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quarta-feira, 13 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 11 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 13/03


Shrimad Bhagavad Gita

capítulo 10

A  yoga das Glórias Divinas

versículo 14


 sarvam etad rtam manye
yãn mãm vadasi kesava
na hi te bhagavam vyaktim
vidur devã na dãnavãh

Tudo o que você me disse, eu acredito ser verdade. Na verdade, nem os deuses, nem os demônios conhecem sua manifestação divina, ó Divino (Senhor)

Deus é absoluto e sem forma. Sua manifestação está em cada forma da criação. Perceber Deus em todos estes aspectos e perceber Deus não é muito fácil.
A primeira coisa na vida espiritual é acreditar, não uma crença cega. Acreditar é a base da aprendizagem
Neste verso Arjuna é o aprendiz entusiasmado e expressa seu forte credibilidade nas palavras do Mestre

Keshava significa : ka é Brahma, o criador, isha significa Shiva o destruidor e va significa
o preservador, mantenedor.

 No ser humano também ,o pensamento é criado, para por um momento e depois se dissolve
A cada momento ,em cada ser humano pensamento é criado, para por um momento e depois se dissolve. 

Depois se inicia um novo ciclo , isso é possível graças à respiração, ou em ultima instância, a alma. 

/Keshava é o Ser  Interior, 

Krishna se rende ao Senhor Supremo  , a todo esse mistério, Ele pode revelar à Sua Natureza Divina , Somente Ele conhece a Ele mesmo, , nem os deuses ou demônios  O conhecem na realidade., 

 Arjuna reconhece que alma é o real Mestre. Ele é o seu guru.

deva significa deus ou estar no vácuo ( espaço)) a luz divina e as qualidades divinas. Quando subimos para o ajna chakra, ou centro da alma, se  atinge o estado em deva Deus. A Realização Divina está além.

danavas significa demônios, aqueles que estão sempre focados nos centros inferiores., na gratificação dos sentidos,e agitaçãoDemônios também são aptos para conhecer a Gloria Divina. Eles meditam para ter força física e mais força para .aproveitar as coisas da vida.

Arjuna está pedindo "Ó Bhagavam,O Ser Divino, Ó Senhor, eu acredito nos seus ensinamentos e recomendações. Por favor me ensine mais a respeito da vida espiritual e a Realização Divina

Bhagavam é o título  dado ao  próprio Deus em pessoa, O Santo Realizado,  a representação absoluta do Ser Supremo. 



Na Jnana Sankalini Tantra verso 75,  Shri Guruji, Senhor Iswara explica para Parvati


No verso anterior, 74. Parvati havia pedido ao Senhor que falasse dos diferentes nadis  e a kundalini, ou energia espiritual através deles.

isvara uvãca

idã ca pingala 
susumna urdhva gãmini
gãndari hasti-jihvã ca
prasãrãgamanãyatã


Ishwara diz: "ida,pingala e sushumna movem-se para cima. Gandhari,hasti-jiva e prasara movem-se para baixo..Estes tres canais estão ativamente engajados no processo da respiração, assim como outros nadis se encarregam da energia prânica .

Através do Mestre Realizado , a fala divina diz que a verdadeira arte da respiração é ensinada por um verdadeiro guru ou Mestre, assim o devoto pode evoluir espiritualmente..

O prana é a força vital  que é depositado no cérebro, controla todas as partes do corpo.
O  próprio poder da criação de Deus 


 O Paramahamsa Hariharananda explica no seu Livro Kriya Yoga :

O Senhor  está imperceptível dentro do corpo humano. |Assim cada ser humano também é divino, a imagem viva de Deus. Porém nós ignoramos sua presença dentro de nós.

   Acreditar no processo de evolução depende do  nosso singelo amor à Ele,  expressar esse amor  a cada respiração. , Perceber a  divindade em cada  inalação e exalação .  Através dos  nadis ,e energia prânica depositada no cérebro e é difundida por todas  as partes do corpo.

A cada ciclo da respiração ensinada pelo Mestre, a pessoa evolui espiritualmente. A aprendizagem também dá também em ciclos. Assim o devoto  percebe divindade do Senhor. acredita nas suas palavras, e com a graça Divina   ele enfim reconhece que o Mestre é Keshava, aquele que cria, mantém e destrói tudo a cada ciclo. E está acima de tudo. Ele é o Ser Superior. 

Através da respiração , a cada ciclo de aprendizagem o discípulo vai compreendendo e expressando a divindade , aprendendo a ver Deus em tudo e em todos. Amar a respiração.

 A alma é  a manifestação Divina dentro de nós acima do ajna chakra , no centro da alma,  devemos aprender sair dos centros inferiores, levar toda essa energia para o topo da cabeça  e se fundir no centro da alma.

 gurur brahmā gurur viṣṇur gurur devo maheśvaraḥ, guruḥ sākṣāt paraṁ brahma tasmai śrī-gurave namaḥ.

om srigurave namah




.





 

terça-feira, 12 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 11 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 12/03

 Shrimad Bhagavad Gita 

Capitulo 6

A Yoga do Autodomínio





6.24. firmemente, usando autocontrole e discriminação, gradualmente, eleve-se dos centros inferiores para o centro superior, retire o conhecimento para a alma, não permita que os sentidos recuem.

6.25. tendo evitado todos os desejos mundanos e humores egoístas nascidos do pensamento, mantenha o controle de todos os seus órgãos dos sentidos; então medite e não pense em mais nada

Nas palavras do Paramahamsa Hariharanandaji:

A evolução em geral vem sendo acelerada através de métodos científicos. Isso pode igualmente ser aplicado a todas as esferas da vida.Evolução é um processo contínuo.

O ser humano cresce através de incontáveis vidas na divina existência da alma.

O pensamento, a vontade e a ação de cada um determinam o que cada um provavelmente será.

A Realização da Consciência Cósmica, Espírito de Deus o Absoluto e a Alma ,são todos um e o mesmo.

Sentir-se unido à alma é tornar-se uno com o Deus Infinito.

Do plano da vida animal, os centros inferiores do 1 ao 3, devemos caminhar para o plano racional;do plano racional para o intuicional ou plano superconsciente;do plano superconsciente podemos fundir-nos na Consciência Cósmica, ou seja o nirvakalpa samadhi, o mais elevado estágio da realização. Nesse estágio-além da consciência da percepção, e ação  do reino animal,com inteligência e a vontade do plano humano-temos a experiência espiritual através da qual novos aspectos da Realidade se revelam.

Tudo depende da receptividade de nossa mente, células cerebrais e coluna vertebral. Gradualmente, através da Kriya Yoga podemos atingir o estado de autocontrole. Isso só é possível através da iniciação e condução do Mestre Realizado, quando colocamos em prática os seus ensinamentos.




