Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Kriya Yoga Sadhana 56 Shiri Bagavad Gita dia a dia 29/07 a 07/08



Shiri Bhagavad  Gita 

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Capítulo 11 verso 44



tasmãt pranamya pranidhãya kãyam
prasãdaye tvãm aham isam idyam
pite 'va putrasya sakhe 'va sakhyuh
priyah  priyãyã 'rhasi deva sodhum

Portanto, prostrando meu corpo a Teus pés e curvando-me profundamente, peço Teu perdão, ó Senhor, como um pai a um filho, um amigo a um amigo, um amante a um amado, ó Deus, sê misericordioso.

Paramahamsa Hariharananda  no seu Livro: Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga

Neste versículo , ele ensina que a devoção inicia com a auto rendição , a entrega.
Se curvaraos pés do Senhor significa se render. Curvar a coluna. Na coluna estão os cinci chakras inferiores e os cinco elementos grosseiros do coxics até a cervical. Mas pranidhaya não é apenas se curva mas sim curvar a coluna no estado sem ego. A vida espiritual inicia se apagando o ego.Os pés do saenhor estãona pituitária.
Quando subimos até a pituitária através da meditação e percebemos o poder divino, isto é se auto-reder e se curvar aos pés do Senhor.
Meditação e uma vida espiritual habilita os devotos para receberem a graça de Deus. Devoção a Deus , vivendo de acordo com as recomendações das escrituras sagradas e do mestre realizado, meditar diáriamente, ficar livre da vaidade e do ego isso é essencial para a evolução espiritual. Ser humilda como a grama e tolerante como as árvores torna você grande e divino

Shri Guruji nos  comentários do seu livro The yoga  Sutra of Patanjali

The Sadhana Pada , Sutra 01


Kriya Yoga, o Caminho para a Libertação

tapah svãdhyãyesvaraprinidhãnãni kriyã-yogah|01||

Meditação, auto-estudo e entrega a Deus, [juntos], constituem a Kriya Yoga || 01 ||

1-tapas:


tapas é o processo através do qual se pode queimar todas as impurezas e fazer a mente brilhar com pureza, conhecimento e amor.
tapas é o fogo interior. Quando alguém introve a mente inquieta, concentra-se no sexto chakra e se absorve na consciência da alma, realiza tapas.
tapas é a penitência e austeridade que traz disciplina estrita na vida de alguém.

tapas : O caminho da Ação

2-svadhyaya


deve-se estudar a própria vida através da auto-análise e da auto-introspecção
no ajna chakra, na consciência da alma, a prática é svadhyaya. Permanecer em tapa loka e ter auto-indagação é svadhyaya real.

svadhyaya O caminho do conhecimento

3-Iswara Pranidhana

Pranidhana é a arte espiritual de se render a Deus e libertação do ego e orgulho.

Iswara pranidhana: o caminho da devoção e amor.

kriya yoga: 

kriya yoga integra estas praticas simultaneamente

O kriya yoga é a síntese do karma, jnana e bhakti (ação, conhecimento e devoção)
 kriya yoga é o caminho da cultura da alma para a própria evolução e emancipação.

jai guru

Nestes estes dias e noites 

Mediante a dor e o sofrimento neste oceano de ilusão como  jiva ,  fui resgatada ( meus corpos ) pelo guru preceptor no seu barco cósmico, com toda a sua linhagem, iniciada no caminho da Kriya Yoga  e ter o vislumbre de ser jivatma. A linhagem da Kriya Yoga , a ordem Giri sanyasa  recebida através do seu gurudev. são uma herança divina para todos nós que o seguimos.

Agora com a graça de Shri Guru   jivatma , minha essência divina tem sido revelada aos poucos, porém constantemente  através da Kriya Yoga Sadhana.  Nestes 18 anos de caminhada, sei que esta jornada é cheia de desafios porém muito mais fácil e rápida e efetiva do que a busca nas outras vidas e nesta também. Sou eternamente abençoada e grata por ter sido acolhida e aceita neste caminho sagrada. Eternamente grata por  tido a aproximação sincronizada , e desenvolver um amor tão puro por ele e Gopala ,  e o Senhor Jagannath em Puri ,Purushotama que chego próxima do caminho da devoção por isso me rendo aos poucos como uma criança aprendendo a andar, a nadar.  Preciso eliminar o ego e a vaidade.

