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sábado, 6 de julho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 50 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 06/07 2024


 Celebração : Ratha Yatra

Shrimad Bhagavad Gita

 Purushothama Yoga

A Yoga do Ser Supremo

Capítulo 15



yasmãt  ksaram atito 'ham
aksarãd api co 'ttamah
ato 'smi loke vede ca
prathitah purusottamah



Considerando que Eu sou além do perecível e até mesmo superior ao imperecível, portanto, Eu sou conhecido como Purushottama, a pessoa suprema no mundo, bem como nos Vedas. (15:18)



A minha participação no RTBC 2007 , em Bhaligai foi uma Peregrinação para Jagannath Puri

Paramahamsa Hariharananda me mostrou o caminho de Jagannath para Balighai , a síntese dos e todos os caminhos espirituais que trilhei desde a mais tenra idade.  Meu Guruji me guiando no  Caminho da Kriya Yoga e aceitou a guirlanda que eu entreguei. Sem saber que as mulheres confeccionam as guirlandas no templo . Shri Guru me mostrou o verdadeiro caminho da educação, saúde e serviço para a população, caminho que eu iniciei na época há 19 anos.

Lá eu vivi leelas de Shri Krishna,  Gopala e Leelas de Jagannath. ESte é o mistério da graça Divina.

Lá eu vi a forma transcendental do meu guru preceptor, tive um vislumbre uma pequena faísca do seu poder Divino,  senti sus força na fontanela, foi a semente da devoção, da prática e do autoconhecimento

No meu blog publiquei uma síntese de Jagannath, procurando o conhecimento, a autoanálise

"Oh mente cansada, venha vamos ver Jagannath em Puri"


Jahannath Puri o Lugar Sagrado

É uma das 4 Dhamas  instaladas Por Adi Sharkaracharya fica na  Costa leste da Índia  :   Jagannat Puri, é a Cidade sagrada do Senhor Jagannath, Senhor do Universo

Jagath = Mundo Nath = Senhor 

Puri= Plenitude 

Também chamada de : Nilagiri Nila = azul  giri= montanha  

Sankha Kshetra shanka=búzio  ksetra = lugar sagrado 

Puri é o lugar mais opulento da terra é o céu na terra!
Em sânscrito, 'Ja' representa Jagannath, 'Ga' representa Balabhadra "Nna 'representa Subhadra e" Tha "representa Sudarsan. Jagannath Assim, a união de todas as quatro deidades do Templo Jagannath. 

Com Shri Guru aprendo a entrar neste estado transcendental. 

Puri lugar para os que estão cansados e buscam a espiritualidade, se você for até Jagannatha você ouve Ele falando com você.

 Eu ouço com a Graça Divina . Eu ouço os ensinamentos de Shari Guru dentro e fora na minha fontanela e através dos  sentidos

Tudo relacionado ao Lord Jagannath é Bada ( forma de grandeza). Ele é conhecido como o Bada Thakura (O chefe entre todas as formas de  Deus).

 Seu templo é conhecido como o Deula Bada (o principal templo entre os templos).
 A estrada em frente ao templo é conhecido como Bada Danda (Grand Road). 

Caminhei muitas vezes, quase todas as semans dos 4 meses do RTBC

O Mar de Puri é conhecido como a Mahodadhi (Grande Oceano). 
Banho de mar em Puri: "Ao  tomar banho no mar, para onde todos os os rios sagrados correm, que minha vida se purifique!" 

Nadei no Mar de Puri

patita-pavana: bandeira no topo o Senhor Jagannath é o salvador dos caídos Jagannath santifica tudo o que não é sagrado
 
Ganhei objetos desta confirmação desta conexão sagrada em 2011

O chão de Puri é conhecido como (O portal para a o Céu Interior).

Este é o Caminho , a Sadhana



O Templo  é a caverna do crânio , o leste oeste norte e sul e acima ( a fontanela) 

O altar  ( ratna vedi) , as tres deidades Shri Balabhadra, Mother Subhadra e Senhor Jagannath 

Shri Balabhadra: Rig Veda ( mantras, palavras sagradas)  fala , verbalização
Subhadra Devi: Yajur Veda ( união) Conhecimento na pessoa
Senhor Jagannath : Sama Veda ( harmonia) Destruição dos desejos na pessoa e a consciência, equanimidade
Sudharshan( Atharva Veda ( bênção) paz  paz e alegria, percepção da imortalidade

 Sudharshan :essencia do conhecimento o equilíbrio da Sadhana(bakti- devoção ,jnana- conhecimento e karma-ação)

Do Vishudha ao centro da Alma e até a Fontanela

O templo tem quatro portas: 

Cada  entrada é vigiada por Lord Hanuman

Para a proteção do Sri Mandir (Templo Jagannatha), Hanuman guarda as quatro direções do templo. No Portão do Leão em Phate Hanuman, no portão oeste está Vira Vikrama Hanuman, no portão norte Tapasvi Hanuman e no portão sul Kanapata Hanuman e Bada Bhai Hanuman .
Cada uma de suas cinco faces Hanuman representa uma direção cardinal diferente: leste, oeste, norte, sul e superior 

Aruna Stambha (Pilar do Sol) é um Pilar de pedra de clorita monolítica de dezesseis lados e 34 pés (10 m) de altura, tendo o ídolo de Aruna (Cocheiro do Sol) no topo. Ele fica a cerca de vinte pés (6,1 m) de distância do Singhdwara (Portal do Leão) do Templo Jagannath em Puri.

 saúde  e vigor Coluna Vertebral

Simha dwara (Leão ou portão principal, Leste), Phate Hanuman
Narasimha (encarnação) do Senhor Vishnu
Quando alguém entra no Templo de Jagannath pela porta de Singadwaram, é possível ouvir o som das ondas do oceano próximas -Puri fica no Mar de Bengala-. Mas após o primeiro passo, não é mais possível ouvir as ondas. Na verdade, dentro de todo complexo o templo não dá para ouvir as ondas, Ma Subhadra desejou que o templo fosse um lugar de serenidade e, para agradá-la, o templo não reflete o som das ondas do mar.
Na língua local, 'Daria' significa 'Mar' e 'Mahavir' é outro nome do Senhor Hanuman.
Este nome foi dado devido à crença popular de que o próprio Senhor Hanuman protege o templo Jagannath da fúria das ondas do mar, que não fica muito longe do templo.
Mas quando o Templo Jagannath foi construído, Samudradev, o Deus do Mar, foi até o templo Jagannath para prestar suas homenagens.
Enquanto isso, a água do mar entrou na cidade, causando danos consideráveis ​​ao templo e à cidade. Hanuman ficou preso a uma corrente para proteger o Templo.
Ele é o símbolo de força e energia . Hanuman é adorado por sua devoção inflexível a Rama e é lembrado por sua dedicação altruísta ao Deus. Hanuman é considerado a personificação viva do Karma Yogi (aquele cuja meditação e devoção são demonstradas por meio de trabalho duro ou serviço)
A lição de Hanuman é desenvolver as virtudes da devoção, força, humildade, altruísmo, sabedoria, perseverança e crescimento espiritual , que servem como lições valiosas para navegar pelos desafios da vida com graça e integridade. Apesar de possuir imenso poder, Hanuman nunca o usou mal.
Assim o Templo ( a Caverna do Crânio ) é acessada por qualquer um dos portões.

yemanja a rainha do mar , dos oceanos . Em Puri eu ouvia osom do oceano no meu quarto todas as noites. 

