Shrimad Bhagavad Gita
Capítulo 2
Yoga da Consciência Interior
C.2 V 58 : quando os devotos retiram completamente seus sentidos dos objetos dos sentidos, assim como a tartaruga retira seus membros de todas as direções, eles se estabelecem em sabedoria
Os sentidos são os instrumentos da mente, mas a mente continua sendo o fator controlador. No Katha Upanishad (1:3:4) há uma descrição de que a alma experimenta o mundo com a ajuda da mente e dos sentidos.Uma vida bem equilibrada requer uma mente sã, um intelecto discriminado e um uso equilibrado dos sentidos.
Os devas (divindades presidentes) estão presentes em cada um dos órgãos dos sentidos (indriya). A divindade presidente é devaraja (deva supremo), também conhecido como Indra (o governante), que controla, guia e dirige os sentidos.
Os nove portões ou portas do corpo incluem duas orelhas, dois olhos, duas narinas, boca, ânus e órgãos genitais. Essas nove portas tornam a pessoa extrovertida e atraída pelo mundo externo.
Assim a vida de cada pessoa é oscilante e a mente inquieta.
Todo yogi e meditador sincero experimentou a Verdade introvertendo os sentidos e interiorizando-se.
Shri Guruji ensina , se referindo ao Jnana Sankalini Tantra verso 10
"O Uno, o Eu Eterno, além do alcance dos sentidos, só pode ser realizado através da meditação profunda. Enquanto imerso em contemplação extática, o devoto é capaz de captar a visão do poder interior de Deus."
Segundo o Paramahamsa Hariharananda, a respiração ou prana, é a energia vital em nós. A pratica da Kriya Yoga nos ensina a mover a energia, a força vital ( kundalini) dentro do nosso corpo .
Através do processo da Kriya Yoga, a corrente vinda dos sentidos pode ser recolhida e direcionada para a coluna vertebral e assim o Yogi direciona sua corrente vital.
Hoje e amanhã é Mahashivaratri:
Mahashivratri é muito significativo para pessoas nós que estamos no caminho espiritual.
É o dia em que Shiva se tornou um com o Monte Kailash. Ele ficou como uma montanha – absolutamente imóvel.
Nesta noite, o hemisfério norte do planeta está posicionado de tal forma que ocorre um aumento natural de energia no ser humano.
Para permitir que esta onda natural de energias encontre o seu caminho, devemos permanecer acordados com a coluna ereta durante toda a noite.
Tudo o que conhecemos como matéria e existência, tudo o que conhecemos como cosmos e galáxias, é apenas uma energia que se manifesta de milhões de maneiras
Queremos destruir o mal, a ignorância e todas as qualidades negativas , nos libertar dos pecados passados ou karmas ruins. Alcançar a liberação moksha do ciclo de nascimento e morte.
Este é o objetivo de nós que praticamos a Kriya Yoga, chegar na fontanela, o topo da cabeça e ficar estabelecido lá até nos tornamos um com o Ser Supremo. O guru preceptor é quem nos guia, protege, disciplina. Sem ele não é possível a total introversão dos sentidos e atingir o topo do Himalaya dentro de nós, a fontanela.
Shiva o Adi Guru, o primeiro Guru de quem se originou a ciência do Yoga. Na Shree Shree Guru Gita: " O guru preceptor é Brahma, é Vishnu é Shiva Guru é Parambrahma, o Senhor Supremo,Eu me curvo ao guru"
Shiva é o transcendente Absoluto, ou o aspecto Pai. destruidor da mundanidade,doador da sabedoria e do desapego, personificação da renúncia e da compaixão.
Lingam é Deus , o Ser Supremo é sem atributos, estando além de qualquer limitação ou definição. Mas, como possui um formato básico, também mostra que o Senhor pode assumir a forma que desejar, como realmente o faz, ao se manifestar em toda a Criação. Ele simboliza todo o processo de Criação, Manutenção e Destruição do Universo, pois, do Sem Forma nascem todas as formas, que por fim, voltam a se dissolver no Absoluto.
O Pilar do Shivalingam é descrito como a coluna de fogo que representa o – Brahma, Vishnu e Maheshwara, enquanto a base ou Peedam representa Shakti.
A serpente enrolada três vezes e meia em Shiva Linga representa Kundalini Shakti.
A cobra serpenteia ao redor do Shiva Lingam três vezes e meia. A serpente representa os três primeiros níveis de consciência – inconsciente, subconsciente e consciente ; e a meia volta refere-se à superconsciência desperta
O sábio Vyasa, autor de Mahabharatha, diz que Lord Shiva é menor que as partículas
subatômicas como Próton, Nêutron e Elétron. Ao mesmo tempo, ele também menciona que Lord Shiva é maior do que qualquer coisa maior (universo inteiro).
Mahāmrityunjaya Mantra
tryambakam yajaamahe
sugandhim pushtivardhanam
urvaa rukamiva bhandhanaan
mrytyor muksheeyamaa amrutaat
“Adoramos ao Senhor Shiva de três olhos que nos nutre e espalha a sua fragrância em nossas vidas. Que ele possa nos libertar das garras da tristeza, das mudanças e da morte – sem esforço, como a queda de um pepino maduro de seu caule.
jai guru omkara
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