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sexta-feira, 1 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 05 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 28/02 e 01/03/ 2024



   

Shrimad Bhagavad Gita Kriya 

Capítulo  10 :A Yoga das Glorias Divinas 

Versículo 34


O Senhor Abençoado disse:

C10. V .34. Eu sou a morte destruidora e a origem de tudo que ainda nascerá. Dentre as qualidades femininas sou a fama, a prosperidade, a fala, a memória, a inteligência, a firmeza e o perdão.


Este assunto, a Morte, renascimento e o Perdão, tem um profundo significado no caminho da Kriya Yoga e no Caminho de Jagannath que estou trilhando. Esta é a reflexão que tenho feito estes dias. Tudo o que aprendemos é com a graça do guru preceptor. Desta forma  temos que perceber e agradecer quando coisas que não fazem mais sentido no caminho espiritual são eliminadas por Deus.  Por isso aprender a desapegar dos resultados é fundamental. Este é um exercício pois o que tiver que nascerá depende da vontade divina e não de nós.
 Shri Guruji e Baba Hariharanda são nossa principal referência nesta estrada.


O Senhor Supremo na forma de Shri Krishna, Gopala está no meu coração quando a devoção aflora. Shri Guru é  doce e fascinante como o Senhor Krishna. Neste processo de transformação precisamos de conexões belas, sublimes e transcendentais. Assim é nossa alma, a essência  ser interior.

A Mãe Divina nos dá tudo que precisamos. Mãe Gomata, Mãe Natureza. Estas qualidades femininas são  energia que precisamos para viver e chegar até Ele, o Ser Supremo ser a imagem do Senhor, somos apenas a Sua imagem . Tudo é Ele ou Ela. Se estivermos com o Senhor Krishna, fazendo tudo em comunhão com o guru preceptor, a fama, a prosperidade, a fala, a memória a inteligência que não nos pertencem virão com o tempo, vão aflorar de seguirmos seus ensinamentos, a sadhana com amor e determinação . Precisamos ter firmeza e perdoar, deixar ir aquilo, as pessoas e situações e tudo o que por ignorância consideramos ser nossos , o que não tem significado nenhum individual pois são parte do jogo divino e muito úteis para o nosso aprendizado. É muito difícil deixar fluir , mas somente assim conseguimos manter a doce companhia do Senhor no nosso dia a dia. Temos que tentar e praticar sempre a nunca esquecer Dele.

Entregar o o nosso corpo no plano físico e astral  a  base da existência material e energia da Mãe Divina .  Entregar o coração  ( emoções positivas e negativas e devoção) Entregar  a mente ( ego, memória, intelecto ) tudo a serviço do guru preceptor iniciamos o verdadeiro desenvolvimento espiritual. Este é um longo ou curto para alguns , sempre um processo difícil , sermos instrumentos divinos. 

Meditando com os olhos fechados buscando a imobilidade ou com os olhos abertos, mantendo o equilíbrio físico e mental , com a graça do guru preceptor , vamos progredindo a cada dia no caminho espiritual.


Paramahamsa Hariharanda ensina que :

kirti a fama surge de uma vida nobre espiritual e não sucesso material, do centro base.

shri, a beleza e prosperidade vêm de uma vida espiritual, auto disciplinada com um estilo yogique reflete a beleza interior, e não o aspecto exterior.

vak , a fala é fogo. Com uma fala docee divina  se atinge os diferentes níveis  do conhecimento espiritual

smriti,  a memória. Tentamos nos lembrar de muitas coisas mas esquecemos que a realidade da vida é Deus, o Ser Supremo vivendo dentro de nós. Podemos lembrar de coisas reveladas por Ele ou mostradas  pelo guru preceptor significativas para o nosso crescimento espiritual. Se lembrar de Deus a cada respiração e em cada etapa da vida é a verdadeira memória.

medha , inteligência. As pessoas pensam que inteligência é ser ardiloso na vida material, mas a real experiência é a discriminação e a habilidade de distinguir o que é real do irreal,verdade e falsidade.
dhriti, firmeza. Determinação, devoção e dedicação são essenciais na nossa vida na cultivo da alma e evolução espiritual. Firmeza na nossa vida divina e estar estabelecido naverdade       na fontanela é dhrti.

kshama: perdão. Perdão vem da tolerância. Perdão é divino cabe a nós . 

O estado pacífico na meditação profunda, recolhe os sentidos  dissolve os instrumentos  mente, intelecto, ego e memória nos permite perceber na nossa fontanela, a gloria e a imortalidade se manifestam.

O estado meditativo om os olhos abertos, sempre. cada vez mais devem servir para disciplinar nossa mente e memória e eliminar os nossos desejos, mudar nossos pensamentos. A prece elimina nossos apegos, a nos refugiarmos aos pés do Senhor, e buscar sua proteção dia e noite, pedindo para o Senhor eliminar a dualidade, o julgamento, o ódio, a inveja e todas as qualidades negativas.

Cuidar e proteger a Mãe  Divina em todas as suas formas , nossa mãe, as mulheres ( maternidade)  Cuidar da Mãe Gomata, a sábia agricultura baseada na Mãe Vaca,  a sabedoria dos Vedas , Escrituras sagradas, Ayurveda a Mãe Terra, da Mãe natureza dentro de nós e porto da a parte , em toda a  criação. Os cinco elementos  formam toda a matéria e anti matéria. Mater os elementos e nossa constituição material, a  saúde do nosso corpo um estilo de vida natural ,  praticar exercícios físicos regulares. cuidar do sono e se refugiar na vida interior, as medicinas e terapias  naturais Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de produtos ahimsa, refletir isso no trabalho, como cidadãos na sociedades e como cidadãos do mundo é fundamental.

Proteger os núcleos familiares, o nascimento, a gestação, o parto , o crescimento e desenvolvimento das crianças . A educação material, cientifica e artística  e espiritual.