As duas estátuas de leões estão lá neste portão na posição agachada. O leão é uma representação simbólica de MOKSHA 

Ashva-dwara (portão dos Cavalo Sul ), Kanapata Hanuman

Os cavalos representam simbolicamente o KAMA ou luxúria. Há dois cavalos galopando com Jagannath e Balabhadra em suas costas na glória marcial
O devoto sacrifica o sentimento de luxúria ao entrar por este portão. Também é conhecido como o caminho da vitória

vyāghra-dwara (Portão dos Tigres Oeste )  Vira Vikrama Hanuman
Tigre é o símbolo do DHARMA.
Entrar no templo através de Vyaghradwara lembra o devoto sobre seu Dharma e fortalece o espírito. Os sábios e devotos especiais entram no templo por este portão.

 
Hasti dwara (Portão dos Elefantes Norte) .Tapasvi Hanuman

Elefantes  BELEZA, RIQUEZA , PROSPERIDADE
O elefante é considerado a carruagem da Deusa da riqueza — Maha Lakshmi. Devotos que buscam riqueza entram no templo por este portão


Para o leste, sempre gentil com todos os oprimidos do mundo e nos passos o Senhor Shiva, lá oferece uma oração

Os diferentes altares ou templos representam todas as crenças

Tem Templo de Gopala 

Porta principal do templo tem 22 degraus 
Os degraus significam as purificações necessárias para o encontro com o Senhor:

Superar a ira, luxuria, inveja, cobiça e vaidade

Circular dentro do  templo é a sadhana o Altar Divino 

Templo da  Mãe Divina  Vimala é a a Mãe que preside Puri, ela remove as impurezas.  Percebendo entre as sombrancelhas a mente é purificada e a visão de Jagannath é possível 

yemanja
 Templo de Narashima, devora o ego, a vaidade o conceito de sí mesmo, e o ciúme. Vitória das negatividades com a prece. Destroi as qualidades animais. Sadhana

Divina Mãe Lakshmi, prosperidade é estar no topo da cabeça. A respiração calma através da sadhana e devoção. Narashima com Lakshmi , atmosfera de calma, quietude e atmosfera pacífica.

Através do Norte o caminho Vibhishana para ver e contemplar Nilachakra até o pico, todos os dias ele vem reverenciar o Senhor Rama.Vibhishana significa ficar livre da natureza agressiva da raiva e crueldade. Cultivando este estado se pode ter a real darshan do Senhor.

. Embora Vibhishana pertencesse à casta Rakshasa, ele era piedoso e devoto de Sri Rama. Seu comportamento era como o de um verdadeiro brâmane. Ele, junto com seus irmãos mais velhos, fazia penitência de Brahma Ji e, como uma bênção, pedia a si mesmo que sempre andasse no caminho do Dharma.

 O Verdadeiro significado de se mover ao redor do templo : O corpo é a corte e nele existem muitas deidades, em cada uma das diferentes pertes e nos diferentes orgãos dos sentidos. Nós temos que sentir a presença do Divino em cada parte do corpo e nós podemos realmente ir para o interior de cada parte do corpo-templo e sermos abençoados com  realização do Ser. Através da Yoga emeditação que nós veremos a luz divina em todas as partes do corpo assim como ver a luz azul e dourada no topo da cabeça. Em cada visão desta luz, nós experimentamos uma alegria inata e uma paz  incrível.  O circundar exterior é mostra a metáfora  da porta para a câmara interior da vida e o verdadeiro altar do divino.


Patita Pavana 


 pequeno templo de Jagannatha chamado Patita Pavana ("salvador dos caídos") que pode ser visto por todos diretamente da rua.

 O templo de Patita Pavana é a recepção , a aceitação do Senhor Jagannath, de todos os lugares, culturas, crenças e religiões.   Estou aprendendo a penetrar o templo, e ficar lá um pouco.mesmo sendo pecadora e por várias vezes mergulhada profundamente, nas entranhas do oceano da ilusão

final da tarde: a mais maravilhosa hora 
Jaghannath e Lakshmi dormem, quando ele dorme, cura o mundo inteiro



Purushottama a Fontanela

kshara ( perescível), akshara (imperescível) e Purushottama ( O supremo Pai Onipotente) são simbolicamente representados pelas tres letras. AUM

Se você praticar mais e mais utilizando a técnica de discriminação neti neti ( isto não, isto não) yoce pode atingir Purushottama.

Purusha vem de puriam shete iti : " Aquele que repousa na casa" Cada ser humano é uma casa com nove portas.

A décima porta  brahma randhra ( a fontanela)

Shri Jagannath é Purushottama , sem atributos ou forma, Brahman imanifesto .

Sua forma abstrata e incompleta nos lembra : Deus está além da compreensão e representação da mente humana 

Seus os braços prontos para abraçar seus devotos

O corpo , a forma Divina e Humana

Ele é esculpido em madeira sagrada , se alimenta todos os dias, é vestido e dorme todas as noites banhado a cada ano e "morre" a cada 12 anos para nos mostrar a vulnerabilidade humana e a necessidade de serviço devocional contínuo para manter a conexão divina e proteger o Universo.


O Culto de Jagannath O caminho da Kriya Yoga


As primeiras referências ao Senhor Jagannath são encontrados nas Puranas escrituras antigas e embora os detalhes de sua origem e evolução sejam ainda um mistério.
 
No decorrer do tempo, o culto de Jagannath tomou uma forma Ecumênica e várias grandes religiões como Saivismo, Saktismo, Vaishnavismo, jainismo e o budismo foram assimilados pelo conceito de Jagannath Senhor do Universo e difundida a filosofia inclusiva da Totalidade , que simboliza a unidade na diversidade.

O culto de Jagannath é destinado a fraternidade universal, amor, tolerância e igualdade. Pode-se considerar que a castas diferentes, crenças, costumes, tradições, comunidades e seitas foram assimilados em Jagannath Dharma.



Ciclos de Transformação na vida, cada 12 meses, um ciclo de Kriya Pranayama



Na tradição de Odishaa, a mais recorrente pose de dança Siva é Bhairava, 

A arte da dança e da música é a característica de ocupação dos Gandharvas divinos e Apsaras nos sistemas planetários superiores, que constantemente se apresentam para o prazer das divindades. Uma parte inteira das escrituras védicas, o sastra Gandharva, lida com tais artes, que foram colocadas ao nível das ciências. 

Mahamudra 

O pilar da dança Odissi é certamente o famoso poema sânscrito Gita Govinda, escrito no século 12 por Jayadeva Gosvami. Ainda hoje, Gita Govinda é considerado muito caro para Jagannatha, e todas as noites as deidades são vestidas com um xale vermelho especial em que todo o texto do poema é tecido. 

Um devoto fervoroso de Jagannatha, Jayadeva se casou com uma Devadasi, Padmavati. Govinda Gita narra os passatempos do amor de Krishna com Sua Gopi amada (Radha ou Vrinda) em um modo muito intenso, que oferece ampla oportunidade para a expressão dos sentimentos (rasa), pelo dançarino. 

1. Mangalacarana (invocação de auspiciosidade) 
2. Batu nritya ou Sthai (dança pura usando as nuances técnicas) 
3. Pallavi (elaborações sobre os movimentos de dança e posturas) 
4. Abhinaya (expressão dramática de sentimentos em narrar uma história, que acompanha a poética versos relevantes da música). 
5. Mokshya (dança de salvação)


Ratha Yatra Shri Balabhadra, Mother Subhadra e Senhor Jagannath 

Senhor Jagannath 

A cor negra do Senhor Jaghanath significa inescrutabilidade, o mistério 

Lord Jagannath, seu carro  Nandighosa= Nandi= ananda bem aventurança Ghosa= som tumultuoso
quem o acompanha Malati ( aquele que adorna) 14 rodas Os 4 cavalos do seu carro de madeira significam: 

A bem Aventurança do Som Divino do Senhor Vishnu em movimento 

Pureza Sankha pureza

Luz; honestidade

Hrdaikya: equilíbrio mental, sanidade

Balataka: estado de alerta estado de alerta

Para conhecermos a libertação do Senhor Jagannath precisamos puxar a corda da devoção e ao mesmo tempo temos que ter pureza, honestidade, equilíbrio mental e prontidão ou disponibilidade.

