Samkhya Yoga
Yoga da Consciência interior
Capítulo 02 v 14
mãtrãsparsas tu kaunteya
sitosnasukhaduhkhãdãh
ãgamãpãyino'nityãs
tãms titiksasva bharatã
02:14 Ó filho de Kunti (Arjuna)! O contato entre os sentidos e seus objetos desperta as sensações de calor e frio, prazer e dor. Elas são transitórias e fugazes; portanto, ó Bharata (Arjuna), suporta-as com paciência!
Como eu costumo fazer, aleatoriamente assisti um antigo vídeo e fiquei refletindo : O que é Bhakti
Me lembrei da história da flauta e procurei no livro do Guruji que eu já havia lido :
No seu livro Pebbles from the Pond: Timeless Wisdom Tales, o Mestra ensina:
Há muito tempo, houve um diálogo entre as gopis e a flauta do Senhor Krishna. As gopis ficaram com ciúmes da flauta. Um dia, pegaram a flauta e, enquanto a seguravam, disseram: Ei, fique aqui um minuto. Temos algumas perguntas para lhe fazer. Diga-nos quais atos de devoção você praticou em sua vida, quais austeridades e penitências você realizou. Na verdade, parece que você não fez nada. Você é tão próxima e querida do Senhor Krishna. Ele a beija, a beija o tempo todo. Seus lábios estão constantemente em sua presença. Quando ele não está a beijando, ele a mantém perto dele, prendendo-a em sua cintura. Mesmo dormindo, você está deitada perto de sua cabeça. Mas aqui estamos nós, seus devotos fiéis, e apenas de vez em quando, por breves momentos, sua companhia divina nos intoxica e nos enche de bem-aventurança. O que você fez para que ele a amasse tanto?
A pequena flauta humilde disse-lhes: "Vejam, eu sou da humilde família das gramíneas. Quem realmente se importa com bambu? Ele não é valorizado neste mundo." Naquele dia, quando eu estava sentado no campo ao lado da minha família, alguém me cortou em pedacinhos, pedacinhos. Eu nunca reclamei. Então, eles me colocaram em uma fogueira e me assaram até minha cor mudar. Com uma faca afiada, eles desfizeram todos os meus nós e me tornaram completamente oco. Tornei-me liso, reto e fácil de segurar. Finalmente, eles me perfuraram com uma vara de ferro em brasa para fazer buracos em meu corpo - e eu queimei e queimei e queimei. Eu lhes digo, às vezes era doloroso; mas nunca reclamei. Quando terminaram comigo, eu estava completamente transformado. Não era mais apenas um talo comum de grama, eu era um belo instrumento adequado para o Senhor.
Reflexão:
Pense na mensagem da flauta: "Eles me tiraram da minha família, me cortaram em pedaços, me queimaram no fogo, removeram meus nós, me deixaram completamente oco; depois, fizeram buracos em mim. Esse processo de transformação foi tortuoso. Não foi fácil nem simples, mas me tornou o que sou. Foi porque me entreguei completamente. Na verdade, a rendição foi o primeiro passo. Que a Tua vontade, não a minha, seja feita. Se a minha vontade estivesse lá, eu teria morrido como bambu, não como uma flauta."
Uma simples declaração de um mestre espiritual frequentemente cria confusão interior, turbulência no aluno, perguntando por quê, por quê, por quê? Onde está a rendição? Entregue seu próprio ego. Entregue-se a Deus. Mesmo quando houver desafios na vida, considere isso como a graça de Deus.
Quando éramos crianças, quando estávamos realmente criando problemas e nossa mãe nos mandava, ou quando éramos travessos e nossa mãe nos agarrava pelas orelhas e nos mandava sentar, nossa mãe era inimiga, era cruel conosco? Não. É o amor dela; ela queria que fôssemos melhores e é por isso que ela nos repreendia.
