Shrimad Bhagavad Gita
Capítulo 4
Jnãna Yoga
A Yoga do Conhecimento
O Senhor continuou dizendo
18. aquele que compreende a não-ação em ação, e a ação em não-ação, é sábio entre todos os seres humanos. Essa pessoa é um yogi que fez tudo o que deveria ser feito.
O que é ser um Yogi? A Kriya Yoga Sadhana
Shri Guru explana nos seus comentários do Yogasutra de Patanjali, na Sadhana Pada 1
Meditação, autoanálise e entrega a Deus é Kriya Yoga.
Segue dizendo
Kriya yoga é a junção das três, é filtrar , polir e disciplinar a mente impura até chegar à realização. A mente e a memória humana são complexas, agitadas, conflituosas e cheias de gostos e desgostos.
O caminho da kriya yoga
Tapas é a geração do fogo interior para queimar o ego e as sementes do karma.
Existem sete planos de existência, que correspondem aos sete chakras:
bhu
bhuva
svah
maha,
jana
tapah
Satya
Penso que ser um yogi , não é ser um kriyavam ou sadhaka, é ser um aprendiz de discípulo, sendo guiado e conduzido diretamente pelo guru preceptor. Na sua presença física, sutil dentro de nós ou distante ou distante. è preciso integrar tapah, savadyaya e ishwara pranidana em todas as atividades ou no silêncio na meditação. Este é um processo de tornar-se um yogi, aquele que chegou à perfeição na prática.
As ações são aprendizagem contínua com os ensinamentos do Mestre. è ser ativamente calmo e calmamente ativo. Este tem sido um exercício difícil de ser executado por mim. A lentidão que tenho para aprender a Kriya Yoga tem sido um desafio. O amor e a busca espiritual pela verdade , através da dor física e a dor do crescimento , tem sido uma motivação para praticar cada vez mais . A graça de Shri Guru é a presença onisciente dentro de nós, ele conhece nossa natureza e nos ensina a chegar na nossa real natureza que é a comunhão divina.
Shri Guru segue:
Tapah é o centro da alma, é a respiração que aquece e mantém o corpo.
Este karma ( ação), através deste karma, pranakarma, jnãna, o conhecimento divino emerge.
Tapas é a austeridade da estrita disciplina da vida. Este é o caminho da ação.
Svadhyaaya é o estudo das escrituras mas é também auto análise e a introspecção. è conhecer o Ser.
è sentar silenciosamente e perceber a presença de Deus no crânio, na cabeça.
Permanecer em tapah loka tendo autoanálisa é a real svadyaya. ESte é o caminho do conhecimento.
pranidana é a arte espiritual de se submeter à vontade de Deus e livre do ego e do orgulho.
ishwara prenidana é ter gratidãso a cada respiração. Este é o caminho da devoção
´
Kriya Yoga é a síntese da karma, jnãna e bhakti yoga ( as mãos a cabeça e o coração)
Nossa prática envolve a ação na inatividade e a inatividade na ação.
A Sadhana tem sido um longo caminho na tentativa de ter auto disciplina. Uma vida tentando sempre aprender compreender e cultivar o amor.
Purificar a memória deixando apenas aquilo que ajuda a compreender o caminho, o processo tem sido possível com a graça divina. Purificar a mente e agitada e indisciplinada com a graça divina, tem sido um processo de adquirir mais calma e serenidade. A pratica da "meditação" um pouco mais concentrada e aprofundada pelos ensinamentos do Mestre também são devidas à graça divina.
Entregar cada respiração a Deus, tem sido um aprendizado , o som divino e uma parte da memória me fazem lembrar de Deus muito mais tempo durante as minhas atividades
Entregar o coração ào amor divino está ajudando a eliminar as emoções negativas as impressões das sementes do karma que estão sendo ou foram queimadas na pratica da meditação é doloroso , mas com a graça divina continuo no caminho.
A inação ativa da meditação está sendo percebida por mim mais intensamente na prática da " meditação"
O silêncio tem sido uma pratica de inação. Na verdade o silêncio da boca em curtos períodos de tempo sem silenciar a mente ainda assim causa um efeito incrível na auto percepção e na percepção do outro. Preciso praticar mais.