A Mãe Divina é também toda  a energia dentro de nós,  que nos leva até o guru preceptor . Com o Ser Supremo e suas formas , cria, doa e transforma, divinizando  a vida humana. 

Eu reflito:  Tudo é uma Unidade, o nosso verdadeiro ser interior divino ( atmam ) o Ser Supremo ( paramatmam) e a Mãe Divina mahakshkti, Somo um com o gurupreceptor. Ele é Brahma, Vishnu e Shiva  . A verdade, a  sabedoria  o silêncio e  a fala do Ser Supremo é sua expressão,  A existência do O Senhor Supremo é o seu viver, A eternidade do Ser Supremo é a sua Realização, seu estado estabelecido nele, Paramahamsa. O guru preceptor é divino é a personificação do Ser Supremo com nome e forma. 

Esta é a Verdade da Yoga das  Glorias Divinas , revelada no diálogo do Senhor Krishna e Arjuna.  

jai guru omkara



terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 04 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 27/02/2026

 Kriya Yoga Sadhana  5 : 

  

Shrimad Bhagavad Gita  

 Capítulo  3 A Yoga da ação

                                                                               


                                                             O Senhor Abençoado Diz:

                                           C. 3.v.40 .A mente , o intelecto e os cinco sentidos são                                     receptáculos da percepção humana. Conhecimento é encoberto por estas 
                        três qualidades. Os seres humanos absorto nos desejos só têm ilusão.

                                        O Senhor explica que kama, (a paixão ou desejo ) é  a razão de  todo o                                          mal. Através da força de vontade, controle dos sentidos e a mente se obtém o                                                                          conhecimento.

                                       Ele explica que perceber a alma (ya) na atividade física ou mental ( kri)é a                              base da vida espiritual. É fazer tudo em comunhão, deixar que Deus ou a  alma                                     guie a respiração na inatividade e na atividade. a respiração na vida  é a                                                 cerimônia de fogo interior, uma oferenda contínua à Deus.


A Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)  

                                                                            Capítulo 3  

                                                                    O Senhor explica:

                                       C3.v259. Ó Devi! meramente satisfazendo o guru preceptor, todos                          os  yajnas (cerimônias de fogo e sacrifícios), observâncias, austeridades                          e  kriyas que alguém  praticou ao longo de milhões de nascimentos tornam-se frutíferos                                          


                                   Shri Guruji explica que  entoar a Guru Geeta sinceramente todos os dias e                                      praticar o que é ensinado com a graça do guru preceptor, nossa mente é santificada.                                                     Shri Guruji   guru-diksa e guru-shishya  e  nos abençoa na nossa jornada                                                                                           espiritual

                                                                          Kriya Yoga

Meditação, auto estudo e entrega a Deus integrados constituem Kriya Yoga.

– Yoga Sutra de Patanjali (Sadhana Pada – Sutra 1)


Praticar o que o nosso guru preceptor no caminho da Kriya Yoga  Alguns ensinamentos e recomendações básicas que precisam ser praticados todos os dias.




  •  . Moderar o sono, acordando de preferência ao nascer do sol. Agradecer à Mãe Terra e ao Sol 


  • Praticar atividades físicas, yoga asanas, 

  • orar, entoar mantras, japa ou ajapa.

  •  Meditar recolhendo os sentidos o coração e a mente pelo menos duas vezes ao dia. Perceber Deus em cada centro de energia  em todo o corpo , no coração e na mente. Ele respirando em nós, se movimentando em nós.

  •  Manter o silêncio a maior parte do tempo. Falar apenas  o necessário. Falar da divindade, ouvir falar e estar em companhia de pessoas espiritualizadas. 

  • Estudar as escrituras sagradas, fazer autoanálise

  • Perceber Deus dentro de nós em tudo e em todos. Orar por todos os seres, cuidar do planeta tendo atitude de respeito e preservação da Natureza.

  • Trabalhar e ganhar o sustento e em atitude de serviço em  qualquer ramo ou tipo de atividade.

  •  Cuidar da saúde do corpo e da mente. Se alimentar bem, com moderação e optar por alimentos ahimsa e sattvicos . Amar a Gomata, aprender e aplicar ciência da Ayurveda.

  •  Agradecer a Deus em tudo; a vida material, a família, os alimentos, a devoção e fé, o conhecimento material  e spiritual , nossa forma de Deus pessoal nosso guru preceptor e com sua graça até o Ser Supremo. 

  • Entregar o nosso sono à Mãe Divina.



Desta forma sei o que e como fazer para satisfazer o guru preceptor. Aprender experimentar exercitar e colocar em prática os seus ensinamentos, as escrituras sagradas com amor e devoção.


Isso todos os dias . É preciso mudar o nosso estilo de vida , nosso modo de ver a vida , sempre em comunhão divina com o guru preceptor, ele é a forma divina pessoal do Ser Supremo e todas as outras formas também, ele é sem forma .Está me  guiando até  perceber que  o Ser Supremo é tudo o que existe, dentro e fora de nós . Ele é a existência, a sabedoria e a felicidade. Faz tudo, nós somos os seus  instrumentos partes do jogo divino,  a sua revelação , manifestação.




.    om srigurave namah


domingo, 25 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 3 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 25/02/2024

 

Kriya Yoga Sadhana  2  :  Shrimad Bhagavad Gita no dia  a dia, em 25/02/2024

Shrimad Bhagavad Gita

A Yoga da Real  Secreta Ciência 


32. Aqueles que se refugiam em Mim, O Pharta ( Arjuna!), mesmo os considerados de baixa origem, mulheres, vaishyas ou sudhras, eles também alcançarão o objetivo mais elevado.



