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quinta-feira, 28 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 14 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 22 a 28/03



Shrimad Bhagavad Gita

Capítulo 12

A Yoga do Amor Divino


ye tu dharmyãmrtam idam

yathoktam paryupãsyate

sraddhadhãnã matparamã

bhaktãs te 'tiva me priyah


C.12 v. 20: aqueles que honram esta lei imortal (o néctar da sabedoria) com fé e devoção, e tem a Mim como o supremo , são queridos por mim.


Shri Paramahamsa Hariharananda comenta no seu Livro "Bhagavad  Gita in the light of kriya yoga" :

O néctar é uma bebida mitológica que torna você imortal. O néctar da sabedoria estabelece você na alma e em Deus. Cada pessoa é a imagem de Deus, mas devido à ilusão, ilusão e erro, mas a maioria das pessoas não percebe sua natureza imortal e sofre na consciência corporal e no mundo material.

entretanto, aqueles que recebem a companhia do mestre divino, que verdadeiramente aprendem e praticam a essência da espiritualidade, e que estão livres de todas as negatividades, bebem o néctar da imortalidade. meditação, quando você entra na caverna do crânio e bebe o néctar da sabedoria.

Meditação é o verdadeiro dharma, viver corretamente na consciência da respiração. O Senhor ensinou que a meditação concede a imortalidade, amrita, o néctar. Aquele que segue as instruções do Senhor e as traduz para a vida prática é querido pelo Senhor

O importante é penetrar na fontanela um pouco, liberta-se de defeitos, ilusões e dúvidas.


Esta é  o mergulho que faço para me elevar de buscadora sincera a uma buscadora qualificada. Com o tempo vou revendo o entendimento e espero que ele vá melhorando com a graça de Deus , Shri Guruji e Shri Paramahamsa Hariharanda 

O Conhecimento quando vivenciado traz resultados práticos imediatos , se perceber no estado tamas, sair do modo da ignorância tamas , de rajas agitação ,  para ser predominantemente  rajas sattva , atividades bondosas , até um dia com a evolução espiritual , com a graça divina, ser sattva puro, ter sabedoria, estar estabelecia no Ser Superior: Brahman. Este é o processo de evolução até o objetivo final. O Senhor está dizendo que  este é o néctar da sabedoria ! Que a graça do guru me ajude a seguir o caminho para o néctar da sabedoria!

Shri Guruji , o Mestre , está sempre na nossa companhia. Podemos sintonizar diretamente com ele a partir do centro da alma em todo o trajeto da respiração, movimentação do prana. Se nos entregamos completamente a Shri Guru, vamos estar constantemente na sua companhia. Este é o mistério da conexão divina!

O Mestre está sempre disponível. Deus é onisciente. Não é uma crença, esta é a realidade. Todos os que praticam Kriya Yoga,  com fé e amor e colocam em pratica os ensinamentos do guru preceptor  sinceramente a estão no caminho  evolução, a comunhão divina. Com a graça de toda a linhagem de Mestres Realizados com os quais conseguimos nos sintonizar com  reverência e o amor seguindo a sadhana podemos avançar no caminho espiritual aprendendo com eles o aperfeiçoamento da prática, conhecimento  no mistério da devoção.

 A revelação da Srimad Bhagavad Gita ,  nos lábios do guru preceptor é a voz de Deus que nos inspira a crescer e transformar as nossas vidas a cada versículo, cada capítulo até ser continuamente entoado com o Senhor no coração.   

No meu entendimento precário, baseado na prática , no exercício, no treino  Meditei na Gita conforme a rotina de Balighai que eu ainda não consigo seguir. Que Shri Guru me corrija e me perdoe pela minha negligência!

Na  Gita Dyanam, Meditação na Shrimad Bhagavad Gita o Senhor está dizendo: 

" Saudações ao Senhor Krishna, o Parijata  Kalpataru a árvore que realiza desejos para aqueles que Nele se refugiam, o portador da bengala em uma mão, mostrando o símbolo do conhecimento divino  com a outra mão, é Aquele que ordenha o néctar divino da Bhagavad Gita."

Parijata ou  Kalpataru é a  árvore divina , que realiza desejos ,  nasceu do oceano durante a agitação do oceano para obter a amṛta ou ambrosia.)

Estou estudando as Escrituras referentes  à produção da amrita na agitação do oceano desde o Mahashivaratri, encontrando os elos com a Mãe Divina, Hari, Shiva e outras formas divinas.

Muito resumidamente  na agitação do oceano depois que os devas e asuras colocaram todo o tipo de plantas e minerais no oceano, aconteceram muitas coisas . Todos afundaram no oceano Hari na forma de Kurma trouxe a Terra para a superfície, os asuras estavam vencendo. Muito veneno foi produzido , Shiva engoliu o veneno.. Hanuman bebeu um pouco do veneno. Ele ficou com a garganta azul, com Vasuk no pescoço. A Mãe Divina segurou nas mãos de Shiva antes dele voltar para seu estado meditativo no Himalaia.  

 Surabi emergiu com toda a criação,  Danvantary trouxe amrita e a Ayurveda. Shri Lakshmi trouxe prosperidade para os devas, Hari na forma de Mohini enganou os Asuras e o amrita ficou com amrita , somente um asuraeles foi condenado a ficar no céu.

A sua  flor da Parijata contém muita energia  e é muito auspiciosa .Todas as manhãs, aos primeiros raios de luz, a delicada e magra  árvore Parijata  deixa cair generosamente suas flores brancas de caule laranja, altamente perfumadas e com aroma doce. Eles caem com muita facilidade. Uma pequena sacudida na árvore e as flores caem em abundância para serem capturadas pelas folhas, pelas mãos e pelo chão abaixo.

Assim cada versículo ensinado pelo Guru aos pés do guru, ou no centro da alma, com devoção e entrega,  cada um deles é uma flor branca da Parijta. Os benefícios são imediatos, mesmo quando estamos ainda poluídos pelos venenos dos nossos pensamentos, palavras e emoções e atitudes equivocadas. As flores caem a cada manhã, assim deve ser a nossa entrega à Deus o estudo da Gita e a sua aplicação na prática diária , no nosso pensamento e em cada ação , ele aceita! O S

enhor aceita nossa oferenda, o nosso entendimento precário e o nosso pequeno amor, Amar a  respiração que faz as folhas e as flores caírem até o chão nos nossos centros mais baixos. Mesmo ela tendo caído no chão ( o que não deve ser oferecida às deidades) esta flor delicada pode ser oferecidas ao Senhor. 

No nosso coração sincero mas instável e Ele nos mostra os elementos necessários para a auto avaliação. É um processo difícil pois ficamos frente a frente com todas as dificuldades , ma Ele está sempre conosco a cada manhã, ou seja sempre. Com sua graça, o coração vai sendo  purificado e a mente estabilizada para poder ir além da razão.

 Com o mínimo de fé e confiança as flores podem ser capturadas  entregues  ao Senhor, para correção e aprendizagem. A bengala é nossa coluna ereta, Ele nos sustenta .Assim como as flores caem todos os dias, estudar a Bhagavad Gita todos os dias  é um bálsamo, um passo a mais no caminho da sabedoria. Ele ordenha a Bhagavad Gita, traduz com diferentes palavras, citações das escrituras ,exemplo e metáforas, a essência , a energia das palavras vivas, divina do Senhor diretamente no coração de cada um daqueles que ouvem. Ele é aquele que que ordenha o nectar divino!

