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sexta-feira, 26 de julho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 54 Shiri Bhagavad Gita dia a dia 22 a 26/07

 Shrimad Bhagavad Gita

 Jnana Vijanna Yoga 

A Yoga do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento

Capítulo 07 verso 14


daivi hy esã gunamayi
mama mãyã duratyayã
mãm eva ye prapadyante
mãyãm etãm taranti te

07:14 Esta divina maya (ilusão) Minha consiste nas três qualidades da natureza. É extremamente difícil de superar, exceto aqueles que constantemente mantêm sua atenção em Mim (meditam)


 Shri Guru comenta no Livro do Paramahamsa Hariharananda Bhagavad Gita : Este Capítulo 7 da  Shrimad Bhagavad Gita

O conhecimento( jnana) é o primeiro passo e a sabedoria ( prajnana) o último, a expreriência suprema Entre um e outro está vijnana ( o conhecimento aplicado). Jnana é as informações coletadas,  vijnana é a jornada de acordo com o conhecimento disponível ou adquirido e prajnana é o fim da jornada, a meta alcançada,o fim de todos os esforços e provações.

Aqui o Senhor revela com suas próprias palavras, seu evangelhos divinos, Ele está explicando Sua natureza e o seu Jogo Divino. 

Aqui , entre os versos de 13 a 15 ele descreve as tres qualidades da Natureza.


A pratica da meditação, meu refúgio no Senhor, a purificação com a graça divina. A prece diária  é um alento para enfrentar a luta do dia a dia com coragem, serenidade e fé. Com meu Mestre, guru preceptor, Narayana, Senhor  Jagannath Gopala ( a testemunha) e a mãe Divina  que elimina o mal , me sinto protegida.

O  momento de reflexão, a busca do conhecimento e autoanálise

Tendo muita dificuldade na autoanálise, frente a um momento difícil de lidar com os problemas de relacionamento e do dia a dia me confronto com a oscilação das tres qualidades da natureza se alternando em mim. Isso causa um sentimento de inadequação e dificuldade , falta de força para  predominar sattwa O ego desperta uma sensação de vergonha ou constrangimento pelas dores e más atitudes ou escolhas. O Mestre,   lê minha alma, o coração e a mente eu confio a ele minha evolução espiritual. Costumo buscar nas escrituras e palavras escritas dos Mestres, a voz da consciência e a graça divina de perceber o processo espiritual, o jogo divino do Senhor. Ele mostra todo o caminho desta busca até aqui , me chamando para continuar. A pratica da meditação para mim tem sido  a voz divina antes  e depois da tentativa de meditar profundamente, buscar o silêncio absoluto da mente . O objetivo é a comunhão plena a realização espiritual,é o que eu desejo, mas é preciso seguir a Sadhana com determinação e disciplina. O caminho se torna estreito e é preciso seguir em frente sem vacilar, Shri Guru está sempre ensinando, guiando, mas tudo depende do empenho .Com a graça divina e o ensinamentos do Mestre pratico as tecnicas de meditação regularmente, e recebo a informação certa na hora certa o conhecimento, a informação chega até mim, mas a aplicação deste conhecimento é arduo no dia a dia, momento a momento. As armadilhas e fantasmas do ego, memória, intelecto e mente me  assombram. Mas a luz , o guru ilumina este caminho. Isso Parece mágica, mas não é , esta é graça divina , a presença viva de Deus na minha vida se revelando de um modo objetivo e prático como atingir um vida de pureza satwa e niveis mais sutis e elevados de consciência até um dia ou uma vida chegar à sabedoria.

As escrituras, A sabedoria  dos Mestres para iluminar, clarear  esta minha reflexão:

A Sadhana:  as Tres Gunas na a luz da Kriya Yoga, Tantra: Nossas qualidades e e atitudes, Eliminando qualidades negativas, A arte de viver e ofertar seguir em frente , o guru preceptor 

Paramahamsa Hariharananda no seu livro Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga ensina:

A Pratica da Kriya Yoga, As três qualidades da Natureza e a Sabedoria

A alma individual também está ligada ao corpo por essas três qualidades presentes na Natureza Cósmica. O Ser Supremo criou tudo o que existe, com a ajuda da Sua Prakriti (Natureza) dotada das   tres qualidades. O Universo é criado, dissolvido e permanece latente em ciclos. E nós somos parte do Universo.

A maior das três qualidades é Sattwa. É pura. Ela traz iluminação felicidade, sabedoria e também.Satwa o modo da bondade :

equanimidade, controle dos sentidos, a tolerância, a discriminação, a penitência, veracidade, compaixão, a lembrança, o contentamento, a renúncia, a liberdade do desejo, fidelidade, humildade e prazer interior

A segunda qualidade de Rajas dá origem a paixão se manifesta por intenso apego e da ganância. Ela causa dor e sofrimento. 

É o modo da paixão que é : a luxúria, esforço, vaidade, insatisfação, orgulho falso, a busca de bênçãos, o separatismo, a gratificação dos sentidos , imprudência, o amor de louvor, ridicularização, exibição de bravura e punir duramente.

A terceira, denominado Tamas, é a pior de todas. Ela surge devido à ignorância e resulta em letargia escuridão e ilusão.

modo da ignorância se caracteriza como  a intolerância, a ganância, falsidade, violência, chamando a atenção , a hipocrisia, a indiferença, discussão, a lamentação, a desilusão, o sofrimento da depressão, preguiça, falsas expectativas, medo e preguiça.

 A Mãe Divina e a eliminação das Qualidades Negativas

A Grande Mãe , Durga nos ajuda a matar as forças do mal em nós , para isso devemos estar atentos e vigilantes e sempre ter a intenção de fazer o melhor e praticar isso, cultivar a bondade a sinceridade e a espiritualidade a cada dia pois estamos sujeitos às forças das tres gunas dentro de nós.