Aos pés do Mestre

Meu pai biológico dizia que era preciso ter autocontrole, o que estava tentando colocar em prática, e consegui guiado por Jesus e o Espírito de Deus. Eu estou tentando manter este estado contínuo, a Yoga do autocontrole, o Divino Espírito Santo de Deus, a coroação de Yemanjá  me mostraram que  é possível se chegar a níveis mais elevados de consciência. Manter este estado foi impossível para mim. Faltou o auto controle,  que é uma graça obtida através do guru preceptor, seus ensinamentos verdadeiros e realmente divinos de um verdadeiro guru.. 

 Percepção da iniciante neste processo: A prática da kriya Yoga e, Meditação e estado Meditativo.

Desde a iniciação na Kriya Yoga há 17 anos , estou aprendendo aos poucos, o auto controle. Sigo atravessando inúmeros problemas de saúde física e mental, que tornaram este processo difícil mas não impossível com a graça de Shri Guruji. Sempre tive um profundo desejo de evoluir espiritualmente .


Aos pés do meu guru preceptor, com a misericórdia do Senhor Jagannath que o Paramahamsa Hariharananda me mostrou. A companhia do bebê Gopala, que voltou para mim. (Esta noite sonhei com  o bebê Gopala, eu cuidava dele e ele se movia e se comunicava comigo) foi assim na vida real em Puri. . Tudo Conduzido por Shri Guruj


 Fluindo dos lábios Shri Guruji Bhagavan o Senhor Krishna continua a  revelar o conhecimento divino a cada ciclo, a cada versículo da Bhagavad Gita. Gopalaji ensina através do mistério e metáforas. Ensina a proteger e amar Gomata, toda a criação.


 O Senhor Balabhadra conduz  o caminho da prática espiritual, a Mãe Divina Subhadra  conduz o caminho do conhecimento e o Senhor Jagannath conduz o caminho da Devoção , como na Ratha Yatra,. Shri Guru, meu guru preceptor através da sua graça conduz estes caminhos simultaneamente assim se iniciou a Sadhana nesta nesta etapa.


O exercício hoje é  encontro verdadeiro e completo da Para Shakti com o Senhor Shiva no centro da alma. a fusão com o Senhor Vishnu  no meu coração O Senhor Brahma na minha mente .Esta etapa pode levar anos ou vidas. Somente agora estou aprendendo realmente meditar, é o inicio do processo .

Guru é Brahma, Vishnu e Shiva.Ele é Prabrahma. Conduz a  meditação com olhos abertos ou fechados ele ilumina cada chakra, cada setor da vida e com a graça de Gomata ilumina até o submundo , o inferno astral. que causa muito sofrimento.


A Mãe Divina acolhe todos os seus filhos e a mim também, ela é a Mãe do Universo , como Saraswati é a energia do conhecimento, a Mãe Lakshimi é  energia para manter o progresso material e espiritual,.

 Shri Guruji é Shiva o Pai  e Parvati  Mãe, a força da disciplina e acolhe. O guru preceptor é Brahma e Saraswati a força do conhecimento e autoconhecimento. o guru preceptor é a força de Vishnu e Lakshmi a força do processo de progressão espiritual e devoção..O guru preceptor é o Espírito Divino, a plenitude  , parambrahma..

 É ele que conduz realmente toda a  mediação com os olhos fechados e abertos.

 Com a revelação de Shri Krishna que é Amigo e protetor de todos os seres vivos, Shri Gopala. Bravo guerreiro que matou Kamsa  que não queria que o Senhor tomasse a forma humana.. Mestreno campo de batalha da vida. onde buscamos a evolução espiritual até a libertação dos karmas e o encontro com o Ser Supremo.

O guru preceptor conhece o caminho e sabe ensinar o caminho para cada discípulo ou seguidor. Ele faz isso com gestou e na imobilidade,  palavras e gestos. Ele é encarnação do amor divino. sua existência material ou sutil é a  expressão do  amor divino em todos os setores da vida. Ele é Brahman .Visível  com nome e forma  e invisível ,  sem forma, dentro e fora de nós. Isso é irradiado também muito potente  na sua presença física. Ele é a presença de toda a linhagem dos mestres Realizados e de Deus entre nós.  

Na sua generosidade Está sempre disponível no topo da cabeça e no topo do mundo . De acordo co o nosso empenho e transformação,  em cada etapa do processo  evolutivo, da prática  da meditação. Ele está presente dentro de nós, se revelando no no silencio  interior, na paz e imobilidade. É preciso muita determinação e disciplina para viver intensamente a cada momento e em cada técnica esta presença. Só assim é possível  .também   com os olhos abertos  vivenciar o amor a tudo e a todos, exercitar esta divindade   no estado meditativo, no cotidiano. 

Este é o desafio de se render ou se entregar por completo, entregar o coração e a mente  para que o Mestre nos ensine como superar e eliminar  a maldade, o ego e a vaidade . Sozinha sei que não consigo sair deste mergulho no mar da ilusão.


Quero ser realmente o barco, que parecendo imóvel , se move com a brisa da respiração, que é o Mestre em nós nos ensinando, guiando o nosso barco  até que cheguemos ao nosso destino o topo da montanha..Este corpo, nosso barco está indo no contra fluxo e somete uma força sobre-humana é capaz de ascender. Essa força é Shri Guru, o guru preceptor.

 Se render a ele o guru preceptor é se render ao Supremo.. Ele acolhe respeita e ensina a Verdade em qualquer nome ou forma divina , ou caminho que  tive como referência ao longo vida  desde o inicio desta jornada e até o final desta passagem. 

Viiver aqui é aprender a viver esta verdade, aprender a chegar até Ele..

 Este aprendizado está evoluindo lenta e progressivamente, de acordo com os merecimentos, bons karmas e karmas ruins o bem e o mal que está limita  este jiva , a ilusão da individualidade. Tem sido difícil, mas com a fé e o guru preceptor ,  tudo vai sendo superado a dor do encontro ou consciência do ego e seus  vícios no pensamento, palavras , no comportamento. A Kriya Yoga acelera o processo de crescimento espiritual.

 O reconhecimento e o exercício de viver  jivatman em alguns momentos ou situações tem sido Deus chamando, mostrando que ainda é possível. Que vai revelando o Ser interior. que é apenas um reflexo do Ser Superior. Mostra para seguir em frente apesar das ilusões aparentes.


