Shrimad Bhagavad Gita
JnanaVijnãna Yoga
A Yoga do Conhecomento e a Aplicação do Conhecimento
Capítulo 07 verso 12
Kriya Yoga Sadhana: Auto conhecimento, Devoção e prática da Kriya , lições do Mestre na Shrimad Bhagavad Gita
Shrimad Bhagavad Gita
JnanaVijnãna Yoga
A Yoga do Conhecomento e a Aplicação do Conhecimento
Capítulo 07 verso 12
Shrimad Bhagavad Gita
Bhakti Yoga
A Yoga do Amor Divino
Capítulo 12 verso 20
Shrimad Bhagavad Gita
Samkya Yoga
A Yoga do Autoconhecimento
Capítulo 2 verso 38
38.Você não peca se lutar para cumprir seu dever na batalha, sem preferir prazer ou dor, ganho ou perda, vitória ou derrota.
A batalha da vida não é fácil. Buscar revelara espiritualidade na minha vida ,Verdade é preciso cumprir o dever sem ganhar ou perder sendo assim pequei e continuo pecando. Pelo jeito não aprendi quase nada do que tenho sido ensinada.
Eu me afasto, tento olhar para dentro de mim e para minha reação nas situações traumáticas. Tenho vivido um dilema com duas pessoas, que me ignoram justamente onde o meu coração está pulsando. Talvez eu saiba porque, ou não. Estou tentando entender falar menos, expor estas pessoas o menos possível aceitar a minha exclusão com resignação. Ai são tantas coisas que eu gostaria de compartilhar, fazer , servir...mas não tenho espaço. Lugares, assuntos que são parte enraizada do meu ser, tudo acontecendo e estou isolada. Me apego à Deus meu Mestre, a Mãe Divina. Tenho que superar e vou com a graça divina.
As pessoas que ei mais amo não tem sido apoiadas por mim, subitamente os canais de comunicação estão danificados. Sei a minha responsabilidade nesta questão e estou entregando para Deus. É muito difícil para mim ter o fluxo do coração ser desviado e se perder. Sou muito agua preciso fluir.
O Mestre ensina , no seu vídeo sobreo jejum, da sua palestra no Brasil em 2023, que o jejum, exercer um controle consciente da ingestão de alimentos ajuda a controlar todos os outros sentidos.
Tenho tentado, estou fazendo jejum de 24 h todas as semanas. Peço a Deus, aos Mestres que purifiquem os meus sentidos, para entrarem em sintonia com a energia cósmica. Falta silencias a mente e as palavras. Estou tentando, é muito difícil.
A convivência é uma situação complicada. Hoje eu tenho consciência das minhas falhas. Tento seguir sorrindo como ensina o Mestre!
No seu livro Seguir Sorrindo, ele Ensina:
"Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus" Mateus (18:3)
Eu disse para minha terapeuta que minha criança que está muito viva ainda, apesar de tudo, era alegre e confiante. Algo mudou!
A raiva, ciúme, intolerância e ódio são como traças que comem as roupas das nossas vidas. A inimizade e animosidade nos torturam. Suponha que dois inimigos de longa data se encontrem. Se eles puderem sorrir um para o outro, o veneno do ódio será eliminado em grande parte de seus corações.
"Precisamos ter cuidado ao falar. Devemos evitar palavras amargas em nossas conversas e trazer mais doçura para nossas vidas"
" Um sorriso abre a porta para a amizade, aquece as câmaras do coração com amor e é a chave para um ambiente amoroso. A Alegria e felicidade são as celebrações celestiais de um coração sorridente"
Estou no ciclo do Senhor Shiva , a flauta é de osso. Difícil, dentro da caverna do corpo que exige o equilíbrio quase perfeito de Sushumna. Estou engatinhando nisso. Aguardo o Senhor Shiva entregar a flauta para o Senhor Krishna, ela ainda está sendo lapidada e este caminho exige muito mais cautela e abnegação. Mantenho meu vínculo com Gopala , Vrindavna e as leelas , mas tudo parece diferente, O Senhor Krishna me chama para a batalha. Agora as leelas são do Senhor Jagannath. Espero me esforçar mais e viver a transformação desta dor e isolamento em maturidade serena.
