Shrimad Bhagavad Gita
Atma Samyama Yoga
A yoga do autodomínio
Capítulo 6
v 21
Kriya Yoga Sadhana: Auto conhecimento, Devoção e prática da Kriya , lições do Mestre na Shrimad Bhagavad Gita
Shrimad Bhagavad Gita
Atma Samyama Yoga
A yoga do autodomínio
Capítulo 6
v 21
Shrimad Bhagavad Gita
Atma Samyama Yoga
A yoga do autodomínio
Capítulo 6
yatro 'paramate cittam
niruddham yogasevayã
niriddham cai 'va 'tmanã 'tmãnam
pasyam ãtmani tusyati
20. Quando a mente é dominada pela prática da meditação, ela permanece no Ser, percebe o Ser e se regozija no Ser.
Paramahamsa Hariharananda no seu livro Kriya Yoga o processo científico para a cultura da alma e a essência de todas as religiões.
A Concentração da mente
A Concentração da mente depende de duas coisas : um bom ambiente e a remoção dos objetos de distração. Um local silencioso não é necessariamente obrigatório para a meditação. Quando a pessoa pratica Kriya Yoga, ela pode desligar os seus cinco sentidos e obter a quietude e calma onde quer que esteja.
O equilíbrio da mente é controlado pelos pulmões, pelo coração e através .da respiração profunda.
A mente produz ignorância . A mente nada pode julgar. A mente traz destruição, pois a mente é cega.
Aa mente e do intelecto, e Alma, Deus) rápida e facilmente pela técnica da ir até a realidade última ( a Alma, Deus),rápida e facilmente pela técnica científica da Kriya Yoga.
Shri Guru no seu livro Forgive my Forgetfulness : A prayer of Remembrance:
brahma vakye significa os ensinamentos de um mestre realizado. Shri Shankara diz: 'Eu não escutei as instruções divinas dos mestres realizados." Se alguém escuta os mestres realizados e medita, o que acontece com eles? Skala tanu gatam shankaranam na smarami: sakala significa "em cada", tanu significa "corpo " e gatam significa "esconder-se". Assim, porque ele não fez todas essas coisas, ele não pôde ver Shankara, o Senhor Shiva, que está escondido em todos.
O que é a minha vida se não vejo Deus por completo, se me esqueço do Senhor que está escondido dentro de mim? smarami significa "lembrar". Ele está dizendo: “Não me lembrei”, não caí e não aceitei que Deus está em tudo. Eu vivi uma vida de dualidade. Eu vivi uma vida de multiplicidade. Vivi uma vida de conflitos. Vivi uma vida de ego, sem nunca me lembrar que cada pessoa é divina. Eu não poderia sentir que Deus está dentro de mim.
A Shri Guru no seu livro : Conheça a sua mente ele diz
As técnicas para Controlar a Mente : Purificando nossa mente Através da Entrega:
Quando nos tornamos humildes, nos curvamos e dizemos:
Oh amado, tudo que vejo és Tu. Se esta respiração parar, onde estarei ? Não me deixe ser tolo e acalentar este pequeno ego e todas as emoções efêmeras. Eu sou Teu e Tu és meu. Ajuda a manifestar Tua bondade e beleza. Meu Senhor, minha vida está em Tuas mãos". Às vezes, aqueles que tomam o caminho da completa entrega devocional a Deus não pensam em mais nada. Essas grandes almas se tornam faróis de luz para toda a humanidade.
om srigurave namah
Shrimad Bhagavad Gita
Samkya Yoga
A Yoga da Consciência Interior
cap 2
v. 53 quando sua mente estiver confusa por declarações conflitantes em vários livros espirituais, permaneça firme na meditação precisa em Deus. Você sentirá a unidade de Deus (auto-realização) dentro de você.
Meu Deus ilumine o meu caminho!
Não são as diferentes escrituras e livros que falam sobre a consciência que vão nos transformar. O Senhor está dizendo para buscarmos na prática efetiva da meditação e da Kriya Yoga, buscando a conexão com Deus, a Consciência divina em cada respiração. Assim podemos acessar a Consciência interior.
Nestes dias a reflexão foi sobre o medo !
A pratica de meditação tem sido a oportunidade de estar em conexão com os Mestres cada vez mais. Com a graça divina Shri Guru conduz a meditação a cada vez . Este é o mistério da sua presença amorosa sempre disponível, seja qual for o meu estado antes de permanecer entregue à prática da Kriya Yoga conforme os ensinamentos milenares.
Minha entrega não consegue ser completa, dia 09 foi assim , antes da meditação eu percebi que eu sentia medo de me entregar. Esta situação aconteceu em Puri também. A conexão na fontanela é realmente o início da prática da Kriya Yoga. A localização dos chakras e os outros pontos do corpo e sua expansão para dentro e fora do corpo também.
Com a graça divina podemos ficar imóveis entregues apenas aos movimentos dirigidos por Deus.
Cada movimento é lento e sutil, é uma aprendizagem. Viver a condução da respiração o som e o movimento através das pétalas dos chakras e por todo corpo. Deus respira, toma uma melodia cósmica, vibra e ilumina tudo . Vamos aprendendo a permanecer dentro do crânio e respirar dentro dele. A respiração cada vez mais sutil dentro do crânio, além do centro da alma, busca o caminho e por um fio quase atômico aspirado a cada cada movimento do apana dentro de um canal limpo e claro é a graça divina de Shri Guru, quando ele aceita um filho ou filha para ser guiado (a) por ele.
Mesmo assim ainda podemos ter medo, até mesmo o medo da libertação ou da consequência dos nossos atos, ou karmas. O apego a isso na memória, na mente nos causa sofrimento A dor física que é também emocional nos causa sofrimento.
Shri Guru Ensina no seu Livro: Libertando-se do Sofrimento:
Somos Seres humanos. O corpo percebe a dor. A mente sente os opostos como o prazer e a dor .