 Superar   e eliminar a ilusão só é possível coma Mãe Divina  Kali sua forma benevolente e maternal, Ela vai eliminado o mal em cada parte dos corpos físico e astral até finalmente romper com toda a ilusão. Em cada parte dos corpos físico e astral, dos três mundos  até finalmente o dominar  a morte , e revelar  a alma, nosso eu perfeitamente unido aos Senhor.. Até desvendar o eu verdadeiro  o, atman /que é uma fagulha do Ser Supremo.O guru preceptor é Shiva e o caminho até Mãe Kali. Depois é só mergulhar no Infinito, na paz, sabedoria  e felicidade.  Deus me abençoe nesta trajetória para qual todos nós nascemos para trilhar! 

A prática da /kriya Yoga, a meditação desenvolve simultaneamente o corpo, a mente, o intelecto e a alma .Paramahamsa Hariharanda diz que é  É preciso praticar, praticar e praticar o tempo todo a amar a respiração. Estou nos primeiros passos favor Mestre me guie sempre , perdoe a ignorância, qualquer erro ou engano!

yasya prasãdat bhagavatprasãdo

yasya prasãdat na gatih kuto'pi

dhyãyan stuvan tasya  yãsah trisandhyam

vande guroh sricarãnaravindam

vande guror shri hariharanandam

vande guror shri prajnananandam

Eu adoro os pés de lótus de Shri Guru, que é um oceano de bondade e que foi transformado em um aglomerado de nuvens para a redenção do mundo, cercado pela floresta ou fogo da floresta do (samsara) mundo.

Eu adoro os pés de lótus de Shri Guru Hariharananda

Eu adoro os pés de lótus de Shri Guru Prajnanananda


segunda-feira, 11 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 10 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 11/03

Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo 4

A Yoga do Conhecimento



4.10 : Livres do desejo, do medo e da raiva, totalmente decididos a estar Comigo, refugiando-se em Mim, purificados pela Minha disciplina de conhecimento, muitos retornaram à Minha Natureza.

Seguir a disciplina, o que é muito desafiador exige a entrega total ao vislumbrado, mas desconhecido, o porque do guru preceptor , com seus meios hora  misteriosos, hora diretos  mas sempre certeiros para a nossa evolução como seres humanos.  Desejando muito chegar ao final, a derradeira emancipação a realização , a fusão com o Ser Superior.

O Senhor Krisna nos ensina este caminho do conhecimento  que purifica o nosso dia a dia na Sua companhia. A experiência de estar no refúgio de Shri Krishna, que também é o guru preceptor.  Ele está sempre conosco na respiração. Com ele no comando todos setores das nossas vidas vão sendo revelados. O conhecimento de como bem viver no caminho até a divindade.

Quando nos refugiamos Nele , amando a nossa respiração e irradiando esse amor, expandindo o nosso coração até a explosão da devoção. Assim retornamos à Natureza do Senhor, que é verdade, a imortalidade e a felicidade.

Deixar que ele nos livre de qualquer desejo, do medo da transformação da perda, da raiva da nossa impotência e  dificuldades da comparação e julgamento. Estes ensinamentos na sua companhia, a consciência da alma tudo fica iluminado e só reina a misericórdia, ao mesmo tempo em que trilhamos a disciplina da vida cotidiana, com suas dificuldades. Precisamos treinar ao máximo nossos corpos, corações e mentes para receber a graça do Senhor.





Na  terceira Divina Instrução de Shri Chaitanya no  Shikshastakam  :

As qualidades dos devotos

trinadapi sunichena taroriva sahishnuna

amanina manadena sada harih

Seja humilde que a grama. Seja paciente e tolerante como uma árvore. Desista do seu ego. Tendo expressado sua consideração pelos outros, peque constantemente o nome de Shri Hari.

Shri Guruji nos ensina que no caminho da devoção existem alguns pré-requisitos, dentre eles os descritos por  Shri Chaitanya neste verso. 

1-O primeiro, seja humilde como a grama:

 Geralmente cometemos o erro de pensar que a nossa individualidade e ego importam para o nosso sucesso. Não sabemos que cultivando virtudes divinas virtudes e valores e vivendo uma vida equilíbrio e harmonia obtemos o verdadeiro sucesso.

A respeito do guru ou guia espiritual ,  Ele diz que temos dois gurus nas nossas vidas um é a grama e outro é a árvore. Um é a humildade, sempre abaixo dos pés dos outros, mas não sendo auto humilhante, a grama também é resistente. Aqueles que estão sem ego e vaidade acabam sendo superiores do que os outros na vida espiritual.

A pessoas humildes se refugiam no Senhor

2- O segundo é seja tolerante como a árvore:

Shi Guruji dia que o Universo  é a universidade e as pessoas individualmente, os estudantes, viemos para cá para aprender e crescer.

De uma pequena semente a arvore nasce. Com a luz do sol, o ar e a terra, a arvore cresce muito, da frutos e flores.

A vida é uma àrvore dedicada aos outros, ela é um exemplo de como viver. A  árvore não tem preconceito , dá sombra aos que cortam,. Tolera o sol forte, a chuva e os tornados.

A vida da árvore é sacrifício, tolerância  somos egoístas, no menor desconforto ficamos irritados e intolerantes. A árvore não tem amigos nem inimigos . Precisamos pedir ao Senhor a sermos tolerantes e a servirmos ao outro com amor.

3-O terceiro é desista do  próprio ego:

A maioria das pessoas procuram por nome e fama, respeito e reconhecimento. A mente nunca está satisfeita. Iludidos por uma miragem , comentem erros como a distorção da água. Em busca da realização social perdem o contentamento e a satisfação.

O devoto não aspira nome e fama, louvor ou honra.

O nome de Deus é o verdadeiro tesouro, deveríamos utilizar todo o nosso tempo fazendo isso, a cada respiração. Dispender o tempo cantando o nome de Deus em todas as suas formas.

O ego é a causa de todos os problemas , torna a vida cheia de conflitos. Quanto menor ego maior a abundancia de paz e alegria.

Devemos pedir ao Senhor para nos livrarmos dos vícios do ego, com Sua graça isso é possível dedicando toda a nossa vida vida a Ti.

4-  O quarto é Seja respeitoso para com os outros:


A pessoa egoísta dá muita importância a si mesmo. Justifica suas ações e vê defeito nos outros, condena os outros. Esperamos respeito e somos displicentes e rudes. Seempre humilhamos o outro.

Tudo e todos são a morada do Senhor, devemos reverenciar o Senhor em todos, quando nos refugiamos no Senhor , somos livres do orgulho e somos humildes.

Devemos pedir ao Senhor força para sermos humildes e não esperarmos reconhecimento ou retribuição pelas nossas ações. Ficarmos livres do ego e vaidade.

5- O quinto é Cante o nome de Shri Hari o tempo todo:

Cultivando  estas qualidades nos tornamos dignos de experimentar o amor de Deus, nesse estado não desperdiçamos  um momento sequer. A respiração se dá dia e noite com ela lembramos a presença de Deus constantemente. não ouviremos nenhuma outra voz.

