Shrimad Bhagavad Gita
Vishwarupa Darshana Yoga
A Yoga da Forma Cósmica Revelada
capítulo 11
v 27
Shrimad Bhagavad Gita
Vishwarupa Darshana Yoga
A Yoga da Forma Cósmica Revelada
capítulo 11 v: 36
Kriya Yoga Sadhana: Auto conhecimento, Devoção e prática da Kriya , lições do Mestre na Shrimad Bhagavad Gita
Shrimad Bhagavad Gita
Vishwarupa Darshana Yoga
A Yoga da Forma Cósmica Revelada
capítulo 11
v 27
Shrimad Bhagavad Gita
Vishwarupa Darshana Yoga
A Yoga da Forma Cósmica Revelada
capítulo 11 v: 36
Shrimad Bhagavad Gita
Atma SamyaYoga
A Yoga do Autodomínio
capítulo 6
v 20
niruddham yogasevayã
yatra cai 'vã 'tmanã 'tmanãm
pasyann ãtmani tusyati
Quando a mente é dominada pela prática da meditação, ela permanece no Ser, percebe o Ser e se regozija no Ser (20)
No seu livro : Bhagavad Gita in the light of kriya yoga a rare metaphorical explanation for God realization Shri Paramahamsa Hariharananda ensina :
Yoga e Meditação
Yoga é um ramo da Filosofia Indiana; meditação esotérica; perceber a união constante com o Ser divino em cada respiração, em cada momento, em cada atividade e em cada conquista. Yoga é a maneira pela qual você pode perceber a divindade manifestada em todo o universo e também em todo o corpo.
Srimad Bhagavad Gītā – 2.48 O Senhor diz:
samatvam yoga ucyate
A equanimidade é chamada de Yoga
Shri Paramahamsa Hariharananda explica no diagrama The Correlation Between the Body Microcosm, Chakras and AUM, um resumo do caminho da Kriya Yoga
Ele demonstra de um modo sintético e não menos profundo o Sistema humano , o microcosmo , os corpos físico, astral e causal que é um protótipo ou imagem de todo o universo ( a criação) e o Criador e as entidades do mundo material e espiritual.
Ele ensina:
em AUM " M" é o Corpo físico ou grosseiro :
Com a prática da Kriya Yoga , com a graça divina é possível perceber iluminar e dissolver os 24 elementos do corpo físico até chegar ao Conhecimento ao desejo real e puro da Verdade.
Os 24 elementos são: os Sentidos e os seus orgão de percepção;
Os cinco elementos grosseiros cada qualidade do na respiração ( apana,prana,samana,viyana e udana)
os cinco órgão de ação ( reto,genitais, pernas, mãos e voz)
Além dos 4 instrumentos da mente ( manas :os pensamentos, Buddhi: intelecto, Amkara :ego e citta : a memória)
O conhecimento é o primeiro estágio da dissolução da ignorância: a conexão do corpo físico e o corpo astral.
em "AUM" "U" é o corpo astral :
1-O conhecimento
2- Superconsciência : ham-sa a consciência da alma fluindo em cada respiração no corpo, a luz divina subindo e descendo dentro de si.
3-A Consciência Cósmica: ouvindo o som interior de Deus sem pensamentos ou sentidos corporais, calmamente observando os movimentos internos
4- Sabedoria: A realização de Deus além dos sentidos mundanos samadhi profundo, não pode falar.
5- Mãe Divina Natureza , corpo astral, poder de Deus que dá forma
6- núcleo da Alma ( ponto atômico)
A conexão entre o Corpo Astral e Causal é o núcleo da Alma ( ponto atômico)
em "AUM" "A" é o Corpo Causal
7-O Pai celestial, Poder sem forma de Deus, Condutor de Tudo
É o nirvakalpa samadhi: sem pulso, desapegado mas compassivo
Nirvakalpa Samadhi.
A Kriya Yoga é a ciência do autocontrole e auto realização, a realização no Ser Supremo através da meditação.
Para se chegar ao conhecimento de quem somos nós, da presença divina dentro de nós, precisamos praticar mais e mais. A meditação é
No Yoga Sutra de Patanjali é dito:
" Meditação é fluxo ininterrupto de conhecimento"
Penso ; então só começamos a praticar , nos concentrar e exercitar a meditação quando realmente conhecemos nosso corpo físico ou grosseiro ( que inclui a mente) conforme descrito no Diagrama de Shri Paramahamsa Hariharananda, e isso está além dos 24 elementos? A minha resposta para mim mesma é : Você tem que se esforçar mais e mais.
No Livro: The Yoga Sutra of Patanjali With Commentary by shri Lahiri Mahasaya e explicações Mestafóricas , Shri Guru explica:
A mente significa muitos pensamentos, concentração significa pensamentos limitados e meditação o não pensar em nada e isso não pode ser descrito e sim experimentado. É preciso muita concentração para experimentar o estado de meditação.
Meditação está além do jogo da mente, pensamentos, intelecto ou ego.
Com a graça de Deus e dos Mestres se obtém o profundo estado de meditação. Sem a sua graça a meditação não é possível, meditação é como dormir profundamente com consciência.