Este processo de aprendizagem ,ensinado por Shriguru no ultimo Seminário .,está descrito no seu livro Jnana Sakalini Tantra , pag. 50
" O Senhor está sentado no sahrasrara ou o topo da cabeça. O seguidor se torna unido com Shiva quando -através do poder da concentração- reage à energia liberada nos chakras óu shakti , centros mais baixos e se concentra exclusivamente no sahasrara. Este estado é conhecido como jiva-shiva-milana ou a união da kundalini shakti com parama shiva."
Entendi na sua fala divina, no Brasil em 2024 : Ele parama shiva está sentado no sahrasrara imóvel olha para o discípulo, velho de tanto conhecimento e experiência acumulada, o Senhor guia no silêncio e imobilidade ensina . O discípulo olha para parama shiva que é um com atman , novo pois é sua alma sahrasrara imortal fica também imóvel e em silêncio assim consegue aprender.O Mestre é um co parama shiva. Sou a discípula que se arrastou até a base na busca da sabedoria, e foi agraciada por sua compaixão e Amor Divino.
Ah esta nova etapa é bem difícil, as vezes consigo ficar concentrada por algum tempo na meditação mas imóvel e em silêncio, a mente em silêncio é o desafio. Vou continuar tentando com os olhos abertos também.
Shriguru falou ontem em um vídeo que "Deus é suave e amoroso, pura alegria e felicidade"
É preciso estar conectada, sintonizada, para acessar o topo da montanha no caminho do vishudha , o encontro de shakti com o conhecimento, sabedoria , rumo ao o topo. Minha prática está intensa e longa, é um exercício fundamental neste novo aprendizado. Agora viver essa realidade é fantástica e apesar da minha dificuldade extrema, é muito gratificante. Deus, a alma mais perceptível. A voz do silêncio do Mestre conseguindo irradiar sua energia no sopro da expiração.
Estou começando a conhecer a vastidão que é a prática da Kriya Yoga. Somente agora, depois de praticamente duas décadas iniciada estou começando a aprender a meditar, e sentir muita falta da prática.
" Mesmo em situações críticas, com perspicácia, podemos criar condições alegres e agradáveis. Inteligência , humor e riso enriquecem a qualidade das nossas vidas"
Meu sorriso anda "amarelo em muitas circunstâncias"
Não tenho sido inteligente e perspicaz ! Como o Senhor Krishna ensina neste vérso
Que o Mestre me ajude, tenho me esforçado para deixar a graça divina guiar os meus passos, gestos, um a um.
Com as bênção do Mestre sempre disponível , aguardando essa reação, sou grata e confiante, tenho fé , quero evoluir mais e mais.
Practice Practice Practice
om srigurave namah
Shirimad Bhagavad Gita
Karma Sanyasya Yoga
A Yoga da Renúncia da Ação
Capítulo 5 verso 22
ye hi samsparsajã bhoga
duhkhayonaya eva te
ãdyantavantah kauteya
natesu ramate budhah
Ó filho de Kunti (o mais fino gigante intelectual), Arjuna!
Os prazeres nascidos do contato com os objetos dos sentidos são de fato a fonte da infelicidade, pois eles têm um começo e um fim Pessoas sábias não encontram alegria neles (elas não experimentam alegria da escravidão) (22)
O Mestre acompanha cada dia .minuto a minuto os nosso pensamentos e sentimentos. Responde d modo objetivo e claro, independente da nossa vontade. Este é o mistério de entregar nossa vida aos cuidados de um Sadguru.
Após tantos dias de vida prática na busca incessante do crescimento espiritual e desenvolvimento de cada um dos setores da vida de uma pessoa que não fez votos monásticos. Ajuna se casou com Subhadra , que é a sabedoria, pois viveu unido com Sernhor Krishna e teve a visão da sua forma Infinita, a vida do Yogi.
Arjuna é filho de Kunti, herdeiro da sua beleza, inteligência e astúcia pois ela é ápice da maturidade, previsão e feminilidade maternal.
A Educação da criança nestes valores por mulheres bondosas, espiritualizadas e maduras , que ensinam ou valorizam os conhecimentos científicos e tecnologia acumulados pela humanidade associados aos conhecimentos da sua religião, isso acelera sua evolução integral. Se a criança crescer unida ao Senhor Krishna assim como Arjuna ela vai encontrar a felicidade e a realização um dia.
No entanto o senhor diz para Arjuna no capítulo 5 que pessoas sábias renunciam o contato com os objetos dos sentidos.
Mesmo vivendo uma vida como qualquer cidadão do planeta , é preciso renúncia dos desejos causados pelos objetos dos sentidos.
