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sexta-feira, 24 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 35 Shrimad Bhagavad Gita dia a dia, 24/05

 

Shrimad Bhagavad Gita

Vishwarupa Darshana Yoga 

A Yoga A Yoga da Forma Cósmica  Revelada 

capítulo 11

v 22



rudraditya vasavo ye ca sãdyã
visve'svinau marutas co 'smapãs ca
ghanharvayaksãsurasiddhasangã
viksante tvãm vismitãs 'vasarve

22. Os Rudras, os Adityas, os Vasus, os Sadyas, os Viswa Devas, os gêmeos Ashwins, os Marutas, o grupo de Ghandarvas, Yakshas, ​​Asuras e Siddhas, todos olham para Você com admiração.


 Arjuna assim como todos  estes seres admiram a A formica Cósmica de Deus . A Kriya Yoga é o caminho para admirarmos a Forma Cosmica do Senhor.

Shri Gurudev explica este versículo no seu livro: Bhagavad Gita  In the ligth of Kriya Yoga:
 
"No corpo humano estes estão na forma de ares vitais, qualidades divinas e boas disposições. Durante a meditação, eles ajudam você a prosseguir para seu interior.

 Quando você se concentra profundamente nos chakras ajna (sexto) e sahasrara (sétimo), você recebe essas qualidades, que consideram a glória divina de Deus com admiração.

 Neste estado de concentração profunda, o observador, o observado e o observador (drashta, drishya e darshan) tornam-se um. A respiração torna-se muito tranquila, o olhar fica paralisado. Você lentamente se liberta da consciência externa e da consciência corporal."

                                  No seu livro Jnana Sankalini Tantra   Shri Guru ensina 

O corpo humano é como a criação no universo interior e exterior. O corpo é o jogo divino da alma ( sexto chakra) e o universo o jogo divino do Absoluto .  

A pureza é o pricípio ativo da criação.
A atividade ou qualidade rajasica da criação
A essência da divindade é originária de Deus Absoluto
A desilusão  vem da mente destrutiva

A experiência divina vem da prazeirosa contemplação de Deus  ( Aquela que Arjuna descreve no versículo 22 da Shrimad Bhagavad Gita acima)

A criação do estado sem forma  vem do eter ( do chakra cinco ao sétimo)  . A energia, transformada no poder de Deus, descende do ajna  chakra (sexto , a alma)   para o vishuddha  chakra ( quinto eter), e de lá para o anahata chakra (ar), depois para o manipura chakra( fogo)  e abaixo no svadhisthana     chakra (agua) muladhara chakra ( terra).

A criação vem de Deus Absoluto  se manifesta  corpo como :

Eter  ou vácuo ;No céu como pricípio  Som ( ouvir e o falar)

Ar: Como princípio tocar , qualidadesauxiliar : som ( pele e as mãos)

fogo: princípio da visão qualidades auxiliar es toque e som ( olhos e pés)

Agua princípio o paladar qualidades auxiliares  visão, toque e o som ( lingua e genitais)

Terra princípio do olfato , qualidades auxiliares : o paladar,a visão, o toque e o som. 

Aqui o Senhor Shiva fala sobre o processo de dissolução que é oposto ao processo de criação

Shri Guru ensina que:

O aspirante espiritual deveria ter a consciência do muladhara chakra ( centro do ego e da base material )até o ajna chakra ( centro da alma) e finalmente ao sahasrara  chakra (  coroa ou topo  da cabeça).

Os seis chakras na espinha ou coluna representam os cinco tattvas (princípio, elementos  ou  essências da manifestação divina

O sahasrara chakra ( sétimo) está  para além das tattvas e é referido tattvatita"


 O ser humano é um microcosmo, ou seja uma cópia reduzida do universoAs primeiras manifestações da realidade são a materia ( anna), a vida ( prana)e a mente ou percepção ( manas), são as percepções do Ser Supremo, que se manifesta na forma humana.
 Os cinco elementos densos que existem em todos os seres humanos existem em todo ser humano: a terra, a agua, o fogo , o ar e o eter.

 No interior do corpo também entre o ajna chakra  o  núcleo do centro da alma , a pituitarya e a fontanela existem 5 tipos de vácuo

[shidakasha ( , parakasha,daharakasha, atmakasha e mahakasha.

Na Kriya Yoga paravastha é um estado de transcendência. Ao alcaçar níveis mais profundos desse estado, a respiração ficará cada vez breve. No momento em que a respiação cessa se alcança o estado de samaddhi.Neste estado , se está além de tudo. Está além da forma e do sem forma.

A meditação é o caminho para o Ser Supremo. A Kriya Yoga acelera este processo. A kriya possui várias fases.  Acalma a mente e a leva para o divino.até que isso seja constante. A inspiração controla o fluxo das ondas mentais.

Para ter conhecimento primeiro é preciso a concentração. A concentração direciona todas as células à fonte cósmica. Cada célula é um ser inteligente e precisa ser treinada e educada.

 A Kriya Yoga acalma e purifica o cérebro .Durante a prática ( que é contínua, a respiração) inspiramos profunamente e o oxigênio , o alimento do cérebro chega aocoração, pulmões e cérebro.

 Kri realizar o trabalho cotidiano, ya estar consciente da existência de Deus dentro de cada um e de que é Ele quem conduz e realiza estas ações. Kriya  Yoga união  corpo invisível  ( contrala a vontade) com o visível (age no mundo material). 

A prática da Kriya Yoga nos permite viver a presença eterna de Deus, que apesar de invisível atua por meio das nossas ações.

 Ela não pode ser aprendida por meio das escrituras mas sim por meio da prática orientada por um guru, aquele que realiza ou é uno com  Self, o Ser Superior .

