Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 20 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 21 e 22 de Abril

 Shrimad Bhagavad Gita

Karma Yoga

A Yoga da Ação

Capítulo 3


na buddhibhedam janayed
ajnãnãm karmasamginãm
josayet sarvakarmãni
vidvãn yuktah samãcaran

03: 26 Uma pessoa sábia não perturbará a mente de pessoas ignorantes que estão apegadas a objetos materiais. Compreendendo-os plenamente, o sábio realizará um trabalho de devoção e os envolverá nesse trabalho.


 Na Shree Shree Guru Gita 14 o Senhor está dizendo:

sirah pãdãankitam krtvã gayãsuro 'ksayo vatah
tirtharãjah prayãgo'sau gurumurtau namo namah
gurumurtim smarennityam gurunãma sadã japet
gururãjnã prakurvita gururanyam na bhãvayet 

14- Eu me curvo ao preceptor do guru. Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.

Swami Vivekananda, no seu livro Karma Yoga: a educação da vontade.

Precisamos praticar o bem ; o desejo de fazer o bem é o que de mais elevado podemos aspirar, desde que aceitemos o princípio de que é um privilegio ajudar os outros.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que O objetivo da yoga não é apenas a libertação individual, mas a transformação da raça humana.

Kriya Yoga é a fusão da Karma, Jnãna e Bhakti Yoga. Ela é a Yoga do Amor Divino

 Karma Yoga é a ciência principal da Gita. O dia que os seres humanos praticarem todas as ações sem egoísmo  no serviço da humanidade e a toda a criação a raça humana estará transformada vivendo em comunhão contínua com Deus e todo o mundo se transformará.

Kriya Yoga nos ensina a praticar isso desde agora, no presente de modo firme e dedicado, seguindo fielmente os ensinamentos do Mestre do guru preceptor, aquele nos inicia diretamente ou com um Acharya no seu nome a este caminho ou Sadhana.

O guru preceptor, aquele nos inicia e conduz ele nos ensina a praticar Bhakti, Jnana e Karma Yoga no dia a dia , meditando e colocando os seus ensinamentos em prática no cotidiano. Este é um processo que se inicia e leva toda a vida. Com auto análise o auxílio das escrituras sagradas a presença e as Palavras Divinas do Mestre, se o praticarmos com sinceridade e humildade poderemos evoluir , crescer.

 A devoção é uma dádiva divina. Ela não tem lógica. Simplesmente acontece pela graça divina , o merecimento da alma que vem para esta vida com esta conexão,  graça de Deus e a Graça do Guru Perceptor.

Nārada-bhakti-sūtra verso 19 


nāradas tu tad-arpitākhilācāratā tad-vismaraṇe parama-vyākulateti

Nārada, entretanto, afirma que bhakti consiste em oferecer todos os atos ao Senhor Supremo e em considerar o esquecimento do Senhor como a pior aflição.


Podemos sentir alguma afinidade com um Mestre ou professor, emoção ou admiração. Mas a entrega ao guru preceptor, reconhecendo  sua ação divina em nós e no mundo, nunca nos esquecendo dele, da forma humana de Deus iniciamos o processo de Bhakti. Nos identificamos plenamente com sua manifestação divina na vida espiritual social e planetária.

Mas se após rezar e reverenciar ou meditar não sentir o amor divino, então não houve a verdadeira prece ou meditação.

 Podemos praticar japa , mas se não for com entrega e sentindo o amor divino não é uma pratica de Kriya Yoga.

 Precisamos perceber , nunca nos esquecer de Deus, da divindade em cada pensamento, palavra ou ação. Praticar a Kriya nos ensina isso. O Mestre nos ensina como praticar isso.

Na Shree Shree Guru Gita 189 o Senhor está dizendo:

upadesastvayam devi gurumãrgena muktidah
gurubhaktistathãtyantã kartavyã vai manisibhih

189.Ó Devi !, esta é a instrução no caminho do guru preceptor que pode conceder a liberação. Portanto, a devoção ao guru deve ser praticada com extremo amor por todas as pessoas sábias.

Até mesmo os seres Iluminados e Mestres Realizados  tem devoção aos seus gurus. Eles são o exemplo de discípulo perfeito, têm profunda gratidão por todas as suas instruções e se tornam um com ele, com o Ser Supremo.

