãnãya
vaksyãmi hitakãyayã


O Senhor disse

10:01 Novamente, ó poderoso  guerreiro Arjuna, aqui está Minha palavra suprema, que direi a você que é amado, com o desejo de seu bem-estar.

O ser humano é potencialmente divino. No templo do corpo humano , a alma é a deidade que reina. Embora o corpo templo seja perescível, ele é belo e radiante com o divino glamur da alma. As pessoas brincam com seus corpos brinquedos, portanto eles usualmente não estão despertos para o espírito interior.

Mas aqueles que são realmente afortunados irão seguir os passos dos santos e sábios, as instruções das escrituras, e a condução do guru preceptor, eles vão ter um  progresso seguro no caminho espiritual. Através das praticas regulares da disciplina espiritual,eles tem experiências divinas. Graças ao Senhor Krishna, o divino cocheiro e guia de Arjuna, por Sua orientação na jornada interior. 

O Senhor se dirige a Arjuna como poderoso  guerreiro , com poderosas mãos. As mãos são o símbolo da atividade. Arjuna não tinha apenas mãos físicas fortes, ele era muito forte em todos os seus esforços. Uma pessoa que é capaz de perceber os aspectos sutis e grosseiros é Mahabahu, exército poderoso. Aquele que é apto a perceber a glória divina - o discípulo qualificado - é verdadeiramente Mahabahu.

O Senhor está dizendo: " Oh Arjuna você é o meu hábil estudante. Eu tenho explicado em detalhes a espiritualidade porque você é querido por mim. Você tem tentado siceramente se elevar dos chakras mais baixos  e sentar perto de Mim na sua carruagem corpo, em kutastha ( sexto centro, o centro da alma). Você é habil para entender conhecimento jnana e vijnana aplicação do conhecimento, que obtem conhecimento e quem o aplica na prática. Você tem tentado ascender até o estado da superconsciência, Eu sou o Ser interior, sua eterna companhia. Eu existo com você continuamente e em todos os lugares. Eu estou respirando para você. Eu sou o seu verdadeiro amigo. Agora Eu estou dizendo para você a verdade suprema. Embora Eu utilize palavras,  não posso expressar com palavras."

Neste verso  O Senhor diz hitakamyaya, que significa  ' para o seu bem estar'. Ele está dizendo " Eu quero o seu bem estar, você é minha criança, você é realmente querido por mim, por favor ouça e Me siga". Esta é o relacionamento do corpo e da alma, discípulo e mestre espiritual,criação e Deus. O mestre proporciona o bem estar e o completo desenvolvimento do siscípulo. Ele quer que o seu aluno se destaque e se torne maior para ele. O mestre ama ama de modo incondicional seus alunos. O relacionamento entre o mestre e o discípulo é baseado unicamente no amor e espiritualidade. O verdadeiro aluno valioso devagar e sinceramente segue as instruções do mestre e firmemente se dirige para a Sua presença . Cada palavra do mestre contém uma suprema verdade espiritual.

O discípulo sincero que pratica Kriya pode de modo continuo e espontaneo o som divino dia e noite. Esta é a palavra suprema, the paramavaca, a fala divina do Supremo.

O Senhor mostra o seu amor por mim a cada dia, há muito  , mas eu ainda me esqueço, não consigo retribuir o Seu amor. Recebi a trepadeira da devoção pela graça e misericórdia de Sri Guru e Sri Krishna mas ainda tenho dificuldade de manter acesa, vou me esforçar como Arjuna e tentar mais e mais ser um guerreiro poderoso como ele comocando empprática cada palavras sagrada . 

