Shirimad Bhagavad Gita
Raja Vidya Guya YogaYoga
A Yoga da Secreta Real Ciência
Capítulo 09 verso 22
Kriya Yoga Sadhana: Auto conhecimento, Devoção e prática da Kriya , lições do Mestre na Shrimad Bhagavad Gita
Shirimad Bhagavad Gita
Raja Vidya Guya YogaYoga
A Yoga da Secreta Real Ciência
Capítulo 09 verso 22
Shiri Bhagavad Gita
Samkya Yoga
A Yoga da Consciência Interior
Capítulo 02 verso 38
02:38 você não comete pecado se lutar para cumprir seu dever na batalha, sem preferir prazer ou dor, ganho ou perda, vitória ou derrota.
om tat sat
São dias que de fato intercalam a euforia de entender algumas Leelas de Krishna , poder relacionar com minhas experiências espirituais com Ele desde o nascimento , uma bênção ecrever o livrinho para seus pais e filhos, com os ensinamentos do Mestre. Ao mesmo tempo meus pensamentos palavras e atitudes ainda reproduzem as dores do isolamento, sentimento de não pertencer enão merecer compartilhar muito pouco aquela grandeza o presente da Kriya Yoga, de encontrar o Mestre Iluminado abrindo o caminho da Kriya e a realização da sua missão também na Educação Holística Ancestral e Moderna) Saude Integral pessoal e ambiental( Ayurveda e Moderna ) , esta tem sido a luta de praticamente toda a minha vida. Ele é o Mestre que me mostra como realizar tudo isso na prática. O Senhor Jagannath, com todas deidades e caminhos , Krishna Gopala da cultura da Mãe Vaca em clareado todo o caminho da minha vida desde a minha chegada a este plano. Os erros e acertos subjetivos pois não posso saber quais sementes frutos e flores foram boas ou ruins. A vida em Organizações ainda é uma grande decpção , me sinto impotente e só eu posso resolver isso. As memórias ruins que foram sendo cada vez mais clareadas na auto análise vêm à tona. eu sinto uma profunda decepção, uma dor , com o meu processo tentando servir ao Mestre no ambito coletivo. Apenas a regularidade e intensidade das meditação e oração me ão o equilíbrio, este caminho de tentar seguir os passps do Mestre o verdadeiro Yogi.Tenho tentado organizar e limpar meticulosamente o espaço onde eu vivo, durmo e escrevo. Um esforço muito grande para melhorar a minha alimentação. istó é só. SEguir sorrindo esta é a mensagem do Mestre para o equilíbrio que busco, apesar das sombras ainda percebo que estou no caminho. Ainda bem que mesmo não sendo uma pessoa que aprende rápido ainda sigo com a minha dificuldade em aprender o que uma sadhana. Com a graça divina creio que eu não sou uma pessoa difícil ,que não aprende como evoluir como ser humano e kriyavan. Deus colocou na minha vida um Mestre alizado, com seu corpo físico um sadguru jagatguru , Um Mestre da Humanidade e um Mestre Universal que á voz do Senhor Krishna me dizendo que tenho que ir além da dualidade de maya, me focar em Parabrahma no caminho para o Ser Supremo ser forte e seguir o Mestre e não pecar mais. Ser apenas um espectador neste jogo divino, no Plano Divino da qual somos todos partes.
Nos meus estudos , como sempre Shri Guru traz os ensinamentos que iluminam minha sadhana . Como ele faz isso é um mistério, mas eu vivo isso, então não preciso de explicações.
No seu Livro: Siga Sorrindo ele ensina:
"O mundo é um lugar de opostos como prazer e dor,sucesso e fracasso,calor e frio,amigo e inimigo,verão e inverno,elogio e censura,e assim por diante. As pessoas normalmente não entendem que tudo isso é um jogo ilusório de maya. Enquanto vivermos neste mundo de dualidades,não há como escapar dela.
Se quisermos nos livrar do jogo de maya, devemos cuidadosamente transcender as dualidades com uma compreensão correta. O fracasso na vida não deve lançar sombras de tristeza em nosso semblante,nem o sucesso criar traços de euforia. Devemos cultivar aimparcialidade,uma observação cuidadosa e nos tornarmos apenas espectadorres. Os yogis alcançam um estado de equilíbrio por meio da oração e meditação.
Quando não somos afetados pelos impactos de pares de opostos,o amor, a paz e a serenidade fluirão.Um fluxo de compaixão e bondade se manifestará. Esta é a expressão da divindade que já está em cada ser humano."
As doenças ( toda a minha dor física e emocional) se manifestam no corpo e contagia nossos relacionamentos causando a paixão e vaidade . Que intercala com o medo, a tristeza e a ansiedade.
Ha muitos anos, após o RTBC ele me recomentou apenas " Cuide da sua saúde" . Ainda estou tentando fazer isso, mas sigo lentamente e sem o cuidado devido "
E mais esclarece ainda que devemos superar as incertezas e inseguranças para viver com alegria, amor paz e bondade: a vida é divina!
Me situando, ainda estou muito longe disso apesar de desejar e até quere muito isso.
O que me consola é que a pessoa( maluca e alinenada) nunca admite os seus problemas. Ela precisa aprender a discriminar o real do irreal.
O Senhor Jagannath que abraça os seres humanos caídose rejeitados, me abraça. O Guru é Vishnu Narayana a misericórdia, é o Senhor Krishna Mestre da Yoga na batalha da vida com a furma humana que fala para todos como chegar até o Supremo, ser abraçada plenamente pelo Senhor .
O Guru é o Senhor Shiva mestre da Yoga e das Artes isolado no Pico da montanha se movendo apenas quando um devoto chama a sua atenção ou no silêncio. para os devotos qualificados ele também revela o caminho para o Supremo.
O Guru é o Senho Brahma que é a luz do conhecimento espiritual revelando o caminho para o Supremo. O nosso esforço se funde a força, a energia Divina de Shakti de cada Ser Divino, o Guru libera essa energia e nos ensina como controlar o prana através das praticas milenares, a ciência da Kriya Yoga.
