Shrimad Bhagavad Gita
JnanaVijnãna Yoga
A Yoga do Conhecomento e a Aplicação do Conhecimento
Capítulo 07 verso 12
ye cai 'vc sãttvikã bhãvã
rãjasãs tãmasãs ca ye
matta eve 'ti tãn vidddhi
na tv aham tesu mayi
07:12 Eu sou a fonte criativa de qualidades como sattva (bondade espiritual), rajas (atividade apaixonada) e tammas (ociosidade ou preguiça). Essas qualidades estão sob Meu controle, mas Eu não estou sob o delas.
Segundo Paramahamsa Hariharananda no seu livro: Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga:
"São seis as características das qualidade espirituais sattvic shama ( controle dos sentidos), dama ( controle da mente), uparati ( o sesejo de estar acima, na fontanella),titiksha (tolerancia),shraddha ( devoção e amor a Deus e ao guru), e samadhana ( equanimidade, o estado de consciência divina contínua)
Esta disposição espiritual está localizada do chakra cervical até a pituitãria.
A disposição passional também tem seis características harsa ( o riso), darpa ( vaidade), krodha (raiva) ,raga ( apego), lobha (orgulho) e pravriti ( envolvimento)
As seis implicações taméaica são desleixo e ociosidade, suas qualidades são apravritti ( sem sinceridade e determinação ) pramada ( com dúvida) alasya (ociosidade) nidra (sono) and moha ( paixão e desilusão). Os três primeiros chakras são predominantemente tamasic.
Estas três qualidades nascem da natureza e finalmente do poder de Deus. Se Deus não inalar não existe atividade ou jogo da natureza. Cada ser individual possui diferentes percentuais destas tres disposições.
Embora Deus seja a causa da natureza e suas três qualidades, Deus permanece compassivamente desapegado. O sol é a causa de toda luminosidade, mas não está apegado a nada. Deste modo as qualidades naturais estão abaixo da alma, mas a alma não está abaixo das três qualidades da natureza.
A alma está presente durante o estado desperto, no estado onírico, no sono profundo e também na meditação profunda, mas a alma está sempre desapegada, pura, perfeita e livre. Esta é a causa de tudo, mas ela não tem causa. O centro da alma está acima dos cinco chakras inferiores e além das três qualidades."
A reflexão que eu faço é que pela graça divina o Senhor, meu guru está me ensinando o caminho para o Supremo. Iluminando a minha ignorância e as poderosas forças da natureza conflitantes em mim. O meu esforço para manter o corpo e a mente no processo de purificação e desapego da matéria é o meu vínculo com o Mestre. Na meditação, na Kriya Yoga isso fica maie evidente, como experiência, vivência além das palavras , apenas no silenciar da mente cada vez mais próxima. O Mestre olha por mim, me acompanha com amor e torce para a minha evolução. Suas palavras , a voz de Deus mostra , demonstra, interage. Não são palavras são "gotas de nectar". Assim são as palavras de cada um dos Mestres Iluminados desta linhagem .
Vinoba ensina no livro : "Talks on the Gita", este tema no capítulo 7 :
"Movendo-nos pela vasta extensão de uma floresta, o templo da Deusa da natureza, somos cativados por uma grande quantidade de cenas cativantes. É o mesmo com o Gita. Ele agora revela diante de nós uma nova vista.
Depois desta visão , o Senhor revela o segredo da estrutura deste mundo que cria a ilusão. Cada artista pinta variados tipos de quadros no mesmo tipo de tela e com os mesmos pinceis. Os tocadores de sitar criam diferentes ragas ( estilos de música clássica indiana) com as mesmas sete notas musicais. Na literatura a variedade de pensamentos ideias , sentimentos e emoções que são expressas com poucas letras do alfabeto.
Assim é a causa da criação. Nós descobrimos issop em inumeráveis objetos e propensões. Porém todos eles são produtos de apenas duas coisas- o Ser eterno e segundo o Senhor ensina na filosofia samkya , "a octupla prakriti ( terra, agua, fogo,ar, espaço, mente, razão e ego ) estas são as divisões da Minha Natureza "
A raiva da pessoa irada, o amor do amante, lágrimas do aflito, a alegria doa alegres, a preguiça dos preguiçosos, a empresa do empresário- todas estas manifestações são uma e a mesma causa. Como a energia cósmica interior é uma e a mesma em todos a cobertura externa é também a mesma na natureza. O Senhor está dizendo desde o início que o consciência do Ser e prakriti inconsciente são a fonte gêmea da qual toda a criação surgiu."
Estou empenhada no estudo e prática da Sagrada Astrologia , Somos seres únicos e ao mesmo tempo diferentes assim como purusha e prakriti. Mergulhados na existência material recebemos um mapa de nascimento, que mostra sinais da nossa natureza, conscientes dela, podemos decidir e nos empenhar rumo à nossa emancipação. Quando amamos e buscamos Deus com todo o nosso ser. Ele vem na forma de Mestre , guru para nos guiar. A Kriya Yoga é um atalho seguro, só temos que ter fé e confiar e seguir mesmo quando estamos na escuridão ou na ilusão da vida material. As vezes só conseguimos ver a poeira dos pés do Mestre, mesmo assim quando nos entregamos vivemos a experiência da comunhão dentro da caverna do crânio. Precisamos da libertação, o Mestre conhece muito bem o caminho, conhece nossa aparência, a forma externa da matéria.