A fé e a devoção inabalável ao Guru, a Deus, cumprir nossa sadhana cumprindo fielmente as suas decisões. Mesmo em meio ao oceano , o mar de ilusão, o guru preceptor nos acolhe e leva no seu barco até a margem segura . Mesmo quando não compreendo as suas decisões e ensinamentos , o meu amor acaba se entregando pois o exemplo de retidão e a coragem são estímulos para seguir os seus passos. Quando estou dormindo dentro do barco, ele como Mãe Divina me acorda para a realidade de vida, para a batalha que tenho que enfrentar a cada dia contra os meus inimigos interiore, que me cegam estou indo na direção de ser rishi ter a visão correta, os pensamentos, sentimentos, palavras e ações corretas;Ele me ensina o dharma.
Ele é a luz das Escrituras Sagradas,   da Oração e Meditação, do Silêncio e da Revelação Divina nas suas palavras. 
Estou aprendendo a cuidar deste corpo templo a cada dia , aprendendo a aniquilar as emoções negativas, equilibrar  meu coração e ver aflorar a devoção minha singela devoção que com a graça do guru se torna linda e brilhante. Estes momentos de equilíbrio me fazem caminhar.  
Minha mente agitada tem muitas informações e conhecimentos mundanos, experiências espirituais incompletas, medos e anseios, incompreensão e ignorância. Quando estou aos pés do guru ou eu me lembro que ele está na caverna do meu crânio, na fontanela, todas as dúvidas e a ignorância  se dissipa. 
Eu estou aprendendo a fixar minha concentração alí. Estou aprendendo a aceitar aquilo que não compreendo. Meu raciocínio os fragmentos do inconsciente e a consciência de uma vida profissional e maternal conscientes, apesar dos tropeços, eu considerava tão importante para a minha evolução como ser humano, o amor maternal desordenado,  tudo se desfaz na sua presença.
 Com você eu aprendo que nada disso importa, só é preciso seguir as palavras d Guru, ser atuante com ele, sua firmeza,  exercer minha maternidade no mundo através dele, deixar ele mostrar que sou atman potencialmente divina, e tudo isso é passageiro, estamos indo ao encontro do Ser Supremo, ele me guia. Ele é a luz, a clareza e a força  no meu caminhar
jai guru omkara

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 2 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 23/02/2024



Shrimad Bhagavad Gita

KarmaSannyasa Yoga

Capítulo  5 : A Yoga da Renúncia da Ação

Versículo 24


5.24. A pessoa plena em seu próprio Ser, que se deleita com o Ser e está desperta para a luz interior do Ser, somente este yogi, ancorado em Brahman, se funde em Brahman e ganha a liberdade, que é Brahman.


 Este é o Mestre Realizado o guru preceptor, aquele que conhece o caminho para se ancorar em Brahman. Na nossa prática ele nos permite visualizar e experimentar Brahman por algum tempo. Isso nos faz deleitar no plano transcendental e nos motivar para querer mais e mais evoluir para chegar à plenitude. Na Gita ele diz que esta é a verdade, este é o caminho, seguir os passos do guru preceptor,  Estas escrituras sagradas não dependem da fé, são a Verdade revelada. Tudo isso é real, não é imaginação ou ilusão. 

Ler a respeito, ter fé é importante , mas somente com o vislumbre , pequenas experiências de Brahman nosso verdadeiro Ser, conhecemos a graça do guru preceptor, percebemos quem somos realmente, não o que pensamos ser, ou o que os outros acham que somos.  .  Os seres conectados, unidos a em Brahman, os Seres Iluminados , para eles  tudo é possível , atman e paramatman passam a ser uma unidade e eles sabe de muitas coisas, e fazem acontecer  muitas coisas  para o nosso aprendizado. São muitas lições que são aprendidas com palavras do Mestre, as revelações divinas quando estamos sentados aos seus pés , à distância no silêncio ou suas palavras em videos, ao vivo ou não. através das palavras dos seus livros, e sempre disponíveis para nos quando queremos ou precisamos confrontar os nossos pensamentos, conhecimentos , teorias, opiniões, comportamentos etc.  Para as nossas  atitudes ou necessidades de aprendizagem  eles respondem realmente às nossas questões espirituais. 




Toda a nossa vida, nossa história  sofre uma ressignificação para que o que viemos fazer neste mundo, neste plano fique claro e evidente. Parecem sincronias que hoje recebem muitos nomes, mas esta é uma realidade milenar. 

Na relação guru-discípulo ou com o aspirante que se entrega à ele a onisciência e onipresença  são experimentadas realmente e tudo isso pode ser comprovado. Mas qual seria a utilidade de comprovar , já que isso é uma coisa individual  e específica para o aprendizado da pessoa? Ele não precisa de reconhecimento ou comprovação de nada. Entrou em nirvakalpa samadhi e chegou ao ápice da vida espiritual ele é um Paramahamsa. 

 Um Mestre Realizado não precisa disso, comprovar ou divulgar nada,  é um Mestre Realizado, Iluminado já cumpriu sua missão e transita nos diferentes planos da existência.  Mas por ser a mais pura expressão da verdade, felicidade e  sabedoria, por amor, compaixão e  resgatar os que estão perdidos,  a nós mergulhados no mundo da ilusão. Como seguidores atravessamos  muitos períodos  difíceis . Reconhecer nossos erros e desacertos conscientes ou não é uma tarefa dura, expressar nosso arrependimento e até mesmo aceitar o perdão por nossas faltas  também. É preciso um desejo sobre humano de  evoluir para chegar um dia á Iluminação. É preciso saúde física em mental, entrega, devoção e muita coragem  para enfrentar os nossos próprios medos e ignorância.

Mesmo quando não somos discípulos qualificados  ele mostra a luz, nos ensina de todos os modos , nos dá exemplo. Mas sem seguir a sua disciplina isso se torna muito lento ou impossível.
 
Pessoalmente  demonstra,  do modo em que a pessoa possa compreender , o seu trajeto espiritual   para que se situar nesta vida, seja na sua individualidade com seus karmas e experiências, seja na sua família, sociedade e até mesmo no planeta. Este é um passo fundamental. Este é o início do verdadeiro processo de Autoanálise. 