Som divino  a mente

Shri Balabhadra

A cor Branca do Senhor Balabhadra significa a Iluminação, as luzes divinas que vemos no nosso céu interior e em cada chakra em Kriya Yoga no caminho auto-realização em Deus.

Luz Divina  o conhecimento

Balabhadra vai sobre o carro denominado Taladvaja
A Dança cósmica do Senhor Shiva
Seus 4 cavalos, Dãruka ( aquele que cuida de tudo conduz) Sankarsana ( aspecto todo acomodativo do senhor Supremo) , 16 rodas

Tivra= força poder

Ghora = constância 

Dirghã = quem não perde tempo 

Srãma = trabalho serviço

Mother Subhadra

A cor amarela da Senhora Subhadra significa divindade!

Subhadra Devadalana ( graciosa e boa)

dalana= aquela que esmaga 

Subhadra esmaga o orgulho em nós

São 4 cavalos que estão á frente do carro de Subhadra Arjuna conduz sempre pronto pra lutamr Sudársana viaja com Subhadra ( é a roda do tempo e o disco do senhor Vishnu) poder espiritual de Deus energia shakti 12 rodas

Ricika= atração 

Mocika= salvação

Jitã =vitória 

Aparajita = o que está além da mente 

A vibração Divina


Os devotos puxam o carro , a soma de todas as almas, todos os seres  : o Senhor Krishna

Kriya Pranayama

a cada ano são construidos carros novos e a cada 12 anos e são banhadas as deidades, são entrerrradas as deidades esculpidas e novas são esculpidas.

A cada ciclo de Kriya Pranayama

Festival dos carros: as deidades saem do templo e são puxadas com cordas pelos devotos até o Templo de Sri Gundica Ghara ou Janaka Puri, pela Grand Road, onde ficam por 9 dias) 15º dia após a lua cheia de Junho, depois voltam para o templo.

Nove portas  do corpo até a fontanela

uma pessoa passa a vida toda dedicando-se a atividades conscientes de Deus em suas atividades diárias, praticando a presença de Deus em suas atividades diárias , lembrando-se Dele, e Servindo a ele, essa pessoa é uma jiva-mukta, ou liberada enquanto está em um corpo humano.

Sadhana

Oh Deus, Oh Gurudev permita que eu sirva ao propósito divino com devoção, disciplina e auto análise!
Oh Senhor Jagannath Senhor de todos nos proteja, mostre-nos a cada dia, a cada respiração como servi-lo de modo incondicional! 

 Refugiando-se em Shri Jagannath vai tornar a vida intoxicada com amor por Lord Jagannath, Ele é visto em tudo.

Darshan é ter a visão, o conhecimento de Deus.Um verdadeiro darshan é a realização. Sudarshan é uma visão perfeita. este estado sem forma e atributos é alcançado pela meditação. O Senhor Jagannath está na pituitária do corpo (kutastha), quieto e firme (druva). Ele é o Brahman onipresente e onipresente, sempre existente neste mundo móvel e ativo. Entre todos os visíveis, Ele é a visão real. Darshan é ver a divindade Sudarshan é se tornar um com a divindade!

O guru é Senhor Jagannath, é um na trindade

Omkara são os tres  raiz do Gayatri Mantra, Mãe dos Vedas

A Senhor Jagannath Brahman imanifesto

U Subhadra corpo do conhecimento

M Balabhadra corpo grosseiro, todas as atividades

Omkara A síntese, a essência

jai guru omkara

jai guru jai jagannath jai gomata jai gopal


sexta-feira, 5 de julho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 49 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 28 /06 a 05/07 2024

  Shrimad Bhagavad Gita

 Karma Yoga

A Yoga da Ação

capítulo 3 v 24


utsideyur ime lokã
na kuryãm karma ced aham
samkarasya ca kartã syãm
upahanyãm imãh prajãh

03:24 Se eu não trabalhar, este mundo perecerá; as pessoas permanecerão na força biológica e se desviarão da religião e da espiritualidade. Se assim fosse, eu seria o principal causador da adulteração da espiritualidade. A confusão que se seguiria prejudicaria a evolução 

Nestes dias eu refleti neste versículo trazendo para a minha vida . Sempre pergunto para Deus e o Mestre, como servir a Deus e à humanidade. Miha intenção sempre esteve clara, eu nasci para a felicidade e uma vida de serviço. Peço clareza para seguir o caminho, agora tendo um guru preceptor neste caminho da Kriya Yoga , o caminho do Senhor Jagannath, que agrega todos os outros, religiosos ou não, científicos ou não. 

Tenho seguido o que é solicitado para mim, não cegamente mas com os pés no chão. Conto com a graça divina que se menifesta a cada dia, cada meditação até que se manifeste em cada pensamento palavra ou ação...muito exercício da vontade, somente a intenção não faz nada acontecer. A meta é amar Deus a cada respiração o que inclui toda a criação!

Shri guru no seu livro The Flower Garland: Teaches of a great Master , Paramahamsa ensina que :

A Sadhana é uma viagem.Um visto dá permissão para visitar um país temporariamente e o green card permite permanecer mais tempo. Você pode ir e até morar lá permanentemente. Sadhana é assim. Através da prática pode-se saborear o samadhi e então voltar. É como um visto. Mas através da graça do Divino, se alguém puder experimentar o estado de samadhi a qualquer momento, à vontade, é como um green card.

Esta reflexão de quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, voltou no ciclo de aprendizagem que é a Sadhana, ne minha experiência, um longo processo cíclico que se renova aos poucos no sentido de remover a ignorância e iluminar o caminho. Nasci com a graça de Deus, quase morta com uma circular de cordão que dava tres voltas na minha garganta, prematura. Depois de tanto me debater no oceano da vida , tendo visões do infinito e do divino, visões estas que abriam caminhos tão nobres na minha vida. Eu não pude sustentar ou suportar. A dor da separação aflige o meu coração. Perdi a alegria de viver , perdi a esperança de expressar a minha gratidão e servir à humanidade. Parce que tudo não passou deum sonho nunca realizado.Shri Guru está lapidando o meu coração já entreguei sinceramente à ele, agora estou entregando a minha  mente. A dor e o sofrimento profundos estão sendo removidos muito lentamente devido à falta de disciplina e as muitas impressões desta e de outras vidas, que povoam minha mente confusa , perdida com tantas tentativas de encontrar e viver a verdade.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que:

Esta é a Kriya Sadhana, que pode durar uma ou muitas vidas. O importante é que Shri Guru nunca abandona os que entrega para ele o seu coração e mente a condução de cada vida, para o aprendizado e crescimento espiritual, além das aparências além , das dores e prazeres , do que é transitório para se fundir no imutável e eterno.

Segundo Baba Hariharananda :Karma Yoga significa a prática do desapego em todas as ações. Falta de egoísmo produz desapego e indiferença aos resultados das ações.

Karma Yoga segnifica a prática da ação desapegada.. Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude.

Toda a ação é espiritual se o motivo é puro.

 Trabalho é devoção

Serviço à humanidade sem egoísmo ou sem expectativa de algum retorno é Karma Yoga.

  Shri Guru ensina a praticar Kriya Yoga 

 a pessoa vai  viver a experiência divina, perceber que é Deus age em nós e através de nós. O Sem sem Forma  e o Ser com todas as Formas são tudo o que existe. 

Tudo é divino, nossa alma é divina mas nos esquecemos, por isso vivemos na escuridão , estamos aprendendo com o Ser Iluminado, Realizado que nos aceita por puro amor tudo o que fizemos em muitas vidas. Com ele estamos aprendendo como viver na luz até percebermos que também somos luz.

Assim ela pode ser praticada a cada momento do dia, durante todas as atividades.