A dor física é algo que vem e vai, muitas vezes causando desconforto temporário, mas a dor mental é um sofrimento de natureza sutil, pode ser mais psicológico do que físico.
A dor emocional é uma sensação de profunda angústia e é causada pela perda ou decepção.
A empatia frente à dor do outro também nos causa sofrimento.
O sofrimento é uma tristeza que penetra no fundo do coração e pode se prolongar por muito tempo, tornando-se uma miséria de difícil superação.
Shri Guru continua que existem três tipos de sofrimento
1- Dor mental, pela morte ou separação física de um ente querido.
2- Sofrimentos causados por desejos não realizados que nos deixam em estado de dor.
3-Sofrimento prolongado na forma de arrependimento, desânimo ou depressão, que podem levar a uma doença mental.
No mundo em muitas circunstancias podemos ter medo.
Crianças bem pequenas , mesmo ao nascer enfrentam a morte e a dor. A quebra de confiança a sensação de nunca chegar à expectativa dos pais , os abusos de todos os tipos , o abandono e a humilhação dentre tantos outros. Alguns vivem tantas circunstancias de sofrimento de todos os tipos que vão se acumulando mais e mais .
Esse grande peso no coração pode levar a um sentimento de amargura em relação aos outros, o que se torna algo muito difícil de se erradicar
Precisamos nos libertar. Arjuna se entregou ao Senhor Krishna e superou o fogo da dor elevando-se à condição de herói vitorioso.
O Senhor ensina que a yoga destrói todas nossas tristezas, para aqueles que conquistam o autocontrole no caminho da meditação.
Shri Guru Ensina no seu Livro Libertando-se do Medo :
Shri ensina que a morte é o maior de todos os medos é a morte
Expplica que este medo aparece de diversas formas
1O medo da perda de tudo o que conquistamos
2- O medo do karma , os pensamentos negativos predominam.As ações pecaminosas e a punição.
3 O medo de renascer como uma forma inferior de vida, o próximo nascimentos
4- O medo de que a morte seja o fim de tudo.
Ele explica que a morte do corpo é como trocar de roupa.
A morte pode ser considerada um sono..
O sono é tonificante, assim como gostamos de dormir deveríamos gostar da morte. Quando vamos dormir acreditamos que vamos acordar. Devemos ter confiança que Deus onipresente estará eternamente conosco.
Algumas pessoas podem ter medo ou incapacidade de dormir.
A morte é outra chance.
Esta vida, este corpo, este mundo é temporário. Poucos querem saber para onde iremos. Poucos conseguem descobrir. A morte é uma oportunidade de voltarmos para casa.
A morte é inevitável e inesperada, não devemos ter medo, é uma amiga que tem nos seguido desde viemos para a Terra, Devemos amar a morte assim o medo desaparecerá.
A oração e a meditação ajudam a aceitar, amar a morte.Devemos ter fé.Devemos nos lembrar de Deus antes da velhice e morte.
Quando a hora da morte chega, os tres doshas ficam em desquilíbrio,provocando tosse,respiração difícil,problemas no sistema circulatório e estado dechoque. Neste momento como alguém pode se lembrar de Deus:
Vir para este mundo foi nossa escolha, tudo o que fazemos quando adultos é nossa escolha.Somos o nosso karma, tudo o que fazemos determina o nosso karma presente e futuro. Tudo o que fizemos de bom ou ruim nos acompanha. Devemos olhar para o nosso obscuro e limpar, reconhecer as nossas falhas ninguém é culpado pelos seus karmas. O karma vai , mas Deus vai com você.
Mesmo que o corpo físico morra os corpos astral e físico não morrerão até que estejamos realizados
A devoção não deve ser cega, ela não pode ser confundida com amor. Devemos ver as coisas sem emoção, as coisas como elas são é preciso discernimento. Nada fica escondido, devemos ser cuidadosos com o que fazemos.
Não podemos mudar o passado . podemos ficar libres do mau karma. Tanto o bom quanto o mau causam escravidão. A semente do karma pode ser queimadas através da oração, meditação e um esforço sincero.
Para mudarmos nossas vidas é preciso mudar a nossa visão, comportamento hábitos e o relacionamento com os outros.
Não devemos chorar ou derramar lágrimas. Este mundo é uma criação de felicidade. Devemos olhar a criação e ver que todos estão sorrindo. Então devemos sorrir também
Conhecemos nossos próprios hábitos,nossas próprias emoções,nossas próprias responsabilidades, nossas próprias reações. Somos seres inteligentes e estamos no caminho espiritual. Temos tido professores maravilhosos e práticas poderosas.
Devemos olhar para o nosso comportamento de uma maneira imparcial e, quando necessário modificá-lo.
Se somos imparciais e sem preconceitos seremos desapegados e termina:
"Não se apegue a este mundo de contínuas mudanças. Se for para existir algum apego, que seja por Deus, pela verdade, ou-como ensinado na Kriya Yoga-pela respiração"
dhyãnamulam gurormurtih pujãmulam guroh padam
mantramulam gurovãkyam moksamulam guroh krpã
A raiz da meditação é a forma do Guru. A raiz da adoração são os pés do Guru. A raiz do mantra é a palavra do Guru, e a raiz da libertação é a graça do Guru.
om srigurave namah
02:51 O ser humano sábio permanece em equanimidade, renuncia aos frutos das ações, liberta-se da escravidão do nascimento e da morte e alcança o bem-aventurado estágio divino.
No seu livro : Bhagavad Gita in the light of kriya yoga a rare metaphorical explanation for God realizationShri Paramahamsa ensina :
Yoga é um ramo da Filosofia Indiana; meditação esotérica; perceber a união constante com o Ser divino em cada respiração, em cada momento, em cada atividade e em cada conquista. Yoga é a maneira pela qual você pode perceber a divindade manifestada em todo o universo e também em todo o corpo.