 Por compaixão , revela de modo simples a verdade nos seus livros, discursos , palestras, para que qualquer pessoa, incluindo a mim, possamos usufruir ou despertar para as verdades e os diferentes níveis da vida espiritual. Na busca quero aperfeiçoar o trilhar do caminho, já entreguei meu coração , meu corpo e mente debilitados e  em desequilíbrio . Entrego  para ele, os meus karmas , para que ele  assuma  a direção da minha vida no caminho libertação.

 Ele não apenas conhece o caminho e a ancoragem em Brahman, mas ele conhece o meu trajeto até ele e e sabe como me ensinar a trilha-lo.

jai guru  omkara 






terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana 1 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, em 22/02/2024

  

Bhagavad Gita 
Paramahamsa Hariharananda

Capítulo 13 :A Yoga do do Conhecimento do Campo do Corpo e o Seu Conhecedor

O Senhor disse para Arjuna:

dyãnenã 'tmani pasyanti
kecid  ãtmãnam ãtmanã
anye sãnkyena yogena 
 karmayogena cã pare

24. Alguns percebem o Eu divino por meio da y meditação
. Alguns realizam o Ser através do ser. Outros o experimentam pelo caminho do conhecimento e outros ainda pelo caminho da ação.

anye tv evam ajãnantah
srutvã 'nyebhya upãsate
te 'pi cã 'titaranty eva
mrtyum srutiparãyanãh


25.outros ainda, sabendo disso (caminho do yoga), ouvindo a adoração de outros, e mesmo aqueles que são devotados ao que ouviram, atravessam o oceano da morte.

Segundo Baba Hariharananda o Senhor está está falando dos diferentes caminhos para cultura da alma e a Realização Divina, apesar das pessoas fazerem distinção entre eles, os caminhos da Yoga, eles são de fato inseparáveis, eles são correlacionados e conectados pela mesma causa.

 Kriya Yoga é a essência de todas essas diferentes práticas espirituais, ela é a integração do karma( ação) jnãna, (conhecimento) ,bhakti ( devotion) e yoga (meditação)

A diversidade na verdade é Unidade. O  corpo é o microcosmo e todo o universo é o macrocosmo. Deus permeia todo o universo e o corpo inteiro. A maneira mais fácil ee rápida de perceber Deus é vê-lo primeiro no corpo e depois no universo. Isso é o que o Kriya Yoga ensina.

Poucos de nós conhecem o caminho do conhecimento, mas quando compreendemos a verdade espiritual, nos engajamos nas  práticas e procuramos o Mestre Realizado.  Ouvimos que através de Deus respiramos e que sem a respiração não é possível realizar nenhum trabalho.

Seguindo o Mestre, vamos  aprendendo a fixar  nossa atenção na fontanela, e assim praticar a respiração curta e para atingir os mais altos níveis de consciência.

De acordo com suas instruções vão aprendemos a ouvir o som aum dia e noite. Absortos nele aos poucos os centros (chakras)  inferiores, as forças do mal, as negatividades vão sendo eliminadas  até    finalmente sermos liberados, livres da morte e  no estado de imortalidade.

Eu encontrei meu guru preceptor. Aquele que vai fazer com que eu atravesse o oceano das ilusões até finalmente chegar à realização divina, nesta ou  nas próximas vidas. Vou ouvi-lo no silêncio e nas palavras dentro e fora de mim, pessoalmente ou à distância até aprender os seus ensinamentos, coloca-los em prática. Meu aprendizado é lento, mesmo que o caminho da Kriya  Yoga seja certo e possível para a realização ainda nesta vida. Há dezenove anos tenho buscado seguir os seus passos e aos poucos, com a sua graça tenho aprendido algumas verdades. 

Jai Guru



O Senhor Shiva ensina  na Guru Gita 2.252

evamvidho mahãyuktah sarvatra vartate sadã
tasmatsarvaprakãrena gurubhaktim samãcare

252. Dessa forma, aquele que está no estado de maha yoga esta em todos os lugares, em todos os momentos. Portanto, com extremo esforço deve-se praticar constantemente a devoção ao guru preceptor
 
O guru preceptor, Shri Guru é o Maha Yogi está em todos os lugares ( é Onipresente) , em todos momentos (é Onipresente)  e conhece tudo dentro e fora de nós (é Onisciente). O amor, a devoção ao Mestre deve ser praticada a cada pensamento, palavra ou ação,e não apenas percebida emocionalmente.


Guriji, no seu livro Jnana Sankalini Tantra,  nos versos 28-30 ensina que uma vida balanceada exige uma mente saudável, um intelecto que saiba discriminar as coisas e um uso balanceado dos cinco sentidos.
O microcosmo e o macrocosmo são uma unidade, assim o corpo e o universo são essencialmente um..
 O universo tem nome e forma, assim como o indivíduo, é feito pelos mesmo cinco elementos. Deus é tudo.
Os yogis e os que meditam sinceramente, experimentam a Verdade introvertendo os sentidos e indo para dentro de si.

A experiência  da Verdade através do instrumento da mente  é importante   . Uma mente agitada, em movimento, com turbulência ou instabilidade está sempre se mudando como o universo. Uma mente calma e tranquila é hábil para experimentar a  imobilidade ea alma imortal dentro da cabeça (sarasrara ou sétimo chakra .
Todo o universo é Hari (Deus) Hari é todo o universo. Aquele que com este estado da mente e tem devoção ,um profundo amor por Deus atravessa o oceano do mundo. O corpo e a mente precisam de um cuidado excepcional, um estilo de vida saudável e uma espiritualidade verdadeira.

Atma ou a  alma individual e paratma ou o Ser Supremo são essencialmente um.st
Para experimentar esta unidade absoluta,  o aspirante espiritual precisa utilizar o instrumento interior da mente, antaratma, ou o Ser interior.

Assim a experiência da verdade está além dos sentidos e da mente.