Portanto, quando surge alguma dificuldade ou problema, não é a crueldade do Divino. A Divindade nunca é cruel. É o Seu amor e compaixão; é apenas para o nosso próprio progresso. Deus quer que sejamos melhores. Deus está nos ajudando a crescer. Se quisermos acelerar a jornada, precisamos nos entregar mais e trazer Deus cada vez mais para a nossa vida.
jai guru
Reflexões Bhakti na minha prática de Kriya Yoga. Praticar muito até receber a graça divina de encontrar o Mestre e fonte eterna do Amor na fontanela. è um experiência real, busco a boa companhia das escrituras e das palavras do Mestre que confirmam que a experiência é real e que só cresce com a prática, a sadhana a meditação. Não é magia ou imaginação é a graça divina que flui através da respiração, do controle da respiração e da entrega.
Me lembrei de Narada, no meu Blog em construção ( postagem de 26/07/2024):
Kriya Yoga : Narada Bhakti Sutra , O Amor Divino, Capitulo 1, verso 7
VERSO 7
sā na kāmayamānā nirodha-rūpatvāt
Servir ao Senhor Supremo com amor puro e sem desejo, só é possível quando a presença de Deus, o amor por Deus ocupar toda a mente.
Kriya Yoga é a combinação das tres principais Yogas karma,jnana e bhakti
Bahakti Yoga é a Yoga do Amor Divino, da Devoção
Através do Mestre realizado ou guru,através da prática da Kriya Yoga é possível alcançar Bhakti
Shri Guru no seu livro The Yoga Sutra of Patanjali ; With Commentary by Shri Lahiri Mahasaya and Metaphorical Explanations.
O que ocupa a nossa mente
Yoga é o processo de meditação(tecnica) e yoga é a conquista da meditação, a realização A mente humana é sempre agitada . Mente e agitação são dois lados da mesma moeda.
Yoga nos permite voltar para a nossa fonte, Deus, o Absoluto.Yoga é um estado natural da união.Yoga é a manifestação da unidade com o Supremo, Quem habita em nós. Esta união do corpo e da alma, o ser humano e Deus, o ser individual com o Ser Supremo. Nossa respiração é a indicação desta unidade e nós podemos perceber isso.Ser nós percebermos esta unidade constantemente , em cada respiração, então a agitação irá desaparecer.
Mergulhar no Ser Supremo
Deus é o oceano e cada ser individual é o rio.A fonte do rio é o oceano. A agua do oceano evapora através do sol,depois se precipita como neve ou chuva, e no final se torna o rio. Quando o rio encontra o oceano, ele simplesmente retorna à sua fonte.
A mente também é como o rio, mas tem a habilidade de fluir nas duas direções. Ordinariamente um rio fluirá para baixo e não pode subir até a fonte. Portanto o rio da mente pode fluir para o mundo ou acima para a fonte .A fonte do rio da mente é a alma ou divindade.A fluxo da mente para baixo a leva para os chakras inferiores; manipura,svadhistana and muladhara. Portanro quando a mente se transforma ela se move para cima, os chakras superiores.
Em todos os aspectos da vida, há uma experiência contínua da alma. Assim, surge um estado de samadhi conhecido como dharma megha, a chuva de dharma, que vem através da graça do guru preceptor. Este é o estado de conhecimento completo ou devoção mais pura
Deste estado de samadhi, a pessoa não retorna, mas permanece completamente absorvida naquela consciência. Este samadhi banha o yogi com amor, devoção e consciência completa da alma; é uma absorção ininterrupta no próprio Amado.
A devoção de Prahlada
Sempre penso e peço para o mestre me ensinar a apagar da mente tudo o que não é divino.
A única coisa que está lá, é amor por Deus e lembrança de Deus. Isso deve permanecer lá e nenhum outro desejo . Nenhum outro desejo. Sobre Prahlāda também, quando Bhagavān estava dizendo - Estou satisfeito com você, peça (algo). Ele disse, por que pedir? Ele deu uma resposta muito boa. Ele disse: “Bhagavān, você colocou uma tampa na minha mente, para que nenhum desejo surja. A bênção que eu quero é que minha mente não peça nada.
Shree Shree Guru Gita 41
jnãnam vinã muktipadam labhate gurubaktitah
guroh parataronãsti dhyeyo'sau gurumãrgi'ã
41-Somente através da devoção ao guru preceptor é possível alcançar o estado de libertação, mesmo sem conhecimento. Para aqueles que andam no caminho da devoção inabalável ao guru preceptor , nenhuma prática (sadhana) é necessária além de sua graça.
om shri gurave namah