Guru é a Mãe Divina que é a força concentrada na Mãe Durga que combate e vence o mal . Dá vida e sentido para as palavras e atitudes implícita nos ensinamentos supremos do caminho até o supremo na nossa existência. É a expressão do Supremo em nós através no nosso corpo templo. Ela também aniquila tudo que chega proximo da dissolução, incluindo o sono e a morte a ignorância e a verdade , que é a nossa natureza divina: o Ser em nós, a essência do que vamos levar desta vida, a destruição do corpo , da nossa extstência neste plano com este corpo material e espiritual ( a dualidade)
O Guru é a união perfeita de Gopala e Gomata, cuida e ensin, a união do Ser Supremo e a Mãe Divina presente física e visivelmente, também no plano sutil e espirital. a Verdade ancestralidade e sua manifestação da materialidade, no modo de viver, no estilo de vida saudável, natural e simples em sintonia com a Mãe Natureza. também o Conhecimento, a cultura acumulada da humanidade, todos os seus saberes, Arte Ciências, religiões de um realista, autêntico e direto, o que é materialmente possível e efetivo aqui e agora.
O Guru é o Ser divino a personificação do Ser Supremo Parahrahma na forma de bondade e amor. Ele é aquele que nos ensina a chegar no nosso ser interior , o serverdadeiro e chegar ao Ser Supremo.
Como seguir a poeira dos passos deste Mestre Iluminado tão grandioso e ao mesmo totalmente disponível ? Como ter a consciência da sua presença do Ser em mim também no exercício da praticade meditação ? o que é seguir os seus passos, adorar sua paduka como aspirante a discípulo, atingir consciência cósmica de ser um discípulo qualificado até e estar plenamente unida a ele?
Enfim registro minha auto análise que pode ser contraditória ou registrada de um modo mal interpretado , assim estou eu hoje tentando compreender o processo. É difícil viver isso, mas minha busca espiritual nesta vida é ambiciosa visa a sabedoria , a transformação pessoal como ser humano integral o crescimento no caminho espiritual para ampliar os vislumbres do sagrado divino na pratica familiar profissional e social, ela que transcende a experiência humana. Seguir o Mestre é a dor e o prazer de reconhecer as próprias limitações. Deixar fluir e seguir sorrindo, a linguagem universal do amor divino o resultado da nossa busca expressa na face , a expressão humana do exercício de utilizar os quatro instrumentos internos para viver em paz. O sorriso espontâneo sincero e puro de uma criança cativa a todos. Precisamos nos entregar nossa vida a Deus, praticar a arte da auto-motivação e da inspiração , orar e meditar com amor, estar disponível para servir ao Mestre com aquilo que realmente podemos espontaneamente e com alegria. Ele sabe o que é melhor para nós, vivemos no mundo da ilusão. Este é o exercício, este é o aprendizado. Para ir além rumo à bem-aventurança da felicidade plena é estar sempre unida a Deus de todas as formas possíveis, pensando, cantando, falando, desenhando discursando enfim de todos os modos. Kriya Yoga. Esta tem sido a minha sadhana imperfeita com apenas alguns raios da iluminação de Shri Guru.
Somente Shri Guru pode iluminar este caminho, ele conhece e realiza Deus com esta grandeza e profundidade. Ele é o exemplo da vida de amor e simplicidade, como vencer a dualidade , discriminando o real do irreal, nesta ilusão de maya que faz parte do Plano divino , a condição da nossa exitência. Ele é a divino, o exemplo vive da divindade um modo real , divinamente simples, honesto, integro e amoroso . É atento ecuidadoso em cada detalhe. Seu sorriso é a expressão da alegria pacífica, amorosa, cuidadosa, devota e dedicada do discípulo realizado que é a presença viva do seu Mestre ou Guru realizado. A verdadeira felicidade e bem-aventurança. Ele nos ensina com seu exemplo, sabedoria e disciplina. Está acessível a todos.
Um grande presente do Supremo e um grande desafio para os que buscam o crescimento espiritual com tanta dificuldade como eu. Eu me perco nas emoções e não tenho facilidade para expressar o meu sorriso a maior parte do tempo. Estou treinando.
Entendi pensando nas palavras do Baba Harihrananda que A vida é um cenário um palco com atores que revelam através da arte a verdade divina. nós somos a platéia, cada um de nós , podemos apreciar e apender como se desenrola apenas observando , analisando e refletindo o que tem sido a nossa vida através da verdae expressa pelos atores. Eles representam os papéis de tristeza ou alegria na vida humana. Mas no sei interior, na vida pessoal, são a essência da verdade que é a alegria a verdadeira felicidade dea execução do plano divino no palco da vida. Para a platéia que somos nós o enredo é um mistério e temos que nos entregar de corpo e alma. A narrativa tem um início, meio e fim que desconhecemos, precisamos nos entregar e assistir para aprender. Assim está minha compreensão hoje.
EStou sempre com Shri Guru no coração, O Senhor Jagannath ( Jagannath, Subhadra, Balabhadra e Sudhrasham ) Shri Krishna , Gopala e Gomata . Os pensamentos quase sempre dispersos e contraditórios , minha mente de macaco querendo se estabilizarmas os mas buscando estar aos pés do Guru na fontanela, este é o exercício. Enfim ainda bem que o Senhor
Superar a dor e a alegria, cumprir os deveres na batalha da vida com consciência interior não pecamos mais Esta recomendação do Senhor para mim neste neste verso. A lição de seguir sorrindo no caminho da perfeição, para não pecar mais.
No seu livro : The path of Perfection, Shri Guru explica:
A vida flui como um rio de muitas maneiras. A vida é um fluxo de ideias. Muitas das nossas ideias são influenciadas pela nossa própria maneira de pensar. Se nossas ideias forem homogêneas, a vida flui suavemente. Quando as ideias são contraditórias, a vida se torna miserável.