Shri Guruji ensina que Deus com forma  e sem formas está dentro de nós e em toda a parte. Precisamos amar a nossa respiração e toda a criação até ver Deus e tudo e em todos. 
Com ele,  com Devoção, o coração e a mente, entramos em sintonia com o guru na nossa fontanela ( o topo da cabeça ) e assim ele está nos ensinando dia e noite como viver uma verdadeira vida espiritual.

om srigurave namah








segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Kriya Yoga Sadhana : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia


 Shrimad Bhagavad Gita.

 Este é o processo da experiência vivida na Índia no Hariharananda  Gurukulam ,Balighai,Puri,  Orissa  em 2007 e 2008 guiada por Shri Guruji in the Residential Bramachari Training Course , quando o Mestre , Shree Bhagavan revelou em cada versículo a Verdade, a Essência  da  Shrimad Bhagavad Gita.


Residential Bramachari Training Course 2007

Sou eternamente grata por ter assimilado um pouco deste ensinamento como  experiência, teoria e prática da vida espiritual na Kriya Yoga Sadhana.

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Agora eu vou estudar cada dia um versículo aleatório para auto análise e vivencia. 

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Bhagavad Gita in the Light of Kriya Yoga

O estudo sistemático e experiência, desde 2007 continua .Este blog foi iniciado em Novembro 2009, como forma de estudo e reflexão sempre vinculado à prática .Mergulhada nas revelações divinas da Bhagavad Gita in the Light of Kriya Yoga por Shri Baba Hariharananda.

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 Durante todo este período eu tenho estudado e tentado viver a Shrimad Bhagavad Gita com a graça de Shri Guruji e dos Mestres .

Shri Guruji ( Paramahamsa Prajnanananda ) Brasil 2008

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Eventualmente  vivenciei a experiência online  traduzida e explicada  pelo Swami Ishvarananda Giri no   Ashram Templo do Amor Divino em São Paulo,  gravação da fala divina  do Shri Guruji Bhagavan , durante o  Residential Bramachari Training Course no qual fui participante .

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No ano de 2023 , entre 08 e 23 de  Abril Shri Guruji esteve conosco no Ashram. Todos os dias entoei com os kriyavans e tentei viver  cada capítulo da Shrimad Bhagavad Gita . Todos ficamos embriagados com a presença física de Shri Guruji.

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Kriya Yoga : Shri Guruji  Brasil 2023

 A cada dia Shri Bhagavan revelou a essência do primeiro versículo da Isha Upanishad, sempre direcionando para o Absoluto ou Ser Infinito dentro e fora de nós, em algum nome ou forma ou na presença onipresente e onipotente da sabedoria, verdade e felicidade.  O Ser Supremo é tudo e todos. É preciso  viver isso dentro e fora de nós , afinal somos um com o Ser infinito. 

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Kriya Yoga : Shri Guruji  Brasil 2023

Revelou a forma da Mãe Divina Gomata e  Krishna Gopala em uma cerimônia de fogo Sagrada na Estância Silvania, que cria  o gado Gir  Zebino, Gomata. Shri Guruji revelou Jagannath como todas as formas e sem forma. Ele é  O Senhor do , Bhraman,  Shri Guru o Mestre Realizado  nosso guru preceptor .  Pessoalmente é a presença viva do Ser Universo  Supremo é Onipresente e Onisciente, está sempre conosco, nos guiando e ensinando sempre , durante o dia e a noite, mesmo quando não está presente com o corpo físico.

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O Ser Supremo, O Senhor  Krishna  Gopala,  preservador da vida .Mãe Gomata , que é toda a criação, todos os elementos , nós  somos uma unidade através da respiração .O Ser Infinito vive e respira em nós.  A dimensão  espiritual e material do ser humano são inseparáveis. 

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A Devoção é Kriya Yoga, O conhecimento é Kriya Yoga a  vida diária a cada respiração é a Kriya Yoga 🌸. 


. Esta é a nossa Sadhana , colocar em prática o que Shree Guruji ensina : viver Deus dentro e fora de nós, com ou sem forma a cada pensamento, palavra, atitude, amando a respiração.

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Mudar o estilo de vida intensificar a pratica, exercitar o amor sempre, ter compaixão e respeito por todos. Praticar exercícios físicos , melhorar a qualidade e quantidade da alimentação. Dormir bem entregando o nosso sono para a Mãe Divina em oração. Amar e respeitar a natureza, viver o mínimo de violência contra animais e plantas , ser gratos à Mãe Natureza e contemplar a sua beleza.

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Essas divinas correlações são chuvas de bênçãos que estão soando e vibrando dentro de mim a cada dia.

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Shree Shree Guru Gita

 Motivada pelo estudo  da Shree  Guru Gita, desvendada por  Shri Guruji, através da leitura reflexão e ação desta  Escritura Sagrada , tenho aprendido e vivido diariamente, aos poucos  a intensificação da prática da Kriya Yoga . A  Meditação Oração recolhida dentro de mim , e no exercício do cotidiano.  

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 Sadhana com a Graça de Shri Guru até a libertação nesta ou em vidas próximas.

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jai guru, jai jagannath jai gomata jai sri krishna gopala


O dia em que encontrei meu guru preceptor,, Meu Mestre 




Shri Guruji : Aplicação Pratica da Bhagavad Gita


 

domingo, 8 de novembro de 2020

Oh meu guru!



Oh Senhor do Universo, Senhor Jagannath , permita que eu seja desapegada das ofensas e dos elogios e consiga sempre ouvir sua melodia, a sua voz e a voz do meu Mestre.

Oh Deus, meu amado Gurudev, me ajude a purificar minha mente  para que plena de devoção eu só tenha pensamento de amar  e servir a todos sem distinção , em comunhão divina em todas as atividades e nos momentos das práticas específicas da meditação.

Podemos sim ser guiados por Tua força que guia a energia shakti a se elevar até a caverna de Brahman, onde nada pode nos atingir e de onde podemos servir aos desígnios desta milagrosa e passageira existência!

Meu amado guru me ensine a lição do total desapego através da disciplina, suas sábias palavras, sua presença constante em mim!