Peça a Deus: me ajude a nunca me esquecer de você em qualquer atividade, acordado, sonhando ou  no sono profundo, vou me lembrar apenas de Você. Torne minhas mãos sempre ocupadas servindo e trabalhando para você seja qual seja o Seu nome e forma. Por favor Senhor me abençoe com o Seu amor, vou pensar em Ti constantemente.


Senhor me ajude a ter estas cinco qualidades. Me lembre de Ti todo o tempo com amor,  me refugie em Ti,  aprender a me render ao seu conhecimento me purificar  com a disciplina do Teu conhecimento , com humildade, tolerância, desistindo ego, respeitando a todos , reconhecendo a Ti em todos nomes e formas o Teu Santo Nome, o tempo todo em cada respiração. Assim Senhor, que eu possa retornar com Tua graçã à Tua Natureza: Verdade a Eternidade e `Felicidade , que é a Tua Natureza.


jai guru omkara




sábado, 9 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 9 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , Mahashivaratri 08 e 09/03

  Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo 2

Yoga da Consciência Interior




C.2 V 58 : quando os devotos retiram completamente seus sentidos dos objetos dos sentidos, assim como a tartaruga retira seus membros de todas as direções, eles se estabelecem em sabedoria


Os sentidos são os instrumentos da mente, mas a mente continua sendo o fator controlador. No Katha Upanishad (1:3:4) há uma descrição de que a alma experimenta o mundo com a ajuda da mente e dos sentidos.Uma vida bem equilibrada requer uma mente sã, um intelecto discriminado e um uso equilibrado dos sentidos.

Os devas (divindades presidentes) estão presentes em cada um dos órgãos dos sentidos (indriya). A divindade presidente é devaraja (deva supremo), também conhecido como Indra (o governante), que controla, guia e dirige os sentidos.

Os nove portões ou portas do corpo incluem duas orelhas, dois olhos, duas narinas, boca, ânus e órgãos genitais. Essas nove portas tornam a pessoa extrovertida e atraída pelo mundo externo.
Assim a vida de cada pessoa é oscilante e a mente inquieta.

Todo yogi e meditador sincero experimentou a Verdade introvertendo os sentidos e interiorizando-se.

Shri Guruji ensina , se referindo ao  Jnana Sankalini Tantra verso 10

"O Uno, o Eu Eterno, além do alcance dos sentidos, só pode ser realizado através da meditação profunda. Enquanto imerso em contemplação extática, o devoto é capaz de captar a visão do poder interior de Deus."

Segundo o Paramahamsa Hariharananda, a respiração ou  prana, é a energia vital em nós. A pratica da Kriya Yoga nos ensina a mover a energia, a força vital ( kundalini) dentro do nosso corpo .
Através do processo da Kriya Yoga, a corrente vinda dos sentidos pode ser recolhida e direcionada para a coluna vertebral e assim o Yogi direciona sua corrente vital.

 Hoje e amanhã é Mahashivaratri:

Mahashivratri é muito significativo para pessoas nós que estamos no caminho espiritual.

É o dia em que Shiva se tornou um com o Monte Kailash. Ele ficou como uma montanha – absolutamente imóvel. 

 Nesta noite,  o hemisfério norte do planeta está posicionado de tal forma que ocorre um aumento natural de energia no ser humano. 

Para permitir que esta onda natural de energias encontre o seu caminho, devemos permanecer acordados com a coluna ereta durante toda a noite.

Tudo o que conhecemos como matéria e existência, tudo o que conhecemos como cosmos e galáxias, é apenas uma energia que se manifesta de milhões de maneiras


Queremos destruir o mal, a ignorância e todas as qualidades negativas , nos libertar dos pecados passados ou karmas ruins. Alcançar a liberação moksha do ciclo de nascimento e morte.

Este é o objetivo de  nós que praticamos a Kriya Yoga, chegar na fontanela, o topo da cabeça e ficar estabelecido lá até nos tornamos um com o Ser Supremo. O guru preceptor é quem nos guia, protege, disciplina. Sem ele não é possível a total introversão dos sentidos e atingir o topo do Himalaya dentro de nós,  a fontanela.

 Shiva o Adi Guru, o primeiro Guru de quem se originou a ciência do Yoga. Na Shree Shree Guru Gita: " O guru preceptor é   Brahma, é Vishnu é Shiva Guru é Parambrahma, o Senhor Supremo,Eu me curvo ao guru"

Shiva é o transcendente Absoluto, ou o aspecto Pai. destruidor da mundanidade,doador da sabedoria e do desapego, personificação da renúncia e da compaixão.


 Lingam é Deus , o Ser Supremo  é sem atributos, estando além de qualquer limitação ou definição. Mas, como possui um formato básico, também mostra que o Senhor pode assumir a forma que desejar, como realmente o faz, ao se manifestar em toda a Criação. Ele simboliza todo o processo de Criação, Manutenção e Destruição do Universo, pois, do Sem Forma nascem todas as formas, que por fim, voltam a se dissolver no Absoluto.

 O Pilar do Shivalingam é descrito como a coluna de fogo que representa o – Brahma, Vishnu e Maheshwara, enquanto a base ou Peedam representa Shakti.

A serpente enrolada três vezes e meia em Shiva Linga representa Kundalini Shakti.

A cobra serpenteia ao redor do Shiva Lingam três vezes e meia. A serpente representa os três primeiros níveis de consciência – inconsciente, subconsciente e consciente ; e a meia volta refere-se à superconsciência desperta 

 O sábio Vyasa, autor de Mahabharatha, diz que Lord Shiva é menor que as partículas
 subatômicas como Próton, Nêutron e Elétron. Ao mesmo tempo, ele também menciona que Lord Shiva é maior do que qualquer coisa maior (universo inteiro). 


Mahāmrityunjaya Mantra 

tryambakam yajaamahe
sugandhim pushtivardhanam
urvaa rukamiva bhandhanaan
mrytyor muksheeyamaa amrutaat

“Adoramos ao Senhor Shiva de três olhos que nos nutre e espalha a sua fragrância em nossas vidas. Que ele possa nos libertar das garras da tristeza, das mudanças e da morte – sem esforço, como a queda de um pepino maduro de seu caule.

jai guru omkara

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quinta-feira, 7 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 7 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 04 a 07/03

 

Shrimad Bhagavad Gita

A Yoga da Consciência Interior Capítulo 2



C2 V.39 O  Partha (Arjuna ) ! esta atitude foi apresentada a você do ponto de vista da Samkya (filosofia). Agora ouça o mesmo do ponto de vista da autodisciplina (prática). Equipado com esse estado de espírito, você será capaz de se libertar completamente das amarras do karma.


Arjuna é Partha  aquele que tem a força de controlar a mente.

