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segunda-feira, 22 de julho de 2024

Guru Purnima Kriya Yoga Sadhana 53 Shiri Bhagavad Gita dia a dia 13 a 22/07

                                         Estes dias de reflexão estão sendo muito impactantes, a Rath Yatra culminando com a Guru Purnima. Ainda estou sistematizando o pouco que aprendi. Hoje estou fechando um ciclo e presto a minha homenagem  A Meu Mestre e todos os Mestres desta linhagem e de todos os tempos.

 Shrimad Bhagavad Gita

 Samkya Yoga 

A Yoga da Consciência Interior

Capítulo 02 verso 20


Para a alma nunca há nascimento ou morte. Tendo existido uma vez, ela nunca deixa de existir. Ela é não nascida, eterna, eterna e antiga. Ela não é destruída, mesmo quando o corpo é morto. 


A Imortalidade da Alma

Ontem foi Guru Purnima aniversário de Vyasadeva. Com a fala de Shri Guru sobre os Vedas me lembrei da Isha Upanishad ensinada em Abril, Jagannath Ratha Yatra, Kriya Yoga Sadhana

Guru Purnima

Vyasadeva   compilou os vedas Os Mestres realizados explicam os Upanishads através de palavras e no silêncio. Ensinam a essência dos Vedas e escrituras. Vedas significam  o Conhecimento Supremo. Ele se chamou Krishna pois sua pele esra escura . Falou do seu pai e mãe, seu nascimento.

Guru Parampara, é a linhagem sucessiva dos Mestres ou Gurus desta linhagem ( fiz uma síntese desta Linhagem, sucessão discipular com datas, no final para relembrar sempre) , mas também significa a Origem Divina dos ensinamentos revelados diretamente por Deus. Krishna Bhagavam a voz de Deus, a origem dos Vedas. Os ensinamentos de todos os santos e sábios de tempos imemoriais organizados nos Vedas , escrituras, Mahabharatha e Ramayama.

Guru Purnima, a lua cheia do mês de Julho, Paramahamsa Hariharananda nasceu em uma Lua cheia, veio para o ocidente em uma lua cheia. Nesta Lua cheia  é comemorado o Aniversário de Viyasa Deva. O que ficou marcado em mim na fala de Shri Guru foi;

Abaixo tem a história do nascimento dele . A Mãe dele cheirava a peixe mas quando gerou e aceitou o nascimento do seu filho, passou a ser perfumada.

" Nós exalamos um odor. Que tipo de odor estamos exalando com nossos pensamentos, palavras e ações? 

Queremos ser discípulos mas será que estamos qualificados para seguir o Mestre? Será que nos esforçamos para ser saudáveis? A doença está na mente. A doença está na alimentação.

A iniciação é a relação do guru-discípulo e do discípulo-guru. Ambos.

A Kriya Yoga Sadhana

Na Kriya Yoga Sadhana - O Mestre realizado , guru preceptor, revela a nossa real natureza com a fala inaudível de Brahaman (O Senhor Jagannath- o êxtase e o silêncio de Sudhadra, Balabadra e Jagannath e o som de sudarshan)

Através da Kriya Yoga Sadhana ( amor, fé e devoção)pode-se perceber a imortalidade da alma e chegar à realização espiritual, conduzido pelo guru preceptor.

A Sadhana é o caminho que nos leva à Autorealização e o Autoconhecimento 

Através da sadhana os seguidores mergulham na consciência do Senhor Jagannath.


Ratha Yatra

Shri Guru nos ensina no seu livro Lord Jagannath Trough theEyes of a Yogi :  

Este é o Festival da Alma conduzindo nossas vidas.

Senhor Jagannath é o prana, seu comando é a respiração

O corpo é o universo e o Senhor Jagannath é a alma ( o real condutor O Senhor da carruagem do corpo , o intelecto dirige e a mente é o freio. Os cavalos são os sentidos  e os objetos dos sentidos os caminhos dos cavalos). Nosso corpo são as tres carruagens.

Devemos celebrar a Ratha Yatra com o corpo, mente e alma concentrasos no purusha supremo, Purushotama, Senhor Jagannath.

A vida é a Grand Road . A jornada de Jagannath é o caminho do chakra base até a coroa ( fontanela) através do sushumna. Do seu Templo até Shri Gaudisha.

A Ratha Yatra e os quatro Vedas :

Shri Balabhadra: Rig Veda ( mantras, palavras sagradas)  fala , verbalização Conhecimento

Subhadra Devi: Yajur Veda ( união) Aplicação do Conhecimento 

Senhor Jagannath : Sama Veda ( harmonia) Destruição dos desejos na pessoa e a consciência, equanimidade Sabedoria

Sudharshan( Atharva Veda ( bênção) paz  paz e alegria, percepção da imortalidade

Segundo Shri Guru : Rigveda ("Sabedoria é Brahman"- Senhor Balabhadra) Samaveda ( "Tu és Isso"- Senhor Jagannath) Yajurveda (' eu sou Braman"- Subhadra) Atharvaveda( Este atman ou a Alma é Brahman- Sudharshan)

 Tudo é Brahman Jagannath sem atributos na forma da alma  ou Autoconhecimento foi manifestado através de Subhadra.