Ao deriniciado, com a pratica regular a pessoa  vai aprendendo a respirar perceber a presença divina no alto da cabeça. É por lá que Deus respira em nós. A criação vem de Deus Absoluto

É  preciso ser sincero disciplinado e amoroso

Existem seis estágios para se chegar até o Ser Superior. Estes estágios necessitam ser realizados sob a direção e condução do Mestre ou o guru preceptor.

Praticando com sinceridade e regularidade, autoavaliação,com disciplina:


Primeiro  estágio o devoto aprende a ir transformando sua mente em consciência e sente o desejo divinode evolução espiritual

No segundo estágio a pessoa vai aprendendo também a sentir a alma ou consciência divina em cada centro de energia, na meditação e em cada setor da vida

No terceiro estágio o devoto aprende a se libertar dos sentidos e permanecer no crânio ou o reino de Deus.

No quarto estágio o devoto vai aprndendo também a vagar pela consciência cósmica.

 No quinto estágio o devoto aprende também a se aproximar da glândula pineal e o devoto fica imerso na sabedoria.

No sexto estágio o devoto sente a consciência divina em tudo o que acontece.Alcança o nirvikalpa samadhi e se funde com Deus o Ser Supremo. A suprema Felicidade

Em cada estágio acontece um tipo de samadhi, quando a meditação vai ficando mais e mais profunda com a graça divina , a graça e a condução de Shri Guru, o guru preceptor. 

 Desenvolver o esforço sincero . Ter  a vontade, a aspiração  de crescer espiritualmente, nos transformar em pessoas boas e divinas. 

N Sadhana ( nossa prática espiritual)  com a auto avaliação e autodomínio vamos evoluindo na Pratica da Kriya Yoga.

Shri Guru explicou no seu discurso de ontem no Mother Center 

A devoção ao guru, seguir o guru  significa aplicar cuidadosamente os seus ensinamentos na vida diária, com  amor e devoção.

Meditação no Guru: Experiência de Kutastha * 

Hamsabhyam parivarttapatrakamalairdivyairjagatkarai-
Visvatokirnam anekadehanilayam svacchandasatmecchaya
Tattadyogytaya svadesikatanum bhavaikadiptankuram
Pratyaksaksaravigrahan gurupadam dhyayeddvibahumgurum

Medito sobre o guru em forma humana, que tem duas mãos. Eu me curvo aos pés daquele que é a manifestação da divindade imperecível, permanecendo na forma invisível. Sendo a causa deste universo glorioso, Ele brinca com ele, como um cisne brincando com uma flor de lótus. Ele é onipresente em todo o universo e reside em todos os corpos. Ele é completamente livre e se move com vontade divina. A presença do guru germina a disposição divina nos dignos. Portanto, eu me curvo novamente a ele.

om shri gurave namah

* fonte :  https://shreeshreegurugita.blogspot.com/search?q=kutastha


quinta-feira, 23 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 34 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 23 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita

Atma Samya Yoga

A Yoga do Autodomínio

capítulo 6

v 23


tam vidyãd dunkhasamyoga

vivogam yogasamjnitam

sa niscayena yoktavyo

yogo nirvinnacetasã

23. Que se conheça o yoga, a liberdade, o apego e a tristeza. Este yoga deve ser praticado com clareza de propósito, sem desencorajar  a mente.



Shri Guru Bhagavan no seu discurso divino de ontem , dia 22 no Mohther Center , Dia de Narashima  deu sequencia à sua explanação:

Estamos celebrando  50 anos do Gurudev no Ocidente, Ele nasceu em uma no dia  Lua Cheia de Maio, dia do Aniversário de Bhagavan Budha , ou seja amanhã  amanhã dia 23 ( hoje). No ocidente a comemoração é sempre nos dia 27 de Maio.

è um dia santo na Índia 

è a celebração da encarnação do Senhor na forma de Narashima.

Os seres humanos tem tres qualidades; são divinos , humanos e demoníacos ou malígnos.

Quando a negatividade vem na forma da raiva, vaidade, ganância, vaidade, infelicidade, ego, isso afeta o nosso crescimento espiritual e todos os outros à nossa volta.

Explica tres palavras em sâncrito. Explica que o sânscrito não é uma língua, é uma filosofia.

Shamada: 

  equanimidade, equilíbrio mesmo nas mudanças e adversidades. 

´consolar as pessoas.

equilíbrio, na pratica tudo o que está em mim, está no outro, é balanço entre os problemas e soluções.

É a prática de ver a divindade em todos, em nós e nos outros.

Se reagirmos e não amamos a tudo, não amamos a Deus

Shamada é estado de equilibrio Yogi ( aquela que o Senhor Krishna está descrevendo no verso da Bhagavad do estudo de hoje_)

Ter a habilidade de transformar a nós mesmos


Mamata

É o "meu" e "eu" É uma atitude infantil. Devemos pensar: O que é meu realmente? O corpo é meu? a respiração é minha?

é o apego a obsessão mental e psicológica, não é espiritualidade 

É  a confusão o ego e a vaidadee

( O real amor é o apegoDeus, à respiração e ao supremo)

o apego causa dor ( não devemos nos apegar ao professor, mas sim aos seus ensinamentos)

Vishmada

é a divisão, diferenciação, desigualdade

Voltando à Explicação sobre o aparecimento do Senhor  no modo de Narashima :

O Asura Hiranyakashipu , meditou muito, fez muitas penitências controlou o seu corpo.e o Senhor Brahma o criador, veio e perguntou o que você deseja com tanta determinação?

Hiranyakashipu disse: quero ser imortal, não filosófica mente, mas fisicamente imortal

Senhor Brahma respondeu: Você pode ficar muito forte, mas não imortal, isso não é possível.

