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sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Kriya Yoga Sadhana 111: O Processo da Criação

 Yoga de Brahman Imperecível

Akshara-Brahma  Yoga

Capítulo 08 verso 04


adhibhutamksaro bhãvat
purusas cã 'dhidaivatam
adhiyajno 'ham evã 'tra
dehe dehabhrtãm vara

A base de todos os seres criados é perecível por natureza. A base de todos os elementos divinos é o Ser brilhante, o espírito cósmico. Ó melhor de todos aqueles em forma humana (Arjuna)! A base de todos os sacrifícios (cerimônia do fogo) sou Eu, Eu Mesmo, neste corpo!


Shri Shankaracharya  ensina:

"As três coisas mais raras no mundo são nascer na forma humana, ter um forte desejo de libertação e estar na companhia do mestre realizado (a grande alma)."

Paramahamsa Hariharananda no seu Livro Bagavad Gita in the light of Kriya Yoga diz:

Arjuna além destas qualidades , a companhia da alma ( Krishna)  ouve a voz do Senhor em silêncio extremo.

  • Sem estas qualidades as pessoas vivem como animais sempre envoltas no comer, beber,procriar,sentir prazer e sentir medo.
  • O Senhor está dizendo : Arjuna " Quando se medita profundamente na pituitária se percebe a luz branca como o leite e uma variedade de sons divinos"

" Eu existo no corpo entre a pituitária e a fontanela"

  • aqueles que praticam Kriya Yoga podem atingir o verdadeiro estagio adhiajnã, a cerimônia de fogo ou sacrifício divino do fogo da alma.
  • Se a pessoa vai além da natureza perecível kutastha; ela entra no estado do Ser supremo.



Shri Guruji no seu livro Jnana Sankalini Tantra explica

verso 3
ishwara uvãca
avyaktãt ca bhavert srstih
avyaktãm ca vinasyati
avyaktam brahmano jnanam
srsti samhãra varjitam

Ishwara respondeu: " Criação vem de avyakta ( o imanifesto) e leva a  avyakta ( dissolução) Avyaktam é brahmajnãnam ( conhecimento do Absoluto) desprovido de criação e dissolução.

  • Na tradição Védica , Deus sem forma é Brahman. Ishwara é um aspecto de Deus manifesto. 
  • A Criação é a manifestação de um sutil elemento em uma forma grosseira.
  • A Alma Suprema se manifesta no espaço, depois ar, fogo, agua e finalmente em terra.A vida surge na sequencia de plantas, e árvores, animais e humanos. Toda a criação nada mais é do que a manifestação do Absoluto.

  •  As ondas no oceano são um exemplo. As ondas nascem do oceano,  vai e volta para frente e para trás, mas eventualmente mergulha novamente no oceano . O oceano não se transforma. Assim a criaçãoo vyakata ( criação)  se inicia em avyakta( não manifeto) se dissolve novamente em avyakta ( retorna ao estado imanifesto)


  •  Toda a criação é uma mistura de viyakta e avyakta ( corpo e alma) O corpo humano é mortal , mas a alma permanece imortal. Conhecimento de avyakta  culmina no conhecimento do Ser, disseminando o medo e a ignorância.. A ezxperi^wencia direta da Verdade é a mais transcendental experiência de  um ser humano.

  • O conceito da criação é um enigma uma vez que o mistério da vida é revelado, a fisso se liberta do medo do nacimento e morte.
om srigurave namah