Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bhagavad Gita:Capítulo I v 47 "A Yoga da desilusão ou Arjuna Vishada"






sanjaya uvâca
evan uktavã ' rjunah samkhye
rathopastha upãvisat
visrjya sasaram cãpam
sokasamvignamãnasah

Sanjaya said:
Having said this, Arjuna cast away his bow and arrows and sat down on the chariot in the battlefield,his mind agited by grief.(47)

Dito isto, Arjuna rejeitou o seu arco e flechas e sentou-se no carro no campo de batalha, sua mente agitada por luto.(47)

King  Scribe Sanjaya : "He who has controled the five senses and conquered the extrovert stage" He is absorved in God and can foresee everything.

King Scribe Sanjaya: "Aquele que controla os cinco sentidos e conquistou a etapa do ser extrovertido" Ele é absorvido em Deus e pode prever tudo.


Arjuna (Krishna disciple) He who has no bondage,but appears bondage."Originally  overpowered by twenty-four gross elements,but whith the soul's (Lord Krishna's) help,there is the ability to acquire self control.The fire element(third center)creates digestive power and appetite for life.The fire nourishes the brain and creates the power of the finest conception.

Arjuna (discípulo de Krishna) Aquele que não tem escravidão, mas parece escravidão. "Inicialmente dominado por vinte e quatro elementos grosseiros, mas com a ajuda da alma, em união com seu Guru (Lord Krishna), há a possibilidade de adquirir auto controle . O elemento fogo (terceiro centro ) cria poder digestivo e do apetite para o fogo de viver . Ele alimenta o cérebro e cria o poder da melhor concepção.


The Battle of Life ( by Paramahamsa Prajnananada Giri)

Against whom you fight?

The fight is not external, but interna.Esta struggle is against the neurosis of the human personality, against his anger, ego, vanity, hipocresia.Aqueles who can overcome all these aspects will be successful in all areas of materials not vida.Posses are parameters sucesso.Alegria true, love and peace are the true parameters.

 A Batalha da Vida
Contra quem você luta?
A luta não é externa, e sim interna.Esta luta é contra as neuroses da personalidade humana,contra sua raiva, ego, vaidade, hipocresia.Aqueles que conseguirem vencer todos estes aspectos serão bem sucedidos em todos os âmbitos da vida.Posses materiais não são parâmetros de sucesso.Alegria verdadeira ,amor e paz são os verdadeiros parâmetros.

Paramahamsa Prajnanananda

Karma


kim karma kim akarmeti kavayo patramohita

Even the wise are deluded as to what is to be done or not done.
Mesmo os sábios são iludidos quanto ao que deve ser feito ou não.

1-nitya karma
We brush our teeth, take a shower, do some prayer or meditation, do some exercises- all these actions which are done daily are called the nitya karma.

Nós escovamos os dentes, tomamos um banho, fazemos alguma oração ou meditação, fazemos alguns exercícios de todas essas ações que são feitas diariamente são chamadas de karma nitya.

2-naimittika karma

 The words.A friend is visiting and we take special care of his food and this is naimittika karma. In Vedic times a guest was considered as God.

As palavras.Um amigo está visitando e tomamos um cuidado especial com sua alimentação e esta é naimittika karma.Nos tempos  Vedicos um hóspede era considerado como Deus.

3-Kamya karma

 Kamya karma is that which is done with a wish or desire. Some actions are done to fulfill or achieve a goal

Karma Kamya é aquele que é feito com uma vontade ou desejo. Algumas ações são feitas para cumprir ou alcançar um objetivo

4-Karma nishiddha

The human mind is so weak, we do things knowingly. We know that anger is not good but we become angry. As Gurudev said we are all conscious devils and educated fools. We are not able to give up what is wrong and do not have strength to do what is good.


Algumas ações são proibidas pelas Escrituras, e estes são conhecidos como o karma nishiddha. Nós todos sabemos que é bom e ruim Mas a mente humana é tão fraca, que fazemos as coisas com conhecimento de causa. Sabemos que a raiva não é boa, mas ficamos com raiva. Como disse gurudev, estamos todos conscientes e demônios tolos educados. Nós não somos capazes de abandonar o que está errado e não temos força para fazer o que é bom.

5-Vikarma

Vikarma a word that is used in the Bhagavad Gita is another type of karma.These acts are done out of greed, possessiveness and vanity

Vikarma uma palavra que é usada no Bhagavad Gita é um outro tipo de Karma.Estes atos são feitos pela de cobiça, possessividade e vaidade

6-Prana karma

Prana karma is a function of the prana and is responsible for yawning, blinking, digestion and assimilation of food, circulation and evacuation. The inhalation and exhalation are going on continuously and the prana karma is functioning in these various activities. There are many pranas of which five are the major pranas. The yogi knows the different pranas and their functions and that every function is done by the life energy.