Srimad Bhagavad Gītā – 2.48 O Senhor diz:
samatvam yoga ucyate
A equanimidade é chamada de Yoga
Shri Paramahamsa Hariharananda explica no diagrama The Correlation Between the Body Microcosm, Chakras and AUM, um resumo do caminho da Kriya Yoga
Ele demonstra de um modo sintético e não menos profundo o Sistema humano , o microcosmo , os corpos físico, astral e causal que é um protótipo ou imagem de todo o universo ( a criação) e o Criador e as entidades do mundo material e espiritual.
Ele ensina:
em AUM " M" é o Corpo físico ou grosseiro :
Com a prática da Kriya Yoga , com a graça divina é possível perceber iluminar e dissolver os 24 elementos do corpo físico até chegar ao Conhecimento ao desejo real e puro da Verdade.
Os 24 elementos são: os Sentidos e os seus orgão de percepção;
Os cinco elementos grosseiros cada qualidade do na respiração ( apana,prana,samana,viyana e udana)
os cinco órgão de ação ( reto,genitais, pernas, mãos e voz)
Além dos 4 instrumentos da mente ( manas :os pensamentos, Buddhi: intelecto, Amkara :ego e citta : a memória)
O conhecimento é o primeiro estágio da dissolução da ignorância: a conexão do corpo físico e o corpo astral.
em "AUM" "U" é o corpo astral :
1-O conhecimento
2- Superconsciência : ham-sa a consciência da alma fluindo em cada respiração no corpo, a luz divina subindo e descendo dentro de si.
3-A Consciência Cósmica: ouvindo o som interior de Deus sem pensamentos ou sentidos corporais, calmamente observando os movimentos internos
4- Sabedoria: A realização de Deus além dos sentidos mundanos samadhi profundo, não pode falar.
5- Mãe Divina Natureza , corpo astral, poder de Deus que dá forma
6- núcleo da Alma ( ponto atômico)
A conexão entre o Corpo Astral e Causal é o núcleo da Alma ( ponto atômico)
em "AUM" "A" é o Corpo Causal
7-O Pai celestial, Poder sem forma de Deus, Condutor de Tudo
É o nirvakalpa samadhi: sem pulso, desapegado mas compassivo
Nirvakalpa Samadhi.
A Kriya Yoga é a ciência do autocontrole e auto realização, a realização no Ser Supremo através da meditação.
Para se chegar ao conhecimento de quem somos nós, da presença divina dentro de nós, precisamos praticar mais e mais. A meditação é
No Yoga Sutra de Patanjali é dito:
" Meditação é fluxo ininterrupto de conhecimento"
Penso ; então só começamos a praticar , nos concentrar e exercitar a meditação quando realmente conhecemos nosso corpo físico ou grosseiro ( que inclui a mente) conforme descrito no Diagrama de Shri Paramahamsa Hariharananda, e isso está além dos 24 elementos? A minha resposta para mim mesma é : Você tem que se esforçar mais e mais.
No Livro: The Yoga Sutra of Patanjali With Commentary by shri Lahiri Mahasaya e explicações Mestafóricas , Shri Guru explica:
A mente significa muitos pensamentos, concentração significa pensamentos limitados e meditação o não pensar em nada e isso não pode ser descrito e sim experimentado. É preciso muita concentração para experimentar o estado de meditação.
Meditação está além do jogo da mente, pensamentos, intelecto ou ego.
Com a graça de Deus e dos Mestres se obtém o profundo estado de meditação. Sem a sua graça a meditação não é possível, meditação é como dormir profundamente com consciência.
Então é preciso praticar tudo cautelosamente e sempre alerta, com amor e devoção à Deus, aos Mestres.
O Mestre ensina que praticando a arte da concentração dharana constantemente, a meditação virá.
A pratica regular do pranayama leva à concentração dharana e ela à meditação.
Pranayama ou o controle da respiração promove a calma e a concentração.
Na nossa prática treinamos, exercitamos tipos , alternativas do controle da respiração pranayama durante o exercício de meditação e durante o nosso dia dia.
Paramahamsa Hariharananda explica a yoga yajna é utilização do poder da yoga da ação e do conhecimento para retirar todo o poder dos centros inferiores e elevar para o centro superior, permanecer lá além da mente, do pensamento, do intelecto, do ego e do sentido do corpo no estágio sem forma.
Na pratica O yajna , cerimônia de fogo interior é oferecer os sentidos, a fala, o prana e a mente na chama da Consciência dentro do coração (hridaya). É preciso despertar o Agni interior para ter conhecimento, o pranayama é entregar cada respiração como oblação ao Senhor.
Kriya Yoga nos chama para a prática , muita dedicação, concentração e exercício da meditação , a união divina em cada cada pensamento, palavra ou ação. Se não colocarmos isso em prática realmente não estaremos seguindo o caminho da Kriya Yoga.
Praticar Kriya Yoga para mim é um processo contínuo de purificação interna. Shri Guru ensina a respeito da pureza suddha:
"quem tem consciência do corpo é impuro, quem tem consciência da alma é puro. Aquele que apenas associa a si mesmo ao mundo é impuro. Porém quem se associa com o mundo, lembrando que é o templo de Deus, é puro."
Seguindo o discurso de Shri Guru de ontem 07 de Maio, na sua Dharshan, na sua devoção de discípulo perfeito, com um largo e divino sorriso ,apresentou os seus livros sobre a vida do seu Mestre Shri Paramahamsa Hariharananda, que acabou de lançar sem fins comerciais, mas para que todos possam conhecer quem é Hariharananda . Falou então da importância da prática, sobre a prática e que a prática é soberana. Em algum momento ele falou que seu Mestre havia dito em uma ocasião que a verdadeira meditação só acontece depois da realização. Ele muito jovem pensou assim como muitos de nós: o que eu estou fazendo aqui sentado então? E riu muito! Jai Guru!
