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segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 76 Shirimad Bhagavad Gita dias 19/12 a 30/12

 Shrimad Bhagavad  Gita 

JnanaVijnãna Yoga

   A Yoga do Conhecomento e a Aplicação do Conhecimento

Capítulo 07 verso 12



ye cai 'vc sãttvikã bhãvã
rãjasãs tãmasãs ca ye
matta eve 'ti tãn vidddhi
na tv aham tesu mayi

07:12 Eu sou a fonte criativa de qualidades como sattva (bondade espiritual), rajas (atividade apaixonada) e tammas (ociosidade ou preguiça). Essas qualidades estão sob Meu controle, mas Eu não estou sob o delas.

Segundo Paramahamsa Hariharananda no seu livro:  Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga:

"São seis  as características  das qualidade espirituais sattvic  shama ( controle dos sentidos), dama ( controle da mente), uparati ( o sesejo de estar acima, na fontanella),titiksha (tolerancia),shraddha ( devoção e amor a Deus e ao guru), e samadhana ( equanimidade, o estado de consciência divina contínua)

Esta disposição espiritual está localizada do chakra cervical até a pituitãria.

 A disposição passional também tem seis características harsa ( o riso), darpa ( vaidade), krodha (raiva) ,raga ( apego), lobha (orgulho) e pravriti ( envolvimento)

As seis implicações taméaica são desleixo e ociosidade, suas qualidades são apravritti ( sem sinceridade e determinação ) pramada ( com dúvida) alasya (ociosidade) nidra (sono) and moha ( paixão e desilusão). Os três primeiros chakras são predominantemente tamasic.

Estas três qualidades nascem da natureza e finalmente do poder de Deus. Se Deus não inalar não existe atividade ou jogo da natureza. Cada ser individual possui diferentes percentuais destas tres disposições.

Embora Deus seja a causa da natureza e suas três qualidades, Deus permanece compassivamente desapegado. O sol é a causa de toda luminosidade, mas não está apegado a nada. Deste modo as qualidades naturais estão abaixo da alma, mas a alma não está abaixo das três qualidades da natureza.
A alma está presente durante o estado desperto, no estado onírico, no sono profundo e também na meditação profunda, mas a alma está sempre desapegada, pura, perfeita e livre. Esta é a causa de tudo, mas ela não tem causa. O centro da alma está acima dos cinco chakras inferiores e além das três qualidades."

A reflexão que eu faço é que pela graça divina o Senhor, meu guru está me ensinando o caminho para o Supremo. Iluminando a minha ignorância e as poderosas forças da natureza conflitantes em mim. O meu esforço para manter o corpo e a mente no processo de purificação e  desapego da matéria é o meu vínculo com o Mestre. Na meditação, na Kriya Yoga isso fica maie evidente, como experiência, vivência além das palavras , apenas no silenciar da mente cada vez mais próxima. O Mestre olha por mim, me acompanha com amor e torce para a minha evolução. Suas palavras , a voz de Deus mostra , demonstra, interage. Não são palavras são "gotas de nectar". Assim são as palavras de cada um dos Mestres Iluminados desta linhagem .

Vinoba ensina no livro : "Talks on the Gita", este tema no capítulo 7 :


"Movendo-nos pela vasta extensão de uma floresta, o templo da Deusa da natureza, somos cativados por uma grande quantidade de cenas cativantes. É o mesmo com o Gita. Ele agora revela diante de nós uma nova vista.

Depois desta visão , o Senhor revela o segredo da estrutura deste mundo que cria a ilusão. Cada artista pinta variados tipos de quadros no mesmo tipo de tela e com os mesmos pinceis.  Os tocadores de sitar criam diferentes ragas ( estilos de música clássica indiana) com as mesmas sete notas musicais. Na literatura a variedade de pensamentos ideias , sentimentos e emoções que são expressas com poucas letras do alfabeto.
Assim é a causa da criação. Nós descobrimos issop em inumeráveis objetos e propensões. Porém todos eles são produtos de apenas duas coisas- o Ser eterno e segundo o Senhor ensina na filosofia samkya , "a octupla prakriti ( terra, agua, fogo,ar, espaço, mente, razão e ego ) estas são as divisões da Minha Natureza "

A raiva da pessoa irada, o amor do amante, lágrimas do aflito, a alegria doa alegres, a preguiça dos preguiçosos, a empresa do empresário- todas estas manifestações são uma e a mesma causa. Como a energia cósmica interior é uma e a mesma em todos a cobertura externa é também a mesma na natureza. O Senhor está dizendo desde o início que o consciência do Ser e  prakriti inconsciente são a fonte gêmea da qual toda a criação surgiu."

Estou empenhada no estudo e prática da Sagrada Astrologia , Somos seres únicos e ao mesmo tempo diferentes assim como purusha e prakriti. Mergulhados na existência material  recebemos  um mapa de nascimento, que mostra sinais da nossa natureza, conscientes dela, podemos decidir e nos empenhar rumo à nossa emancipação. Quando amamos e buscamos Deus com todo o nosso ser. Ele vem na forma de Mestre , guru para nos guiar. A Kriya Yoga é um atalho seguro, só temos que ter fé e confiar  e seguir mesmo quando estamos na escuridão ou na ilusão da vida material. As vezes só conseguimos ver a poeira dos pés do Mestre, mesmo assim quando nos entregamos vivemos a experiência da comunhão dentro da caverna do crânio. Precisamos da libertação, o Mestre conhece muito bem o caminho, conhece nossa aparência, a forma externa da matéria.

Shri Guruji no seu Livro O Pai Nosso , sob a perspectiva de um yogi, ensina:

Seja feita a Sua Vontade

"Todos somos abençoados com o poder da vontade, mas ´poucos de nós utilizamos esse poder de maneira inteligente. Não apenas temos a força de vontade, mas em certa medida, temos livre-arbítrio para atingirmos os objetivos estimados, a força de vontade está associada à nossa determinação de nos transformar de maneira positiva. Deus por outro lado, tem sua vontade divina, que tem infinitas possibilidades. O livre arbítrio e a força de vontade humana têm limitações. A vontade de Deus é descrita como o plano cósmico da criação, que está além da condição finita dos seres humanos. Com nossa ignorância, ego, e arrogância, não reconhecemos a vontade de Deus. Vivemos com a atitude de tentar satisfazer nossa vontade egoísta, o que leva a mentalidade  estreitas e mesquinhas. Esse egoísmo é o terreno fértil de todas as misérias,
Somos todos filhos de Deus. Uma boa criança é sempre cuidadosa. Enquanto ela fala, pensa ou faz qualquer coisa, ela observa inteligentemente para que o ego seja gradualmente eliminado. Vivendo assim, tornamo-nos calmos e pacíficos, e descobrimos a vontade divina como força orientadora em nossas vidas "

Aceitar Deus nas nossas vidas é a arte da submissão. Abre a porta para a humildade.

Enquanto vivemos na Terra pensamos em ir para ´céu depois que morrermos, ao invés de colocar nosso esforço em viver aqui e agora com amor celestial vida requer um entendimento correto, que cresce com amor e devoção. amor e devoção, conhecimento e sabedoria,  cuidado e compaixão são as  qualidades do céu. Apego e arrogância, ego e emoção, raiva e possessividade são normalmente encontrados na terra.

a filosofia da Kriya Yoga, é uma técnica de meditação muito antiga e não sectária, para a realização em Deus, nos diz que o céu e a terra estão dentro de cada um de nós. O céu está entre o ponto médio das sobrancelhas até a fontanela, no topo da cabeça. A Terra começa no muladhara ( centro inferior) na base da coluna vertebral. Entre o céu e a terra existem mais quattro centros o svadhistana ( centro sacral), o centro da sexualidade e prazer físico; o manipura ( centro do umbigo), o centro da comida e bebida. O anahata ( centro do coração), o local da emoção e da devoção e o vishuddha ( centro cervical) a área da religião e filosofia.

"Quando rezamos o pai nosso estamos orando para que o reino do céu venha à terra"


A terra é onde vivemos
A agua ( o segundo centro ) o centro dos relacionamentos humanos
O fogo no umbigo nosso amor por  comida e bebida
no ar do centro do coração jogo do ego, do amor, da emoção e compaixão
o centro do vácuo do pescoço é o local das diferentes religiões e vários rituais, orações e local de cultos.

