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segunda-feira, 6 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 27 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 5 e 6 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita 

Arjuna Vishada Yoga

A Yoga da Depressão

Capítulo 1

Versículo 31




 Ó Keshava (Krishna), acho os presságios desfavoráveis ​​e não vejo nenhum bem em matar meus amigos e parentes na batalha. (31)


Ontem  na Shree Shree Guru Gita 

satyãnandasvarupãya bhodhaikhasukhakãrine

namo vedãntavedyãyã gurave buddisãksine

328.. Eu me curvo ao meu guru preceptor, a essência da verdade e da bem-aventurança (satyananda), que é a causa do conhecimento integrado e da felicidade, o conhecedor do Vedanta (verdade dos  Upanishads ) e o testemunho divino do intelecto.


Ontem durante e após a meditação o Senhor me demonstrou a respiração calma e profunda, e curta e quase imperceptível  Senti a plenitude quase tomar conta do meu ser.

Me deparei com uma dificuldade tremenda de manter esta conexão. Logo após a meditação , eu estava radiante e mesmo tentando manter o estado de paz, preparei um alimento que não atendeu às expectativas dos demais.  Me vi em meio a uma conversa onde as palavras duras me atingiram como flechas. Era o meu ego. Apesar de não ter reagido fiquei desapontada com o desequilíbrio que queria tomar conta das minhas palavras e atitudes. Fui abençoada pelo Senhor, prestei a atenção na respiração mas não estava conseguindo manter o estado amoroso.

Não li o versículo da Shrimad Bhagavat Gita naquela hora como é de costume. Continuei um trabalho penoso de publicar um livro e não consegui me sentir bem.

Na reflexão do dia 4   o Senhor falou de vencer a mente e os sentidos para ter uma inteligência e discriminatória. Na minha auto avaliação percebi que a devoção, a entrega ao Senhor era o único meio que eu conheci para me livrar dos sentidos e mente descontroladas. Isso é cíclico pois a cada pequena derrota nesta batalha minha tendência é ter as ações  deprimidas pela sensação de incoerência e inadequação.

Eu percebi  a minha respiração, mas não estava conseguindo amar a respiração.

Pensei; o conhecimento primeiro se dá através do intelecto discriminativo, que nos mostra o que estamos fazendo, quais as nossas decisões . Então o conhecimento , além do amor e da devoção também é obtido através das boas escolhas. Apesar de ter feito a escolha de não manifestar as minhas emoções descontroladas no pensamento, me senti mal a autoavaliação afetou a autoconfiança e isso afetou a  minha disciplina. 

Vendo tudo o que tenho que transformar em mim , com os olhos bem abertos percebi que minha prece , ritual estavam diferentes, talvez com menos energia do que de costume.

Antes de meditar pela manhã   na sequencia da Shree Shree Guru Gita versículo 329:

  namaste nãtha bhagavan sivãya gururupine

vidyãvatãrasamsiddhyai svikrtãnekavigraha

329. Eu me curvo a você, meu Senhor, ó Bhagavan, Shiva na forma do guru preceptor, você é a encarnação do conhecimento para a obtenção da perfeição e também assumiu muitas formas.


Parvati estava reconhecendo O Senhor Shiva, o gurupreceptor como a encarnação do conhecimento que assume mutitas formas. Ele , o Seu Supremo na meditação. O Senhor Krishna na devoção de Draupadi e o Senhor Shiva me ensinando o que preciso transformar em mim se quero evoluir espiritualmente até a perfeição.

Fui meditar e tentei ao máximo me entregar ao Senhor, pedindo a Sua graça, e a condução da minha respiração, do prana durante todo o tempo. Dissolvi os pensamentos que iam chegando e apenas me concentrei nas alterações que estavam ocorrendo no meu interior. Me senti ainda cansada mas muito abençoada ! Pensei no muito esforço mal direcionado que ainda insiste em rondar nesta dimensão material da existência.

Hoje Abri a Shrimad Bhagavad Gita e me deparei com este versículo que fala da depressão de arjuna, o seu dilema! primeiro pensei que já estava tão deprimida e o Senhor me falava sobre isso. Ele estava me alertando

Então me lembrei , veio à minha mente  algumas coisas que ele falou:

 Shri Guru Bhagavan ensinou no seu discurso no evento  May 4, 2024 - Public Talk: Mindfulness & Mental Health - Palatine, IL:

Dentre preciosos ensinamentos Shri Guru falou da atenção Plena. Se tivermos um copo com 1/2 de agua e perguntarmos para as pessoas o que estão vendo, uns dirão apenas um copo ( indiferentes) outros 1/2copo vazio ( os pessimistas) outros 1/2 copo cheio ( os otimistas) os que êm a atenção plena verão um copo cheio 1/2 com água e 1/2 com espaço. Assim é a nossa mente, quando estamos plenos de Deus, do Ser Superior em cada chakra, cada setor das nossas vidas, vamos ter a atenção plena, a percepção da realidade. 

 Pra mim a sua recomendação é manter a consciência na respiração e no amor divino, em qualquer circunstância é um exercício contínuo.

Sobre a depressão, falou de Arjuna no Campo da Batalha, desanimado e descontente, se sentindo incapaz de matar os seus parentes, embora fossem do mal. Assim somos nós, sem coragem para enfrentar nossos inimigos internos que nos parecem tão familiares. Ele disse o Senhor Krishna disse que se levantasse e corajosamente enfrentasse o mal  e lutasse. Ele estaria o tempo todo guiando a carroagem do corpo , os sentidos e a mente. Todos na plateia, muitos que não eram kriyavans ficaram curiosos em saber como. Assim o Mestre disse que havia um modo simples que as pessoas poderiam experimentar alí mesmo, ele iria ensinar. Isso é possível prestando atenção à respiração, a vida neste corpo só é possível com a respiração.

  Muitos fizeram perguntas sobre as doenças que afetam a saúde da mente na vida moderna .Ele explicou que a falta de moderação era a causa de todas estas doenças.

Me lembrei de quando frente à avalanche de problemas que tomavam conta da minha vida, uma fase de descrença, desesperança , decepção religiosa e profissional, eu fiquei deprimida por um longo período. Todas as tentativas de encontrar nos prazeres do mundo eram falhas. Nem os medicamentos eram capazes de aliviar a minha dor e imobilidade. mergulhada em tamas eu não via saída. Me lembrei que o Mantra Gaytri e o Dewa, um discípulo de Yogananda que me acolheu amorosamente e em apresentou a Kriya Yoga. Ele afirmava que o Mestre havia me salvado da morte no grave acidente que sofri. Babaji estava sempre nos nossos encontros de modo sutil. Curiosa  pela transformação que sentia gradativa e intensamente desejei ser iniciada na Kriya Yoga. Isso me levou aos pés do Mestre, enfim sem entrar em detalhes eu já havia vivenciado um grave estado de depressão.

Então alguns quiseram saber como cuidar da depressão , como ser moderados. Sobre a necessidade de medicamentos , ele disse que podemos tomar medicamentos da medicina moderna mas que se não mudássemos a nossa mentalidade e atitudes nunca iriamos nos livrando deles gradativamente. Perguntaram sobre a Kriya Yoga  ele disse que com ela cada setor da nossa vida iria ser moderado, mas teria que ser aprendida através de um professor qualificado. Disse que deveríamos nos esforçar para ser mais positivos,   pessoas melhores, com mais bom humor, sorridentes e contentes. Mas a plenitude só era possível com uma conexão autêntica com Deus. Não era preciso eliminator, reduzir uso de aparelhos  tecnológicos. Isso afastaria as pessoas da depressão.