Oh  guru me ensine a meditar, eu sou apenas um buscador que precisa da sua orientação diretamente na minha mente durante a meditação. Medite comigo. venha me mostrar o que é a Kriya Yoga e seu poder científico de transformação do ser humano independente do genero, etnia, situação econômica, credo,religião. Você é puro Amor Divino, aceite minha devoção e me guie! 

Meu guru eu agradeço sua presença na minha fontanela (o mais fino ponto atomico da alma) sempre me instruindo, guiando e corrigindo. Eu agradeço sua presença no meu sono e repouso me protegendo e ensinando!



sexta-feira, 5 de junho de 2020

C:10 v :18 Vibhuti Yoga The Yoga of Divine Glories O Yoga das Glórias Divinas



vistarenã 'tmano yogam
vibhutim ca janãrdana
bhuyah kathaya trptir hi
srnvato nã sti me 'mrtam

Explain to me again in detail, O Janardana ( Krishna), Your yoga and manifestation, because I am never satisfied with hearing Your nectar-like words.( 10:18)
Explique pra mim em detalhes, Oh Janardana ( Krishna) , Tua yoga e manifestação , eu nunca me canso de ouvir  o néctar das Tuas palavras!(10:18)

Janardana is the name of the Lord Who creates and sustains creation and Who destroys ignorance and negative attitudes.
 Janardana é o nome do Senhor Aquele que cria sustenta a criação e Aquele que destrói a ignorância e as atitudes negativas.

Janardana is also the state of tranquility , where is no inhalation ( birth ) or exhalation  ( death)
Janardana é também o estado de tranquilidade , onde não existe a inalação ( vida) ou exalação ( morte)

Yoga means to perceive constant unity with the Lord , during every breath and thougth.
Yoga significa perceber a união constante com o Senhor , durante cada respiração e Pensamento.

Yoga is the cause , and the knowledge  of vibhuti the divine manifestation, is the effect.
Yoga é a causa , o conhecimento de vibhuti a manifestação divina , é o efeito.

When the devotee attains some realization , he is not satisfied , he wants more realization and progress.
Quando o devoto obtém alguma realização , ele não fica satisfeito, ele quer mais realização e progresso.

To achieve more, the devotee expresse the wish to hear, see, and perceive more.
Para alcançar mais , o devoto expressa o anseio de ouvir, ver e perceber mais.

This is a demand, request, and expectation from the devotee ( disciple) to the Lord, the divine master.
Esta é a demanda, solicitação e expectativa do devoto ( discípulo) para o Senhor, o divino mestre.

About  the disciple Master Prajnananandaji teaches to us in his comments about Yogasutras of Patanjali:
Acerca do discípulo Master Prajnananandaji nos ensina nos seus comentários sobreYogasutras de Patanjali :


The Sadhana Pada
Sutra 15
For a Discrimination Person Every Fruiot of Action is Misery
Para uma Pessoa com Discriminação Todos os Frutos das Ações são Miserias

parinãma tãpasamkãradhuhkhaih gunavrttivirodhãt ca duhkham eva sarvam vivekinah


To the person of discrimination , all is misery because of the pains resulting from change , anxiety, and impressions and also because of conflict between the functioning of the qualities and modification{15}
Para a pessoa  com  discriminação, tudo é miséria por causa das dores decorrentes da mudança, da ansiedade, e das impressões e também por causa do conflito entre o funcionamento  das qualidades  e a modificação {15}

For a sincere seeker ( viveki), everything is pain and misery.
Para um buscador sincero (viveki), tudo é dor e miséria.

Shri Adi Shankara  said  about qualified  disciple , he  is endowed four primary requisites:
Shri Adi Shankara disse  acerca de um discípulo qualificado,  ele é dotado de quatro requisitos básicos:

viveka ( discrimination)
viveka (discernimento)

vairagya ( attitude of renunciation or detachment)
vairagya (atitude de renúncia ou desapego)

shamadama adi sampati ( sixfold spiritual treasures such control of mind, control of the senses , and so on)
shamadama adi sampati (sextuplos  tesouros espirituais do controle, da mente, controle dos sentidos, e assim por diante)

mumukshutvam ( desire for liberation)
mumukshutvam (desejo de libertação)

About  the disciple Master Prajnananandaji teaches to us in his book Jnana Sankalini Tantra Part 1
Acerca do discípulo o Mestre Prajnananandaji nos ensina no seu livro Jnana Sankalini Tantra, parte 1

The disciple's role
O papel do discípulo

A disciple is also responsible for testing the credibility of the guru. Tantra instructs a student .
Um discípulo é também responsável por testar a credibilidade do guru. Tantra instrui o aluno .

According to the Goutamiya Tantra  a worthy disciple should cultivate the following qualities:
De acordo com o Tantra Goutamiya um digno discípulo deve cultivar as seguintes qualidades:

1- A good character, free from blemish as well as a guiltless nature.
1 - Um bom caráter, livre de imperfeições, bem como umanatureza inocente.

2- Inner purity in thoughts, words and mind.
2 -  pureza interior nos  pensamentos, palavras e mente.

3 A constant drive to reach the supreme goal of life-moksha or liberation.
3 A movimentação constante para atingir o objetivo supremo da vida-moksha ou libertação.

