Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 11 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 13/03


Shrimad Bhagavad Gita

capítulo 10

A  yoga das Glórias Divinas

versículo 14


 sarvam etad rtam manye
yãn mãm vadasi kesava
na hi te bhagavam vyaktim
vidur devã na dãnavãh

Tudo o que você me disse, eu acredito ser verdade. Na verdade, nem os deuses, nem os demônios conhecem sua manifestação divina, ó Divino (Senhor)

Deus é absoluto e sem forma. Sua manifestação está em cada forma da criação. Perceber Deus em todos estes aspectos e perceber Deus não é muito fácil.
A primeira coisa na vida espiritual é acreditar, não uma crença cega. Acreditar é a base da aprendizagem
Neste verso Arjuna é o aprendiz entusiasmado e expressa seu forte credibilidade nas palavras do Mestre

Keshava significa : ka é Brahma, o criador, isha significa Shiva o destruidor e va significa
o preservador, mantenedor.

 No ser humano também ,o pensamento é criado, para por um momento e depois se dissolve
A cada momento ,em cada ser humano pensamento é criado, para por um momento e depois se dissolve. 

Depois se inicia um novo ciclo , isso é possível graças à respiração, ou em ultima instância, a alma. 

/Keshava é o Ser  Interior, 

Krishna se rende ao Senhor Supremo  , a todo esse mistério, Ele pode revelar à Sua Natureza Divina , Somente Ele conhece a Ele mesmo, , nem os deuses ou demônios  O conhecem na realidade., 

 Arjuna reconhece que alma é o real Mestre. Ele é o seu guru.

deva significa deus ou estar no vácuo ( espaço)) a luz divina e as qualidades divinas. Quando subimos para o ajna chakra, ou centro da alma, se  atinge o estado em deva Deus. A Realização Divina está além.

danavas significa demônios, aqueles que estão sempre focados nos centros inferiores., na gratificação dos sentidos,e agitaçãoDemônios também são aptos para conhecer a Gloria Divina. Eles meditam para ter força física e mais força para .aproveitar as coisas da vida.

Arjuna está pedindo "Ó Bhagavam,O Ser Divino, Ó Senhor, eu acredito nos seus ensinamentos e recomendações. Por favor me ensine mais a respeito da vida espiritual e a Realização Divina

Bhagavam é o título  dado ao  próprio Deus em pessoa, O Santo Realizado,  a representação absoluta do Ser Supremo. 



Na Jnana Sankalini Tantra verso 75,  Shri Guruji, Senhor Iswara explica para Parvati


No verso anterior, 74. Parvati havia pedido ao Senhor que falasse dos diferentes nadis  e a kundalini, ou energia espiritual através deles.

isvara uvãca

idã ca pingala 
susumna urdhva gãmini
gãndari hasti-jihvã ca
prasãrãgamanãyatã


Ishwara diz: "ida,pingala e sushumna movem-se para cima. Gandhari,hasti-jiva e prasara movem-se para baixo..Estes tres canais estão ativamente engajados no processo da respiração, assim como outros nadis se encarregam da energia prânica .

Através do Mestre Realizado , a fala divina diz que a verdadeira arte da respiração é ensinada por um verdadeiro guru ou Mestre, assim o devoto pode evoluir espiritualmente..

O prana é a força vital  que é depositado no cérebro, controla todas as partes do corpo.
O  próprio poder da criação de Deus 


 O Paramahamsa Hariharananda explica no seu Livro Kriya Yoga :

O Senhor  está imperceptível dentro do corpo humano. |Assim cada ser humano também é divino, a imagem viva de Deus. Porém nós ignoramos sua presença dentro de nós.

   Acreditar no processo de evolução depende do  nosso singelo amor à Ele,  expressar esse amor  a cada respiração. , Perceber a  divindade em cada  inalação e exalação .  Através dos  nadis ,e energia prânica depositada no cérebro e é difundida por todas  as partes do corpo.

A cada ciclo da respiração ensinada pelo Mestre, a pessoa evolui espiritualmente. A aprendizagem também dá também em ciclos. Assim o devoto  percebe divindade do Senhor. acredita nas suas palavras, e com a graça Divina   ele enfim reconhece que o Mestre é Keshava, aquele que cria, mantém e destrói tudo a cada ciclo. E está acima de tudo. Ele é o Ser Superior. 

Através da respiração , a cada ciclo de aprendizagem o discípulo vai compreendendo e expressando a divindade , aprendendo a ver Deus em tudo e em todos. Amar a respiração.

 A alma é  a manifestação Divina dentro de nós acima do ajna chakra , no centro da alma,  devemos aprender sair dos centros inferiores, levar toda essa energia para o topo da cabeça  e se fundir no centro da alma.

 gurur brahmā gurur viṣṇur gurur devo maheśvaraḥ, guruḥ sākṣāt paraṁ brahma tasmai śrī-gurave namaḥ.

om srigurave namah




.