Śrī Caitanya-Caritamṛta (Madhya-Līlā):

brahmāṇḍa bhramite kona bhāgyavān jīva

guru-kṛṣṇa-prasāde pāya bhakti-latā-bīja


"Enquanto vagam continuamente pelos inúmeros universos materiais, algumas jīvas extremamente afortunadas obtêm a semente da trepadeira da devoção (bhakti-latā-bīja) na forma de śraddhā, pela misericórdia sem causa de Śrī Guru e Śrī Kṛṣṇa"

ajnãnatimirãndhasya visayãkrãntacetasah

jnãnaprabhãpradãnena prasãdam kuru me prabho

No livro " Forguive my Forgetfulness ( A prayer of Remembrance ) Shri Guru ensina no capítulo 4:     Todas as coisas eu me esqueci de fazer:

Na vida humana, existem algumas coisas que devemos esquecer e algumas que não devemos esquecer. Algumas que nós devemos sempre nos lembrar. Infelizmente o preoblema na vida humana é lembrar do que o que nós devemos esquecer e esquecer o que devemos nos lembrar.

No estilo de vida tradicional na Índia, existiam injuções védicas ou instruções de como viver, assim como as leis de Moises as Leis de Manu.

Por exemplo durante nosso retiros espirituais as pessoas meditam os tres períodos todos os dias. Quando elas retornam para as suas casas , não conseguem ter uma vida disciplinada, ou elas voltam para os seus velhos habitos ne não meditar e desperdíçam o seu tempo. Nós tivemos 4 meses de curso de treinamento na Índia, e algumas pessoas do Ocidente participaram. Estas pessoas levantavam as quatro horas da manhã, se exercitavam,e também meditavam nestas tres vezes no dia. Eles são muito disciplinadas neste período. Infelizmente ao voltarem para as suas casas eu recebi muitas cartas deles dizendo que que eles eram muito disciplinados  durante o curso no Ashram , mas eles não conseguiam manter  esta nova vida, este novo estilo de vida quando voltavam para suas famílias e vida no Ocidente. Isto aconteceu.

Isto aconteceu comigo exatamente neste retiro RTBC

"Não há ninguém que tenha cometido mais erros do que eu. E não há ninguém mais grande do que você, ó Senhor, quem pode me perdoar?"

 Na Shree Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    352

ajnãnatimirãndhasya visayãkrãntacetasah

jnãnaprabhãpradãnena prasãdam kuru me prabho

352.Oh Senhor! Sou alguém cujos olhos estão cobertos pela ignorância e minha mente está contaminada pelo prazer dos objetos dos sentidos. Através do dom divino de luz e conhecimento, rogo que derrame sua graça sobre mim.

om srigurave namah

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 54 Shiri Bhagavad Gita dia a dia 22 a 26/07

 Shrimad Bhagavad Gita

 Jnana Vijanna Yoga 

A Yoga do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento

Capítulo 07 verso 14


daivi hy esã gunamayi
mama mãyã duratyayã
mãm eva ye prapadyante
mãyãm etãm taranti te

07:14 Esta divina maya (ilusão) Minha consiste nas três qualidades da natureza. É extremamente difícil de superar, exceto aqueles que constantemente mantêm sua atenção em Mim (meditam)


 Shri Guru comenta no Livro do Paramahamsa Hariharananda Bhagavad Gita : Este Capítulo 7 da  Shrimad Bhagavad Gita

O conhecimento( jnana) é o primeiro passo e a sabedoria ( prajnana) o último, a expreriência suprema Entre um e outro está vijnana ( o conhecimento aplicado). Jnana é as informações coletadas,  vijnana é a jornada de acordo com o conhecimento disponível ou adquirido e prajnana é o fim da jornada, a meta alcançada,o fim de todos os esforços e provações.

Aqui o Senhor revela com suas próprias palavras, seu evangelhos divinos, Ele está explicando Sua natureza e o seu Jogo Divino. 

Aqui , entre os versos de 13 a 15 ele descreve as tres qualidades da Natureza.


A pratica da meditação, meu refúgio no Senhor, a purificação com a graça divina. A prece diária  é um alento para enfrentar a luta do dia a dia com coragem, serenidade e fé. Com meu Mestre, guru preceptor, Narayana, Senhor  Jagannath Gopala ( a testemunha) e a mãe Divina  que elimina o mal , me sinto protegida.