A vida também é um fluxo de experiências. O que quer que sejamos agora é o resultado de uma coleção de muitas experiências. Temos dois tipos de experiências: agradáveis e desagradáveis.
devemos ter experiências diferentes e diferentes tipos de memória.Devemos reconhecer quais memórias, as memórias de quais experiências nos atrasam ou nos fazem seguir em frente.
No caminho da espiritualidade, devemos perdoar, como enfatizado nas escrituras. Orar, pedir perdão e perdoar.
No caminho da espiritualidade, devemos perdoar, como enfatizado nas escrituras. Quando realmente reconhecemos e aceitamos o erro está feito. Não devemos repetir erros, devemos mudar nossas vidas.
Não julgar, criticar, rir e falar mal dos outros. Sermos gratos a todas as experiências em nssas vidas, pois ela nos fazem compreender o mundo.
Experiências que nos trazem maturidade aceleram a nossa jornada
Qualquer situação que enfrentamos é ideal para o progresso e o crescimento
Devemos suportar a situação que vivenciamos; não há outra maneira
A vida está nos ensinando
jai guru omkara
Shiri Bhagavad Gita
Jnana Yoga
A Yoga do Conhecimento
Capítulo 04 verso 38
Shiri Bhagavad Gita
Vishwarupa Darshana Yoga
A Yoga da Forma Cósmica Revelada
Capítulo 11 verso 44
Mediante a dor e o sofrimento neste oceano de ilusão como jiva , fui resgatada ( meus corpos ) pelo guru preceptor no seu barco cósmico, com toda a sua linhagem, iniciada no caminho da Kriya Yoga e ter o vislumbre de ser jivatma. A linhagem da Kriya Yoga , a ordem Giri sanyasa recebida através do seu gurudev. são uma herança divina para todos nós que o seguimos.
Agora com a graça de Shri Guru jivatma , minha essência divina tem sido revelada aos poucos, porém constantemente através da Kriya Yoga Sadhana. Nestes 18 anos de caminhada, sei que esta jornada é cheia de desafios porém muito mais fácil e rápida e efetiva do que a busca nas outras vidas e nesta também. Sou eternamente abençoada e grata por ter sido acolhida e aceita neste caminho sagrada. Eternamente grata por tido a aproximação sincronizada , e desenvolver um amor tão puro por ele e Gopala , e o Senhor Jagannath em Puri ,Purushotama que chego próxima do caminho da devoção por isso me rendo aos poucos como uma criança aprendendo a andar, a nadar. Preciso eliminar o ego e a vaidade.
A minha vinda para Puri, entregar a minha vida material e espiritual cheia de desvios para Os Mestres , ter a visão de Gopala,Senhor Jagannath , Gurudev e Shri Guruji foi a maior graça de toda a minha vida. Inundoou o corpo físico e astral. Ressignificou a jornada da minha vida e aos poucos vou tendo coragem para abrir os meus braços calejados e doentes , meus pés feridos e cansados para receber este amor. Manter esta visão é o grande desafio, A Kriya Yoga é o maior instrumento de evolução espiritual, assim é possível viver a cada dia mas é preciso seguir a Sadhana com cuidado humildade e muito empenho.
Shri Guru Bhagavan é a palavra viva do Senhor. è a revelação divina. Sua resposta silenciosa ou audível , escrita fala direto ao nosso coração é o um som divino de muitas formas e sem forma dentro da cabeça, do crânio e da coluna ,misterioso e transcendental. Ele responde sempre e este diálogo quase unilateral é que mantém a chama do amor divino sempre viva.
Não sou evoluída , possuo méritos ou merecimentos a não ser a minha busca espiritual desde a mais tenra idade. Sempre me rendi a Deus ao meu modo desajeitado instintivo e impetuoso , tentando desenvolver a intuição.O Senhor sempre perdoa. Jesus perdoou os meus pecados e mostrou o caminho e o Espírito Santo , mas eu me perdi com as tentações do mundo me esqueci dele por um tempo, na verdade não me esqueci, mas deixei ele de lado, deixei de seguir fielmente os seus ensinamentos.Busquei em outros caminhos Yemanjá no meu Ori me mostrou o quemovia o meu inconsciente , as marcas desta e de outras vidas, a proposta era ter um pai espiritual e me tornar uma mãe espiritual. Quanta pretensão! Nunca me esqueci totalmente mas cai na tentação algumas vezes e não segui o dharma. Não havia tido a condução do mestre realizado passo a passo e me perdi no oceano da vida, guiada pelas minhas memórias , inspirações e tentativas frustradas de realização na ciência , profissão e também na vida espiritual.
O caminho da Kriya Yoga , de Jagannath está me fazendo perceber através da autoanálise onde tenho errado e o muito que preciso melhorar, empenhar. Desejo profundamente nunca mais me esquecer de Deus , da Verdade de me render a ele a cada dia , o Amor Divino , a misericórdia , o meu guru preceptor tem me guiado para manter e expandir a disciplina, o auto conhecimento e a chama do amor divino, Me rendo e peco perdão por tudo o que me afasta de Deus nos pensamentos, palavras e ações.
No seu livro Forgive my forgetfulness : A prayer of Remembrance do meu Mestre
( autografado para mim por ele em Abril de 2024 - ele recomenda meditar e orar ) .
Nesta ocasião , em Abril ,vivi um estado de profunda reflexão e dor do reconhecimento das minhas limitações aos pés do Mestre e ao mesmo tempo a misericórdia do Ser Supremo. ( Purusha e Prakriti ) um indescrotível processo de aprendizado , Shri Guru, ( todas as formas Deus ) esua presença viva dentro e ao nosso entorno , Senhor Krishna Bhagavan na S B Gita , O Senhor Jagannath ( todos os caminhos espiritais e formas de Deus e sem forma .Mãe Divina Gomata ( todas as formas da Mãe divina Prakriti) e Shri KrishnaGopala , este aprendizado configurou estes dias abençoados e agraciados.Toda a convivência com o Mestre nestes 23 dias foi uma resposta direta para continuar e rendendo, pedindo perdão por minha espiritualidade infantil , quase cega e ingrata, prosseguindo nesta jornada tão preciosa com o Mestre realizado. Sua misericórdia é sem fim . Confiar mais mais na graça divina no amor divino e no caminho devoção. O atraso é da minha responsabilidade a falta de disciplina . Tateando o caminho do conhecimento , devoção e disciplina vou tentando me situar neste cenário divino, neste jogo que hoje tenho a certeza sou aceita apesar de tudo. Me Rendo ao guru preceptor.