A pratica sincera da Kriya Yoga  nos possibilita vivenciar em nosso interior e no mundo à nossa volta esta batalha do bem e do mal, podemos sentir a energia de Durga em cada chakra matando as nossas tendências tamas e rajas. Nossa disciplina espiritual é a unica forma que temos de cultivar o bem.

Krishna nos pede para procurar diligentemente  expulsar Tamas da nossa natureza. Devemos controlar e dominar Rajas e   sabiamente desviar o seu poder para os tipos de boas atividades. Sattwa deve ser cuidadosamente cultivada, desenvolvida e conservada de modo a permitir-nos alcançar a imortalidade. O sábio  é claro, vai além de todas essas qualidades, pois, embora seja Sattwa que lhe permite chegar a Deus, até mesmo essa qualidade irá prendê-lo se ele for ligado a ela.


Shri Guru ensina no seu livro "Isso Também vai Passar , livro 4 da série A Arte de Viver e Ofertar"

"A vida é uma jornada de mão unica;não é possível voltar atrás. Cada momento do tempo só acontece uma única vez. 

A vida é uma arte,todos nós somos artistas. A vida como uma arte não quer dizer arte física que produzimos através de um quadro ou escultura, mas a arte de viver em amor,serviço e doação.Esta arte traz beleza para as nossas vidas. Se nos tornarmos bons artistas nesse sentido,passaremos a ser mais belos e atraentes,sem nenhum esforço exterior. Essa beleza é um fluxo de amor que transborda dos nossos corações. Então, vamos começar a viver assim,com uma atitude positiva e de entendimento prático"

Meu Mestre Paramahamsa Prajnanananda ,no seu livro Jnana Sankalini Tantra ensina:

A Sadhana e a Ciência do Tantra

O Tantra é científico, não há mais elementos mágicos nele do que em qualquer outra disciplina.

Tantra é  Sadhana,que emprega uma abordagem sistemática passo a passo com uma rigorosa disciplina física e psicológica que traz o desenvolvimento geral do indivíduo. Tantra não é apenas uma disciplina espiritual, mas também um caminho regulamentado, aberto a todas as religiões, que busca trazer Deus para a vida cotidiana desenvolvendo uma perspectiva universal.

A Tripla qualidade da Natureza na Sadhana

A vida espiritual é um processo evolutivo da animalidade para a racionalidade e ultimamente para o estado de divindade.Cada ser individual é potencialmente divino, mas nossas qualidades divinas muitas vezes permanecem imanifestas. A evolução espiritual desperta a divindade latente que fica adormecidadentro de nós a fim de atingir o estado de perfeição. De acordo com a vedanta a criação  ( maya) é permeada por tres qualidades governantes.Através da sua alternação e combinação em infinitas variedades de nomes, formas e qualidades são criadas. Estes aspectos são também operam no interior de cada ser individual e torna cada pessoa distinta das outras. Cadsa ser individual tem uma natureza predominante operando a qualquer hora e em qualquer momento.

A Sadhana as qualidades e e atitudes bhavas

A jornada é como subir uma escada, e cada um, de acordo com suas intenções e qualidades, é avaliado como tendo alcançado um nível específico. Significativas são as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador na determinação de cada nível. A literatura tântrica enfatiza:

Pashu bhava: comportamento animal determinado por instintos e emoções. Aqui tamas é predominante neste estágio Suas prátcas espirituais é para obter prazeres ou poderes ocultos.

Vira bhava; comportamento heróico , retratado como consciência em meio a uma luta, manifestada em esforço persistente. Este estágio é predomina  a mente rajásica e mais purificada do que a mente tamásica. Neste ponto, os buscadores tântricos usam práticas simbólicas para crescer espiritualmente.a qualidade rasásica qualidade em sua natureza desempenha um papel importante devido a uma luta interna ativa por melhoria. A mente rajásica tenta cultivar virtudes, e isso implica enorme autoesforço.Pessoas rajásicas estão focadas nos aspectos psicológicos e "astrais" de sua natureza e interessadas em obter poderes naturais de uma ordem superior.Algumas pessoas rajásicas evoluem e crescem para se estabelecerem sem esforço no estado divino de divya bhava

Divya bhava divindade ,manifesta no amor supremo por toda a criação, uma atitude de paz, alegria e contentamento. é a forma mais elevada de prática tântrica. Não há manifestações externas ou tentativas fúteis para obter poderes ocultos.Provido de sattva,  nos poderes ocultos mentais imerso no estado de meditação profundaEles tentam ir além do nascimento e morte no caminho do amor supremo.

pashu bhava,vira bhava e divya bhava podem ser comparados com o broto,a flor e o fruto que envolvem o processo natural para atingir o estado de realização

Onde não há mais nenhuma consideração por aspectos menores como prazer ou propriedade. A prática tântrica leva à experiência e manifestação da divindade já presente dentro de nós.

O guru preceptor e as tres qualidades da natureza

 Na Shree Shree Guru Gita 48

brahmãnandam paramasukhadam kevalam jnãnamurtim
dvandvãtitam gaganasadrsam tattvamasyãdilaksyam
ekam nityavimalamacalam sarvadhisãksibhutham
bhãvãtitam trigunarahitam sadgurum tam namãmi

" Eu me curvo a ele, meu guru preceptor , que é a bem-aventurança de Brahman, o doador da maior alegria, que é absoluto e a personificação do conhecimento. Além da dualidade, ele é onipresente como o céu e é o objeto da grande declaração Upanishadica, "Tu és Aquilo". O guru preceptor é um, eterno, puro, estável, a testemunha de todos os pensamentos, além de todas as modificações, e livre das três gunas"

om srigurave namah