Então é preciso praticar tudo cautelosamente e sempre alerta, com amor e devoção à Deus, aos Mestres.
O Mestre ensina que praticando a arte da concentração dharana constantemente, a meditação virá.
A pratica regular do pranayama leva à concentração dharana e ela à meditação.
Pranayama ou o controle da respiração promove a calma e a concentração.
Na nossa prática treinamos, exercitamos tipos , alternativas do controle da respiração pranayama durante o exercício de meditação e durante o nosso dia dia.
Paramahamsa Hariharananda explica
a yoga yajna é utilização do poder da yoga da ação e do conhecimento para retirar todo o poder dos centros inferiores e elevar para o centro superior, permanecer lá além da mente, do pensamento, do intelecto, do ego e do sentido do corpo no estágio sem forma.
Na pratica O yajna , cerimônia de fogo interior é oferecer os sentidos, a fala, o prana e a mente na chama da Consciência dentro do coração (hridaya). É preciso despertar o Agni interior para ter conhecimento, o pranayama é entregar cada respiração como oblação ao Senhor.
Kriya Yoga nos chama para a prática , muita dedicação, concentração e exercício da meditação , a união divina em cada cada pensamento, palavra ou ação. Se não colocarmos isso em prática realmente não estaremos seguindo o caminho da Kriya Yoga.
jai guru omkara
Shrimad Bhagavad Gita
Bhakti Yoga
A Yoga do Amor Divino
capítulo 12
v 11
kartum madyogam ãsritah
sarvakarmaphalatyãgam
'atah kuru yatãtmavãn
12:11 Ou, se você não for capaz de fazer nem isso, recorra ao yoga da realização (ação disciplinada); renuncie aos frutos das ações por autocontrole.
Paramahamsa Hariharananda, explica este versículo no seu livro : No seu livro Baghavad Gita in The Ligth of Kriya Yoga A| rare metaphorical explanation for God Realization,
Nos versos anteriores, o Senhor falou de abhyasa, repetição de prática. Agora o Senhor é explicado como vairagya, desapego interior.
Os Yoga Sutras (1:12) de Patanjali dizem, abhyãsa varãgyabhãm tat norodhah: A tranquilidade da mente é obtida pelas duas pernas necessárias para progredir no caminho espiritual. Sem um, o outro é incompleto; quem busca é coxo.
São dois lados de uma mesma moeda. Abhyasa é a prática repetida de meditação e um estilo de vida espiritual. Infelizmente, as pessoas fazem muitas coisas, até mesmo meditar, sem desapego, com expectativa de resultados. No versículo anterior, o Senhor explicou detalhadamente o estado mais elevado de meditação e as práticas espirituais até o ate mais baixo.
Neste versículo, o Senhor discute duas coisas: primeiro, desistir ou renunciar aos frutos das ações e, segundo, recorrer ao yoga da realização divina (ação contida). O resultado de cada ação segue a pessoa que a executa. Apenas pensando, "renuncio ao fruto desta ação” não é uma renúncia real.
Quem está realmente realizando a ação em cada corpo vivo? Um corpo pode funcionar sozinho? Não.
Um corpo sem espírito ou alma está morto, inerte e sem função (Veja a Bíblia, Tiago 2:22)A alma pode trabalhar no mundo sem o corpo?
O corpo e a alma só podem funcionar no mundo quando estão unidos.
As pessoas comuns são conscientes do corpo e egocêntricas. Eles pensam como se fossem o corpo e, portanto, não conseguem perceber a alma. Essencialmente, os seres humanos são a imagem de Deus; eles são a alma, o poder ilimitado de Deus. Esse poder ilimitado permeia e funciona através da respiração. Portanto, a alma é o único executor. Perceber isso é devoção e fruto da ação mesmo durante o trabalho.
Você se desapega dos frutos da ação através da meditação, vivendo uma vida espiritual, percebendo a presença da alma e realizando kri e ya durante cada ação.
Além disso, ao perceber o poder de Deus, todas as suas atividades são puras; você fica livre da tentação e da paixão.
Você não renuncia à ação para se desapegar dos frutos da ação. Enquanto a respiração permanecer no corpo, muitos tipos de trabalho serão realizados devido à atividade nos chakras. Através da meditação regular, levando uma vida espiritual, ação disciplinada, evitando pensamentos, palavras e ações inúteis, negativas e distrativas, e prática sincera de Kriya com fé, a renúncia interior e o desapego são alcançados.
Refletindo no meu sofrimento fisico mental e espiritual e no ego que destroi as formas mais puras, o Amor Divino, Bhakti.
Guruji ensinou no seu discurso do dia 4, Baba disse para colocar o coração no bolso. E isso é marcante.
Ouvi hoje e reconheci o egoismos arrogância e vaidade
Me lembrei de Jesus , hoje quando o Swami Ishwarananda e os residentes Miguel Baba e Tom Baba estão justamente aqui em Santos ,subindo o Monte Serrat, são 400 degraus a viacruxis de Jesus. O caminho de Jesus até a crucificação. Depois de tres dias ressussitou e voltou para o planeta até que a sua missão estivesse cumprida. Mas ainda não foi, tem muitos que como eu que precisam ser resgatados , seguem rumo à libertação da cruz, a seu exemplo.