Ser movido pelo um desejo desequilibrado de riqueza, com ganância ou explorando os recursos da Natureza. Apesar disso lutar por uma vida material confortável saudável e uma vida atuante na sociedade.
Ser movido pelo desejo desequilibrado pelo prazer físico e mental . Apesar de uma vida sexual saudável e moderada . Apesar da necessidade do prazer da mulher ao amamentar , na reprodução e laços afetivos entre os casais que se amam.
Ser movido por um desejo desequilibrado pela perfeição física ou de saúde do corpo. Cuidar da alimentação., praticar esportes , cuidar da saúde integral , cuidar do meio ambiente, sono regular. Apesar disso se alimentar de modo saudável, com o mínimo de violência na produção dos alimentos e sem exploração de plantas, animais e recursos naturais. Utilizar medicamentos, sais minerais e hormônios com moderação e o mais naturais possíveis, sem agressão às criaturas. Preferir a Naturopatia, Terapias Naturais e Ayurveda , não dispensando cuidados médicos convencionais . Cuidar das informações assimiladas , elas são alimentos para a percepção e memória .
Objeto dos sentidos , ser movido pelo prazer emocional, o gostar e não gostar das coisas, julgar as pessoas, ter depressão ou ansiedade em função das situações. Apesar disso é preciso discriminar e se afastar ou dar um tempo nas relações com pessoas e situações conflitantes, que despertam isso até atingir um nível de inteligência emocional amorosa e cooperativa necessárias para a paz. Se abster de vídeos , livros e outros recursos violentos ou que despertem emoções negativas.
Objeto dos sentidos conhecimento , seja religioso, filosófico, artístico , científico , ou outro. No entanto é preciso ter conhecimento na área de trabalho, pesquisa ou ação na sociedade , na saúde, educação ou outro setor público ou privado. O Conhecimento da Vida Vedas e do Bem Viver Ayurveda é espiritual, pois tem que ser aplicado para o bem de todos Mas sua interpretação correta depende da voz de um Mestre Realizado. E seu silêncio também.
Quando a pessoa tem muita devoção por um Mestre, Deidade, Santo e forma de Deus ela pode ser dogmática e desvalorizar, ter preconceito da crença dos outros. A espiritualidade abrange toda ou qualquer religião ou crença fundada na equidade, cooperação, compaixão e união de forças para o bem de toda a criação. A Kriya Yoga é a essência de todas as religiões, sua prática intensifica a devoção, praticas amorosas e sabedoria. Ela é ensinada e conduzida pelo Mestre. O Senhor Jagannath ensina que a devoção o amor e o esforço são necessários para qualquer ser humano, para a sua evolução em qualquer parte do Planeta, do Universo. Ele acolhe os caídos e todos os caminhos espirituais de todos os tempos. jai guru jai jagannath
O destino de todo ser humano é receber sua herança divina. Ser Um com o Ser Supremo que é tudo o que existe no Universo Infinito da nossa vida, dentro de nós , de tudo o que acontece, no coletivo ou individual, ele é onisciente, onipresente e onipotente. Dá significado para a vida de cada um e de toda a criação pois existimos nele e ele é Consciente de tudo . Somente um Ser Realizado, está unido ao Ser o tempo todo e sendo um Mestre pode nos conduzir se seguirmos os seus ensinamentos. Se tivermos coragem de passar pelo processo da transformação bio psico e social que implica na iniciação e desenvolvimento espiritual no caminho do Mestre.
Esse Ser Infinito está dentro de nós, no ponto atõmico que fica na fontanela. è preciso um estado de purificação espiritual máxima para viver fixado neste ponto. Estar na fontanela, onde estão os pés do Mestre nos permite a transformação gradativa até a sintonia com o ponto atômico.
Este é todo o exercício pratico teórico e devocional que os que estão seguindo este aminho. A Sadhana, a busca da sabedoria, de viver uma vida sábia.
Shirimad Bhagavad Gita
Karma Yoga
A Yoga da Ação
Capítulo 3 verso 39
Shirimad Bhagavad Gita
Atman Samyama Yoga
A Yoga do Autodomínio
Capítulo 06 versos 41,42,43
41 Após a morte, aqueles que não são yogis plenamente realizados permanecem por períodos mais longos no plano divino superior, desfrutando da divindade; então eles renascem em famílias justas e cultas.
42 Ou eles podem ter nascido na família de yogis eruditos, mas esse nascimento é, sem dúvida, muito raro neste mundo.
43 Após tomar tais nascimentos, eles recuperam a consciência de Deus que ganharam nas vidas anteriores, para a alegria da família Kuru! Então eles praticam o máximo para alcançar a libertação completa.
