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segunda-feira, 28 de julho de 2025

;Kriya Yoga Sadhana 99: A Peregrinação

 




Yoga do Conhecimento 

Jnana  Yoga

Capítulo 4 verso 38




ye tu dharmyãmrtam idam
yahoktam paryupãsate
sraddhadhãna matparamã
bhaktãs te 'tiva me priyah

Aqueles que honram esta lei imortal ( o néctar da sabedoria) com fé e devoção, e aqueles que fixam a mente em Mim como o Supremo, esses Me são queridos.



O Ser Supremo é sem forma é toda  Existência,  a Verdade Supremae A Bem aventurança Suprema

Guru sem forma é um só Ser com o Ser Supremo, um realizado  ou estabelecido no Supremo

O guru-preceptor é a forma humana do Ser Supremo, aquele que purifica, disciplina, ensina e ama aqueles que o seguem, aqueles que se entregam com amor,  se rendem a todas as suas recomendações e se esforçam para colocar os seus ensinamentos em prática.

A presença do  Mestre 

 A presença do Senhor e isso já é a gloria de toda uma vida. O Mestre tem me levado além conforme vou aprendendo a colocar os seus ensinamentos em prática.
É uma batalha a cada dia contra as tendências negativas do pensamentos palavras e ações. Porém a presença de ShriGuruji no centro da alma, perceber esta presenã viva, atuante. O poder divino e misterioso da sua presença guia cada passo da meditação. Aprender  a ir além dos sentidos e tocar a alma  é realmente experimentar a graça divina, o poder de Deus dentro de mim.

Viver o dia a dia requer manter esta conexão, ser consciente da respiração e exercitar o controle dos sentidos ter pensamentos conscientes e moderados pela consciência de que sou um ser divino que o outro é um ser divino... difícil o controle das palavras vem do pensamento. Este "time" entre o pensar e agir só é possível com a percepção, consciência e controle da respiração. O controle tem vários níveis e um é pre-requisito para o outro. O importante é sentir que o Mestre fica feliz com cada esforço e progresso. Sabe somente assim posso superar o ego em cada setor, cada chakra.

Por isso estou praticamente o tempo todo em retiro, meditando, orando, estudando, escrevendo,  e tentando praticar  o bem, o respeito e o aurodomínio não reativo  com a família e aqueles que vem até mim. Nas atividades físicas, caminhadas e outras atividades necessárias para o cuidado da casa, também costumo exercitar o diálogo amoroso e o contato com a natureza para exercitar o reforço e o desenvolvimento de boas qualidades.

 Kriya Yoga Sadhana

A Kriya Yoga Sadhana  tem sido assim. nestes dias intensos e reveladores.
 reverencio o Mestre


jai guru omkara

A Sadhana A Peregrinação para Jagannath Puri

ShriGuruji  acerca da  Jnana Sankalini Tantra 
O Diálogo do Senhor Shiva ( Mestre e Parvati a discípula) (no v 49 ) diz:

Idam tirtham idam tirtham bhramanti tãmasah janãh
ãtmatirtham na jãnanti katham moksha varãnane

" Ó querida Parvati! As pessoas de características tamásicas se esforçam e se movem de um lugar de peregrinação para outro sem saber que o verdadeiro lugar sagrado ou tirtha está localizado dentro do Eu em kutastha. Assim, como eles alcançarão a libertação?"



RTBC em 2007 / 2008  em no Ashram de Balighai foi uma Peregrinação no plano físico astral e espiritual. A estadia transcendental por 4 meses em  Jagannath Puri  , No Ashram Hariharananda em  Bhaligai com Shri Guruji diariamente

Explicação de Shri Guruji :

Shrimad Bhagavad Gita: A vida é uma jornada, uma  Peregrinação . 

"O guru Tirtha, literalmente. O guru-preceptor no local de peregrinação, ilumina os peregrinos com a glória sagrada (mahatmya) do local."

Jagannath Puri Odisha
Shrikshetra

Shri significa união de sha ( cabeça) ra ahni (fogo) i (shakti)

Shri : "Se através da da nossa energia vital, nós fixamos nossa atenção em" kutashta "( o pontro central entre as sombrancelhas), o terceiro olho,então nós temos a experiência da luz interior ou o fogo divino o mais alto estágio da realização em Deus." 



Puri é o lugar mais opulento da terra é o céu na terra!

  Purushottama 

Puri Shri Purushottama  Dhami  
Este lugar sagrado tem o oceano de um lado um rio o circunda de outros lados. à medida que o rio deságua no mar Puri tem o formato de uma ilha. Há centena de anos um outro rio atravessava Puri, ele dividia a cidade em dois lugares: de um lado Shri Mandira e do outro Templo Shri Gaudisha . O Templo ficava no topo de uma pequena colina "Nilakandara" ou Montanha Azul

Bada Thakura

Tudo relacionado ao Lord Jagannath é Bada ( forma de grandeza). 