Fui agraciada pela peregrinação a Jagannath Puri durante o RTBC um dos quatro Math estabelecidos por Shri Adi Shankara e uma cidade sagrada Templo do Senhor Jagannath . Local onde Babaji apareceu com seu corpo físico aos nossos Mestres , local de alguns Ashrams destes Mestres. Local onde Shri Paramahamsa Hariharanda e meu Shri Guruji foram iniciados na Kria Yoga em todos osníveis até a realização. Local onde eles também foram inicidos na ordem Giri. Paramahamsa Hariharananda foi iniciado sanyasa pelo Shankaracharya de Puri , Purvamnaya Sri Govardhana Pitham. Govardhananatha Krishna e Ardhanareshvara Shiva. O Senhor Vishnu ( Lakshmi) e a ( Sri Mahakal Bhairava ( Sri Kali Mahavidya) e da Mãe Vimala. O Senhor Caitanya Mahaprabhu passou osultimos dias personificado em Puri . Minha ligação profunda com este lugar sagrado Puri, Purushotama especialmente com minha ligação com a Deidade Shri Jagannath, Shri Gopala e a Mãe Divina , estes versos são perfeitos para a minha rendição como ser caído ( frente a Patita Pavana na Grand Road) como poeira aos pés do Mestre em busca do perdão divino, a miseicórdia. Tentando seguir o exemplo de Arjuna frente à visão cósmica doseu Mestre ( amigo pai e amado Shri Krishna em Kurukshetra.
Neste livro, pelo que entendi ele recomenda buscar apenas as coisas boas da memória, as belas e que nos ensinam a bondade e o amor divino.
Na ocasião , em Abril , eu me rendi sinceramente, reconhecendo minha ignorância refente ao meu estado de sono tentando entrar em sono profundo na meditação para atingir o estado desperto ( quando os quatro instrumentos estão equilibrados A verdadeira Sadhana.O coice literal e suave da Mãe Gomata e A presença Divina do Mestre são um estímulo e bálsamo indescritível em palavras. Me rendo aos pés do meu guru preceptor.
Deus é um só mas se apresenta na trindade Brahma ( criação) Vishnu ( manutenção ) e Shiva a dissolução e transformação.
Guru é Brahma, Vishnu e Shiva. Ele também é Parabrahma , a unidade , a plenitude com Ser supremo Brahman, sem forma.
O Senhor Shiva é aquele que destroi e dissolve e é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança .
Sua família perfeita , O Senhor Shiva destroi nossas tendências negativas , Com a Mãe Parvati (A discípula, mãe e esposa perfeita) o Senhor Ganesha (que elimina os obstáculos e o ego ) e Subramanyam (Kartikeya o guerreiro divino ) .Esta família divina nos ensina que podemos nos transformar e revelar a divindade nas nossas vidas nos rendendo para Eles.
No meu entendimento , neste jogo divino a Mãe Divina nos dá energia como shakti , toda a Natureza e a criação, ela doa tudo como Gomata .Ela é a energia da criação, manutenção e dissolução ou transformação necessárias para a revelação da divindade.
Este livro é baseado em lindos versos em sânscrito conhecidos como Shiva Aparadha Kshamapana Stotram , escrito pelo grande Mestre da humanidade Shri Adi Shankara e o primeiro Shankaracharya.
Suas palavras divinas são referentes ao uso apropriado dos 4 instrumentos interiores ( a mente que delibera, o intelecto que decide o ego que cria a individualidade e identidade , e a memória que recorda e revive ) utilizar com muita cautela no caminho espiritual, em toda a vida.
Dando continuidade à minha reflexão e auto análise deste lindo versículo Shiri Bagavad Gita Vishwarupa Darshana Yoga - Yoga da Forma Cósmica Revelada-Capítulo 11 verso 44) desde o dia 29 e atravessando um período de muita dor física emocional e familiar , buquei o refúgio aos pés do guru preceptor e de todos os Mestres entregando para eles a minha dor. Nesta etapa do RTBC vivi exatament e uma experiência de um flash da visão divina, do Mestre Realizado, meu guru preceptor, que me aceitou como " discípula " (apesar da minha desqualificação ) tendo como testemunha Shri Gopala , Krishna, Jagannath
Ao abrir o livro buscando uma orientação , Forgive my forgetfulness : A prayer of Remembrance
hoje o Mestre responde diretamente para mim :
Capítulo 5" Vivendo uma vida de Disciplina e Meditação."
Neste capítulo o Mestre narra a história de Janaka e seu guru. O Rei sonhou que era uma abelha faminta. acordou com muita fome .Ele estava em dúvida sobre o que era sonho real ou realidade e chorou, se rendeu aos pés do seu guru e perguntou para ele humildimente : " Meu adorável Mestre ! Diga-me o que é real , eu sou um Rei ? ou eu sou uma abelha faminta?"
O Mestre sorriu e tocou suavente na sua cabeça e disse: " Minha criança você não é um rei nem uma abelha . Você é o que é na verdade. Você é aquele espírito. Você é a alma chidananda rupah shivoham shivoham : Você é Shiva, você é divino"
Assim o guru dissipou a confusão do seu valioso discípulo Janaka, que agora copreendeu que não estava apenas sonhando que era uma abelha famínta mas também estava sonhando que era um rei.