Até mesmo no céu nossa existência é temporária;não é permanente.
Pessoas altamente arrebatadas não estão interessadas em ir para o céu após a morte. Elas preferem experimentar  o céu durante o tempo em que estão na terra, vivendo cada momento em unidade com Deus.  Em outras palavras , elas vêm Deus em tudo e nada mais. Quando somos um com Deus, o céu e o inferno desaparecem, tudo é divino e nossas mentes estão sempre embriagadas com a felicidade celestial.


Com profundo amor devemos orar a Deus para Ele nos dar mais amor,mais alegria e mais compaixão também,para que Ele possa nos ajudar      a viver uma vida de oração  e meditação.

O jejum de alimentos, pensamentos e palavras ( o silêncio da mente ) é o exercício desafiador que tem me ajudado a refletir, prestar atenção no fluir da vida, tentar a comunhão com a energia da Natureza sem me apegar a ela. Isso eu entendo como mensagem de Shri Guruji durante a meditação. A graça divina de ir além devagar e continuamente em todo o processo da meditação Kriya, o ensinamento dado por ele na minha iniciação. Não perder mais tempo ficar em comunhão com ele, com Deus através dele. Os ensinamentos do Mestre  no ultimo encontro  na sua presença física. o sábio olha para o guru no topo, em pleno silêncio com a mudra da sabedoria plena, sua alma pura. O discípulo velho de tanto tentar viver uma vida sábia olha para o guru a alma sempre jovem e fica em silêncio e imobilidade em comunhão com ele. Ah este exercício é mais um desafio., mas tem sido prático e efetivo . Orar e Meditar , sempre  praticar a Kriya Yoga. Testemunhar sua energia renovadora, seu ensinamento , suas palavras que são mantras , a presença física do seu silêncio pleno e seu exemplo da felicidade plena, são imperdíveis. Oro para que ele esteja sempre presente e eu nunca me esqueça.

Desafios no cotidiano, no trabalho, relacionamentos em todos os níveis tem sido enormes, mas 

Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    254

sãmyena ramate jnãni divã vã  yadi vã nisi
evamvidho mahãmauni trailokyasamatãm vrajet

254. Onde quer que essa pessoa de conhecimento esteja, ela desfruta da felicidade da equanimidade, dia e noite. Neste sentido, o grande observador do silêncio experimenta harmonia em todos os três mundos.

 jai guruomkara

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 75 Shirimad Bhagavad Gita dias 11/12 a 19/12

 Shrimad Bhagavad  Gita 

 Bhakti  Yoga   

 A Yoga do Amor Divino

Capítulo 12 verso 20



ye tu dharmyãmrtam idam
yathoktam parsyupãsate
sraddhadhãnã matparamã
bhaktãs te ´tiva me priyah

12:20     Aqueles que honram esta lei imortal (o néctar da sabedoria) com fé e devoção, e que estão atentos a Mim como o supremo, são queridos por Mim.

Paramahamsa Hariharananda ensina no seu Livro Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga:


"O néctar é uma bebida mitológica que o torna imortal. O néctar da sabedoria estabelece você na alma e em Deus. Cada pessoa é a imagem de Deus, mas devido à ilusão, ilusão e erro, mas a maioria das pessoas não percebe sua natureza imortal e sofre na consciência corporal e no mundo material. No entanto, aqueles que recebem a companhia do mestre divino, que realmente aprendem e praticam a essência da espiritualidade, e que estão livres de toda negatividade bebem o néctar da imortalidade. Tal sabedoria divina não pode ser percebida ou realizada pelos sentidos, mas apenas através da meditação profunda, quando você entra na caverna do crânio e bebe o néctar da sabedoria"

Os devas e asuras lutavam pelo nectar.O bem e o mal dentro de nós quer o nectar da imortalidade, a libertação do sofrimento a alegria, saúde e paz. Estamos nesta vida mergulhados no oceano da ilusão.O Senhor atende a todos nós, mas para o mal ele é só ilusão para o bem ele é a realidade. Dessa luta e ilusão nasce o veneno que nos aniquila, que sufoca e polui nossos chakras. O Senhor Shiva engole o veneno, coma ajuda da Mãe Parvati , conseguimos superar quando somos capazes de nos autoanalisar e nos esforçar para eliminar a ignorância. O Senhor vem do oceano  como Mohine com o néctar da vida e saúde. Desta luta vem Gomata mãe da criação, Ayurveda , Tulasi mãe das plantas, e muitas outras coisas que  ajudam  humanidade a evoluir. Shri guru é a força de todas as formas divinas, a presença de Deus que cria, protege e transforma.

O Senhor falou dessa sabedoria divina semelhante ao néctar nos versos 13 a 17, no Goraksha Samhita, que diz:

brahma randhre mano dattvã
ksãnardham api tisthati
sarvapãpavinirmuktvã
sa yãti paramagatim

"Se você puder penetrar na fontanela, no brahma randra, e ficar um pouco, você se tornará livre de todo o mal e atingirá o estado supremo. O yogi cuja mente está livre de defeitos, ilusões e dúvidas é verdadeiramente grande."

"Meditação é o  dharma real, vida correta na consciência da respiração. O Senhor ensina que a meditação concede imortalidade, amrita, o néctar. Aquele que segue as instruções do Senhor e as traduz em vida prática é querido pelo Senhor."

Praticar a Kriya Yoga sendo guiada pelo meu Mestre, meu guru divino, me aproxima de Deus, do Senhor Krishna. Ele vai revelando a verdade até receber o nectar da imortalidade, assim que o bem vencer o mal finalmente. Não é fácil é uma luta interior cerrada , um enfrentamento dos maus pensamentos e palavras, julgamentos, ressentimentos. Tenho sido purificada, com a graça divina . Tomar decisões baseadas na vontade do Mestre é a solução, querer compreender os desígnios divinos  sem a plenitude é impossível !

Nestes dias eu tenho pensado na devoção do Senhor Hanuman. Ele seguiu acima na carruagem , a bandeira em toda a batalha de 
Kurukshetra, ela simboliza vitória e devoção a presença constante na fontanela durante toda a batalha. è a devoção, a entrega , a confiança nas palavras do Senhor, na sua providência!

O Senhor Hanuman é o exemplo da devoção que supera qualquer obstáculo. Ele é o SEnhor com cinco cabeças, que protege o devoto de todas as formas possíveis em todas as direções. A devoção nos alerta, nos protege, nos faz lembrar do Senhor!


Cultivar o bem, pedir ajuda ao Senhor Vishnu, aprender e ter fé no Senhor  Hanuman, a romper o mal com a devoção. Ele assumiu essa forma com cinco cabeças para derrotar o mal, as forças demoníacas, por devoção ,com amor ao seu Senhor, Shri Rama, Sita e Lakshmana

Nos ensina 

Hanuman : Voltado para o leste
Narasimha : Voltado para o sul
Varaha : Voltado para o norte. 
Garuda : Voltado para o oeste
Hayagriva : Enfrenta o céu

A forma voltada para o leste do Senhor Hanuman protege os devotos de problemas causados ​​por inimigos. Ele fornece felicidade e realiza desejos. Sua devoção foi fundamental para a morte do demônio  Rei Ravana, de 10 cabeças, o mal encarnado.