Samkya é a filosofia , o modo de conceber  o  caminho do conhecimento

 O Senhor fala da filosofia samkya  e da autodisciplina para a libertação 

  Shri Guru ensina que a primeira etapa do Tantra  é  filosofia samkya   vinculada aos princípios das escrituras sagradas ( No caso a Shrimad Bhagavad Gita) Juntos são é primeira etapa do Tantra. 

Tantra  é  sadhana  a auto disciplina na prática , passo a passo com  rigorosa disciplina física e psicológica, e  proporciona o desenvolvimento global do indivíduo.

 O Tantra não é apenas uma disciplina espiritual, mas também um caminho regulamentado, aberto a todas as religiões, que busca trazer Deus para a vida cotidiana, desenvolvendo uma perspectiva universal.

Tantra fornece uma perspectiva da vida, envolve praticas ritualísticas, praticas esotéricas e praticas de meditação . 

Tantra significa expandir a consciência individual para a consciência universal.A respiração é a manifestação externa da vida. 

No tantra a  disciplina se dá em 4 etapas ou passos: a primeira se refere à Samkya:


 1.  A primeira  das etapas do Tantra é jnanapada a combinação da Verdade dos Vedas e samkya, ou princípios das escrituras sagradas :

 1.2 No caminho, jnanapada se atinge o objetivo da vida ou o conhecimento do Ser Universal  

  1.3 a experiência do amor divino  

1.4 a liberação através do conhecimento 

1.5 contemplação. 


2.  A segunda etapa  do tantra é yogapada, o caminho da auto disciplina.


2,1   Sadhana disciplinas espiritual,  no sentido pratico, o  conhecimentos sagrados.

2:2   Yoga é a aplicação do conhecimento Védico , 

2.2 comunhão divina com o Ser Supremo,   o sadhaka ( buscador)   acelera  o processo utilizando: 

 os chakras,

mudras ( posturas ) e  

 pranayama ( a regulação da respiração) 

o mover da energia espiritual ( kundalini). latente em cada ser humano 


 3.   A terceira etapa do tantra é a kriyapada ou o caminho das práticas espirituais:

     3.1  peregrinações a lugares sagrados

3.2 adoração ,

3.3 sacrifícios,  renúncias, treinamento

3.4 cerimônias de fogo. , interior e exterior

3. 5 Kriya : todas as ações externas :  dentro da família na sociedade e nos ambientes naturais são consideradas  Envolve espiritualidade  e harmonia em cada aspecto da vida. Kriya combina o aspecto espiritual e um comportamento prático.

4: A quarta etapa do Tantra é Caryapada ou disciplina pessoal na vida diária: .

 4.1 codigo de conduta  serve a todos s aspirantes, nas atividades da manhã até a noite. São práticas específicas, rituais durante o dia e algumas datas específica do calendário. 

4.2 processo de criação ,  evolução natural de diferentes modos de transmissão:

  para ( pensamento divino) 

para a pashyanti ( cognição ou compreensão) 

madyama ( pensamento intermitente)  e 

vaikari  a palavra falada audível .


4.3 ensina akshara tattva ou a filosofia das letras .

 4.4 o conhecimento dos mantras ( silabas sagradas) 

4.5 o simbolismo por trás dos yantras ( símbolos geométricos)

 4.6 os princípios  e significados  das diferentes deidades e instruções para adorá-las ou  expressar devoção  comunicação e adoração. 

4.7 caminho da evolução espiritual. tesouro, um valoroso guia e  informações .


 Sou abençoada por ter nascido em São Paulo, no  Brasil, em uma família com princípios morais , pais com uma mente aberta , cultos e religiosos totalmente envolvidos com a espiritualidade e exemplos de vida e trabalho.

Sou Profundamente abençoada por ter nascido no dia de Navaratri em 1958. A energia de São Noé e Santa Cecília. No caminho de Jesus, a Mãe Maria e no caminho de São Francisco de Assis.  No caminho do Divino Espírito Santo.  Iniciada no caminho de Yemanja .

 Sou Profundamente abençoada por ter sido apresentada à   Kriya Yoga, após ter sido resgatada pelo Mestre  Paramahamsa Yogananda, e seu discípulo Dewa.

 Sou profundamente abençoada por ter encontrado o meu Mestre, exausta de tanto ser iniciada em caminhos esotéricos e espirituais, me entregar  aos ensinamento e condução por professores que não eram Mestres Realizados. 

 Sou profundamente abençoada por ser  graduada em Enfermagem de Saúde Pública, Sanitarista e Especialização na Educação, Terapias Naturalistas.

  Sou profundamente abençoada por estes 65 anos e mais de 45 anos de vida  profissional, nunca ter desistido de servir  as pessoas e coletividades humanas da melhor forma que eu conseguia amar a natureza 

 Sou profundamente abençoada por todos os problemas físicos emocionais e mentais que se apresenta, pois me fazem lembrar a cada dia de que sou atman imortal, mas que  estou aprendendo a deixar a Verdade  desfazer as camadas e os níveis da ignorância , principalmente o Ego, assumindo tudo o que não a deixam a verdadeira alma brilhar. Este processo só é possível  com a graça de Shri Guruji.

 Sou profundamente abençoada por hoje estar trilhando este caminho espiritual, amando o Senhor Krishna , Shri Guruji e tentando seguir as desafiadoras etapas do Tantra , galgando aos poucos com muitas limitações os diferentes  níveis da Kriya Yoga.

Sou profundamente abençoada por conseguir vislumbrar como fagulha o Ser Supremo dentro de mim e na  personificação divina, o  Amor Divino,  Shri Guru.  Com ele, tenho a misericórdia de Jagannath, a existência da Mãe Divina em todas as suas formas, em mim e em tudo. Conhecendo a amplitude da  Gomata, toda a Mãe Natureza e suas criaturas., tendo a experiência  de Shri Krishna especialmente o bebê Gopala, o meu companheiro  momentos tão difíceis do início do meu caminho na Kriya Yoga. Aspirar , buscar e tentar viver toda a divindade é encontrar o caminho de volta ao Supremo.

Sou profundamente abençoada por ter a certeza de que os bons e maus karmas, na verdade, são transformados no desapego de todas as ações. Guiada por Shri Guruji sei que estes karmas são destruídos , o coração e a mente esvaziadas conforme se dá o processo de evolução espiritual. Saber que tudo o que preciso ter é muito esforço e prática espiritual. Colocar em prática a Verdade revelada nos ensinamentos.

Jai Guru , Jai Jagannath, Jai Gomata, Gai Gopala



segunda-feira, 4 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 6 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, entre 02/03 e 04/03

 

Shrimad Bhagavad Gita

A Yoga do Imperecível  Brahman 

Capítulo 8

C8 V. 04  a base de todos os seres criados é perecível por natureza. A base de todos os elementos divinos é o Eu resplandecente, o espírito cósmico. Ó melhor de todos aqueles em forma humana (Arjuna)! A base de todos os sacrifícios (cerimônia do fogo) sou eu, neste corpo.