A minha vinda para Puri, entregar a minha vida material e espiritual cheia de desvios para Os Mestres , ter a visão de Gopala,Senhor Jagannath , Gurudev e Shri Guruji foi a maior graça de toda a minha vida. Inundoou o corpo físico e astral. Ressignificou a jornada da minha vida e aos poucos vou tendo coragem para abrir os meus braços calejados e doentes , meus pés feridos e cansados para receber este amor. Manter esta visão é o grande desafio,  A Kriya Yoga é o maior instrumento de evolução espiritual, assim é possível viver a cada dia mas é preciso seguir a Sadhana com cuidado humildade e muito empenho. 

Shri Guru Bhagavan é a palavra viva do Senhor. è a revelação divina. Sua resposta silenciosa ou audível , escrita fala direto ao nosso coração é o um som divino de muitas formas e sem forma dentro da cabeça, do crânio e da coluna ,misterioso e transcendental. Ele responde sempre e este diálogo quase unilateral é que mantém a chama do amor divino sempre viva. 

Não sou evoluída , possuo méritos  ou merecimentos a não ser a minha busca espiritual desde a mais tenra idade. Sempre me rendi a Deus ao meu modo desajeitado instintivo e impetuoso , tentando desenvolver a intuição.O Senhor sempre perdoa. Jesus perdoou os meus pecados e mostrou o caminho e o Espírito Santo , mas eu me perdi com as tentações do mundo me esqueci dele por um tempo, na verdade não me esqueci, mas deixei ele de lado, deixei de seguir fielmente os seus ensinamentos.Busquei em outros caminhos Yemanjá no meu Ori me mostrou o quemovia o meu inconsciente , as marcas desta e de outras vidas, a proposta era ter um pai espiritual e me tornar uma mãe espiritual. Quanta pretensão!  Nunca  me esqueci totalmente mas cai na tentação algumas vezes e não segui o dharma. Não havia tido a condução do mestre realizado passo a passo e me perdi no oceano da vida, guiada pelas minhas memórias , inspirações e tentativas frustradas de realização na ciência , profissão e também na vida espiritual.

O caminho da Kriya Yoga , de Jagannath está me fazendo perceber através da autoanálise onde tenho errado e o muito que preciso melhorar, empenhar. Desejo profundamente nunca mais me esquecer de Deus , da Verdade de me render a ele a cada dia ,  o Amor Divino , a misericórdia , o meu guru preceptor tem me guiado para manter  e expandir a disciplina, o auto conhecimento e a chama do amor divino, Me rendo e peco perdão por tudo o que me afasta de Deus nos pensamentos, palavras e ações. 


 No seu livro Forgive my forgetfulness : A prayer of Remembrance do meu Mestre 

( autografado  para mim por ele em Abril de 2024 - ele recomenda meditar e orar )

Nesta ocasião , em Abril ,vivi um estado de profunda reflexão e dor do reconhecimento das minhas limitações aos pés do Mestre e ao mesmo tempo a misericórdia  do Ser Supremo. ( Purusha e Prakriti ) um indescrotível processo de aprendizado ,  Shri Guru, ( todas as formas Deus ) esua presença viva dentro e ao nosso entorno , Senhor Krishna Bhagavan na S B Gita , O Senhor Jagannath ( todos os caminhos espiritais e formas de Deus e sem forma .Mãe Divina Gomata ( todas as formas da Mãe divina Prakriti) e Shri KrishnaGopala , este aprendizado configurou estes dias abençoados e agraciados.Toda a convivência com o Mestre nestes 23 dias foi uma resposta direta para continuar e rendendo, pedindo perdão por minha espiritualidade infantil , quase cega e ingrata, prosseguindo nesta jornada tão preciosa com o Mestre realizado.  Sua misericórdia é sem fim  .  Confiar mais mais na graça divina no amor divino e no caminho  devoção. O atraso é da minha responsabilidade a falta de disciplina . Tateando  o caminho do conhecimento , devoção e disciplina vou tentando me situar neste cenário divino, neste jogo que hoje tenho a certeza sou aceita apesar de tudo. Me Rendo ao guru preceptor.