Brahman é imanente em nós, está além da mente, o intelecto e o ego.

Sudharshan :essencia do conhecimento o equilíbrio da Sadhana (bakti- devoção ,jnana- conhecimento e karma-ação) percepção da imortalidade, a alma

Subadhra): Subhadra Devi: Yajur Veda ( união) Aplicação do Conhecimento Yogamaya, Mahashakti

 Kriya Yoga Sadhana a cultura da alma, Isha Upanishad e a disciplina espiritual:

Na sua vinda para o Brasil em Abril de 2023, Shri Guru nos ensinou dia a pós dia o significado do primeiro verso da Isha Upanishad ( Suckla  Yajur  Veda)


Upanishads estão na última seção de qualquer Veda. Upanishads são uma subcategoria de um Veda.

 Rigveda, Samaveda, Yajurveda, Atharvaveda.

isha significa disciplinar:


Isha Isvasyamidam sarvam

"Neste Universo inteiro só existe a presença de Deus"


Deus é sat chit ananda 

Deus é sat : realidade ,verdade, imortalidade

Deus é chit consciência e sabedoria

Deus é ananda: felicidade,bem aventurança


Deus está em tudo e em todos. Dentro e fora de nós. Com forma ( nomes e formas- a criação) Sem forma ( Sat chit ananda)


"Ver Deus em tudo e em todos: Tudo está em transformação mas achamos que tudo está na forma e nos esquecemos a " não forma": esta é a Verdade, é Deus. Se não vivermos na Verdade, vamos nos esquecer. A mente vria fraquezas, desejos internos, temos que dizer não. Somos o visível e o invisível. Po tras desta forma existe o Divino, é preciso se lembrar disso na prática, no dia a dia"
"Como deveríamos viver,nos mover, reagir, falar, pensar ? Nós temos que ensinar a nós mesmos, transformar a nós mesmos. Temos que nos esforçar, tentar!"

evam paramparãprãptam

( O Mahamuni Mahavatar Babaji Maharaj  (   Tryambaka, Shiva baba, Budua Baba o pai ancestral ) através de divina leela ou lila ( play of God)  ensinou e continua ensinando seu discípulos sinceros e devotados e disciplinados , que vão segundo a sucessão disciplinar  estas técnicas diretamente reveladas pelo Senhor Krishna ( Vishnu)  . 

Babaji  e Lahiri Mahasaya ( 30/09/1928-26/09/1895)


Mestre Lahiri Mahasaya : Seus discípulos que são Mestres Realizados da Kriya Yoga: Swami Sriyukteswar Giri ( 10 /05/ 1855- 09/ 03 1936)  Bhupendranath Sanyal  ( 20/01/1877 - 18/01/1962)

Mestre Swami Sriyukteswar Giri : Seus discípulos que São Mestres realizados  da Kriya Yoga Swami Satyananda Giri   ( 17/11/1896- 02/08/1971) iniciado  na Kriya Yoga por Hamsa Swami Kevalananda ) , Paramhansa Yogananda Giri ( 05/01/ 1893- 07/03/1920 , Paramahamsa  Hariharananda Giri (27/05/1907-03/12/2002)

Mestre  Paramahamsa  Hariharananda Giri : Seu discípulo que é Mestre Realizado da Kriya Yoga : Paramahamsa Prajnanananda Giri  02 / 08/1960 meu amado guru preceptor.( sou iniciada por ele, estou tentando ser um discípulo, não estou qualificada)

Nossos Mestres Realizados  iniciados na Kriya Yoga  que foram chefes de família assim como Lahiri Mahasaya , Sriyukteshwar  até ser  foi ordenado Swami pelo Swami Krishna Dayal Giri  de Bodhgaya  Templo Mahabodhi  e entrou para a vida monástica ( sannyasa) em 1903  

Sri Yukteswar Giri iniciou Paramahamsa Yogananda na Kriya Yoga e o ordenou Swami na Ordem Giri

Hamsa Swami Kevalananda iniciou Swami Satyananda na Kriya Yoga   Sri Yukteswar  o ordenou Swami na Ordem Giri

Sri Yukteswar Giri iniciou Paramahamsa Hariharananda  na Kriya Yoga e Jagad Guru Shrimat Swami Bharati Krishna Teertaji Maharaj o ordenou Swami na Ordem monástica Giri .