É assim que o Mestre continua afirmando que a disciplina amorosa a autoanálise, a auto disciplina e a entrega de toda a vida para Deus , para a condução do Mestre são a Sadhana, não tem magia, não tem imaginação. É somente seguir os seus ensinamentos seguir o seu exemplo.

 Eu estava participando online na sua presença onisciente. Um simples pranayama guiado por ele, tocou profundamente o meu coração. Convidou todos a se sentarem com a coluna ereta,  Com atenção na fontanela dar respirações lentas e profundas. Inspirando o amor por Deus, nos unindo a Ele e expirando a Sua paz. No mesmo instante recebi uma chuva de bênçãos .Foi tocante, a vivência da plenitude com a condução online de Shri Guru.

 Neste caso a memória despertada pela sinceridade em aprender , me proporcionou esta rica lição. De continuar lutando o máximo, se entregando o máximo, sem perder a fé, a esperança e o contentamento. Este é o caminho para a Paz e a Felicidade.

Em um dos seus discursos ,Shri Guru falou da devoção e conhecimento perfeito de Hanuman, moralidade, força e extrema devoção.  Ele ficou minúsculo e se transformou em um Gigante.

Mesmo tendo só ouvir falar  da força, o conhecimento e o poder infinito de Hanuman para servir o  Senhor Rama  e restaurar o dharma ,  me lembrei do seu amor incondicional e do calor no coração sempre que entoamos o Hanuman Chalisa.

Devoção, amor incondicional a Shri Guru, me lembrei de Hanuman em Balighai que me atraia sem eu saber porque . Entoei muitas vezes o Hanuman Chalisa, e aos poucos vou tentando compreender com o coração. Ele que  que guarda as quatro portas do Templo de Jagannath





Hanuman Chalisa - 

हनुमान चालीसा

Hanuman Chalisa

Bhakta Hanuman

Bhakta Hanuman

श्रीगुरु चरण् सरोजरज, निजमनमुकुर सुधार ।

बरणौ रघुबर बिमल यश, जो दायक फलचार ॥

Shrii-Guru Carann Saroja-Raja, Nija-Mana-Mukura Sudhaara |

Barannau Raghu-Bara Bimala Yasha, Jo Daayaka Phala-Caara ||


Com a poeira dos pés de lótus de Sri Gurudeva, limpo o espelho da minha mente.

Narro a Glória Sagrada de Sri Raghubar (Sri Rama Chandra), que concede os Quatro Frutos da Vida (Dharma, Artha, Kama e Moksha).


बुद्धिहीन तनु जानिके, सुमिरौं पवन कुमार ।

बल बुद्धिविद्या देहु मोहिं, हरहु कलेश विकार ॥

Buddhi-Hiina Tanu Jaanike, Sumirau Pavan Kumaar |

Bala Buddhi-Vidyaa Dehu Mohi, Harahu Kalesha Vikaar ||


Considerando-me um ignorante, medito em você, ó Pavan Kumar (Hanuman).

Conceda-me Força, Sabedoria e Conhecimento, e Remova minhas Aflições e Manchas.


जय हनुमान ज्ञान गुण सागर ।

जै कपीस तिहुँलोक उजागर ॥

Jay Hanumaan Jnaan Gunn Saagar |

Jai Kapiis Tihu-Lok Ujaagar ||


Vitória para você, ó Hanuman, que é o oceano de sabedoria e virtude,

Vitória para o Senhor dos Macacos, que é o Iluminador dos Três Mundos


रामदूत अतुलित बलधामा ।

अंजनि-पुत्र पवन-सुत नामा ॥

Raama-Duut Atulit Bala-Dhaamaa |

Anjani-Putra Pavan-Sut Naamaa ||


Você é o Mensageiro de Sri Rama possuindo Força Imensurável,

Você é conhecido como Anjani-Putra (filho de Anjani) e Pavana-Suta (filho de Pavana, o deus do vento).


महाबीर बिक्रम बजरंगी ।

कुमति निवार सुमति के संगी ॥

Mahaa-biir Bikrama Bajarangii |

Kumati Nivaar Sumati Ke Sangii ||


Você é um grande herói, extremamente valente e com corpo tão forte quanto a Maça

Você é o dissipador dos maus pensamentos e o companheiro do bom senso e da sabedoria.


कंचन बरण बिराज सुबेशा ।

कानन कुंडल कुंचित केशा ॥

Kancan Barann Biraaj Subeshaa |

Kaanan Kunddala Kuncita Keshaa ||


Você possui uma tonalidade dourada e está bem vestido,

Você usa brincos e tem lindos cabelos cacheados.


हाथ बज्र औ ध्वजा बिराजै ।

काँधे मूँज जनेऊ साजै ॥

Haath Bajra Au Dhvajaa Biraajai |

Kaandhe Muuj Janeuu Saajai ||


Você segura a Maça e a Bandeira em suas mãos.

Você usa o Fio Sagrado em seu ombro.


शंकर-सुवन केशरी-नन्दन ।

तेज प्रताप महा जग-वंदन ॥

Shankar-Suvan Kesharii-Nandan |

Teja Prataap Mahaa Jag-Vandan ||


Você é a Encarnação do Senhor Shiva e Filho de Kesari,

Você é adorado pelo mundo inteiro por sua grande força e coragem.


विद्यावान गुणी अति चातुर ।

राम काज करिबे को आतुर ॥

Vidyaavaan Gunnii Ati Caatur |

Raam Kaaj Karibe Ko Aatur ||


Você é instruído, virtuoso e extremamente inteligente,

Você está sempre ansioso para fazer as Obras de Sri Rama.


प्रभु चरित्र सुनिबे को रसिया ।

रामलषण सीता मन बसिया ॥

Prabhu Caritra Sunibe Ko Rasiyaa |

Raamalassann Siitaa Man Basiyaa ||


Você se deleita em ouvir as glórias de Sri Rama,

Você tem Sri Rama, Sri Lakshmana e Devi Sita morando em seu coração.


सूक्ष्म रूपधरि सियहिं दिखावा ।

विकट रूप धरि लंक जरावा ॥

Suukssma Ruupadhari Siyahi Dikhaavaa |

Vikatt Ruup Dhari Lamka Jaraavaa ||


Você apareceu diante de Devi Sita assumindo uma forma diminuta (no Lanka),

Você assumiu uma forma incrível e queimou Lanka.


भीम रूप धरि असुर सँहारे ।

रामचन्द्र के काज सँवारे ॥

Bhiim Ruup Dhari Asur Samhaare |

Raamacandra Ke Kaaj Samvaare ||

Você assumiu uma forma gigantesca e destruiu os demônios,

Cumprindo assim a tarefa de Sri Rama.


लाय सजीवन लखन जियाये ।

श्री रघुबीर हरषि उर लाये ॥

Laay Sajiivan Lakhan Jiyaaye |

Shrii Raghubiir Harassi Ur Laaye ||


Você trouxe a erva Sanjivana e reviveu Sri Lakshmana.

Por causa disso, Sri Rama abraçou você transbordando de alegria.


रघुपति कीन्ही बहुत बडाई ।

तुम मम प्रिय भरतहिसम भाई ॥

Raghupati Kiinhii Bahut Baddaaii |

Tum Mam Priya Bharatahisam Bhaaii ||

Sri Rama te elogiou muito,

E disse: “Você é tão querido para mim quanto meu irmão Bharata”.