Hiranyakashipu disse : então não quero ser morto por nada nascido de um útero vivo, nem por um homem, nem por um animal, nem durante o dia nem à noite , nem em ambientes fechados nem ao ar livre, nem em terra, nem no ar, nem na água, ou armas feitas pelo homem

Hiranyakashipu não queria ser espiritualmente imortal

Shri Guru explicou:

Um Asura, ser demoníaco é esperto mas não é realmente inteligente. Um Asura tem força.

Se a pessoa ganhar algum tipo de poder, você conhece a real natureza da pessoa.

Observe o seu poder...

O verdadeiro poder é o Poder de Deus

Voltando à Explicação sobre o aparecimento do Senhor  no modo de Narashima 


Narada tomou Kayadhu , a esposa virtuosa de Hiranyakashipu sob seus cuidados , enquanto ele foi fazer as penitências para garantir sua imortalidade. Ela em templo,  recitando mantras, ouvido falar do Senhor.  Seu filho  de Hiranyakashipu era Prahlada  que significa Suprema Bênção Divina.

 Ele se tornou um lindo menino criado em um ashram, sendo ensinado pelo acharya Sukra, ele um homem com muito talento ensinava Praladha a ter força e coragem.  Praladha era da família dos Kauravas ( guerreiros do mal na Bhagavad Gita)Ele era um filho do Asura Hiranyakashipu( o ser demoníaco Vishmada) mas tinha atitudes Samata (divinas). Quando opai voltou para casa ( após milhares de anos - o tempo era contado de modo diferente. Encontrou o divino menino com 5 anos de idade.

Os  pandavas ( guerreiros do bem na Bhagavad Gita, Arjuna era um deles) eles foram nascidos nas florestas do Himalaya. Seu guru ensinou a todos a serem nobres ,respeitosos, os rishis ensinaram a serem fortes para vencer o mal.

Ja os Kauravas,  família dos  Asuras, assim como  Hiranyakashipu, foram criados nos palácios, em meio a riqueza e os prazeres materiais e sensuais. Os cinco irmãos eram depravados , arrogantes, egoistas e vaidosos.

Assim , Praladha , a criança divina , foi forçado de todos os modos pelo seu pai ( um Asura) a se transformar em um também. Ele dizia que acreditava em Deus,  Narayna aquele queo orientou no útero da sua mãe e enquanto ela o amamantava.O pai queria convece-lo do contrário.

O pai Asura tentou de tudo para impor sua rígida disciplina para que ele , o menino de 5 anos, não acreditasse nesse Deus. O deixou sem comida, água, o privou de muita coisa e  fez muitas outras maldades.

Hiranyakashipu perguntou: Como se sente agora?

Praladha disse : Amo aquele Deus que me ensinou.

Hiranyakashipu perguntou: Onde está o seu Deus? Ele está neste pilar inerte, sem vida?

Praladha disse: sim

Hiranyakashipu perguntou: seu Deus está neste cristal?

Praladha disse: sim, Ele é Onipotente

Hiranyakashipu jogou o cristal no chão e ele se quebrou.


Shri Guru explicou:

Você acredita em Deus?

O Senhor Budha não falava de Deus , ensinava que Deus tem que ser experimentado!

Quem é o seu Deus? Você o ama?

Se você ama Deus e ele é tudo o que existe, você ama tudo o que existe. Senão for assim você não ama a Deus.

O Amor é tudo.

Raiva é poder. Poder é o medo de perder tudo.


Voltando à Explicação sobre o aparecimento do Senhor  no modo de Narashima :

Hiranyakashipu não poderia ser morto por pessoas nem animais. O tigre usa as garras.

Narashima , O avatar era metade homem e metade leão, ou seja, uma criatura jamais criada, ela surgiu do meio de um pilar de pedra, ou seja, não foi gerado por nenhum dos meios conhecidos, e matou o demônio com suas garras ,sobre seus joelhos, que não é nem terra, nem ar , nem água ou o fogo.

Shri Guru explicou:

O Senhor Narashima matar Hiranyakashipu significa matar o nosso ego.

O ego não nos permite ver Deus em tudo e em todos.

o ego divide, o que é "meu "e "seu"

o ego cria problemas.

Quão forte é o seu ego?

Quando o ego se vai, a humildade vem.

Praladha é o símbolo da humildade

O ego nos torna fortes, mas acaba destruindo tudo.

Seja cauteloso.

Shri Gurudev dizia; "Deus me deu tudo, o que posso dar a Ele? Entrego a Ti o meu ego, por favor mate-o." ( era  de uma canção em Bengali)

Quanto ego ou seja, quanto  complexo, vaidade, raiva você tem?

Voltando à Explicação sobre o aparecimento do Senhor  no modo de Narashima :

Shri Guru  fala: O Drama acaba aqui.


Deus, O Senhor Vishnu, Narashima apareceu na sua forma furiosa.( Metade leão e metade humano)  com suas garras afiadas.Todos os seres divinos, celestiais pediram ajuda para a Mãe Divina , Lakshmi a Consorte do Senhor Vishnu, para apaziguá-lo.

Ela é a Mãe da beleza e prosperidade, isso causa ego. Ela não conseguiu apaziguar o O Senhor Vishnu, Narashima

O pequeno menino de 5 anos,  Praladha, disse; eu vou!

Sem ego, o medo não existe. Com amor o medo não existe. Com humildade o medo não existe.

Quem pode ver Deus no pilar ( no material inerte) pode perceber que Deus é tudo o que existe. se curvou e reverenciou os pés do Senhor Narashima

Deus, o Senhor Narashima disse: Praladha se levante! Como suas garras poderiam ferir o menino. Com uma atitude amorosa- (assim como uma vaca que lambe o seu bezerro)

Praladha chorou.