Fui agraciada pela peregrinação a Jagannath Puri durante o RTBC um dos quatro Math estabelecidos por  Shri Adi Shankara e uma cidade  sagrada Templo do Senhor Jagannath . Local onde Babaji apareceu com seu corpo físico aos nossos Mestres , local de alguns Ashrams destes Mestres. Local onde Shri Paramahamsa Hariharanda e meu Shri Guruji foram iniciados na Kria Yoga em todos osníveis até a realização. Local onde eles também foram inicidos na ordem Giri. Paramahamsa Hariharananda foi iniciado sanyasa pelo Shankaracharya de Puri , Purvamnaya Sri Govardhana Pitham. Govardhananatha Krishna e Ardhanareshvara Shiva. O Senhor Vishnu ( Lakshmi) e a ( Sri Mahakal Bhairava ( Sri Kali Mahavidya) e da Mãe Vimala. O Senhor Caitanya Mahaprabhu passou osultimos dias personificado em Puri . Minha ligação profunda com este lugar sagrado Puri, Purushotama especialmente com minha ligação com a Deidade Shri Jagannath,  Shri Gopala e a Mãe Divina , estes versos são perfeitos para a minha rendição como ser caído  ( frente a Patita Pavana na Grand Road) como poeira aos pés do Mestre em busca do perdão divino, a miseicórdia. Tentando seguir o exemplo de Arjuna frente à visão cósmica doseu Mestre ( amigo pai e amado Shri Krishna em Kurukshetra. 

 Neste livro, pelo que entendi ele recomenda buscar apenas as coisas boas da memória, as belas e que nos ensinam a bondade e o amor divino. 

Na ocasião , em Abril , eu me rendi sinceramente, reconhecendo minha ignorância refente ao meu estado de sono tentando entrar em  sono profundo na meditação para atingir  o estado desperto ( quando os quatro instrumentos estão equilibrados A verdadeira Sadhana.O coice literal e suave da Mãe Gomata e A presença Divina do Mestre são um estímulo e bálsamo indescritível em palavras. Me rendo aos pés do meu guru preceptor.

Deus é um só mas se apresenta na trindade Brahma ( criação) Vishnu ( manutenção ) e Shiva a dissolução e transformação.

 Guru é Brahma, Vishnu e Shiva. Ele também é Parabrahma , a unidade , a plenitude com Ser supremo Brahman, sem forma. 

O Senhor Shiva  é aquele que destroi e dissolve e é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança

Sua família perfeita , O Senhor Shiva destroi nossas tendências negativas , Com a Mãe Parvati (A discípula, mãe e esposa perfeita) o Senhor Ganesha (que elimina os obstáculos e o ego ) e Subramanyam (Kartikeya o guerreiro divino ) .Esta família divina nos ensina que podemos   nos transformar e revelar a divindade nas nossas vidas nos rendendo para Eles.

No meu entendimento , neste jogo divino a Mãe Divina nos dá energia como shakti , toda a Natureza e a criação, ela doa tudo como Gomata  .Ela é a energia da criação, manutenção e dissolução ou transformação necessárias para a revelação da divindade.

Este livro é baseado em lindos versos em sânscrito conhecidos como Shiva Aparadha Kshamapana Stotram , escrito pelo grande Mestre da humanidade Shri Adi Shankara e o primeiro Shankaracharya.

Suas palavras divinas  são referentes  ao uso apropriado dos 4 instrumentos interiores ( a mente que delibera, o intelecto que decide o ego que cria a individualidade e identidade , e a memória que recorda e revive ) utilizar com muita cautela no caminho espiritual, em toda a vida.

Dando continuidade à minha reflexão e auto análise deste lindo versículo Shiri Bagavad  Gita Vishwarupa Darshana YogaYoga da Forma Cósmica Revelada-Capítulo 11 verso 44) desde o dia 29 e atravessando um período de muita dor física emocional e familiar , buquei o refúgio aos pés do guru preceptor e de todos os Mestres entregando para eles a minha dor. Nesta etapa do RTBC vivi exatament e uma experiência de um flash da  visão divina, do Mestre Realizado, meu guru preceptor, que me aceitou como " discípula " (apesar da minha desqualificação ) tendo como testemunha Shri Gopala , Krishna, Jagannath 

Ao abrir o livro buscando uma orientação , Forgive my forgetfulness : A prayer of Remembrance 

 hoje o Mestre responde diretamente para mim : 

Capítulo 5" Vivendo uma vida de Disciplina e Meditação."