Na  Gita dyanam, Meditação na Shrimad Bhagavad Gita   é dito:

Todos os upanishads são vacas; o filho do pastor, Krisnha, é o ordenhador, Partha Arjuan é o bezerro; o néctar divino do Gita é o leite, e as pessoas de intelecto purificado são os bebedores dele.

Do oceano cósmico, do Ser Supremo sem nome ou forma,  emergiu Surabi, a Mãe Divina, Mãe do Universo e de tudo o que existe, Ela doa tudo para a existência , as criaturas.Gomata é sua filha, seu templo e está em todos os lugares do planeta. Suas patas ( da Gomata) são os Vedas e as vacas  são os upanishads, a essência dos Vedas a Shrimad Bhagavad Gita foi compilada por Viasyadeva que escreveu o Mahabharata. O Sr Krishan Gopala protege e ama a Gomata, todos os seres criados.,  Ele é Parijata  Kalpataru a árvore que realiza desejos dos que se refugiam Nele. Ela realiza os sonhos ou desejos dos seus filhos. Seu leite não é apenas uma metáfora, o seu leite traz saúde e tudo o que é preciso para os rituais sagrados. . O Senhor Krishna é o ordenhador, explica as escrituras sagradas de modo simplificado mas profundo, a essencia dos Upanishad a essência da Mahabharata. 

 Aqueles que se entregam ao Senhor à disciplina espiritual, o exercício da meditação profunda , a respiração suave do Senhor, o som da sua flauta nossa coluna, a partir da fontanela são muito abençoados pelo Senhor.

Reconhecendo as dificuldades com humildade, vamos aprendendo a controlar a respiração e controlar a mente, os pensamentos e palavras, entregando tudo para o Senhor, assim nos tornamos  queridos pelo Senhor. A maior graça que o buscador sincero pode ter é ser querido pelo guru preceptor, obedecendo os seus ensinamentos. E assim se tornar um buscador qualificado e quem sabe um dia um discípulo.

Arjuna ( amigo  discípulo perfeito do Senhor Krishna)


Narada Bhakti Sutra

 Os segredos do Amor Transcendental


amṛta svarūpā ca

C1.v3. Esse amor puro por Deus é eterno.


Esse amor infinito torna a vida espiritual infinita este é o caminho para a realização em Deus , beber o amrita o nectar da imortalidade e o nectar da sabedoria. Isso só é possível com a graça do guru preceptor. Ele conhece o caminho e sabe ensinar como chegar lá, ser um com Ser Supremo, Brahman que é Eternidade a Verdade e a Felicidade.

Shri Guru nos ensina: no livro : "Yoga O Caminho para o Divino"

"Não há fim para a vida espiritual e, mesmo depois de atingir o estado de samadhi, a experiência espiritual continua. Assim como Deus é infinito e o amor é infinito, também a experiência espiritual é infinita"

Trecho do  de Paramahamsa Prajnanananda

Que o  Conhecimento Supremo  dos Mestres da Kriya Yoga e sua presença sagrada estejam sempre conosco.

om srigurave namah

jai guru omkara



quinta-feira, 21 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 13 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 15 a 21/03

Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo  7 Yoga do Conhecimento e da Aplicação do Conhecimento



tribhir gunamayair bhavair 

ebhih sarvam idam jagat

mohitam nã bhijãnãti

mãm ebhyah param avyayam

7:13 As pessoas estão  iludidas pelas três qualidades da natureza. Portanto, o mundo inteiro não Me reconhece. Estou acima de todas essas qualidades. Eu sou imperecível.


A prática,  reflexão, auto análise   nestes dias:


Shri Guruji nos ensina no Livro  Jnana Sankalini Tantra que  aquele que nesta vida alcança o estado de sattva puro, estará livre de qualquer sofrimento.


O Senhor Supremo na forma de Shri  Guru  é a Verdade, a Realidade e a Felicidade é a personificação divina, a perfeita manifestação de Deus. Está além das qualidades da natureza, é  imperecível

 O Ser iluminado, o /mestre está livre de todo o sofrimento, mesmo quando a aparenta de  doenças , limitações do corpo e outras  situações humanas.. A dor , humilhação e desrespeito, a morte,  é para nos ensinar a crescer e enfrentar o medo e perceber a imortalidade da alma, 

 Jesus voltou depois de ressuscitado para ensinar seus discípulos.  o Mestre Iluminado está acima de todas as gunas ou modos da natureza, ele vence a morte, se realizou e volta para ensinar os seus discípulos. atentos.

Aparece para uma mulher pecadora , os humildes e puros de coração, os que desejam muito evoluir, ele é a fonte de toda a misericórdia e é Mestre da humanidade, recebe todos que o procuram e seguem com amor, acreditam e colocam em prática os seus ensinamentos !  Ele é manifestação da sabedoria, misericórdia, o puro  amor divino.


 Shri Guruji nos ensina no Livro "Conheça a sua Mente" : 

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina  no Livro: "Kriya Yoga O processo Científico Para a Cultura da Alma"

Os seres humanos, cada um  têm uma natureza predominante, apesar das possibilidades serem as mais variáveis. Além dos seres humanos encarnados através da criação, essas três qualidades são responsáveis também  ​​por três tipos de plantas e animais.

Em nosso comportamento individual, descobrimos que às vezes somos sattvicos, e algumas vezes rajásicos, às vezes tamásicos. Nosso comportamento, nossa natureza, nossa escolha alimentar, nossa consciência , reação ou apatia , ou seja nossa  interação com cada aspecto da nossa vida depende da tripla qualidade da natureza.

 Vivemos na instabilidade alternando os estados da natureza

Nossa mente depende da alimentação. A alimentação também pode ser sattvica, Rajasica ou tamásica.

O conhecimento aplicado é o que vem da prática . Desenvolver uma mente predominantemente sattvica é possível através do  controle da respiração, o fluxo da energia .  É preciso aprender a respirar, isso é uma arte divina, um mistério revelado a cada ciclo , em cada etapa do crescimento espiritual. Assim vamos aprender a meditar.

 A Respiração é a energia vital pulsando, brilhando e soando em nós através dos nadis e por todo o nosso corpo. Isso só é possível pela graça de Deus, do guru preceptor

A mente tem 4 instrumentos internos e 10 outros instrumentos que são as 10 partes do corpo: 

A mente pode ter uma natureza  sattva, rajas ou tamas.

 É preciso transformar a mente rajasica e tamasica em uma mente predominantemente sattvica. Isso só é possível colocando em pratica os ensinamentos do guru preceptor, com sua graça. Ele conhece o caminho mais simples e efetivo rumo à realização divina.

Os quatro instrumentos internos:

Manas é a modificação do instrumento interno,  considera os prós e os contras. 

Buddhi  intelecto, a capacidade de decidir. É a modificação do instrumento interno que determina.

 Chitta memória ,  pensamento,concentração,atenção e inquietação.É a modificação do instrumento interno que lembra. Através dele nós nos lembramos das nossas preferências ou do que causa impacto nas nossas vidas. Nossas experiências criam nossa memória , a memória define quem somos nós.

Ahamkara é o ego, atitude do ser. É a modificação do instrumento interno caracterizado pela consciência do eu. Nos consideramos quem faz tudo acontecer. É o nosso senso de identidade. É Deus ou somos nós que agimos?

Em toda a percepção externa estão presentes as quatro funções da mente que citamos. Essas quatro funções sucedem-se tão rapidamente uma após a outra, que parecem simultâneas.

O controle da respiração é o controle da mente. Praticando meditação aprendemos com o Mestre a observar  controlar a respiração e a manifestação divina no topo para  cada parte do corpo.