Senhor Narashima disse; Você está assustado?

Praladha disse :não!

Senhor Narashima disse Por que então voce chora?

Praladha disse : Eu causei tantos problemas para você ! Você fez tudo por mim, por isso eu choro.


Shri Guru  fala:

Isso é pureza, isso é beleza!

Esta encarnação durou pouco tempo. 

O significado é que quem ora ao Senhor Narasimha com pura devoção as 18h , à noite no vencerá seus inimigos; eles serão abençoados com todos as glorias do Senhor.

Samdhya significa noite em sanscrito . É a meditação perfeita.

O ego morre.

A divindade se manifesta

A realização se aproxima

Hoje é um dia especial!

Eliminar a natureza inferior negativa, eliminar a natureza humana negativa. Viver a natureza divina.

A transformação está  na nossa frente, ela é possível

Shri Gurudev ensinou: se você tem este desejo e se ele for grande, você vai atingireste estado

A companhia das pessoas santas  Sadhusanga e Sadhana , prática espiritual 

Nos abençoou

Entoamos o mantra juntos  Maha Mrityunjaya Mantra 5 x


om Tryambakaṁ yajāmahe sugandhiṁ puṣṭi-vardhanam ǀ Urvārukam-iva bandhanātmṛtyormukṣīya māmṛtāt 

Om Shantih Shantih Shantih ||

Nós adoramos o Senhor de Três Olhos que é perfumado e que nutre e nutre todos os seres. Assim como o pepino amadurecido (com a intervenção do jardineiro) é libertado de sua escravidão (da trepadeira), que ele nos liberte da morte por causa da imortalidade.


Om Sarve Bhavantu Sukhinah

Sarve Santu Nir-Aamayaah |

Sarve Bhadraanni Pashyantu

Maa Kashcid-Duhkha-Bhaag-Bhavet |

Om Shantih Shantih Shantih ||


Que todos fiquem felizes. Que ninguém fique doente Que todos vejam auspiciosidade em todos os lugares. Que ninguém jamais sinta tristeza |


s

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 33 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, de 19 a 22 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita

Atma Samya Yoga

A Yoga do Autodomínio

capítulo 6

v 22


yamyam ladbva cã 'param lãbham
manyate nã 'dhikam tatah
yasmin sthito na duhkhena
gurunã pi vicãlyate

22. e tendo realizado o Ser, não pensa que haja outro ganho maior. Tal mente não é afetada nem mesmo por grande tristeza.




Shri Guru disse em discursos anteriores que temos que estirpar o ego de uma vez para evuluir 

Na sequencia da Shree Shree Guru Gita, nos estudo diário:

mahãhamkãragarvena tapovidyãbalen ca

bhramantyetasmin samsãre ghatiyantram yathã punah

106. Assim como as panelas em um poço persa, pessoas de grande ego, orgulho de penitência, educação e poder vagam por este mundo.


Shri Guru Bhagavan no seu discurso de ontem , dia 21 no Mohther Center  disse :

Tudo é divino. A Matéria é energia e é o poder de Shakti.  

O materialismo é se esquecer de Deus. A civilização é para todos é nutritiva saudável generosa, forte inteligente. Uma civilização doente,uma sociedade doente , uma família doente uma pessoa doente é contaminada, problemática, perversa exploradora, destruidora , egoísta.

Shri Guru explica que as sociedades podem ser saudáveis, felizes. Podem viver na dualidade da vida comum dividida entre o bom e o ruim. E pode tamb´m ser demoníaca

O Senhor fala da mente na qual não existe tristeza, sua mente está fixa no Ser, na divindade.

Ele diz que se os olhos estiverem voltados para a vida espiritual, Voltados para Deus,nossa mente estará em Deus.

Ele nos perguntao que predomina em cada um de nós?


Disse que amanhã ( hoje) é um dia especial. É celebrado o aparecimento, a manifestação do Senhor Vishnu , Narashima o Homem-Leão.

O Senhor a cada tempo se manifesta para eliminar o mal e estabelecer a verdade, a divindade.

É metade Homem e metade Animal, significa que as nossas qualidades animais devem ser utilizadas para o bem, para ajudar aos outros, Deus é paz e amor

Ahamkara o ego é o mundo da ilusão. É o mundo do meu, meu, meu. A divisão entre meu e seu. O ego" o eu "eu, eu, eu é difícil, não tem sequer o outro. 

Disse que os Asuras meditam , eles tem muita força, querem ser poderosos e imortais. São determinados, causam tremor no céu.


Guru Brahaspati  ( jai guru)

Guru Brahaspati assumiu a forma de um papagaio e começou a cantar Narayana na mesma árvore onde Hiranyakshipu estava fazendo tapasya. Assim como Hiranyakashipu iniciou o mantra japa : "Om Brahmanaya Namah"  o papagaio também iniciou o Narayana japa. "Om Namo Narayanaya"

Hiranyakashipu  abriu o olho e olhou para o papagaio querendo que ele fosse embora, mas resolveu voltar para casa.

A esposa curiosa quiz saber o que havia acontecido, por que havia voltado.Ele contou que o papagaio repetia Om Namo Narayanaya". Elapreparou uma comida rajasica Ela começou a elogiar o marido ao saber dos detalhes do incidente , Ela disse, ele é muito inteligente, ninguém é tão corajoso quanto ele. Ela tem muita sorte de tê-lo como marido.Hiranyakshipu ficou muito feliz ao ouvir seus elogios e falou que o papagaio falava  Narayana . Kayadhu ficou feliz ao ouvir o nome de Narayana de seu marido. Kayadhu expressou surpresa ao saber queo papagaio consegue falar. Hiranyashipu disse em afirmação, ele falou Narayana, Narayana. Assim, Kayadhu fez seu marido falar 108 vezes Narayana

Quando os pais repetiam Narayana, Prahlada se estabeleceu em feto.