Neste capítulo o Mestre narra a história de Janaka e seu guru. O Rei sonhou que era uma abelha faminta. acordou com muita fome .Ele estava em dúvida sobre o que era sonho real ou  realidade  e chorou, se rendeu aos pés do seu guru e perguntou para ele humildimente : " Meu adorável Mestre ! Diga-me o que é real , eu sou um Rei ? ou eu sou uma abelha faminta?"

O Mestre sorriu e tocou suavente na sua cabeça e disse: " Minha criança você não é um rei nem uma abelha . Você é o que é na verdade. Você é aquele espírito. Você é a alma chidananda rupah shivoham shivoham : Você é Shiva, você é divino"

Assim o guru dissipou a confusão do seu valioso discípulo Janaka, que agora copreendeu que não estava apenas sonhando que era uma abelha famínta mas também estava sonhando que era um rei.

Guruji segue: 

Vamos contemplar um momento sobre quem acreditamos ser. A cada momento colocamos alguma identidade ou rótulo em nós mesmos; Eu sou um médico, eu sou um engenheiro, eu sou um empresário, eu sou um banqueiro, eu sou um chefe de família, eu sou um marido, eu sou uma esposa, eu sou um filho ou eu sou uma filha. Nós carregamos tanta identidade, mas quem entre nós realmente vive em consciência? Quem eu sou? Qual é a minha verdadeira identidade? Swami Sivanandaji, um grande iogue e mestre espiritual da Índia moderna costumava cantar, "O Sr. Fulano de Tal é uma falsa não-entidade", que é um verso de sua canção The Eighteen Ities. As palavras desta canção enumeram virtudes que os buscadores devem cultivar para obter sucesso em suas vidas espirituais. Pode-se obter grande benefício ao contemplar as virtudes listadas nesta canção.

 Eighteen Ities.

As dozoito 

Serenidade, regularidade, ausência de vaidade,

Sinceridade, simplicidade, veracidade,

Equanimidade, firmeza, não irritabilidade,

Adaptabilidade, humildade, tenacidade,

Integridade, nobreza, magnanimidade,

Caridade, generosidade, pureza

Pratique diariamente dezoito " virtudes",

Você logo alcançará a imortalidade.

Brahman é a única entidade real.

Você permanecerá na eternidade e no infinito;

Você contemplará a unidade na diversidade;

Você não pode alcançar isso na universidade.

Você pode alcançar isso na Universidade da Floresta.

Sem dúvida, o objetivo de todo buscador deve ser descobrir sua verdadeira identidade. Dito isso, como se atinge esse objetivo? Viver uma vida de contemplação, uma vida de meditação e uma vida de autoanálise ajudará a pessoa a ter sucesso.

No verso cinco Shri Adi Shankara diz: 

nastha dharme vichara shravana mananayo kim nididhyasitavayam

"Eu não confiava na vida de disciplina, ou dharma" ( significado)

vichara significa " auto questionar "

hravana mananayo kim nididhyasitavayam

" Ouvir os professores,contemplar,ouvir o som Om, e ir além da mente "( significado)

Assim, Shri Shankara está dizendo 

"Eu não segui os caminhos da retidão. Ó Senhor, perdoe-me. Por causa da minha negligência, esqueci minha identidade real, acreditando ser apenas uma pessoa miserável e miserável. Portanto, não apenas tornei minha própria vida miserável, mas também tornei miserável a vida de todos próximos a mim."

Shi Caytanya Mahaprabhu foi um grande estudioso que ensinou Sanscrito aos estudantes. Como ele era muito infantil, as pessoas frequentemente questionavam seu comportamento dizendo: 

"Você é um professor. Por que você se comporta assim?

Às vezes ele sorria e dizia: "O... quando eu me tornei um estudioso e um professor? Eu nem sabia que era. Agora terei que agir sério e me tornar um pouco reservado, certificando-me de não sorrir para ninguém?