O  momento de reflexão, a busca do conhecimento e autoanálise

Tendo muita dificuldade na autoanálise, frente a um momento difícil de lidar com os problemas de relacionamento e do dia a dia me confronto com a oscilação das tres qualidades da natureza se alternando em mim. Isso causa um sentimento de inadequação e dificuldade , falta de força para  predominar sattwa O ego desperta uma sensação de vergonha ou constrangimento pelas dores e más atitudes ou escolhas. O Mestre,   lê minha alma, o coração e a mente eu confio a ele minha evolução espiritual. Costumo buscar nas escrituras e palavras escritas dos Mestres, a voz da consciência e a graça divina de perceber o processo espiritual, o jogo divino do Senhor. Ele mostra todo o caminho desta busca até aqui , me chamando para continuar. A pratica da meditação para mim tem sido  a voz divina antes  e depois da tentativa de meditar profundamente, buscar o silêncio absoluto da mente . O objetivo é a comunhão plena a realização espiritual,é o que eu desejo, mas é preciso seguir a Sadhana com determinação e disciplina. O caminho se torna estreito e é preciso seguir em frente sem vacilar, Shri Guru está sempre ensinando, guiando, mas tudo depende do empenho .Com a graça divina e o ensinamentos do Mestre pratico as tecnicas de meditação regularmente, e recebo a informação certa na hora certa o conhecimento, a informação chega até mim, mas a aplicação deste conhecimento é arduo no dia a dia, momento a momento. As armadilhas e fantasmas do ego, memória, intelecto e mente me  assombram. Mas a luz , o guru ilumina este caminho. Isso Parece mágica, mas não é , esta é graça divina , a presença viva de Deus na minha vida se revelando de um modo objetivo e prático como atingir um vida de pureza satwa e niveis mais sutis e elevados de consciência até um dia ou uma vida chegar à sabedoria.

As escrituras, A sabedoria  dos Mestres para iluminar, clarear  esta minha reflexão:

A Sadhana:  as Tres Gunas na a luz da Kriya Yoga, Tantra: Nossas qualidades e e atitudes, Eliminando qualidades negativas, A arte de viver e ofertar seguir em frente , o guru preceptor 

Paramahamsa Hariharananda no seu livro Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga ensina:

A Pratica da Kriya Yoga, As três qualidades da Natureza e a Sabedoria

A alma individual também está ligada ao corpo por essas três qualidades presentes na Natureza Cósmica. O Ser Supremo criou tudo o que existe, com a ajuda da Sua Prakriti (Natureza) dotada das   tres qualidades. O Universo é criado, dissolvido e permanece latente em ciclos. E nós somos parte do Universo.

A maior das três qualidades é Sattwa. É pura. Ela traz iluminação felicidade, sabedoria e também.Satwa o modo da bondade :

equanimidade, controle dos sentidos, a tolerância, a discriminação, a penitência, veracidade, compaixão, a lembrança, o contentamento, a renúncia, a liberdade do desejo, fidelidade, humildade e prazer interior

A segunda qualidade de Rajas dá origem a paixão se manifesta por intenso apego e da ganância. Ela causa dor e sofrimento. 

É o modo da paixão que é : a luxúria, esforço, vaidade, insatisfação, orgulho falso, a busca de bênçãos, o separatismo, a gratificação dos sentidos , imprudência, o amor de louvor, ridicularização, exibição de bravura e punir duramente.

A terceira, denominado Tamas, é a pior de todas. Ela surge devido à ignorância e resulta em letargia escuridão e ilusão.

modo da ignorância se caracteriza como  a intolerância, a ganância, falsidade, violência, chamando a atenção , a hipocrisia, a indiferença, discussão, a lamentação, a desilusão, o sofrimento da depressão, preguiça, falsas expectativas, medo e preguiça.

 A Mãe Divina e a eliminação das Qualidades Negativas

A Grande Mãe , Durga nos ajuda a matar as forças do mal em nós , para isso devemos estar atentos e vigilantes e sempre ter a intenção de fazer o melhor e praticar isso, cultivar a bondade a sinceridade e a espiritualidade a cada dia pois estamos sujeitos às forças das tres gunas dentro de nós.