Mensagem do Dayle Prayer
Os seres humanos absortos nos centros inferiores do corpo sofrem de apego extremo, medo, raiva, tristeza, ganância, orgulho, arrogância, suspeita, dúvida, falta de amizade, falta de paz e falta de equilíbrio mental.
Me identifiquei total. Um longo caminho pela frente com a graça de shriguru tudo é possível. A pratica regular e intensa da meditação unida ao guru, com a presença dos Mestres tem me ajudado a purificar e me centrar nos chakras superiores.
Do coração para o laríngeo a libertação das negatividades e os karmas dos pensamentos e emoções até devoção de Narayna Narayiani em todas as suas 10 formas básicas que eu tenho me concentrado ponto a ponto, guiada pelo guru no topo até shiva , despertando muito lentamente o discípulo velho, com a sabedoria e imobilidadedo de shiguru novo, o caminho para atma.
O mesmo do chakra laríngeo agora até o centro da alma a libertação do veneno acumulado durante vidas e vidas a transformação de Sati em Durga nas 9 formas básicas Navadurga eliminando demônios e concedendo a libertação em Kali. Este é um processo que depende da minha Sadhana o esforço de Balabhadra ( T, a sabedoria de Subhadra ( as 10 formas Shakti) e Parambrahma)
Depois de om momento e desencontros do coração e da língua em um assunto familiar, uma tristeza e decepção profunda em um relacionamento ao qual me entreguei de corpo e alma. Fui traída, humilhada e difamada , meus bens subtraídos, principalmente os não materiais. Mesmo depois de ter compreendido e estendido a mão para a pessoa , a dor parece ter ficado arraigada pois mais uma vez fui traídas por minhas emoções. Deveria ter cortado os laços, me desapegado , mas não fui forte. A dor aflorou, um dos maiores amores da minha vida, passou a manter com ele um relacionamento paterno, e com certeza karmico, tudo parece voltar às vezes quando a minha memória dos fatos em conversas, revela a diferença de opinião, os ciúmes e o sentimento de inadequação falta de maturidade despertam a minha raiva e as vezes eu não consigo me expressar de um modo maduro e inteligente.
Shri guru no Instragram foi certeiro, antes de acontecerem os fatos:
" As pessoas sentem raiva pode ser humano, mas como elas se expressam em família ou em grupos? São flores perfumadas que atraem e oferecem amor sã plantas desagradáveis ou são plantas com espinhos ? A natureza tem os tres estados da matéria? Como somos em família? Temos amigos, as pessoas gostam da nossa companhia?
Decidi me esforçar mais para pelo menos parar e pensar nas consequências de mater memórias , sentimentos e principalmente expressar de um modo gentil e amoroso a minha percepção.
Resolvi cortar de vez este vinculo dolorosos com o passado. Pedi muita ajuda aos Mestre, ao meu Guruji. Vou tentar , tive uma ideia, espero que dê certo, pelo menos purifique o meu coração de vez, pelo menos com este assunto. Se Passaram muitos e muitos anos. Está na hora de crescer.
ESta manhã depois da meditação fiz uma auto análise do nível de crescimento espiritual, do meu ponto de vista. Listei as características que o Baba descreve para ter uma noção.
apego extremo
medo
raiva
tristeza
ganância
orgulho
arrogância
suspeita
dúvida
falta de amizade
falta de paz
falta de equilíbrio mental.
Pois é talvez somente a ganância não faça parte do meu repertório. O medo estou superando com a graça divina. No mais somente tentativas ! E tive pais exemplares!Tenho um guru verdadeiro, Iluminado, e Mestres também iluminados guiando o meu caminho.
Com a graça divina, com os olhos fechados, percebo a divindade dentro de mim de um modo gradativo tão intenso e profundo que me surpreendo a cada dia, a cada prática de meditação. Percebo a vibração o som e a luz divina de uma forma cada vez mais precisa e certeira rumo à fontanela. Sei que mereço como jivatma, mas não mereço tendo em vista minha forma de reação.