Cada pratica de meditação é a cerimônia de fogo interior, um exercício, um profundo aprendizado no qual cada respiração é uma cerimônia de fogo interior também todas as nossas atividades. Sem a graça do guru preceptor , que está estabelecido em Brahman e revela o Ser Cósmico dentro de cada um dos que o seguem.
As virtudes de Arjuna, o discípulo exemplar, que  entrega sua vida  totalmente  ao guru preceptor, para que ele tenha acesso aos bons e ruins karmas , as virtudes de um bom discípulo

Aquele que não está amarrado com uma corda ao mal, mas pensa que está amarrado ele está amarrado. os cinco sentidos são tão turbulentos que somente o guerreiro Arjuna pode superá-los enquanto permanece na consciência cósmica como resultado dos ensinamentos do Senhor Krishna



Shri Sankaracharya diz: "As três coisas mais raras do mundo são nascer na forma humana, ter um forte desejo de libertação e estar na companhia do mestre realizado (a grande alma). Arjuna tem duas qualidades adicionais : ele tenta constantemente permanecer na companhia da alma (Krishna) e escuta a voz do Senhor.

Arjuna é o melhor de todos os humanos e afortunado porque busca a verdade e a espiritualidade, sem essas qualidades as pessoas vivem como animais - sempre absortas em comida, bebida, diversão, prazer e medo. Quando alguém medita profundamente na hipófise, percebe uma luz leitosa e uma variedade de sons divinos.

Todos os seres vivos possuem um corpo composto por cinco elementos. Todos estes cinco elementos e todos os seres vivos são a presença viva de Deus.


A natureza material é perecível e está sempre em mudança. Em cada momento o corpo, os tecidos, as células, os átomos e todas as partículas constituintes, passando por mudanças  até os cinco elementos brutos.

esta mudança vem dos imutáveis akshara que existem no topo, dois centros, hipófise e fontanela.
assim, a natureza corporal é conduzida pelo pai natureza, purusha.

A verdadeira divindade  vem de purusha, o espírito que habita dentro de nós, ele habita escondido na cidade do corpo, ele está escondido em cada ser vivo, em cada chakras e orgãos dos  sentidos. A divindade é a causa de toda ação e luz.




O Senhor senhor está dizendo : eu sou o corpo perecível. Eu sou o espírito imperecível, estou em tudo e estou além de tudo. eu sou o condutor de todos os seres vivos e dos vinte e quatro elementos. Eu sou o conhecedor do passado, presente e futuro. Não posso ser realizado por vinte e seis ou mesmo cinquenta letras.


Quem pratica Kriya Yoga pode atingir o verdadeiro estágio de adhiyajna,a cerimonia de fogo ou o sacrifício divino no fogo da alma. No  kshara  ( corpo perecível) e akshara( imperecível), cada ação ´´e yajna, sacrifício e culto ao pei supremo. Se alguém vai além da natureza perecível e o kutastha imperecível, entra no  estado do Ser Supremo (Self)




Shri Guruji nos ensina que só existe um princípio cósmico.  que o Senhor fala na  ( BhagavadGita 14: 11) que em cada porta do corpo a iluminação divina se manifesta. 
Em cada parte do corpo temos  uma forma divina latente e específica.: nos ouvidos,pele,nos olhos,lingua,nariz,orgãos da fala,mãos,pés,anus,genitais,mente,ego,memória,muladhara,swadisthana,manipura,anahatha,vishudha.Precisamos localizar, nos concentrar cada vez mais a elas pois são a manifestação divina dentro de nós.

 Deus se manifesta como guia através de diferentes nomes e formas. Ele é jagadguru Quando a pessoa está realmente absorta pelo conhecimento sagrado, assim como o guru preceptor, se manifesta nestas e outras diferentes formas. A sabedoria , o conhecimento sagrado só é adquirido através de forte anseio, humildade, devoção, e serviço. Prece e profundo amor e concentração na realização das tarefas ou ensinamentos do guru preceptor.

A mente tranquila atingida pela meditação e controle da respiração se obtém a experiência da luz interior ( antarjyoti) no topo da cabeça e am cada órgão dos sentidos.

jai guru omkara

Ah tenho muita gratidão por ter estar mesmo que parcialmente em purusha o Ser imperecível  em cada parte do meu ser,  com a graça do guru preceptor, um dia estarei sendo resgatada além  com ele ,sempre unida com o  Superior, o Self no qual ele está estabelecido. Tento bastante estar sintonizada na meditação dentro de mim e no  estado meditativo Vou me esforçar mais e mais para seguir a disciplina, os ensinamentos de Shri Guru, na sua presença física iluminada, que revigora o meu ser, dentro de mim e na distância física , que é aparente. Anseio  crescer e desenvolver essa qualificação enquanto tiver tempo ainda neste corpo, nesta encarnação. Se não puder, oro  nas próximas vidas  humanas . 
Na meditação, conectada à purusha parcialmente ,quando estou rendida com humilde, busco  perceber o Ser Supremo em tudo dentro e fora, em cada parte do corpo físico palpável , visível e invisível . O corpo precisa estar forte, luto com minha condição de saúde física e mental , a letargia e a preguiça. Shri Guru está  ensinando passo a passo. Cada tempo perdido é uma oportunidade perdida, preciso muito ter consciência e me esforçar neste sentido. A comparação e o julgamento só causam miséria e ignorância. Preciso muito superar isso.

O guru preceptor guia cada seguidor ou discípulo individualmente e coletivamente. Não conheço como isso se dá nos outros. A comparação e o julgamento causam dor e afastamento da divindade Existem aspectos que são específicos para o crescimento e desenvolvimento de cada um em segredo. Não são de utilidade pública. Estou estudando e  fazendo auto análise ao longo destes anos, tentando compreender e enxergar  divindade e oportunidades de crescimento no decorrer nesta vida. É trabalhoso exige muito de mim, tenho que ser forte e confiar nas palavras, exemplo do guru e as palavras das escrituras.. Vou tentar muito colocar isso em prática: Não tentar conhecer ou analisar o processo nos outros e suas atitudes e palavras.  Isso propaga a minha  ignorância, o sofrimento e afastamento das outras pessoas e de Deus. Os pensamentos, sentimentos e palavras são sagrados.

jai guru






sexta-feira, 1 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 05 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 28/02 e 01/03/ 2024



   

Shrimad Bhagavad Gita Kriya 

Capítulo  10 :A Yoga das Glorias Divinas 

Versículo 34


O Senhor Abençoado disse:

C10. V .34. Eu sou a morte destruidora e a origem de tudo que ainda nascerá. Dentre as qualidades femininas sou a fama, a prosperidade, a fala, a memória, a inteligência, a firmeza e o perdão.