Enquanto Hiranyakashipu realizava tapas para obter esses benefícios, Indra e outros devas atacaram sua casa,  aproveitando a oportunidade em sua ausência. Neste ponto, o sábio divino Narada Muni , interveio para proteger a esposa de Hiranyakashipu, Kayadhu,  a quem ele descreveu como 'sem pecado', virtuosa e que o bebe que ela espera será um grande devoto do Senhor.

Narada tomou Kayadhu sob seus cuidados  em um templo,  recitando mantras, ouvido falar do Senhor,  seu filho ainda não nascido (filho de Hiranyakashipu) era Prahlada  que significa Suprema Bênção Divina.


 

Tava kara-kamala-vare nakham adbhuta-srngam,

dalita-hiranyakasipu-tanu-bhrngam,

kesava dhrta-narahari-rupa jaya jagadisa hare ||”

Ó Kesava! Ó Senhor do universo! Ó Hari, que assumiu a forma de meio homem e meio leão, todas as glórias a Você! Assim como alguém pode facilmente esmagar uma vespa entre as unhas, da mesma forma o corpo do demônio parecido com uma vespa, Hiranyakasipu, foi dilacerado pelas maravilhosas unhas pontudas de suas lindas mãos de lótus.’

gurureko jagatsarvam brahmavisnusivãtmakam

guroh parataram nãsti tasmãtsampujayedgurum 

53. O guru é a essência de todo o universo, que inclui Brahma, Vishnu e Shiva - não há ninguém superior a ele. Portanto, deve-se adorar o guru preceptor.


Shree Shree Guru Gita  Vishvasara Tantra 14

sirah pãdãankitam krtvã gayãsuro 'ksayo vatah
tirtharãjah prayãgo'sau gurumurtau namo namah
gurumurtim smarennityam gurunãma sadã japet
gururãjnã prakurvita gururanyam na bhãvayet 


14- Eu me curvo ao  guru preceptor . Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.

om srigurave namah

domingo, 19 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 32 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, de 19 de Maio

Shrimad Bhagavad Gita

Atma Samyama Yoga

A yoga do autodomínio

Capítulo 6

v 21


sukham ãtyantikam yat tad
buddhigrãhyam atindriyam
vetti yatra na cai 'vã 'yam
sthitas calati tattvatah

21.Então, a felicidade absoluta é experimentada, que é reconhecida pelo intelecto, mas além da percepção sensorial. Estando estabelecida no Ser, a mente nunca se afasta da verdade


Minha autoavaliação nesta manhã se deu com o mau impacto  a memória de coisas ruins pecados, mau karma .  As punições para aquilo  que fizemos e fazemos, descritas nas escrituras, na descrição dos infernos. Minha reflexão é o esforço para manter no intelecto que a graça de Deus e do Mestre é o modo de sair e não voltar para o inferno astral.

 Procurando  há dias as causas desta doença, destas dores que me acompanham há muitos anos. A memória de alguns segundos de uma experiência de quase morte e o deslocamento do corpo astral do físico causou um desequilíbrio intenso e fulminante. O medo do desapego do corpo, tem me impedido de relaxar e esta contração provoca as dores e limitações físicas que abalam o estado emocional.  Com a  graça de Deus Shri Guru isso está sendo purificado a cada dia.
Porém reconhecendo a graça divina na minha vida, a Kriya YogaShri Guru ,Senhor Jagannath, Shri Krishna, Mãe divina , Gomata e Gopala me rendo, me entrego!
Nos seus  livros, palavras do meu Mestre encontro mais do que respostas encorajadoras encontro a Verdade.
jai guru

Shri Guru no seu livro Libertando-se do Medo

Ao envelhecer , você está perdendo ou ganhando algo? Você perderá se esquecer Deus. Você perderá se esquecer do amor. Você perderá se não estiver na Verdade. Você perderá se não usasr seu tempo da forma correta. Se você usar o seu tempo corretamente, você ganhará, não perderá. Voce ficará maduro como uma manga.

Quando você se depara com coisas que não pode mudar, você pode aceita-las com um sorriso ou resistir com raiva ou medo

Lembre-se oseu karma irá com você e Deus também irá com você.

Esta é a hora de mudar, mudar as nossas vidas completamente. Podemos nos libertar do mau karma e assim ficar livres dos seus resultados. Se tentarmos com sinceridade a partir de agora,até mesmo o mau karma não produzirá os seus resultados. Ele será completamente eliminado dentro de nós

Qualidades negativas, atividades pecaminosas,assim como as virtuosas e meretórias, são todas qualidades animais
Mate com a espada do conhecimento tanto os animais internos bons e domesticados quanto os perigosos e selvagens. 

 Tanto o bom quanto o mau karma criam escravidão em nossas vidas
A semente do karma pode ser queimada através da oração e meditação o que impedirá que ela cresça, um esforço honesto e determinado para mudar. aprendemos com os nossos erros, eles podem ser instrumentos que nos ajudam a crescer 

O arrependimento somente acontece depois de cometer um erro. Os erros são consequencias naturais de se viver neste mundo. se aprendemos com os nossos erros,eles podem ser instrumentos que nos ajudam a crescer e evoluir.
nquanto outros são mais sutis e estão no campo mental~~
Quando uma pessoa faz algo errado várias vezes de forma conciente, isso é um pecado. Alguns erros são cometidos no nível material ou físico

A graça de Deus e o amor genuíno ou do mestre estão disponíveis a todos e são incondicionais e infinitos
 Não traga nenhum medo para a sua vida. Deus está com você. Quando você compreende a vida e a beleza da criação de Deus, quando você compreende que é um filho de Deus,então compreende o engano que é permitir a entrada do medo em sua vida.
Com todo o coração,você deve orar a Deus para crescer em desapego,amor e compaixão, e o medo irá embora da sua vida.