Quando viajo, sorrio muito, mas certas pessoas raramente retribuem o sorriso. São pessoas uniformizadas: a polícia, o pessoal de segurança dos aeroportos, os agentes de imigração e os agentes da alfândega. Se você sorri, eles ficam um pouco sérios. Raramente eles retribuem o sorriso. Talvez tenham sido instruídos a não sorrir; caso contrário, ninguém os respeitará.

jai guru

O Mestre, o guru preceptor é nosso pai, amigo, amado.É nossa mãe nossos irmãos, nossa família sagrada. Nosso professor e a necess

 Meu muito amado Mestre diz no seu livro; Siga Sorrindo:

"Um sorriso é uma expressão do amor de Deus e de sua presença amorosa."

Eu penso que como o Rei Janaka ficou em dúvida em ser um Rei ou uma abelha faminta, aprendendo  com seu guru que é "a alma chidananda rupah shivoham shivoham : Você é Shiva, você é divino"posso refletir sobre estas diferenças no ensinamento do Guruji:

Quem é rico e quem é pobre? 

"Aquele que tem contentamento está sempre feliz. Um yogi está sempre contente.Uma pessoa descontente e sobrecarregada com desejos infinitos é miserável. O rosto de quem está contente irradia felicidade, e seu sorriso conquista o coração de todos. Por outro lado uma pessoa gananciosa e preocupada não é querida por ninguém.

Uma pessoa inteligente não busca a felicidade através dos prazeres dos sentidos, sabendo muito bem que estes prazeres são temporários e assiciados à dor. Essa pessoa encontra alegri interior por meio da reflexão sobre a vida e sua realidade."

segue:

Esteja com Deus:

" Deus é bom. O mundo pertence a Deus. Deus faz o bem sempre. Devemos sentir Deus no templo do corpo. Devemos oferecer tudo a Deus, tanto o bom quanto o ruim, e gradualmente descobriremos que uma bondade cada vez maior preenche nossas vidas. Devemos praticar viver napresença de Deus e realizar todas as nossas ações para Deus."

Assim como Arjuna eu me rendo a Krishna, ; como Salabega ao Senhor Jagannath Vishnu ; como Parvati a Shiva Todos são personificados no  guru preceptor . Nos rendermos a Ele, a Deus com ou sem forma abre as portas para o amor infinito, o amor divino as portas para o caminho da devoção. 

Arjuna se rende ao Senhor Krishna , na sua forma Cósmica  e pediu o seu Perdão 

Salabega se rende ao Senhor Jagannath e pediu o seu perdão (que não distingue os seus devotos devido à religião ou origem)

Salabega era um devoto inconvencional ( de família muçulmana) correude Vrindavan, onde estava morando. Ele estava exausto e doente, mas estava determinado a ver o Senhor no Templo.

Quando Salabega viu a carruagem, ele caiu de joelhos e começou a chorar. Ele orou ao Senhor Jagannath para perdoá-lo por não conseguir chegar ao templo a tempo.

O Senhor sorriu e disse: “Eu estava esperando por você, Salabega. Não irei embora até que você me veja.” 

A carruagem começou a se mover novamente, e Salabega pôde ver o Senhor de perto. Ele estava cheio de alegria e gratidão.

 Parvati se rende ao Senhor Shiva

Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 10 e 11

pranamravadanã sasvannamaksurvantamãdarãt

drstvã vismayamãppanã pãrvati pariprcchati ||10||

om namo deva devesa parãtpara jagatguru

tvãm namaskurvate bhaktyã surãsuranarãh sadã||11||

10. Parvati (consorte divina do Senhor Shiva), seu rosto brilhando com amor e devoção, observou o Senhor se curvando a alguém com grande reverência e adoração. Perplexa, ela perguntou a ele.

Parvati disse:

11.Om, ó Senhor dos Senhores, eu me curvo a você. Você é supremo. Você é o professor de todo o universo (jagad guru). Os suras (seres divinos), asuras (a natureza demoníaca) e os humanos sempre os adoram com a maior devoção.

Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 52

sariramindriyam prãnamarthasvajanabãndhavãn

ãtmasãrãdikam sarvam sadgurubhyo nivedayet

52. Deve-se render completamente, oferecendo seu corpo, sentidos, prana (respiração vital), riqueza, parentes, cônjuge - até mesmo a própria alma.