Este assunto, a Morte, renascimento e o Perdão, tem um profundo significado no caminho da Kriya Yoga e no Caminho de Jagannath que estou trilhando. Esta é a reflexão que tenho feito estes dias. Tudo o que aprendemos é com a graça do guru preceptor. Desta forma  temos que perceber e agradecer quando coisas que não fazem mais sentido no caminho espiritual são eliminadas por Deus.  Por isso aprender a desapegar dos resultados é fundamental. Este é um exercício pois o que tiver que nascerá depende da vontade divina e não de nós.
 Shri Guruji e Baba Hariharanda são nossa principal referência nesta estrada.


O Senhor Supremo na forma de Shri Krishna, Gopala está no meu coração quando a devoção aflora. Shri Guru é  doce e fascinante como o Senhor Krishna. Neste processo de transformação precisamos de conexões belas, sublimes e transcendentais. Assim é nossa alma, a essência  ser interior.

A Mãe Divina nos dá tudo que precisamos. Mãe Gomata, Mãe Natureza. Estas qualidades femininas são  energia que precisamos para viver e chegar até Ele, o Ser Supremo ser a imagem do Senhor, somos apenas a Sua imagem . Tudo é Ele ou Ela. Se estivermos com o Senhor Krishna, fazendo tudo em comunhão com o guru preceptor, a fama, a prosperidade, a fala, a memória a inteligência que não nos pertencem virão com o tempo, vão aflorar de seguirmos seus ensinamentos, a sadhana com amor e determinação . Precisamos ter firmeza e perdoar, deixar ir aquilo, as pessoas e situações e tudo o que por ignorância consideramos ser nossos , o que não tem significado nenhum individual pois são parte do jogo divino e muito úteis para o nosso aprendizado. É muito difícil deixar fluir , mas somente assim conseguimos manter a doce companhia do Senhor no nosso dia a dia. Temos que tentar e praticar sempre a nunca esquecer Dele.

Entregar o o nosso corpo no plano físico e astral  a  base da existência material e energia da Mãe Divina .  Entregar o coração  ( emoções positivas e negativas e devoção) Entregar  a mente ( ego, memória, intelecto ) tudo a serviço do guru preceptor iniciamos o verdadeiro desenvolvimento espiritual. Este é um longo ou curto para alguns , sempre um processo difícil , sermos instrumentos divinos. 

Meditando com os olhos fechados buscando a imobilidade ou com os olhos abertos, mantendo o equilíbrio físico e mental , com a graça do guru preceptor , vamos progredindo a cada dia no caminho espiritual.


Paramahamsa Hariharanda ensina que :

kirti a fama surge de uma vida nobre espiritual e não sucesso material, do centro base.

shri, a beleza e prosperidade vêm de uma vida espiritual, auto disciplinada com um estilo yogique reflete a beleza interior, e não o aspecto exterior.

vak , a fala é fogo. Com uma fala docee divina  se atinge os diferentes níveis  do conhecimento espiritual

smriti,  a memória. Tentamos nos lembrar de muitas coisas mas esquecemos que a realidade da vida é Deus, o Ser Supremo vivendo dentro de nós. Podemos lembrar de coisas reveladas por Ele ou mostradas  pelo guru preceptor significativas para o nosso crescimento espiritual. Se lembrar de Deus a cada respiração e em cada etapa da vida é a verdadeira memória.

medha , inteligência. As pessoas pensam que inteligência é ser ardiloso na vida material, mas a real experiência é a discriminação e a habilidade de distinguir o que é real do irreal,verdade e falsidade.
dhriti, firmeza. Determinação, devoção e dedicação são essenciais na nossa vida na cultivo da alma e evolução espiritual. Firmeza na nossa vida divina e estar estabelecido naverdade       na fontanela é dhrti.

kshama: perdão. Perdão vem da tolerância. Perdão é divino cabe a nós . 

O estado pacífico na meditação profunda, recolhe os sentidos  dissolve os instrumentos  mente, intelecto, ego e memória nos permite perceber na nossa fontanela, a gloria e a imortalidade se manifestam.

O estado meditativo om os olhos abertos, sempre. cada vez mais devem servir para disciplinar nossa mente e memória e eliminar os nossos desejos, mudar nossos pensamentos. A prece elimina nossos apegos, a nos refugiarmos aos pés do Senhor, e buscar sua proteção dia e noite, pedindo para o Senhor eliminar a dualidade, o julgamento, o ódio, a inveja e todas as qualidades negativas.

Cuidar e proteger a Mãe  Divina em todas as suas formas , nossa mãe, as mulheres ( maternidade)  Cuidar da Mãe Gomata, a sábia agricultura baseada na Mãe Vaca,  a sabedoria dos Vedas , Escrituras sagradas, Ayurveda a Mãe Terra, da Mãe natureza dentro de nós e porto da a parte , em toda a  criação. Os cinco elementos  formam toda a matéria e anti matéria. Mater os elementos e nossa constituição material, a  saúde do nosso corpo um estilo de vida natural ,  praticar exercícios físicos regulares. cuidar do sono e se refugiar na vida interior, as medicinas e terapias  naturais Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de produtos ahimsa, refletir isso no trabalho, como cidadãos na sociedades e como cidadãos do mundo é fundamental.

Proteger os núcleos familiares, o nascimento, a gestação, o parto , o crescimento e desenvolvimento das crianças . A educação material, cientifica e artística  e espiritual.

A Mãe Divina é também toda  a energia dentro de nós,  que nos leva até o guru preceptor . Com o Ser Supremo e suas formas , cria, doa e transforma, divinizando  a vida humana. 

Eu reflito:  Tudo é uma Unidade, o nosso verdadeiro ser interior divino ( atmam ) o Ser Supremo ( paramatmam) e a Mãe Divina mahakshkti, Somo um com o gurupreceptor. Ele é Brahma, Vishnu e Shiva  . A verdade, a  sabedoria  o silêncio e  a fala do Ser Supremo é sua expressão,  A existência do O Senhor Supremo é o seu viver, A eternidade do Ser Supremo é a sua Realização, seu estado estabelecido nele, Paramahamsa. O guru preceptor é divino é a personificação do Ser Supremo com nome e forma. 

Esta é a Verdade da Yoga das  Glorias Divinas , revelada no diálogo do Senhor Krishna e Arjuna.  

jai guru omkara



terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 04 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 27/02/2026

 Kriya Yoga Sadhana  5 : 

  

Shrimad Bhagavad Gita  

 Capítulo  3 A Yoga da ação

                                                                               


                                                             O Senhor Abençoado Diz:

                                           C. 3.v.40 .A mente , o intelecto e os cinco sentidos são                                     receptáculos da percepção humana. Conhecimento é encoberto por estas 
                        três qualidades. Os seres humanos absorto nos desejos só têm ilusão.