Paramahamsa Hariharananda Giri iniciou Paramahamsa Prajnanananda Giri na Kriya Yoga e na Ordem Monástica Giri


Nossos Mestres Realizados  iniciados na Kriya Yoga  que foram chefes de família assim como Lahiri Mahasaya , Sriyukteshwar  até ser  foi ordenado Swami pelo Swami Krishna Dayal Giri  de Bodhgaya  Templo Mahabodhi  e entrou para a vida monástica ( sannyasa) em 1903  

Bodhgaya  é o local  da iluminação de Buddha  na arvore  Árvore Boddhi , o Templo foi restaurado em 1883, após o longo período de declínio do Bhudismo na Índia

Nossos Mestres Realizados que entraram  para a vida monástica ( sannyasa) : Sriyukteswar ( 22 de Março de 1903)  Paramahamsa Yogananda Giri ( Junho de 1915) , Swami Satyananda Giri ( Março de 1919), Paramahamsa  Hariharananda Giri ( Swami e  em 27 de Maio de 1958 - ordenado pelo Shankaracharya  do Gobardhan Pith ( Jagannath Puri)  Jagad Guru Shrimat Swami Bharati Krishna Teertajee Maharaj ), Paramahamsa Prajanananada Giri,  meu amado Gurudev , (ordenado  Swami em 25 de Abril de 1995) e Paramahamsa em  10 de Agosto de 1998

Shree Shree Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 3 verso 322


 

ahameva jagatsarvam ahameva param padam
etajjnãnam yato bhuyãt tam gurum pranamãmyaham 

322. Eu me curvo diante dele, o guru preceptor, que me ilumina  alguém com o conhecimento de que “Eu sou o universo inteiro. Eu sou o estado supremo”.

om srigurave namah


O Nascimento de Vyasa Deva:


"O nome de nascimento de Vyasa é Krishna Dvaipayana , que se refere à sua pele escura (krishna) e seu local de nascimento ser em uma ilha (dvaipayana)Parashara e Satyavati e é a bisavó dos príncipes Pandava e Kauravas . 

Satyavati também era conhecida como Matsya gandhi. [cheirando a peixe]. Ela foi encontrada no estômago de um peixe junto com seu irmão gêmeo por um barqueiro. Ele ofereceu as crianças humanas encontradas no estômago do peixe ao rei. O rei pegou o menino e mais tarde fez um reino chamado "" Matsya desam "para ele. O barqueiro adotou Satyavati como sua filha e a criou. Ela também estava transportando pessoas através do rio Ganges e ganhando dinheiro. Um dia, um Rishi [sábio] chamado Parasara entrou no barco. Ele tinha uma bênção de que o Senhor Vishnu nasceria dele se ele tivesse relações com uma senhora dentro de um determinado tempo. Esse tempo estava passando. Então o sábio Parasara pediu a Satyavati para ser sua esposa e dar à luz seu filho imediatamente. Satyavati não concordou primeiro. Ela impôs muitas condições. 1Ninguém deveria vê-los juntos e 2 deveria haver privacidade completa durante a gravidez.. 3 Ela não deveria ser responsabilizada por criar a criança 4 Após o parto, ela deveria se tornar virgem novamente. 

Parasara Muni CONCORDOU COM TODAS AS SUAS CONDIÇÕES. 

Ele criou uma ilha [dweepam] para ela nas águas. A luz do sol era muito fraca lá. Eles tiveram relações, imediatamente Satyavati deu à luz a criança. No mesmo dia, ela deu à luz a criança. A criança cresceu até se tornar um menino de dezesseis anos assim que nasceu. Ele foi nomeado como “” Krishna dwaipayana “' por Parasara muni. O menino era de cor escura. Então ele foi chamado de “” Krishna “' Como ele nasceu em uma “' Dweepam “' [ILHA], ele foi chamado de Dwaipayana.

 Mais tarde, quando ele compilou todos os vedas e os classificou em 4, a saber, rig, yajur, sama e Atharva, ele foi chamado de ''VEDA VYASA''. Satyavati recuperou sua virgindade novamente. Parasara muni a fez cheirar tão bem que agora ela era chamada de ''Parimala Gandi'', que significa AQUELA QUE É PERFUMADA.

 Sua mãe, peixe, era uma apsaras chamada ""ADRIKA"' QUE TINHA UMA MALDIÇÃO. O rei havia enviado seu sêmen para sua rainha através de uma águia. Aquela águia brigou com outra águia e o líquido puthra utpathi foi engolido por este peixe. O FILHO foi para seu pai. Mas Satyavati, a filha de uma Apsaras e um Rei, cresceu como filha de um barqueiro. Então a mãe de Veda vyasa não era qualquer uma, mas a filha de um rei. Satyavati."

om tat sat om