Guruji segue:
Vamos contemplar um momento sobre quem acreditamos ser. A cada momento colocamos alguma identidade ou rótulo em nós mesmos; Eu sou um médico, eu sou um engenheiro, eu sou um empresário, eu sou um banqueiro, eu sou um chefe de família, eu sou um marido, eu sou uma esposa, eu sou um filho ou eu sou uma filha. Nós carregamos tanta identidade, mas quem entre nós realmente vive em consciência? Quem eu sou? Qual é a minha verdadeira identidade? Swami Sivanandaji, um grande iogue e mestre espiritual da Índia moderna costumava cantar, "O Sr. Fulano de Tal é uma falsa não-entidade", que é um verso de sua canção The Eighteen Ities. As palavras desta canção enumeram virtudes que os buscadores devem cultivar para obter sucesso em suas vidas espirituais. Pode-se obter grande benefício ao contemplar as virtudes listadas nesta canção.
Eighteen Ities.
As dozoito
Serenidade, regularidade, ausência de vaidade,
Sinceridade, simplicidade, veracidade,
Equanimidade, firmeza, não irritabilidade,
Adaptabilidade, humildade, tenacidade,
Integridade, nobreza, magnanimidade,
Caridade, generosidade, pureza
Pratique diariamente dezoito " virtudes",
Você logo alcançará a imortalidade.
Brahman é a única entidade real.
Você permanecerá na eternidade e no infinito;
Você contemplará a unidade na diversidade;
Você não pode alcançar isso na universidade.
Você pode alcançar isso na Universidade da Floresta.
Sem dúvida, o objetivo de todo buscador deve ser descobrir sua verdadeira identidade. Dito isso, como se atinge esse objetivo? Viver uma vida de contemplação, uma vida de meditação e uma vida de autoanálise ajudará a pessoa a ter sucesso.
No verso cinco Shri Adi Shankara diz:
nastha dharme vichara shravana mananayo kim nididhyasitavayam
"Eu não confiava na vida de disciplina, ou dharma" ( significado)
vichara significa " auto questionar "
hravana mananayo kim nididhyasitavayam
" Ouvir os professores,contemplar,ouvir o som Om, e ir além da mente "( significado)
Assim, Shri Shankara está dizendo
"Eu não segui os caminhos da retidão. Ó Senhor, perdoe-me. Por causa da minha negligência, esqueci minha identidade real, acreditando ser apenas uma pessoa miserável e miserável. Portanto, não apenas tornei minha própria vida miserável, mas também tornei miserável a vida de todos próximos a mim."
Shi Caytanya Mahaprabhu foi um grande estudioso que ensinou Sanscrito aos estudantes. Como ele era muito infantil, as pessoas frequentemente questionavam seu comportamento dizendo:
"Você é um professor. Por que você se comporta assim?
Às vezes ele sorria e dizia: "O... quando eu me tornei um estudioso e um professor? Eu nem sabia que era. Agora terei que agir sério e me tornar um pouco reservado, certificando-me de não sorrir para ninguém?
Quando viajo, sorrio muito, mas certas pessoas raramente retribuem o sorriso. São pessoas uniformizadas: a polícia, o pessoal de segurança dos aeroportos, os agentes de imigração e os agentes da alfândega. Se você sorri, eles ficam um pouco sérios. Raramente eles retribuem o sorriso. Talvez tenham sido instruídos a não sorrir; caso contrário, ninguém os respeitará.
jai guru
O Mestre, o guru preceptor é nosso pai, amigo, amado.É nossa mãe nossos irmãos, nossa família sagrada. Nosso professor e a necess
Meu muito amado Mestre diz no seu livro; Siga Sorrindo:
"Um sorriso é uma expressão do amor de Deus e de sua presença amorosa."
Eu penso que como o Rei Janaka ficou em dúvida em ser um Rei ou uma abelha faminta, aprendendo com seu guru que é "a alma chidananda rupah shivoham shivoham : Você é Shiva, você é divino"posso refletir sobre estas diferenças no ensinamento do Guruji:
Quem é rico e quem é pobre?
"Aquele que tem contentamento está sempre feliz. Um yogi está sempre contente.Uma pessoa descontente e sobrecarregada com desejos infinitos é miserável. O rosto de quem está contente irradia felicidade, e seu sorriso conquista o coração de todos. Por outro lado uma pessoa gananciosa e preocupada não é querida por ninguém.
Uma pessoa inteligente não busca a felicidade através dos prazeres dos sentidos, sabendo muito bem que estes prazeres são temporários e assiciados à dor. Essa pessoa encontra alegri interior por meio da reflexão sobre a vida e sua realidade."
segue:
Esteja com Deus:
" Deus é bom. O mundo pertence a Deus. Deus faz o bem sempre. Devemos sentir Deus no templo do corpo. Devemos oferecer tudo a Deus, tanto o bom quanto o ruim, e gradualmente descobriremos que uma bondade cada vez maior preenche nossas vidas. Devemos praticar viver napresença de Deus e realizar todas as nossas ações para Deus."
Assim como Arjuna eu me rendo a Krishna, ; como Salabega ao Senhor Jagannath Vishnu ; como Parvati a Shiva Todos são personificados no guru preceptor . Nos rendermos a Ele, a Deus com ou sem forma abre as portas para o amor infinito, o amor divino as portas para o caminho da devoção.
Arjuna se rende ao Senhor Krishna , na sua forma Cósmica e pediu o seu Perdão
Salabega se rende ao Senhor Jagannath e pediu o seu perdão (que não distingue os seus devotos devido à religião ou origem)
Salabega era um devoto inconvencional ( de família muçulmana) correude Vrindavan, onde estava morando. Ele estava exausto e doente, mas estava determinado a ver o Senhor no Templo.
Quando Salabega viu a carruagem, ele caiu de joelhos e começou a chorar. Ele orou ao Senhor Jagannath para perdoá-lo por não conseguir chegar ao templo a tempo.
O Senhor sorriu e disse: “Eu estava esperando por você, Salabega. Não irei embora até que você me veja.”
A carruagem começou a se mover novamente, e Salabega pôde ver o Senhor de perto. Ele estava cheio de alegria e gratidão.
