Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Kriya Yoga Sadhana 58 Shirimad Bhagavad Gita dia a dia 19 a 21 /08

 Shiri Bhagavad  Gita 

Samkya Yoga 

A Yoga da Consciência Interior

Capítulo 02  verso 38


sukhaduhkhe samo krtvã
lãbhãlabhau jayãjayau
tato yuddhãya yujyasva
nai 'vam pãpam avãpsyasi

02:38 você não comete pecado se lutar para cumprir seu dever na batalha, sem preferir prazer ou dor, ganho ou perda, vitória ou derrota.

om tat sat

São dias que de fato intercalam a euforia de entender algumas Leelas de Krishna , poder relacionar com minhas experiências espirituais com Ele desde o nascimento ,  uma bênção ecrever o livrinho para seus pais e filhos, com os ensinamentos do Mestre.  Ao mesmo tempo meus pensamentos palavras e atitudes ainda reproduzem as dores do isolamento, sentimento de não pertencer enão merecer  compartilhar muito pouco aquela grandeza o presente da Kriya Yoga, de encontrar o Mestre Iluminado abrindo o caminho da Kriya e a realização da sua missão também na Educação Holística Ancestral e Moderna) Saude Integral pessoal e ambiental( Ayurveda e Moderna ) , esta tem sido a luta de praticamente toda a minha vida. Ele é o Mestre que me mostra como realizar tudo isso na prática. O Senhor Jagannath, com todas deidades e caminhos ,  Krishna   Gopala da cultura da Mãe Vaca em clareado todo o caminho da minha vida desde a minha chegada a este plano.  Os erros e acertos subjetivos pois não posso saber quais sementes  frutos e flores foram boas ou ruins. A vida em Organizações ainda é uma grande decpção , me sinto impotente e só eu posso resolver isso.   As memórias ruins que foram sendo cada vez mais clareadas na auto análise vêm à tona. eu sinto uma profunda decepção, uma dor , com o meu processo tentando servir ao Mestre no ambito coletivo. Apenas a regularidade e intensidade das meditação e oração me ão o equilíbrio, este caminho de tentar seguir os passps do Mestre o verdadeiro Yogi.Tenho tentado organizar e limpar meticulosamente o espaço onde eu vivo, durmo e escrevo. Um esforço muito grande para melhorar a minha alimentação. istó é só. SEguir sorrindo esta é a mensagem do Mestre para o equilíbrio que busco, apesar das sombras ainda percebo que estou no caminho. Ainda bem que mesmo não sendo uma pessoa que aprende rápido ainda sigo com a minha dificuldade em aprender o que uma sadhana. Com a graça divina creio que eu não sou uma pessoa  difícil ,que não aprende como evoluir como ser humano e kriyavan.  Deus colocou na minha vida um Mestre alizado,  com seu corpo físico um sadguru  jagatguru , Um Mestre da Humanidade e um Mestre Universal que á  voz do Senhor Krishna me dizendo que tenho que ir além da dualidade de maya, me focar em Parabrahma no caminho para o Ser Supremo ser forte e seguir o Mestre e não pecar mais. Ser apenas um espectador neste jogo divino, no Plano Divino da qual somos todos partes.

Nos meus estudos , como sempre Shri Guru traz os ensinamentos que iluminam minha sadhana . Como ele faz isso é um mistério, mas eu vivo isso, então não preciso de explicações. 

No seu Livro: Siga Sorrindo ele ensina:

"O mundo é um lugar de opostos como prazer e dor,sucesso e fracasso,calor e frio,amigo e inimigo,verão e inverno,elogio e censura,e assim por diante. As pessoas normalmente não entendem que tudo isso é um jogo ilusório de maya. Enquanto vivermos neste mundo de dualidades,não há como escapar dela.

Se quisermos nos livrar do jogo de maya, devemos cuidadosamente transcender as dualidades com uma compreensão correta. O fracasso na vida não deve lançar sombras de tristeza em nosso semblante,nem o sucesso criar traços de euforia. Devemos cultivar aimparcialidade,uma observação cuidadosa e nos tornarmos apenas espectadorres. Os yogis alcançam um estado de equilíbrio por meio da oração e meditação.

Quando não somos afetados pelos impactos de pares de opostos,o amor, a paz e a serenidade fluirão.Um fluxo de compaixão e bondade se manifestará. Esta é a expressão da divindade que já está em cada ser humano."

