Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 11 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 14/03

Shrimad Bhagavad Gita 


Capítulo 6 A yoga do Autocontrole

Versículos 38 ,39 e 40


kacchin no 'bhayavibhrastas
chinnãbrham iva nasyati
apratistho mahãbãho
vimudhobrahmanah pathi


etam me  samsayam krsna
chettum arhasy asesatah
tvedanya samsayasã 'sya
cettã na hy upappadyate


sribhagavãn uvaca
pãrtha nai've 'ha nã 'mutra
vinãsas tasya vidyate 
na hi klayãnakrt kascid
durgatim tãta gacchati


6.38 Ó mais poderoso Senhor, aqueles desnorteados que se desviaram do caminho de Brahman, que não buscam a alma dentro de sí , não despencarão da família, da vida e da vida espiritual,  sem  um apoio, como uma nuvem dilacerada?

6.39Ó Senhor, por favor, remova completamente as dúvidas da minha mente. Só você pode tirar essas dúvidas.

O bendito Senhor responde:
6.40Nesta vida futura não haverá destruição, Meu afetuoso Arjuna, pois aqueles que permanecem na retidão não têm ignorância, maldade ou tristeza.

om tat sat

Este é um momento de profunda reflexão.

No Mahashivaratri , cerimônia da qual eu não pude participar no ano de 2008, em Balighai durante o RTBC, por não ter condições mínimas de saúde física e mental. Fiquei desapontada , no estado de ignorância . A experiência com Shri Gopala me deu forças para seguir apesar do reconhecimento da minha fraqueza. 

Lá  participei do entoar dos nomes do Senhor Shiva e participei da cerimônia de fogo para a Mãe Divina, mas não fiz a vigília ou jejum dos sentidos ( uma falha muito grave no autocontrole e autodisciplina). Com Shri Gopala entrei em um estado de sonho, o qual reparou toda a sensação de impotência. Ao final recebi prasad das mãos da Aline Ma.

A  ocorrência de várias situações de doença e perdas na vida familiar  criaram situações de desalento , sensação de negligência do papel de chefe da família, por me encontrar tão longe deles, buscando a evolução espiritual. Criaram dúvidas na minha mente. Várias vezes pensei em voltar, mas Shri Guruji sempre me permitiu continuar lá participando de tudo.

Paramahamsa Hariharananda, Shri Guruji , o Senhor Jagannath me levou até Shri Gopala, na Gran Road,  Ele foi uma companhia constante fisicamente como uma deidade e espiritualmente durante dia e noite, através dos seus passatempos, me proporcionou singelas e sublimes experiências. Ele é amor do amigo espiritual que é a companhia perfeita, também a proteção da família.

O RTBC me proporcionou o inicio de um longo processo de autoanálise de toda a minha vida profissional, familiar e afetiva. Lá vivi uma experiência de morte que me fez experimentar as causas e consequências de uma vida autêntica com belos objeticos e pouca disciplina e equilíbrio necessários para tão grande aspiração de ser um ser humano ativo e produtivo na vida , nesta oportunidade tão rara. 

Mais uma vez eu me pergunto como merecer este caminho, esta jornada tendo deixado rastros sublimes e outros tão dolorosos. Este processo de auto análise continua até hoje, mas conforme a memória distorcida vai sendo purificada e a mente limpa através da oração e meditação, o cuidado com a saúde ( unica recomendação de Shri Guruji  para mim no finaldo RTBC). 

Eu não sabia quantas coisas tem que ser limpas  na minha percepção e análise das ocorrências e situações. Depois de muitas outras turbulências hoje tudo está muito mais leve. Deus , Shri Guruji sempre está de braços abertos para me receber  no caminho de volta à Brahman me guiando passo a passo, respiração o a respiração para que mais nada seja impecílio para deixar este  que foi  um dos meus  objetivos.

  Agora reconheço através da prática e estudo da Kriya Yoga, e vivo como um só , único caminho , único gururudev, a vida familiar, pessoal e espiritual hoje caminham juntas.Shri Guruji ,  Senhor Jagannath conseguiu unir tantos complexos e intensos caminhos que percorri com suas experiências e vivências em um único caminho, Toda a minha e tudo o que acontece entre , do nascimento  até a morte. Isto está em fase de reflexão.

 Minha pergunta ainda é como ter mais disciplina e força física e mental para me manter firme rumo ao conhecimento de Brahman ? Viver o processo contínuo de criação manutenção e destruição? Como servir a Shri Guru, ter mais foco? Como  transformar isso em dissolução, com suavidade ? Toda essa linhagem de Mestres Realizados da Kriya são a linhagem do meu guru preceptor,  acredito no Sadguru sempre comigo,  é vivo e acessível em cada pensamento,  palavra silêncio, movimento e atividades. Este é o exercício! As respostas v^m na intuição e no estudo. Jai Guru

Bem,  não ter concluído efetivamente como aluna do RTBC fui acolhida e  como uma participante de todo o processo, causou em mim uma sensação de incompletude , porém; 
 
Neste Mahashivaratri, tive uma recompensa,, uma satisfação enorme por ter recebido a força e a graça de Shri Guruji, O Senhor Shiva para  seguir o longo jejum e vigília de modo sereno, dissolvendo aquele sofrimento, ficar com a coluna ereta,   exercitar o melhor possível a meditação, atingir momentos de  meditação profunda e compreender um pouco melhor esta jornada interior. Realizar pequenas cerimônias durante a noite, na shivalingam do meu altar. Momentos de concentração nos ensinamentos do Senhor.