Tenho a resposta precisa e certeira de Shri Guru e dos Mestres. jai guru jai jagannath, jai Gomata , jai Gopala. gratidão shri guru na forma de Vishnu e Lakshmi nas suas formas que têm cortado opoin mal na raiz, apesar do meu sofrimento shri Guru me consola. Como Maheswara tem me mostrado muitas coisas e cortado as desnecessárias, o caminho dentro de mim , para atman àté paramatman, a trilha e o objetivo final. Como Mãe Divina está eliminando demônios dentro de mim, abrindo as portas do templo. a minha alma até Brahman, assim como Hanuman abre as portas com a única cosa que lateja dentro de mim, o Amor Divino do Mestre. Como Senhor Brahma e Saraswati aos poucos abre minha mente para o verdadeiro conhecimento.
Como não ser grata?
guru brahma guruvishnu gurudeva
guru parambramha taismai namah
om srigurave namah
Shirimad Bhagavad Gita
Purushottama Yoga
Yoga do Ser Supremo
Capítulo 15 verso 19
!5:19 Ó Bharata (Arjuna)! Aquele que, assim não mais iludido, Me conhece como a pessoa suprema, conhece tudo e Me adora constantemente com todo o seu ser.
Aqui o Senhor se dirige a Arjuna como bha-rata, que significa aquele que está completamente absorto na consciência cósmica, no estado de sabedoria, na iluminação.
Aqueles com o desejo mais profundo de se libertar da força ilusória da natureza devem receber a companhia do mestre realizado e segui-lo. Ao praticar a técnica, eles podem tocar a alma imperecível, o Eu interior, que permanece constantemente no corpo e permanece compassivamente desapegado.
Os corpos constituem o ser humano:
1-O corpo perecível, com mudanças desde a infância. Por meio de toda atividade no corpo perecível (ham), você pode conhecer a alma imperecível (sa)
2-A alma imperecível é o aksara purusha - o corpo de conhecimento, que sabe tudo.
3- Purushottam- o Pai Supremo Todo-Poderoso, que está além do perecível e imperecível, melhor do que dois. Ele habita em todo o universo. Ele é tudo em tudo, constantemente nos corpos perecíveis e imperecíveis. Ele é a contraparte invisível em cada ser humano. A pessoa que O conhece com escrutínio, sem nenhuma dúvida, e que O busca em cada respiração
Se alguém praticar Kriya superior e O realizar, ele será onisciente e amado pelas pessoas como foi Shri Lahiri Baba. Ele permanecerá no mundo material, mas perceberá a alma imperecível através de cada atividade. Ele perceberá A, U e M. Aquele que O observa em cada respiração, estará constantemente alerta e atingirá a divindade e o samadhi.
Aquele que percebe Deus em cada respiração, em cada atividade, em cada pensamento, adorará, kri e ya — percepção constante de Deus.
jai guruomkara
Shirimad Bhagavad Gita
Prakriti Yoga
Yoga do Conhecimento do Campo do Corpo e o Conhecedor
Capítulo 13 verso 01
13:01 Este corpo, Oh Kaunteya é conhecido como o campo (ou terra). Aquele que sabe disso é chamado kshetrajna (conhecedor do campo) por aqueles que são sábios em tais coisas.
💗💗💗
Baba Hariharanda ensina no seu Livro Bhagavad Gita:, acerca do capítulo 13
"Para criar algo tangível ou material, tanto a matéria-prima (causa material, upadana karana) quanto o know-how (causa instrumental, nivitta karana) são necessários. Na criação humana comum, os dois são completamente distintos. Deus é a causa de ambos. Deus é a causa material e instrumental e, portanto, a criação nada mais é do que a manifestação de Deus. Usando a meditação, você pode perceber a unidade contínua de si mesmo com o todo-poderoso."
"Ame seu corpo como o templo de Deus. Mantenha-se limpo, puro e divino. Ame seu corpo como o portal da realização, porque sem o corpo, você não pode realizar o Self. Mantenha o corpo em perfeitas condições, caso contrário, a jornada da sua vida será atrasada e incompleta. Mas não seja muito apegado ao templo do corpo. Embora você deva entrar no templo do corpo para alcançar a visão de Deus por meio da oração, não fique ocupado assistindo à bela peça dentro e ao redor do templo a ponto de esquecer a razão de estar no templo do corpo em primeiro lugar."
"Keshava, é Krishna , é ka, mais,isha mais va, significando o criador, o preservador e o destruidor. Um pensamento é criado, se manifesta no corpo e então é destruído. Esses três processos estão ocorrendo continuamente, a cada momento, em cada respiração. E eles são manifestados do topo, isto é, da fontanela no topo da cabeça."