O Mestre realizado nos aceita com as crenças que temos, a nossa pequena devoção a alguma forma de Deus para seguir este caminho , mesmo que estivermos vivendo ainda  na ignorância. apegados aos objetos materiais, aos sentidos e a mente.  nos motiva a seguir em frente a cada queda, a cada passo. Ele aceita nosso amor, cada esforço, cada progresso. Ele é um com o Ser Supremo ama a tudo e a todos de modo incondicional.

Estou tentando servir sem ter expectativas. O vazio causado por este esvaziamento do coração que quer aprovação do ego, me deixa triste, isso não é espiritualidade. Eu me questiono; Será que eu deseirealmente servir a Deus quando julgamentos à Igreja me fizeram afastar daquele Jesus , ficando apenas a essência da contemplação dentro de mim e o serviço na minha profissão. Jessus está mais vivo do que nunca. Shri Guru está me ensinando a abrir a pota por dentro para todo o céu, Deus sem forma, a felicidade, a realidade e a verdade.


Swami Vivekananda, no seu livro Karma Yoga: a educação da vontade.

Precisamos praticar o bem ; o desejo de fazer o bem é o que de mais elevado podemos aspirar, desde que aceitemos o princípio de que é um privilegio ajudar os outros.


Guru Gita ( 74) Lord Shiva declares to Parvati: 


pindam kundalini saktim
hamsa iti udahrtam
rupam bindum iti jneyam
rupatitam niranjam


O reino divino no corpo é morada do centro de alma e acima, até ao infinito norte.
O corpo é o reino da ilusão da ilusão, e error.Kundalini Shakti.
Assim, pode-se dizer, a união de Maya com o condutor de maya é chamado de yoga.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que O objetivo da yoga não é apenas a libertação individual, mas a transformação da raça humana.

Kriya Yoga é a fusão da Karma, Jnãna e Bhakti Yoga. Ela é a Yoga do Amor Divino

 Karma Yoga é a ciência principal da Gita. O dia que os seres humanos praticarem todas as ações sem egoísmo  no serviço da humanidade e a toda a criação a raça humana estará transformada vivendo em comunhão contínua com Deus e todo o mundo se transformará.

Kriya Yoga nos ensina a praticar isso desde agora, no presente de modo firme e dedicado, seguindo fielmente os ensinamentos do Mestre do guru preceptor, aquele nos inicia diretamente ou com um Acharya no seu nome a este caminho ou Sadhana.

O guru preceptor, aquele nos inicia e conduz ele nos ensina a praticar Bhakti, Jnana e Karma Yoga no dia a dia , meditando e colocando os seus ensinamentos em prática no cotidiano. Este é um processo que se inicia e leva toda a vida. Com auto análise o auxílio das escrituras sagradas a presença e as Palavras Divinas do Mestre, se o praticarmos com sinceridade e humildade poderemos evoluir , crescer.

jai guru omkara

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 48 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 18 a 27 /06 2024

   Shrimad Bhagavad Gita

 Prakriti Yoga

A Yoga do Campo Corporal e seu conhecedor

capítulo 13 v 26

yãvat sanjãyate kincit
sattvam sthãvarajangamam
ksetraksetrajnasamyogãt
tad  viddhi bharatarsabha

13:26 Seja qual for o ser animado ou inanimado que nasce, saiba que ele é a união do kshetra (campo corporal) e kshetrajna (conhecedor do campo corporal). Ó Melhor dos Bharatas (Arjuna)


Nestes longos dias que precederam a esta autoanálise baseada nas escrituras através da boca de Shri Guru Bhagavan, esta consciência de ser um com Deus, estar em contínua união com o guru preceptor e com Shri Paramahamsa Hariharananda tem sido muito intensa. Perto ou longe fisicamente, dentro na meditação, oração e silêncio ou fora na expressão introspecção ou interação com os demais e o mundo, sempre presente,  . A Consciência da dualidade e o exercício da união para servir a Deus.

Momentos difíceis exisgindo o exercício do desapego da família e da sensação intensa  de dor física. Feliz por estar utilizando muito menos medicamentos e me adaptando a isso. Feliz por estar superando alguns obstáculos no relacionamento interpessoal, a entrega do meu coração a Shri Guru tem feito tanta diferença nesta limpeza emocional esta natureza crítica e julgadora, essa frustração resultante de experiências do passado, isso está sendo eliminado com a graça divina.

Enfrentar a dor crônica e aguda com desapego, oração e resiliencia conectada na fontanela é um exercício necessário e os resultados vão aparecendo aod poucos.

Seja na minha vida pessoal, social ou espiritual este enfoque tem sido a tônica desta verdade.

No livro:  Bhagavad Gita Capítulo 13 Paramahamsa Hariharananda explica este versículo:

Terras, colinas, florestas, animais, pássaros, insetos, trepadeiras, água, ar, fogo, terra, céu e muito mais preenchem este mundo de matéria.
Tudo isso é criado pelo Pai Supremo Todo-Poderoso. Antes da criação, não havia nada. Seu desejo era criar tudo. Ele criou o vácuo, o ar, o fogo, a água, os desertos da terra, as colinas, os oceanos e assim por diante. Ele criou tudo com a ajuda de prakriti (natureza), que é kshetra (o campo), e Ele permanece em tudo.(o conhecedor do campo corporal).

Onde quer que um pouco de água seja depositada no solo, você encontrará inúmeros insetos, germes e bactérias embaixo dele - está repleto de vida, nessa vida, prakriti (natureza) e purusha (o Eu residente) existem, porque sem o ubion de prakriti e purusha, não há criação. Em cada criação, o criador-purusha se esconde.

Tudo, cada ego, vem através de prakriti e pusrusha, kshetra e kshetrajna, corpo e alma, ham e sa. Não são necessários objetos externos para a realização de Deus. Você deve simplesmente saber que um Pai Todo-Poderoso, e não dois, permeia todos os lugares. Sarvam brahmamayam jagat "Neste mundo, tudo o que você vê ou percebe é apenas um, O Pai Todo-Poderoso" "Isso é declarado nas quatro grandes instruções (mahavakyas) em os quatro vedas:

Prajnãnam bhrama (rig veda) "A sabedoria não pode ser percebida pela fala ou por qualquer um dos cinco órgãos dos sentidos, nem por qualquer sugestão, imaginação, especulação, alucinação ou magia. Ela só pode ser percebida através da meditação profunda.
aham brahamasmi (yajur veda) "Eu sou o Deus absoluto" Somente seres racionais e espirituais podem tentar ao máximo realizar esta verdade, que é semelhante a "Fique quieto e saiba que eu sou Deus" (Salmo 46:10) Neste estado , você percebe que tudo é kshetrajna, Deus, escondido dentro e fora da natureza do corpo. Indo para o norte até o infinito, até a Sua presença, você pode perceber "Eu sou o Deus absoluto"

Tattvamasi (Sama veda) "Tu és Isso" Em cada respiração, em cada vibração da vida, você sentirá que eu e Ele somos um e sempre fomos um.
Ayamatma brahma (Atharva veda) "Este Eu residente (kshetrajnã é Ele sozinho" em todo o universo, tudo o que você vê ou sente no vácuo, ar, fogo, água, terra - tudo é a manifestação de Deus, Sua glória e glamur. Por mais insignificante que qualquer coisa possa ser, ela manifesta a presença de Deus. O maravilhoso poder de Deus está em toda parte. Esta é a união de kshetra e kshetrajna, natureza e Eu, corpo e alma, ham e sa.


Na sua vinda ao Brasil em Abril de 2023, Shri Guruji nos levou até a Fazênda Silvania, para uma cerimônia para Gomata. 

Lá o gado indiano puru , aqui chamado Zebu , é criado e mantido nas condições ideais possíveis. Lá muitos  dos produtos da mãe vaca são utilizados para o sustento da família ( leite, queijo, iogurte, mateiga) , o cuidado com a terra ( biofertilizantes), a produção de energia ( biogás). Shri Guru nos ensinou com alegria que Gomata e Gopala são um estão em todas as atividades humanas.
Deus é onipresente , está em tudo.