No seu Livro: The Yoga Sutra of Patanjali With Commentary by shri Lahiri Mahasaya e explicações Mestafóricas
Sobre Dhyana nos seus comentário final, a sua recomendação é
"A meditação é a chave para a perfeição. Devemos praticar diariamente com regularidade com amor. Observe a sua respiração. Seja firme. Evite o mau gênio, a falsidade e a ambição. Cultive a humildade e o amor. Ao final da prática faça uma prece, ore por tudo e todos. Não durma depois da meditação. Se levante devagar. Observe a sua mente cuidadosamente. O Amor é a fundação do viver uma vida no estado de meditação."
Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente
om srigurave namaha
Shrimad Bhagavad Gita
Pakriti Yoga
A Yoga do Conhecimento do Campo do Corporal a seu Conhecedor
Capítulo 13
versículo 24
13 :24 Alguns percebem o Eu divino através da meditação. Alguns realizam o Eu por si mesmo. Outros vivenciam-no pelo caminho do conhecimento e outros pelo caminho da ação.
Encontrei nos ensinamento de Shri Paramahamsa Hariharananda no seu livro:
Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga, Livro 3: Uma rara explicação metafórica da Realização em Deus, : Capítulo 13 : Yoga do Conhecimento do Campo do Corporal a seu Conhecedor versículo 24 :
Ele explica:
Para criar qualquer coisa tangível ou material, são necessárias tanto matéria-prima (causa material, upadana karana) quanto conhecimento (causa instrumental, nivita karana). Na criação humana comum, os dois são completamente distintos. Mas para a criação do cosmos, Deus é a causa de ambos. Deus é a causa material e também instrumental e, portanto, a criação nada mais é do que a manifestação de Deus.
A vida de autocontrole é a porta de entrada para o amor divino. Discriminar entre o corpo e a alma, disciplinar e ter devoção a Deus trará alegria profunda e duradoura à vida.
Assim como amamos nossos corpos, devemos amar o corpo dos outros. .Ame a si mesmo, ame os outros. Quando o amor se torna universal, a vida se torna divina. O universo inteiro é kshetra (o campo), o playground de Deus. Vida de verdadeira devoção e conhecimento através da autodisciplina, do eu e da glória que só é realizada por aqueles que meditam, se entregam e se manifestam. Este é o jogo do sem forma. O eu na forma corporal, o infinito num corpo finito. Este Eu irradia alegria divina
O Senhor declara que muitos tipos de pessoas tentam a perfeição e a realização de Deus:
Algumas meditam profundamente, praticam Kriya-Yoga e concentram-se na hipófise.
Elas vão além do sentido do corpo, da mente, do pensamento, do intelecto, do ego e até da consciência do mundo. . O terceiro olho deles está aberto.
Outras pessoas praticam Samkya Yoga (o caminho do conhecimento cantando mentalmente, lembrando-se do Pai Todo-Poderoso a cada respiração, permanecendo dentro da coluna e observando a coluna. Essas pessoas também alcançam a realização de Deus.
Outros Outros trabalham como adoradores de Deus. Em tudo o que veem, percebem Deus trabalhando através do corpo. Eles também percebem que o trabalho realizado em todos os diferentes centros: os centros de dinheiro, família, comida, paixão e religião - só é possível a Sua presença. Eles oferecem oblações ao fogo em cada centro. Eles ficam calmos em seus corações.
Todas as disposições extrovertidas desaparecem. e eles alcançam um estado introvertido e realizam o Eu Interior. Isto é karma (ação com amor a Deus).
Em cada respiração e disposição, eles sentem que a alma é a única agente no corpo e, assim, alcançam a realização de Deus sentem que a alma é a única agente no corpo e, assim, alcançam a realização de Deus.
om guru om om guru om
cantarei teu nome beberei teu nome
me embriagarei com o teu nome
om guru om om guru om guru om
O meu guru venha a mim venha a mim venha a mim o venha a mim
O meu guru venha a mim venha a mim o venha a mim
vida após vida teu nome cantarei
vida após vida teu nome eu cantarei
om guru om om guru om
Nesta trilha sagrada, nesta peregrinação seguimos para encontrar e revelar nossa real ntureza, de filhos de Deus fagulhas do Ser Supremo vivendo neste corpo que é o templo divino e nos corpos de todos os seres vivos, seguir o exemplo, os passos, as palavra e ensinos do Mestre detalhadamente, delicadamente e com todo o respeito e amor até a nossa libertação deste mundo de ilusões, deste jogo divino. Ele conhece o caminho e sabe como ensinar cada um de nós até a fusão no Ser Infinito.
Jai Guru jai Jagannath jai Gomata jaiGopala
jai guru omkara
Shrimad Bhagavad Gita
Arjuna Vishada Yoga
A Yoga da Depressão
Capítulo 1
Versículo 31
Ó Keshava (Krishna), acho os presságios desfavoráveis e não vejo nenhum bem em matar meus amigos e parentes na batalha. (31)
Ontem na Shree Shree Guru Gita
satyãnandasvarupãya bhodhaikhasukhakãrine
namo vedãntavedyãyã gurave buddisãksine
328.. Eu me curvo ao meu guru preceptor, a essência da verdade e da bem-aventurança (satyananda), que é a causa do conhecimento integrado e da felicidade, o conhecedor do Vedanta (verdade dos Upanishads ) e o testemunho divino do intelecto.
Ontem durante e após a meditação o Senhor me demonstrou a respiração calma e profunda, e curta e quase imperceptível Senti a plenitude quase tomar conta do meu ser.