Kaunteya é o " filho de kunti", Arjuna. Kunti significa inteligência aguçada. Arjuna é filho de inteligência aguçada porque ele está sempre buscando a verdade e se esforçando para fixar sua atenção na pituitária e acima.
💗💗💗
Viver em um corpo humano é um privilégio, quanta perfeição tem a sua materialidade, quanta perfeição term o imanifesto!
Sinto não ter aprendido a tentar fixar mais e mais no centro da alma. A experiência do Espírito Santo e a coroação de Yemanja me permitiram ter esta visão, mas fixar foi muito difícil, não tive um sadguru, um guru preceptor, Eu estava esperando encontrar com ele, meu adorado Mestre. A Insanidade, a dor tantos karmas acumulados ,a falta de disciplina, atrasaram este processo, Mas sigo em frente às vezes sorrindo, às vezes chorando. Mais sorrindo do que chorando. Muitas vezes chorando por amor e saudade, quando não consigo ficar atenta, sentindo o fluir da energia divina do Mestre, sua sabedoria, compaixão e Amor!
Só tenho que agradecer mais e mais . O mestre cuida de mim, da minha família e nossa interação!
Peço a Deus ao Mestre mais conexão da minha parte , usando o meu corpo como Templo, enquanto existe a respiração, a vida é tempo de evoluir e aproveitar a graça divina, tão gloriosa, tão perfeita! è o banho interior, que desperta e mantém a pureza!
Os pássaros protegiam um ao ao outro. Um se alimentava , um peixe muito grande para ele. O outro observava e protegia seu companheiro dos predadores.
Todos são criaturas divinas lutando pela sobrevivência, cada um com sua função na natureza!
Assim este corpo luta pela sobrevivência. preciso de proteção. Nos humanos os predadores vivem dentro enquanto há vida. Atenção permanente no centro da alma e nutrição da divindade no corpo são o caminhar seguro nesta vida.
Perceber a divindade por todo o corpo à partir da fontanela tem sido um exercício exaustivo e ao mesmo tempo maravilhoso!
💗💗💗
Shri Guruji ensina no seu Livro, The Path of Perfection, a respeito : Seguindo Livre da Virtude e do Vício
"Meu Gurudev costumava dizer, "Eu estou aqui e não aqui". A qualquer momento a morte virá. Eu tenho tudo. Eu não tenho nada. Eu fiz muitos ashrams. Eu sou livre de todos os ashrams. Eu não estou apegado a ninguém ou nada. Eu sou um pássaro livre no ar livre"
Podemos ser livres ou viveremos com ego, emoção, orgulho, vaidade e miséria? Seremos escravos de nossas escassas posses? Somos escravos do seu dinheiro?" Eu sou rico". Você é escravo do seu gênero, sua beleza, suas boas qualidades? "Eu sou um homem. Eu sou uma mulher? Todos nós somos escravos."
Vivemos neste mundo com um corpo de um gênero específico em uma determinada família, em um determinado país. Temos nossa cultura, idioma e hábitos alimentares. Vivemos com nossas próprias qualidades boas e ruins. Vivemos com nossos graus, diplomas, educação, conquistas e fracassos. Vivemos com nossa imaginação e expectativa. Vivemos com nossos gostos e desgostos. Vivemos com nosso ego, raiva, ciúme e orgulho. Vivemos com nossas boas qualidades de gentileza, compaixão e amor. Mas tudo isso não passa de pequenas gaiolas que criamos.
Às vezes vivemos em uma gaiola, às vezes em outra. Não importa se é uma gaiola de ouro ou de ferro. É uma gaiola. Nós nos aprisionamos. Devemos ser livres. Uma vida de liberdade é uma vida de amor. Uma vida de liberdade é uma vida alegre de compartilhamento. Uma vida de liberdade é a emancipação da divindade interior. Vamos tentar ser livres. A liberdade é nosso direito de nascença e encontrá-la está em nossas mãos. Assim como um pássaro pensa que sua gaiola é seu lar, nós vivemos com ego e emoção e achamos que não podemos viver sem eles, mas não é verdade.
💗💗💗
Meu Mestre você sempre me responde prontamente. Gratidão eterna, me ajude a nunca me esquecer do seu Amor Infinito. Antes de levantar da cama, ao pensar, falar, agir, tocar, caminhar, alimentar, trabalhar, estudar até antes de me deitar relaxar e dormir. Você está sempre desperto, alerta! Continue a me ensinar, guiar, corrigir a acalentar com sua graça!
jai guru
Shirimad Bhagavad Gita
Samkya Yoga
Yoga da Consciência Interior
Capítulo 02 verso 69
02:69 Durante o tempo em que a noite é para todos os seres, a pessoa realizada em Deus permanece acordada; quando todos os seres estão acordados, é a noite para os sábios.