Gopala ( purusha ) e Gomata ( prakriti)

A vaca é especial porque é Mãe. Na Índia existem muitos tipos de mães.

Vaca é Mãe em sanscrito Mata é Mães. Go é tudo o que se move, é a terra, a lingua, a fala,  os olhos, as plantas e todos os seres vivos. as palavras, o som, o que é escrito por Deus através dos santos e sábios, e cintistas e os tempos imemoriais.  Go é também os touros,bezerros e todas as vacas.
 (Gomata - Mãe Vaca)representante terrestre da divina e nutritiva Deusa Mãenão violência, doação altruísta e compaixão, pois fornece tudo sem expectativa de retorno.


Ela é atemporal, sua presença  imemorial Na aparência exterior tem cupim e barbela,  e na interior que é sagrada.

No seu cupim  existe um canal de energia muito especial: surya ketu nadi. Ele recebe a energia direta do Sol e transforma esta energia nas suas partes do corpo e em tudo o que produz. O seu leite é dourado.

 Ela produz o leite A2
Gomata é toda a criação a Terra e os elementos ( a terra, a agua, o fogo o ar e o eter)

Se nós queremos ter agua limpa, atmosfera limpa, pessoas  plantas e animais felizes, temos que pensar nos cuidados com o meio ambiente e agradecer à Deus e à Mãe Terra. Mudar as atitudes, o estilo de vida e proteger a todos.

Gomata ensina como produzir a vida de um modo saudável alimentos sqaudáveis para o corpo a mente e a vida espiritual

Os rshis, sábios de tempos imemoriais ensinam que existem 5 tipos de nectares ( aquilo que traz vida, longevidade,paz e felicidade) Tres são produzidos pela Mãe Vaca : o leite,o iogurte, a gee ( manteiga) além do mel e o açucar mascavo ou melado.

Os produtos da Mãe Vaca tornam a vida de todos melhor e mais simples, natural. Mas existe o interesse de explorar os animais para o comércio e a indústria dos alimentos, remédios, produtos agrícolas e para ganhar mais e mais dinheiro. A Mãe Vaca, a Mãe Terra e a Mãe Natureza vão sendo dominadas, exploradas e destruídas em nome do dinheiro, jogo político e soberania.

Assim o leite que é produzido pelas vacas mestiças deste modo é chamado A1 e provoca doenças o leite da Gomata, a vaca selvagem da Índia, quando criada livre com seus bezerros em um espaço natural  é chamado A2.

As substâncias puras presentes na Urina, o Leite e o Esterco da Gomata curam e transformam a vida das pessoas. Na ciência atemporal Ayurveda são ensinados estes benefícios para a vida pessoas, suas moradias, animais, plantas, todas as criaturas e até mesmo cremes de beleza.

Uma  síntese preliminar de alguns estudos:

Gomata :A sua ghee , manteiga clarificada, além de todos os benefícios para a saúde fisica, mental e ambiental, ela é utilizada em tempos imemoriais e é atemporal é chamada cerimônia de fogo ou agnihotra. 
O fogo produzido por ela ( com a combinação do esterco- combustível- e leite- purificador, a agua solvente, plantas sagradas , frutos da terra  todos entregues ao fogo e ao coração  e a mente,   entregues a Deus Supremo Infinito através dos mantras ( palavras sagradas em sânscrito -  a linguagem sagrada universal,  antiga, atemporal  ) Entoadas por um Sacerdote ou pessoas ensinadas por eles, ouvidas no silêncio do coração e mente. 
Ela uma cerimônia que atinge todas as criaturas, pessoas e o meio ambiente, a  todos que sinceramente se entregam,  sentem os seus benefícios na vida pessoasl. Ela  purifica todos os cinco elementos presentes dentro do corpo das pessoas e também na Mãe Natureza . 
É o poder da fé e da oração ou conexão divina muito ampliada, pode abranger grupos de pessoas a criação e  tudo no planeta também. A terra a agua e o ar, as florestas, os rios,mares e montanhas, cidades e plantações.
O fogo também é considerado sagrado por muitas culturas e religiões mas os seus rituais milenares tem sido esquecidos por muitos , sempre são válidos pois DEus aceita qualquer oferenda sincera. Mas  agnihotra a puja  mantem estas tradições imemoriais e  é um presente  para a humanidade. Gomata fornece os produtos até os átomos e e Gopala esta forma do Snhor Krishna, Vishnu aceita tudo que é entregue com devoção.

As pessoas precisam de purificação ,equilíbrio dos cinco elementos dentro de sí, corpo físico, mente e alma ou vida espiritual. O agnihotra equilibra estes elementos e vai tornando sagrada qualquer atividade humana. A meditação ensinada por um Mestre Realizado  é uma agnihotra interior, a respiração  o som Divino através do atrito do fogo produz a energia , a luz divina e a vibração divina que expande o amor para todas as partes do corpo e os setores da vida da pessoa. Irradiando a divindade nos pensamentos, palavras, atitudes e ações.

Gomata prakriti  é a alimentação, a nutrição a manutenção deste fogo, desta energia combinada com a respiração Deus purusha. Por isso cultivar e  manusear alimentos dos seus  produtos com amor e respeito é  trazer a Mãe Natureza  para o estilo de vida simples e natural. A resposta para o não ao consumismo, não ao egoismo, não à ignorância , não á violência, não à poluição e a este estilo de vida baseado em um modelo, um sentido de desenvolvimento materialista. Este modelo de desenvolvimento leva à exclusão, fome, guerras, competição desleal, e além das aparências sempre frustrante para os dominadores e dominados.

Gopala e Gomata é um estilo de vida sustentável, com o mínimo de violência às criaturas e destruição do Planeta de tudo o que é vivo ou não. Ensina a viver os ciclos da vida e respeitar cada pessoa. É uma lição prática de superar este estilo de vida massacrante e viver a verdadeira vida: a felicidade de ser um ser divino, uma fagulha de Deus Supremo, vivendo esta experiência como ser humano.

jai guru omkara






segunda-feira, 17 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 47 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 14 a 17/06 2024

  Shrimad Bhagavad Gita

Vibhuti  Yoga

A Yoga Glorias Divinas

capítulo 10 v 25


Maharsinãm bhrgur aham
girãm asmy ekam aksaram
yajnãnãm japayajno 'smi
sthãvarãnãm himãlayah

Dos grandes videntes, eu sou Bhrighu; entre as sílabas, sou aquele (aum); dos sacrifícios, sou a meditação silenciosa (japa); das coisas imóveis, sou o Himalaia.


Nestes dias a reflexão tem sido o processo de acalmar a mente. Libertação do medo, das samkaras. Justamente Paramahamsa Hariharananda fala do Mestre realizado, aquele que queima as sementes do karma, as boas e as ruins.

Shri Guru falou no Kriya Yoga Festival de como um ser humano transformado em pássaro ia sendo devorado por um tigre e estava com muito medo de ser reconhecido como humano e ser devorado, o tigre se aproximou e disse para ele: eu também sou humano. No dia anterior, em uma consulta me deparei com as consequências dos traumas e a necessidade de superação já havia me sentido como esse pássaro e também como esse tigre.
Na noite seguinte tive que enfrentar o medo, um trauma da infência que se apresentou novamente depois de tantos anos. A meditação e a oração trouxeram calma e a decisão 


A meditação, a Kriya Yoga está me ajudando a ter lucidez, consciência das limitações e esperança a cada pequeno progresso. Como é difícil para mim a imersão no som divino e o quanto osilêncio tem sido uma grande lição para mim, o momento mais importante o estado quase meditativo na prática ,tem sido dificultado pelas ondas de pensamento.