Ahamkara: Representa o ego
Buddhi: Representa o intelecto
Chitta: Representa a vontade
Kama: Representa a luxúria
Krodha: Representa a raiva
Lobha: Representa a ganância
Mada: Representa o orgulho
Maatsyasa: Representa a inveja
Manas: Representa a mente
Moha: Representa a ilusão, ou confusão e percepção equivocada

Hanuman é a personificação da devoção , o ego, o coração e  a mente entregues  ao Senhor

A forma voltada para o sul do Senhor Narasimha remove todos os tipos de medo, pecados, influências desfavoráveis ​​de espíritos e demônios, e realiza nossos desejos. Praladha , com sua  devoção amansou a forma furiosa do Senhor.
Hanuman assumiu a forma de Narashima, o destruidor radical do mal, das forças demoníacas 

A forma do Senhor Garuda voltada para o oeste remove todos os tipos de doenças, negatividades, magia negra, veneno e medo. Ele é o veículo do Senhor Vishnu  Garuda é o pássaro divino semelhante a uma águia . Ele também é conhecido como o Rei dos Pássaros e a personificação da coragem. Levou os devas e asuras, toda a Terra  para o oceano no seu bico ,  assim o Senhor veio como Kurma , observou a luta mas  protegeu o bem, não deixando os devotos se afundarem na luta. Protegeu a todos.
Garuda é frequentemente retratado como o inimigo dos Naga, As Nagas representam a dualidade da criação e da destruição e desempenham um papel crucial na manutenção da ordem cósmica. Foi a corda que sustenta  a luta entre os devas e asuras, Garuda, a coragem  se afastou pois   é inimigo de Nagas a dualidade. O Rei das Nagas sustenta a luta entre o bem e o mal . Assim o oceano ficou cheio de veneno que asfixia os devas. A devoção da Mãe Parvati liberta o Senhor Shiva do veneno, e a transformação é possível.
Hanuman assumiu a cabeça  corajosa e resignada de Garuda,  o destemor de ser instrumento da vontade do  Senhor Vishnu 

A forma do Senhor Varaha o voltada para o norte fornece o ashta aishwarya (oito formas diferentes de riqueza).
A consorte de do Lord Vishnu Varaha é Bhudevi, a Mãe Terra personificada, que é frequentemente retratada como uma jovem mulher: O Senhor salva todo o planeta e promove os sete tipos de riqueza, as sete formas da Mãe :

Aishwarya Lakshmi
Mãe do conforto e beleza
Adi Lakshmi
A Mãe Primordial
Dhana Lakshmi
Mãe da riqueza material
Dhanya Lakshmi
Mãe da boa colheita e grãos da alimentação
Gaja Lakshmi
Mãe do poder e força
Santana Lakshmi
Mãe da prole e progênie
Veera Lakshmi
Mãe da coragem e força
Vijaya Lakshmi
Mãe da vitória

O SenhorVaraha e o poder de salvar a Mãe Terra

A forma voltada para cima do Senhor Hayagriva, o Senhor Vishnu  na forma humana com cabeça de cavalo.  ajuda os devotos a atrair a boa vontade das pessoas. As palavras de Seus devotos se transformam em realidade. Ele os concede avanço na busca de conhecimento, boa companhia de amigos, inteligência, bons filhos e salvação.

Deus do conhecimento e da sabedoria, professor de Saraswati e protetor do conhecimento espiritual

Hanuman com a cabeça do  Senhor Hayagriva, é o Triunfo do conhecimento sobre a paixão e a escuridão


Panchmukhi Hanuman é muito auspicioso por tudo isso 

Por minha ligação tão profunda com Gopala e descobrir o dia do meu nascimento no primeiro dia  dia de Gonavaratri, Gopasthami me levou a estudar sobre a leela do Senhor , erguendo Govardhan

Impossível não me lembrar da Govardan,  Govardhan Parvat O Senhor Hanuman para servir o Senhor Rama eternamente, se transformou em uma montanha, onde os devotos podem ter abrigo . Sua cabeça é a montanha segura para as pessoas puras que tentam fazer o bem. As pessoas de VRindavan

Govardhan Parvat foi "levantado" por Hanuman antes de KrishnaMount Dunagiri



incidente remonta ao Ramayana, onde quando Ram teve que cruzar um rio, uma ponte teve que ser feita. A ponte que mais tarde veio a ser conhecida como Ram Setu precisou de muitas pedras para ser construída.

Ouvindo isso, Hanuman, que foi agraciado com poderes especiais, voou para o Himalaia e arrancou uma enorme montanha. No entanto, em sua jornada de volta, ele descobriu que a ponte já havia sido construída. Então, ele deixou a montanha lá apenas.

Ao ouvir isso, a montanha ficou profundamente triste pensando que ele não seria útil para Rama. Sentindo sua condição, Hanuman disse à montanha (que era Govardhan parbat) que no Dwayar yuga, quando Rama nascesse como Krishna, a montanha seria erguida por Krishna.


Tornando-o famoso

Então foi assim que Hanuman levantou a montanha pela primeira vez e a tornou um lugar tão reverenciado que é adorado por centenas de pessoas todos os dias. 

O rei Vajranabh (o bisneto do Senhor Krishna ) tinha 16 divindades de Krishna e outros deuses esculpidas em uma pedra rara e imperecível chamada Braja e construiu templos para abrigar essas divindades em Mathura e arredores para sentir a presença do Senhor Krishna.

 As quatro divindades que presidem Braja Mandala são Sri Harideva de Govardhan , Sri Keshava Deva de Mathura, Sri Baladeva de Baladeo e Govindaji de Vrindavan 

. Existem dois Naths — Sri Nathji, que estava originalmente em Govardhan e agora está em Nathdwara, Rajastão , e Sri Gopinath, que agora está em Jaipur .
 Os dois Gopals são Sri Madana Mohana, que agora está abrigado em Karoli Rajastão, e Sakshi Gopala, que agora foi transferido para a cidade de Sakhi Gopal, Odisha, perto de Puri.

 Sri Nathji,

Ele Gopala que levantou a montanha sagrada Govardhan

Assim protegeu o povo devoto do SEnhor, de Vrindavan, onde as lilas do Ladoo Gopala  , Krishna Radha e as Gopis
Onde Shri Caitanya transcendeu e que segue com o Senhor Jagannath na Rath Yatra, no seu coração pulsante




 Mas é preciso seguir os seus ensinamentos e praticar Kriya Koga o tempo todo, estar consciente de cada respiração, cada segundo. ´Meditando com os olhos fechados exercitando a imobilidade e a conexão com o Senhor Mahashiva no topo , sri guru ensinando a respirar e purificar cada setor das nossas vidas.
Sou grata a você , meu Mestre, por tantas graças e bênçãos!

jai guruomkara


quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 74 Shirimad Bhagavad Gita dias 06/12 a 11/12

 


Shrimad Bhagavad  Gita 

 Samkya  Yoga   

 A Yoga do Autoconhecimento

Capítulo 2 verso 38




38.Você não peca se lutar para cumprir seu dever na batalha, sem preferir prazer ou dor, ganho ou perda, vitória ou derrota.


A batalha da vida não é fácil. Buscar revelara espiritualidade na minha vida ,Verdade é preciso cumprir o dever sem ganhar ou perder sendo assim pequei e continuo pecando. Pelo jeito não aprendi quase nada do que tenho sido ensinada.

Eu me afasto, tento olhar para dentro de mim e para minha reação nas situações traumáticas. Tenho vivido um dilema com duas pessoas, que me ignoram justamente onde o meu coração está pulsando. Talvez eu saiba porque, ou não. Estou tentando entender falar menos, expor estas pessoas o menos possível aceitar a minha exclusão com resignação. Ai são tantas coisas que eu gostaria de compartilhar, fazer , servir...mas não tenho espaço. Lugares, assuntos que são parte enraizada do meu ser, tudo acontecendo e estou isolada. Me apego à Deus meu Mestre, a Mãe Divina. Tenho que superar e vou com a graça divina.

As pessoas que ei mais amo não tem sido apoiadas por mim, subitamente os canais de comunicação estão danificados. Sei a minha responsabilidade nesta questão e estou entregando para Deus. É muito difícil para mim ter o fluxo do coração ser desviado e se perder. Sou muito agua preciso fluir. 

O Mestre ensina , no seu vídeo sobreo jejum, da sua palestra no Brasil em 2023, que o jejum, exercer um controle consciente da ingestão de alimentos ajuda a controlar todos os outros sentidos

Tenho tentado, estou fazendo jejum de 24 h todas as semanas. Peço a Deus, aos Mestres que purifiquem os meus sentidos, para entrarem em sintonia com a energia cósmica. Falta silencias a mente e as palavras. Estou tentando, é muito difícil.

A convivência é uma situação complicada. Hoje eu tenho consciência das minhas falhas. Tento seguir sorrindo como ensina o Mestre!