Ele é conhecido como o Bada Thakura (O líder entre 
todas as formas de  Deus).

Bada Danda Grand Road

A grande estrada que  leva até o Templo até Gaudisha e de volta para o Templo. na Ratha Yatra.

Uma estrada atemporal cheia de mistérios .Caminhei muitas vezes, quase todas as semans dos 4 meses do RTBC para fazer uma tratamento de saúde.
Lá encontrei ShriGopala ele me mostrou a forma muito grandiosa de ShriGuruji, eu estava aos seus pés,  no caminho, de volta do Gurumandir,  mostrei Gopala pedindo a sua bênção. Eu comecei a entender o significado de guru-preceptor, ainda estou sem entender mas me entrego à esta força e graça divina.


O guru é Senhor Jagannath, é um na trindade

Sadguru, metaforicamente falando, é a confluência de todos os locais de peregrinação (tirthas), 
sarva tirtha mayagurur
 O guru é a personificação de todos os tirthas.

O guru-preceptor transforma o tirtha em tirtha real.

O chão de Puri é conhecido como (O portal para a o Céu Interior).

Literalmente lá em toda extensão na qual o Ashram está instalado Gurukulan e Gurumandir   existe um portal interdimensional.
Este é o Caminho , a Sadhana a cada meditação aprendo como chegar ao portão do Céu Interior ,  o templo e ttransformar a minha vida lutando contra as minhas tendências negativas a cada pensamento, palavra e ação. è uma batalha dura na qual o Mestre, Senhor Krishna fala atraves do silêncio, das palavras escritas e faladas , através do Som Divino.
Somente que te um guru-preceptor e entrega a sua vida para que ele ensine o caminho até o céu sabe o que isso significa.
Não tem outro jeito , muitos karmas e impressões precisam ser eliminados, karmas que se acumulam vida após vida. O Caminho de Jagannath é certeiro e acessível a todos os que estão com seus corações cheios de amor.
Recebi a  confirmação desta conexão sagrada  a cada ciclo, na presença, aos pés do Mestre.
Muita gratidão apesar da ignorância

"Através do sadhana, o Senhor Jagannath deve ser percebido em cada respiração. Em cada inspiração ocorre a criação e a preservação e em cada exalação ocorre a destruição em cada ser vivo. através da compreensão do Senhor Jagannath, que é o controlador e regulador da respiração e da vida, a perfeição ganha vida. A vida é abençoada com perfeição se o Senhor Jagannath sem forma for realizado no corpo-templo."

O Senhor Jagannath é uma forma do Senhor Vishnu,  Gopala, Krishna 

Senhor Jagannath do RTBC até hoje

A transcendência e opulência do Senhor Jagannath tomavam o meu coração , nada mais existia apenas o amor e a voz do Mestre. Eu ouvia com o coração, sentia o êxtase com o coração, me movia com o coração.
Vivi na presença do Mestre através da sua presença, o seu dizer , tentava segui a rotina do Ashram por vezes a dor e o sofrimento do meu estado de saúde eram impecílhos , tentei seguir as regras de conduta mas muitas vezes fui tomada pela dimensão atemporal experiências incomuns e extase na graça divina.  Ele entoou cada verso dos  18 capítulos da Bhagavad Gita . Cada letra, cada sílaba, um mantra direto no coração. Me rendi a esse Amor desejando servi-lo , segui-lo de qualquer forma.  Enfrentei grandes desafios e até hoje sei que é perciso muita cautela,amor e empenho para nunca esquecer da a chama do amor sagrado, e da respiração na meditação e no dia a dia.  Sua presença está cada vez mais forte dentro de mim e por toda a parte. 

Cada vez mais Jagannath Puri está viva dentro de mim,a presença viva divina de Shri Guruji
Sem compreender porém ouvindo, observando e encontro vinculos transcedentais sigo a estrada do crescimento espiritual, a cada meditação, cada ciclo de Kriya Pranayama, cada ciclo de vida e de vidas.

"Os devotos se sentem gratos por receber o nirmalya (qualquer objeto sagrado oferecido ao Senhor, incluindo prasad consagrado e tusi (um manjericão sagrado já oferecido ao Senhor)"

  Sigo a Sadhana com muito mais,fé disciplina e amor a Mestre

Mahodadhi (Grande Oceano)

O Mar de Puri é conhecido como a Mahodadhi (Grande Oceano). 