Parvati se rende ao Senhor Shiva
Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 10 e 11
pranamravadanã sasvannamaksurvantamãdarãt
drstvã vismayamãppanã pãrvati pariprcchati ||10||
om namo deva devesa parãtpara jagatguru
tvãm namaskurvate bhaktyã surãsuranarãh sadã||11||
10. Parvati (consorte divina do Senhor Shiva), seu rosto brilhando com amor e devoção, observou o Senhor se curvando a alguém com grande reverência e adoração. Perplexa, ela perguntou a ele.
Parvati disse:
11.Om, ó Senhor dos Senhores, eu me curvo a você. Você é supremo. Você é o professor de todo o universo (jagad guru). Os suras (seres divinos), asuras (a natureza demoníaca) e os humanos sempre os adoram com a maior devoção.
Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 1 verso 52
sariramindriyam prãnamarthasvajanabãndhavãn
ãtmasãrãdikam sarvam sadgurubhyo nivedayet
52. Deve-se render completamente, oferecendo seu corpo, sentidos, prana (respiração vital), riqueza, parentes, cônjuge - até mesmo a própria alma.
Shiri Bhagavad Gita
Vibhuti Yoga
A Yoga das Glorias Divinas
Capítulo 10 verso 01
sribhagavãn uvãca:
bhuya eva mahabhãho
srnu me paramam vacah
yat te 'ham priyamãnãya
vaksyãmi hitakãyayã
O Senhor disse
10:01 Novamente, ó poderoso guerreiro Arjuna, aqui está Minha palavra suprema, que direi a você que é amado, com o desejo de seu bem-estar.
O ser humano é potencialmente divino. No templo do corpo humano , a alma é a deidade que reina. Embora o corpo templo seja perescível, ele é belo e radiante com o divino glamur da alma. As pessoas brincam com seus corpos brinquedos, portanto eles usualmente não estão despertos para o espírito interior.
Mas aqueles que são realmente afortunados irão seguir os passos dos santos e sábios, as instruções das escrituras, e a condução do guru preceptor, eles vão ter um progresso seguro no caminho espiritual. Através das praticas regulares da disciplina espiritual,eles tem experiências divinas. Graças ao Senhor Krishna, o divino cocheiro e guia de Arjuna, por Sua orientação na jornada interior.
O Senhor se dirige a Arjuna como poderoso guerreiro , com poderosas mãos. As mãos são o símbolo da atividade. Arjuna não tinha apenas mãos físicas fortes, ele era muito forte em todos os seus esforços. Uma pessoa que é capaz de perceber os aspectos sutis e grosseiros é Mahabahu, exército poderoso. Aquele que é apto a perceber a glória divina - o discípulo qualificado - é verdadeiramente Mahabahu.
O Senhor está dizendo: " Oh Arjuna você é o meu hábil estudante. Eu tenho explicado em detalhes a espiritualidade porque você é querido por mim. Você tem tentado siceramente se elevar dos chakras mais baixos e sentar perto de Mim na sua carruagem corpo, em kutastha ( sexto centro, o centro da alma). Você é habil para entender conhecimento jnana e vijnana aplicação do conhecimento, que obtem conhecimento e quem o aplica na prática. Você tem tentado ascender até o estado da superconsciência, Eu sou o Ser interior, sua eterna companhia. Eu existo com você continuamente e em todos os lugares. Eu estou respirando para você. Eu sou o seu verdadeiro amigo. Agora Eu estou dizendo para você a verdade suprema. Embora Eu utilize palavras, não posso expressar com palavras."
Neste verso O Senhor diz hitakamyaya, que significa ' para o seu bem estar'. Ele está dizendo " Eu quero o seu bem estar, você é minha criança, você é realmente querido por mim, por favor ouça e Me siga". Esta é o relacionamento do corpo e da alma, discípulo e mestre espiritual,criação e Deus. O mestre proporciona o bem estar e o completo desenvolvimento do siscípulo. Ele quer que o seu aluno se destaque e se torne maior para ele. O mestre ama ama de modo incondicional seus alunos. O relacionamento entre o mestre e o discípulo é baseado unicamente no amor e espiritualidade. O verdadeiro aluno valioso devagar e sinceramente segue as instruções do mestre e firmemente se dirige para a Sua presença . Cada palavra do mestre contém uma suprema verdade espiritual.
O discípulo sincero que pratica Kriya pode de modo continuo e espontaneo o som divino dia e noite. Esta é a palavra suprema, the paramavaca, a fala divina do Supremo.
O Senhor mostra o seu amor por mim a cada dia, há muito , mas eu ainda me esqueço, não consigo retribuir o Seu amor. Recebi a trepadeira da devoção pela graça e misericórdia de Sri Guru e Sri Krishna mas ainda tenho dificuldade de manter acesa, vou me esforçar como Arjuna e tentar mais e mais ser um guerreiro poderoso como ele comocando empprática cada palavras sagrada .
Śrī Caitanya-Caritamṛta (Madhya-Līlā):
brahmāṇḍa bhramite kona bhāgyavān jīva
guru-kṛṣṇa-prasāde pāya bhakti-latā-bīja
"Enquanto vagam continuamente pelos inúmeros universos materiais, algumas jīvas extremamente afortunadas obtêm a semente da trepadeira da devoção (bhakti-latā-bīja) na forma de śraddhā, pela misericórdia sem causa de Śrī Guru e Śrī Kṛṣṇa"
ajnãnatimirãndhasya visayãkrãntacetasah
jnãnaprabhãpradãnena prasãdam kuru me prabho
No livro " Forguive my Forgetfulness ( A prayer of Remembrance ) Shri Guru ensina no capítulo 4: Todas as coisas eu me esqueci de fazer:
Na vida humana, existem algumas coisas que devemos esquecer e algumas que não devemos esquecer. Algumas que nós devemos sempre nos lembrar. Infelizmente o preoblema na vida humana é lembrar do que o que nós devemos esquecer e esquecer o que devemos nos lembrar.
No estilo de vida tradicional na Índia, existiam injuções védicas ou instruções de como viver, assim como as leis de Moises as Leis de Manu.