No seu livro Seguir Sorrindo, ele Ensina:

"Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus" Mateus (18:3)

Eu disse para minha terapeuta que minha criança que está muito viva ainda, apesar de tudo, era alegre e confiante. Algo mudou!

A raiva, ciúme, intolerância e ódio são como traças que comem as roupas das nossas vidas. A inimizade e animosidade nos torturam. Suponha que dois inimigos de longa data se encontrem. Se eles puderem sorrir um para o outro, o veneno do ódio será eliminado em grande parte de seus corações.

"Precisamos ter cuidado ao falar. Devemos evitar palavras amargas em nossas conversas e trazer mais doçura para nossas vidas"

" Um sorriso abre a porta para a amizade, aquece as câmaras do coração com amor e é a chave para um ambiente amoroso. A Alegria e felicidade são as celebrações celestiais de um coração sorridente"

 Estou no ciclo do Senhor Shiva , a flauta é de osso. Difícil, dentro da caverna do corpo que exige o equilíbrio quase perfeito de Sushumna. Estou engatinhando nisso. Aguardo o Senhor Shiva entregar  a flauta  para o Senhor Krishna, ela ainda está sendo lapidada e este caminho exige muito mais cautela e abnegação. Mantenho meu vínculo com Gopala , Vrindavna e as leelas , mas tudo parece diferente, O Senhor Krishna me chama para a batalha. Agora as leelas são do Senhor Jagannath.  Espero me esforçar mais e viver a transformação desta dor e isolamento em maturidade serena.

Este processo de aprendizagem ,ensinado por Shriguru no ultimo Seminário .,está descrito no seu livro Jnana Sakalini Tantra , pag. 50

O Senhor está sentado no sahrasrara ou o topo da cabeça. O seguidor se torna unido com Shiva quando -através do poder da concentração- reage à energia  liberada nos chakras óu shakti , centros mais baixos e se concentra exclusivamente no sahasrara. Este estado é conhecido como jiva-shiva-milana ou a união da kundalini shakti com parama shiva."

Entendi na sua fala divina, no Brasil em 2024 : Ele parama shiva  está sentado no sahrasrara imóvel olha para o discípulo,   velho de tanto conhecimento e experiência acumulada, o Senhor guia no silêncio e imobilidade ensina . O discípulo olha para parama shiva que é um com atman ,  novo pois é sua alma   sahrasrara imortal fica também imóvel e em silêncio assim consegue aprender.O Mestre é um  co parama shiva. Sou a discípula que se arrastou até a base na busca da sabedoria, e foi agraciada por sua compaixão e Amor Divino.

Ah esta nova etapa é bem difícil, as vezes consigo ficar concentrada por algum tempo na meditação mas imóvel e em silêncio, a mente em silêncio é o desafio. Vou continuar tentando com os olhos abertos também.

Shriguru falou ontem em um vídeo que "Deus  é suave e amoroso, pura alegria e felicidade"

É preciso estar conectada, sintonizada,  para acessar o topo da montanha no caminho do vishudha , o encontro de shakti  com o conhecimento, sabedoria ,  rumo ao o topo. Minha prática está intensa e longa, é um exercício fundamental neste novo aprendizado. Agora  viver essa realidade é  fantástica e apesar da minha dificuldade extrema, é muito gratificante. Deus, a alma mais perceptível. A voz do silêncio do Mestre conseguindo irradiar sua energia no sopro da expiração.

Estou começando a conhecer a vastidão que é a prática da Kriya Yoga. Somente agora, depois de praticamente duas décadas iniciada estou começando a aprender a meditar, e sentir muita falta da prática.

" Mesmo em situações críticas, com perspicácia, podemos criar condições alegres e agradáveis. Inteligência , humor e riso enriquecem a qualidade das nossas vidas"

Meu sorriso anda "amarelo em muitas circunstâncias"

Não tenho sido inteligente e perspicaz ! Como o Senhor Krishna ensina neste vérso

Que o Mestre me ajude, tenho me esforçado para deixar a graça divina guiar os meus passos, gestos, um a um.

Com as bênção do Mestre sempre disponível , aguardando essa reação, sou grata e confiante, tenho fé , quero evoluir mais e mais.

Practice Practice Practice

om srigurave namah


sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 73 Shirimad Bhagavad Gita dias 25/11 a 06/12

 Shirimad Bhagavad  Gita 

 Karma Sanyasya  Yoga   

 A Yoga da Renúncia da Ação

Capítulo 5 verso 22 

 

 

 ye hi samsparsajã bhoga

duhkhayonaya eva te

ãdyantavantah kauteya

natesu ramate budhah

Ó filho de Kunti (o mais fino gigante intelectual), Arjuna!

Os prazeres nascidos do contato com os objetos dos sentidos são de fato a fonte da infelicidade, pois eles têm um começo e um  fim Pessoas sábias não encontram alegria neles (elas não experimentam alegria da escravidão) (22)

O Mestre acompanha cada dia .minuto a minuto os nosso pensamentos e sentimentos. Responde d modo objetivo e claro, independente da nossa vontade. Este é o mistério de entregar nossa vida aos cuidados de um Sadguru.

Após tantos dias de vida prática na busca  incessante do crescimento espiritual e desenvolvimento de cada um dos setores da vida de uma pessoa que não fez votos monásticos. Ajuna se casou com Subhadra , que é a sabedoria, pois viveu unido com Sernhor Krishna e teve a visão da sua forma Infinita, a vida do Yogi.

Arjuna é filho de Kunti, herdeiro da sua beleza, inteligência e astúcia pois ela é   ápice da maturidade, previsão e feminilidade maternal.

A Educação da criança nestes valores por mulheres bondosas, espiritualizadas e maduras , que ensinam  ou valorizam os conhecimentos científicos e tecnologia  acumulados pela humanidade associados aos conhecimentos da sua religião, isso acelera sua evolução integral. Se a criança crescer unida ao Senhor Krishna assim como Arjuna ela vai encontrar a felicidade e a realização um dia.

No entanto o senhor diz para Arjuna no capítulo 5 que pessoas sábias renunciam o contato com os objetos dos sentidos.

 Mesmo vivendo uma vida como qualquer cidadão do planeta , é preciso renúncia dos desejos causados pelos objetos dos sentidos.

 Ser movido pelo um desejo desequilibrado de riqueza, com ganância ou explorando os recursos da Natureza.  Apesar disso  lutar por uma vida material confortável saudável e uma vida atuante na sociedade. 

Ser movido pelo desejo desequilibrado pelo prazer físico e mental . Apesar de uma vida sexual saudável e moderada . Apesar da necessidade do prazer da mulher ao amamentar , na reprodução e laços afetivos entre os casais que se amam.

 Ser movido por um desejo desequilibrado pela perfeição física ou de saúde do corpo. Cuidar da alimentação., praticar esportes , cuidar da saúde integral , cuidar do meio ambiente, sono regular. Apesar disso  se alimentar de modo saudável, com o mínimo de violência na produção dos alimentos e sem exploração de plantas, animais e recursos naturais. Utilizar medicamentos, sais minerais e hormônios com moderação e o mais naturais possíveis, sem agressão às criaturas. Preferir a Naturopatia, Terapias Naturais e Ayurveda , não dispensando cuidados médicos convencionais . Cuidar das informações assimiladas , elas são alimentos para a percepção e memória .

Objeto dos sentidos , ser movido pelo prazer emocional, o gostar e não gostar das coisas, julgar as pessoas, ter depressão ou ansiedade em função das situações. Apesar disso é preciso discriminar e se afastar ou dar um tempo nas relações com pessoas e situações conflitantes, que despertam isso até atingir um nível de inteligência emocional amorosa e cooperativa necessárias para a paz. Se abster de vídeos , livros  e outros recursos violentos ou que despertem emoções negativas.

Objeto dos sentidos conhecimento , seja religioso, filosófico, artístico , científico , ou outro. No entanto é preciso ter conhecimento na área de trabalho, pesquisa ou ação na sociedade , na saúde, educação ou outro setor público ou privado. O Conhecimento da Vida  Vedas e do Bem Viver Ayurveda é espiritual, pois tem que ser aplicado para o bem de todos Mas sua interpretação correta  depende da voz de um Mestre Realizado. E seu silêncio também.