As doenças ( toda a minha dor física e emocional) se manifestam no corpo e contagia nossos relacionamentos causando a paixão e vaidade . Que intercala com o medo, a tristeza e a ansiedade. 

Ha muitos anos, após o RTBC ele me recomentou apenas " Cuide da sua saúde" . Ainda estou tentando fazer isso, mas sigo lentamente e sem o cuidado devido "

E mais esclarece ainda que devemos superar as incertezas e inseguranças para viver com alegria, amor paz e bondade: a vida é divina!

Me situando, ainda estou muito longe disso apesar de desejar e até quere muito isso.

O que me consola é que a pessoa( maluca e alinenada) nunca admite os seus problemas. Ela precisa  aprender a discriminar o real do irreal.

O Senhor  Jagannath que abraça os seres humanos caídose rejeitados, me abraça.  O Guru é Vishnu Narayana a misericórdia, é o  Senhor Krishna Mestre da Yoga na batalha da vida com a furma humana que fala para todos como chegar até o Supremo, ser abraçada plenamente pelo Senhor . 

O Guru é o Senhor Shiva mestre da Yoga e das Artes isolado no Pico da montanha se movendo apenas quando um devoto chama a sua atenção ou no silêncio.  para os devotos qualificados ele também revela o caminho para o Supremo. 

O Guru é o Senho Brahma que é a luz do conhecimento espiritual  revelando o caminho para o Supremo. O nosso esforço se funde a força, a energia Divina de Shakti  de cada Ser Divino, o Guru libera essa energia e nos ensina como controlar o prana através das praticas milenares, a ciência da Kriya Yoga.

 Guru é a Mãe Divina que é a força concentrada na Mãe Durga que combate e vence o mal . Dá vida e sentido para as palavras e atitudes implícita nos ensinamentos supremos do caminho até o supremo na nossa existência. É a expressão do Supremo em nós através no nosso corpo templo.    Ela  também aniquila tudo que chega proximo da dissolução, incluindo o sono e a morte a ignorância e a verdade , que é a nossa natureza divina:  o Ser em nós, a essência do que vamos levar desta vida, a destruição do corpo , da nossa extstência neste plano com este corpo material e espiritual ( a dualidade)

 O Guru é a união perfeita de Gopala e Gomata, cuida e ensin, a união do Ser Supremo e a Mãe Divina presente física e visivelmente, também no plano sutil e espirital.   a Verdade ancestralidade e sua manifestação da materialidade, no modo de viver, no estilo de vida saudável, natural e simples em sintonia com a Mãe Natureza. também o Conhecimento, a cultura acumulada da humanidade, todos os seus saberes, Arte Ciências, religiões de um  realista, autêntico e direto, o que é materialmente possível e efetivo aqui e agora. 

O Guru é o Ser divino a personificação do Ser Supremo Parahrahma na forma de  bondade e amor. Ele é aquele que nos ensina a chegar no nosso ser interior , o serverdadeiro e chegar ao Ser Supremo.

Como seguir a poeira dos passos deste Mestre Iluminado tão grandioso  e ao mesmo totalmente disponível ?  Como  ter a consciência da sua presença do Ser em mim também no exercício da praticade meditação ? o que é seguir os seus passos, adorar sua paduka como aspirante  a discípulo,    atingir consciência cósmica de ser um discípulo qualificado até  e estar plenamente unida a ele? 

Enfim registro minha auto análise que pode ser contraditória ou registrada de um modo mal interpretado , assim estou  eu hoje  tentando compreender o processo. É difícil viver isso, mas minha busca espiritual nesta vida é ambiciosa  visa a sabedoria , a transformação pessoal como ser humano integral o crescimento no caminho espiritual para ampliar os vislumbres do sagrado divino na pratica familiar profissional e social, ela que transcende a experiência humana. Seguir o Mestre é a dor e o prazer de reconhecer as próprias limitações. Deixar fluir e seguir sorrindo, a linguagem universal do amor divino o resultado da nossa busca expressa na face , a expressão  humana do exercício de utilizar os quatro instrumentos internos  para viver em paz. O sorriso espontâneo sincero e puro de uma criança cativa a todos. Precisamos nos entregar nossa vida a Deus, praticar a arte da auto-motivação e da inspiração , orar e meditar com amor, estar disponível para servir ao Mestre com aquilo que realmente podemos espontaneamente e com alegria. Ele sabe o que é melhor para nós, vivemos no mundo da ilusão. Este é o exercício, este é o aprendizado.  Para ir além rumo à bem-aventurança da felicidade plena é estar sempre unida a Deus de todas as formas possíveis, pensando, cantando, falando, desenhando discursando enfim de todos os modos. Kriya Yoga. Esta tem sido  a minha sadhana imperfeita com apenas alguns raios da iluminação de Shri Guru.