4-Well-versed in the scriptures
4- Ser bem versado nas escrituras

5- An intelligent attitude  in order to understand the teachings of the guru, and the hidden meaning of the scriptures
5 - Uma atitude inteligente, a fim de compreender os ensinamentos do guru, e o significado oculto das escrituras

6- A serviceful attitude towards one's parents
6 - Uma atitude servil para  com os pais

7- An inner drive to remain righteous, obedient to moral and ethical principles,
7 - Uma unidade interna  no sentido de  permanecer íntegro, obediente a princípios morais e éticos,

8- Devotion and serviceful atitude towards the guru
8 - Devoção e atitude servil para o guru

9- Good health
9- Boa saúde

10- A balanced mind
10 - Uma mente equilibrada

11-Compassion for the others
11-A compaixão para com os outros

12-A strong ability to sacrifice temporary pleasure
12-A forte  habilidade de sacrificar o prazer temporário

13- An ardent and sincere desire for the spiritual path,
13 - Um desejo ardente e sincero  de seguir  o caminho espiritual,

14 An attitude of constant alertness in activity,
14 Uma atitude de vigilância constante  nas atividades,

15- Remaining be free from delusion, attachment, and envy
Finalmenteser  livre da ilusão, apego e inveja 

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Bhagavad Gita 6- 30-31 :Atma Samyama Yoga, The Yoga of Self -Mastery! O Yoga do Autodomínio!




yo mãm pasyati sarvatra
sarvam ca mayi pasyati
tasya 'ham na pranasyãmi
sa ca me na pranasyãmi

sarvabhutasthitam yo mãm
bhajaty ekatvam ãstitah
sarvathã vartamãno 'pi
sa yogi mayi vartate.

Devotes who perceive Me everywhere and perceive everything in Me are never lost to Me, nor am I ever lost to them. (06:30)
Devotes with a balance of mind , who watch Me everywhere, who perceive Me in everything, and who do not judge anything, are the real yogis. In the world , in all circumstances , they always abide in Me.(06:31)

Devotos que Me vêm em toda parte e percebem tudo em mim, não estão perdidos para Mim, nem  Eu ,  nunca estive perdido para eles.(06:30)
Devotos com equilíbrio da mente, que Me vêem em todo lugar , que Me vêm em tudo, e que não julgam nada, são os reais yogis . No mundo, em todas as circunstâncias, eles sempre permanecem em mim (06:31).

Paramahamsa Prajnanananda Maharaj
 Teachings  and  blessings  my Divine Master
Ensinamentos e bênçãos  do meu  Mestre Divino

The secret liberation is to find the presence of God in all and remain in the state of knowledge
A secreta libertação  é encontrar a presença de Deus em tudo e permanecer no estado de conhecimento
Isha Upanishad (1)

  isavasyam jagat sarvam
"God permeates everywhere"
"Deus permeia tudo "
Kala is the state of freedom from the delusive power of maya
Kala é o estado da liberdade de poder ilusório de maya
Mahakala is another name of Shiva, who is the Lord of Time
Mahakala é um outro nome de Shiva, que é o Senhor do tempo.
To be in Hari is the experience union in the formless stage during meditation , many types of colors.
Estar em Hari é a experiência de união na fase "sem forma" durante a meditação, muitos tipos de cores.
Hari , another name of Lord Vishnu , Who takes away all sins of a devotee
Hari, um outro nome de Deus, Lord Vishnu, que tira os pecados do devoto

Sunya represents the cosmic sound , the primordial sound that is heard during meditation. Such statements are the product of deep meditation, not an intellectual theory.
Sunya representa o som cósmico, o som primordial que é ouvido durante a meditação. Tais declarações são o produto de profunda meditação, não uma teoria intelectual.
Sunya refers to the Father of creation Lord  Brahma 
Sunya refere-se ao Pai da criação, o Senhor Brahma
Prana the principle of life in every living being. In every breath, the vital air or prana is circulating in the body, creating an inner vibration experienced during meditation.
Prana, o princípio da vida em cada ser vivo. Em cada respiração, o ar vital, ou prana está circulando no corpo, criando uma vibração interna experimentadas durante a meditação.
The nature of the soul is existence, consciousness and bliss.
A natureza da alma é a consciência de existência e bem-aventurança.
Each individual or embodied being has a soul, and that soul is essentially divine.
Cada indivíduo ou ser  incorporado tem uma alma, e  a alma é essencialmente divina.
The soul is ever pure and free
A alma é sempre pura e livre
A body has gross, astral and causal walls; and these sheats can be removed through Self-realization, a way to experience formlessness.
Um corpo tem camadas:  bruta, astral e causal ; e estas bainhas  podem ser removidas através de Self-realização,  um tipo de experiência  da "não forma "
The body and the mind are prone to agitation and restlessness, but the soul remains permanently in a state of peacefull bliss.
O corpo ea mente são propensas a agitação e inquietação, mas a alma mantém-se permanentemente em um estado de bem-aventurança pacífica


I bow to you!

Bhagavad Gita 6- 29:Atma Samyama Yoga, The Yoga of Self -Mastery! O Yoga do Autodomínio!


sarvabhutastham ãtmmãnam
sarvabhutãni cãtmani
iksate yogayuktãtma
sarvatra samadarsanah


By the power of meditation, Self-realized devotees perceive the Self abiding in everyone and everyone abiding in the Self. In everything , they see the oneness of the Self. (29)


Pelo poder da meditação,  os devotos Self-realizados percebem o Self  em todos e todos  morando no Self. Em tudo, eles vêem a unidade do Self. (29)

atma e keval guru, sarva jive ron
jara atma prasphutita sei guru hon
Shri Lahiri Mahasaya


The soul alone is the guru existing in all living beings. One whose soul has fully manifested becomes the guru.

A alma sozinha  é o  guru existente em todos os seres vivos. Aquele cuja alma torna-se plenamente manifestado  torna-se o guru.

 Songs of the Mystics (book, page 59- 60)
Songs of Lahiri Mahasaya

The soul is the Guru

As long  as we are not conscious of the soul  withing , the real guru, we shoul follow a teacher who has realized the presence of the soul. That is why Lahiri Mahasaya says that someone whose soul is full manifest becomes the guru.
Enquanto nós não somos conscientes da alma dentro de nós, o  real guru ,nós devemos seguir um mestre que realizou a presença da alma. É por isso que Lahiri Mahasaya diz que alguém cuja alma se manifesta plenamente torna-se o guru.

But how do we recognize the full manifestation of the soul?
In our lifes , we can easily see anger , ego, jealousy, greed , fear and other negative qualities manifesting one after the other. 
Mas como podemos reconhecer a plena manifestação da alma?
Em nossas vidas, podemos facilmente ver a raiva, o ego, o ciúme, avareza, medo e outras qualidades negativas manifestando uma após a outra.