Banho de mar em Puri: "Ao  tomar banho no mar, para onde todos os os rios sagrados correm, que minha vida se purifique!" 

Nadei no Mar de Puri, No oceano entrei em comunhão com Iyemonja Ominaya, aí só ficou a essência do que vivi durante sete anos intensamente, uma graça divina interior e muito difícil batalha no mundo externo, contradições entre conhecer e o colocar em prática. A fé o trabalho, família e sociedade

Mahodadhi purificou e continua a purificar o meu corpo, coração e mente.

Hoje vivo junto ao oceano e esta conexão divina está caada vez mais forte: a necessidade de purificar o coração e a mente, até a Mãe Divina Durga e Kali extirparem o mal dentro de mim, o ego em cada chakra. 


patita-pavana:


 bandeira no topo o Senhor Jagannath é o salvador dos caídos Jagannath santifica tudo o que não é sagrado


O peso dos meus karmas pessoais, familiares e impressões equivocadas dos caminhos espirituais que percorri durante esta vida, frustrados por não serem guiados por um guru-preceptor, um mestre realizado. Desde a minha iniciação nunca mais quis saber de outros caminhos. Aprendo com o Mestre a ressignificar tudo isso.

O peso destes karmas quase tirou a minha vida por por tres vezes. Mas isso chegou ao limite extremo. Me conectei ao Mestre, ele iniciou o processo de purificação que continua até hoje. Chegando a Puri olhando patita pavana eu devo ter sido acolhida , eu estava realmente caida, desfalecida na beira da praia, temendo que as ondas levassem meus corpo para o fundo do oceano.


O Templo de Jagannath Deula Bada


Seu templo é conhecido como o Deula Bada (o principal templo entre os templos).


Templo Deula Bada é a Caverna do Crânio 



Para a proteção do Sri Mandir (Templo Jagannatha), Hanuman guarda as quatro direções do templo.O templo tem quatro portas: 


Os portões do Templo


Assim o Templo ( a Caverna do Crânio ) é acessada por qualquer um dos portões.

Cada  entrada é vigiada por Lord Hanuman


Simha dwara (Leão ou portão principal, Leste

os leões significam MOKSHA 


Ashva-dwara (portão dos Cavalo Sul )

Os cavalos significam KAMA ou desejo


Hasti dwara (Portão dos Elefantes Norte)

Elefantes significma  BELEZA, RIQUEZA , PROSPERIDADE


vyāghra-dwara (Portão dos Tigres Oeste

Os tigres significam o DHARMA


 O Templo é a caverna do crânio 


O Templo  é a caverna do crânio , o leste oeste norte e sul e acima ( a fontanela) 

ajna até sarashrara


Paramahamsa explica  no seu Livro Bhagavad Gita, o espaço da Caverna do Crânio:

acima do centro da alma


Sexto Chakra

Assim como o terceiro olho, ele está a sete centímetros de profundidade, no ponto mental das sobrancelhas, dentro do cérebro. Este ponto atômico simboliza a alma como autoconhecimento. Está além da fusão dos cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra). Sua alma se manifesta no mundo como os cinco desejos: dinheiro, sexo, comida, emoção e religião


Sétimo Chakra

O sétimo Centro: O Lótus de 1000 pétalas (Mahadeva). O infinito não manifestado cria, energiza e permeia o infinito manifesto (o universo, a criação) e permanece compassivamente desapegado.


Oitavo chakra 

O oitavo Centro : A Estrela de Oito Pontas (Isham) que habita o corpo é o poder onipresente de Deus ao entrar na coroa humana. Simboliza o infinito, o fogo divino, ao tocar o finito. Sempre que nos movemos, estamos sempre em contato com o poder de Deus — o fogo divino.


Caverna do Crânio

Acima do ajna  sahasrara  Brahma ( corpo cósmico)

Parambrahma o corpo supercósmico ( fontanela)


O sexto chakra , a estrela de cinco pontas ( pasu pati)

Ajna Chakra A imagem do céu e da terra é o corpo humano. Sa é a imagem do céu dentro do corpo humano e indica a Alma, o poder de Deus que cria, ativa e conduz todas as funções do corpo denso. Ham indica a terra e é a semente do corpo denso.

 Saharsrara Sede do criador, o único Pai Celestial sem Forma dentro de cada ser humano


Caverna do Crânio

O ar sagrado udhana na caverna do Cranio 

respiração espiritual "ascendente" de éter dentro das narinas. Respiração fraca para a realização de Deus

 glândula pineal é uma ponte entre os mundos físico e espiritual, permitindo experiências espirituais mais profundas e conexão com reinos mais elevados. 