O Mestre é Um com o Supremo. Vive muito além dos universos constantemente criados, preservados e destruídos.
O Mestre sabe como transcender Maya por isso está sempre presente mesmo quando é dia ou noite para os aspirantes ou alunos. Estamos sujeitos ao poder ilusório de Maya.
O Mestre está sempre desperto o seu sonho é real, atemporal ,o dia e a noite é vinculada à vida material, Maya. Somos sujeitos às três gunas.
Sobre os Sadhus, e a criação , estudando , encontrei uma análise Vedanta de Swami Vivekananda:
"deixe-me dizer algo sobre o bastão que simboliza Kundalini dentro de um corpo humano. Este sadhu na forma de Deus-o-Preceptor desperta a Kundalini ou o poder vital que se move para cima através dos diferentes planos do aspirante e, depois disso, alcançando o sétimo plano, é transformado em Atman ou Brahma, tornando o vidente também Brahma. Este fenômeno acontece dentro de um corpo com mente pura e por essa razão o pano branco foi mostrado. Como você sabe, as palavras do Senhor Krishna foram entregues a Arjuna, onde ele comparou o corpo humano com panos .
Em seguida, vem a questão da planta Tulasi. Esta planta é chamada manjericão sagrado, que é adorada pelos hindus. É porque ela tem muitos efeitos medicinais benéficos no corpo humano. Isso representa seu próprio corpo, que é puro e bom para alcançar a graça de Deus dentro de seu corpo. Lembre-se de que tudo acontece dentro de seu próprio corpo, não fora.
Lembre-se também de que o sonho matinal sempre se torna realidade durante este momento, a mente desce para o estágio Turiya, quando resta apenas a divindade sem nenhuma paixão animal.
Para uma pessoa iluminada, este universo existe e funciona meticulosamente e propositalmente em estrita obediência a algumas leis da Natureza e em plena coordenação com outras. Tudo é bem organizado, bem integrado e bem relacionado com tudo. Há unidade no meio da diversidade. O cosmos é uma canção interminável de harmonia. Apesar do caos, encontramos harmonia no princípio criativo bem projetado e bem planejado. Pesquisas científicas em astrofísica e estudos cosmológicos não podem desvendar os segredos. Este mistério maravilhoso parece permanecer sempre incompreensível. Os místicos védicos entenderam esta dificuldade e voltaram sua mente pura para Deus, de Quem esta criação começa. Para sua mente iluminada, foi revelado que o conhecimento da fonte, ou seja, Deus, é mais importante do que a compreensão do universo. O Vedanta não está interessado em indagar sobre a origem e seu processo, mas em conhecer o fundamento da existência e experimentá-lo
A Verdade Suprema, que pode ser encontrada no Vedanta, foi revelada nos corações puros dos místicos. Esses sábios reconhecem que o mundo está enraizado em Deus, emerge de Deus, é sustentado por Ele e é finalmente dissolvido Nele — para ressurgir. Ao perceber Deus, percebemos a verdadeira natureza do universo, e essa experiência nos liberta da escravidão. Além de Deus, o universo não é importante, pois falha em nos dar uma visão sobre o objetivo da vida, bem como o conhecimento do mundo. Portanto, o universo não é o resultado de um acaso sem sentido, acidente ou naturalismo.
O Vedanta sustenta a ideia de que a criação é atemporal, não tendo começo no tempo. Cada criação é precedida pela dissolução e cada dissolução é seguida pela criação. Todo o cosmos existe em dois estados — o estado não manifestado ou indiferenciado e o estado manifestado ou diferenciado. Isso acontece eternamente. Existem muitos universos — todos seguem o mesmo ritmo, criação e dissolução (a sístole e a diástole do coração cósmico). De acordo com o Bhagavad Gita, este srishti (criação) e pralaya (dissolução) recorrem em um período de 1.000 Mahayugas ou 4,32 bilhões de anos ou 4.320 milhões de anos:
A existência do mundo pressupõe a existência de Deus, que é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Sendo insensível e não inteligente, o mundo não pode ser autocriado e autossustentado. Somente Deus é responsável pela origem e manutenção do indivíduo e do mundo. Deus permeia todas as entidades da natureza e é a Divindade Presidente de tudo. Deus cria, sustenta e dissolve o universo por Seu poder divino, maya. Deus é o substrato do mundo das aparências. O universo é o reflexo de Deus na tela de maya — a tríade de espaço, tempo e causalidade. Deus aparece através de maya como este fenômeno vasto, misterioso e em constante mudança. Maya vela a Realidade e projeta esta aparência do mundo. Deus é o Mago especialista e maya é o feitiço mágico de Deus. Este universo é a ilusão projetada por Ele sobre Si mesmo como o único fundo substancial. Deus é como a luz do cinema e maya é como o filme em movimento. Deus é totalmente não afetado pelo show de mágica cósmica, pois o mágico nunca é iludido por sua própria mágica. A menos que o véu de maya seja removido, a Realidade nunca pode ser experimentada.