सहस बदन तुम्हरो यश गावैं ।

अस कहि श्रीपति कण्ठ लगावैं ॥

Sahas Badan Tumharo Yash Gaavai |

As Kahi Shriipati Kanntth Lagaavai ||


"O Seshnag de Mil Cabeças Canta Sua Glória",

Disse Sri Rama para você, tomando-o em seu abraço.


सनकादिक ब्रह्मादि मुनीशा ।

नारद शारद सहित अहीशा ॥

Sanakaadik Brahmaadi Muniishaa |

Naarad Shaarad Sahit Ahiishaa ||


Sanaka e outros Sábios, Senhor Brahma e outros Deuses,

Narada, Devi Saraswati e Seshnag 


यम कुबेर दिगपाल जहाँते ।

कवि कोविद कहि सकैं कहाँते ॥

Yam Kuber Digapaal Jahaate |

Kavi Kovid Kahi Sakai Kahaate ||

Yama (deus da morte), Kubera (deus da riqueza), Digpalas (as divindades guardiãs),

Poetas e estudiosos não foram capazes de descrever suas glórias por completo.



तुम उपकार सुग्रीवहिं कीन्हा ।

राम मिलाय राजपद दीन्हा ॥

Tum Upakaar Sugriivahi Kiinhaa |

Raam Milaay Raajapad Diinhaa ||


Você prestou uma grande ajuda a Sugriva.

Você o apresentou a Sri Rama e assim devolveu seu reino.


तुम्हरो मंत्र विभीषण माना ।

लंकेश्वर भये सब जग जाना ॥

Tumharo Mamtra Vibhiissann Maanaa |

Lamkeshvar Bhaye Sab Jag Jaanaa ||


Vibhisana seguiu seu conselho,

E o mundo inteiro sabe que ele se tornou o rei de Lanka.


युग सहस्र योजन पर भानू ।

लील्यो ताहि मधुर फल जानू ॥

Yuga Sahasra Yojana Para Bhaanuu |

Liilyo Taahi Madhura Phala Jaanuu ||


O Sol que estava a uma distância de dezesseis mil milhas,

Você engoliu (o Sol) pensando que era uma fruta doce.


प्रभु मुद्रिका मेलि मुख माहीं ।

जलधि लाँधि गये अचरजनाहीं ॥

Prabhu Mudrikaa Meli Mukh Maahii |

Jaladhi Laadhi Gaye Acarajanaahii ||


Carregando o Anel do Senhor Sri Rama em sua boca,

Você cruzou o oceano, não é de admirar isso.


दुर्गम काज जगत के जेते ।

सुगम अनुग्रह तुम्हरे तेते ॥

Durgam Kaaja Jagat Ke Jete |

Sugam Anugrah Tumhare Tete ||

Todas as tarefas difíceis deste mundo,

São facilitados por sua graça.


राम दुआरे तुम रखवारे ।

होत न आज्ञा बिन पैसारे ॥

Raam Duaare Tum Rakhavaare |

Hot Na Aajnyaa Bin Paisaare ||


Você é o Guardião do Reino de Sri Rama.

Ninguém pode entrar sem sua permissão.


सब सुख लहै तुम्हारी सरना ।

तुम रक्षक काहू को डरना ॥

Sab Sukha Lahai Tumhaarii Saranaa |

Tum Rakssak Kaahuu Ko Ddaranaa ||


Aqueles que se refugiam em Ti desfrutam de toda Felicidade.

Se você é o protetor, o que há para temer?


आपन तेज सम्हारो आपै ।

तीनों लोक हाँकते काँपै ॥

Aapan Tej Samhaaro Aapai |

Tiino Lok Haakate Kaapai ||

Somente você pode controlar sua grande energia.

Quando você ruge, os três mundos tremem.



भूत पिशाच निकट नहिं आवै ।

महाबीर जब नाम सुनावै ॥

Bhuut Pishaaca Nikatt Nahi Aavai |

Mahaabiir Jab Naam Sunaavai ||


Fantasmas e espíritos malignos não chegarão perto,

Quando alguém pronuncia o nome de Mahavir (Hanuman).


नाशौ रोग हरै सब पीरा ।

जपत निरन्तर हनुमत बीरा ॥

Naashau Rog Harai Sab Piiraa |

Japat Nirantar Hanumat Biiraa ||


Você destrói doenças e remove todas as dores,

Quando alguém pronuncia seu nome continuamente.


संकट से हनुमान छुडावै ।

मन क्रम बचन ध्यान जो लावै ॥

Samkatt Se Hanumaan Chuddaavai |

Man Kram Bacan Dhyaan Jo Laavai ||

Hanuman liberta alguém das dificuldades,

Quando alguém medita Nele com mente, ações e palavras.


सब पर राम तपस्वी राजा ।

तिनके काज सकल तुम साजा ॥

Sab Par Raam Tapasvii Raajaa |

Tinake Kaaj Sakal Tum Saajaa ||


Sri Rama é o Rei dos Tapaswis (devotos envolvidos em penitências).

E você (Hanuman) cumpre todas as obras de Sri Rama (como zelador).


और मनोरथ जो कोइ लावै ।

सोइ अमित जीवन फल पावै ॥

Aur Manorath Jo Koi Laavai |

Soi Amit Jiivan Phal Paavai ||


Devotos que têm quaisquer outros desejos,

No final das contas obterá o Fruto Mais Elevado da Vida.


चारों युग परताप तुम्हारा ।

है परसिद्ध जगत उजियारा ॥

Caaro Yug Parataap Tumhaaraa |

Hai Parasiddh Jagat Ujiyaaraa ||


Sua Glória prevalece em todas as Quatro Eras.

E sua fama se irradia por todo o mundo.


साधु संत के तुम रखवारे ।

असुर निकंदन राम दुलारे ॥

Saadhu Sant Ke Tum Rakhavaare |

Asur Nikandan Raam Dulaare ||

Você é o Salvador dos Santos e Sábios.


Você destrói os demônios, ó amado de Sri Rama.


अष्टसिद्धि नव निधि के दाता ।

अस बर दीन जानकी माता ॥

Assttasiddhi Nava Nidhi Ke Daataa |

As Bar Diin Jaanakii Maataa ||


Você pode dar os Oito Siddhis (poderes sobrenaturais) e os Nove Nidhis (tipos de devoções).

Mãe Janaki (Devi Sita) deu esta bênção a você.


राम रसायन तुम्हरे पासा ।

सदा रहो रघुपति के दासा ॥

Raam Rasaayan Tumhare Paasaa |

Sadaa Raho Raghupati Ke Daasaa ||


Você mantém a Essência da Devoção a Sri Rama.

Você sempre permanece como o servo de Raghupati (Sri Rama).


तुम्हरे भजन रामको पावै ।

जन्म जन्म के दुख बिसरावै ॥

Tumhare Bhajan Raamako Paavai |

Janma Janma Ke Dukh Bisaraavai ||


Através da Devoção a Você, obtém-se Sri Rama,

Libertando-se assim das tristezas de vida após vida.


और देवता चित्त न धरई ।

हनुमत सेइ सर्व सुख करई ॥

Aur Devataa Citta Na Dharaii |

Hanumat Sei Sarva Sukh Karaii ||

Mesmo sem adorar quaisquer outras divindades,

Obtém-se toda a felicidade quem adora Sri Hanuman.