Caverna do Crânio
o fogo sagrado na caverna do Cranio 
Brahma Agni/tapa loka ( fogo da alma) centro do ajna chakra
Visharupamaha Agni/Satya-loka (fogo de Deus que tudo permeia)

Caverna do Crânio
 A Lua Cheia ( Krishna)

Caverna do Crânio
O corpo causal  o Espaço entre o   Centro da Alma e
 O Pai Celestial, poder sem forma de Deus. Condutor de tudo



O Senhor Hanuman  e O Templo,  a caverna do crânio 


No tempo do  Ramayana quando Lord Rama foi sequestrado por Ahiravan, Ahiravan teve um bônus de que ele só poderia ser morto quando 5 lâmpadas de 5 direção poderiam ser explodidas simultaneamente e a partir de agora, ele assumiu essa forma e matou Ahiravan


Panchmukhi Hanuman


Panchmukhi Hanuman é uma representação holística do poder de Hanuman,  Como Senhor Shiva, Hanuman é considerado o grande Yogi, praticante de Yoga e meditação, enfatizando a importância da devoção e da prática espiritual a força, a lealdade e a devoção, e  exemplo de serviço altruísta e coragem.


As cinco faces Hanuman 

Cada uma de suas cinco faces Hanuman representa uma direção cardinal diferente: leste ( Leão-, Moksha) oeste, ( darma) norte( riqueza material e espiritual) e, sul ( Kama) e acima


Hanuman, Assim Hanuman protege cada um dos chakras,  aos cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter no corpo humano cada setor da vida !



Ele guarda as  portas para o nosso templo interior.


A história do O Senhor Hanuman


Hanuman protege o templo Jagannath da fúria das ondas do mar, que não fica muito longe do templo.

Quando o Templo Jagannath foi construído, Samudradeva, o Deus do Mar, foi até o templo Jagannath para prestar suas homenagens.Enquanto isso, a água do mar entrou na cidade, causando danos consideráveis ​​ao templo e à cidade. Hanuman ficou preso a uma corrente para proteger o Templo.Apesar de possuir imenso poder, Hanuman nunca o usou mal.


Ele é o símbolo de força e energia . Hanuman é adorado por sua devoção inflexível a Rama e é lembrado por sua dedicação altruísta ao Deus:  Bhakti Yogi  

Hanuman é considerado a personificação viva do Karma Yogi (aquele cuja meditação e devoção são demonstradas por meio de trabalho duro ou serviço) 

Jnana Yogi Desenvolve as virtudes da devoção, força, humildade, altruísmo, sabedoria, perseverança e crescimento espiritual , que servem como lições valiosas para navegar pelos desafios da vida com graça e integridade. 


Circundar o Templo de Jagannath


 O Verdadeiro significado de se mover ao redor do templo : O corpo é a corte e nele existem muitas deidades, em cada uma das diferentes pertes e nos diferentes orgãos dos sentidos. Nós temos que sentir a presença do Divino em cada parte do corpo e nós podemos realmente ir para o interior de cada parte do corpo-templo e sermos abençoados com  realização do Ser. Através da Yoga emeditação que nós veremos a luz divina em todas as partes do corpo assim como ver a luz azul e dourada no topo da cabeça. Em cada visão desta luz, nós experimentamos uma alegria inata e uma paz  incrível.  O circundar exterior é mostra a metáfora  da porta para a câmara interior da vida e o verdadeiro altar do divino.


O caminho da Kriya Yoga é realmente transcedental, a energia cósmica dos Mestres , o Mestre que agrega toda essa energia como guru-preceptor abrem meus olhos para esta realidade paralela,  esta dimensão espiritual que coahabita com esta realidade material ( a ilusão) . A respiração é realmente esta presença além da ilusão. 


O altar do  Templo de Jagannath( ratna vedi)


O altar  ( ratna vedi) , as tres deidades Shri Balabhadra,  Subhadra Devi e Senhor Jagannath 



Shri Balabhadra: Rig Veda ( mantras, palavras sagradas)  fala , verbalização

Subhadra Devi: Yajur Veda ( união) Conhecimento na pessoa

Senhor Jagannath : Sama Veda ( harmonia) Destruição dos desejos na pessoa e a consciência, equanimidade

Sudharshan( Atharva Veda ( bênção) paz  paz e alegria, percepção da imortalidade

 Sudharshan :essencia do conhecimento o equilíbrio da Sadhana(bakti- devoção ,jnana- conhecimento e karma-ação)