Aqui Shri Guru fala como remover os obstáculos, qual é o caminho para o samadhi: a fé, a vitalidade, a concentração, conhecimento contemplativo, a lembrança de ser o Ser Brahman, aprender com as experiências proprias durante meditação.
Consigo compreender o que devo fazer mas, colocar em prática tudo isso é impossível sem a graça divina.
 Para se chegar  ao estado de união com Deus é preciso a entrega aos ensinamentos e ao serviço ao guru preceptor, o Mestre. Quero servir ao Mestre do meu modo e não do modo que pode ou deve ser. O medo de constatar minha humanidade escondida nas qualidades animais! O medo de não ter aprovação do Mestre de mim mesma ou dos outros? Estou refletindo. 

No livro:  Bhagavad Gita Capítulo 10 A Yoga da Ação Paramahamsa Hariharananda explica este versículo:

O rishs são aqueles com a visão do que é certo,aqueles que têm a visão, os Mestres auto realizados.Eles removem a escuridão da ignorância do céu da consviência. Maharshi significa os grandes videntes. Dentre os grandes rishis , existem os sete proeminentes maharshis chamados saptarishi. O Senhor diz:

 Dos grandes videntes , Eu sou Bhrigu". Bhrigu significa tostar. Quando a sementeé tostada ,ela não pode ser utilizada para germinar. De modo similar quando se pratica meditação, cada desejo, ambição e sementes deo samskara são tostadas ,libertando-nos dos efeitos das ações passadas armazenadas na mente. Isto é Bhrigu, aquele que é livre de todos os desejos, a semente das boas e más ações, a alma liberta.

De todas as sílabas , Eu sou a unica ( aum).  " Aum ( Om) é Brahman em uma letra" Aum não pode ser entoado mas pode ser ouvido na meditação profunda. Aum consiste em tres letras A U M indicando o passado o presente e o futuro;criação manutenção e destruição, o corpo grosseiro, astral e causal e assim por diante. AUM é o próprio Deus .
"De todos os sacrifícios , Eu sou a meditação silenciosa, japa" Comunmente as pessoas executam muitos tipos de yajnas  para atingir suas expectativas materiais. Elas oferecem oblações para o fogo com diferentes mantras. O significado comum de japa é cantar. As pessoas cantam o nome de DEus, atraves de um rosário nas mãos. Saint Kabir ensinou; " O rosãrio está circulando nas mãos, e a lingua se movendo na boca, mas não se tem consciência de que a mente está vagando em quatro direções"
Cada prática espiritual visa acalmar a mente inquieta.A maneira mais fácil do controle da mente  é realizar ajapa japa, perceber o poder de Deus em cada respiração. è possível aprender isso com um Mestre realizado. Isso pode ser alcançado independente de qualquer dificuldade.

" Das coisas imóveis, eu sou os Himalayas ( o alacne das montanhas do Norte da India) Himalaya na verdade não quer dizer montanha. Quando se penetra na cavidade do crânio através da prática de Kriya Yoga  e se torna estabelecido na fontanela, a nossa mente está calma e quieta. Não está agitada , sua respiração será extremamente fria. o sopro  quente não sairá das narinas. O crânio é o real Himalaya.



Yoga Sutra of Patanjali 04:03(by Paramahamsa Prajnanananda)The Kaivalya Pada sutra 03


Remoção de Obstáculos

nimittam-aprayojakam prakrtinãm varanabhedastu tatah ksetrikavat||3||


A causa incidental não move as tendências naturais em atividades; apenas remove os obstáculos, como um fazendeiro || 3 ||


Quando o indivíduo carrega as sementes da impressão, quando é removida a impressão das boas e más ações, os obstáculos também são removidos.

a pessoa pode abandonar seus maus hábitos e vive uma vida boa e nobre.

Você não é escravo do seu próprio destino, você precisa da colheita divina de amor, compaixão e, finalmente, realização.


Shri Guru fala da caverna do crânio

Yoga Sutra of Patanjali by Paramahamsa Prajnanananda Book One : The Samadhi Pada , Sutra 20


Os meios para atingir Asamprajnata Samadhi

sraddhã virya smrti samãdhi prajnã purvaka itaresãm||20||

Para outros {este samadhi, asamprajnata} vem através da fé, vitalidade, memória, mente equilibrada e conhecimento discriminativo. || 20 ||
.
Este é o caminho que concede o estado de sadya mukti, libertação completa ou instantânea.

Os passos da experiência do Absoluto

1-shraddha- fé

2-virya- vitalidade

3-smriti- memoria  "Eu sou Brahman"

3-samadhi (concentração) - mente concentrada e absorvida no objeto, o objetivo.

4-prajna (conhecimento contemplativo) - as próprias experiências alcançadas através da meditação profunda, sem imaginação ou alucinação.

.
Estes cinco passos levam um a alcançar a caverna do crânio, subindo através das cinco chacras, onde se converte na natureza divina essencial, o Eu, o Brahman.


The Samadhi Pada , Sutra 45


O estado além dos elementos sutis

suksmavisayatvam ca alinga paryavasãnam||45||


E [esse estado de samadhi] se preocupa com objetos sutis e se baseia no estado sutil da guna [prakriti] || 45 ||


O sutil está além da percepção e da concepção. É o estado da união.

A alinga é prakriti na sua forma mais pura, na fontanela, o estado antes da criação.
 
 natureza, passa por diferentes etapas ou modificações

purusha é puro, perfeito e além de qualquer mudança.

purusha é a causa final


Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 2 verso 167


gurudhyãnam tathã krtvã svayam brahmamayo bhavet

pinde pade tatãh rupe muktãsase nãtra samsayah


194. De maneira semelhante, meditando no guru preceptor, a pessoa se torna um brahmamaya (Brahman onipenetrante). Sem dúvida, tal pessoa é uma pessoa liberada, mesmo em corpo, respiração e beleza (pinda, pada e rupa).

om srigurave namah

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 46 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 12 a 14/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

Karma Yoga

A Yoga da Ação

capítulo 03

v 18


yas tv ãtmaratir eva syãd
âtmatrptas ca mãnavah
ãtmany eva ca santustas
 tasya kãryam na vidyate

nai 'va tasya krtenã 'rtho
nã 'krtene 'na kascana
na cã 'sya sarvabhutesu
kascid arthavyapãsrayah


Pessoas auto-realizadas, que estão encantadas com o Eu, gratificadas com o Eu e satisfeitas com o Eu, estão livres de toda escravidão; para elas, nenhum trabalho precisa ser feito.

A pessoa Auto-realizada não está interessada de forma alguma em realizar ações ou em não realizar ações; esta pessoa não depende de ninguém para qualquer interesse próprio


Shri Guru, Paramahamsa Hariharananda, Swami Vivwkananda esclarecem este versículo para mim. O exercício destes dias:

1-A mente de Arjuna estava cheia de dúvidas e o deixava confuso. Assim como a minha em muitas situações.

2-Assumirmos a nossa insignificância e dependência é o primeiro passo para a nossa libertação. Esta é a minha lição nestes dias.

3-o mais alto ideal é a não-resistência, a virtude da não-resistência. Deixar fluir na meditação e no dia a dia. Deus sabe o que é certo. O guru preceptor conhece o nosso caminho espiritual até desenvolver esta virtude. Confiar, ter fé e se esforçar é o único caminho.

4 Na Guru Gita  Shri Guru , O Senhor Shiva ensina que  os Vedas declaram: "isso não , isso não" e também falam algo que existe - além do qual não há nada. Renunciar ao mal, discernir ,só é possível com a graça divina.

Esse princípio é conhecido como o “guru”, e deve-se adorá-lo com mente, fala e ação.

jai guru omkara

No livro:  Bhagavad Gita Capítulo 3 A Yoga da Ação, Paramahamsa Hariharananda explica 

A mente de Arjuna estava cheia de dúvidas e o deixava confuso.