Me deparei com uma dificuldade tremenda de manter esta conexão. Logo após a meditação , eu estava radiante e mesmo tentando manter o estado de paz, preparei um alimento que não atendeu às expectativas dos demais. Me vi em meio a uma conversa onde as palavras duras me atingiram como flechas. Era o meu ego. Apesar de não ter reagido fiquei desapontada com o desequilíbrio que queria tomar conta das minhas palavras e atitudes. Fui abençoada pelo Senhor, prestei a atenção na respiração mas não estava conseguindo manter o estado amoroso.
Não li o versículo da Shrimad Bhagavat Gita naquela hora como é de costume. Continuei um trabalho penoso de publicar um livro e não consegui me sentir bem.
Na reflexão do dia 4 o Senhor falou de vencer a mente e os sentidos para ter uma inteligência e discriminatória. Na minha auto avaliação percebi que a devoção, a entrega ao Senhor era o único meio que eu conheci para me livrar dos sentidos e mente descontroladas. Isso é cíclico pois a cada pequena derrota nesta batalha minha tendência é ter as ações deprimidas pela sensação de incoerência e inadequação.
Eu percebi a minha respiração, mas não estava conseguindo amar a respiração.
Pensei; o conhecimento primeiro se dá através do intelecto discriminativo, que nos mostra o que estamos fazendo, quais as nossas decisões . Então o conhecimento , além do amor e da devoção também é obtido através das boas escolhas. Apesar de ter feito a escolha de não manifestar as minhas emoções descontroladas no pensamento, me senti mal a autoavaliação afetou a autoconfiança e isso afetou a minha disciplina.
Vendo tudo o que tenho que transformar em mim , com os olhos bem abertos percebi que minha prece , ritual estavam diferentes, talvez com menos energia do que de costume.
Antes de meditar pela manhã na sequencia da Shree Shree Guru Gita versículo 329:
namaste nãtha bhagavan sivãya gururupine
vidyãvatãrasamsiddhyai svikrtãnekavigraha
329. Eu me curvo a você, meu Senhor, ó Bhagavan, Shiva na forma do guru preceptor, você é a encarnação do conhecimento para a obtenção da perfeição e também assumiu muitas formas.
Parvati estava reconhecendo O Senhor Shiva, o gurupreceptor como a encarnação do conhecimento que assume mutitas formas. Ele , o Seu Supremo na meditação. O Senhor Krishna na devoção de Draupadi e o Senhor Shiva me ensinando o que preciso transformar em mim se quero evoluir espiritualmente até a perfeição.
Fui meditar e tentei ao máximo me entregar ao Senhor, pedindo a Sua graça, e a condução da minha respiração, do prana durante todo o tempo. Dissolvi os pensamentos que iam chegando e apenas me concentrei nas alterações que estavam ocorrendo no meu interior. Me senti ainda cansada mas muito abençoada ! Pensei no muito esforço mal direcionado que ainda insiste em rondar nesta dimensão material da existência.
Hoje Abri a Shrimad Bhagavad Gita e me deparei com este versículo que fala da depressão de arjuna, o seu dilema! primeiro pensei que já estava tão deprimida e o Senhor me falava sobre isso. Ele estava me alertando
Então me lembrei , veio à minha mente algumas coisas que ele falou:
Shri Guru Bhagavan ensinou no seu discurso no evento May 4, 2024 - Public Talk: Mindfulness & Mental Health - Palatine, IL:
Dentre preciosos ensinamentos Shri Guru falou da atenção Plena. Se tivermos um copo com 1/2 de agua e perguntarmos para as pessoas o que estão vendo, uns dirão apenas um copo ( indiferentes) outros 1/2copo vazio ( os pessimistas) outros 1/2 copo cheio ( os otimistas) os que êm a atenção plena verão um copo cheio 1/2 com água e 1/2 com espaço. Assim é a nossa mente, quando estamos plenos de Deus, do Ser Superior em cada chakra, cada setor das nossas vidas, vamos ter a atenção plena, a percepção da realidade.
Pra mim a sua recomendação é manter a consciência na respiração e no amor divino, em qualquer circunstância é um exercício contínuo.
Sobre a depressão, falou de Arjuna no Campo da Batalha, desanimado e descontente, se sentindo incapaz de matar os seus parentes, embora fossem do mal. Assim somos nós, sem coragem para enfrentar nossos inimigos internos que nos parecem tão familiares. Ele disse o Senhor Krishna disse que se levantasse e corajosamente enfrentasse o mal e lutasse. Ele estaria o tempo todo guiando a carroagem do corpo , os sentidos e a mente. Todos na plateia, muitos que não eram kriyavans ficaram curiosos em saber como. Assim o Mestre disse que havia um modo simples que as pessoas poderiam experimentar alí mesmo, ele iria ensinar. Isso é possível prestando atenção à respiração, a vida neste corpo só é possível com a respiração.
Muitos fizeram perguntas sobre as doenças que afetam a saúde da mente na vida moderna .Ele explicou que a falta de moderação era a causa de todas estas doenças.
Me lembrei de quando frente à avalanche de problemas que tomavam conta da minha vida, uma fase de descrença, desesperança , decepção religiosa e profissional, eu fiquei deprimida por um longo período. Todas as tentativas de encontrar nos prazeres do mundo eram falhas. Nem os medicamentos eram capazes de aliviar a minha dor e imobilidade. mergulhada em tamas eu não via saída. Me lembrei que o Mantra Gaytri e o Dewa, um discípulo de Yogananda que me acolheu amorosamente e em apresentou a Kriya Yoga. Ele afirmava que o Mestre havia me salvado da morte no grave acidente que sofri. Babaji estava sempre nos nossos encontros de modo sutil. Curiosa pela transformação que sentia gradativa e intensamente desejei ser iniciada na Kriya Yoga. Isso me levou aos pés do Mestre, enfim sem entrar em detalhes eu já havia vivenciado um grave estado de depressão.