Por exemplo durante nosso retiros espirituais as pessoas meditam os tres períodos todos os dias. Quando elas retornam para as suas casas , não conseguem ter uma vida disciplinada, ou elas voltam para os seus velhos habitos ne não meditar e desperdíçam o seu tempo. Nós tivemos 4 meses de curso de treinamento na Índia, e algumas pessoas do Ocidente participaram. Estas pessoas levantavam as quatro horas da manhã, se exercitavam,e também meditavam nestas tres vezes no dia. Eles são muito disciplinadas neste período. Infelizmente ao voltarem para as suas casas eu recebi muitas cartas deles dizendo que que eles eram muito disciplinados durante o curso no Ashram , mas eles não conseguiam manter esta nova vida, este novo estilo de vida quando voltavam para suas famílias e vida no Ocidente. Isto aconteceu.
Isto aconteceu comigo exatamente neste retiro RTBC
"Não há ninguém que tenha cometido mais erros do que eu. E não há ninguém mais grande do que você, ó Senhor, quem pode me perdoar?"
Na Shree Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 3 verso 352
ajnãnatimirãndhasya visayãkrãntacetasah
jnãnaprabhãpradãnena prasãdam kuru me prabho
352.Oh Senhor! Sou alguém cujos olhos estão cobertos pela ignorância e minha mente está contaminada pelo prazer dos objetos dos sentidos. Através do dom divino de luz e conhecimento, rogo que derrame sua graça sobre mim.
om srigurave namah
Shrimad Bhagavad Gita
Jnana Vijanna Yoga
A Yoga do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento
Capítulo 07 verso 14
daivi hy esã gunamayi
mama mãyã duratyayã
mãm eva ye prapadyante
mãyãm etãm taranti te
07:14 Esta divina maya (ilusão) Minha consiste nas três qualidades da natureza. É extremamente difícil de superar, exceto aqueles que constantemente mantêm sua atenção em Mim (meditam)
Shri Guru comenta no Livro do Paramahamsa Hariharananda Bhagavad Gita : Este Capítulo 7 da Shrimad Bhagavad Gita
O conhecimento( jnana) é o primeiro passo e a sabedoria ( prajnana) o último, a expreriência suprema Entre um e outro está vijnana ( o conhecimento aplicado). Jnana é as informações coletadas, vijnana é a jornada de acordo com o conhecimento disponível ou adquirido e prajnana é o fim da jornada, a meta alcançada,o fim de todos os esforços e provações.
Aqui o Senhor revela com suas próprias palavras, seu evangelhos divinos, Ele está explicando Sua natureza e o seu Jogo Divino.
Aqui , entre os versos de 13 a 15 ele descreve as tres qualidades da Natureza.
A pratica da meditação, meu refúgio no Senhor, a purificação com a graça divina. A prece diária é um alento para enfrentar a luta do dia a dia com coragem, serenidade e fé. Com meu Mestre, guru preceptor, Narayana, Senhor Jagannath Gopala ( a testemunha) e a mãe Divina que elimina o mal , me sinto protegida.
O momento de reflexão, a busca do conhecimento e autoanálise
Tendo muita dificuldade na autoanálise, frente a um momento difícil de lidar com os problemas de relacionamento e do dia a dia me confronto com a oscilação das tres qualidades da natureza se alternando em mim. Isso causa um sentimento de inadequação e dificuldade , falta de força para predominar sattwa O ego desperta uma sensação de vergonha ou constrangimento pelas dores e más atitudes ou escolhas. O Mestre, lê minha alma, o coração e a mente eu confio a ele minha evolução espiritual. Costumo buscar nas escrituras e palavras escritas dos Mestres, a voz da consciência e a graça divina de perceber o processo espiritual, o jogo divino do Senhor. Ele mostra todo o caminho desta busca até aqui , me chamando para continuar. A pratica da meditação para mim tem sido a voz divina antes e depois da tentativa de meditar profundamente, buscar o silêncio absoluto da mente . O objetivo é a comunhão plena a realização espiritual,é o que eu desejo, mas é preciso seguir a Sadhana com determinação e disciplina. O caminho se torna estreito e é preciso seguir em frente sem vacilar, Shri Guru está sempre ensinando, guiando, mas tudo depende do empenho .Com a graça divina e o ensinamentos do Mestre pratico as tecnicas de meditação regularmente, e recebo a informação certa na hora certa o conhecimento, a informação chega até mim, mas a aplicação deste conhecimento é arduo no dia a dia, momento a momento. As armadilhas e fantasmas do ego, memória, intelecto e mente me assombram. Mas a luz , o guru ilumina este caminho. Isso Parece mágica, mas não é , esta é graça divina , a presença viva de Deus na minha vida se revelando de um modo objetivo e prático como atingir um vida de pureza satwa e niveis mais sutis e elevados de consciência até um dia ou uma vida chegar à sabedoria.
As escrituras, A sabedoria dos Mestres para iluminar, clarear esta minha reflexão:
A Sadhana: as Tres Gunas na a luz da Kriya Yoga, Tantra: Nossas qualidades e e atitudes, Eliminando qualidades negativas, A arte de viver e ofertar seguir em frente , o guru preceptor
Paramahamsa Hariharananda no seu livro Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga ensina:
A Pratica da Kriya Yoga, As três qualidades da Natureza e a Sabedoria
A alma individual também está ligada ao corpo por essas três qualidades presentes na Natureza Cósmica. O Ser Supremo criou tudo o que existe, com a ajuda da Sua Prakriti (Natureza) dotada das tres qualidades. O Universo é criado, dissolvido e permanece latente em ciclos. E nós somos parte do Universo.
A maior das três qualidades é Sattwa. É pura. Ela traz iluminação felicidade, sabedoria e também.Satwa o modo da bondade :
equanimidade, controle dos sentidos, a tolerância, a discriminação, a penitência, veracidade, compaixão, a lembrança, o contentamento, a renúncia, a liberdade do desejo, fidelidade, humildade e prazer interior
A segunda qualidade de Rajas dá origem a paixão se manifesta por intenso apego e da ganância. Ela causa dor e sofrimento.