जै जै जै हनुमान गोसाई ।

कृपा करहु गुरुदेव की नाई ॥

Jai Jai Jai Hanumaan Gosaaii |

Krpaa Karahu Gurudev Kii Naaii ||


Vitória, vitória, vitória para você, ó Hanuman,

Por favor, conceda sua Graça como nosso Guru Supremo.


जोह शत बार पाठ कर जोई ।

छुटहि बन्दि महासुख होई ॥

Joh Shat Baar Paattha Kar Joii |

Chuttahi Bandi Mahaasukh Hoii ||

Aqueles que recitam este Hanuman Chalisa cem vezes (com devoção),

Serão libertados da escravidão mundana e obterão grande felicidade.


जो यह पढै हनुमान चालीसा ।

होय सिद्धि साखी गौरीसा ॥

Jo Yah Paddhai Hanumaan Caaliisaa |

Hoy Siddhi Saakhii Gauriisaa ||


Aqueles que lêem o Hanuman Chalisa (com devoção),

Tornar-se-á Perfeito, Senhor Shiva é a Testemunha.


तुलसीदास सदा हरि चेरा ।

कीजै नाथ हृदय महँ डेरा ॥

Tulasiidaas Sadaa Hari Ceraa |

Kiijai Naatha Hrday Mah Dderaa ||


Tulsidas que é sempre o servo de Hari.

Roga ao Senhor para residir em seu coração.


पवनतनय संकट हरन,

मंगल मूरति रूप ।

रामलखन सीता सहित,

हृदय बसहु सुरभूप ॥

Pavanatanaya Samkatt Harana,

Mamgal Muurati Ruup |

Raama-Lakhana Siitaa Sahit,

Hrday Basahu Surabhuup ||


Sri Hanuman, que é o Filho de Pavana, que Remove as Dificuldades,

Quem tem uma forma auspiciosa,

Com Sri Rama, Sri Lakshmana e Devi Sita,

Por favor, habite em meu coração.


om tat sat om 



sábado, 4 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 26 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 4 de Maio

 Kriya Yoga Sadhana 22  Shrimad Bhagavad Gita no dia  a dia, 4 de Maio 

Shrimad Bhagavad Gita

Samkya yoga

A Yoga do Conhecimento de Si 

Capítulo 2 versículo 66




2:66. nã 'sti buddhir ayuktasya
na cã 'yuktasya bhãvanã
na cã bhãvayayatah sãntir
asãntasya kutah sukham

2:66 A pessoa que não controlou a sua mente e os seus sentidos não pode discriminar o intelecto. Nem pode tal pessoa ter um sentido de dever e, portanto, não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Vidura foi até Yudhistara em uma carruagem em movimento rápido. Vendo que Vidura parecia um pouco desconcertado, inquieto e triste, Yudhisthira sentou-se e perguntou a Vidura o que aconteceu com ele e por que ele tinha vindo. Yudhithira continuou perguntando o que estava acontecendo, o que é uma qualidade de pessoas boas que se preocupam com os outros. Vidura queria conhecer a mente de Yudhisthir

e então ele perguntou:"O que você acha de jogar dados?
Yudhishthira disse: "Jogar dados é a causa de todos os vícios e conflitos. Pessoas inteligentes deveriam ficar longe do jogo. Não é bom". Então Vidura disse a Yudhishtira que Dhritarashtra, seu avô, o convidou para jogar dados. Porém, é uma ordem e não um convite.

e então ele perguntou:"O que você acha de jogar dados?
Yudhishthira disse: "Jogar dados é a causa de todos os vícios e conflitos. Pessoas inteligentes deveriam ficar longe do jogo. Não é bom". Então Vidura disse a Yudhishtira que Dhritarashtra, seu avô, o convidou para jogar dados. Porém, é uma ordem e não um convite.

Jogar dados  simbilicamente significa espalhar o amor celestial, aumentar a energia vital e a vida, ou pode dizer, espalhar a devoção celestial ou a consciência de Deus.

Isso não é realmente ruim. Qual é a causa do conflito?

Você tem que expandir sua consciência e sua visão para ver o Senhor Vishnu em todos os lugares, assim como você pode ver no céu.
Aquele que deseja o progresso espiritual terá um conflito, mas o conflito é seu antigo interesse e hábitos, conflito com sua mente e emoções, algumas coisas entram em conflito com seus familiares e amigos.

se você quer meditar, mas sua mente diz que você vai dormir. o conflito é se você meditar você expandirá sua consciência. É um jogo de consciência. Se você quiser expandir sua consciência, então haverá conflito.

Aksha é olho. Existem dois tipos de visão: visão estreita e visão expansiva. Na meditação, quando fechamos os olhos, nossa visão se expande. Vemos um vasto espaço vazio. No entanto, quando abrimos os olhos, ou aksha, podemos ver apenas um espaço limitado.

Meditação, oração e consciência de Deus abrem os olhos e expandem a consciência. Mas Shakuni, a pessoa com menos capacidade, diminui a visão. A meditação expande a visão, mas Shakuni é a tendência que estreita a visão


É conhecido como mente estreita e, em outras palavras, mente aberta generosa  e mente  mesquinha . Se você é mau, você se rebaixa. Se você é generoso e mostra generosidade, você vive em unidade com todos.
 Quando  Draupadifoi acusada de prostituta, humilhada e ordenada que se despisse Todod ficaram em silêncio
 A prece de  Draupadi, estava em seu lugar, amados, os Pandavas. Vendo sua miséria e incapacidade, Draupadi começou a orar sinceramente pela ajuda dos mais velhos:
Vocês estão todos cegos? Você pode ver a tortura de sua nora, sua neta?

Ninguém se apresentou. Finalmente Draupadi orou ao Senhor Krishna. É uma bela oração:
Ó Govinda! Ó Tu que mora em Dwaraka que gosta de covardes (de Vrindavana). Ó Keshava, não veja que os Kauravas estão me humilhando. Ó Senhor, marido de Lakshmi, ó Senhor de Vraja (Vrindavana). Ó destruidor de todas as aflições, ó Jardana, salva-me que estou afundando no oceano Kaurava. Ó Krishna, ó Krishna, ó Tu criador de todas as coisas, ó Govinda, salva-me, pois estou angustiado e perdendo meus sentidos no meio dos Kurus.

Ela foi fundida na consciência de Deus. Ela permaneceu honesta e casta
Quando Nossas orações começam com dualidade e distância. Mas quando a oração se torna perfeita, a dualidade e a distância desaparecem, e esse é o estado de união
prapannam a última palavra da sua oração significa entrega total de si mesma ao Senhor


três palavras em sânscrito:
sharanagati, prapatti e ishwarapranidhana.



a entrega completa é tomar verdadeiro refúgio no Senhor.

A entrega é o estado sem  egoísmo e de aceitação de Deus como fonte de vida e amor.
Tudo o que temos é devido à Sua graça, e tudo o que fazemos devemos fazê-lo com amor a Deus e oferecer a Deus e oferecer ao Senhor - antes de fazermos, enquanto fazemos, e, enquanto fazemos, e mesmo depois concluir qualquer trabalho. Cada ação deve ser uma oferenda e uma oração. Cada resultado da ação deve ser dedicado. Se sua oferta estiver completa, Deus aceitou o alimento que está diante de nós. Deus aceitou, torna-se prasad, então vem de Deus.

jai guru




Na minha sadhana , acordei confusa ,  depois de orar  e pedir ao Senhor nas muitas formas que ele se apresenta. Entreguei minha aflição , a preocupação inútil aa Deus,  ao guru preceptor ao Senhor Krishna e e Jagannath sua resposta sempre é imediata, sua presença na minha vida a tanto tempo com paciência e misericórdia pela minha forma desajeitada de expressar aquilo que tanto desejo , que é realmente viver em paz, na Paz do Senhor. Meu pequeno altar com as formas divinas que me acompanham têm sua síntese nesta imagem. (jai guru).