Quando a pessoa tem muita devoção por um Mestre, Deidade, Santo e forma de Deus ela pode ser dogmática e desvalorizar, ter preconceito da crença dos outros. A espiritualidade abrange toda ou qualquer religião ou crença fundada na equidade, cooperação, compaixão e união de forças para o bem de toda a criação. A Kriya Yoga é a essência de todas as religiões, sua prática intensifica a devoção, praticas amorosas e sabedoria. Ela é ensinada e conduzida pelo Mestre. O Senhor Jagannath ensina que a devoção o amor e o esforço são necessários para qualquer ser humano, para a sua evolução em qualquer parte do Planeta, do Universo. Ele acolhe os caídos e todos os caminhos espirituais de todos os tempos. jai guru jai jagannath

O destino de todo ser humano é receber sua herança divina. Ser Um com o Ser Supremo que é tudo o que existe no Universo Infinito da nossa vida, dentro de nós , de tudo o que acontece, no coletivo ou individual, ele é onisciente, onipresente e onipotente. Dá significado para a vida de cada um e de toda a criação pois existimos nele e ele é Consciente de tudo . Somente um Ser Realizado, está unido ao Ser o tempo todo e sendo um Mestre pode nos conduzir se seguirmos os seus ensinamentos. Se tivermos coragem de passar pelo processo da  transformação bio psico e social que implica na iniciação e desenvolvimento espiritual no caminho do Mestre.

Esse Ser Infinito está dentro de nós, no ponto atõmico que fica na fontanela. è preciso um estado de purificação espiritual máxima para viver fixado neste ponto. Estar na fontanela, onde estão os pés do Mestre  nos permite a transformação gradativa até a sintonia com o ponto atômico.

Este é todo o exercício pratico teórico e devocional que os que estão seguindo este aminho. A Sadhana, a busca da sabedoria, de viver uma vida sábia.

 Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    319


sarvapãpaprasamanam sarvopadravavãrakam
janmamrtyuharam devi gitãsãstramidam sive


319. Ó Devi, ó Shive! Esta escritura da Gita é a destruidora de todos os pecados e remove todos os obstáculos e perturbações. Também elimina o medo do nascimento e da morte!

om srigurave namah

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 72 Shirimad Bhagavad Gita dias 13/11 a 25/11

 Shirimad Bhagavad  Gita 

 Karma Yoga   

 A Yoga da Ação

Capítulo 3 verso 39



03: 39 Ó filho de Kunti (Arjuna)! A superconsciência (conhecimento) é completamente queimada na pessoa espiritual pelo fogo insaciável na forma do desejo, o inimigo constante do sábio.

Paramahamsa Hariharananda ensina no seu livro Kriya Yoga:

Karma Yoga : oferecer tudo a Deus.

A força dentro da pituitaria é chamada kun ( dathu) ti; kun significa átomo - o ponto mais fino do átomo na alma.

Este versículo encerra este período entre Gonavaratri e o meu aniversário neste dia há 66 anos. Tempo de uma longa autoanálise , que este período desperta , uma espécie de balanço entre as grandes oportunidades em confronto aos desejos do Ego. Shri Guru Jagannath Gomata e Gopala. A síntese da disciplina de uma vida simples seguindo os ensinamentos do Mestre. Enfrentar os desafios. 

"Kunti foi casada com Pandu e é mãe de Karna , Yudhishthira , Bhima e Arjuna . Ela é retratada como possuidora de beleza, inteligência e astúcia.

Acredita-se que seu nome possui qualidades purificadoras, capazes de dissipar o pecado quando recitado. Kunti é louvada como o ápice da maturidade, previsão e feminilidade obediente."

Arjuna como filho de Kunti herdou sua inteligência e astúcia.. Está pronto para encontrar com o seu guru na fontanela , sem forma e sempre presente. a Superalma, a união divina libertadora.

Quantas oportunidades e quanta ilusão causada pelo ego! Desejos infindáveis e pouca pratica efetiva!


É preciso oferecer tudo a Deus , ter a maturidade , se deixar purificar  através da respiração consciente e controlada. A Yoga, a união divina ! A Kriya Yoga torna a vida divina a cada prática !

Quando a prática da Yoga começou na minha vida?  Quais os Desejos têm consumido minha energia, meu Deus!

Uma vez meu Mestre contou uma história que sua Mãe, a Swami Gurupremanandaji , contava para ele. A lesma tentava subir em um graveto e escorregava um pouco tentava novamente até um dia conseguir subir  ou voltar até o chão e começar tudo de novo.

Eu sou esta lesma solitária , que demora para aprender. Não consegue chegar lá e ficar por lá pertinho do céu que ela consegue perceber com sua cabeça de lesma. Chega perto, muito perto e escorrega. A mão de Deus, da Mãe Divina, do guru sempre estendida, seus pés , a entrada para o infinito.
 
O Mestre ensina , no seu livro: "The Path of Perfection" acerca do Sucesso obtido com  a Força Interior.:

"Vamos pensar em nossas vidas como um vasto campo com um tesouro escondido. O tesouro está lá, mas quem vai cultivá-lo? Vivemos vidas fáceis e preguiçosas e esperamos que tudo seja feito por nós. Por exemplo, pegamos o telefone e pedimos comida para chegar direto na nossa porta em vez de cozinhar. Mas para fazer trabalho físico para trazer alegria à vida, temos que trabalhar duro, temos que labutar. A vida não é apenas um sonho vazio. Se quisermos explorar o tesouro escondido na vida e encontrar a verdadeira alegria, trabalho duro é necessário, não há outra maneira"

A  nossa Mãe Divina  Gurupremanandaji  ensina:

Ó meus filhos! Sejam sempre bons em suas vidas: sirvam a Deus e aos sadhus e sejam realizados.

Servir ao Mestre é colocar os seus ensinamentos em prática. A disciplina espiritual. Meditar praticar Yoga e Kriya , oferecer cada respiração à Deus, com Amor.

 No seu livro Pebbles from the Pond  Shri guru ensina , referente à luta entre os devas e asuras :

"O maior produto"

"A mente pode revelar muitas maravilhas antes de render o néctar da imortalidade. Aquele que não cede à tentação alcançará a meta"

 Vivi uma situação muito problemática em família  e com outra pessoa , um relacionamento complicado. Este foi um presente de Deus. O guru corrige, ensina através das situações concretas. Antes da  meditação tenho pedido para viver aquele Amor na vida, com os olhos abertos.

No seu livro : Conheça sua mente Shri Guruji ensina:

Devemos purificar a mente através da entrega, a humildade. Diz que entregar-se é fácil para aqueles que Amam a Deus, oferecem tudo a Deus, tudo o que temos. Devemos manter a mente limpas e puras. Oferecer nossas mentes a Deus todos os dias ao acordar. 

"Compartilhar tudo o que temos de bom e bonito com os outros. Não falar de coisas negativas para os outros para não poluir assuas mentes. Não contaminar a mente dos outros com os nossos pensamentos sujos e sentimentos ruins. Mantenhamos nossa mente pacífica e saudável, observando coisas boas nos outros."

 " Se você se comunicar com uma pessoa saudável, estável e prestativa, essa pessoa o ajudará a encontrar uma solução benéfica. Seres humanos são animais sociais que amam se comunicar"

" Se notamos alguma sujeira ou mancha na nossa mente, nós podemos imediatamente
agir para removê-la"

É difícil enxergar nossos próprios  erros. E se realmente queremos crescer, é bom que o ouçamos o que os outros nos tem a dizer sobre nossos erros"

" Existem dois tipos de pessoas que apontam nossos defeitos; uns são nossos inimigos cruéis que acusam nossos defeitos de uma maneira destrutiva. Outros são nossos amigos, aqueles que realmente nos amam"

" Você tem a possibilidade de observar seus pensamentos elimine seus erros com a observação da sua mente"

" uma mente inquieta é preenchida com muitos pensamentos, resultantes de muita ambição, muitas expectativas e insatisfações."