É o modo da paixão que é : a luxúria, esforço, vaidade, insatisfação, orgulho falso, a busca de bênçãos, o separatismo, a gratificação dos sentidos , imprudência, o amor de louvor, ridicularização, exibição de bravura e punir duramente.
A terceira, denominado Tamas, é a pior de todas. Ela surge devido à ignorância e resulta em letargia escuridão e ilusão.
modo da ignorância se caracteriza como a intolerância, a ganância, falsidade, violência, chamando a atenção , a hipocrisia, a indiferença, discussão, a lamentação, a desilusão, o sofrimento da depressão, preguiça, falsas expectativas, medo e preguiça.
A Mãe Divina e a eliminação das Qualidades Negativas
A Grande Mãe , Durga nos ajuda a matar as forças do mal em nós , para isso devemos estar atentos e vigilantes e sempre ter a intenção de fazer o melhor e praticar isso, cultivar a bondade a sinceridade e a espiritualidade a cada dia pois estamos sujeitos às forças das tres gunas dentro de nós.
A pratica sincera da Kriya Yoga nos possibilita vivenciar em nosso interior e no mundo à nossa volta esta batalha do bem e do mal, podemos sentir a energia de Durga em cada chakra matando as nossas tendências tamas e rajas. Nossa disciplina espiritual é a unica forma que temos de cultivar o bem.
Krishna nos pede para procurar diligentemente expulsar Tamas da nossa natureza. Devemos controlar e dominar Rajas e sabiamente desviar o seu poder para os tipos de boas atividades. Sattwa deve ser cuidadosamente cultivada, desenvolvida e conservada de modo a permitir-nos alcançar a imortalidade. O sábio é claro, vai além de todas essas qualidades, pois, embora seja Sattwa que lhe permite chegar a Deus, até mesmo essa qualidade irá prendê-lo se ele for ligado a ela.
Shri Guru ensina no seu livro "Isso Também vai Passar , livro 4 da série A Arte de Viver e Ofertar"
"A vida é uma jornada de mão unica;não é possível voltar atrás. Cada momento do tempo só acontece uma única vez.
A vida é uma arte,todos nós somos artistas. A vida como uma arte não quer dizer arte física que produzimos através de um quadro ou escultura, mas a arte de viver em amor,serviço e doação.Esta arte traz beleza para as nossas vidas. Se nos tornarmos bons artistas nesse sentido,passaremos a ser mais belos e atraentes,sem nenhum esforço exterior. Essa beleza é um fluxo de amor que transborda dos nossos corações. Então, vamos começar a viver assim,com uma atitude positiva e de entendimento prático"
Meu Mestre Paramahamsa Prajnanananda ,no seu livro Jnana Sankalini Tantra ensina:
A Sadhana e a Ciência do Tantra
O Tantra é científico, não há mais elementos mágicos nele do que em qualquer outra disciplina.
Tantra é Sadhana,que emprega uma abordagem sistemática passo a passo com uma rigorosa disciplina física e psicológica que traz o desenvolvimento geral do indivíduo. Tantra não é apenas uma disciplina espiritual, mas também um caminho regulamentado, aberto a todas as religiões, que busca trazer Deus para a vida cotidiana desenvolvendo uma perspectiva universal.
A Tripla qualidade da Natureza na Sadhana
A vida espiritual é um processo evolutivo da animalidade para a racionalidade e ultimamente para o estado de divindade.Cada ser individual é potencialmente divino, mas nossas qualidades divinas muitas vezes permanecem imanifestas. A evolução espiritual desperta a divindade latente que fica adormecidadentro de nós a fim de atingir o estado de perfeição. De acordo com a vedanta a criação ( maya) é permeada por tres qualidades governantes.Através da sua alternação e combinação em infinitas variedades de nomes, formas e qualidades são criadas. Estes aspectos são também operam no interior de cada ser individual e torna cada pessoa distinta das outras. Cadsa ser individual tem uma natureza predominante operando a qualquer hora e em qualquer momento.
A Sadhana as qualidades e e atitudes bhavas
A jornada é como subir uma escada, e cada um, de acordo com suas intenções e qualidades, é avaliado como tendo alcançado um nível específico. Significativas são as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador na determinação de cada nível. A literatura tântrica enfatiza:
Pashu bhava: comportamento animal determinado por instintos e emoções. Aqui tamas é predominante neste estágio Suas prátcas espirituais é para obter prazeres ou poderes ocultos.
Vira bhava; comportamento heróico , retratado como consciência em meio a uma luta, manifestada em esforço persistente. Este estágio é predomina a mente rajásica e mais purificada do que a mente tamásica. Neste ponto, os buscadores tântricos usam práticas simbólicas para crescer espiritualmente.a qualidade rasásica qualidade em sua natureza desempenha um papel importante devido a uma luta interna ativa por melhoria. A mente rajásica tenta cultivar virtudes, e isso implica enorme autoesforço.Pessoas rajásicas estão focadas nos aspectos psicológicos e "astrais" de sua natureza e interessadas em obter poderes naturais de uma ordem superior.Algumas pessoas rajásicas evoluem e crescem para se estabelecerem sem esforço no estado divino de divya bhava
Divya bhava divindade ,manifesta no amor supremo por toda a criação, uma atitude de paz, alegria e contentamento. é a forma mais elevada de prática tântrica. Não há manifestações externas ou tentativas fúteis para obter poderes ocultos.Provido de sattva, nos poderes ocultos mentais imerso no estado de meditação profundaEles tentam ir além do nascimento e morte no caminho do amor supremo.
pashu bhava,vira bhava e divya bhava podem ser comparados com o broto,a flor e o fruto que envolvem o processo natural para atingir o estado de realização
Onde não há mais nenhuma consideração por aspectos menores como prazer ou propriedade. A prática tântrica leva à experiência e manifestação da divindade já presente dentro de nós.