 Minha devoção infantil as vezes me faz rir sozinha.

Antes da meditação hoje, cantei eu escrevi no blog dando sequencia a cada verso

 Shree Shree Guru Gita  Skanda Purana ( Livro 3 verso 327)

saccidãnandarupãya vyãpine paramãtmane
namah srigurunãthãya prakãsãnandamurtaye

327. Eu me curvo ao meu guru preceptor, meu senhor, que é sat-chit-ananda (existência-consciência-bem-aventurança), que tudo permeia, o Ser supremo e a personificação da vida e do amor.

om srigurave namah

Hoje na meditação durante o shambhavi mudra um pensamento me ocorreu em alguns segundos, quando minha respiração atravessou o espaço do terceiro chakra, o pensamento que o controle da mente e a respiração são as formas de ter a visão da divinda com os olhos abertos. Ah tentando me render ofereci a respiração a Deus.

 Entendi minha falha na oração antes da alimentação , a falta de entrega de todo alimento a Deus. O alimento é tudo o que produzimos, com a mente e os sentidos, tudo que é trazido para a nossa mente e está confuso. Entregar os pensamentos a Deus é o exercício agora, está faltando discriminação intelectual antes de tomar decisões , deixar as emoções tomarem conta. Somente o espaço de tempo entre a inspiração e expiração podem nos dar a chance de realmente pensar ( discriminar e decidir) aí então  a inspiração vai levar tudo até Deus ( o pensamento e os sentidos) com esta entrega ao Senhor se for total na fontanela, a energia vai voltar através dos chakras e ser entregue a Deus na base

Após a meditação convivi com minha filha , nos alimentamos juntas e conversamos das coisas que a preocupam e a necessidade de contemplar a Mãe Natureza para ganhar força e coragem para enfrentar os desafios do dia adia. Ela vai contemplar o por de sol. Minha nora se lembrou de mim, mesmo estando doente e me mandou uma mensagem encorajadora. Meu filho ligou e conversamos sobre isso também, ele falou para o mar pegar ondas e sempre ora para a Mãe Natureza e também recebe a energia e coragem para viver em paz.

Dando continuidade ao meu dia segui para este blog no qual eu descrevo o meu dia a dia, como estou constuindo a racionalidade discriminatória, nesta luta entra a minha conexão divina, a consciência e o contrle dos sentidos e da mente. 

Aleatoriamente, ou melhor confiando na graça divina, confiando na mensagem de Deus,  oro e abro a Shrimad Bhagavad Gita ,sempre penso no Paramahamsa Hariharananda e no meu Mestre quando faço isso.  Aí estudo, reflito  em um ou mais dias até ter alguma convicção interior.TRendo me lembrar relacionar isso com minha prática no dia a dia e na meditação.

Shrimad Bhagavad Gita   Samkya yoga A Yoga do Conhecimento de Si 

Capítulo 2 versículo 66

2:66. nã 'sti buddhir ayuktasya

na cã 'yuktasya bhãvanã

na cã bhãvayayatah sãntir

asãntasya kutah sukham

2:66 A pessoa que não controlou a sua mente e os seus sentidos não pode discriminar o intelecto. Nem pode tal pessoa ter um sentido de dever e, portanto, não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Penso onde eu me situo ? Em qual nível de ignorância estou vivendo hoje? Qual o caminho do crescimento? Como melhorar? Pedi ajuda para Deus,

Me identifiquei totalmente com esta fala do Senhor que explica a dificuldade de manter a paz da meditação no dia a dia, apesar do meu esforço para nunca esquecer a respiração, de amar a DEus em cada respiração. 

No meu caso não tenho muito mais a oferecer a Deus na verdade minha luta é manter a disciplina  e servir no que for possível, como e onde, isso o Mestre é que sabe , conhece os desígnios de Deus.

Senhor Shiva ensina que é o guru preceptor, ele é a verdade a paz e a felicidade, nele está a resposta.

O Senhor Shiva está sempre ensinando para a Mãe Parvati, sua discípula perfeita, tudo sobre a Divindade o Mundo espiritual e o guru preceptor como Senhor Shiva , a personificação do Ser Supremo. Ele Diz que o guru preceptor é Sat-chit ananda ( nele está o mistério da existência, a consciência e a bem aventurança ou a felicidade. Estou aprendendo a viver isso.

Nesta etapa da vida o corpo está se degenerando rapidamente, a mente já não tem aquela agilidade e a memória tem que ser controlada para não estar fixada no passado, mas deixar que o O Senhor Shiva e Mãe Kali aniquilarem tudo o que não for divino do passado, perdoando aquilo que foi inadequado e ruim, darem  clareza para assumir o karma, força e coragem para seguir em frente, e atravessar o portal da morte , com fé alegria e amor e  Isso o Mestre ensina sempre 

O Senhor Krishna ensina a ser inteligentes e fazer uma auto avaliação sincera

.Hoje minha reflexão acerca do versículo 66, onde o Senhor diz para Arjuna que a discriminação do intelecto somente acontece quando  controlamos a mente e os sentidos. Eu me identifiquei que sempre que não estou tentando a sensação é de infelicidade e não consigo ter paz. Os sentidos, a mente agitada pela memória e tentativa de racionalizar não são suficientes para ter paz e felicidade, ser pacífica e amorosa em qualquer situação. Sempre é tempo de aprender e se transformar naquilo que desejamos. Mãe Gomata e Gopala têm me ajudado .

Pedi uma luz. Aí abri o livro do Mestre :Mahabharata , The entrance to the Temple of the Gita,  Capítulo 12 na página 184.

 Ele descreve a vida do Senhor Krishna  quando ele explica o significado do jogo de dados que precedeu a Batalha de Kurukshetra, e a devoção de Drupadi . Tentando fazer esta auto avaliação segui estudando e entendi que 

Shri Guru diz que quando estamos absortos em Deus com os olhos fechados, nossa visão se  expande. Com os olhos abertos nossos sentidos querem nos levar para a escravidão e queda isso nos causa o conflito , os maus hábitos tendem a se repetir.

A entrega é o estado de egoísmo e de aceitação de Deus como fonte de vida e amor.
Tudo o que temos é devido à Sua graça, e tudo o que fazemos devemos fazê-lo com amor a Deus e oferecer a Deus e oferecer ao Senhor - antes de fazermos, enquanto fazemos, e, enquanto fazemos, e mesmo depois concluir qualquer trabalho. Cada ação deve ser uma oferenda e uma oração. Cada resultado da ação deve ser dedicado. Se sua oferta estiver completa, Deus aceitou o alimento que está diante de nós. Deus aceitou, torna-se prasad, então vem de Deus.