A prática da disciplina deve vir de dentro.A vida espiritual é uma vida de auto-disciplina,de disciplina autoimposta. A autodisciplina não é para mostrar aos outros que somos pessoas espirituais; ela deve ser apenas para nós.

A meditação é o momento em que olhamos para dentro. Purificar o que precisa ser purificado.
Purificação significa permanecer na pureza, no amor, na honestidade e na verdade. É isso que devemos nos esforçar em fazer. Olhar para sí mesmo significa se purificar.

Shri Guru no seu livro: Conheça a sua Mente ensina:


Auto-investigação significa contemplar profundamente a verdadeira natureza do próprio ser. Shri Adi Shankara escreveu no Bhaja Govindam:

"Quem é você? Quem eu sou? De onde eu vim? Quem é meu pai? Contemple isso repetidas vezes;e considere este mundo como um sonho"

Praticar meditação é bom; deve-se praticar o máximo que puder. No entanto, reserve alguns minutos durante o dia para apenas sentar e contemplar a realidade da sua existência. Lembre-se de que a auto-investigação nunca trará depressão interior; Às vezes, as pessoas pensam que se meditarem ou se questionarem, ficarão muito introvertidas e perderão a alegria de trabalhar e alcançar seus objetivos. 

Mas uma vez que você desvendar a verdade da vida e lentamente compreender quem você realmente é, você saberá que não há nada de errado em ir trabalhar ou ter relacionamentos. 

Você não se sentirá infeliz ou triste, nem se sentirá retraído. Em vez disso, você compreenderá que o verdadeiro propósito do trabalho não é a autogratificação.

 Trabalhar é uma forma de contribuir para a criação de Deus. Assim, o que você está fazendo às vezes é positivo e bonito. Enquanto o corpo estiver presente, enquanto a respiração estiver presente, enquanto a vida estiver aqui, voce tem que fazer algo.


Depois de praticar a auto-investigação durante algum tempo, você sabe o que acontece? Porque você está observando sua mente, ela se torna um objeto. Você então começa a perceber como sua mente está funcionando. Você verá como sua mente fica inquieta e como o pensamento entra em sua mente e lentamente o domina. 

Uma vez alcançado esse estado, é muito fácil dizer o que se pensa. "Não, não, não, eu não preciso disso" Antes que a raiva domine você, você pode vê-la chegando e dizer: Oh, Sr. Raiva, você não é bem-vindo aqui. Tchau". 

Houve um belo mestre que uma vez disse: "mate a raiva antes que ela mate você"
Nesse momento, retrocedemos em nossa memória e repetimos todos os acontecimentos que nos levaram à perda de controle. Geralmente é quando percebemos que tudo o que nos deixou com raiva não foi tão sério quanto pensávamos. A auto-indagação é muito benéfica. Analisar os próprios pensamentos, sentimentos ou emoções nos ajuda a compreender como controlar a mente.


Shri Guru no seu livro :
Swami Shriyukteswae Incarnation of wisdom 

Ele cita as instruções do Grande Mestre, dentre estas:

"O controle dos sentidos pelo karma yoga ou Kriya Yoga é preferível à indiferença aos sentidos."

"praticando e mantendo sempre a mente no sushumna, o caminho real para o fluxo do poder de Deus, o sistema nervoso ficará calmo e tranquilo."

"Todos odias, pratiquem meditação, cantem musicas espirituais, tenham uma dialogo sobre a vida espiritual, e sirvam  uns aos outros."

 Shri Guru ensina no seu livro  The law of Karma

Vida após vida, acumulamos uma mochila pesada de carma bom e ruim. Durante eras carregamos essa carga, de forma aleatória e inconsciente, às vezes cedendo sob seu peso. Mas as pessoas inteligentes tentam aliviar não apenas seus próprios carmas, mas também ajudar os outros a se libertarem dessas cargas cansativas.

Depende do nosso desejo e do tipo de vida que queremos levar. Vamos nos livrar deste fardo cansativo e não carregá-lo mais adiante.

Parabdha karma  ou destino pode ser de dois tipos 

jamarambhaka ou o destino desta vida atual no nascimento , onde nascemos crescemos assim por diante. Não temos controle sobre ele.

bhogaparaka destino na forma de prazer ou felicidade ou infelicidade:

O que é causado por sua própria vontade,  aquilo que é causado pela vontade de outro, ou uma situação desconhecida e imprevista.

De acordo com as escrituras é possível estar livre de prarabdha. O Bhagavad Gita nos assegura que o fogo da sabedoria queima todos os karmas. Se o destino (prarabdha) anulasse tudo e nada pudesse ser mudado, o que nos restaria fazer?

Se quisermos mudar de vida usando muita força de vontade, boa companhia e um bom ambiente, podemos fazê-lo

Se tivermos uma vontade forte, determinação completa e a ajuda de um guru preceptor ou guia espiritual, e permanecermos em um bom ambiente, teremos todas as ferramentas para ter uma chance duradoura.

Tal parabdha karma pode se manifestar na forma de doenças de dois tipos: doenças que são facilmente curáveis ​​e aquelas que não o são de forma alguma

è possível obtendo  graça de seus pais, presentes ou falecidos, orar por eles sinceramente

o Karma pode ser eliminado através da graça de yogis e mestres espirituais, eles podem adiar o sofrimento para um momento posterior, para que o parabdha volte para sanchita ( karmas acumulados) ou podem assumir o seu karma.