A princípio Arjuna pensou que o caminho da renúncia era o melhor.No entanto,a verdadeira vida espiritual começa com a percepção de que o Ser interior é a natureza essencial do ser vivo.Perceber a alma ya tanto na atividade física quanto mental é a base da vida espiritual. As pessoas mundanas estão espiritualmente adormecidas,mas os buscadores espirituais despertam para descobrir sua natureza espiritual que está escondida na caverna do crânio.

Swami Vivekananda no seu livro Karma Yoga explica : 

o mais alto ideal é a não-resistência, a virtude da não-resistência

Arjuna se tornou covarde em presença do poderoso exército que tinha contra sí;seu amor o fêz esquecer seu dever com sua pátria e seu rei.Por isso Shri Krishna disse que ele não deveria falar como um sábio, e suas ações te denunciarem como um covarde, pediu que ele se levantasse e lutasse.

Esta é a essência de Karma Yoga. Karma yogi é aquele que comprrende que o mais alto ideal é a não-resistência,e além disso que esta não-resistência é a mais alta manifestação de poder quando realmente se possui;e também que a resistência ao mal é um passo no caminho para alcançar o poder da não resistência. Enquanto não se tiver alcançado este ideal, o dever da pessoa é resistir ao mal,deve trabalhar, deve lutar e resistir com toda força que seja capaz. Só então ,quando tiver obtido o poder de resistir,será uma virtude a não-resistência.

Paramahamsa Hariharananda no seu livro : Kriya Yoga O Processo Científico Para a Cultura da Alma e a Essencia de todas as religiões.

Assumirmos a nossa insignificância e dependência é o primeiro passo para a nossa libertação.

A Kriya Yoga , quando praticada com regularidade e sinceridade transforma os 24 elementos da existencia material, do nosso corpo material, ainda nesta vida. Essa transformação gradual tem a finalidade de atingir a Paraprakriti ( a união dos 24 elementos da vida material) Kundalini . E a união da Kundalini com a alma chamado de Paravastha ou Samprajnata Samadhi ( consciência cósmica) .

. Este processo de transformação  pode durar anos e até mesmo vidas , mas com certeza leva á Moksha ( libertação do mundo da Ilusão). Kriya Yoga é a combinação de  karma, jnana e bakti yoga ( o amor divino)

A cada um dos seis níveis de Kriya o seguidor deste caminho espiritual poderemos  evoluir segundo nosso karma ( tudo o que fizemos de bom ou ruim é o que temos nesta vida) .Praticarmos  Kriya Yoga sempre com amor , lermos escrituras sagradas colocando em prática imediatamente seus ensinamentos,  fazendo  auto-análise diariamente do quanto estamos realmente exercitando a transformação que decidimos no ato da nossa iniciação neste caminho espiritual. 

 Louvar e cantar  os santos nomes de Deus,  atender às instruções do Sadguru e dos Acharyas , aprender a ouvir a voz dos Mestres, seus ensinamentos  no estado de silêncio interior, servir a Deus e amar a todos os seres vivos.

 Assumirmos a nossa insignificância e dependência é o primeiro passo para a nossa libertação.


Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 102


yasmãtparataram nãsti neti netiti srutih
manasã vacasã caiva satyamãdhayedgurum



 102. os Vedas declaram: "isso não , isso não" e também falam algo que existe - além do qual não há nada. Esse princípio é conhecido como o “guru”, e deve-se adorá-lo com mente, fala e ação.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 45 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 11/06 2024

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

capítulo 11

v 27




 vaktrãni te tvaramãnã visanti
damstrãkarãlãni bhayãnakãni
kecid vilagnã dasanãntaresu
samdrsyante curnitair uttamãngah

11:27 Eles rapidamente entram em Tua boca terrível, que parecem ainda mais terríveis por causa de Teus dentes; alguns são vistos com cabeças esmagadas encostadas entre Teus dentes.



No seu livro : Bhagavad Gita in the light of kriya yoga a rare metaphorical explanation for God realization Shri Paramahamsa Hariharananda ensina :

As pessoas comuns estão cheias de raiva, ego, orgulho, ciúme e muitos vícios. Aqueles que tentam trilhar o caminho espiritual devem fazer um esforço sincero para se libertarem de todas essas qualidades negativas. As qualidades negativas são os Kauravas. As qualidades positivas são os exércitos e os chefes dos Pandavas: autodomínio, desapego, desapego, determinação, obediência, disciplina, devoção, dedicação e assim por diante. As qualidades positivas são essenciais, desde que as qualidades negativas estejam presentes. O sabão é necessário quando um pano está sujo. Quando as roupas estão limpas, não há necessidade de sabão. Quando você obtém controle total sobre as qualidades negativas, as qualidades positivas não são mais necessárias. Quando as dúvidas da ignorância desaparecem, você está bem estabelecido na verdade. Em tal situação, você desfruta de paz, felicidade e alegria constantes.
A cabeça é o lugar do conhecimento e da devoção, mas aqueles com ego são desprovidos de humildade e enfrentam a destruição. Uma pessoa humilde é sempre mansa. Um homem egoísta é ousado; ele nunca se curva. O tempo devora todas as qualidades negativas e até mesmo as qualidades virtuosas menores, mas a verdade é eterna. Verdade, amor, devoção e assim por diante são os valores eternos. As pessoas pensam e planejam o futuro, mas não sabem nem entendem a rapidez com que o tempo passa. Eles não percebem que o tempo é um fluxo contínuo, desprovido de distinção e divisão entre passado, presente e futuro. Os dentes do tempo destroem tudo, mas quem honra o tempo fica livre das deficiências da vida e se realiza.

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

capítulo 11 v: 36


 
   
 dyutam chalayatãm asmi
tejas tejasvinãm aham
   jayo 'smi vyavasãyo 'smi
   sattvam sattvatãm aham

De todas as práticas enganosas,  Eu estou jogando. Eu sou a glória das glórias. Eu  sou a vitória. Eu sou o  esforço. Eu sou a bondade do bem. ( 36)

A mente e os sentidos através de tentação, puxam uma pessoa para baixo de forma fraudulenta.
dyuta é um jogo de dados
Dyutana é a iluminação. Estar no centro do vácuo através da meditação e iluminação divina é o verdadeiro significado de dyuta.
Estamos em Glória quando levantamos a nossa consciência até o  sahasrara e meditamos, percebemos a luz das estrelas, planetas, do sol, da lua e de criação. A luz extrema é a glória
Ida é tamas: ociosidade .. Pingala é rajas, agitação. Sushumna é sattwa: calma, bondade, serenidade
Quando a respiração flui em sushumna, o devoto vem até ajna e sahasrara e atinge o estado de bondade extrema ou de realização, a respiração extremamente tranquila.