A pratica sincera da Kriya Yoga  nos possibilita vivenciar em nosso interior e no mundo à nossa volta esta batalha do bem e do mal, podemos sentir a energia de Durga em cada chakra matando as nossas tendências tamas e rajas. Nossa disciplina espiritual é a unica forma que temos de cultivar o bem.

Krishna nos pede para procurar diligentemente  expulsar Tamas da nossa natureza. Devemos controlar e dominar Rajas e   sabiamente desviar o seu poder para os tipos de boas atividades. Sattwa deve ser cuidadosamente cultivada, desenvolvida e conservada de modo a permitir-nos alcançar a imortalidade. O sábio  é claro, vai além de todas essas qualidades, pois, embora seja Sattwa que lhe permite chegar a Deus, até mesmo essa qualidade irá prendê-lo se ele for ligado a ela.


Shri Guru ensina no seu livro "Isso Também vai Passar , livro 4 da série A Arte de Viver e Ofertar"

"A vida é uma jornada de mão unica;não é possível voltar atrás. Cada momento do tempo só acontece uma única vez. 

A vida é uma arte,todos nós somos artistas. A vida como uma arte não quer dizer arte física que produzimos através de um quadro ou escultura, mas a arte de viver em amor,serviço e doação.Esta arte traz beleza para as nossas vidas. Se nos tornarmos bons artistas nesse sentido,passaremos a ser mais belos e atraentes,sem nenhum esforço exterior. Essa beleza é um fluxo de amor que transborda dos nossos corações. Então, vamos começar a viver assim,com uma atitude positiva e de entendimento prático"

Meu Mestre Paramahamsa Prajnanananda ,no seu livro Jnana Sankalini Tantra ensina:

A Sadhana e a Ciência do Tantra

O Tantra é científico, não há mais elementos mágicos nele do que em qualquer outra disciplina.

Tantra é  Sadhana,que emprega uma abordagem sistemática passo a passo com uma rigorosa disciplina física e psicológica que traz o desenvolvimento geral do indivíduo. Tantra não é apenas uma disciplina espiritual, mas também um caminho regulamentado, aberto a todas as religiões, que busca trazer Deus para a vida cotidiana desenvolvendo uma perspectiva universal.

A Tripla qualidade da Natureza na Sadhana

A vida espiritual é um processo evolutivo da animalidade para a racionalidade e ultimamente para o estado de divindade.Cada ser individual é potencialmente divino, mas nossas qualidades divinas muitas vezes permanecem imanifestas. A evolução espiritual desperta a divindade latente que fica adormecidadentro de nós a fim de atingir o estado de perfeição. De acordo com a vedanta a criação  ( maya) é permeada por tres qualidades governantes.Através da sua alternação e combinação em infinitas variedades de nomes, formas e qualidades são criadas. Estes aspectos são também operam no interior de cada ser individual e torna cada pessoa distinta das outras. Cadsa ser individual tem uma natureza predominante operando a qualquer hora e em qualquer momento.

A Sadhana as qualidades e e atitudes bhavas

A jornada é como subir uma escada, e cada um, de acordo com suas intenções e qualidades, é avaliado como tendo alcançado um nível específico. Significativas são as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador na determinação de cada nível. A literatura tântrica enfatiza:

Pashu bhava: comportamento animal determinado por instintos e emoções. Aqui tamas é predominante neste estágio Suas prátcas espirituais é para obter prazeres ou poderes ocultos.