Shri Guruji no seu Livro O Pai Nosso , sob a perspectiva de um yogi, ensina:
Seja feita a Sua Vontade
"Todos somos abençoados com o poder da vontade, mas ´poucos de nós utilizamos esse poder de maneira inteligente. Não apenas temos a força de vontade, mas em certa medida, temos livre-arbítrio para atingirmos os objetivos estimados, a força de vontade está associada à nossa determinação de nos transformar de maneira positiva. Deus por outro lado, tem sua vontade divina, que tem infinitas possibilidades. O livre arbítrio e a força de vontade humana têm limitações. A vontade de Deus é descrita como o plano cósmico da criação, que está além da condição finita dos seres humanos. Com nossa ignorância, ego, e arrogância, não reconhecemos a vontade de Deus. Vivemos com a atitude de tentar satisfazer nossa vontade egoísta, o que leva a mentalidade estreitas e mesquinhas. Esse egoísmo é o terreno fértil de todas as misérias,
Somos todos filhos de Deus. Uma boa criança é sempre cuidadosa. Enquanto ela fala, pensa ou faz qualquer coisa, ela observa inteligentemente para que o ego seja gradualmente eliminado. Vivendo assim, tornamo-nos calmos e pacíficos, e descobrimos a vontade divina como força orientadora em nossas vidas "
Aceitar Deus nas nossas vidas é a arte da submissão. Abre a porta para a humildade.
Enquanto vivemos na Terra pensamos em ir para ´céu depois que morrermos, ao invés de colocar nosso esforço em viver aqui e agora com amor celestial vida requer um entendimento correto, que cresce com amor e devoção. amor e devoção, conhecimento e sabedoria, cuidado e compaixão são as qualidades do céu. Apego e arrogância, ego e emoção, raiva e possessividade são normalmente encontrados na terra.
a filosofia da Kriya Yoga, é uma técnica de meditação muito antiga e não sectária, para a realização em Deus, nos diz que o céu e a terra estão dentro de cada um de nós. O céu está entre o ponto médio das sobrancelhas até a fontanela, no topo da cabeça. A Terra começa no muladhara ( centro inferior) na base da coluna vertebral. Entre o céu e a terra existem mais quattro centros o svadhistana ( centro sacral), o centro da sexualidade e prazer físico; o manipura ( centro do umbigo), o centro da comida e bebida. O anahata ( centro do coração), o local da emoção e da devoção e o vishuddha ( centro cervical) a área da religião e filosofia.
"Quando rezamos o pai nosso estamos orando para que o reino do céu venha à terra"
A terra é onde vivemos
A agua ( o segundo centro ) o centro dos relacionamentos humanos
O fogo no umbigo nosso amor por comida e bebida
no ar do centro do coração jogo do ego, do amor, da emoção e compaixão
o centro do vácuo do pescoço é o local das diferentes religiões e vários rituais, orações e local de cultos.
Até mesmo no céu nossa existência é temporária;não é permanente.
Pessoas altamente arrebatadas não estão interessadas em ir para o céu após a morte. Elas preferem experimentar o céu durante o tempo em que estão na terra, vivendo cada momento em unidade com Deus. Em outras palavras , elas vêm Deus em tudo e nada mais. Quando somos um com Deus, o céu e o inferno desaparecem, tudo é divino e nossas mentes estão sempre embriagadas com a felicidade celestial.
Com profundo amor devemos orar a Deus para Ele nos dar mais amor,mais alegria e mais compaixão também,para que Ele possa nos ajudar a viver uma vida de oração e meditação.
O jejum de alimentos, pensamentos e palavras ( o silêncio da mente ) é o exercício desafiador que tem me ajudado a refletir, prestar atenção no fluir da vida, tentar a comunhão com a energia da Natureza sem me apegar a ela. Isso eu entendo como mensagem de Shri Guruji durante a meditação. A graça divina de ir além devagar e continuamente em todo o processo da meditação Kriya, o ensinamento dado por ele na minha iniciação. Não perder mais tempo ficar em comunhão com ele, com Deus através dele. Os ensinamentos do Mestre no ultimo encontro na sua presença física. o sábio olha para o guru no topo, em pleno silêncio com a mudra da sabedoria plena, sua alma pura. O discípulo velho de tanto tentar viver uma vida sábia olha para o guru a alma sempre jovem e fica em silêncio e imobilidade em comunhão com ele. Ah este exercício é mais um desafio., mas tem sido prático e efetivo . Orar e Meditar , sempre praticar a Kriya Yoga. Testemunhar sua energia renovadora, seu ensinamento , suas palavras que são mantras , a presença física do seu silêncio pleno e seu exemplo da felicidade plena, são imperdíveis. Oro para que ele esteja sempre presente e eu nunca me esqueça.
Desafios no cotidiano, no trabalho, relacionamentos em todos os níveis tem sido enormes, mas
Shree Shree Guru Gita ( Skanda Purana) Capítulo 3 verso 254
sãmyena ramate jnãni divã vã yadi vã nisi
evamvidho mahãmauni trailokyasamatãm vrajet
254. Onde quer que essa pessoa de conhecimento esteja, ela desfruta da felicidade da equanimidade, dia e noite. Neste sentido, o grande observador do silêncio experimenta harmonia em todos os três mundos.
jai guruomkara