A Realidade está além do ser e do não-ser — esses dois, como qualquer outro par de opostos, pertencem a maya. Pode ser interessante também citar a opinião de Shri Ramakrishna: "Esta existência e não-existência são atributos de Prakriti. A Realidade está além de ambos." O texto da terceira estrofe, "Mas imóvel Aquilo vibrou" é traduzido e elucidado por Swami Vivekananda da seguinte maneira:
"Ele então existia sem vibração." Este Prâna [energia primordial] existia então, mas não havia movimento nele; Anidavâtam significa "existia sem vibração". A vibração havia parado. Então, quando o Kalpa começa, após um imenso intervalo, o Anidavâtam (átomo não vibratório) começa a vibrar, e golpe após golpe é dado por Prâna a Akâsha. Os átomos se condensam, e à medida que são condensados, diferentes elementos são formados.
Swami Vivekananda explica mais sobre o poder da criação:
Tudo o que vemos ao nosso redor, sentimos, tocamos, saboreamos, é simplesmente uma manifestação diferenciada deste Akâsha. É tudo penetrante, fino. Tudo o que chamamos de sólidos, líquidos ou gases, figuras, formas ou corpos, a terra, o sol, a lua e as estrelas — tudo é composto deste Akâsha.
Este Prâna, agindo sobre Akâsha, está criando todo este universo. No início de um ciclo, este Prâna, por assim dizer, dorme no oceano infinito de Akâsha. Ele existia imóvel no início. Então surge o movimento neste oceano de Akâsha pela ação deste Prâna, e quando este Prâna começa a se mover, a vibrar, deste oceano surgem os vários sistemas celestes, sóis, luas, estrelas, terra, seres humanos, animais, plantas e a manifestação de todas as várias forças e fenômenos. Toda manifestação de poder, portanto, de acordo com eles, é este Prâna. Toda manifestação material é Akâsha. Quando esse ciclo terminar, tudo o que chamamos de sólido derreterá na próxima forma, a próxima forma mais fina ou líquida; que derreterá no gasoso, e isso em vibrações de calor mais finas e uniformes, e tudo derreterá de volta no Akâsha original, e o que agora chamamos de atração, repulsão e movimento, lentamente se resolverá no Prâna original.
Então, diz-se que esse Prâna dorme por um período, novamente emerge e joga fora todas essas formas, e quando esse período termina, a coisa toda se acalma novamente.
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O dia e a noite são divididos em praharas,Prâna e Akâsha combinam e recombinam e formam os elementos a partir deles. . . . O Akâsha, atuado pelos golpes repetidos de Prâna, produz Vâyu ou vibrações. Este Vâyu vibra, e as vibrações crescendo mais e mais rapidamente resultam em atrito dando origem ao calor, Tejas. Então este calor termina em liquefação, Apah. Então esse líquido se torna sólido. Tínhamos éter, e movimento, e então veio o calor, então ele se liquefez, e então se condensou em matéria bruta; e ele retorna exatamente no caminho inverso.
Portanto, a ordem da Criação é espaço, ar, calor, água e terra, respectivamente. que são períodos de três horas cada:
Dia
O dia é dividido em quatro praharas, começando no nascer do sol e terminando no pôr do sol.
Noite
A noite é dividida em quatro praharas, começando no pôr do sol e terminando no nascer do sol.
O dia também pode ser dividido em muhurtas, que são períodos de 48 minutos cada. O dia começa com o nascer do sol em ambos os sistemas, mas o tempo dos dois sistemas coincide apenas no nascer e no pôr do sol.
O Mestre está sempre presente dia e noite dentro de nós
jai guru