"Espiritualidade prática significa muito mais do que apenas se sentar quieto com os olhos fechados. Deve-se também permanecer com os olhos abertos e expressar o seu amor e compaixão através do seu comportamento na vida diária. Cada dia devemos espiritualizar nossas vidas com a abertura de nossos corações para todos que encontrarmos e, sempre perdoando quem nos machucou"

O ego polui a mente, nos deixa cegos, o Mestre nos mostra  a verdade e o nos ensina como transformar a nossa mente e o nosso modo de ser e agir em qualquer circunstância!

 Penso : quanto tenho que evoluir para agir com sabedoria !,

Agradeço meu Mestre por esta lição , tenho que exercitar mais e mais!

jai guru
  
  

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 71 Shirimad Bhagavad Gita dia 04/11 a 13/11

 


Shirimad Bhagavad  Gita 

 Atman Samyama Yoga   

 A Yoga do Autodomínio

Capítulo 06 versos 41,42,43 


prãpya puniyakrtãm lokãm
usitvã sãsvatih samãh
sucinãm srimatam gehe
yogabrhastho ' bhijãyate

41 Após a morte, aqueles que não são yogis plenamente realizados permanecem por períodos mais longos no plano divino superior, desfrutando da divindade; então eles renascem em famílias justas e cultas.

athavã yoginãm eva
kule bhavatidhimatãm
etad dhi durlabhataram
loke janma yad idrsam

tatra tam bhuddhisamyogam
labhate purvadehikam
yatate ca tato bhuyat
samsiddhau kurunandana

42 Ou eles podem ter nascido na família de yogis eruditos, mas esse nascimento é, sem dúvida, muito raro neste mundo.

43 Após tomar tais nascimentos, eles recuperam a consciência de Deus que ganharam nas vidas anteriores, para a alegria da família Kuru! Então eles praticam o máximo para alcançar a libertação completa.

 Mensagem do Dayle Prayer 

Os seres humanos absortos nos centros inferiores do corpo sofrem de apego extremo, medo, raiva, tristeza, ganância, orgulho, arrogância, suspeita, dúvida, falta de amizade, falta de paz e falta de equilíbrio mental.

Me identifiquei total. Um longo caminho pela frente com a graça de shriguru tudo é possível. A pratica regular e intensa da meditação unida ao guru, com a presença dos Mestres tem me ajudado a purificar e me centrar nos chakras superiores.

Do  coração para o laríngeo a libertação  das negatividades e os karmas dos pensamentos e emoções até devoção de Narayna Narayiani em todas as suas 10 formas básicas que eu tenho me concentrado ponto a ponto, guiada pelo guru no topo até shiva , despertando muito lentamente o discípulo velho, com a sabedoria  e imobilidadedo de shiguru novo,  o caminho para atma.

O mesmo do chakra laríngeo agora até o centro da alma a libertação do veneno acumulado durante vidas e vidas a transformação de Sati em Durga nas 9 formas básicas Navadurga eliminando demônios e concedendo a libertação em Kali.  Este é um processo que depende da minha Sadhana o esforço de Balabhadra ( T, a sabedoria de Subhadra ( as 10 formas  Shakti) e Parambrahma)

Depois de om momento e desencontros do coração e da língua em um assunto familiar, uma tristeza e decepção profunda em um relacionamento ao qual me entreguei de corpo e alma. Fui traída, humilhada e difamada , meus bens subtraídos, principalmente os não materiais. Mesmo depois de ter compreendido e estendido a mão para a pessoa , a dor parece ter ficado arraigada pois mais uma vez fui traídas por minhas emoções. Deveria ter cortado os laços, me desapegado , mas não fui forte. A dor aflorou,  um dos maiores  amores da minha vida, passou a manter com ele um relacionamento paterno, e com certeza karmico, tudo parece voltar  às vezes quando a minha memória dos fatos em conversas, revela a  diferença de opinião, os ciúmes e o sentimento de inadequação falta de maturidade despertam a minha raiva e as vezes eu não consigo me expressar de um modo maduro e inteligente.

Shri guru no Instragram  foi certeiro, antes de acontecerem os fatos:

" As pessoas sentem raiva pode ser humano, mas como elas se expressam em família ou em grupos? São flores perfumadas que atraem e oferecem amor sã plantas desagradáveis ou são plantas com espinhos ? A natureza tem os tres estados da matéria? Como somos em família? Temos amigos, as pessoas gostam da nossa companhia? 

Decidi me esforçar mais para pelo menos parar e pensar nas consequências de mater memórias , sentimentos e principalmente expressar de um modo gentil e amoroso a minha percepção.

Resolvi cortar de vez este vinculo dolorosos com o passado. Pedi muita ajuda aos Mestre, ao meu Guruji. Vou tentar , tive uma ideia, espero que dê certo, pelo menos purifique o meu coração de vez, pelo menos com este assunto. Se Passaram muitos e muitos anos. Está na hora de crescer.

ESta manhã depois da meditação fiz uma auto análise do nível de crescimento espiritual, do meu ponto de vista. Listei as características que o Baba descreve para ter uma noção.

apego extremo
 medo
 raiva
 tristeza
 ganância 
 orgulho 
 arrogância
 suspeita
 dúvida
 falta de amizade
 falta de paz 
 falta de equilíbrio mental.

Pois é talvez somente a ganância não faça parte do meu repertório. O medo estou superando com a graça divina. No mais somente tentativas ! E tive pais exemplares!Tenho um guru verdadeiro, Iluminado, e Mestres também iluminados guiando o meu caminho.

Com a graça divina, com os olhos fechados, percebo a divindade dentro de mim de um modo gradativo tão intenso e profundo que me surpreendo a cada dia, a cada prática de meditação. Percebo a vibração o som e a luz divina de uma forma cada vez mais precisa e certeira rumo à fontanela. Sei que mereço como jivatma, mas não mereço tendo em vista minha forma de reação.

Tenho a resposta precisa e certeira de Shri Guru e dos Mestres. jai guru jai jagannath, jai Gomata , jai Gopala. gratidão shri guru na forma de Vishnu e Lakshmi nas suas formas que têm cortado opoin mal na raiz, apesar do meu sofrimento shri Guru  me consola. Como  Maheswara   tem me mostrado muitas coisas e cortado as desnecessárias, o caminho dentro de mim , para atman àté paramatman, a trilha e o objetivo final. Como  Mãe Divina  está eliminando demônios dentro de mim, abrindo as portas do templo. a minha alma até Brahman, assim como Hanuman abre as portas com a única cosa que lateja dentro de mim, o Amor Divino do Mestre.  Como Senhor Brahma e Saraswati  aos poucos abre minha mente para o verdadeiro conhecimento.

Como não ser grata?

guru brahma guruvishnu gurudeva 

guru parambramha taismai namah

om srigurave namah


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 70 Shirimad Bhagavad Gita dia a dias 30 /10 a 04/11

Shirimad Bhagavad  Gita 

Purushottama Yoga  

 Yoga do Ser Supremo

Capítulo 15 verso 19 



yo mãm evam asammudho
jãnãti purushottamam
 sa sarvavid bhajati mãm
sarvabhãvena bhãrata

!5:19  Ó Bharata (Arjuna)! Aquele que, assim não mais iludido, Me conhece como a pessoa suprema, conhece tudo e Me adora constantemente com todo o seu ser.

Aqui o Senhor se dirige a Arjuna como bha-rata, que significa aquele que está completamente absorto na consciência cósmica, no estado de sabedoria, na iluminação.

Aqueles com o desejo mais profundo de se libertar da força ilusória da natureza devem receber a companhia do mestre realizado e segui-lo. Ao praticar a técnica, eles podem tocar a alma imperecível, o Eu interior, que permanece constantemente no corpo e permanece compassivamente desapegado.

Os corpos constituem o ser humano:

1-O corpo perecível, com mudanças desde a infância. Por meio de toda atividade no corpo perecível (ham), você pode conhecer a alma imperecível (sa)

2-A alma imperecível é o aksara purusha - o corpo de conhecimento, que sabe tudo.