Vira bhava; comportamento heróico , retratado como consciência em meio a uma luta, manifestada em esforço persistente. Este estágio é predomina  a mente rajásica e mais purificada do que a mente tamásica. Neste ponto, os buscadores tântricos usam práticas simbólicas para crescer espiritualmente.a qualidade rasásica qualidade em sua natureza desempenha um papel importante devido a uma luta interna ativa por melhoria. A mente rajásica tenta cultivar virtudes, e isso implica enorme autoesforço.Pessoas rajásicas estão focadas nos aspectos psicológicos e "astrais" de sua natureza e interessadas em obter poderes naturais de uma ordem superior.Algumas pessoas rajásicas evoluem e crescem para se estabelecerem sem esforço no estado divino de divya bhava

Divya bhava divindade ,manifesta no amor supremo por toda a criação, uma atitude de paz, alegria e contentamento. é a forma mais elevada de prática tântrica. Não há manifestações externas ou tentativas fúteis para obter poderes ocultos.Provido de sattva,  nos poderes ocultos mentais imerso no estado de meditação profundaEles tentam ir além do nascimento e morte no caminho do amor supremo.

pashu bhava,vira bhava e divya bhava podem ser comparados com o broto,a flor e o fruto que envolvem o processo natural para atingir o estado de realização

Onde não há mais nenhuma consideração por aspectos menores como prazer ou propriedade. A prática tântrica leva à experiência e manifestação da divindade já presente dentro de nós.

O guru preceptor e as tres qualidades da natureza

 Na Shree Shree Guru Gita 48

brahmãnandam paramasukhadam kevalam jnãnamurtim
dvandvãtitam gaganasadrsam tattvamasyãdilaksyam
ekam nityavimalamacalam sarvadhisãksibhutham
bhãvãtitam trigunarahitam sadgurum tam namãmi

" Eu me curvo a ele, meu guru preceptor , que é a bem-aventurança de Brahman, o doador da maior alegria, que é absoluto e a personificação do conhecimento. Além da dualidade, ele é onipresente como o céu e é o objeto da grande declaração Upanishadica, "Tu és Aquilo". O guru preceptor é um, eterno, puro, estável, a testemunha de todos os pensamentos, além de todas as modificações, e livre das três gunas"

om srigurave namah

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Guru Purnima Kriya Yoga Sadhana 53 Shiri Bhagavad Gita dia a dia 13 a 22/07

                                         Estes dias de reflexão estão sendo muito impactantes, a Rath Yatra culminando com a Guru Purnima. Ainda estou sistematizando o pouco que aprendi. Hoje estou fechando um ciclo e presto a minha homenagem  A Meu Mestre e todos os Mestres desta linhagem e de todos os tempos.

 Shrimad Bhagavad Gita

 Samkya Yoga 

A Yoga da Consciência Interior

Capítulo 02 verso 20


Para a alma nunca há nascimento ou morte. Tendo existido uma vez, ela nunca deixa de existir. Ela é não nascida, eterna, eterna e antiga. Ela não é destruída, mesmo quando o corpo é morto. 


A Imortalidade da Alma

Ontem foi Guru Purnima aniversário de Vyasadeva. Com a fala de Shri Guru sobre os Vedas me lembrei da Isha Upanishad ensinada em Abril, Jagannath Ratha Yatra, Kriya Yoga Sadhana

Guru Purnima

Vyasadeva   compilou os vedas Os Mestres realizados explicam os Upanishads através de palavras e no silêncio. Ensinam a essência dos Vedas e escrituras. Vedas significam  o Conhecimento Supremo. Ele se chamou Krishna pois sua pele esra escura . Falou do seu pai e mãe, seu nascimento.

Guru Parampara, é a linhagem sucessiva dos Mestres ou Gurus desta linhagem ( fiz uma síntese desta Linhagem, sucessão discipular com datas, no final para relembrar sempre) , mas também significa a Origem Divina dos ensinamentos revelados diretamente por Deus. Krishna Bhagavam a voz de Deus, a origem dos Vedas. Os ensinamentos de todos os santos e sábios de tempos imemoriais organizados nos Vedas , escrituras, Mahabharatha e Ramayama.

Guru Purnima, a lua cheia do mês de Julho, Paramahamsa Hariharananda nasceu em uma Lua cheia, veio para o ocidente em uma lua cheia. Nesta Lua cheia  é comemorado o Aniversário de Viyasa Deva. O que ficou marcado em mim na fala de Shri Guru foi;

Abaixo tem a história do nascimento dele . A Mãe dele cheirava a peixe mas quando gerou e aceitou o nascimento do seu filho, passou a ser perfumada.