Dê cor à sua mente e coração:
Colorir o exterior não é suficiente. Devemos colorir as nossas mentes. A verdadeira vida espiritual é colorir nossos corações.
Um ditado em bêngali diz:
jadi krishna darshane jabe,krishna saje sajte habe
Se voc^quer ter uma visão de Shri Krisnha,esteja com as vestes que Ele gosta.
O significado mais profundo é que devemos ser bons aos olhos de Deus e dos mestres e que devemos mudar nossa vida interior e, não a nossa aparência externa. Devemos ser dignos aos olhos de Deus e dos mestres e,não ficar pensando: "eu sou bom,eu sou correto". Nunca devemos achar que somos especiais e superiores ou que ninguém é tão bom quanto nós. Deus tem nos dado tantas oportunidades para aprender,amar,crescer,entender e aceitar. Devemos crescer dia após dia. Nosso crescimento interno deve ser um processo contínuo.
Hoje em dia,as frutas são feitas para amadurecer artificialmente. Criar uma árvore com fruto verdadeiramente amadurecido leva muito tempo. A cor,a fragrância e o sabor são completamente diferentes das amadurecidas artificialmente. Na minha infância,tínhamos uma tamareira que durante o verão ficava com um monte de tâmaras dependuradas. À noite os pássaros vinham comer as tâmaras e pousavam no cacho. Devido ao peso dos pássaros,as tâmaras caíam no chão ao redor da árvore. De manhã cedo,meus irmãos e eu nos levantávamos para colher as tâmaras maduras que tinham caído da árvore. As frutas maduras naturalmente se soltam da árvore e caem. Certa vez quando eu estava fazendo uma palestra numa cidade, as pessoas trouxeram algumas flores que haviam sido coloridasartificialmente. Da mesma forma nós mudamos artificialmente nossa cor e aparência. A nossa verdadeira beleza é a doçura em nossos corações e mentes.
Dentre os tipos de Ego, o ego espiritual é o pior de todos. Se pretendemos andar no caminho da espiritualidade, devemosaspirar ser mais cultos, polidos,puros e limpos, sem pensarmos de maneira arrogante " medito há vinte anos, e daí?
(...)Todos nós devemos meditar profundamente e sermos transformados espiritualmente. Mas se pensarmos que somos especiais e superiores aos outros,os problemas vão começar a surgir

No seu livro, Shri Guruji ensina: Shree Shree Guru Gita 88



mukhastambhakaram nr'ãm sadgu'anãm vivarddhakam
duskarmanãsanancaiva satkarmasiddhidam bhavet

88. This ( Guru Gita) has the power to stop other's speech. It also increases one's virtues and good qualities, thus it destroys all evil deeds and brings perfection through righteous actions.

88. Este (Guru Gita) tem o poder de parar o discurso de outras pessoas. Também aumenta as virtudes e as boas qualidades da pessoa, destruindo todas as más ações e trazendo perfeição através de ações justas.

Ah com a Tua presença em mim a cada sílaba sagrada entrego não somente os meus lábios, mas o meu coração e minha mente para a força transformadora das Tuas palavras.

jai guru omkara

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 44 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 10/06 2024

 Shrimad Bhagavad Gita

 Atma SamyaYoga

A Yoga do Autodomínio

capítulo 6

v 20


yatro 'paramate cittam

niruddham yogasevayã

yatra cai 'vã 'tmanã 'tmanãm

pasyann ãtmani tusyati

Quando a mente é dominada pela prática da meditação, ela permanece no Ser, percebe o Ser e se regozija no Ser (20)


No seu livro : Bhagavad Gita in the light of kriya yoga a rare metaphorical explanation for God realization Shri Paramahamsa Hariharananda ensina :


Yoga e Meditação

Yoga é um  ramo da Filosofia Indiana; meditação esotérica; perceber a união constante com o Ser divino em cada respiração, em cada momento, em cada atividade e em cada conquista. Yoga é a maneira pela qual você pode perceber a divindade manifestada em todo o universo e também em todo o corpo.


Srimad Bhagavad Gītā – 2.48 O Senhor diz:


samatvam yoga ucyate


A equanimidade é chamada de Yoga


Shri Paramahamsa Hariharananda explica no  diagrama  The Correlation Between the Body Microcosm, Chakras and AUM, um resumo do caminho da Kriya Yoga


Ele demonstra de um modo sintético e não menos profundo o Sistema humano , o microcosmo , os corpos físico, astral e causal que é um protótipo ou imagem de todo o universo ( a criação) e o Criador e as entidades do mundo material e espiritual.


 Ele ensina:


em AUM " M"  é o Corpo físico ou grosseiro :


Com a prática da Kriya Yoga , com a graça divina é possível  perceber iluminar e dissolver os 24 elementos do corpo físico até chegar ao Conhecimento ao desejo real e puro da Verdade.


Os 24 elementos são: os Sentidos e os seus orgão de percepção;


 Os cinco elementos grosseiros cada qualidade do na respiração ( apana,prana,samana,viyana e udana)


 os cinco órgão de ação ( reto,genitais, pernas, mãos e voz) 


Além dos 4 instrumentos da mente ( manas :os pensamentos, Buddhi: intelecto, Amkara :ego e citta : a memória)


O conhecimento é o primeiro estágio da dissolução da ignorância:   a conexão do corpo físico e o corpo astral.


em "AUM"    "U" é o corpo astral :


1-O conhecimento  


 2- Superconsciência : ham-sa a consciência da alma fluindo em cada respiração no corpo, a luz divina subindo e descendo dentro de si. 


3-A Consciência Cósmica: ouvindo o som interior de Deus sem pensamentos ou sentidos corporais, calmamente observando os movimentos internos 


4- Sabedoria: A realização de Deus além dos sentidos mundanos samadhi profundo, não pode falar.


 5- Mãe Divina Natureza , corpo astral, poder de Deus que dá forma


6- núcleo da Alma ( ponto atômico)


A conexão entre o Corpo Astral e Causal é o núcleo da Alma ( ponto atômico)


em "AUM"   "A" é o Corpo Causal 


7-O  Pai celestial, Poder sem forma de Deus, Condutor de Tudo


É o nirvakalpa samadhi: sem pulso, desapegado mas compassivo


 Nirvakalpa Samadhi.  


A Kriya Yoga é a ciência do autocontrole e auto realização, a realização no Ser Supremo através da meditação.


 Para se chegar ao conhecimento de quem somos nós, da presença divina dentro de nós, precisamos praticar mais e mais. A meditação é


No Yoga Sutra de Patanjali é dito:


 " Meditação é fluxo ininterrupto de conhecimento"


Penso ; então só começamos a praticar ,  nos concentrar e exercitar a meditação quando realmente conhecemos nosso corpo físico ou grosseiro ( que inclui a mente) conforme descrito no Diagrama de Shri Paramahamsa Hariharananda,  e isso está  além dos 24 elementos? A minha resposta para mim mesma é : Você tem que se esforçar mais e mais.


No Livro:  The Yoga Sutra of Patanjali With Commentary by shri Lahiri Mahasaya e explicações Mestafóricas , Shri Guru explica:


A mente significa muitos pensamentos, concentração significa pensamentos limitados e meditação o não pensar em nada e isso não pode ser descrito e sim experimentado. É preciso muita concentração para experimentar o estado de meditação.


Meditação está além do jogo da mente, pensamentos, intelecto ou ego. 


Com a graça de Deus e dos Mestres se obtém o profundo estado de meditação. Sem a sua graça a meditação não é possível, meditação é como dormir profundamente com consciência. 


Então é preciso praticar tudo cautelosamente e sempre alerta, com amor e devoção à Deus, aos Mestres.


O Mestre ensina que praticando a arte da concentração dharana constantemente, a meditação virá.


A pratica regular do pranayama leva à concentração dharana e ela à meditação.


 Pranayama  ou o controle da respiração promove a calma e a concentração.


 Na nossa prática treinamos, exercitamos  tipos , alternativas do controle da respiração pranayama durante o exercício de meditação e durante o  nosso dia dia.


Paramahamsa Hariharananda explica 

a yoga yajna é utilização do poder da yoga da ação e do conhecimento para retirar todo o poder dos centros inferiores e elevar para o centro superior,  permanecer lá além da mente, do pensamento, do intelecto, do ego e do sentido do corpo no estágio sem forma.


Na pratica O yajna , cerimônia de fogo interior é  oferecer os sentidos, a fala, o prana e a mente na chama da Consciência  dentro do coração (hridaya). É preciso despertar o Agni interior para ter conhecimento, o pranayama é entregar cada  respiração como oblação ao Senhor. 


 Kriya Yoga nos chama para a prática , muita  dedicação, concentração e exercício da meditação , a união divina  em cada cada pensamento, palavra ou ação. Se não colocarmos isso em prática realmente não estaremos seguindo o caminho da Kriya Yoga.


jai guru omkara