Meditar com amor, entrega tem sido a forma de me conectar com o Senhor, Percebi que minha prece só é manter o crescimento espiritual. Entrego tudo a Deus  na oração.  Com os olhos abertos estou aprendendo, exercitando respirar calmamente, prestando atenção na respiração, a inspiração a paz do Senhor e a expiração. Mas o meu exercício sempre é interrompido por um fator externo, aí meus sentidos que haviam experimentado o controle querem me levar para baixo. Estou tentando manter a fé e o amor e acalmar a mente agitada com a respiração. 
 ( que irradia para o prazer, o conhecimento e o nosso caminhar)  a cada ciclo cada vez mais  e mais ,

. Se nos rendemos ao Senhor Krishna cantamos o seu nome, nos lembramos dele o tempo todo , na oração e ação aí vamos ter a certeza de fazer o que o Mestre nos ensina sempre, de muitas formas.

Mesmo quando não somos inteligentes nossas mentes e sentidos não nos trazem a paz . Devemos nos refugiar no Senhor, como Draupadi humilhada  .

 Recebi uma mensagem de um kriyavan , Shri Guru com um olhar firme e sereno ao lado  uma flor de lotus dourada, no centro havia uma chama dourada. Isso me confortou. O lotus do coração de cristal se transformando. .Foi uma mensagem direta para a minha situação, ser possível ir além enquanto tivermos vida , amar  jai guru

 Quando nossos sentidos nos cegam e nos tornam omissos e imobilizados, inertes ,  a força e o poder Maternal da Mãe Divina , a energia divina  nos dá coragem para enfrentar os desafios  e nos acolhe. Drupadi é o poder da Mãe Divina  que se entrega totalmente  à Deus. Meditar é aprender a utilizar a energia divina para nos tirar da omissão , da miséria.. Mãe Shakti, Mãe Natureza, Mãe Kali, Mãe Laksmi, Mãe Saraswati, Mãe Parvati Mãe Gomata, Mãe Yemanja, Mãe Maria e todas as suas  outras formas..Elas nos fazem crescer, nos ensinam e ter coragem, gestar  e nutrir a divindade até ela aflorar. Ela é A Mãe de todas as escrituras e da fala, ela decodifica o conhecimento Supremo. Shri Guru é a força do amor da Mãe Divina. 

A entrega, a devoção nos permitem voltar mais e mais para o estado de meditação e a busca de expandir os nosso corações. Reconhecendo nossa omissão apesar da boa intenção. Orar e nos entregar totalmente, se render ao Senhor em tudo vai nos transformar e espalhar o amor celestial, aumentar a energia vital e a vida, ou pode dizer, espalhar a devoção celestial ou a consciência de Deus.

 O  meu Senhor 

om asato mã sad gamaya
tamaso mã jyotir gamaya
mrtyor mã amritam gamaya

Leve-nos da falsidade à verdade; leva-nos da escuridão à luz, leva-nos da morte à imortalidade

om tat sat om

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 25 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 2 e 3 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita 

Vishwarupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada 

Capítulo 11



yathã nadinãm bahavo 'mbuvegãh

samudram evã 'bhimukhã dravanti

tathã tavã 'mi naralokavirã

visanti vakytrãny abhivijvalanti

C11.v28 Assim como muitos riachos impetuosos correm em direção ao mar, assim também os guerreiros do mundo mortal entram em Tua boca flamejante.

Shi Paramahamsa Hariharananda explica este versículo na :

 Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga ( livro 2)

"Em sanscrito kala é tempo e Mahakala é Deus. O tempo flui para conhecer o estado de Mahaskala.

O rio corre e o oceano não correm, mas o oceano assimila o próprio rio.

Quando o rio e o oceano se encontram, eles se tornam um só.

Consciente ou inconscientemente, todos estão avançando em direção à meta do autodesenvolvimento e da realização de Deus.

Hoje ou amanhã você iniciará sua vida espiritual. Quem começa cedo descobre que a vida é mais fácil e bonita. Guerreiros são aqueles que lutam.

Algumas pessoas lutam pelas suas qualidades espirituais; lutam contra as suas qualidades negativas. Eles querem elevar-se acima dos centros inferiores até os centros superiores. Algumas pessoas também tentam permanecer absortas nas propensões inferiores da vida, absortas nos centros inferiores. Em cada indivíduo ocorre uma luta constante e atrito entre as naturezas inferior e superior.

Na batalha da vida, todos os guerreiros que lutam para estabelecer o domínio – animalidade versus racionalidade – estão se dirigindo para o oceano da consciência de Deus, Mahakala. A união do rio e do oceano é advaita, unidade. Embora muitos rios convirjam no oceano, não é possível distinguir as águas provenientes dos diferentes rios. Este é o estado de unidade perfeita ou soham: “Eu e Ele somos um e sempre fomos um”. Na chama da consciência de Deus, as sementes da ilusão são queimadas"

Shri Guru ensina no seu livro:

The Mahabharata The entrance to the temple of the Gita

O Senhor Krishna mostrou sua forma cósmica trtes vezes.

A primeira foi  para sua mãe Yashoda. Após uma travessura comendo terra. Sua mãe insistiu para ver a sua boca e nela viu o Universo Inteiro, incluindo a Terra e os planetas, o cosmo, os santos e sábios. Ele fez com que ela esquecesse logo pois ela não poderia suportar saber que ele não era apenas o seu filhinho.

A segunda vez  que assumiu sua forma cómica foi em Hastinapura. Os santos e sábios que tiveram esta visão cósmica fecharam os seus olhos pois a visão era impressionante. Os que cantavam  as glórias do Senhor puderam Vê-lo . Bhishma viu mas outros não puderam ver, não viam nada. Os poderes do Senhor causavam medo. Assim muitas pessoas consideram a a divindade, os poderes. Duriodhana viu e não acreditou, achou que era mágica. O Senhor disse que se ele não seguisse o caminho virtuoso do bem iria sofrer e cair e ninguém poderia o ajudar.

A terceira vez foi esta no campo de batalha de Krukshetra. Revelou sua forma a Arjuna para lhe dar coragem para lutar.

 Nosso compromisso com o Senhor é queimar  as sementes do mal , as qualidades negativas, permanecendo sempre entre o ajna e o sahasrara, até a fontanela.  O Sestrenhor pode nos revelar sua forma cósmica a qualquer momento. Mas durante a meditação, fixados no Mestre, na fontanela, na sua forma cósmica, ele através da respiração, queima todas as sementes do karma. Na boca do Mestre estão os Mantras e seus ensinamentos. è da boca do Senhor, na sua forma cósmica, misteriosa que recebemos os seus ensinamentos, para todos e ao mesmo tempo  para cada um de acordo com suas necessidades. Sua boca de fogo a boca do Senhor. É nela que todos os guerreiros , os rios tempestuosos encontram o mar. Se dissolvem Nele . Durantes as atividades com a respiração também podemos nos deparar com a forma  cósmica, a Onipresença, a Onipotencia e a Onisciência do Senhor. 

Primeiro temos que esquecer desta visão.para não perder nossa conexão maternal com o Senhor, pensando em corrigi-lo como uma mãe humana.

Depois podemos achar que é mágica  . Ou abrimos os olhos, olhamos para o Senhor o vemos  sua forma cósmica e cantamos a sua gloria. Muitos  não o vêm assim  mas seguem acreditando na sua sabedoria. Porém Se desprezarmos , ignorarmos debocharmos acharmos que é um truque ou mágica  desconsiderarmos real esta visão que o Senhor nos proporciona, iremos cair e sofrer.