" Nós exalamos um odor. Que tipo de odor estamos exalando com nossos pensamentos, palavras e ações? 

Queremos ser discípulos mas será que estamos qualificados para seguir o Mestre? Será que nos esforçamos para ser saudáveis? A doença está na mente. A doença está na alimentação.

A iniciação é a relação do guru-discípulo e do discípulo-guru. Ambos.

A Kriya Yoga Sadhana

Na Kriya Yoga Sadhana - O Mestre realizado , guru preceptor, revela a nossa real natureza com a fala inaudível de Brahaman (O Senhor Jagannath- o êxtase e o silêncio de Sudhadra, Balabadra e Jagannath e o som de sudarshan)

Através da Kriya Yoga Sadhana ( amor, fé e devoção)pode-se perceber a imortalidade da alma e chegar à realização espiritual, conduzido pelo guru preceptor.

A Sadhana é o caminho que nos leva à Autorealização e o Autoconhecimento 

Através da sadhana os seguidores mergulham na consciência do Senhor Jagannath.


Ratha Yatra

Shri Guru nos ensina no seu livro Lord Jagannath Trough theEyes of a Yogi :  

Este é o Festival da Alma conduzindo nossas vidas.

Senhor Jagannath é o prana, seu comando é a respiração

O corpo é o universo e o Senhor Jagannath é a alma ( o real condutor O Senhor da carruagem do corpo , o intelecto dirige e a mente é o freio. Os cavalos são os sentidos  e os objetos dos sentidos os caminhos dos cavalos). Nosso corpo são as tres carruagens.

Devemos celebrar a Ratha Yatra com o corpo, mente e alma concentrasos no purusha supremo, Purushotama, Senhor Jagannath.

A vida é a Grand Road . A jornada de Jagannath é o caminho do chakra base até a coroa ( fontanela) através do sushumna. Do seu Templo até Shri Gaudisha.

A Ratha Yatra e os quatro Vedas :

Shri Balabhadra: Rig Veda ( mantras, palavras sagradas)  fala , verbalização Conhecimento

Subhadra Devi: Yajur Veda ( união) Aplicação do Conhecimento 

Senhor Jagannath : Sama Veda ( harmonia) Destruição dos desejos na pessoa e a consciência, equanimidade Sabedoria

Sudharshan( Atharva Veda ( bênção) paz  paz e alegria, percepção da imortalidade

Segundo Shri Guru : Rigveda ("Sabedoria é Brahman"- Senhor Balabhadra) Samaveda ( "Tu és Isso"- Senhor Jagannath) Yajurveda (' eu sou Braman"- Subhadra) Atharvaveda( Este atman ou a Alma é Brahman- Sudharshan)

 Tudo é Brahman Jagannath sem atributos na forma da alma  ou Autoconhecimento foi manifestado através de Subhadra.

Brahman é imanente em nós, está além da mente, o intelecto e o ego.

Sudharshan :essencia do conhecimento o equilíbrio da Sadhana (bakti- devoção ,jnana- conhecimento e karma-ação) percepção da imortalidade, a alma

Subadhra): Subhadra Devi: Yajur Veda ( união) Aplicação do Conhecimento Yogamaya, Mahashakti

 Kriya Yoga Sadhana a cultura da alma, Isha Upanishad e a disciplina espiritual:

Na sua vinda para o Brasil em Abril de 2023, Shri Guru nos ensinou dia a pós dia o significado do primeiro verso da Isha Upanishad ( Suckla  Yajur  Veda)


Upanishads estão na última seção de qualquer Veda. Upanishads são uma subcategoria de um Veda.