Baba Hariharananda no livro Kriya Yoga

Baba Hariharananda ensina que  nós o  microcosmos, podemos ter a  consciência Divina com a graça de um Mestre auto realizado , que é um com o Supremo através da Sadhana .No corpo grosseiro ou perceptivel com os sentidos  e os órgaos de ação e percepção , 24 elementos até o conhecimento  ressoa  "M" . No corpo astral ou sutil  além da mente ( Fluxo de pensamento, Intelecto, Ego e Memória)  a ignorância vai se dissolvendo atingimos o verdadeiro estado de conhecimento " U".   Conscientes da respiração  chegamos à superconsciência, sem pensamentos atingimos consciencia cósmica a meditação profunda,  o estado do samadhi profundo é a sabedoria , o estado de meditação profunda, a forma do Poder de Deus , é a Realização Divina, além da percepção do mundo a Mãe Divina Natureza ou Prakriti. Dela até o núcleo do centro da alma, o centro do ajna,  está  o corpo causal que leva  até o Poder de Deus sem forma sem pulso, desapegado do mundo até o Nirvakalpa Samadhi , é "A" "U"e " M"

O guru é Senhor Jagannath, é um na trindade

Omkara são os tres  raiz do Gayatri Mantra, Mãe dos Vedas

A é o  Senhor Jagannath Brahman imanifesto
U é Subhadra corpo do conhecimento
M  é Balabhadra corpo grosseiro, todas as atividades
Omkara A síntese, a essência
jai guru omkara

Mãe Divina Gayatri e os cinco elementos

Terra (Prithvi-Bhuta): Representa estabilidade, aterramento e nutrição.
Água (Apa-Bhuta): Simboliza fluidez, emoções e limpeza.
Fogo (Agni-Bhuta): Representa energia, transformação e purificação.
Ar (Vayu-Bhuta): Simboliza movimento, comunicação e respiração.
Éter/Quintessência (Akash-Bhuta): Representa o espaço, o potencial e o infinito. 


Guru Gaytri Mantra

om gurudevãya vidmahe parabrahmane dhimahi tan no guruh pracodayãt
O Guru é a personificação de Deus sem forma, nós nos lembramos dele.Possa ele nos inspirar, nos guiar e nos proteger

 Shri Guru disse em um discurso online 

 " é preciso colocar tudo em prática, ser iniciado, ler escrituras sagradas  e participar de eventos não é suficiente, é preciso ter a experiência da Kriya Yoga, nos transformar para  sermos  realmente Kriyavan .

  Esta experiência é transformadora, tenho sido lapidada há muito tempo, lenta e progressivamente  como o bambu que está se transformando em uma flauta, a Flauta do Senhor Krishna até poder estar com ele o tempo todo. Percebo o amor fluindo na coluna vertebral, nos chkras irrigada junto com a energia divina através do controle da respiração amorosa.








Ratha Yatra


Shri Balabhadra, Mãe Subhadra e Senhor Jagannath Senhor Jagannath A cor negra do Senhor Jaghanath significa inescrutabilidade, o mistério Som divino a mente Lord Jagannath, seu carro Nandighosa= Nandi= ananda bem aventurança Ghosa= som tumultuoso quem o acompanha Malati ( aquele que adorna) 14 rodas Os 4 cavalos do seu carro de madeira significam: Pureza Sankha pureza., Luz; honestidade Hrdaikya: equilíbrio mental, sanidade Balataka: estado de alerta estado de alerta Para conhecermos a libertação do Senhor Jagannath precisamos puxar a corda da devoção e ao mesmo tempo temos que ter pureza, honestidade, equilíbrio mental e prontidão ou disponibilidade. Shri Balabhadra A cor Branca do Senhor Balabhadra significa a Iluminação, as luzes divinas que vemos no nosso céu interior e em cada chakra em Kriya Yoga no caminho auto-realização em Deus. Luz Divina o conhecimento Balabhadra vai sobre o carro denominado Taladvaja A Dança cósmica do Senhor Shiva Seus 4 cavalos, Dãruka ( aquele que cuida de tudo conduz) Sankarsana ( aspecto todo acomodativo do senhor Supremo) , 16 rodas Tivra= força poder, Ghora = constância Dirghã = quem não perde tempo