On the other hand , when the soul manifests , love peace, kindness, compassion, harmony, joy, forgiveness and immortality , naturally  manifest in daily life.
Por outro lado, quando a alma se manifesta, amor, paz, bondade, compaixão, harmonia, alegria, perdão e imortalidade, se manifestar naturalmente na vida cotidiana.

A person who is established in these good qualities from regular prayer and meditation , can be our guru and guide.
Uma pessoa que está estabelecida nestas boas qualidades da oração e da meditação regular, pode ser o nosso guru e guia.

But how long we need the help of a guru or guide?
The guru is like a burning lamp where the soul fire has manifest. Once that lamp has kindled the flame in us, we become  lamps as well.
Mas quanto tempo vamos precisar da ajuda de um guia ou guru?
O guru é como uma lâmpada ardente onde o fogo da  alma é  manifesto. Uma vez que a lâmpada acendeu a chama em nós, tornamo-nos candeeiros também.

We only need to keep the flame burning continuously. A real guru helps a student realize the indwelling  guru in everyone.
Nós só precisamos manter a chama acesa continuamente. Um guru real ajuda a um aluno perceber o guru habita em todos nós.

Someone who has become a doctor is a doctor forever. Similarly , a Self-realized master helps others realize the eternal soul withing is always guiding us and is the real guru.
Alguém que se tornou um médico é um médico sempre. Da mesma forma, um mestre auto-realizado ajuda os outros a perceber a alma eterna dentro  e estar sempre nos  guiando  e este é o verdadeiro guru.



Jnana Sankalini Tantra  (  by Paramahamsa Prajnananandaji,  page 210 )
verse 94

ekamapyãksharam yastu
guruh sisyãt prabhodhayet
prthivam nãstri tat dravyam 
yat dattvã arnim bhavet


(Even)  the knowledge of one letter imparted to the sishya ( disciple) by the guru ( teacher, divine master) is invaluable, and there is nothing in the whole world than repay this debt.(94)(Mesmo) o conhecimento transmitido  através de uma carta  ao sishya (discípulo) pelo guru (professor, mestre divino) é de valor inestimável, e não há nada no mundo inteiro do que possa  pagar essa dívida (94).


The guru is the mouthpiece of spiritual wisdom, which he transmits to a befitting student.
O guru é o porta-voz da sabedoria espiritual, que ele transmite ao aluno que tem merecimento.

Sincere disciples, who are ready to transform their life through self-discipline and dedicated service, will gain unlimited spiritual treasure.
Discípulos sinceros, que estão prontos para transformar suas vidas através da auto-disciplina e do serviço dedicado, vão ganhar  ilimitado tesouro espiritual.

Another meaning of ekamapyakshara - even one letter- is described in the Gita ( 8:19), "The single syllable Om is the source of all knowledge, and the symbol of God"
Outro significado de ekamapyakshara - até mesmo uma carta - é descrito no Bhagavad Gita (8:19), "A sílaba Om como a fonte de todo conhecimento, e como o símbolo de Deus"

Within all yogic and tantric practices , the guru teaches his disciples to understand the significance of the primordial sound Om and to listen to it continuously, while immersed in deep meditation.
Em todas as práticas do yoga e do tantra, o guru ensina seus discípulos a compreender o significado do som primordial do OM e  ouvi-lo continuamente, enquanto imerso em profunda meditação.

This sacred syllable bestows immense calmness and open the door to God realization.
Esta sagrada sílaba confere tranquilidade imensa e abre as portas para a realização em  Deus.


The iluminated master awakens the consciousness of his students, by igniting the spark of spirituality withing.
O mestre iluminado desperta a consciência de seus alunos, por inflamar a chama da espiritualidade dentro deles.

This knowledge brings understanding eventually transforming it into wisdom.
Esse conhecimento traz a compreensão eventualmente transforma isso  em sabedoria.

Such endowment forms a permanent bond between the guru and the disciple. It is an un-repayble debt.
Essa dotação constitui um vínculo permanente entre o guru e o discípulo. É uma dívida não reembolsável

In the scriptures is a description of five types of debts that each individual should  strive to repay:
Nas escrituras, é uma descrição de cinco tipos de dívidas que cada indivíduo deve se esforçar para retribuir:

Deva runa : Debt to God,
Dívida para com Deus,
Rshi runa: debit to the masters,
dívida para com  os mestres,
Pitru runa : debts to the parents,
dívida para com os pais
Nru runa: debits to humanity.
dívidas para com a humanidade
Bhuta runa : debt to creation as a whole.
dívida para com toda a criação

Five offerings or activities help to redeem such debt:
Cinco ofertas ou atividades ajudam a resgatar essa dívida:

Deva yajna: Ofering oblations to God
oferecer oblações a Deus
Brahma yajna : Imparting spiritual knowledge to worthy seeckers,
transmissão de conhecimento espiritual para seguidores  dignos,
Pitru yajna Rendering tribute to departed family members,
render tributo aos membros falecidos  da família
Nru yajna athiti seva : Serving the needs of our fellow human beings,
Atender às necessidades dos seres humanos como nós
Bhuta yajna Preserving ecologycal balance by protecting animais and environment.
Preservar o equilíbrio ecológico protegendo os animais e o meio ambiente

It is harder to repay the immense debt that disciples have with their guru than any of those listed above. If a dedicated disciple reaches the goal of Self-realization, the debt to the guru actually increases.

É mais difícil  pagar a imensa dívida que os discípulo têm com seu guru do que qualquer um dos listados acima. Se um discípulo dedicado atinge a meta da auto-realização, a dívida com o guru na verdade aumenta.

Service to God and gurus must always be performed with the utmost humility and love.
O Serviço a Deus e gurus sempre deve ser realizado com muita humildade e amor.



Jai Gurudev!