Somente Shri Guru pode iluminar este caminho,  ele conhece e realiza Deus com esta grandeza e profundidade. Ele é o exemplo da vida de amor e simplicidade, como vencer a dualidade , discriminando o real do irreal,   nesta ilusão de maya que faz parte do Plano divino , a condição da nossa exitência. Ele é  a  divino, o exemplo vive da divindade um  modo real , divinamente simples, honesto, integro e amoroso . É atento ecuidadoso em cada detalhe. Seu sorriso é a expressão da alegria pacífica, amorosa, cuidadosa, devota e dedicada do discípulo realizado que é a presença viva do seu Mestre ou Guru realizado. A verdadeira felicidade e bem-aventurança. Ele nos ensina com seu exemplo, sabedoria e disciplina. Está acessível a todos. 

Um grande presente do Supremo e um grande desafio para os que buscam o crescimento espiritual com tanta dificuldade como eu. Eu me perco nas emoções e não tenho facilidade para expressar o meu sorriso a maior parte do tempo. Estou treinando.

Entendi pensando nas  palavras do Baba Harihrananda que A vida é um cenário um palco com atores que revelam através da arte a verdade divina.  nós somos a platéia, cada um de nós , podemos apreciar e apender como se desenrola apenas observando , analisando e refletindo o que tem sido a nossa vida através da verdae expressa pelos atores. Eles representam os papéis de tristeza ou alegria na vida humana. Mas no sei interior, na vida pessoal, são a essência da verdade que é a alegria a verdadeira felicidade dea execução do plano divino no palco da vida. Para a platéia que somos nós o enredo é um mistério e temos que nos entregar de corpo e alma. A narrativa tem um início, meio e fim que desconhecemos, precisamos nos entregar e assistir para aprender. Assim está minha compreensão hoje.

EStou sempre com Shri Guru no coração, O Senhor Jagannath ( Jagannath, Subhadra, Balabhadra e Sudhrasham ) Shri Krishna , Gopala e Gomata .  Os pensamentos quase sempre dispersos e contraditórios , minha mente de macaco querendo se estabilizarmas os mas buscando estar aos pés do Guru na fontanela, este é o exercício.   Enfim ainda bem que o Senhor 

Superar a dor e a alegria, cumprir os deveres  na batalha da vida  com consciência interior não pecamos mais Esta  recomendação do Senhor para mim neste neste verso. A lição de seguir sorrindo no caminho da perfeição, para não pecar mais. 

No seu livro : The path of Perfection, Shri Guru explica:

A vida flui como um rio de muitas maneiras. A vida é um fluxo de ideias. Muitas das nossas ideias são influenciadas pela nossa própria maneira de pensar. Se nossas ideias forem homogêneas, a vida flui suavemente. Quando as ideias são contraditórias, a vida se torna miserável.

A vida também é um fluxo de experiências. O que quer que sejamos agora é o resultado de uma coleção de muitas experiências. Temos dois tipos de experiências: agradáveis ​​e desagradáveis.

devemos ter experiências diferentes e diferentes tipos de memória.Devemos reconhecer quais memórias, as memórias de quais experiências nos atrasam ou nos fazem seguir em frente.

No caminho da espiritualidade, devemos perdoar, como enfatizado nas escrituras. Orar, pedir perdão e perdoar. 

No caminho da espiritualidade, devemos perdoar, como enfatizado nas escrituras. Quando realmente reconhecemos e aceitamos o erro está feito. Não devemos repetir erros, devemos mudar nossas vidas.

Não julgar, criticar, rir e falar mal dos outros. Sermos gratos a todas as experiências em nssas vidas, pois ela nos fazem compreender o mundo.

Experiências que nos trazem maturidade aceleram a nossa jornada

Qualquer situação que enfrentamos é ideal para o progresso e o crescimento

Devemos suportar a situação que vivenciamos; não há outra maneira

A vida está nos ensinando

jai guru omkara