Chegar ao topo é chegar até a fontanela, é o caminho do sushumna de ida e volta è o caminho de toda a vida daqueles que seguem Jesus e os Mestres. O Swami veio para dar uma entrevista na TV. Pude compreender a lição da correrção. Do pensamento egocêntrico , do sofrimento para enxergar e reverenciar o Plano Divino em ação.
Os Mestres da Kriya Yoga são um com todos os Mestres do Planeta todas as formas de Deus. Todos passam por isso para nos ensinar. Enfim o ego a vaidade e a arrogância se manifestam primeiro no pensamento.Aí é preciso cortar. O guru corta o seu corte é pratico, sem emoções o devaneios. Ele também nos ama e dá todos os sinais deste amor com sua presença sutil.
Os diferentes tipos de ego tem que ser cortados para chegar até Deus , o Ser Supremo que habita em todos nós.
Paramahamsa Hariharananda, explica
no seu livro :
No seu livro Baghavad Gita in The Ligth of Kriya Yoga A| rare metaphorical explanation for God Realization,
cada tipo de ego que é preciso ser eliminado para aceitar o karma, o sofrimento com gratidão. Para entender as diferenças , ontem li no seu livro como Shri Guru aprendeu com as lições da sua Mãe Divina quando ele era bem pequeno e sofria sem entender porque. Ele aprendeu o que é karma de outras vidas e desta vida. Agora ensina o que é sofrer para mim, iluminando minha ignorância. estou tentando entender o sentido da minha vida e tanto sofrimento. è uma dura lição necessária.Mas é também uma linda lição de amor, Amor Divino.
A dor e o sofrimento às vezes são processos vivenciados comosco ou com os nossos familiares e entes queridos e isso abate aqueles que como eu estão neste processo de eliminação do ego , fortalecimento da fé, Aprendendo a me me sintonizar mais e mais com presença sutil de Shri Guruji, com graça do Amor Divino.
Então pesquisei o termo Ego no meu Blog e encontrei um linda explanação s gobre o Senhor ensinando para não ficarmos abalados como Arjuna,pois esta não é uma atitude daqueles que o amam e o seguem, mas é preciso estarmos vigilantes.
Refleti e fui meditar, purificar mais e mais a purigicação e irradiação do Amor nos chakras para eliminar o ego.
O ego é um grande impecílio no caminho espiritual e na evolução do ser humano.
Baghavad Gita 02:02 Samkya Yoga : , a Yoga da Consciência Interior ( v2)em 03 de fevereiro de 2012
sribhagavan uvaca
kutas tvã kasmalam idam
visame samupasthitam
anãryajustavam asvargyam
akirtikaram arjuna
O Senhor Abençoado disse:
Arjuna, neste momento muito crítico, porque tem essa fraqueza tomada sobre você? Isso não é nobre, não é divino em você.(02;02)
Paramahamsa Hariharananda, ensina:
ego no caminhoespiritual em cada chakra
Nosso amado Guruji nos diz que para termos qualidades divinas precisamos estar eternamente vigilantes. O Ego é um dos principais obstáculos para vencermos a decepção a desilusão e a tristeza.Estas não são qualidades divinas. Só o Amor de Deus nos diviniza.
Temos que analisar os motivos de nosso abatimento. Se for pelo Ego ferido com certeza não é um processo de disciplina espiritual interior pelo reconhecimento humilde de nossa pequenez diante de Deus, O Universo os Mestres nosso Gurudev, , nossos pais e professores.
Temos que estar sempre vigilantes : cada um dos cinco primeiros Chakras que purificamos e energizamos nas nossas práticas de Kriya Yoga, está relacionado a um tipo de Ego. Porisso somente a prática contínua, sincera , com Amor e Devoção purifica nossos chakras.
Ego da Riqueza
O Ego da Riqueza nos torna mesquinhos, apegados aos bens materiais. Nos sentimos superiores pela posse de bens materiais. Somos preconceituosos com os que não as possuem, Queremos acumular mais e mais sem nunca ser o suficiente.
Se tivermos sempre nutrindo o primeiro chakra ou Muladhara com o Amor de Deus e a disciplina ao Gurudev, tudo o que possuimos, seja pouco ou muito, será utilizado para servir ao propósito divino e ao bem comum. Livre de apegos, expectativas ou desejos.
O que nós possuimos realmente?
Se temos riquezas distribuimos ou acumulamos para o nosso benefício?
Dividimos o que temos, independente de ser pouco ou muito?
O que estamos fazendo para que haja menos desigualdade ?
Ego de Gênero
O Ego do gênero nos torna compulsivos pela beleza e atração física, ideias de superioridade e a disputa entre homens e mulheres. Preferências por filhos meninos ou meninas. Escravidão aos desejos e dificuldades para manter uma vida sexual saudável. O Ego de genero faz com que pessoas seduzam, ecravizem, violentem e matem em nome do desejo e vaidade.