Srãma = trabalho serviço Mãe Subhadra A cor amarela da Senhora Subhadra significa divindade! Som divino a mente Subhadra Devadalana ( graciosa e boa) dalana= aquela que esmaga Subhadra esmaga o orgulho em nós São 4 cavalos que estão á frente do carro de Subhadra Arjuna conduz sempre pronto pra lutamr Sudársana viaja com Subhadra ( é a roda do tempo e o disco do senhor Vishnu) poder espiritual de Deus energia shakti 12 rodas Ricika= atração Moksha= salvação Jitã =vitória Aparajita = o que está além da mente Os devotos puxam o carro , a soma de todas as almas, todos os seres : o Senhor Krishna Kriya Pranayama a cada ano são construidos carros novos e a cada 12 anos e são banhadas as deidades, são entrerrradas as deidades esculpidas e novas são esculpidas. A cada ciclo de Kriya Pranayama, Ciclo de vida: Festival dos carros: as deidades saem do templo e são puxadas com cordas pelos devotos até o Templo de Sri Gundica Ghara ou Janaka Puri, pela Grand Road, onde ficam por 9 dias) 15º dia após a lua cheia de Junho, depois voltam para o templo. As Nove portas do corpo até a fontanela uma pessoa passa a vida toda dedicando-se a atividades conscientes de Deus em suas atividades diárias, praticando a presença de Deus em suas atividades diárias , lembrando-se Dele, e Servindo a ele, essa pessoa é uma jiva-mukta, ou liberada enquanto está em um corpo humano. A Sadhana Shri Guruji Oh Deus, Oh Gurudev permita que eu sirva ao propósito divino com devoção, disciplina e auto análise! Oh Senhor Jagannath Senhor de todos nos proteja, mostre-nos a cada dia, a cada respiração como servi-lo de modo incondicional! Refugiando-se em Shri Jagannath vai tornar a vida intoxicada com amor por Lord Jagannath, Ele é visto em tudo. Darshan é ter a visão, o conhecimento de Deus.Um verdadeiro darshan é a realização. Sudarshan é uma visão perfeita. este estado sem forma e atributos é alcançado pela meditação. O Senhor Jagannath está na pituitária do corpo (kutastha), quieto e firme (druva). Ele é o Brahman onipresente e onipresente, sempre existente neste mundo móvel e ativo. Entre todos os visíveis, Ele é a visão real. Darshan é ver a divindade Sudarshan é se tornar um com a divindade!

om srigurave namah

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Kriya Yoga Sadhana 97 Shrimad Bhagavad Gita dias 03 a a 09/06

  Yoga da Classificação da Fé Tríplice

Shraddhatraya Vibhaga Yoga

Capítulo 1 verso 22



arjuna uvãca
ye sãstraviddhin utsrjya
yajante sraddhayãnvitãh
tesam nistha tu  ka krsna
sttvam ãhoo rajas tamah

Algumas pessoas são tão fracas de espírito que não querem seguir as escrituras. Elas dizem: "Se simplesmente orarmos a Deus, Ele não responderá?" Portanto, Arjuna pergunta ao Senhor Krishna: "Ó Mestre! Muitas pessoas oferecem sacrifícios e oblações ao fogo de forma caprichosa. Realizam rituais de acordo com suas próprias mentes, sem qualquer tipo de fé, mas ignoram as regras e regulamentos das escrituras. Qual é o resultado de tal atividade? Não consigo entender essa adoração. É verdadeiramente espiritual (sátvica), material (rajásica), ou simplesmente ociosidade ou tolice - exibição religiosa (tamásica)? Quero ouvir a Sua resposta!

Shri Guru Paramahamsa Hariharananda ensina no seu Livro Bhagavad Gita :

As qualidades divinas levas á imortalidade e as qualidades demoníacas á mortalidade. Dependendo das suas ações, você irá atingir a liberação ou a escravidão, o mundo é um teatro once estas atividades acontecem. As escrituras definem restrições e orientações para regular nossas ações completamente e elas mostram como evitar as ações negativasas as pessoas são conhecidas por suas ações.

Acho que preciso muito transformar minhas atitudes, me livrar de qualidades demoníacas, que tem sido recorrentes. Sentimentos e pensamentos de inadquação gerando tristeza, irritação, precipitação, reação.

 Isso não é bom, tira a paz e a alegria de viver. São momentos muito degradantes !  Tento perdoar aqueles que provocam isso em mim, espero que as pessoas perdoem o mal que posso ter causado  consciente ou incoscientemente, isso não importa. 

Peço perdão a Deus, ao Mestre que é fonte de sabedoria paz e alegria e está sempre doando isso. Ensina como bem viver, ensina como aplicar o Saber Imemorial das escrituras na vida diária !

Para mim os dias tem se seguigo a maior parte sozinha em meditação, estudo das escrituras, alguma simples cerimônia simples como oferenda de gratidão, assitindo vídeos do guruji por onde ele vai fazendo suas palestras, ouvindo sua fala divina que toca direto na minha mente e coração. 

Meu esforço para ficar em silêncio e me desapegar de velhos sentimentos de  rejeição em grupos ou associações durante anos tentando me associar, trocar ideia e compartilhar experiências que considero importantes. Minha mente agitada especialmente quando a meditação de olhos fechados termina e é preciso enfrentar a batalha da vida, conviver, interagir no mundo real , tomar decisões e agir.