As 10 partes do corpo

Uma vida balanceada implica na saúde mental, um intelecto discriminativo e o uso equilibrado dos orgãos dos sentidos.

As 10 partes do corpo servem a mente , os cinco órgãos da percepção e cinco órgãos da ação. O controle da mente é o controle da  respiração. Se nossa mente está pacífica e amorosa, nossas percepção não será critica e julgadora as ações e movimentos serão serão criativos e servirão a todos , a união, a evolução, o propósito divino.  

A respiração equilibrada  irradia a energia divina para cada parte do corpo na forma de som luz e vibração. Irradia o amor de cada centro de energia para cada setor das nossas vidas, para nossa percepção e ação.

 Uma vida equilibrada é uma vida inteligente, estabelecida na divindade.

Shri Guru ensina  que existem tres níveis de inteligência. O primeira observa e aprende. O  segundo tem dificuldade para aprender.  O terceira  nunca aprende. 

O Mestre ensina e o discípulo aprende.

É preciso mudar o estilo de vida , os hábitos e o comportamento. Temos uma instabilidade, que não nos permite superar os tres estados da natureza.

om tat sat

Mestre, me ajude a lembrar a cada dia que  a vida é uma jornada uma oportunidade para crescer. Sou abençoada por ter um mahaguru guiado os meus passos e toda essa linhagem de Mestres Iluminados da Kriya Yoga. 

Me mostre como ser  humilde , me oriente, corrija  e me acolha no Seu amor incondicional.  Revele a cada dia  Deus, Ser Superior dentro de mim e ilumine o caminho  . 

Me ajude a  não perder cada oportunidade para aprender, minha mente instável perdida nos estados da natureza , no jogo dos sentidos .

 Perdoe minhas atitudes imaturas e a minha ignorância , aceite  às minhas fraquezas e dificuldades como partes de mim que precisam ser transformadas,  Você está sempre me chamando, por favor não quero ignorar a Sua presença.

Você é a Existência, a Verdade e a Felicidade, é sem forma  está dentro e fora de nós em todos os nomes e formas. Me ajude a revelar a real natureza, a natureza divina a cada passo.

jai guru omkara






quinta-feira, 14 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 12 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 14/03

Shrimad Bhagavad Gita 


Capítulo 6 A yoga do Autocontrole

Versículos 38 ,39 e 40


kacchin no 'bhayavibhrastas
chinnãbrham iva nasyati
apratistho mahãbãho
vimudhobrahmanah pathi


etam me  samsayam krsna
chettum arhasy asesatah
tvedanya samsayasã 'sya
cettã na hy upappadyate


sribhagavãn uvaca
pãrtha nai've 'ha nã 'mutra
vinãsas tasya vidyate 
na hi klayãnakrt kascid
durgatim tãta gacchati


6.38 Ó mais poderoso Senhor, aqueles desnorteados que se desviaram do caminho de Brahman, que não buscam a alma dentro de sí , não despencarão da família, da vida e da vida espiritual,  sem  um apoio, como uma nuvem dilacerada?

6.39Ó Senhor, por favor, remova completamente as dúvidas da minha mente. Só você pode tirar essas dúvidas.

O bendito Senhor responde:
6.40Nesta vida futura não haverá destruição, Meu afetuoso Arjuna, pois aqueles que permanecem na retidão não têm ignorância, maldade ou tristeza.

om tat sat

Este é um momento de profunda reflexão.

No Mahashivaratri , cerimônia da qual eu não pude participar no ano de 2008, em Balighai durante o RTBC, por não ter condições mínimas de saúde física e mental. Fiquei desapontada , no estado de ignorância . A experiência com Shri Gopala me deu forças para seguir apesar do reconhecimento da minha fraqueza. 

Lá  participei do entoar dos nomes do Senhor Shiva e participei da cerimônia de fogo para a Mãe Divina, mas não fiz a vigília ou jejum dos sentidos ( uma falha muito grave no autocontrole e autodisciplina). Com Shri Gopala entrei em um estado de sonho, o qual reparou toda a sensação de impotência. Ao final recebi prasad das mãos da Aline Ma.

A  ocorrência de várias situações de doença e perdas na vida familiar  criaram situações de desalento , sensação de negligência do papel de chefe da família, por me encontrar tão longe deles, buscando a evolução espiritual. Criaram dúvidas na minha mente. Várias vezes pensei em voltar, mas Shri Guruji sempre me permitiu continuar lá participando de tudo.

Paramahamsa Hariharananda, Shri Guruji , o Senhor Jagannath me levou até Shri Gopala, na Gran Road,  Ele foi uma companhia constante fisicamente como uma deidade e espiritualmente durante dia e noite, através dos seus passatempos, me proporcionou singelas e sublimes experiências. Ele é amor do amigo espiritual que é a companhia perfeita, também a proteção da família.

O RTBC me proporcionou o inicio de um longo processo de autoanálise de toda a minha vida profissional, familiar e afetiva. Lá vivi uma experiência de morte que me fez experimentar as causas e consequências de uma vida autêntica com belos objeticos e pouca disciplina e equilíbrio necessários para tão grande aspiração de ser um ser humano ativo e produtivo na vida , nesta oportunidade tão rara. 

Mais uma vez eu me pergunto como merecer este caminho, esta jornada tendo deixado rastros sublimes e outros tão dolorosos. Este processo de auto análise continua até hoje, mas conforme a memória distorcida vai sendo purificada e a mente limpa através da oração e meditação, o cuidado com a saúde ( unica recomendação de Shri Guruji  para mim no finaldo RTBC). 

Eu não sabia quantas coisas tem que ser limpas  na minha percepção e análise das ocorrências e situações. Depois de muitas outras turbulências hoje tudo está muito mais leve. Deus , Shri Guruji sempre está de braços abertos para me receber  no caminho de volta à Brahman me guiando passo a passo, respiração o a respiração para que mais nada seja impecílio para deixar este  que foi  um dos meus  objetivos.

  Agora reconheço através da prática e estudo da Kriya Yoga, e vivo como um só , único caminho , único gururudev, a vida familiar, pessoal e espiritual hoje caminham juntas.Shri Guruji ,  Senhor Jagannath conseguiu unir tantos complexos e intensos caminhos que percorri com suas experiências e vivências em um único caminho, Toda a minha e tudo o que acontece entre , do nascimento  até a morte. Isto está em fase de reflexão.

 Minha pergunta ainda é como ter mais disciplina e força física e mental para me manter firme rumo ao conhecimento de Brahman ? Viver o processo contínuo de criação manutenção e destruição? Como servir a Shri Guru, ter mais foco? Como  transformar isso em dissolução, com suavidade ? Toda essa linhagem de Mestres Realizados da Kriya são a linhagem do meu guru preceptor,  acredito no Sadguru sempre comigo,  é vivo e acessível em cada pensamento,  palavra silêncio, movimento e atividades. Este é o exercício! As respostas v^m na intuição e no estudo. Jai Guru

Bem,  não ter concluído efetivamente como aluna do RTBC fui acolhida e  como uma participante de todo o processo, causou em mim uma sensação de incompletude , porém; 
 
Neste Mahashivaratri, tive uma recompensa,, uma satisfação enorme por ter recebido a força e a graça de Shri Guruji, O Senhor Shiva para  seguir o longo jejum e vigília de modo sereno, dissolvendo aquele sofrimento, ficar com a coluna ereta,   exercitar o melhor possível a meditação, atingir momentos de  meditação profunda e compreender um pouco melhor esta jornada interior. Realizar pequenas cerimônias durante a noite, na shivalingam do meu altar. Momentos de concentração nos ensinamentos do Senhor.