O Jejum também tem um efeito de purificar o corpo mas principalmente os pensamentos
Shi Guru explana a cerca dos benefícios da pratica da Kriya Yoga Na Yoga Sutra de Patanjali
A Sadhana Pada
sutra 43:
Os benefícios da pratica de austeridade ,tapas:
Com a destruição das impurezas com as austeridades se obtém a perfeição no corpo físico e nos órgãos dos sentidos.
Após as pratica perfeita de tapas se obtém tres benefícios: a destruição gradual das impuridades. A perfeição do corpo físico e a perfeição nos orgãos dos sentidos.
A Sadhana Pada
sutra 44
Os benefícios da pratica de Auto estudo , Svadyaya
Pelo auto estudo se obtém comunhão com a divindade escolhida
Svadyaya é entendido como o o estudo sistemático das escrituras sagradas
Sábio Vyasadeva, ao comentar este sutra, explicou que é possível ter visão de divindades, rishis, siddhas e até mesmo daqueles que se dedicam a svadyaya.
No caminho védico, antes de ter comunhão com o Brahman absoluto e sem forma, o buscador encontra um profundo vínculo de amor com qualquer divindade, com atributos, forma e nome especiais, como Senhor Shiva, Shri Krishna ou Mãe Durga.
Samprayoga significa "união" "vindo de verdade". O significado é completa oferta ou dedicação à deidade com amor e devoção. O resultado é a visão ou união com a deidade.
Ele recomenda que o estudo, contemplação, entendimento e meditação. Canto, e prece. A cada respiração amar o Amado. Com intensa expressão do amor se obtém a visão divina e a comunhão.
A Sadhana Pada
sutra 44:
O Benefício de se render a Deus
Ishwara Pranidana
A realização do samadi é alcançada através da entrega ao Senhor.
ishwara é o Senhor ou Deus que governa o universo. Os verdadeiros buscadores e santos amam a Deus imensamente. Vivem assim " Ó Senhor, não a minha vontade, mas a Tua vontade". Neste caminho do se entregar de modo inteligente o ego é uma barreira. Se não se render completamente, a graça divina não flui Eles acontecem simultaneamente.
O Sábio disse: “Através da prática de viver na presença de Deus e servir a Deus em pensamentos, palavras e ações, e oferecer tudo a Deus, incluindo o ego, se inicia o caminho da realização."
O buscador alcança o samadhi siddhi. A chave real para o sucesso e perfeição.
Cada respiração é oferecida no fogo sagrado da caverna do crânio.
De yama vem a pratica de bramacharya. De niyama vem ishwara pranidhana; profundo amor e entrega à Deus. Por isso Kriya Yoga é a yoga completa.
Sutra 30
A Quíntupla Definição de yama O Primeiro Ramo
A prática da auto disciplina consiste em :
veracidade sem ferir, não roubar, continência e não aceitar presentes.
Significa :
Ahimsa Não ferir ou causar dor em qualquer criatura.
Sem medo ou o falso senso de autodefesa, se aceita a violência portanto, também se deve estar livre do medo e ansiedade , a expectativa desaparece, uma energia e inteligência se manifestam. Acabam as inimizades. Os verdadeiros inimigos são os vícios que estão presentes dentro de mim.
Satya ( veracidade)
Estando livre das duvidas e confusão, falando a verdade sem falsidade. Mesmo com raiva, medo ou humor, não se deve mentir. Cada expressão deve ser, clara, verdadeira, auto reveladora, da própria experiência. Não humilhar ou ferir as pessoas.
Asteya (não roubo, honestidade, não realizar apropriação indébita)
asteya não é apenas ganância inclui uma atitude correta na vida e posses. Pensamos que possuindo isso será util no futuro
. O real estado de não roubar é ser livre de desejos.
Bramacharya ( abstinencia sexual)
Não devemos desperdiçar energia.. Deve-se tornar a mente livre do desejo sexual. Os casados dever ter moderação na união física.
Brahmacharya significa mergulhar em Brahman, na consciência de Deus, nos pensamentos, palavras e atitudes.
Aparigraha ( não possuir)
Possuir, preservar e proteger artigos ou objetos nos leva à miséria e com isso o medo de perder e assim causa o apego.
