Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Kriya Yoga Sadhana 49 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 28 /06 a 05/07 2024

  Shrimad Bhagavad Gita

 Karma Yoga

A Yoga da Ação

capítulo 3 v 24


utsideyur ime lokã
na kuryãm karma ced aham
samkarasya ca kartã syãm
upahanyãm imãh prajãh

03:24 Se eu não trabalhar, este mundo perecerá; as pessoas permanecerão na força biológica e se desviarão da religião e da espiritualidade. Se assim fosse, eu seria o principal causador da adulteração da espiritualidade. A confusão que se seguiria prejudicaria a evolução 

Nestes dias eu refleti neste versículo trazendo para a minha vida . Sempre pergunto para Deus e o Mestre, como servir a Deus e à humanidade. Miha intenção sempre esteve clara, eu nasci para a felicidade e uma vida de serviço. Peço clareza para seguir o caminho, agora tendo um guru preceptor neste caminho da Kriya Yoga , o caminho do Senhor Jagannath, que agrega todos os outros, religiosos ou não, científicos ou não. 

Tenho seguido o que é solicitado para mim, não cegamente mas com os pés no chão. Conto com a graça divina que se menifesta a cada dia, cada meditação até que se manifeste em cada pensamento palavra ou ação...muito exercício da vontade, somente a intenção não faz nada acontecer. A meta é amar Deus a cada respiração o que inclui toda a criação!

Shri guru no seu livro The Flower Garland: Teaches of a great Master , Paramahamsa ensina que :

A Sadhana é uma viagem.Um visto dá permissão para visitar um país temporariamente e o green card permite permanecer mais tempo. Você pode ir e até morar lá permanentemente. Sadhana é assim. Através da prática pode-se saborear o samadhi e então voltar. É como um visto. Mas através da graça do Divino, se alguém puder experimentar o estado de samadhi a qualquer momento, à vontade, é como um green card.

Esta reflexão de quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, voltou no ciclo de aprendizagem que é a Sadhana, ne minha experiência, um longo processo cíclico que se renova aos poucos no sentido de remover a ignorância e iluminar o caminho. Nasci com a graça de Deus, quase morta com uma circular de cordão que dava tres voltas na minha garganta, prematura. Depois de tanto me debater no oceano da vida , tendo visões do infinito e do divino, visões estas que abriam caminhos tão nobres na minha vida. Eu não pude sustentar ou suportar. A dor da separação aflige o meu coração. Perdi a alegria de viver , perdi a esperança de expressar a minha gratidão e servir à humanidade. Parce que tudo não passou deum sonho nunca realizado.Shri Guru está lapidando o meu coração já entreguei sinceramente à ele, agora estou entregando a minha  mente. A dor e o sofrimento profundos estão sendo removidos muito lentamente devido à falta de disciplina e as muitas impressões desta e de outras vidas, que povoam minha mente confusa , perdida com tantas tentativas de encontrar e viver a verdade.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que:

Esta é a Kriya Sadhana, que pode durar uma ou muitas vidas. O importante é que Shri Guru nunca abandona os que entrega para ele o seu coração e mente a condução de cada vida, para o aprendizado e crescimento espiritual, além das aparências além , das dores e prazeres , do que é transitório para se fundir no imutável e eterno.

Segundo Baba Hariharananda :Karma Yoga significa a prática do desapego em todas as ações. Falta de egoísmo produz desapego e indiferença aos resultados das ações.

Karma Yoga segnifica a prática da ação desapegada.. Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude.

Toda a ação é espiritual se o motivo é puro.

 Trabalho é devoção

Serviço à humanidade sem egoísmo ou sem expectativa de algum retorno é Karma Yoga.

  Shri Guru ensina a praticar Kriya Yoga 

 a pessoa vai  viver a experiência divina, perceber que é Deus age em nós e através de nós. O Sem sem Forma  e o Ser com todas as Formas são tudo o que existe. 

Tudo é divino, nossa alma é divina mas nos esquecemos, por isso vivemos na escuridão , estamos aprendendo com o Ser Iluminado, Realizado que nos aceita por puro amor tudo o que fizemos em muitas vidas. Com ele estamos aprendendo como viver na luz até percebermos que também somos luz.

Assim ela pode ser praticada a cada momento do dia, durante todas as atividades.

O Mestre realizado nos aceita com as crenças que temos, a nossa pequena devoção a alguma forma de Deus para seguir este caminho , mesmo que estivermos vivendo ainda  na ignorância. apegados aos objetos materiais, aos sentidos e a mente.  nos motiva a seguir em frente a cada queda, a cada passo. Ele aceita nosso amor, cada esforço, cada progresso. Ele é um com o Ser Supremo ama a tudo e a todos de modo incondicional.

Estou tentando servir sem ter expectativas. O vazio causado por este esvaziamento do coração que quer aprovação do ego, me deixa triste, isso não é espiritualidade. Eu me questiono; Será que eu deseirealmente servir a Deus quando julgamentos à Igreja me fizeram afastar daquele Jesus , ficando apenas a essência da contemplação dentro de mim e o serviço na minha profissão. Jessus está mais vivo do que nunca. Shri Guru está me ensinando a abrir a pota por dentro para todo o céu, Deus sem forma, a felicidade, a realidade e a verdade.


Swami Vivekananda, no seu livro Karma Yoga: a educação da vontade.

Precisamos praticar o bem ; o desejo de fazer o bem é o que de mais elevado podemos aspirar, desde que aceitemos o princípio de que é um privilegio ajudar os outros.


Guru Gita ( 74) Lord Shiva declares to Parvati: 


pindam kundalini saktim
hamsa iti udahrtam
rupam bindum iti jneyam
rupatitam niranjam


O reino divino no corpo é morada do centro de alma e acima, até ao infinito norte.
O corpo é o reino da ilusão da ilusão, e error.Kundalini Shakti.
Assim, pode-se dizer, a união de Maya com o condutor de maya é chamado de yoga.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que O objetivo da yoga não é apenas a libertação individual, mas a transformação da raça humana.

Kriya Yoga é a fusão da Karma, Jnãna e Bhakti Yoga. Ela é a Yoga do Amor Divino

 Karma Yoga é a ciência principal da Gita. O dia que os seres humanos praticarem todas as ações sem egoísmo  no serviço da humanidade e a toda a criação a raça humana estará transformada vivendo em comunhão contínua com Deus e todo o mundo se transformará.

Kriya Yoga nos ensina a praticar isso desde agora, no presente de modo firme e dedicado, seguindo fielmente os ensinamentos do Mestre do guru preceptor, aquele nos inicia diretamente ou com um Acharya no seu nome a este caminho ou Sadhana.

O guru preceptor, aquele nos inicia e conduz ele nos ensina a praticar Bhakti, Jnana e Karma Yoga no dia a dia , meditando e colocando os seus ensinamentos em prática no cotidiano. Este é um processo que se inicia e leva toda a vida. Com auto análise o auxílio das escrituras sagradas a presença e as Palavras Divinas do Mestre, se o praticarmos com sinceridade e humildade poderemos evoluir , crescer.

jai guru omkara