  Foi  Shri Guru  Shiva, Pai ,  me ensinando a melhorar  e fortalecer a asana , a concentração, localização dos chakras e o prana em outras partes do corpo ; desobstrução de caminho da energia sagrada, a atenção na fontanela e ajna  de modo contínuo durante a meditação com os olhos fechados. .Uma experiência de plenitude e de total apoio na minha jornada espiritual. O fluir a energia divina e a mim, a imobilidade depois da explosão, o estado de  equilíbrio por algum tempo..  Iniciei , um novo ciclo de experiência no caminho Kriya Yoga , claro com novas dúvidas , aprendizados reflexões e certezas. A prática da meditação hoje é um bálsamo, uma purificação e renovação, estou finalmente aprendendo a meditar. 

Jai Guru

Sgri Guruji ensina na sua tradução e interpretação da Jnana Sankalini Tantra , v 2 algumas  dúvidas de |Parvati , são a resposta para esta  reflexão  hoje . 

devi uvãca
kutah srstir bhavet deva
katham srsti vinasyati
brahmajnanam katham deva
srsti samhara varjitam

Devi perguntou:
"De onde a criação se manifesta, ó Senhor, e como ela se dissolve? O que é brahmajnanam (conhecimento do absoluto), que é desprovido de criação e dissolução?

Shri Guru ensina: "A criação é a vibrante manifestação da alma ou Deus. , cada forma da criação é a vibração da energia cósmica, a fala é a criação do som através da vibração das cordas vocais e o pensamento é também o produto desta vibração.

Tudo o que é criado é dissolvido, é criado e destruído.  dissolução é o perfeito desaparecimento. 

Ignorância é escuridão , luz é conhecimento.
O conhecimento pode ser aparavidya , conhecimento material, ou paravidya, conhecimento supremo.
conhecimento material é aquele adquirido pelos cinco órgãos da percepção juntos, com a ajuda dos instrumentos internos mente, intelecto, ego e memória.
O conhecimento periférico é expandido pelo uso da flexibilidade e curiosidade inerentes à mente, à memória falível e a capacidade de análise. ( se os sentidos ou a mente não estão saudáveis, a aquisição do conhecimento será distorcida e o resultado falho.


paravidya ou o conhecimento espiritual por outro lado, pode ser adquirido através da 
a-paroksha anubhuti ou a experiência direta.
A Verdade  Suprema é revelada ao aspirante sincero 
uma vez disciplinados os sentidos, limpando e purificando a mente por meio de meditação profunda e oração devota.
Uma consciência profunda da comunicação com Deus manifesta o Conhecimento Absoluto, a revelação da luz, desdobrando-se a partir da experiência interior.

O conhecimento espiritual, paravidya dissipa a ignorância e liberta-se da escravidão do prazer, do nascimento e da morte. 

Este estado de mente pura, equilíbrio completo e equanimidade só pode ser alcançado através da autodisciplina. 

O conhecimento se torna a porta de entrada para a libertação. Viver no conhecimento puro, imerso num estado de consciência constante, é viver em Deus." Jai /guru

Pois é, toda a minha vasta e profunda experiência profissional , batalhas na vida material, geraram a dualidade, bons e karmas ruins. As ciências e ciências aplicadas, as artes ea filosofia ocidental  me fizeram crescer e evoluir na vida. Tragédias , a política e o modo deorganização dos serviços de saúde, minha dificuldade de me situar. Isso despertou a a sensação de ter podido  ter feito tudo de um modo melhor.
Com a graça divina, aos poucos estou vendo tudo isso de um modo novo, purificando o coração e mente , um processo de  dissolução da memória distorcida e do ego profissional, ressignificando a memória distorcida e aprendendo a ver providência divina sempre. Ficando encantada extasiada , com a sincronicidade ou a melodia das situações que nos levam até os pés do guru preceptor e nos mantém lá.

A experiência do conhecimento divino é a pratica continua da Kriya Yoga, bem o exercício da meditação com os olhos fechados ou abertos. O exercício de desfocar o ego, parar de julgar, de sentir ressentimentos e outras bobagens. Me focar nos passos do guru, que são é o  Senhor Brahma e Saraswati, protetores como Senhor Vishnu e Lakshimi ,   Transformadores como Senhor Shiva e Parvati ,  Destruidores do mal como mãe Divina Durga e   Mãe MhaKali  dissolvendo todo esse ciclo. Ele é Jagannath, ele é Brahman.

jai guru omkara

quarta-feira, 13 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 11 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 13/03


Shrimad Bhagavad Gita

capítulo 10

A  yoga das Glórias Divinas

versículo 14


 sarvam etad rtam manye
yãn mãm vadasi kesava
na hi te bhagavam vyaktim
vidur devã na dãnavãh

Tudo o que você me disse, eu acredito ser verdade. Na verdade, nem os deuses, nem os demônios conhecem sua manifestação divina, ó Divino (Senhor)

Deus é absoluto e sem forma. Sua manifestação está em cada forma da criação. Perceber Deus em todos estes aspectos e perceber Deus não é muito fácil.
A primeira coisa na vida espiritual é acreditar, não uma crença cega. Acreditar é a base da aprendizagem
Neste verso Arjuna é o aprendiz entusiasmado e expressa seu forte credibilidade nas palavras do Mestre

Keshava significa : ka é Brahma, o criador, isha significa Shiva o destruidor e va significa
o preservador, mantenedor.

 No ser humano também ,o pensamento é criado, para por um momento e depois se dissolve
A cada momento ,em cada ser humano pensamento é criado, para por um momento e depois se dissolve. 

Depois se inicia um novo ciclo , isso é possível graças à respiração, ou em ultima instância, a alma. 

/Keshava é o Ser  Interior, 

Krishna se rende ao Senhor Supremo  , a todo esse mistério, Ele pode revelar à Sua Natureza Divina , Somente Ele conhece a Ele mesmo, , nem os deuses ou demônios  O conhecem na realidade., 

 Arjuna reconhece que alma é o real Mestre. Ele é o seu guru.

deva significa deus ou estar no vácuo ( espaço)) a luz divina e as qualidades divinas. Quando subimos para o ajna chakra, ou centro da alma, se  atinge o estado em deva Deus. A Realização Divina está além.

danavas significa demônios, aqueles que estão sempre focados nos centros inferiores., na gratificação dos sentidos,e agitaçãoDemônios também são aptos para conhecer a Gloria Divina. Eles meditam para ter força física e mais força para .aproveitar as coisas da vida.

Arjuna está pedindo "Ó Bhagavam,O Ser Divino, Ó Senhor, eu acredito nos seus ensinamentos e recomendações. Por favor me ensine mais a respeito da vida espiritual e a Realização Divina

Bhagavam é o título  dado ao  próprio Deus em pessoa, O Santo Realizado,  a representação absoluta do Ser Supremo. 



Na Jnana Sankalini Tantra verso 75,  Shri Guruji, Senhor Iswara explica para Parvati


No verso anterior, 74. Parvati havia pedido ao Senhor que falasse dos diferentes nadis  e a kundalini, ou energia espiritual através deles.

isvara uvãca

idã ca pingala 
susumna urdhva gãmini
gãndari hasti-jihvã ca
prasãrãgamanãyatã


Ishwara diz: "ida,pingala e sushumna movem-se para cima. Gandhari,hasti-jiva e prasara movem-se para baixo..Estes tres canais estão ativamente engajados no processo da respiração, assim como outros nadis se encarregam da energia prânica .