Shi Hariharananda continua ; É realmente difícil obter o amor divino. Mas com a orientação de um mestre realizado ou guru e através da prática da Kriya Yoga, uma pessoa pode perceber o processo e o fluir , o aflorar o amor divino. Esta é prática da  devoção. É realmente perceber o fluxo do amor divino ir se expandindo por nossa vida dentro e fora de nós até o conhecimento da alma. 

Bhakti Yoga.  o conhecimento da alma, o encontro com ela brota quando alcançamos o samadhi.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que praticando as técnicas ou ensinamentos da Kriya Yoga segundo o guru preceptor, podemos ir além dos sentidos da percepção grosseira até atingir vikalpa samadhi a paz e a calma extrema, que é a divindade.

Quanto mais a pessoas praticar a Kriya Yoga com fé, regularidade e sinceridade, mais experimentará o salvikapa samadhi ( o estado de superconsciência) até o nirvilakpa samadhi ( o estado sem pulso da consciência cósmica)

Ele continua, a Kriya Yoga existem seis estágios nos quais o kriyavan que segue os ensinamentos do guru preceptor, 
Aquele dedicado , sincero e humilde,  auto conhecimento ,  e entregue à Deus . Exercita a pratica com disciplina exercitando o amor e o conhecimento a cada pensamento palavra ou ação.

Com a Graça divina pode controlar os diferentes centros e alcançar a percepção da alma ( os estágios ) nestes estágios, o praticante desenvolve e aprimora as técnicas da Ciência da Kriya Yoga aprendidas na iniciação, com a condução e acompanhamento do Mestre Realizado, o guru preceptor.té sattapati samadhi
Estes estágios do samadhi são descritos por ele : subhecha samadi, vicharani samadhi,tanu-manasa samadhi, asamsakti samadhi até sattapati samadhi, próximo do nirvakalpa samadhi ( o estado sem pulso e respiração)

Esta é a Kriya Sadhana, que pode durar uma ou muitas vidas. O importante é que Shri Guru nunca abandona os que entrega para ele o seu coração e mente a condução de cada vida, para o aprendizado e crescimento espiritual, além das aparências além , das dores e prazeres , do que é transitório para se fundir no imutável e eterno.
 
Quem realmente já é um Yogi realiza a verdade, é um com o Ser Supremo Ele este é o  sábio , o Mestre. Vive  mergulhado no Ser Supremo  passa a ser a Existência, o Conhecimento e a Sabedoria. Não retorna mais ao estado de ignorância se realiza em Deus.

Quem  segue os ensinamentos do guru preceptor ,  vai percebendo a graça divina fluir em si e nos outros. Experimenta aos poucos através da prática que não é o seu corpo ou sua mente .mas sim é a testemunha. vai percebendo  que ele é o Ser. Exercita, se prepara para ser um Yogi praticando Kriya Yoga. A prática da Jnana,Bhakti e Karma Yoga simultaneamente com os olhos fechados e abertos.
a

Segundo Baba Hariharananda :Karma Yoga significa a prática do desapego em todas as ações. Falta de egoísmo produz desapego e indiferença aos resultados das ações.
Karma Yoga segnifica a prática da ação desapegada.. Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude.
Toda a ação é espiritual se o motivo é puro.
 Trabalho é devoção

Serviço à humanidade sem egoísmo ou sem expectativa de algum retorno é Karma Yoga.
  Shri Guru ensina a praticar Kriya Yoga e a pessoa vai  viver a experiência divina, perceber que é Deus age em nós e através de nós. O Sem sem Forma  e o Ser com todas as Formas são tudo o que existe. 
Tudo é divino, nossa alma é divina mas nos esquecemos, por isso vivemos na escuridão , estamos aprendendo com o Ser Iluminado, Realizado que nos aceita por puro amor tudo o que fizemos em muitas vidas. Com ele estamos aprendendo como viver na luz até percebermos que também somos luz.
Assim ela pode ser praticada a cada momento do dia, durante todas as atividades.

O Mestre realizado nos aceita com as crenças que temos, a nossa pequena devoção a alguma forma de Deus para seguir este caminho , mesmo que estivermos vivendo ainda  na ignorância. apegados aos objetos materiais, aos sentidos e a mente.  nos motiva a seguir em frente a cada queda, a cada passo. Ele aceita nosso amor, cada esforço, cada progresso. Ele é um com o Ser Supremo ama a tudo e a todos de modo incondicional.

 
om srigurave namah