Então alguns quiseram saber como cuidar da depressão , como ser moderados. Sobre a necessidade de medicamentos , ele disse que podemos tomar medicamentos da medicina moderna mas que se não mudássemos a nossa mentalidade e atitudes nunca iriamos nos livrando deles gradativamente. Perguntaram sobre a Kriya Yoga ele disse que com ela cada setor da nossa vida iria ser moderado, mas teria que ser aprendida através de um professor qualificado. Disse que deveríamos nos esforçar para ser mais positivos, pessoas melhores, com mais bom humor, sorridentes e contentes. Mas a plenitude só era possível com uma conexão autêntica com Deus. Não era preciso eliminator, reduzir uso de aparelhos tecnológicos. Isso afastaria as pessoas da depressão.
É assim que o Mestre continua afirmando que a disciplina amorosa a autoanálise, a auto disciplina e a entrega de toda a vida para Deus , para a condução do Mestre são a Sadhana, não tem magia, não tem imaginação. É somente seguir os seus ensinamentos seguir o seu exemplo.
Eu estava participando online na sua presença onisciente. Um simples pranayama guiado por ele, tocou profundamente o meu coração. Convidou todos a se sentarem com a coluna ereta, Com atenção na fontanela dar respirações lentas e profundas. Inspirando o amor por Deus, nos unindo a Ele e expirando a Sua paz. No mesmo instante recebi uma chuva de bênçãos .Foi tocante, a vivência da plenitude com a condução online de Shri Guru.
Neste caso a memória despertada pela sinceridade em aprender , me proporcionou esta rica lição. De continuar lutando o máximo, se entregando o máximo, sem perder a fé, a esperança e o contentamento. Este é o caminho para a Paz e a Felicidade.
Em um dos seus discursos ,Shri Guru falou da devoção e conhecimento perfeito de Hanuman, moralidade, força e extrema devoção. Ele ficou minúsculo e se transformou em um Gigante.
Mesmo tendo só ouvir falar da força, o conhecimento e o poder infinito de Hanuman para servir o Senhor Rama e restaurar o dharma , me lembrei do seu amor incondicional e do calor no coração sempre que entoamos o Hanuman Chalisa.
Devoção, amor incondicional a Shri Guru, me lembrei de Hanuman em Balighai que me atraia sem eu saber porque . Entoei muitas vezes o Hanuman Chalisa, e aos poucos vou tentando compreender com o coração. Ele que que guarda as quatro portas do Templo de Jagannath
Hanuman Chalisa -
हनुमान चालीसा
Hanuman Chalisa
Bhakta Hanuman
Bhakta Hanuman
श्रीगुरु चरण् सरोजरज, निजमनमुकुर सुधार ।
बरणौ रघुबर बिमल यश, जो दायक फलचार ॥
Shrii-Guru Carann Saroja-Raja, Nija-Mana-Mukura Sudhaara |
Barannau Raghu-Bara Bimala Yasha, Jo Daayaka Phala-Caara ||
Com a poeira dos pés de lótus de Sri Gurudeva, limpo o espelho da minha mente.
Narro a Glória Sagrada de Sri Raghubar (Sri Rama Chandra), que concede os Quatro Frutos da Vida (Dharma, Artha, Kama e Moksha).
बुद्धिहीन तनु जानिके, सुमिरौं पवन कुमार ।
बल बुद्धिविद्या देहु मोहिं, हरहु कलेश विकार ॥
Buddhi-Hiina Tanu Jaanike, Sumirau Pavan Kumaar |
Bala Buddhi-Vidyaa Dehu Mohi, Harahu Kalesha Vikaar ||
Considerando-me um ignorante, medito em você, ó Pavan Kumar (Hanuman).
Conceda-me Força, Sabedoria e Conhecimento, e Remova minhas Aflições e Manchas.
जय हनुमान ज्ञान गुण सागर ।
जै कपीस तिहुँलोक उजागर ॥
Jay Hanumaan Jnaan Gunn Saagar |
Jai Kapiis Tihu-Lok Ujaagar ||
Vitória para você, ó Hanuman, que é o oceano de sabedoria e virtude,
Vitória para o Senhor dos Macacos, que é o Iluminador dos Três Mundos
रामदूत अतुलित बलधामा ।
अंजनि-पुत्र पवन-सुत नामा ॥
Raama-Duut Atulit Bala-Dhaamaa |
Anjani-Putra Pavan-Sut Naamaa ||
Você é o Mensageiro de Sri Rama possuindo Força Imensurável,
Você é conhecido como Anjani-Putra (filho de Anjani) e Pavana-Suta (filho de Pavana, o deus do vento).
महाबीर बिक्रम बजरंगी ।
कुमति निवार सुमति के संगी ॥
Mahaa-biir Bikrama Bajarangii |
Kumati Nivaar Sumati Ke Sangii ||
Você é um grande herói, extremamente valente e com corpo tão forte quanto a Maça
Você é o dissipador dos maus pensamentos e o companheiro do bom senso e da sabedoria.
कंचन बरण बिराज सुबेशा ।
कानन कुंडल कुंचित केशा ॥
Kancan Barann Biraaj Subeshaa |
Kaanan Kunddala Kuncita Keshaa ||
Você possui uma tonalidade dourada e está bem vestido,
Você usa brincos e tem lindos cabelos cacheados.
हाथ बज्र औ ध्वजा बिराजै ।
काँधे मूँज जनेऊ साजै ॥
Haath Bajra Au Dhvajaa Biraajai |
Kaandhe Muuj Janeuu Saajai ||
Você segura a Maça e a Bandeira em suas mãos.
Você usa o Fio Sagrado em seu ombro.
शंकर-सुवन केशरी-नन्दन ।
तेज प्रताप महा जग-वंदन ॥
Shankar-Suvan Kesharii-Nandan |
Teja Prataap Mahaa Jag-Vandan ||
Você é a Encarnação do Senhor Shiva e Filho de Kesari,
Você é adorado pelo mundo inteiro por sua grande força e coragem.