Através do Mestre Realizado , a fala divina diz que a verdadeira arte da respiração é ensinada por um verdadeiro guru ou Mestre, assim o devoto pode evoluir espiritualmente..

O prana é a força vital  que é depositado no cérebro, controla todas as partes do corpo.
O  próprio poder da criação de Deus 


 O Paramahamsa Hariharananda explica no seu Livro Kriya Yoga :

O Senhor  está imperceptível dentro do corpo humano. |Assim cada ser humano também é divino, a imagem viva de Deus. Porém nós ignoramos sua presença dentro de nós.

   Acreditar no processo de evolução depende do  nosso singelo amor à Ele,  expressar esse amor  a cada respiração. , Perceber a  divindade em cada  inalação e exalação .  Através dos  nadis ,e energia prânica depositada no cérebro e é difundida por todas  as partes do corpo.

A cada ciclo da respiração ensinada pelo Mestre, a pessoa evolui espiritualmente. A aprendizagem também dá também em ciclos. Assim o devoto  percebe divindade do Senhor. acredita nas suas palavras, e com a graça Divina   ele enfim reconhece que o Mestre é Keshava, aquele que cria, mantém e destrói tudo a cada ciclo. E está acima de tudo. Ele é o Ser Superior. 

Através da respiração , a cada ciclo de aprendizagem o discípulo vai compreendendo e expressando a divindade , aprendendo a ver Deus em tudo e em todos. Amar a respiração.

 A alma é  a manifestação Divina dentro de nós acima do ajna chakra , no centro da alma,  devemos aprender sair dos centros inferiores, levar toda essa energia para o topo da cabeça  e se fundir no centro da alma.

 gurur brahmā gurur viṣṇur gurur devo maheśvaraḥ, guruḥ sākṣāt paraṁ brahma tasmai śrī-gurave namaḥ.

om srigurave namah




.





 

terça-feira, 12 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 11 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 12/03

 Shrimad Bhagavad Gita 

Capitulo 6

A Yoga do Autodomínio





6.24. firmemente, usando autocontrole e discriminação, gradualmente, eleve-se dos centros inferiores para o centro superior, retire o conhecimento para a alma, não permita que os sentidos recuem.

6.25. tendo evitado todos os desejos mundanos e humores egoístas nascidos do pensamento, mantenha o controle de todos os seus órgãos dos sentidos; então medite e não pense em mais nada

Nas palavras do Paramahamsa Hariharanandaji:

A evolução em geral vem sendo acelerada através de métodos científicos. Isso pode igualmente ser aplicado a todas as esferas da vida.Evolução é um processo contínuo.

O ser humano cresce através de incontáveis vidas na divina existência da alma.

O pensamento, a vontade e a ação de cada um determinam o que cada um provavelmente será.

A Realização da Consciência Cósmica, Espírito de Deus o Absoluto e a Alma ,são todos um e o mesmo.

Sentir-se unido à alma é tornar-se uno com o Deus Infinito.

Do plano da vida animal, os centros inferiores do 1 ao 3, devemos caminhar para o plano racional;do plano racional para o intuicional ou plano superconsciente;do plano superconsciente podemos fundir-nos na Consciência Cósmica, ou seja o nirvakalpa samadhi, o mais elevado estágio da realização. Nesse estágio-além da consciência da percepção, e ação  do reino animal,com inteligência e a vontade do plano humano-temos a experiência espiritual através da qual novos aspectos da Realidade se revelam.

Tudo depende da receptividade de nossa mente, células cerebrais e coluna vertebral. Gradualmente, através da Kriya Yoga podemos atingir o estado de autocontrole. Isso só é possível através da iniciação e condução do Mestre Realizado, quando colocamos em prática os seus ensinamentos.




Aos pés do Mestre

Meu pai biológico dizia que era preciso ter autocontrole, o que estava tentando colocar em prática, e consegui guiado por Jesus e o Espírito de Deus. Eu estou tentando manter este estado contínuo, a Yoga do autocontrole, o Divino Espírito Santo de Deus, a coroação de Yemanjá  me mostraram que  é possível se chegar a níveis mais elevados de consciência. Manter este estado foi impossível para mim. Faltou o auto controle,  que é uma graça obtida através do guru preceptor, seus ensinamentos verdadeiros e realmente divinos de um verdadeiro guru.. 

 Percepção da iniciante neste processo: A prática da kriya Yoga e, Meditação e estado Meditativo.

Desde a iniciação na Kriya Yoga há 17 anos , estou aprendendo aos poucos, o auto controle. Sigo atravessando inúmeros problemas de saúde física e mental, que tornaram este processo difícil mas não impossível com a graça de Shri Guruji. Sempre tive um profundo desejo de evoluir espiritualmente .


Aos pés do meu guru preceptor, com a misericórdia do Senhor Jagannath que o Paramahamsa Hariharananda me mostrou. A companhia do bebê Gopala, que voltou para mim. (Esta noite sonhei com  o bebê Gopala, eu cuidava dele e ele se movia e se comunicava comigo) foi assim na vida real em Puri. . Tudo Conduzido por Shri Guruj


 Fluindo dos lábios Shri Guruji Bhagavan o Senhor Krishna continua a  revelar o conhecimento divino a cada ciclo, a cada versículo da Bhagavad Gita. Gopalaji ensina através do mistério e metáforas. Ensina a proteger e amar Gomata, toda a criação.


 O Senhor Balabhadra conduz  o caminho da prática espiritual, a Mãe Divina Subhadra  conduz o caminho do conhecimento e o Senhor Jagannath conduz o caminho da Devoção , como na Ratha Yatra,. Shri Guru, meu guru preceptor através da sua graça conduz estes caminhos simultaneamente assim se iniciou a Sadhana nesta nesta etapa.


O exercício hoje é  encontro verdadeiro e completo da Para Shakti com o Senhor Shiva no centro da alma. a fusão com o Senhor Vishnu  no meu coração O Senhor Brahma na minha mente .Esta etapa pode levar anos ou vidas. Somente agora estou aprendendo realmente meditar, é o inicio do processo .

Guru é Brahma, Vishnu e Shiva.Ele é Prabrahma. Conduz a  meditação com olhos abertos ou fechados ele ilumina cada chakra, cada setor da vida e com a graça de Gomata ilumina até o submundo , o inferno astral. que causa muito sofrimento.


A Mãe Divina acolhe todos os seus filhos e a mim também, ela é a Mãe do Universo , como Saraswati é a energia do conhecimento, a Mãe Lakshimi é  energia para manter o progresso material e espiritual,.

 Shri Guruji é Shiva o Pai  e Parvati  Mãe, a força da disciplina e acolhe. O guru preceptor é Brahma e Saraswati a força do conhecimento e autoconhecimento. o guru preceptor é a força de Vishnu e Lakshmi a força do processo de progressão espiritual e devoção..O guru preceptor é o Espírito Divino, a plenitude  , parambrahma..

 É ele que conduz realmente toda a  mediação com os olhos fechados e abertos.

 Com a revelação de Shri Krishna que é Amigo e protetor de todos os seres vivos, Shri Gopala. Bravo guerreiro que matou Kamsa  que não queria que o Senhor tomasse a forma humana.. Mestreno campo de batalha da vida. onde buscamos a evolução espiritual até a libertação dos karmas e o encontro com o Ser Supremo.

O guru preceptor conhece o caminho e sabe ensinar o caminho para cada discípulo ou seguidor. Ele faz isso com gestou e na imobilidade,  palavras e gestos. Ele é encarnação do amor divino. sua existência material ou sutil é a  expressão do  amor divino em todos os setores da vida. Ele é Brahman .Visível  com nome e forma  e invisível ,  sem forma, dentro e fora de nós. Isso é irradiado também muito potente  na sua presença física. Ele é a presença de toda a linhagem dos mestres Realizados e de Deus entre nós.  

