Yoga de Brahman Imperecível
Akshara-Brahma Yoga
Capítulo 08 verso 04
adhibhutamksaro bhãvat
purusas cã 'dhidaivatam
adhiyajno 'ham evã 'tra
dehe dehabhrtãm vara
A base de todos os seres criados é perecível por natureza. A base de todos os elementos divinos é o Ser brilhante, o espírito cósmico. Ó melhor de todos aqueles em forma humana (Arjuna)! A base de todos os sacrifícios (cerimônia do fogo) sou Eu, Eu Mesmo, neste corpo!
Shri Shankaracharya ensina:
"As três coisas mais raras no mundo são nascer na forma humana, ter um forte desejo de libertação e estar na companhia do mestre realizado (a grande alma)."
Paramahamsa Hariharananda no seu Livro Bagavad Gita in the light of Kriya Yoga diz:
Arjuna além destas qualidades , a companhia da alma ( Krishna) ouve a voz do Senhor em silêncio extremo.
- Sem estas qualidades as pessoas vivem como animais sempre envoltas no comer, beber,procriar,sentir prazer e sentir medo.
- O Senhor está dizendo : Arjuna " Quando se medita profundamente na pituitária se percebe a luz branca como o leite e uma variedade de sons divinos"
" Eu existo no corpo entre a pituitária e a fontanela"
- aqueles que praticam Kriya Yoga podem atingir o verdadeiro estagio adhiajnã, a cerimônia de fogo ou sacrifício divino do fogo da alma.
- Se a pessoa vai além da natureza perecível kutastha; ela entra no estado do Ser supremo.
Shri Guruji no seu livro Jnana Sankalini Tantra explica
- Na tradição Védica , Deus sem forma é Brahman. Ishwara é um aspecto de Deus manifesto.
- A Criação é a manifestação de um sutil elemento em uma forma grosseira.
- A Alma Suprema se manifesta no espaço, depois ar, fogo, agua e finalmente em terra.A vida surge na sequencia de plantas, e árvores, animais e humanos. Toda a criação nada mais é do que a manifestação do Absoluto.
- As ondas no oceano são um exemplo. As ondas nascem do oceano, vai e volta para frente e para trás, mas eventualmente mergulha novamente no oceano . O oceano não se transforma. Assim a criaçãoo vyakata ( criação) se inicia em avyakta( não manifeto) se dissolve novamente em avyakta ( retorna ao estado imanifesto)
- Toda a criação é uma mistura de viyakta e avyakta ( corpo e alma) O corpo humano é mortal , mas a alma permanece imortal. Conhecimento de avyakta culmina no conhecimento do Ser, disseminando o medo e a ignorância.. A ezxperi^wencia direta da Verdade é a mais transcendental experiência de um ser humano.
- O conceito da criação é um enigma uma vez que o mistério da vida é revelado, a fisso se liberta do medo do nacimento e morte.