Se estivermos sempre nutrindo e purificando este chacka Swadisthana a Poderosa Energia de Shakti pode ser canalizada para a construção de famílias saudáveis e efetivas no papel de educar e proteger os filhos até sua emancipação. Esta poderosa Energia da Mãe Divina pode nos levar ao êxtase espiritual , a união cósmica de Shiva e Shakti no centro da alma e nossa união com O Senhor Todo Poderoso na fontanela : os diferentes tipos de samadhi durante a meditação e parabastha ( os efeitos da meditação) e como descreve o Yograj Lahiri Mahasaya até a libertação o estado de Sthirattva ( Tranquilidade eterna). Nirvakalpasamadhi e Mahasamdhi.
O Ego da Saúde
O Ego da Saúde faz com que utilizemos toda a nossa energia vital para o culto ao corpo, á perfeição das formas e desempenho. Faz com que sintamos repugnância pelas deformidades e doenças que acometem a maioria das pessoas, o envelhecimento e a dor. Todas as formas de prolongamento da vida material e a valorização da propria vida e da sua família em detrimento da vida dos demais. O uso de vidas humanas e animais para a produção de recursos de prolongamento da vida quando 2/3 da pupulação mundial não tem sequer acesso á agua potável e alimentos.Todas as necessidades básicas passam a ser supervalorizadas e acessíveis a poucos.
Quando estamos sempre nutrindo e purificando este chakra Manipura e a Energia Vital que nele é processada, aprendemos à tolerância, a nutrição através da respiração, a moderação, o jejum, a agradecer os alimentos, os cuidados com o corpo como morada divina , promovendo condições básicas de vida para todos os seres vivos e direito á existência e morte dignas.
Ego de Status
O Ego do Status ou posição faz com que nos sintamos melhores do que os demais por qualquer que seja o motivo. A arrogância, raiva, vaidade,orgulho,prepotência, desdém, humilhação, injustiça, preconceito, inveja destrutiva, ciúmes.
Quando nutrimos e purificamos o chakra Anahata passamos a viver o caminho da Kriya Yoga com Amor Universal, a Bakti ( a devoção entre o adorado e o adorador) enquanto somos buscadores espirituais e discípulos até a emancipação Bijnan ou Ciência Absoluta, consciencia divina ( a Auto Realização em Deus)
O Ego da Inteligência
O Ego da Inteligência faz com que acreditemos que as habilidades que herdamos e foram estimuladas pelo ambiente familiar e social, sejam propriedades nossas, das quais utilizamos para o nosso benefício e nos envaidecemos delas. Faz com que esqueçamos quem somos e o que viemos fazer aqui. Faz com que acreditemos que por termos vários tipos de inteligências e habilidades complexas somos superiores aos animais e plantas que também são criaturas de Deus. Os grandes genios, cientistas, artistas, teóricos , inventores tem habilidades que deveriam ser postas a serviço da divindade da humanidade e da natureza.
Quando purificamos e nutrimos o Vishudha Chakra, e energia do Senhor Shiva e da Mãe Kali destroem a ilusão da dualidade, e percebemos que existe um só caminho para a evolução e está dentro de nós mas não nos pertence.
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Ego da Religião
O Ego da religião faz com que acreditemos que nossas crenças ou dogmas, escrituras ou regras sejam superiores às demais, ou absolutamente necessárias para ter acesso á Verdade Absoluta.Faz com que hajam guerras, violência, terrorismo, segregação em função do credo e seus ritos. As religiões são organizações de pessoas em torno de ritos e rituais que fazem parte da História e Cultura de diferentes Povos e Etnias por todo o planeta. A síndrome da superioridade e da autoridade religiosa do discurso é a característica mais marcante. Falar de Deus , pregar é diferente de viver, experimentar a ação de Deus em nós e no mundo.
Que nutre e purifica o Ajna Chacra passa ter humildade, pois tem acesso à Verdade Absoluta, na qual nossas capacidades humanas são poeira .Como diz o Gurudev no texto do link Ego : causa e solução, riqueza, beleza,inteligência e status não são permanentes, O Amor de Deus sim, é permanente!
Acima do centro da Alma, Ajna chakra existem mais chakras até a fontanela, dentro do crânio ( caverna de Brahman) nestes chakras toda a forma, criada pela mente humana é destruída e só fica a essência do ser o self ( a pura consciência infinita).
Parakasha
A pratica sincera da Kriya Yoga guiada por um Mestre nos permite dissolver a mente Manas, o intelecto Budhi, o coração Chittva e Ahangkara o Ego e seguir a respiração.
Daharakasha
Entrar no estado do "nada" superconsciência abaixo da fontanela ( ponto atômico)
Atmakasha
consciência cósmica na fontanela ( ponto atômico)
Mahakasha
nirvakalpa samadhi acima da fontanela, sem pulso e sem respiração.
Para acessar e deixar fluir a energia divina através do sushumna e todo o corpo é preciso entregar o Ego para o Senhor, que como Senhor Shiva segura o veneno dos chakras mais baixos, onde o ego nos amarra e a mente nos ilude. Quando atravessamos chegamos ao centro da alma a ilusão se dissipa como uma nuvem e recebemos o banho de Amor Divino, do Amado. Aos poucos , com a Graça Divina e a meditação, vamos aprendendo a atingir os niveis mais altos, os chakras superiores.