3- Purushottamo Pai Supremo Todo-Poderoso, que está além do perecível e imperecível, melhor do que dois. Ele habita em todo o universo. Ele é tudo em tudo, constantemente nos corpos perecíveis e imperecíveis. Ele é a contraparte invisível em cada ser humano. A pessoa que O conhece com escrutínio, sem nenhuma dúvida, e que O busca em cada respiração

Se alguém praticar Kriya superior e O realizar, ele será onisciente e amado pelas pessoas como foi Shri Lahiri Baba. Ele permanecerá no mundo material, mas perceberá a alma imperecível através de cada atividade. Ele perceberá A, U e M. Aquele que O observa em cada respiração, estará constantemente alerta e atingirá a divindade e o samadhi.

Aquele que percebe Deus em cada respiração, em cada atividade, em cada pensamento, adorará, kri e ya — percepção constante de Deus.


jai guruomkara 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 69 Shirimad Bhagavad Gita dia a dias 27 a 30 /10

 


 Shirimad Bhagavad  Gita 

Prakriti Yoga  

 Yoga do Conhecimento do Campo do Corpo e o Conhecedor

Capítulo 13 verso 01


sribhagavan uvãca
idam sariram kaunteya
ksetram ity abhidiyate
etad yo vetti tam prãhuh
ksetrajna iti tadvidah

O Abençoado Senhor disse;

13:01 Este corpo, Oh Kaunteya é conhecido como o campo (ou terra). Aquele que sabe disso é chamado kshetrajna (conhecedor do campo) por aqueles que são sábios em tais coisas.

💗💗💗

Baba Hariharanda ensina no seu Livro Bhagavad Gita:, acerca do capítulo 13

"Para criar algo tangível ou material, tanto a matéria-prima (causa material, upadana karana) quanto o know-how (causa instrumental, nivitta karana) são necessários. Na criação humana comum, os dois são completamente distintos. Deus é a causa de ambos. Deus é a causa material e instrumental e, portanto, a criação nada mais é do que a manifestação de Deus. Usando a meditação, você pode perceber a unidade contínua de si mesmo com o todo-poderoso."

"Ame seu corpo como o templo de Deus. Mantenha-se limpo, puro e divino. Ame seu corpo como o portal da realização, porque sem o corpo, você não pode realizar o Self. Mantenha o corpo em perfeitas condições, caso contrário, a jornada da sua vida será atrasada e incompleta. Mas não seja muito apegado ao templo do corpo. Embora você deva entrar no templo do corpo para alcançar a visão de Deus por meio da oração, não fique ocupado assistindo à bela peça dentro e ao redor do templo a ponto de esquecer a razão de estar no templo do corpo em primeiro lugar."

"Keshava,  é Krishna , é ka, mais,isha mais va,  significando o criador, o preservador e o destruidor. Um pensamento é criado, se manifesta no corpo e então é destruído. Esses três processos estão ocorrendo continuamente, a cada momento, em cada respiração. E eles são manifestados do topo, isto é, da fontanela no topo da cabeça."

Kaunteya é o " filho de kunti", Arjuna. Kunti  significa inteligência aguçada. Arjuna é filho de inteligência aguçada porque ele está sempre buscando a verdade e se esforçando para fixar sua atenção na pituitária e acima.

💗💗💗

Viver em um corpo humano é um privilégio, quanta perfeição tem a sua materialidade, quanta perfeição term o imanifesto!

Sinto não ter aprendido a tentar fixar mais e mais no centro da alma. A experiência do Espírito Santo e a coroação de Yemanja me permitiram ter esta visão, mas fixar foi muito difícil, não tive um sadguru, um guru preceptor, Eu estava esperando encontrar com ele, meu adorado Mestre. A Insanidade, a dor tantos karmas acumulados ,a falta de disciplina, atrasaram este processo, Mas sigo em frente às vezes sorrindo, às vezes chorando. Mais sorrindo do que chorando. Muitas vezes chorando por amor e saudade, quando não consigo ficar atenta, sentindo o fluir da energia divina do Mestre, sua sabedoria, compaixão e Amor!

Só tenho que agradecer mais e mais . O mestre cuida de mim, da minha família e nossa interação!

Peço a Deus ao Mestre mais conexão da minha parte , usando o meu corpo como Templo, enquanto existe a respiração, a vida é tempo de evoluir e aproveitar a graça divina, tão gloriosa, tão perfeita! è o banho interior, que desperta e mantém a pureza!

Os pássaros protegiam um ao ao outro. Um se alimentava , um peixe muito grande para ele. O outro observava e protegia seu companheiro dos predadores.

Todos são criaturas divinas lutando pela sobrevivência, cada um com sua função na natureza!

Assim este corpo luta pela sobrevivência. preciso de proteção. Nos humanos os predadores vivem dentro enquanto há vida. Atenção permanente no centro da alma e nutrição da divindade no corpo são o caminhar seguro nesta vida.

Perceber a divindade por todo o corpo à partir da fontanela  tem sido um exercício exaustivo e ao mesmo tempo maravilhoso!

💗💗💗

Shri Guruji ensina no seu Livro, The Path of Perfection, a respeito : Seguindo Livre da Virtude e do Vício 

"Meu Gurudev costumava dizer, "Eu estou aqui e não aqui". A qualquer momento a morte virá. Eu tenho tudo. Eu não tenho nada. Eu fiz muitos ashrams. Eu sou livre de todos os ashrams. Eu não estou apegado a ninguém ou nada. Eu sou um pássaro livre no ar livre"

Podemos ser livres ou viveremos com ego, emoção, orgulho, vaidade e miséria? Seremos escravos de nossas escassas posses? Somos escravos do seu dinheiro?" Eu sou rico". Você é escravo do seu gênero, sua beleza, suas boas qualidades? "Eu sou um homem. Eu sou uma mulher? Todos nós somos escravos."

Vivemos neste mundo com um corpo de um gênero específico em uma determinada família, em um determinado país. Temos nossa cultura, idioma e hábitos alimentares. Vivemos com nossas próprias qualidades boas e ruins. Vivemos com nossos graus, diplomas, educação, conquistas e fracassos. Vivemos com nossa imaginação e expectativa. Vivemos com nossos gostos e desgostos. Vivemos com nosso ego, raiva, ciúme e orgulho. Vivemos com nossas boas qualidades de gentileza, compaixão e amor. Mas tudo isso não passa de pequenas gaiolas que criamos.

Às vezes vivemos em uma gaiola, às vezes em outra. Não importa se é uma gaiola de ouro ou de ferro. É uma gaiola. Nós nos aprisionamos. Devemos ser livres. Uma vida de liberdade é uma vida de amor. Uma vida de liberdade é uma vida alegre de compartilhamento. Uma vida de liberdade é a emancipação da divindade interior. Vamos tentar ser livres. A liberdade é nosso direito de nascença e encontrá-la está em nossas mãos. Assim como um pássaro pensa que sua gaiola é seu lar, nós vivemos com ego e emoção e achamos que não podemos viver sem eles, mas não é verdade.

💗💗💗

Meu Mestre você sempre me responde prontamente. Gratidão eterna, me ajude a nunca me esquecer do seu Amor Infinito. Antes de levantar da cama, ao pensar, falar, agir, tocar, caminhar, alimentar, trabalhar, estudar até antes de me deitar relaxar e dormir. Você está sempre desperto, alerta! Continue a me ensinar, guiar, corrigir a acalentar com sua graça!


jai guru



domingo, 27 de outubro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 68 Shirimad Bhagavad Gita dia a dias 24 a 27 /10

 Shirimad Bhagavad  Gita 

Samkya Yoga  

 Yoga da Consciência Interior

Capítulo 02 verso 69



yã nisã sarvabhutãnãm
tasyãm jãgarti samyami
yasyãm jãgrati bhutãni
sa nisa pasyato muneh

02:69  Durante o tempo em que a noite é para todos os seres, a pessoa realizada em Deus permanece acordada; quando todos os seres estão acordados, é a noite para os sábios.


O Mestre é Um com o Supremo. Vive muito além dos universos constantemente criados, preservados e destruídos.

O Mestre sabe como transcender Maya por isso está sempre presente mesmo quando é dia ou noite para os aspirantes ou alunos. Estamos sujeitos ao poder ilusório de Maya.

O  Mestre está sempre desperto  o seu sonho é real, atemporal ,o dia e a noite é vinculada à vida material, Maya. Somos sujeitos às três gunas.