विद्यावान गुणी अति चातुर ।
राम काज करिबे को आतुर ॥
Vidyaavaan Gunnii Ati Caatur |
Raam Kaaj Karibe Ko Aatur ||
Você é instruído, virtuoso e extremamente inteligente,
Você está sempre ansioso para fazer as Obras de Sri Rama.
प्रभु चरित्र सुनिबे को रसिया ।
रामलषण सीता मन बसिया ॥
Prabhu Caritra Sunibe Ko Rasiyaa |
Raamalassann Siitaa Man Basiyaa ||
Você se deleita em ouvir as glórias de Sri Rama,
Você tem Sri Rama, Sri Lakshmana e Devi Sita morando em seu coração.
सूक्ष्म रूपधरि सियहिं दिखावा ।
विकट रूप धरि लंक जरावा ॥
Suukssma Ruupadhari Siyahi Dikhaavaa |
Vikatt Ruup Dhari Lamka Jaraavaa ||
Você apareceu diante de Devi Sita assumindo uma forma diminuta (no Lanka),
Você assumiu uma forma incrível e queimou Lanka.
भीम रूप धरि असुर सँहारे ।
रामचन्द्र के काज सँवारे ॥
Bhiim Ruup Dhari Asur Samhaare |
Raamacandra Ke Kaaj Samvaare ||
Você assumiu uma forma gigantesca e destruiu os demônios,
Cumprindo assim a tarefa de Sri Rama.
लाय सजीवन लखन जियाये ।
श्री रघुबीर हरषि उर लाये ॥
Laay Sajiivan Lakhan Jiyaaye |
Shrii Raghubiir Harassi Ur Laaye ||
Você trouxe a erva Sanjivana e reviveu Sri Lakshmana.
Por causa disso, Sri Rama abraçou você transbordando de alegria.
रघुपति कीन्ही बहुत बडाई ।
तुम मम प्रिय भरतहिसम भाई ॥
Raghupati Kiinhii Bahut Baddaaii |
Tum Mam Priya Bharatahisam Bhaaii ||
Sri Rama te elogiou muito,
E disse: “Você é tão querido para mim quanto meu irmão Bharata”.
सहस बदन तुम्हरो यश गावैं ।
अस कहि श्रीपति कण्ठ लगावैं ॥
Sahas Badan Tumharo Yash Gaavai |
As Kahi Shriipati Kanntth Lagaavai ||
"O Seshnag de Mil Cabeças Canta Sua Glória",
Disse Sri Rama para você, tomando-o em seu abraço.
सनकादिक ब्रह्मादि मुनीशा ।
नारद शारद सहित अहीशा ॥
Sanakaadik Brahmaadi Muniishaa |
Naarad Shaarad Sahit Ahiishaa ||
Sanaka e outros Sábios, Senhor Brahma e outros Deuses,
Narada, Devi Saraswati e Seshnag
यम कुबेर दिगपाल जहाँते ।
कवि कोविद कहि सकैं कहाँते ॥
Yam Kuber Digapaal Jahaate |
Kavi Kovid Kahi Sakai Kahaate ||
Yama (deus da morte), Kubera (deus da riqueza), Digpalas (as divindades guardiãs),
Poetas e estudiosos não foram capazes de descrever suas glórias por completo.
तुम उपकार सुग्रीवहिं कीन्हा ।
राम मिलाय राजपद दीन्हा ॥
Tum Upakaar Sugriivahi Kiinhaa |
Raam Milaay Raajapad Diinhaa ||
Você prestou uma grande ajuda a Sugriva.
Você o apresentou a Sri Rama e assim devolveu seu reino.
तुम्हरो मंत्र विभीषण माना ।
लंकेश्वर भये सब जग जाना ॥
Tumharo Mamtra Vibhiissann Maanaa |
Lamkeshvar Bhaye Sab Jag Jaanaa ||
Vibhisana seguiu seu conselho,
E o mundo inteiro sabe que ele se tornou o rei de Lanka.
युग सहस्र योजन पर भानू ।
लील्यो ताहि मधुर फल जानू ॥
Yuga Sahasra Yojana Para Bhaanuu |
Liilyo Taahi Madhura Phala Jaanuu ||
O Sol que estava a uma distância de dezesseis mil milhas,
Você engoliu (o Sol) pensando que era uma fruta doce.
प्रभु मुद्रिका मेलि मुख माहीं ।
जलधि लाँधि गये अचरजनाहीं ॥
Prabhu Mudrikaa Meli Mukh Maahii |
Jaladhi Laadhi Gaye Acarajanaahii ||
Carregando o Anel do Senhor Sri Rama em sua boca,
Você cruzou o oceano, não é de admirar isso.
दुर्गम काज जगत के जेते ।
सुगम अनुग्रह तुम्हरे तेते ॥
Durgam Kaaja Jagat Ke Jete |
Sugam Anugrah Tumhare Tete ||
Todas as tarefas difíceis deste mundo,
São facilitados por sua graça.
राम दुआरे तुम रखवारे ।
होत न आज्ञा बिन पैसारे ॥
Raam Duaare Tum Rakhavaare |
Hot Na Aajnyaa Bin Paisaare ||
Você é o Guardião do Reino de Sri Rama.
Ninguém pode entrar sem sua permissão.
सब सुख लहै तुम्हारी सरना ।
तुम रक्षक काहू को डरना ॥
Sab Sukha Lahai Tumhaarii Saranaa |
Tum Rakssak Kaahuu Ko Ddaranaa ||
Aqueles que se refugiam em Ti desfrutam de toda Felicidade.
Se você é o protetor, o que há para temer?