Shri Guruji ensina no seu livro Entendendo o Ego:
O ego se desenvolve com a atitude de possuir coisas. Temos ego relacionado as nossas famílias " minha esposa é tão linda", " meu marido é tão bom", "meus filhos são tão inteligentes". Somos egoístas com qualquer coisa que possuímos e esse ego continua crescendo.Quando um pequeno problema surge,nós nos sentimos muito inseguros e, por isso queremos possuir mais.
A personalidade egogêntrica está sempre desejando possuir coisas materiais ou autoridade sobre as pessoas e até mesmo sobre os animais. Umapessoa intoxicada pelo ego está sempre insatisfeita e descontente.Os mestres espirituais descrevem o ego como um veuque nos separa do nosso Amado . Quando o "eu" e o "meu" desaparecem gradualmente o nosso Amado,o nosso Deus aparece. A vida se torna um rio de amor e compaixão.
Os Ensinamentos de Jesus
A misericórdia
Naquele tempo, 25 um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu:
“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.
E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
Jasus disse vá e seja como ele. Isso é bem assim não adianta sabermos falar de Deus, ensinar o que Deus ensina e ficar rezando e fazendo rituais, se não conseguirmos enxergar o sofrimento do outro, swe o sofrimento do outro não for o nosso próprio sofrimento. Ter compaixão e solidariedade, identificação como o outro e respeito nada disso importa. Ter misericórdia pelo outro é divino! Amar por tudo e todos, ter compaixão é divino, cuidar de quem sofre é divino!Assim estamos servindo a Jesus!Assim estamos servindo aos Mestres, estamos servindo a Deus.
jai guru omkara
Shrimad Bhagavad Gita
Vibhuti Yoga
A Yoga das Glórias Divinas
capítulo 10
v 33
Shri Paramahamsa Hariharananda ensina o significado de verso no seu livro Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga
Alfabetos e letras são uteis para falar,escrever, e compreender. No Ingles existem vinte seis letras, começando por A ( No Potuguês também 26 letras começando por A). No Sânscito são 50 letras, também iniciando po A. No sâncrito estas 50 letras são associadas com 50 tipos de ar ou respiração (panchasa vayu). O real significado de akshara ( o imperescível) assim como o conhecimento das letras e alfabetos são possíveis somente atraves do mestre realizado. "a" significa avyakta brahma,o Brahman imanifesto.
A composição das palavras em duas ou mais palavras são unidas.Na gramática do Sanscrito ,você pode compor palavras de seis formas. Uma forma é dvandva, which means duais .Esta dualidade é a união de dois aspectos em um pensamento. É também o princípio basico da yoga. Dvavdva é o dois que sinalizam a dualidade para a Unidade- corpo e alma, ser individual e Ser Supremo, unidos se tornam um. Isso é por que o Senhor diz dvandva samasikasya- " Eu sou dvavdva", aquele dual das formas compostas. Isto é a unidade a partir de todas as formas de dualidades.
O Tempo Infinito
A pessoas dividem o tempo em passado,presente e futuro. O futuro se inicia no presente. O presente é a transformação transformado do passado.Esta divisão do tempo é relativa apenas na percepção humana.O tempo na realidade está além de toda a dualidade.Ele é o fluir de um unico tempo. Esta é a conquista da dualidade para a unidade.
O Senhor : A Respiração que sustenta a Vida
dhata aham : " Eu sustento". Nas escrituras yogis,é dito, ayur vãyu, balam vãyu,dhãtã saririnah; " A respiração é vida, a respiraçãoé a força, a respiração mantém este corpo". Vayu significa a respiração ou vida- a vida útil. Respiração é também a força da pessoa, sustenta a vida no corpo. Sem respiração, nós não podemos viver. O ar que flui dentro do corpo é a respiração; o ar que permanece fora é sem forma, existe por toda a parte.
Na Brahma-Sutra , comentada por Adi Shankaracharya
(Traduzido por Swami Gambhirananda)
"Essa fonte onisciente e onipotente é Brahman, da qual ocorre o nascimento, a continuação e a dissolução deste universo . Ele se manifesta através do nome e da forma, está associado a diversos agentes e experiências, que fornece suporte para ações e resultados. Regula o espaço, tempo e causalidade. Está além de todos os pensamentos e a real natureza da sua criação."
Kriya é a Unidade; ações kri e divindade ya , kriya que deve ser praticada a cada respiração.
vishwato mukham " A face de Deus está em tudo lugar". Deus é omnipresente. Você não pode esconder nada de Deus.Ele está dentro e fora. Perceber isso constantemente é meditação. Esta é a presença da consciência onipresente.
Shri Guru ensina no seu livro: Akshara Tattva, Sacred Syllables
A Unidade da criação: prakriti e Purusha
A criação é uma canção, a canção de vida e amor. Toda a criação canta. Os seres humanos são a \Suprema imagem de Deus em toda a criação. Nós podemos cantar, falare sorrir. No inicio da criação existia uma única linguagem,hoje existem muitas com suas formas de expressão.Desta maneira nós expressamos o anseio da nossa alma.