 Rigveda, Samaveda, Yajurveda, Atharvaveda.

isha significa disciplinar:


Isha Isvasyamidam sarvam

"Neste Universo inteiro só existe a presença de Deus"


Deus é sat chit ananda 

Deus é sat : realidade ,verdade, imortalidade

Deus é chit consciência e sabedoria

Deus é ananda: felicidade,bem aventurança


Deus está em tudo e em todos. Dentro e fora de nós. Com forma ( nomes e formas- a criação) Sem forma ( Sat chit ananda)


"Ver Deus em tudo e em todos: Tudo está em transformação mas achamos que tudo está na forma e nos esquecemos a " não forma": esta é a Verdade, é Deus. Se não vivermos na Verdade, vamos nos esquecer. A mente vria fraquezas, desejos internos, temos que dizer não. Somos o visível e o invisível. Po tras desta forma existe o Divino, é preciso se lembrar disso na prática, no dia a dia"
"Como deveríamos viver,nos mover, reagir, falar, pensar ? Nós temos que ensinar a nós mesmos, transformar a nós mesmos. Temos que nos esforçar, tentar!"

evam paramparãprãptam

( O Mahamuni Mahavatar Babaji Maharaj  (   Tryambaka, Shiva baba, Budua Baba o pai ancestral ) através de divina leela ou lila ( play of God)  ensinou e continua ensinando seu discípulos sinceros e devotados e disciplinados , que vão segundo a sucessão disciplinar  estas técnicas diretamente reveladas pelo Senhor Krishna ( Vishnu)  . 

Babaji  e Lahiri Mahasaya ( 30/09/1928-26/09/1895)


Mestre Lahiri Mahasaya : Seus discípulos que são Mestres Realizados da Kriya Yoga: Swami Sriyukteswar Giri ( 10 /05/ 1855- 09/ 03 1936)  Bhupendranath Sanyal  ( 20/01/1877 - 18/01/1962)

Mestre Swami Sriyukteswar Giri : Seus discípulos que São Mestres realizados  da Kriya Yoga Swami Satyananda Giri   ( 17/11/1896- 02/08/1971) iniciado  na Kriya Yoga por Hamsa Swami Kevalananda ) , Paramhansa Yogananda Giri ( 05/01/ 1893- 07/03/1920 , Paramahamsa  Hariharananda Giri (27/05/1907-03/12/2002)

Mestre  Paramahamsa  Hariharananda Giri : Seu discípulo que é Mestre Realizado da Kriya Yoga : Paramahamsa Prajnanananda Giri  02 / 08/1960 meu amado guru preceptor.( sou iniciada por ele, estou tentando ser um discípulo, não estou qualificada)

Nossos Mestres Realizados  iniciados na Kriya Yoga  que foram chefes de família assim como Lahiri Mahasaya , Sriyukteshwar  até ser  foi ordenado Swami pelo Swami Krishna Dayal Giri  de Bodhgaya  Templo Mahabodhi  e entrou para a vida monástica ( sannyasa) em 1903  

Sri Yukteswar Giri iniciou Paramahamsa Yogananda na Kriya Yoga e o ordenou Swami na Ordem Giri

Hamsa Swami Kevalananda iniciou Swami Satyananda na Kriya Yoga   Sri Yukteswar  o ordenou Swami na Ordem Giri

Sri Yukteswar Giri iniciou Paramahamsa Hariharananda  na Kriya Yoga e Jagad Guru Shrimat Swami Bharati Krishna Teertaji Maharaj o ordenou Swami na Ordem monástica Giri .

Paramahamsa Hariharananda Giri iniciou Paramahamsa Prajnanananda Giri na Kriya Yoga e na Ordem Monástica Giri


Nossos Mestres Realizados  iniciados na Kriya Yoga  que foram chefes de família assim como Lahiri Mahasaya , Sriyukteshwar  até ser  foi ordenado Swami pelo Swami Krishna Dayal Giri  de Bodhgaya  Templo Mahabodhi  e entrou para a vida monástica ( sannyasa) em 1903  

Bodhgaya  é o local  da iluminação de Buddha  na arvore  Árvore Boddhi , o Templo foi restaurado em 1883, após o longo período de declínio do Bhudismo na Índia