Para mim qualquer tipo de interação é um desafio enorme eu tento ter cautela mas como uma idosa infantil traumatizada, me precipito falo demais e exponho desnecessáriamente meu modo e pensar e agir. Não aguento o contragolpe, vou consegyir um dia superar issi com a graça de Deus!

Espero que Deus me perdoe e mostre a sua faze sempre para mim, que o Mestre continue a meditar e enfrentar meus inimigos interiores, que deturpam a realidade, a compaixão a paciência e a resiliência.

Esta fala de Arjuna me faz refletir qual é o tipo da minha fé, amor ou adoração a Deus , o tipo de serviço que gostaria ou acabo realizando para agradar ao Mestre, perguntei o mesmo e a resposta veio através da leitura do seu livro

Forgive my Forgetfulness Shri Guruji ensina:


O desapego

Kubera ficou feliz em ajudar o Senhor Shiva, então ele saiu imediatamente para encontrar Parvati. "Minha mãe, diga-me, do que você precisa?"

Parvati ficou satisfeita ao ver que o Senhor havia agido tão rapidamente após a conversa. "O que eu realmente preciso é de uma boa casa", disse ela, com a voz transbordando de entusiasmo. Então, ela desenhou a planta de uma casa, especificando como ela deveria ser e que tipo de mobília colocar nela, e a entregou a Kubera. Imediatamente, Kubera providenciou tudo o que ela queria, e Parvati ficou absolutamente encantada.Agora era hora de consagrar a casa. 

No Ocidente, chamamos isso de  "inauguração de casa"Na tradição védica, algumas pujas e cerimônias de fogo especiais são realizadas antes de se entrar em uma nova casa. Ravana, um grande sacerdote devoto do Senhor Shiva, foi convidado para realizar a cerimônia de fogo e a puja para purificar a casa na inauguração. Ravana aceitou graciosamente a oferta. Na verdade, ele estava emocionado com a honra, pois nunca tinha visto uma casa tão grandiosa como esta. Enquanto Ravana admirava a bela casa, começou a pensar em como seria bom morar lá. Conforme a tradição, após o término da puja e da cerimônia de fogo, o Senhor Shiva ofereceu um presente a Ravana, dizendo-lhe que ele poderia ter o que quisesse. Um largo sorriso logo se abriu no rosto de Ravana. "Senhor, não se importe, já que você é um iogue, para que serve uma casa tão grande? Para ser sincero, eu amo esta casa. Portanto, vou aceitá-la como meu presente."

"Como desejar?", disse o Senhor. "É verdade que não preciso desta morada. A casa era o desejo de Parvati, não meu. Portanto, se você levar a casa, você deve levá-la também porque a casa também foi um presente para ela." O Senhor Shiva não teve problema em doar a casa e Parvati. É fácil entender por que ele é conhecido como o símbolo do desapego.

As histórias do Senhor Shiva são repletas de simbolismo. Diz-se que o Senhor Shiva viveu em Shmashaneshu Vasa, o local de um crematório. Eu também gosto de ir a crematórios. Sempre que estou em Puri, nunca perco a oportunidade de visitar Svargadvar, um crematório especial; seu nome é "porta para o céu". É um lugar muito pequeno e definitivamente não é o que se chamaria de bonito. Todos os dias, muitos cadáveres são cremados. Se você for a Varanasi (Kasi), há um ghat de cremação onde você encontrará cadáveres cremados na margem do rio. Também é um lugar agradável para visitar. Você pode se perguntar o que me atrai nesses lugares. Quando venho para o Ocidente, os cemitérios são realmente bonitos, bem cuidados, como um parque. No entanto, os crematórios na Índia falam a verdade nua e crua da vida: esta vida é temporária e o mundo não é um lar permanente. Portanto, é o lugar onde Lor Shiva vive. O Senhor Shiva é o símbolo do conhecimento manifestado. A manifestação do conhecimento puro só ocorre no local da cremação.

No décimo verso, Shri Shankara afirma que podemos nos libertar de associações e companhias. Podemos nos livrar da companhia de outras pessoas quando meditamos? Não. Aqueles que desejam alcançar estados profundos de meditação querem até mesmo abrir mão da companhia do próprio corpo temporariamente, justamente quando estamos dormindo. Durante o sono, deitados na cama, também abrimos mão da companhia do nosso corpo. E embora duas pessoas possam estar dormindo próximas uma da outra, cada pessoa, separadamente, deixa seu corpo por um tempo. Quando o sono profundo realmente chega, você está dormindo sozinho ou dormindo junto? De manhã, uma pessoa pode acordar e começar a fazer as tarefas diárias enquanto o outro ainda está dormindo. Então, depois que o parceiro ainda está dormindo. Então, depois que o parceiro acorda, ele ou ela pode dizer: "Ei, quando você acordou?". "Eu nem ouvi você". Isso acontece porque dormimos sozinhos por um período de tempo, sem estarmos apegados ao nosso corpo.