Na sua generosidade Está sempre disponível no topo da cabeça e no topo do mundo . De acordo co o nosso empenho e transformação,  em cada etapa do processo  evolutivo, da prática  da meditação. Ele está presente dentro de nós, se revelando no no silencio  interior, na paz e imobilidade. É preciso muita determinação e disciplina para viver intensamente a cada momento e em cada técnica esta presença. Só assim é possível  .também   com os olhos abertos  vivenciar o amor a tudo e a todos, exercitar esta divindade   no estado meditativo, no cotidiano. 

Este é o desafio de se render ou se entregar por completo, entregar o coração e a mente  para que o Mestre nos ensine como superar e eliminar  a maldade, o ego e a vaidade . Sozinha sei que não consigo sair deste mergulho no mar da ilusão.


Quero ser realmente o barco, que parecendo imóvel , se move com a brisa da respiração, que é o Mestre em nós nos ensinando, guiando o nosso barco  até que cheguemos ao nosso destino o topo da montanha..Este corpo, nosso barco está indo no contra fluxo e somete uma força sobre-humana é capaz de ascender. Essa força é Shri Guru, o guru preceptor.

 Se render a ele o guru preceptor é se render ao Supremo.. Ele acolhe respeita e ensina a Verdade em qualquer nome ou forma divina , ou caminho que  tive como referência ao longo vida  desde o inicio desta jornada e até o final desta passagem. 

Viiver aqui é aprender a viver esta verdade, aprender a chegar até Ele..

 Este aprendizado está evoluindo lenta e progressivamente, de acordo com os merecimentos, bons karmas e karmas ruins o bem e o mal que está limita  este jiva , a ilusão da individualidade. Tem sido difícil, mas com a fé e o guru preceptor ,  tudo vai sendo superado a dor do encontro ou consciência do ego e seus  vícios no pensamento, palavras , no comportamento. A Kriya Yoga acelera o processo de crescimento espiritual.

 O reconhecimento e o exercício de viver  jivatman em alguns momentos ou situações tem sido Deus chamando, mostrando que ainda é possível. Que vai revelando o Ser interior. que é apenas um reflexo do Ser Superior. Mostra para seguir em frente apesar das ilusões aparentes.


 Superar   e eliminar a ilusão só é possível coma Mãe Divina  Kali sua forma benevolente e maternal, Ela vai eliminado o mal em cada parte dos corpos físico e astral até finalmente romper com toda a ilusão. Em cada parte dos corpos físico e astral, dos três mundos  até finalmente o dominar  a morte , e revelar  a alma, nosso eu perfeitamente unido aos Senhor.. Até desvendar o eu verdadeiro  o, atman /que é uma fagulha do Ser Supremo.O guru preceptor é Shiva e o caminho até Mãe Kali. Depois é só mergulhar no Infinito, na paz, sabedoria  e felicidade.  Deus me abençoe nesta trajetória para qual todos nós nascemos para trilhar! 

A prática da /kriya Yoga, a meditação desenvolve simultaneamente o corpo, a mente, o intelecto e a alma .Paramahamsa Hariharanda diz que é  É preciso praticar, praticar e praticar o tempo todo a amar a respiração. Estou nos primeiros passos favor Mestre me guie sempre , perdoe a ignorância, qualquer erro ou engano!

yasya prasãdat bhagavatprasãdo

yasya prasãdat na gatih kuto'pi

dhyãyan stuvan tasya  yãsah trisandhyam

vande guroh sricarãnaravindam

vande guror shri hariharanandam

vande guror shri prajnananandam

Eu adoro os pés de lótus de Shri Guru, que é um oceano de bondade e que foi transformado em um aglomerado de nuvens para a redenção do mundo, cercado pela floresta ou fogo da floresta do (samsara) mundo.

Eu adoro os pés de lótus de Shri Guru Hariharananda

Eu adoro os pés de lótus de Shri Guru Prajnanananda


segunda-feira, 11 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 10 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 11/03

Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo 4

A Yoga do Conhecimento



4.10 : Livres do desejo, do medo e da raiva, totalmente decididos a estar Comigo, refugiando-se em Mim, purificados pela Minha disciplina de conhecimento, muitos retornaram à Minha Natureza.

Seguir a disciplina, o que é muito desafiador exige a entrega total ao vislumbrado, mas desconhecido, o porque do guru preceptor , com seus meios hora  misteriosos, hora diretos  mas sempre certeiros para a nossa evolução como seres humanos.  Desejando muito chegar ao final, a derradeira emancipação a realização , a fusão com o Ser Superior.

O Senhor Krisna nos ensina este caminho do conhecimento  que purifica o nosso dia a dia na Sua companhia. A experiência de estar no refúgio de Shri Krishna, que também é o guru preceptor.  Ele está sempre conosco na respiração. Com ele no comando todos setores das nossas vidas vão sendo revelados. O conhecimento de como bem viver no caminho até a divindade.

Quando nos refugiamos Nele , amando a nossa respiração e irradiando esse amor, expandindo o nosso coração até a explosão da devoção. Assim retornamos à Natureza do Senhor, que é verdade, a imortalidade e a felicidade.

Deixar que ele nos livre de qualquer desejo, do medo da transformação da perda, da raiva da nossa impotência e  dificuldades da comparação e julgamento. Estes ensinamentos na sua companhia, a consciência da alma tudo fica iluminado e só reina a misericórdia, ao mesmo tempo em que trilhamos a disciplina da vida cotidiana, com suas dificuldades. Precisamos treinar ao máximo nossos corpos, corações e mentes para receber a graça do Senhor.





Na  terceira Divina Instrução de Shri Chaitanya no  Shikshastakam  :

As qualidades dos devotos

trinadapi sunichena taroriva sahishnuna

amanina manadena sada harih

Seja humilde que a grama. Seja paciente e tolerante como uma árvore. Desista do seu ego. Tendo expressado sua consideração pelos outros, peque constantemente o nome de Shri Hari.

Shri Guruji nos ensina que no caminho da devoção existem alguns pré-requisitos, dentre eles os descritos por  Shri Chaitanya neste verso. 

1-O primeiro, seja humilde como a grama:

 Geralmente cometemos o erro de pensar que a nossa individualidade e ego importam para o nosso sucesso. Não sabemos que cultivando virtudes divinas virtudes e valores e vivendo uma vida equilíbrio e harmonia obtemos o verdadeiro sucesso.

A respeito do guru ou guia espiritual ,  Ele diz que temos dois gurus nas nossas vidas um é a grama e outro é a árvore. Um é a humildade, sempre abaixo dos pés dos outros, mas não sendo auto humilhante, a grama também é resistente. Aqueles que estão sem ego e vaidade acabam sendo superiores do que os outros na vida espiritual.

A pessoas humildes se refugiam no Senhor

2- O segundo é seja tolerante como a árvore:

Shi Guruji dia que o Universo  é a universidade e as pessoas individualmente, os estudantes, viemos para cá para aprender e crescer.

De uma pequena semente a arvore nasce. Com a luz do sol, o ar e a terra, a arvore cresce muito, da frutos e flores.

A vida é uma àrvore dedicada aos outros, ela é um exemplo de como viver. A  árvore não tem preconceito , dá sombra aos que cortam,. Tolera o sol forte, a chuva e os tornados.