                                        O Senhor explica que kama, (a paixão ou desejo ) é  a razão de  todo o                                          mal. Através da força de vontade, controle dos sentidos e a mente se obtém o                                                                          conhecimento.

                                       Ele explica que perceber a alma (ya) na atividade física ou mental ( kri)é a                              base da vida espiritual. É fazer tudo em comunhão, deixar que Deus ou a  alma                                     guie a respiração na inatividade e na atividade. a respiração na vida  é a                                                 cerimônia de fogo interior, uma oferenda contínua à Deus.


A Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)  

                                                                            Capítulo 3  

                                                                    O Senhor explica:

                                       C3.v259. Ó Devi! meramente satisfazendo o guru preceptor, todos                          os  yajnas (cerimônias de fogo e sacrifícios), observâncias, austeridades                          e  kriyas que alguém  praticou ao longo de milhões de nascimentos tornam-se frutíferos                                          


                                   Shri Guruji explica que  entoar a Guru Geeta sinceramente todos os dias e                                      praticar o que é ensinado com a graça do guru preceptor, nossa mente é santificada.                                                     Shri Guruji   guru-diksa e guru-shishya  e  nos abençoa na nossa jornada                                                                                           espiritual

                                                                          Kriya Yoga

Meditação, auto estudo e entrega a Deus integrados constituem Kriya Yoga.

– Yoga Sutra de Patanjali (Sadhana Pada – Sutra 1)


Praticar o que o nosso guru preceptor no caminho da Kriya Yoga  Alguns ensinamentos e recomendações básicas que precisam ser praticados todos os dias.




  •  . Moderar o sono, acordando de preferência ao nascer do sol. Agradecer à Mãe Terra e ao Sol 


  • Praticar atividades físicas, yoga asanas, 

  • orar, entoar mantras, japa ou ajapa.

  •  Meditar recolhendo os sentidos o coração e a mente pelo menos duas vezes ao dia. Perceber Deus em cada centro de energia  em todo o corpo , no coração e na mente. Ele respirando em nós, se movimentando em nós.

  •  Manter o silêncio a maior parte do tempo. Falar apenas  o necessário. Falar da divindade, ouvir falar e estar em companhia de pessoas espiritualizadas. 

  • Estudar as escrituras sagradas, fazer autoanálise

  • Perceber Deus dentro de nós em tudo e em todos. Orar por todos os seres, cuidar do planeta tendo atitude de respeito e preservação da Natureza.

  • Trabalhar e ganhar o sustento e em atitude de serviço em  qualquer ramo ou tipo de atividade.

  •  Cuidar da saúde do corpo e da mente. Se alimentar bem, com moderação e optar por alimentos ahimsa e sattvicos . Amar a Gomata, aprender e aplicar ciência da Ayurveda.

  •  Agradecer a Deus em tudo; a vida material, a família, os alimentos, a devoção e fé, o conhecimento material  e spiritual , nossa forma de Deus pessoal nosso guru preceptor e com sua graça até o Ser Supremo. 

  • Entregar o nosso sono à Mãe Divina.



Desta forma sei o que e como fazer para satisfazer o guru preceptor. Aprender experimentar exercitar e colocar em prática os seus ensinamentos, as escrituras sagradas com amor e devoção.


Isso todos os dias . É preciso mudar o nosso estilo de vida , nosso modo de ver a vida , sempre em comunhão divina com o guru preceptor, ele é a forma divina pessoal do Ser Supremo e todas as outras formas também, ele é sem forma .Está me  guiando até  perceber que  o Ser Supremo é tudo o que existe, dentro e fora de nós . Ele é a existência, a sabedoria e a felicidade. Faz tudo, nós somos os seus  instrumentos partes do jogo divino,  a sua revelação , manifestação.




.    om srigurave namah


domingo, 25 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 3 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 25/02/2024

 

Kriya Yoga Sadhana  2  :  Shrimad Bhagavad Gita no dia  a dia, em 25/02/2024

Shrimad Bhagavad Gita

A Yoga da Real  Secreta Ciência 


32. Aqueles que se refugiam em Mim, O Pharta ( Arjuna!), mesmo os considerados de baixa origem, mulheres, vaishyas ou sudhras, eles também alcançarão o objetivo mais elevado.



A fé e a devoção inabalável ao Guru, a Deus, cumprir nossa sadhana cumprindo fielmente as suas decisões. Mesmo em meio ao oceano , o mar de ilusão, o guru preceptor nos acolhe e leva no seu barco até a margem segura . Mesmo quando não compreendo as suas decisões e ensinamentos , o meu amor acaba se entregando pois o exemplo de retidão e a coragem são estímulos para seguir os seus passos. Quando estou dormindo dentro do barco, ele como Mãe Divina me acorda para a realidade de vida, para a batalha que tenho que enfrentar a cada dia contra os meus inimigos interiore, que me cegam estou indo na direção de ser rishi ter a visão correta, os pensamentos, sentimentos, palavras e ações corretas;Ele me ensina o dharma.
Ele é a luz das Escrituras Sagradas,   da Oração e Meditação, do Silêncio e da Revelação Divina nas suas palavras. 
Estou aprendendo a cuidar deste corpo templo a cada dia , aprendendo a aniquilar as emoções negativas, equilibrar  meu coração e ver aflorar a devoção minha singela devoção que com a graça do guru se torna linda e brilhante. Estes momentos de equilíbrio me fazem caminhar.  
Minha mente agitada tem muitas informações e conhecimentos mundanos, experiências espirituais incompletas, medos e anseios, incompreensão e ignorância. Quando estou aos pés do guru ou eu me lembro que ele está na caverna do meu crânio, na fontanela, todas as dúvidas e a ignorância  se dissipa. 
Eu estou aprendendo a fixar minha concentração alí. Estou aprendendo a aceitar aquilo que não compreendo. Meu raciocínio os fragmentos do inconsciente e a consciência de uma vida profissional e maternal conscientes, apesar dos tropeços, eu considerava tão importante para a minha evolução como ser humano, o amor maternal desordenado,  tudo se desfaz na sua presença.
 Com você eu aprendo que nada disso importa, só é preciso seguir as palavras d Guru, ser atuante com ele, sua firmeza,  exercer minha maternidade no mundo através dele, deixar ele mostrar que sou atman potencialmente divina, e tudo isso é passageiro, estamos indo ao encontro do Ser Supremo, ele me guia. Ele é a luz, a clareza e a força  no meu caminhar
jai guru omkara