Na vida monástica não aceitar presentes e ser livre de ambição. Espiritualidade também significa desistir da relação com o corpo.
Ele enfatiza : Na jornada interior entre os charkras devemos nos desapegar dos inferiores e ir para o norte, vivendo na presença de Deus. Esta evolução é possível através da autodisciplina. Pratique com amor e creça com devoção.
Sutra 31
Yama são os Valores Universais
São grandes juramentos não condicionados por classe, lugar, tempo ou circunstâncias que se estendem por toda parte
São juramentos feitos por yogis em particular e em cada ser consciente no geral.
São juramentos ( vratta)que se transformam em grandes juramentos ( mahavatra)
O Sábio explica as pré requisitos dos grandes juramentos ou mandamentos:
jati anavacchhina Não serlimitado a classe, casta , sexo etc.
desha anavachhina não ser limitado a um lugar ou país
kala anavachhina não ser condicionado pelo tempo
samaya anavachhina não ser condicionado a uma ocasião
Estes mandamentos expandem a mente e o coração. São extendidos para todos e para tudo e ultimamente para Deus.
A prática da yoga é um método universal que pode expandir a vida o coração, consciência e amor para aqueles que a praticam.
Shri Guru segue dizendo para que nós pratiquemos estes grandes mandamentos com diligência sinceridade e humildade. Nuca ferir os outros com os pensamentos
, palavras ou atitudes.
Ser gentil com todos. Ser honesto e verdadeiro, Ser disciplinado. Não ser ganancioso e possessivo. Isso tornará a vida mais alegre e contente.
Estes são os pré-requisitos para a prática da Kriya Yoga. Assim sou aquela que tenta praticar Kriya Yoga, uma kriyavan, uma discípula não qualificada. preciso de muita autodisciplina e acreditar no perdão divino.
No livro :Forgiviness my Forgetfulness : A prayer of Remembrance
Shi Guru explica que estes são versos em sanscrito conhecidos como Shiva Kshamapana Stotram escritos pelo grande Mestre da Humanidade Shri Adi Shakaracharya.
É preciso deletar as memórias inúteis da mente, preservando apenas aquelas benéficas e belas.
Infelizmente é comum ignorarmos informações vitais e nos lembrar de coisas inúteis.
No estado desperto, os 4 instrumentos internos; a mente a memória, o intelecto e ego funcionam simultaneamente.
No estado de sono o mundo da memória funciona mais.
No sono profundo é o estado da ignorância onde nenhum instrumento existe para jogar seus papeis.
Com o passar do tempo, no final as pessoas pensam: " eu desperdicei minha vida"
Neste momento crítico da vida os Mestres sempre nos aconselharam a nunca olhar para trás, mas sim a seguir em frente com uma perspectiva positiva e uma busca sincera por tudo o que nos resta.
Através da auto investigação se conhece "quem sou Eu" e que Eu sou Brahman, Eu sou Divino"
O Senhor Shiva, conhecido como a destruidor , a dissolução e a morte , revela que isso é parte da vida e não devemos ter medo deles. O nascimento e a morte dependem uns dos outros.
O Senhor Shiva é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança. Sua família é especial e divina cada um com diferentes aspectos, mas amam uns aos outros.
O amor elimina nossas tendências animais.
Onde existe amor reina a paz e a harmonia.
Shri Guru ora para o nosso desenvolvimento espiritual
Jai Guru
Eu adquiri este livro em um momento de muita reflexão frente aos meus vícios e condutas inadequadas. Shi Guru ensinava e o meu coração estava apertado, na minha autoanálise li este livro que comprei "aleatoriamente" e foi autografado pelo Mestre ele me recomendou orar e meditar com amor.
Esta fase da minha vida é exatamente a hora de seguir em frente com a fé nas palavras e ensinamentos do guru preceptor e sua graça, a graça divina. Seguir dia após dia com fé e amor.
Shiva Kshamapana Stotram
Shri Adi Shakaracharya
Verso 5
A cada passo, sou incapaz de observar diariamente as complexas regras do dharma.
Não consigo seguir as regras dos Vedas contadas pelos brâmanes.
Eu não confiava nas escrituras, no professor e em mim mesmo.