A vida da árvore é sacrifício, tolerância  somos egoístas, no menor desconforto ficamos irritados e intolerantes. A árvore não tem amigos nem inimigos . Precisamos pedir ao Senhor a sermos tolerantes e a servirmos ao outro com amor.

3-O terceiro é desista do  próprio ego:

A maioria das pessoas procuram por nome e fama, respeito e reconhecimento. A mente nunca está satisfeita. Iludidos por uma miragem , comentem erros como a distorção da água. Em busca da realização social perdem o contentamento e a satisfação.

O devoto não aspira nome e fama, louvor ou honra.

O nome de Deus é o verdadeiro tesouro, deveríamos utilizar todo o nosso tempo fazendo isso, a cada respiração. Dispender o tempo cantando o nome de Deus em todas as suas formas.

O ego é a causa de todos os problemas , torna a vida cheia de conflitos. Quanto menor ego maior a abundancia de paz e alegria.

Devemos pedir ao Senhor para nos livrarmos dos vícios do ego, com Sua graça isso é possível dedicando toda a nossa vida vida a Ti.

4-  O quarto é Seja respeitoso para com os outros:


A pessoa egoísta dá muita importância a si mesmo. Justifica suas ações e vê defeito nos outros, condena os outros. Esperamos respeito e somos displicentes e rudes. Seempre humilhamos o outro.

Tudo e todos são a morada do Senhor, devemos reverenciar o Senhor em todos, quando nos refugiamos no Senhor , somos livres do orgulho e somos humildes.

Devemos pedir ao Senhor força para sermos humildes e não esperarmos reconhecimento ou retribuição pelas nossas ações. Ficarmos livres do ego e vaidade.

5- O quinto é Cante o nome de Shri Hari o tempo todo:

Cultivando  estas qualidades nos tornamos dignos de experimentar o amor de Deus, nesse estado não desperdiçamos  um momento sequer. A respiração se dá dia e noite com ela lembramos a presença de Deus constantemente. não ouviremos nenhuma outra voz.

Peça a Deus: me ajude a nunca me esquecer de você em qualquer atividade, acordado, sonhando ou  no sono profundo, vou me lembrar apenas de Você. Torne minhas mãos sempre ocupadas servindo e trabalhando para você seja qual seja o Seu nome e forma. Por favor Senhor me abençoe com o Seu amor, vou pensar em Ti constantemente.


Senhor me ajude a ter estas cinco qualidades. Me lembre de Ti todo o tempo com amor,  me refugie em Ti,  aprender a me render ao seu conhecimento me purificar  com a disciplina do Teu conhecimento , com humildade, tolerância, desistindo ego, respeitando a todos , reconhecendo a Ti em todos nomes e formas o Teu Santo Nome, o tempo todo em cada respiração. Assim Senhor, que eu possa retornar com Tua graçã à Tua Natureza: Verdade a Eternidade e `Felicidade , que é a Tua Natureza.


jai guru omkara




sábado, 9 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 9 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , Mahashivaratri 08 e 09/03

  Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo 2

Yoga da Consciência Interior




C.2 V 58 : quando os devotos retiram completamente seus sentidos dos objetos dos sentidos, assim como a tartaruga retira seus membros de todas as direções, eles se estabelecem em sabedoria


Os sentidos são os instrumentos da mente, mas a mente continua sendo o fator controlador. No Katha Upanishad (1:3:4) há uma descrição de que a alma experimenta o mundo com a ajuda da mente e dos sentidos.Uma vida bem equilibrada requer uma mente sã, um intelecto discriminado e um uso equilibrado dos sentidos.

Os devas (divindades presidentes) estão presentes em cada um dos órgãos dos sentidos (indriya). A divindade presidente é devaraja (deva supremo), também conhecido como Indra (o governante), que controla, guia e dirige os sentidos.

Os nove portões ou portas do corpo incluem duas orelhas, dois olhos, duas narinas, boca, ânus e órgãos genitais. Essas nove portas tornam a pessoa extrovertida e atraída pelo mundo externo.
Assim a vida de cada pessoa é oscilante e a mente inquieta.

Todo yogi e meditador sincero experimentou a Verdade introvertendo os sentidos e interiorizando-se.

Shri Guruji ensina , se referindo ao  Jnana Sankalini Tantra verso 10

"O Uno, o Eu Eterno, além do alcance dos sentidos, só pode ser realizado através da meditação profunda. Enquanto imerso em contemplação extática, o devoto é capaz de captar a visão do poder interior de Deus."

Segundo o Paramahamsa Hariharananda, a respiração ou  prana, é a energia vital em nós. A pratica da Kriya Yoga nos ensina a mover a energia, a força vital ( kundalini) dentro do nosso corpo .
Através do processo da Kriya Yoga, a corrente vinda dos sentidos pode ser recolhida e direcionada para a coluna vertebral e assim o Yogi direciona sua corrente vital.

 Hoje e amanhã é Mahashivaratri:

Mahashivratri é muito significativo para pessoas nós que estamos no caminho espiritual.

É o dia em que Shiva se tornou um com o Monte Kailash. Ele ficou como uma montanha – absolutamente imóvel. 

 Nesta noite,  o hemisfério norte do planeta está posicionado de tal forma que ocorre um aumento natural de energia no ser humano. 

Para permitir que esta onda natural de energias encontre o seu caminho, devemos permanecer acordados com a coluna ereta durante toda a noite.

Tudo o que conhecemos como matéria e existência, tudo o que conhecemos como cosmos e galáxias, é apenas uma energia que se manifesta de milhões de maneiras


Queremos destruir o mal, a ignorância e todas as qualidades negativas , nos libertar dos pecados passados ou karmas ruins. Alcançar a liberação moksha do ciclo de nascimento e morte.

Este é o objetivo de  nós que praticamos a Kriya Yoga, chegar na fontanela, o topo da cabeça e ficar estabelecido lá até nos tornamos um com o Ser Supremo. O guru preceptor é quem nos guia, protege, disciplina. Sem ele não é possível a total introversão dos sentidos e atingir o topo do Himalaya dentro de nós,  a fontanela.

 Shiva o Adi Guru, o primeiro Guru de quem se originou a ciência do Yoga. Na Shree Shree Guru Gita: " O guru preceptor é   Brahma, é Vishnu é Shiva Guru é Parambrahma, o Senhor Supremo,Eu me curvo ao guru"

Shiva é o transcendente Absoluto, ou o aspecto Pai. destruidor da mundanidade,doador da sabedoria e do desapego, personificação da renúncia e da compaixão.


 Lingam é Deus , o Ser Supremo  é sem atributos, estando além de qualquer limitação ou definição. Mas, como possui um formato básico, também mostra que o Senhor pode assumir a forma que desejar, como realmente o faz, ao se manifestar em toda a Criação. Ele simboliza todo o processo de Criação, Manutenção e Destruição do Universo, pois, do Sem Forma nascem todas as formas, que por fim, voltam a se dissolver no Absoluto.

 O Pilar do Shivalingam é descrito como a coluna de fogo que representa o – Brahma, Vishnu e Maheshwara, enquanto a base ou Peedam representa Shakti.

A serpente enrolada três vezes e meia em Shiva Linga representa Kundalini Shakti.

A cobra serpenteia ao redor do Shiva Lingam três vezes e meia. A serpente representa os três primeiros níveis de consciência – inconsciente, subconsciente e consciente ; e a meia volta refere-se à superconsciência desperta 

 O sábio Vyasa, autor de Mahabharatha, diz que Lord Shiva é menor que as partículas
 subatômicas como Próton, Nêutron e Elétron. Ao mesmo tempo, ele também menciona que Lord Shiva é maior do que qualquer coisa maior (universo inteiro). 