Paramahamsa Yogananda diz no seu livro Autobiografia de umYogi:

Palavras do seu  Mestre Shriyukteshwar  : "Quanto mais profunda for a Autorrealização de um homem, mais ele influenciará o universo inteiro com suas vibrações espirituais sutis e menos ele será afetado pelo fluxo dos fenômenos"

Shri Guru , o Mestre altamente realizado, o Paramahamsa influencia o Universo Inteiro com sua divindade, sua energia. Ele é a Boca Flamenjante do Senhor, onde os guerreiros adquirem coragem para seguir na batalha. Onde aqueles que lutam contra suas tendências negativas encontram na meditação especialmente na meditação profunda , na consciência de Deus e além mergulhando no Universo Cósmico.  Um dia, conduzido pelo Mestre, o guru preceptor aprenderá a permanecer lá como Ser realizado, Iluminado,  vivendo de fato a Unidade com Deus " soham".

E segue acerca da " filosofia samkya "Iswar asidhhe" ( O Senhor da criação não pode ser deduzido).O homem não iluminado depende doa seus sentidos para todos os julgamentos finais, a prova de Deus permanecerá desconhecida e portanto inexistente. Os verdadeiros adeptos de samkya , com imperturbável percepção interior nascida da meditação, compreendem que o Senhor é tanto existente quanto cognoscível

om srigurave namah

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 24 continuação : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, ( C: 05:v:02) 30 de Abril e 1 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita 

Karma Sanyasa Yoga

A Yoga da Renúncia da Ação

Capítulo 5 versículo 2




05:22. Ó filho de Kunti (o melhor gigante intelectual), Arjuna! Os prazeres nascidos do contato com os objetos dos sentidos são de fato fonte de infelicidade, pois têm começo e fim. A pessoa sábia não encontra alegria neles (eles não experimentam alegria na escravidão)

A Sadhana Continuação:

Shri Guru ensina no seu livro "Forgive My Forgiveness A prayer of Remembrance "

A palavra triguna virahita significa aquele que está completamente livre das triplas qualidades. Lord Shiva está livre dessas qualidades. Shri Guru, o Mestre realizado é Shiva. Durante a nossa sadhana (prática espiritual) ao longo do dia, devemos superar o tamásico com o qual devemos nos libertar da qualidade rajásica e o rajásico sattvico para a qualidade sáttvica pura. Durante a meditação devemos nos libertar de todas as qualidades.

E ainda : Quando agimos neste planeta, como criaturas humanas, pensamos baseados no nosso mundo particular.  Cada pessoa vive no seu mundo particular interagindo uns com outros.

jai guru


A narrativa:


 As qualidades da matéria jogam a vontade quando não existe a consciência, a vontade e  o esforço para se transformar. Com a misericórdia e a graça divina Shri Guru está sempre pronto para nos ensinar conduzir e acolher. Precisamos estar sempre em sintonia.

 Se os nossos pensamentos são sujeitos às leis da natureza , nossas palavras e atitudes também são. Os pensamentos determinam  nossas ações . Baseados na nossa memória  e ego eles fluem espontaneamente como a nossa mente não é disciplinada, e melhor esvaziada para se reorganizar.

Nossa mente agitada tem que ser disciplinada a perceber as más tendências tamas e rajas para evitar má interpretação ou falta de diálogo. Os mundos são diferentes estão em frequências e dimensões também diferentes, os valores e crenças das pessoas são determinante. Eles podem estar dimensionados como  mais espirituais, materiais ou em transição.

As dimensões da existência são aquelas para as quais  somos atraídos , os karmas de outras vida e as experiência boas ou ruins, uteis e inúteis para a evolução humana e a utilização do potencial humano estão guardadas na memória. Aquelas experiências traumáticas tendem a reproduzir sempre a situação no presente. Isso atrapalha a formação e a manutenção do mundo particular.

Interagir com o mundos entre uma e outra pessoa ou em tarefas coletivas é realmente muito difícil é uma tarefa que exige um intelecto determinado e a condução do Mestre Realizado. Ele através do mistério da conexão direta, conhece o potencial de cada um e sabe o que é melhor para o coletivo também.

Na vida ter acesso aos conhecimentos de um Ser realizado através dos discursos, textos e biografia  já é uma grande bênção, especialmente quando compreendemos e colocamos em prática.

 Encontrar pessoalmente um Mestre Realizado, sua energia divina  pode encher nossos corações e mentes . Esta sintonia só se dá quando a entrega é sincera e plena.

Ser iniciado em uma prática espiritual, milenar assim como a Kriya Yoga, que é o meu caso é aceitar a ser conduzida por Deus, pelos Mestres da Linhagem durante toda a jornada neste caminho que pode durar por esta e as vidas futuras . Eles aceitam tudo o que vivemos até então para o início de uma jornada espiritual que inclui uma disciplina, conhecimentos e devoção. Isso garante uma evolução rápida e certeza do encontro com o Ser Supremo dentro de nós até a realização divina.  

Seus discípulos adiantados iniciam pessoas e ensinam a Kriya Yoga aos aspirantes sinceros, nos seus diferentes níveis , utilizando as técnicas milenares,  como Babaji Maharaj ensina. Babaji continua supervisionando todo este processo. Está vivo, com seu corpo físico e ainda se comunica diretamente com todos , de acordo com o nível do desenvolvimento pessoal de cada um. Quando se manifesta em um linhagem todos os Mestres são sua voz, a voz divina a voz de Deus e a presença do Ser Supremo

 Esta é a promessa destes Seres Divinos desta linhagem ,  que de discípulos perfeitos se tornam Mestres  a Realizados. Eles se entregam a nos ensinar por puro amor, compaixão e devoção aos seu Mestre pessoal ou guru preceptor . Seguem a missão do seu Mestre com obediência. Assim se forma esta Linhagem que se iniciou com Mahayogi Babaji Maharaji.

A sadhana ou caminho claro e seguro  da Kriya Yoga ,proporciona o crescimento e desenvolvimento espiritual iluminando a vida material.

Encontrar, reconhecer e sermos reconhecidos por o nosso  Mestre Espiritual ,  nosso guru preceptor , a personificação de Deus que se comunica diretamente conosco sempre que precisamos , nos disciplina, corrige e acolhe como Mãe Pai e Amigo. Ele nos conhece melhor do que a nós mesmos , o processo da nossa vida e nosso potencial de crescimento nossas dificuldades e facilidades . Além de Mestre Realizado presente no seu corpo físico sutil ou astral , é também aquele que conhece nosso mundo particular  o mundo dos que nos cercam e os que dos que o servem como instrumentos.

 Se nos entregarmos e permitirmos que ele nos sonde e penetre no nosso mundo ) O passado, o presente e o futuro ,  nos guia nos ensina  de acordo com nosso karma acumulado, capacidade e etapa individual. Nos ensina a auto avaliação, o autocontrole, a autodisciplina e a emancipação.  

Assim teremos cada vez mais a mente se clareando e sendo despolida, as emoções purificadas de acordo com nossas limitações e esforço. 

A meditação tem sido um processo de identificar  natureza de cada pensamento, palavra e atitude, aprender a acalmar a mente com a respiração, prestar atenção na respiração e assim tentar nunca se esquecer de Deus, do Mestre. A respiração, o pranayama  nos ajuda   identificar  as três gunas, classificar e discriminar entre o que permanece e o que não permanece no nosso mundo , o que é certo e errado para as nossas escolhas no presente e como meta para o futuro.