Não consigo conhecer o dharma ouvindo os Vedas, contemplando e meditando.
E então qual é a utilidade de aprender tudo isso diariamente.
Portanto, ó Shiva, ó Mahadeva, ó Shambho, por favor, perdoe meus pecados. (perdoe meu esquecimento)
karma na palavra smartakarma , significa atividades e smarta signifiva smriti os "livros da lei". Significa instruções de como viver.
Quem segue estas leis segue quando acordar, o que comer o que fazer ou não. Shri Guru cita como exemplo que durante os retiros e no RTBC as pessoas seguem uma vida com disciplina e bons hábitos. Principalmente no ocidente não conseguem manter o novo estilo de vida o voltam logo aos maus hábitos e param de meditar. ( eu fui uma dessas que participei do curso e uma abençoada peregrinação para Puri).
Conseqüentemente, a pessoa fica preocupada com o erro que está cometendo ao não seguir algumas regras ou disciplinas
Todos sabemos que isso acontece quando não seguimos algumas regras ou disciplinas.
As escrituras afirmam que se você não orar, meditar ou seguir alguma disciplina espiritual, também encontrará muitos problemas.
Ou seja, sua mente ficará constantemente inquieta e perturbada, fazendo com que você fique preocupado e emocionado; como resultado, você ficará suscetível a doenças mentais.
O outro verso fala dvijakulavihite significa nascer novamente e seguir as regras dos que nascem novamente. Cda cultura tem alguns mandamentos ou regras.
Na vedanta e meditação ( brahma marge susare)
São quatro mahavakyas:
A Alma é divina, a alma é Brahman
A sabedoria em você é Brahman
Você é aquele Brahman
Eu sou Aquele
Quem pratica Kriya Yoga sabe que o caminho divino é o caminho do sushumna dentro da coluna, o caminho do prana.
Pedimosa Deus que perdoe a história do passado e façamos a promessa de lembrar Dele em cada respiração, lembrar e amar agora e não no futuro. Perdoe meus erros e meu esquecimento.
Eu pedi sinceramente que o Mestre perdoe minhas faltas, fiquei arrependida e e consciente de muitas más qualidades, tipo julgar e comparar com as pessoas, sem ouvir e me achando "superior" no caminho da espiritualidade, quando na verdade eu não consegui manter o compromisso nesta e em outras disciplinas, como o caminho de Jesus. Cai facilmente nas armadilhas do ego e na ignorância.
Não cumpri minha promessa ao Mestre de praticar os ensinamentos e meditar duas vezes ao dia. Não consegui seguir a disciplina do Ashram lá e na volta também. Estou seguindo a recomendação do Mestre de cuidar da minha saúde. Depois meditar em casa com amor , amar os Mestres , orar. Sou muito grata pela proteção e oração dele para a minha família.
Sou muito grata por ele ter me acolhido e nunca desistir de mim.
Estou conseguindo ouvir a voz do Mestre, ele repete muitas coisas, mas eu não coloco em prática muitas delas.
Sravana significa "ouvir sem qualquer outra ajuda"Tudo o que ouvimos deve ser lembrado, nosso cerebro tem um tremendo potencial, mas não utilizamos isso por que hoje em dia confiamos principalmente nos notas que escrevemos.
Podemos ouvir gravações mas devemos recordar contemplar, lembrar o que o professor ensinou, por que ensinou isso e por fim analisar e aceitar. Na prece se refere a "Meditar profundamente sobre algo "nididhyasa
Shri Guru diz que seu amado Mestre Paramahamsa Hariharananda dizia que shravana não se tratava de ouvir os ensinamentos e sim ouvir o som divino. Se ouvirmos o som divino Om continuamente isso é um mantra permanente na cabeça.
O proximo estágio do aluno no caminho manana , ou contemplar o que foi ouvido. Isso significa que ouvindo o som vamos ao profundo estado de manana, o estado sem mente , nididhyasana ou a real meditação.
Shri Guru encerra a explanação de uma estrofe de uma escritura da Mãe Divina:
"não há ninguém que tenha cometido mais erros do que eu. E não há ninguém melhor que Ti, ó Senhor, que possa me perdoar"
Que eu nunca me esqueça de Ti
jai guru omkara