Prayaschitta karma é a auto-purificação através penitência e observâncias especiais

anupama prayaschitta é uma forma única de purificação interior através da repetição e penitência que santifica a mente e ajuda a libertar-nos do carma.

 Não devemos condenar a nós mesmos

Levar uma vida disciplinada e realizar ações de caridade dignas nos ajuda a transformar nossas vidas.


Tolerar o desrespeito aumenta as virtudes tapas, e aceitar apreciações reduz nossas virtudes.

Deus e os gurus estão prontos para nos perdoar se mudarmos nosso comportamento e nos aproximarmos deles em pensamentos, palavras e ações.


om tat sat

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 31 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, de 12 a 17 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita

Atma Samyama Yoga

A yoga do autodomínio

Capítulo 6


yatro 'paramate cittam

niruddham yogasevayã

niriddham cai 'va 'tmanã 'tmãnam

pasyam ãtmani tusyati


20. Quando a mente é dominada pela prática da meditação, ela permanece no Ser, percebe o Ser e se regozija no Ser.


Paramahamsa Hariharananda no seu livro Kriya Yoga o processo científico para a cultura da alma e a essência de todas as religiões.

A Concentração da mente

A Concentração da mente depende de duas coisas : um bom ambiente e a remoção dos objetos de distração. Um local silencioso não é necessariamente obrigatório para a meditação. Quando a pessoa pratica Kriya Yoga, ela pode desligar os seus cinco sentidos e obter  a quietude e  calma onde quer que esteja.

O equilíbrio da mente é controlado pelos pulmões, pelo coração e através .da respiração profunda.

A mente produz ignorância . A mente nada pode julgar. A mente traz destruição, pois a mente é cega.

Aa mente e do intelecto, e Alma, Deus) rápida e facilmente pela técnica da ir até a realidade última ( a Alma, Deus),rápida e facilmente pela técnica científica da Kriya Yoga.


Shri Guru no seu livro  Forgive my Forgetfulness : A prayer of Remembrance:


brahma vakye significa os ensinamentos de um mestre realizado. Shri Shankara diz: 'Eu não escutei as instruções divinas dos mestres realizados." Se alguém escuta os mestres realizados e medita, o que acontece com eles? Skala tanu gatam shankaranam na smarami: sakala significa "em cada", tanu significa "corpo " e gatam significa "esconder-se". Assim, porque ele não fez todas essas coisas, ele não pôde ver Shankara, o Senhor Shiva, que está escondido em todos.

O que é a minha vida se não vejo Deus por completo, se me esqueço do Senhor que está escondido dentro de mim? smarami significa "lembrar". Ele está dizendo: “Não me lembrei”, não caí e não aceitei que Deus está em tudo. Eu vivi uma vida de dualidade. Eu vivi uma vida de multiplicidade. Vivi uma vida de conflitos. Vivi uma vida de ego, sem nunca me lembrar que cada pessoa é divina. Eu não poderia sentir que Deus está dentro de mim.

A Shri Guru no seu livro : Conheça a sua mente ele diz

As técnicas para Controlar a Mente : Purificando nossa mente Através da Entrega:

Quando nos tornamos humildes, nos curvamos e dizemos:

Oh amado, tudo que vejo és Tu. Se esta respiração parar, onde estarei ? Não me deixe ser tolo e acalentar este pequeno ego e todas as emoções efêmeras. Eu sou Teu e Tu és meu. Ajuda a manifestar Tua bondade e beleza. Meu Senhor, minha vida está em Tuas mãos". Às vezes, aqueles que tomam o caminho da completa entrega devocional a Deus não pensam em mais nada. Essas grandes almas se tornam faróis de luz para toda a humanidade.

om srigurave namah





sábado, 11 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 30 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, de 09 a 11 de Maio

  Shrimad Bhagavad Gita

Samkya Yoga

A Yoga da Consciência Interior

cap 2


v. 53 quando sua mente estiver confusa por declarações conflitantes em vários livros espirituais, permaneça firme na meditação precisa em Deus. Você sentirá a unidade de Deus (auto-realização) dentro de você.

Meu Deus ilumine o meu caminho! 

Não são as diferentes  escrituras e livros que falam sobre a consciência que vão nos transformar. O Senhor está dizendo para buscarmos na prática efetiva da meditação e da Kriya Yoga, buscando a conexão com Deus, a Consciência divina em cada respiração. Assim podemos acessar  a Consciência interior.

Nestes dias a reflexão foi sobre o medo !

A pratica de meditação tem sido a oportunidade de estar em conexão com os Mestres cada vez mais. Com a graça divina Shri Guru conduz a meditação a cada vez . Este é o mistério da sua presença amorosa sempre disponível, seja qual for o meu estado antes de permanecer entregue à prática da Kriya Yoga conforme os ensinamentos milenares. 

Minha entrega não consegue ser completa, dia 09 foi assim , antes da meditação eu percebi que eu sentia medo de me entregar. Esta situação aconteceu em Puri também. A conexão na fontanela é realmente o início da prática da Kriya Yoga. A localização dos chakras e os outros pontos do corpo e sua expansão para dentro e fora do corpo também. 

Com a graça divina podemos ficar imóveis entregues apenas aos movimentos dirigidos por Deus. 

Cada movimento é lento e sutil, é uma aprendizagem. Viver a condução da respiração o som e o movimento através das pétalas dos chakras e por todo corpo. Deus respira, toma uma melodia cósmica, vibra  e ilumina tudo .  Vamos aprendendo a permanecer dentro do crânio e respirar dentro dele. A respiração cada vez mais sutil dentro do crânio, além do centro da alma, busca o caminho e  por um fio quase atômico aspirado a cada cada movimento  do apana dentro de um canal limpo e claro é a graça divina  de Shri Guru, quando ele aceita um filho ou filha para ser guiado (a)  por ele.