 O pensamento claro e a calma entre o pensamento natural altera o tempo e vamos aprendendo utilizar das palavras e atitudes amorosas e pacíficas  (Sattvica e Raja Sattvica) na nossa jornada e ao lidar com o mundo do outro. 

Enquanto nossos pensamentos são predominante  tamasicos (fatalistas, medrosos , lentos e preguiçosos, inertes etc.) isso torna anossa mente  embotada e poluida.  Os pensamentos  predominantemente rajasicos ( acelerados, dispersos, incoerente, agressivos, críticos etc.) nossa mente fica agitada. Em ambos não temos clareza nos pensamentos, não pedimos perdão a Deus e aos a outros , não somos humildes,  nossas emoções descontroladas permanecem no passado ou vivem na dualidade. Não aprendemos nestas horas. 

Nossas palavras são arrogantes, crítica, julgadoras, e preconceituosa. Não respeitamos a missão que Deus para cada um de nós , não aceitamos as nossas limitações , mais ainda não aprendemos com o outro, não respeitamos o outro, o seu mundo, sua história, fase da vida, situação no presente, expectativas, etc.  Nossas palavras serão falsas , hipócritas, incoerentes, Nossas ações e atitudes serão desarmônicas, provocando nos outros o sentimento de superioridade ou inferioridade, inadequação ou até repulsa. As palavras entre os mundos e as ações coletivas serão inadequadas, insuficientes e mal interpretadas.

Isso tudo eu vivencio, estou lutando para não ser assim emocional, reativa, pouco inteligente e racional. 

Vencer tudo isso parece uma coisa impossível vivendo aqui e agora. neste plano. Confio em Deus, Shri Guru. Sinto sua presença sempre que me lembro dele. Estou tentando ficar mais tempo conectada. O mistério da superação possíveis com a graça e a intervenção divina dependem da entrega, confiança aprendizado simultâneos. É uma prática constante, um estilo de vida, um exercício.

O pensamento, as palavras e as atitudes bondosas, amorosas pacientes, compreensivas. O servir sempre aquilo que o Mestre solicita para servir ao seu propósito, sua missão.  (sattva)

 . Aprendi com ele, neste ensinamento que quando vamos aprendendo a meditar profundamente vamos nos tornando rajas sattva ( servindo a todos com bondade) quando estamos com os olhos abertos. Quando estivermos em meditação profunda e regularmente  por longos períodos aí então ficaremos livres das tres gunas por algum tempo.E ir aprendendo a ser sattva total,  quando as gunas não  mais terão nenhuma ação em nós , esta é a expressão máxima da natureza divina, a realização em Deus, a Verdade, a Eternidade e a Felicidade.  

As ações tamas e rajas se originam dos objetos dos sentidos e a fonte de infelicidade. Arjuna é inteligente temos que ser como ele. 

No meu caso estou tentando aprender, e com a graça divina. Aos poucos vou percebendo minhas ações ( pensamento, palavras e atitude) muito pouco inteligentes e me esforço para me transformar em uma pessoa inteligente na atividade e na pratica da meditação. 

Em cada chakra setor da vida ,  tento refletir , com auto análise onde eu me situo neste caminhar e me esforço o máximo que consigo na auto disciplina para não me esquecer de Deus a cada momento, a cada respiração. Me situar é compreender quem eu pensava que era, quem eu sou e quem posso ser com graça divina e a prática da Kriya Yoga.

Na kriya pranayama e as outras técnicas  ou artes deste caminho , sei que o Senhor age de modo independente dentro de nós, purificando os nossos chakras nossos corações e mentes. Nos mostra o que é paz que tanto almejada. Precisamos aprofundar mais e mais no estado de consciência mais e mais sutis. Sinto que ainda tenho dificuldade para respirar e aprender a respirar . EStou neste caminho e sou imensamente grata. Peço perdão a Deus por tantos e tropeços das vezes na vida que eu me esqueci dele, apesar de tantas oportunidades que tive e tenho enquanto este corpo estiver vivo.

Aos poucos vou me deixando levar por Ele, por Deus  na fontanela, observando a sua atuação em cada parte do corpo Shri Guru é a reunião de todas as formas divinas , Deus pessoal com forma e sem forma também. Ele nos ensina como ir cada vez mais além rumo ao Ser Supremo. Isso é com certeza um tempo de paz , alegria e felicidade. 

 Aos poucos a memória vai ficando seletiva, a consciência e consequência das nossas ações e reações fica clara e vamos percebendo que dependemos de Deus, da Alma para tudo nesta vida. Deus cria este cenário e encenação para o nosso aprendizado. Com Deus no coração, na mente e no intelecto podemos desempenhar nosso papel neste roteiro divino. Devemos ler na história da vida o que faz parte realmente do nosso texto e ai decorar, ensaiar até a perfeição. O cenário é um só, a peça teatral é uma só. Existem muitos atores com os seus papeis. Existe também os que trabalham nos bastidores e os que assistem. Precisamos conhecer nossa situação. Esta é a base. Deus escreve a nossa história, nossa conexão divina, precisamos conhecer este roteiro. Entregando nossa mente à Deus isso é possível. As deidades e divindades fazem suas leelas e nos incluem nos seus papéis para nos conquistar e ajudar.. Devemos participar com alegria é uma oportunidade rara!

O Ser Supremo está além de todas as deidades e formas de Deus Shri Guru pode nos ensinar passo a passo a ir além através da experiência o verdadeiro conhecimento e não de modo abstrato, especulativo ou na imaginação. è a realidade desta vida. Pode parecer um sonho, mas Shri Guru diz que é a realidade desta existência.

Não precisamos nos debater ou afundar no oceano da vida. Podemos aceitar Shri Guru, ser o barco que segue com a direção do Mestre que segura o leme. Só precisamos aprender a respirar sentir a brisa divina. O ego vai se dissolvendo A graça divina é experimentada, vivida, não é imaginação. A divindade em nós aflora, é a revelação da nossa real natureza, a natureza divina. A verdadeira aprendizagem. Como isso acontece, não sei. É o mistério divino da ressurreição, da realização.

Nossas ações tamas, rajas têm que evoluir para raja sattva . Este processo tem sido muito difícil. Muita oração, prece, estudo das escrituras,  arrependimento, perdão, interação com as deidades (Senhor Jagannath, Mãe Divina ,Shri Krishna , Gopala e Gomata)  são rotinas as diárias na tentativa de aprimoramento e transformação pessoal .

Entrego a Shri Guru tudo, o coração e a mente a cada dia as dificuldades e mesmo quando não entendo os seus desígnios, agradeço por tudo e sigo em frente.

Esta é a Sadhana  , o caminho espiritual, suas lindas paisagens, perigos , tropeços 


om saha nãvavatur

saha nau bhunaktu

saha viryam karavãvahai

tejavi navadhitam astu mã viddvisãvahai

om santih  santih santih

Om. Que isso proteja a nós dois (professor e aluno). Que Isso faça com que nós dois desfrutemos da bem-aventurança (de Mukti). Que ambos nos esforcemos para descobrir o verdadeiro significado das escrituras. Que nosso aprendizado seja brilhante. Que nunca briguemos um com o outro!

Om santih Santih santih!

 A repetição de “Om-Santih” três vezes é para remover os três tipos de obstáculos, viz. Adhyatmika (de nós mesmos), Adhidaivika (das forças invisíveis) e Adhibhautika (de todos os seres vivos). Tradução : Swami Sivananda 


om srigurave namah