Mahāmrityunjaya Mantra 

tryambakam yajaamahe
sugandhim pushtivardhanam
urvaa rukamiva bhandhanaan
mrytyor muksheeyamaa amrutaat

“Adoramos ao Senhor Shiva de três olhos que nos nutre e espalha a sua fragrância em nossas vidas. Que ele possa nos libertar das garras da tristeza, das mudanças e da morte – sem esforço, como a queda de um pepino maduro de seu caule.

jai guru omkara

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quinta-feira, 7 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 7 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 04 a 07/03

 

Shrimad Bhagavad Gita

A Yoga da Consciência Interior Capítulo 2



C2 V.39 O  Partha (Arjuna ) ! esta atitude foi apresentada a você do ponto de vista da Samkya (filosofia). Agora ouça o mesmo do ponto de vista da autodisciplina (prática). Equipado com esse estado de espírito, você será capaz de se libertar completamente das amarras do karma.


Arjuna é Partha  aquele que tem a força de controlar a mente.

Samkya é a filosofia , o modo de conceber  o  caminho do conhecimento

 O Senhor fala da filosofia samkya  e da autodisciplina para a libertação 

  Shri Guru ensina que a primeira etapa do Tantra  é  filosofia samkya   vinculada aos princípios das escrituras sagradas ( No caso a Shrimad Bhagavad Gita) Juntos são é primeira etapa do Tantra. 

Tantra  é  sadhana  a auto disciplina na prática , passo a passo com  rigorosa disciplina física e psicológica, e  proporciona o desenvolvimento global do indivíduo.

 O Tantra não é apenas uma disciplina espiritual, mas também um caminho regulamentado, aberto a todas as religiões, que busca trazer Deus para a vida cotidiana, desenvolvendo uma perspectiva universal.

Tantra fornece uma perspectiva da vida, envolve praticas ritualísticas, praticas esotéricas e praticas de meditação . 

Tantra significa expandir a consciência individual para a consciência universal.A respiração é a manifestação externa da vida. 

No tantra a  disciplina se dá em 4 etapas ou passos: a primeira se refere à Samkya:


 1.  A primeira  das etapas do Tantra é jnanapada a combinação da Verdade dos Vedas e samkya, ou princípios das escrituras sagradas :

 1.2 No caminho, jnanapada se atinge o objetivo da vida ou o conhecimento do Ser Universal  

  1.3 a experiência do amor divino  

1.4 a liberação através do conhecimento 

1.5 contemplação. 


2.  A segunda etapa  do tantra é yogapada, o caminho da auto disciplina.


2,1   Sadhana disciplinas espiritual,  no sentido pratico, o  conhecimentos sagrados.

2:2   Yoga é a aplicação do conhecimento Védico , 

2.2 comunhão divina com o Ser Supremo,   o sadhaka ( buscador)   acelera  o processo utilizando: 

 os chakras,

mudras ( posturas ) e  

 pranayama ( a regulação da respiração) 

o mover da energia espiritual ( kundalini). latente em cada ser humano 


 3.   A terceira etapa do tantra é a kriyapada ou o caminho das práticas espirituais:

     3.1  peregrinações a lugares sagrados

3.2 adoração ,

3.3 sacrifícios,  renúncias, treinamento

3.4 cerimônias de fogo. , interior e exterior

3. 5 Kriya : todas as ações externas :  dentro da família na sociedade e nos ambientes naturais são consideradas  Envolve espiritualidade  e harmonia em cada aspecto da vida. Kriya combina o aspecto espiritual e um comportamento prático.

4: A quarta etapa do Tantra é Caryapada ou disciplina pessoal na vida diária: .

 4.1 codigo de conduta  serve a todos s aspirantes, nas atividades da manhã até a noite. São práticas específicas, rituais durante o dia e algumas datas específica do calendário. 

4.2 processo de criação ,  evolução natural de diferentes modos de transmissão:

  para ( pensamento divino) 

para a pashyanti ( cognição ou compreensão) 

madyama ( pensamento intermitente)  e 

vaikari  a palavra falada audível .


4.3 ensina akshara tattva ou a filosofia das letras .

 4.4 o conhecimento dos mantras ( silabas sagradas) 

4.5 o simbolismo por trás dos yantras ( símbolos geométricos)

 4.6 os princípios  e significados  das diferentes deidades e instruções para adorá-las ou  expressar devoção  comunicação e adoração. 

4.7 caminho da evolução espiritual. tesouro, um valoroso guia e  informações .


 Sou abençoada por ter nascido em São Paulo, no  Brasil, em uma família com princípios morais , pais com uma mente aberta , cultos e religiosos totalmente envolvidos com a espiritualidade e exemplos de vida e trabalho.

Sou Profundamente abençoada por ter nascido no dia de Navaratri em 1958. A energia de São Noé e Santa Cecília. No caminho de Jesus, a Mãe Maria e no caminho de São Francisco de Assis.  No caminho do Divino Espírito Santo.  Iniciada no caminho de Yemanja .

 Sou Profundamente abençoada por ter sido apresentada à   Kriya Yoga, após ter sido resgatada pelo Mestre  Paramahamsa Yogananda, e seu discípulo Dewa.

 Sou profundamente abençoada por ter encontrado o meu Mestre, exausta de tanto ser iniciada em caminhos esotéricos e espirituais, me entregar  aos ensinamento e condução por professores que não eram Mestres Realizados. 

 Sou profundamente abençoada por ser  graduada em Enfermagem de Saúde Pública, Sanitarista e Especialização na Educação, Terapias Naturalistas.

  Sou profundamente abençoada por estes 65 anos e mais de 45 anos de vida  profissional, nunca ter desistido de servir  as pessoas e coletividades humanas da melhor forma que eu conseguia amar a natureza 

 Sou profundamente abençoada por todos os problemas físicos emocionais e mentais que se apresenta, pois me fazem lembrar a cada dia de que sou atman imortal, mas que  estou aprendendo a deixar a Verdade  desfazer as camadas e os níveis da ignorância , principalmente o Ego, assumindo tudo o que não a deixam a verdadeira alma brilhar. Este processo só é possível  com a graça de Shri Guruji.

 Sou profundamente abençoada por hoje estar trilhando este caminho espiritual, amando o Senhor Krishna , Shri Guruji e tentando seguir as desafiadoras etapas do Tantra , galgando aos poucos com muitas limitações os diferentes  níveis da Kriya Yoga.

Sou profundamente abençoada por conseguir vislumbrar como fagulha o Ser Supremo dentro de mim e na  personificação divina, o  Amor Divino,  Shri Guru.  Com ele, tenho a misericórdia de Jagannath, a existência da Mãe Divina em todas as suas formas, em mim e em tudo. Conhecendo a amplitude da  Gomata, toda a Mãe Natureza e suas criaturas., tendo a experiência  de Shri Krishna especialmente o bebê Gopala, o meu companheiro  momentos tão difíceis do início do meu caminho na Kriya Yoga. Aspirar , buscar e tentar viver toda a divindade é encontrar o caminho de volta ao Supremo.

Sou profundamente abençoada por ter a certeza de que os bons e maus karmas, na verdade, são transformados no desapego de todas as ações. Guiada por Shri Guruji sei que estes karmas são destruídos , o coração e a mente esvaziadas conforme se dá o processo de evolução espiritual. Saber que tudo o que preciso ter é muito esforço e prática espiritual. Colocar em prática a Verdade revelada nos ensinamentos.

Jai Guru , Jai Jagannath, Jai Gomata, Gai Gopala