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quarta-feira, 24 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 23 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 23 e 24 de Abril

 

Shrimad Bhagavad Gita

Bhakti Yoga

A Yoga do Amor Divino

capítulo 12


arjuna uvãca

evam satatayuktã ye

bhaktãs tvãm paryupãsate

ye cã 'py aksaram avyaktam

tesam ke yogavittamãh

01: Arjuna disse:

12:01 Daqueles devotos que constantemente fixam suas mentes em Ti, que Te veneram com devoção, e aqueles que veneram o eterno não-manifesto, quais destes têm o maior conhecimento de yoga?


Baba Hariharananda ensina nos seus comentários da Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga:

Deus é supremo .Ele está presente em todos os estados, assim como kshara (perecível) e akshara (imperecível). Ele é Parameshwara, o Senhor Supremo. Ele tem sakara ( forma) . Ele é nirakara ( sem forma ). Ele é vyakta ( manifesto ) e avyakta ( imanifesto). Ele é tudo e está além de tudo. Agora o devoto tem dúvidas sobre como adorar, amar o Senhor

Arjuna quer saber  se é melhor estar conectado ao Senhor com ou sem forma. Alguem está adorando você manifestado no corpo através do pranakarma, a respiração indo e vindo. Esta é praticando a respiração Kriya. A respiração manifestada no corpo é a vida.

O prana ativa todos os centros do corpo e o estado de consciência.

Sua presença pode ser percebida no fluir do prana, a respiração vital, que se dá abaixo do centro da alma, ajna chakra.

Observando a respiração, que é o prana, Eu posso manter o constante conhecimento de Ti, O Senhor. Este prana é kshara  perecível em cada momento, prana (vida )é destruída.

Por outro lado adorar é ir para o estado de avyakta o imanifesto e akshara, o imperecível.

avyakta-upasana significa adorar o eterno imanifesto durante a pr´tica de jyoti mudra na Kriya Yoga. Neste trajeto você pode perceber a realidade transcendental com os orgãos dos sentidos introvertidos indo para dentro você pode perceber o fluir do prana. Com os órgãos dos sentidos extrovertidos  você não pode perceber o som, a luz e a vibração divinas. 

Mas indo para dentro você pode perceber o fluir do prana por que ele se manifesta com forma por dentro este é o estado avyakta akshara.  Baba explica que "estando livre da agitação do estado extrovertido, da rajoguna (rajas) Brahman reside em uma brilhante manifestação de luzes mais luzes.  Somente quem conhece o Ser pode experimentar isso" ( Mundaka Upanishad 2:2:19)

A iluminação do Todo-poderoso Brahman está escondido como akshara imperecível Purushttama,o Espírito Divino, o Ser Supremo.´. Adorando o manifesto vyakta, Deus, é possível através dos sentidos, mas adorar o imanifesto, avyakta, Deus, não é possivel com os sentidos ou a mente.

Shri Guruji ensina nos seus comentários do Jnana Sankalini Tantra :

Os cinco tattvas na coluna representam os cinco tattvas, princípios ou elementos.

O sahasrara chakra está além de tattva, é chamada tattatita.

Além dos cinco tattva ( princípios ou elementos) está o Princípio Supremo, que não é outro senão O Ser sem forma conhecido como Brahman.

A alma experimenta o mundo através dos sentidos e mente. Uma vida balanceada requer uma mente saudável, um intelecto diferenciativo e um uso equilibrado dos cinco órgãos dos sentidos.

Um Deus que tudo permeia , é todo penetrante está em cada ser vivo colo alma, atman

Todo o universo não é nada além de Deus apenas e cada ser individual não é nada senão Brahma o Espírito Sem Forma.

Vishwarupa,

Através da prática sincera aquele que pratica meditação percebe o absoluto e sente uma completa união com a criação. 

 Shri Guru ensina:

Divine Instructions

Shikshashtakam of Shri Caitania Mahaprabhu

Amor é nectar. Amor é imortal. Amar traz imortalidade. Se enquanto vive, se enche o coração de amor e devoção – o medo desaparece. A prova do amor puro que surge através da lembrança do Senhor traz alegria interior. Através deste sabor de amor e devoção, um devoto encontra doçura em todos os lugares.

Quinta Instrução

O Senhor é o meu Amado

"Que ele, o Senhor de toda beleza e doçura, depois de ter me abraçado, me esmague completamente, ou depois de dar darshana (visão), perfure meu coração, ou se comporte comigo da maneira que Ele quiser, ainda assim Ele continua sendo o Senhor da minha vida, ninguém mais."

Ele segue

Pessoas comuns amam a Deus por seus próprios desejos egoístas. 

O Sábio Narada disse:

 tat suke sukhitvam

 "Regozijar-se na alegria do Amado é amor puro" Amar com desejo egoísta é "simples a paixão de uma mulher por seu amante".


"Ó Senhor, embora eu não tenha nenhuma capacidade de afirmar que sou um devoto por causa das minhas próprias fraquezas. Ouvi de santos e sábios que é preciso tomar o Teu nome uma vez para se tornar digno da Tua graça. Ó Senhor, ó Krishna, tenha graça sobre mim. Me faça seu."

Na Bhagavad Gita Capítulo 11 , 

Vishwarupa Darshana Yoga

 Arjuna pede ao Senhor que lhe mostre a Sua Forma Divina para ele. Ele então expressa com gratidão, não ter mais dúvidas,  poder perceber o Ser Supremo.

Vishwarupa a forma universal, a extraordinária glória e beleza do Senhor. O Senhor não é uma pessoa comum, Ele não é o Senhor Krishna, mas Mahayogeshwara Hari. Hari, o grande mestre do yoga. Hari é o Deus sem forma. Somente Deus é o removedor das trevas. Deus na forma de guru, guia o discípulo das trevas para a luz, da ignorância para o conhecimento, da falsidade para a verdade, da morte para a imortalidade.

Esta visão é possível através do olho divino, o terceiro olho.

O Senhor revela Seu magnífico poder. Esta é a revelação espiritual percebida durante a meditação. Este estado só é atingido pela prática sincera da meditação com amor e lealdade a Deus e guru.

A glória do Senhor é sem fim, infinita e eterna. O universo é pequeno, e o Senhor, Deus está além da compreensão.

A percepção do absoluto é viável quando nós sinceramente nos esforçamos e recebemos a graça (kripa) de Deus. 

Experiência espiritual não é um devaneio, pelo contrário, é conquistado com dificuldade por meio da meditação profunda e da vida espiritual.

Arjuna expressa a realização interior, o amor e a devoção que resulta desta experiência.

 Deus é a causa de tudo.

O supremo amor é devoção , é estar sempre unido ao Senhor.

gurukripa hi kevalam

om tat sat om