आपन तेज सम्हारो आपै ।
तीनों लोक हाँकते काँपै ॥
Aapan Tej Samhaaro Aapai |
Tiino Lok Haakate Kaapai ||
Somente você pode controlar sua grande energia.
Quando você ruge, os três mundos tremem.
भूत पिशाच निकट नहिं आवै ।
महाबीर जब नाम सुनावै ॥
Bhuut Pishaaca Nikatt Nahi Aavai |
Mahaabiir Jab Naam Sunaavai ||
Fantasmas e espíritos malignos não chegarão perto,
Quando alguém pronuncia o nome de Mahavir (Hanuman).
नाशौ रोग हरै सब पीरा ।
जपत निरन्तर हनुमत बीरा ॥
Naashau Rog Harai Sab Piiraa |
Japat Nirantar Hanumat Biiraa ||
Você destrói doenças e remove todas as dores,
Quando alguém pronuncia seu nome continuamente.
संकट से हनुमान छुडावै ।
मन क्रम बचन ध्यान जो लावै ॥
Samkatt Se Hanumaan Chuddaavai |
Man Kram Bacan Dhyaan Jo Laavai ||
Hanuman liberta alguém das dificuldades,
Quando alguém medita Nele com mente, ações e palavras.
सब पर राम तपस्वी राजा ।
तिनके काज सकल तुम साजा ॥
Sab Par Raam Tapasvii Raajaa |
Tinake Kaaj Sakal Tum Saajaa ||
Sri Rama é o Rei dos Tapaswis (devotos envolvidos em penitências).
E você (Hanuman) cumpre todas as obras de Sri Rama (como zelador).
और मनोरथ जो कोइ लावै ।
सोइ अमित जीवन फल पावै ॥
Aur Manorath Jo Koi Laavai |
Soi Amit Jiivan Phal Paavai ||
Devotos que têm quaisquer outros desejos,
No final das contas obterá o Fruto Mais Elevado da Vida.
चारों युग परताप तुम्हारा ।
है परसिद्ध जगत उजियारा ॥
Caaro Yug Parataap Tumhaaraa |
Hai Parasiddh Jagat Ujiyaaraa ||
Sua Glória prevalece em todas as Quatro Eras.
E sua fama se irradia por todo o mundo.
साधु संत के तुम रखवारे ।
असुर निकंदन राम दुलारे ॥
Saadhu Sant Ke Tum Rakhavaare |
Asur Nikandan Raam Dulaare ||
Você é o Salvador dos Santos e Sábios.
Você destrói os demônios, ó amado de Sri Rama.
अष्टसिद्धि नव निधि के दाता ।
अस बर दीन जानकी माता ॥
Assttasiddhi Nava Nidhi Ke Daataa |
As Bar Diin Jaanakii Maataa ||
Você pode dar os Oito Siddhis (poderes sobrenaturais) e os Nove Nidhis (tipos de devoções).
Mãe Janaki (Devi Sita) deu esta bênção a você.
राम रसायन तुम्हरे पासा ।
सदा रहो रघुपति के दासा ॥
Raam Rasaayan Tumhare Paasaa |
Sadaa Raho Raghupati Ke Daasaa ||
Você mantém a Essência da Devoção a Sri Rama.
Você sempre permanece como o servo de Raghupati (Sri Rama).
तुम्हरे भजन रामको पावै ।
जन्म जन्म के दुख बिसरावै ॥
Tumhare Bhajan Raamako Paavai |
Janma Janma Ke Dukh Bisaraavai ||
Através da Devoção a Você, obtém-se Sri Rama,
Libertando-se assim das tristezas de vida após vida.
और देवता चित्त न धरई ।
हनुमत सेइ सर्व सुख करई ॥
Aur Devataa Citta Na Dharaii |
Hanumat Sei Sarva Sukh Karaii ||
Mesmo sem adorar quaisquer outras divindades,
Obtém-se toda a felicidade quem adora Sri Hanuman.
जै जै जै हनुमान गोसाई ।
कृपा करहु गुरुदेव की नाई ॥
Jai Jai Jai Hanumaan Gosaaii |
Krpaa Karahu Gurudev Kii Naaii ||
Vitória, vitória, vitória para você, ó Hanuman,
Por favor, conceda sua Graça como nosso Guru Supremo.
जोह शत बार पाठ कर जोई ।
छुटहि बन्दि महासुख होई ॥
Joh Shat Baar Paattha Kar Joii |
Chuttahi Bandi Mahaasukh Hoii ||
Aqueles que recitam este Hanuman Chalisa cem vezes (com devoção),
Serão libertados da escravidão mundana e obterão grande felicidade.
जो यह पढै हनुमान चालीसा ।
होय सिद्धि साखी गौरीसा ॥
Jo Yah Paddhai Hanumaan Caaliisaa |
Hoy Siddhi Saakhii Gauriisaa ||
Aqueles que lêem o Hanuman Chalisa (com devoção),
Tornar-se-á Perfeito, Senhor Shiva é a Testemunha.
तुलसीदास सदा हरि चेरा ।
कीजै नाथ हृदय महँ डेरा ॥
Tulasiidaas Sadaa Hari Ceraa |
Kiijai Naatha Hrday Mah Dderaa ||
Tulsidas que é sempre o servo de Hari.
Roga ao Senhor para residir em seu coração.
पवनतनय संकट हरन,
मंगल मूरति रूप ।
रामलखन सीता सहित,
हृदय बसहु सुरभूप ॥
Pavanatanaya Samkatt Harana,
Mamgal Muurati Ruup |
Raama-Lakhana Siitaa Sahit,
Hrday Basahu Surabhuup ||
Sri Hanuman, que é o Filho de Pavana, que Remove as Dificuldades,
Quem tem uma forma auspiciosa,
Com Sri Rama, Sri Lakshmana e Devi Sita,
Por favor, habite em meu coração.
om tat sat om