 Mesmo assim ainda podemos ter medo, até mesmo o medo da libertação ou da consequência dos nossos atos, ou karmas. O apego a isso na memória, na mente nos causa sofrimento A dor física que é também emocional nos causa sofrimento. 

Shri Guru Ensina  no seu Livro:  Libertando-se do Sofrimento:

Somos Seres humanos. O corpo percebe a dor. A mente sente os opostos como o prazer e a dor .

A dor física é algo que vem e vai, muitas vezes causando desconforto temporário, mas a dor mental é um sofrimento de natureza sutil, pode ser mais psicológico do que físico.

A dor emocional é uma sensação de profunda angústia e é causada pela perda ou decepção.

A empatia frente à dor do outro também nos causa sofrimento.

O sofrimento é uma tristeza que penetra no fundo do coração e pode se prolongar por muito tempo, tornando-se uma miséria de difícil superação.

Shri Guru continua que existem três tipos de sofrimento 

1- Dor mental, pela morte ou separação física de  um ente querido.

2- Sofrimentos causados por desejos não realizados que nos deixam em estado de dor.

3-Sofrimento prolongado na forma de arrependimento, desânimo ou depressão, que podem levar a uma doença mental.

No mundo em muitas circunstancias podemos ter medo. 

Crianças bem pequenas , mesmo ao nascer enfrentam a morte e a dor. A quebra de confiança a sensação de nunca chegar à expectativa dos pais , os abusos de todos os tipos , o abandono e a humilhação dentre tantos outros. Alguns vivem tantas circunstancias de sofrimento de todos os tipos que vão se acumulando mais e mais

Esse grande peso no coração pode levar a um sentimento de amargura em relação aos outros, o que se torna algo muito difícil de se erradicar

Precisamos nos libertar. Arjuna se entregou ao Senhor Krishna e superou o fogo da dor elevando-se à condição de herói vitorioso.

O Senhor ensina que a yoga destrói todas nossas tristezas, para aqueles que conquistam o autocontrole no caminho da meditação.

Shri Guru Ensina  no seu Livro Libertando-se do Medo :

Shri ensina que a morte é o maior de todos os medos é a morte

Expplica que este medo aparece de diversas formas

1O medo da perda de tudo o que conquistamos

2- O medo do karma , os pensamentos negativos predominam.As ações pecaminosas e a punição.

3 O medo de renascer como uma forma inferior de vida, o próximo nascimentos

4- O medo de que a morte seja o fim de tudo.

Ele explica que a morte do corpo é como trocar de roupa.

A morte pode ser considerada um sono..

 O sono é tonificante, assim como gostamos de dormir deveríamos gostar da morte. Quando vamos dormir acreditamos que vamos acordar.  Devemos ter confiança que Deus onipresente   estará eternamente conosco.

Algumas pessoas podem ter medo ou incapacidade de dormir.

A morte é outra chance.

Esta vida, este corpo, este mundo é temporário. Poucos querem saber para onde iremos. Poucos conseguem descobrir. A morte é uma oportunidade de voltarmos para casa.

A morte é inevitável e inesperada, não devemos ter medo, é uma amiga que tem nos seguido desde viemos para  a Terra, Devemos amar a morte assim o medo desaparecerá.

A oração e a meditação ajudam a aceitar, amar a morte.Devemos ter fé.Devemos nos lembrar de Deus antes da velhice e morte.

Quando a hora da morte chega, os tres doshas ficam em desquilíbrio,provocando tosse,respiração difícil,problemas no sistema circulatório e estado dechoque. Neste momento como alguém pode se lembrar de Deus:

Vir para este mundo foi nossa escolha, tudo o que fazemos quando adultos é nossa escolha.Somos o nosso karma, tudo o que fazemos determina o nosso karma presente e futuro. Tudo o que fizemos de bom ou ruim nos acompanha. Devemos olhar para o nosso obscuro e limpar, reconhecer as nossas falhas ninguém é culpado pelos seus karmas. O karma vai , mas Deus vai com você.

Mesmo que o corpo físico morra os corpos astral e físico não morrerão até que estejamos realizados

A devoção não deve ser cega, ela não pode ser confundida com amor. Devemos ver as coisas sem emoção, as coisas como elas são  é preciso discernimento. Nada fica escondido, devemos ser cuidadosos com o que fazemos.

 Não podemos mudar o passado . podemos ficar libres do mau karma. Tanto o bom quanto o mau causam escravidão. A semente do karma pode ser queimadas através da oração, meditação e um esforço sincero.

Para mudarmos nossas vidas é preciso  mudar a nossa visão, comportamento hábitos e o relacionamento com os outros.

Não devemos chorar ou derramar lágrimas. Este mundo é uma criação de felicidade. Devemos olhar a criação e ver que todos estão sorrindo. Então devemos sorrir também

Conhecemos nossos próprios hábitos,nossas próprias emoções,nossas próprias responsabilidades, nossas próprias reações. Somos seres inteligentes e estamos no caminho espiritual. Temos tido professores maravilhosos e práticas poderosas.

Devemos olhar para o nosso comportamento de uma maneira imparcial e, quando necessário modificá-lo.

Se  somos imparciais e sem preconceitos seremos desapegados e termina:

"Não se apegue a este mundo de contínuas mudanças. Se for para existir algum apego, que seja por Deus, pela verdade, ou-como ensinado na Kriya Yoga-pela respiração"


dhyãnamulam gurormurtih  pujãmulam guroh padam

mantramulam gurovãkyam moksamulam guroh krpã

A raiz da meditação é a forma do Guru. A raiz da adoração são os pés do Guru. A raiz do mantra é a palavra do Guru, e a raiz da libertação é a graça do Guru.

om srigurave namah