Cada corpo é o produto da união do corpo e da alma, prakriti e purusha. Purusha é o Ser que habita dentro de cada pessoa. Prakriti é a energia dançando através dos orgãos dos sentidos e externamente através de todos os elementos.
A Unidade Mãe Divina
A Mãe divina é descrita bhãsã rupa, ou a forma da linguagem
As Escrituras são a Mãe. A Mãe Divina é a linguagem do amor, pureza, e verdade
A linguagem universal, a união de todas as linguagens.
Cada alfabeto tem sua Lingua Mãe.
A unidade : A,
No significado raiz a significação do alfabeto Sanscrito A é uma vogal ( svara varna)
a ou o primeiro som significa : União de : Vishnu, Krishna,Shiva, Uma, Brahma,Indra,Soma,Vayu,sol,Yama,Kala,Vasanta,Pranava, " o Sopro de vida",, Deus sem forma,exstência absoluta, " não nascido",símbolo do conhecimento e energia,pessoa feliz,tartaruga, o alojamento das mulheres no palácio, sacrifício e também representa a negação.
A Unidade Om
A letra Om significa Brahman. Todas as letras do alfabeto são uma unidade
Citando Katha Upanishad ( IV-10,11):
"Aquele que percebe a multiplicidade sofre na vida. Aquele que experimenta a unidade na diversidade é iluminada"o
A Unidade Kriya Yoga
Kriya Yoga é a unidade de jnãna,karma e bakti
No seu livro forgive My Forgiveness: Apray of Remembrance Shri Guru ensina:
A filosofia Advaita significa o Monismo ( Um só Deus) ou a não dualidade de Brahman. Através da autoanálise se conhece " Quem eu sou" e se conhece que ! Eu sou Brahman Eu sou divino"
O Senhor é a trindade, os tres aspectos divinos: o criador ( Senhor Brahma) aquele que sustenta ( Senhor Vishnu)e o destruidor( Senhor Shiva)Estes são os tres aspectos da vida.
Apesar do Senhor Shiva ser o destruidor ele é ao mesmpo: o mestre da Yoga,tantra,musica e dança
Na Sree Shree Guru Gita, livro de Shri Guruji
caitanyam sasvatam sãntam vyomãtitam niranjanan
nãdabindukalãtitam tasmai srigurave namah
64.Eu me curvo a ele, meu guru preceptor, que é pura consciência, eterno, pacífico, desapegado como o céu, cheio de luz e além de todas as cores, que está acima deste estágio de nada(som),bindu(ponto atômico) e kala (tempo)
jai guru omkara
Shrimad Bhagavad Gita
Raja Vidya Raja Guhya Yoga
A Yoga da Secreta e Real Ciência
capítulo 09
v 12
Shri Paramahamsa Hariharananda ensina o significado de verso no seu livro Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga
"Ó Arjuna! Aqueles que Me ignoram ou Me desprezam devem enfrentar três dificuldades: suas aspirações são fúteis; suas atividades são infrutíferas, seu conhecimento é inútil."
As pessoas valorizam suas infinitas aspirações e expectativas, mas ficam inquietas esperando seus desejos serem atendidos. Eles permanecem se movendo entre os centros mais baixos. O seu trabalho não é orientado por Deus.Estas pessoas não conhecem a fonte da aspiração,o verdadeira conquista na vida humana.Sem discriminação,eles procuram fora suuas aquisições materiais,mad o desejo é a causa da sua atividade material. As reais atividades se elevam parao progresso.
Humanos são atraidos pela multiplicidade, , rondam em multiplos pensamentos. Elas não percebem a unidade em tudo-a presençãade um único ser divino. Elas, completamente desiludidas, acham que desejam paz, felicidade e alegria.
Estas pessoas são chamadas rakshasa,pessoas com natureza diabólica, extremamente mundanas e materialistas, realizando diferentes rituais embora plenos de medo ou perda. Eles são extremamente egoístas e tentam se apropriar de tudo por sí só. Eles estão cheios de amor por sí mesmos, alheios ao maor real.
Agitação e paz excluem uns aos outros, como a luz e a escuridão.A experiência e habilidade material proporciona apenas algun prazer nos chakas ou centros inferiores, maz a verdadeira paz, felicidade e alegria só pode ser percebida no estado de extrema calma.
Pessoas iludidas, extremamente agitadas e confusas , não encontram divindade em todas as coisas.Os seus desejos são tão multiplos quanto as suas atividades.Para eles a paz está longe. Pesoas que estão extremamente envolvidas em atividades materiais eventualmente perdem a sua energia e força; suas ações são o início do conhecimento.
Na reflexão até ontem Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro
Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga refente
No estudo concluido ontem ao Capítulo 17 , versículo 4 explicou
Yaksha e Raksya
yaksha é o senhor da riqueza
rakshasa é o senhor de todos os tipos de retenção
As pessoas adoram estes semideuses para adquirir e proteger seu dinheiro atraves de muitos modos. Eles também adoram estes semideuses para a satisfação material. Acumulam riquezas com ganância e prazeres dos sentidos.