  Foi  Shri Guru  Shiva, Pai ,  me ensinando a melhorar  e fortalecer a asana , a concentração, localização dos chakras e o prana em outras partes do corpo ; desobstrução de caminho da energia sagrada, a atenção na fontanela e ajna  de modo contínuo durante a meditação com os olhos fechados. .Uma experiência de plenitude e de total apoio na minha jornada espiritual. O fluir a energia divina e a mim, a imobilidade depois da explosão, o estado de  equilíbrio por algum tempo..  Iniciei , um novo ciclo de experiência no caminho Kriya Yoga , claro com novas dúvidas , aprendizados reflexões e certezas. A prática da meditação hoje é um bálsamo, uma purificação e renovação, estou finalmente aprendendo a meditar. 

Jai Guru

Sgri Guruji ensina na sua tradução e interpretação da Jnana Sankalini Tantra , v 2 algumas  dúvidas de |Parvati , são a resposta para esta  reflexão  hoje . 

devi uvãca
kutah srstir bhavet deva
katham srsti vinasyati
brahmajnanam katham deva
srsti samhara varjitam

Devi perguntou:
"De onde a criação se manifesta, ó Senhor, e como ela se dissolve? O que é brahmajnanam (conhecimento do absoluto), que é desprovido de criação e dissolução?

Shri Guru ensina: "A criação é a vibrante manifestação da alma ou Deus. , cada forma da criação é a vibração da energia cósmica, a fala é a criação do som através da vibração das cordas vocais e o pensamento é também o produto desta vibração.

Tudo o que é criado é dissolvido, é criado e destruído.  dissolução é o perfeito desaparecimento. 

Ignorância é escuridão , luz é conhecimento.
O conhecimento pode ser aparavidya , conhecimento material, ou paravidya, conhecimento supremo.
conhecimento material é aquele adquirido pelos cinco órgãos da percepção juntos, com a ajuda dos instrumentos internos mente, intelecto, ego e memória.
O conhecimento periférico é expandido pelo uso da flexibilidade e curiosidade inerentes à mente, à memória falível e a capacidade de análise. ( se os sentidos ou a mente não estão saudáveis, a aquisição do conhecimento será distorcida e o resultado falho.


paravidya ou o conhecimento espiritual por outro lado, pode ser adquirido através da 
a-paroksha anubhuti ou a experiência direta.
A Verdade  Suprema é revelada ao aspirante sincero 
uma vez disciplinados os sentidos, limpando e purificando a mente por meio de meditação profunda e oração devota.
Uma consciência profunda da comunicação com Deus manifesta o Conhecimento Absoluto, a revelação da luz, desdobrando-se a partir da experiência interior.

O conhecimento espiritual, paravidya dissipa a ignorância e liberta-se da escravidão do prazer, do nascimento e da morte. 

Este estado de mente pura, equilíbrio completo e equanimidade só pode ser alcançado através da autodisciplina. 

O conhecimento se torna a porta de entrada para a libertação. Viver no conhecimento puro, imerso num estado de consciência constante, é viver em Deus." Jai /guru

Pois é, toda a minha vasta e profunda experiência profissional , batalhas na vida material, geraram a dualidade, bons e karmas ruins. As ciências e ciências aplicadas, as artes ea filosofia ocidental  me fizeram crescer e evoluir na vida. Tragédias , a política e o modo deorganização dos serviços de saúde, minha dificuldade de me situar. Isso despertou a a sensação de ter podido  ter feito tudo de um modo melhor.
Com a graça divina, aos poucos estou vendo tudo isso de um modo novo, purificando o coração e mente , um processo de  dissolução da memória distorcida e do ego profissional, ressignificando a memória distorcida e aprendendo a ver providência divina sempre. Ficando encantada extasiada , com a sincronicidade ou a melodia das situações que nos levam até os pés do guru preceptor e nos mantém lá.

A experiência do conhecimento divino é a pratica continua da Kriya Yoga, bem o exercício da meditação com os olhos fechados ou abertos. O exercício de desfocar o ego, parar de julgar, de sentir ressentimentos e outras bobagens. Me focar nos passos do guru, que são é o  Senhor Brahma e Saraswati, protetores como Senhor Vishnu e Lakshimi ,   Transformadores como Senhor Shiva e Parvati ,  Destruidores do mal como mãe Divina Durga e   Mãe MhaKali  dissolvendo todo esse ciclo. Ele é Jagannath, ele é Brahman.

jai guru omkara