Nossos Mestres Realizados que entraram  para a vida monástica ( sannyasa) : Sriyukteswar ( 22 de Março de 1903)  Paramahamsa Yogananda Giri ( Junho de 1915) , Swami Satyananda Giri ( Março de 1919), Paramahamsa  Hariharananda Giri ( Swami e  em 27 de Maio de 1958 - ordenado pelo Shankaracharya  do Gobardhan Pith ( Jagannath Puri)  Jagad Guru Shrimat Swami Bharati Krishna Teertajee Maharaj ), Paramahamsa Prajanananada Giri,  meu amado Gurudev , (ordenado  Swami em 25 de Abril de 1995) e Paramahamsa em  10 de Agosto de 1998

Shree Shree Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 3 verso 322


 

ahameva jagatsarvam ahameva param padam
etajjnãnam yato bhuyãt tam gurum pranamãmyaham 

322. Eu me curvo diante dele, o guru preceptor, que me ilumina  alguém com o conhecimento de que “Eu sou o universo inteiro. Eu sou o estado supremo”.

om srigurave namah


O Nascimento de Vyasa Deva:


"O nome de nascimento de Vyasa é Krishna Dvaipayana , que se refere à sua pele escura (krishna) e seu local de nascimento ser em uma ilha (dvaipayana)Parashara e Satyavati e é a bisavó dos príncipes Pandava e Kauravas . 

Satyavati também era conhecida como Matsya gandhi. [cheirando a peixe]. Ela foi encontrada no estômago de um peixe junto com seu irmão gêmeo por um barqueiro. Ele ofereceu as crianças humanas encontradas no estômago do peixe ao rei. O rei pegou o menino e mais tarde fez um reino chamado "" Matsya desam "para ele. O barqueiro adotou Satyavati como sua filha e a criou. Ela também estava transportando pessoas através do rio Ganges e ganhando dinheiro. Um dia, um Rishi [sábio] chamado Parasara entrou no barco. Ele tinha uma bênção de que o Senhor Vishnu nasceria dele se ele tivesse relações com uma senhora dentro de um determinado tempo. Esse tempo estava passando. Então o sábio Parasara pediu a Satyavati para ser sua esposa e dar à luz seu filho imediatamente. Satyavati não concordou primeiro. Ela impôs muitas condições. 1Ninguém deveria vê-los juntos e 2 deveria haver privacidade completa durante a gravidez.. 3 Ela não deveria ser responsabilizada por criar a criança 4 Após o parto, ela deveria se tornar virgem novamente. 

Parasara Muni CONCORDOU COM TODAS AS SUAS CONDIÇÕES. 

Ele criou uma ilha [dweepam] para ela nas águas. A luz do sol era muito fraca lá. Eles tiveram relações, imediatamente Satyavati deu à luz a criança. No mesmo dia, ela deu à luz a criança. A criança cresceu até se tornar um menino de dezesseis anos assim que nasceu. Ele foi nomeado como “” Krishna dwaipayana “' por Parasara muni. O menino era de cor escura. Então ele foi chamado de “” Krishna “' Como ele nasceu em uma “' Dweepam “' [ILHA], ele foi chamado de Dwaipayana.

 Mais tarde, quando ele compilou todos os vedas e os classificou em 4, a saber, rig, yajur, sama e Atharva, ele foi chamado de ''VEDA VYASA''. Satyavati recuperou sua virgindade novamente. Parasara muni a fez cheirar tão bem que agora ela era chamada de ''Parimala Gandi'', que significa AQUELA QUE É PERFUMADA.

 Sua mãe, peixe, era uma apsaras chamada ""ADRIKA"' QUE TINHA UMA MALDIÇÃO. O rei havia enviado seu sêmen para sua rainha através de uma águia. Aquela águia brigou com outra águia e o líquido puthra utpathi foi engolido por este peixe. O FILHO foi para seu pai. Mas Satyavati, a filha de uma Apsaras e um Rei, cresceu como filha de um barqueiro. Então a mãe de Veda vyasa não era qualquer uma, mas a filha de um rei. Satyavati."

om tat sat om