Sobre os Sadhus, e a criação , estudando , encontrei uma análise Vedanta de Swami Vivekananda:

"deixe-me dizer algo sobre o bastão que simboliza Kundalini dentro de um corpo humano. Este sadhu na forma de Deus-o-Preceptor desperta a Kundalini ou o poder vital que se move para cima através dos diferentes planos do aspirante e, depois disso, alcançando o sétimo plano, é transformado em Atman ou Brahma, tornando o vidente também Brahma. Este fenômeno acontece dentro de um corpo com mente pura e por essa razão o pano branco foi mostrado. Como você sabe, as palavras do Senhor Krishna foram entregues a Arjuna, onde ele comparou o corpo humano com panos .

Em seguida, vem a questão da planta Tulasi. Esta planta é chamada manjericão sagrado, que é adorada pelos hindus. É porque ela tem muitos efeitos medicinais benéficos no corpo humano. Isso representa seu próprio corpo, que é puro e bom para alcançar a graça de Deus dentro de seu corpo. Lembre-se de que tudo acontece dentro de seu próprio corpo, não fora.

 Lembre-se também de que o sonho matinal sempre se torna realidade durante este momento, a mente desce para o estágio Turiya, quando resta apenas a divindade sem nenhuma paixão animal. 

Para uma pessoa iluminada, este universo existe e funciona meticulosamente e propositalmente em estrita obediência a algumas leis da Natureza e em plena coordenação com outras. Tudo é bem organizado, bem integrado e bem relacionado com tudo. Há unidade no meio da diversidade. O cosmos é uma canção interminável de harmonia. Apesar do caos, encontramos harmonia no princípio criativo bem projetado e bem planejado. Pesquisas científicas em astrofísica e estudos cosmológicos não podem desvendar os segredos. Este mistério maravilhoso parece permanecer sempre incompreensível. Os místicos védicos entenderam esta dificuldade e voltaram sua mente pura para Deus, de Quem esta criação começa. Para sua mente iluminada, foi revelado que o conhecimento da fonte, ou seja, Deus, é mais importante do que a compreensão do universo. O Vedanta não está interessado em indagar sobre a origem e seu processo, mas em conhecer o fundamento da existência e experimentá-lo


A Verdade Suprema, que pode ser encontrada no Vedanta, foi revelada nos corações puros dos místicos. Esses sábios reconhecem que o mundo está enraizado em Deus, emerge de Deus, é sustentado por Ele e é finalmente dissolvido Nele — para ressurgir. Ao perceber Deus, percebemos a verdadeira natureza do universo, e essa experiência nos liberta da escravidão. Além de Deus, o universo não é importante, pois falha em nos dar uma visão sobre o objetivo da vida, bem como o conhecimento do mundo. Portanto, o universo não é o resultado de um acaso sem sentido, acidente ou naturalismo. 

O Vedanta sustenta a ideia de que a criação é atemporal, não tendo começo no tempo. Cada criação é precedida pela dissolução e cada dissolução é seguida pela criação. Todo o cosmos existe em dois estados — o estado não manifestado ou indiferenciado e o estado manifestado ou diferenciado. Isso acontece eternamente. Existem muitos universos — todos seguem o mesmo ritmo, criação e dissolução (a sístole e a diástole do coração cósmico). De acordo com o Bhagavad Gita, este srishti (criação) e pralaya (dissolução) recorrem em um período de 1.000 Mahayugas ou 4,32 bilhões de anos ou 4.320 milhões de anos: 

A existência do mundo pressupõe a existência de Deus, que é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Sendo insensível e não inteligente, o mundo não pode ser autocriado e autossustentado. Somente Deus é responsável pela origem e manutenção do indivíduo e do mundo. Deus permeia todas as entidades da natureza e é a Divindade Presidente de tudo. Deus cria, sustenta e dissolve o universo por Seu poder divino, maya. Deus é o substrato do mundo das aparências. O universo é o reflexo de Deus na tela de maya — a tríade de espaço, tempo e causalidade. Deus aparece através de maya como este fenômeno vasto, misterioso e em constante mudança. Maya vela a Realidade e projeta esta aparência do mundo. Deus é o Mago especialista e maya é o feitiço mágico de Deus. Este universo é a ilusão projetada por Ele sobre Si mesmo como o único fundo substancial. Deus é como a luz do cinema e maya é como o filme em movimento. Deus é totalmente não afetado pelo show de mágica cósmica, pois o mágico nunca é iludido por sua própria mágica. A menos que o véu de maya seja removido, a Realidade nunca pode ser experimentada. 


A Realidade está além do ser e do não-ser — esses dois, como qualquer outro par de opostos, pertencem a maya. Pode ser interessante também citar a opinião de Shri Ramakrishna: "Esta existência e não-existência são atributos de Prakriti. A Realidade está além de ambos." O texto da terceira estrofe, "Mas imóvel Aquilo vibrou" é traduzido e elucidado por Swami Vivekananda da seguinte maneira: 

"Ele então existia sem vibração." Este Prâna [energia primordial] existia então, mas não havia movimento nele; Anidavâtam significa "existia sem vibração". A vibração havia parado. Então, quando o Kalpa começa, após um imenso intervalo, o Anidavâtam (átomo não vibratório) começa a vibrar, e golpe após golpe é dado por Prâna a Akâsha. Os átomos se condensam, e à medida que são condensados, diferentes elementos são formados. 

Swami Vivekananda explica mais sobre o poder da criação: 

Tudo o que vemos ao nosso redor, sentimos, tocamos, saboreamos, é simplesmente uma manifestação diferenciada deste Akâsha. É tudo penetrante, fino. Tudo o que chamamos de sólidos, líquidos ou gases, figuras, formas ou corpos, a terra, o sol, a lua e as estrelas — tudo é composto deste Akâsha. 

Este Prâna, agindo sobre Akâsha, está criando todo este universo. No início de um ciclo, este Prâna, por assim dizer, dorme no oceano infinito de Akâsha. Ele existia imóvel no início. Então surge o movimento neste oceano de Akâsha pela ação deste Prâna, e quando este Prâna começa a se mover, a vibrar, deste oceano surgem os vários sistemas celestes, sóis, luas, estrelas, terra, seres humanos, animais, plantas e a manifestação de todas as várias forças e fenômenos. Toda manifestação de poder, portanto, de acordo com eles, é este Prâna. Toda manifestação material é Akâsha. Quando esse ciclo terminar, tudo o que chamamos de sólido derreterá na próxima forma, a próxima forma mais fina ou líquida; que derreterá no gasoso, e isso em vibrações de calor mais finas e uniformes, e tudo derreterá de volta no Akâsha original, e o que agora chamamos de atração, repulsão e movimento, lentamente se resolverá no Prâna original.

 Então, diz-se que esse Prâna dorme por um período, novamente emerge e joga fora todas essas formas, e quando esse período termina, a coisa toda se acalma novamente. 

💛💛

O dia e a noite são divididos em praharas,Prâna e Akâsha combinam e recombinam e formam os elementos a partir deles. . . . O Akâsha, atuado pelos golpes repetidos de Prâna, produz Vâyu ou vibrações. Este Vâyu vibra, e as vibrações crescendo mais e mais rapidamente resultam em atrito dando origem ao calor, Tejas. Então este calor termina em liquefação, Apah. Então esse líquido se torna sólido. Tínhamos éter, e movimento, e então veio o calor, então ele se liquefez, e então se condensou em matéria bruta; e ele retorna exatamente no caminho inverso. 

Portanto, a ordem da Criação é espaço, ar, calor, água e terra, respectivamente.  que são períodos de três horas cada:

Dia

O dia é dividido em quatro praharas, começando no nascer do sol e terminando no pôr do sol.

Noite

A noite é dividida em quatro praharas, começando no pôr do sol e terminando no nascer do sol.

O dia também pode ser dividido em muhurtas, que são períodos de 48 minutos cada. O dia começa com o nascer do sol em ambos os sistemas, mas o tempo dos dois sistemas coincide apenas no nascer e no pôr do sol.

O Mestre está sempre presente dia e noite dentro de nós

jai guru