Prana karma é uma função do prana e é responsável pelo bocejar, piscar, a digestão e assimilação dos alimentos, a circulação ea evacuação. A inspiração e expiração estão acontecendo de forma contínua eo karma prana está a funcionar nestas diversas atividades O iogue conhece os pranas diferentes e as suas funções e que cada função é feita pela energia da vida.

7-Vyashti karma
Vyashti karma is the karma done by an individual
Vyashti karma é o karma feito por um indivíduo


8-Samishti karma

Samishti karma is action done in a group together. When we all sing together or meditate together we are doing samishti or collective karma. When an action is done collectively it produces more energy and has a stronger effect. Within the samishti there can be vyashti

Karma Samishti ação é feita em um grupo unido. Quando todos cantam juntos ou meditar juntos estamos fazendo samishti ou carma coletivo. Quando uma ação é feita em bloco que produz mais energia e tem um efeito mais forte. Dentro do samishti pode haver vyashti
Bondage of karma
Cativeiro do Karma

Day and night we all work and karma binds usIf we can remember our identity with god the journey of life becomes easy. When we attend a satsang with like minded people singing the name of god and chanting together the collective energy helps. To get good company is not easy.

 Dia e noite, todos nós trabalhamos e o Karma  se liga a nós.
Se pudermos nos lembrar a nossa identidade com a jornada de Deus a vida se torna fácil. Quando participamos de um Satsang com espírito coletivo das pessoas cantando o nome de Deus e cantarmos juntos a energia coletiva ajuda. Mas obter uma boa companhia não é fácil.
Raman Maharshi
Raman Maharshi sang in his Upadesha Saram - kartrurajnaya prapyate phalam, karma kim param karma tajjadam - karma by itself is inert but it binds. How does karma bind? Suppose there is a rope. By it self the rope does not tie you. But if you hold on to the rope then you are bound

Raman Maharshi cantou em seu Upadesha Saram - phalam prapyate kartrurajnaya, karma param Kim tajjadam karma - Karma por si só, é inerte, mas se liga,  amarra. Como o karma faz para nos prender?  Suponha que haja uma corda. Por si só a corda não pode amarrá-lo. Mas se você segurar a corda, então você está vinculado a ela.


 Kabir

In a strong current of a river in floods many things get washed away. Huge trees and sometimes even an elephant can be seen going down but the tiny fish in the water can swim upstream. Kabir said, ulti jal me machili chale. This is because of the total surrender of the fish to the water in which they are born and live and are never outside.

Em uma forte corrente de um rio em inundações muitas coisas começam a ser  levadas. Árvores enormes e às vezes até um elefante pode ser visto indo para baixo, mas o pequeno peixe na água pode nadar contra a corrente. Kabir disse, ulti jal me machili chale. Isso é por causa da entrega total do peixe para a água em que elas nascem, vivem nela e nunca estão fora.



 Swami Vivekananda
Vivekananda on his last day sang "I have packed up my bags. O Siva takes my boat across."

Vivekananda em seu último dia cantou "Eu tenho carregado minhas malas. Oh Shiva leve o meu barco todo."


Rama Krishna Paramahamsa
Rama Krishna Paramahamsa once said if one can cry genuinely for god for three days and three nights one will be realized.

Rama Krishna Paramahamsa uma vez disse que, se uma pessoa pode chorar verdadeiramente a Deus por três dias e três noites  ele será um ser  auto-realizado.




 Jesus
Jesus had that surrender and said, "If I am to drink from this cup let me drink."
Jesus tinha que render-se e disse: "Se eu estou a beber o cálice deixe-me beber."





Om tatsaditi srimabhagavagitãsupanisatsu 
brahmavidyãyam
yogasãstre srikrisnarjunasamvãde arjunavisãdayogo
nãma prathamo 'dhyãyah

Om That is the Truth.Thus ends the first chapter,"The yoga of dejection" in the yogic scripture of the Bhagavad Gita , the essence of Upanishads,the scripture on absolute knowledge, a dialoge between Lord Krishna and Arjuna!

Om .Essa é a Verdade. Assim termina o primeiro capítulo, "O yoga de desânimo" na escritura yogue do Bhagavad Gita, a essência dos Upanishads, a escritura do conhecimento absoluto, um diálogo entre Krishna e Arjuna!

!!Om tat sat!!