Shri Adishankara nos ensina a questionar Shri Guruji sempre nos ensina a questionar a cada meditação, cada respiração:
Quem sou eu?
Na minha pesquisa bibliográfica de ontem encontrei este texto:
Qual é natureza que predomina em mim?
O egocentrismo é :O foco no "eu", sem considerar seu efeito sobre outros seres vivos, como "Eu sou o ator, eu sou o desfrutador", É considerado guna rajásica por aqueles que realizaram o conhecimento de Brahman .
Naqueles com predominancia da natureza tamásica são aqueles relacionados à a preguiça, o roubo, o desejo, a ilusão e a destruição.
Naqueles com predominancia da natureza rajasica são aqueles apaixonados cheios de energia e à ambição.
Onde está sua mente agora?
Aqueles com psique rajas dominante buscam conhecimento do dharma
Naqueles com preponderância da natureza sáttvica buscam espiritualidade, o divino e autoconhecimento, Sariraka Upanishad afirma no versículo 1.5
aqueles que buscam conhecimento destrutivo são tamásicos.
Shri Guru nos ensina no seu livro
Jnana Sankalini Tantra
Cada ser individualmente é potencialmente divino , mas nossas qualidades divinas estão imanifestas
De acordo com a Vedanta, a criação Maya é permeada e governa as tres qualidades. Com estas combinações e alterações são criadas infinitas variedades de nomes e formas. Estes aspectos também operam em cada ser individual e torna cada pessoa distinta da outra.
Cada pessoa tem uma natureza predominante operando em alternadamente.:
Qual é a natureza de cada atitude, agora?
tamas guna : (inércia e aborrecimento), preguiça e muita necessidade de dormir.
rajas guna: ( agressividade e ambição) identificação com a atividade e entusiasmo.
sattva guna ( calma e espiritualidade) plenitude da paz, felicidade e amor universal
Como as gunas se manifestam na jornada do seguidor?
Onde você está no caminho?
A jornada do seguidor é como subir uma escada de acordo com sua intenção e natureza, associada a cada degrau específico.
as qualidades e atitudes, bhavas, do buscador são significativas na determinação de cada degrau. A literatura Tantrica emfatiza:
pashu bhava comportamento animal determinado pelis instintos e emoções
vira bhava comportamento heróico retratada como a consciência em meio à luta, manifestada em esforço persistente.
divya bhava divindade, manifestada no amor sublime por toda a criação, uma atitude de paz, felicidade e contentamento.
na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:
O Parvati, esse bhava, que está além da percepção dos sentimentos e dos sentidos é Brahman. É o mais difícil de alcançar e é desprovido de nome e forma. É sem palavras e, portanto, inexplicável. Deve-se, assim, conhecer esse bhava
"Lembro-me e medito continuamente sobre o guru que é Brahman - o divino, puro, eterno, supremo, sem mácula e primordial, que alimenta todo o universo. Ele permanece eternamente presente no altar imperecível dos lótus de duas e mil pétalas. Ele é uma felicidade eterna, sem fim, completa. Assim, ele não é senão a alma, que entrou na cavidade divina e pode ir a qualquer lugar e em qualquer lugar, de acordo com sua vontade."
Qual é o caminho?
(Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena)
Seu Gurudev , Paramahamsa Hariharananda ensinou que não é imortante se somos flores pequenas ou grandes na Girlanda. É o guru que as une e todas são divinas.
Quem ensina e conduz o caminho?
Falou que na India as pessoas reverenciam, buscam sempre se curvar aos pés físicos do Mestre Espiritual e no ocidente este costume também foi adotado por alguns.
na Sree Shree Guru Gita O Senhor diz a Parvati:
A primeira sílaba gu significa a causa da manifestação de maya (ilussão) e os gunas (qualidades triplas da natureza). Conseqüentemente, a segunda sílaba ru é parambrahma, que remove o desapontamento, a ilusão e o erro.
guru preceptor
Eu me curvo ao preceptor do guru. Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.
A quem você referencia quando se curva?
"Contido em seus pés de lótus está o fogo florestal necessário para incendiar todo o universo. dentro de sua fontanela (brahma randhra), o lótus de mil pétalas, há um néctar semelhante à lua."
Shri Guruji na sua fala ontem 02/06/2024 em Viena
om srigurave namah
Shrimad Bhagavad Gita
Shraddhatraya Vibagha Yoga
A Yoga Classificação da FéTríplice
capítulo 17
v 4
Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :
Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga
Shrimad Bhagavad Gita
Prakriti Yoga
A Yoga do Conhecimento do Corpo, do Campo e Conhecedor
capítulo 13
v 4
rsibhir bahudhã gitam
chandobir vividhaih prthak
brahmasutrapadais cai'va
hetumadbhir viniscitaih
Aqueles que vêem o cantaram de muitas maneiras, em vários hinos sagrados, bem como nos princípios definitivos e bem fundamentados do Absoluto (Os Brahmasutras).
Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo no seu livro: :
Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga
Rishi significa homens de visão correta, os sábios. A canção dos grandes videntes e os escritos de Viyasa (Os Brahmasutras e os outros) não são apenas palavras nos livros. Estas escrituras são as experiências espirituais dos grandes videntes. São as canções da vida espiritual. Brahma significa o absoluto que tudo permeia, e sutra significa leitura ou ligação.
A coluna vertebral de cada ser humano é composta por trinta e duas vértebras empilhadas uma acima da outra. Todas as propensões animais, racionais e divinas se manifestam aqui. Mas quando uma pessoa cultiva o corpo humano com a ajuda do guru preceptor e através do poder de Deus, todas as qualidades animais podem ser superadas e a divindade pode ser percebida. Você pode evitar a escuridão da vida e perceber a iluminação constante.
Como perceber a presença viva de Deus em cada ser humano e em todo lugar? Este conhecimento foi revelado aos grandes visionários (maharishis), o homem de visão correta, como uma revelação espiritual.
Rishi significa homens de visão correta, os sábios. A canção dos grandes videntes e os escritos de Viyasa (Os Brahmasutras e os outros) não são apenas palavras nos livros. Estas escrituras são as experiências espirituais dos grandes videntes. São as canções da vida espiritual. Brahma significa o absoluto que tudo permeia, e sutra significa leitura ou ligação. Assim, a respiração é brahmasutra, o fio que se liga ao absoluto. Por causa desta respiração, todo ser vivo pode atuar no jogo divino de Deus, mas somente os humanos podem tomar consciência desta conexão. O Deus onipresente está respirando o sopro de vida em cada ser humano (Veja a Bíblia Gênesis 1:27)
As pessoas não deveriam vagar na escuridão como animais. Com a ajuda dos verdadeiros mestres do Kriya Yoga, você pode transformar sua vida, passando do estado comum para o estado divino, do conhecimento para a consciência, a consciência cósmica, chegando até mesmo ao estágio de sabedoria, que é o samadhi.
A terra corporal deve ser purificada e cultivada com a ajuda do guru preceptor. Assim como o professor da faculdade de medicina ensina tanto pela teoria quanto pela prática e ajuda seus alunos a se tornarem médicos qualificados e eficientes, da mesma forma o bendito Senhor diz: “Eu sou o Pai Todo-Poderoso, estou afirmando que os seres humanos não devem permanecer nas trevas.
As pessoas na escuridão são como os cegos que não conseguem ver nada; da mesma forma, as pessoas mundanas que não têm consciência do Eu interior são cegas. O Senhor Krishna é sa em cada ser – a alma, o Guru – e Ele está ensinando a todos vocês. Por favor, siga até Ele e alcance a realização de Deus.
Jai Guru
Na Shree Shree Guru Gita é dito:
na muktã devagandharvãh pitaro yaksakinnarãh
rsayah sarvasiddhãsca gurusevãparãnmukhãh
45- Aqueles que são avessos ao serviço do guru preceptor não podem ser completamente libertados, mesmo que sejam gandharvas, pitris, yakshas, charanas, rishis, siddhas ou devas.
gandharva é a designação de seres celestiais muito dotados para a música.
pitris são chamados de ancestrais lunares da raça humana
yaksha o nome de uma ampla classe de espíritos da natureza, geralmente benevolentes, que são responsáveis pela manutenção dos tesouros naturais escondidos na terra e das raízes das árvores
charanas uma classe de semideuses menores especializados em recitar louvores
rishi é aquele que conhece ou vê, portanto, um rishi é um vidente,é um termo védico para uma pessoa realizada e esclarecida. Os Rishis compuseram hinos dos Vedas
siddha"alguém que é realizado". Refere-se a mestres aperfeiçoados que alcançaram um alto grau de perfeição ou iluminação física, bem como espiritual, almas liberadas. Siddha também pode se referir a alguém que atingiu um siddhi , capacidades paranormais.
deva é um dos diferentes tipos de seres não-humanos. São mais poderosos, vivem mais e, no geral, têm uma existência mais satisfeita que a média dos seres humanos, deva significa resplandecente, brilhante, aludido à sua aparência luminosa. Como adjetivo significa algo divino, celeste, glorioso.
Shri Guruji ensina no seu livro Shree Shree Guru Gita
guru preceptor pode ser sickha guru ou diksha guru
Siksha guru é o professor que ensina os dois conhecimentos material,secular e religioso
portanto, qualquer pessoa ou qualquer coisa que aumente o conhecimento da vida, material ou espiritualé o professor
qualquer um. No início era a mãe, atualmente muitos são estes professores nas nossas vidas.
diksha guru é o professor que purifica o corpo e os órgãos dos sentidos do aspirante espiritual, infundindo a sua força espiritual no corpo e na mente do estudante através do processo de diksha ou iniciação. Na Kriya Yoga existem diferentes níveis de iniciação
Na Índia, desde tempos imemoriais, tem havido uma ênfase no significado do guru na vida de uma pessoa, o que requer o estabelecimento de uma relação saudável entre guru e discípulo, cultivando a atitude de gratidão para com o guru pre
om srigurave namah