Durante a meditação, deve-se esforçar para se libertar da associação com o corpo e a mente; em outras palavras, para se manter interiormente desapegado.

Mas lembre-se, é igualmente importante manter o desapego enquanto se vive no mundo. Conviva com todos, mas nunca se esqueça de que sua associação com eles é temporária. Esta é a verdade da vida. Devemos tentar perceber que, no âmbito da eternidade, nosso tempo aqui, como disse Jesus, é apenas um piscar de olhos; então, partimos e seguimos nossos caminhos separados. Eu seguirei meu caminho e você seguirá o seu, esta é a verdade, mesmo que sejamos familiares ou amigos. Portanto, esteja com todos de forma amorosa, mas interiormente mantenha o pensamento: "Este é o drama de algumas horas, e isso é tudo". Isso é nihsanga; portanto, tente desenvolver essa atitude de desapego.

Fazer tudo com desapego, servir a todos com amor sem expectativa de resultado, atender as solicitaçãos, falar a verdade tentando nãp ferir ou ofender. Tentando não reagir , nem mesmo com expressões corporais. 

Este é um treino muito difícil, mas uma lição absolutamente necessária para a minha evolução, para a evolução das minhas relações familiares, nos grupos e sociedades. Por um bom tempo achei que eu poderia controlar resultados , mas tudo isso é passageiro. Preciso treinar mais e mais, preciso da solitude  e muita meditação para treinar esta lição.

Preciso me desapegar dos bon e reuins resultados e sentimentos da minha vida familiar e profissional e social. Os erros e acertos estão sempre produzindo karmas. O passado não depende de mim, o presente sim. Sem desapego a vida pode ser uma tormento. Sempre que o Mestre me ajuda a desapegar de tudo minha vida fica mais bela, amorosa e consigo perceber o que pode ser uma jornada em paz. Depende do meu esforço.

Nestes dias que Shri Guru estva em Assis, ele disse algumas coisas que estão vivas dentro de mim:

Os Devas são seres divinos, os danavas demoníacos. Nós soomos manavas ( seres humanos )  

O quanto desejamos ser divinos?

Podemos fazer escolhas e viver exercendo a divindade ou a maldade agora , temos esta opção podemos viver de um modo inteligente e coerente.

Eu quero chgar à divindade , acho que este é o destino final de cada ser humano. Por que não seria o meu!

Ele disse também uma frase de Santa Clara 

Deus está comigo ou eu estou em Deus?

Primeiro eu pensei, ambos. mas ele explicou: Deus está sempre conosco, nunca nos abandona , nos conhece e nos Ama. Mas nós nem sempre estamos com Deus. Nos esquecemos Dele , não prestamos atenção na respiração, não paermanecemos conectados. Então nem sempre estamos com Deus!

Nos eventos estamos com Deus, até na meditação conseguimos percebe-lo e nos embriagar com sua graça,  mas depois nos esqucemos. EStar com Deus só é possível se for um processo contínuo, estar com Ele todo o trempo.

Preciso melhorar muito, depois da meditação muitas vezes, os pensamentos negativos recorrentes querem dominar minha mente ou coração,  continuo a reagir interiormente e externamente, ainda. meu treino atual é não reagir. Controlar os meus sentidos e respirar profundamente, dizendo não para a minha mente.

Shri Guruji disse:

A mente deve ser nossa serva. precisamos dizer não quando ela quer dominar a nossa vida

Este tem sido o meu exercício durante a meditação e quando estou no mundo.

Neste final de semana me esforcei muito para dar o melhor de mim, mas foi insuficiente, reagi às provocações e adoeci, no dia seguinte, mais um golpe e fiquei realmente doente. 

No seu livro : Path of perfection Shri Guruji me ensina a orar, oro com ele :

Com profundo amor, pensemos em Deus. Deus é completo. Como filhos de Deus, sentimos-nos incompletos por ignorância. Esses sentimentos criam desejo, insegurança, medo e expectativas. Trabalhamos arduamente para conquistar o que queremos; às vezes, nossos desejos são realizados; às vezes, não. Desejos não realizados causam depressão ou raiva, estragando a paz e a alegria. Oremos a Deus: Ó Deus, dá-nos força, amor, alegria, compreensão e conhecimento. Precisamos de força. Devemos abandonar a fraqueza. Não devemos ficar com raiva nem chateados. Não devemos estragar a nossa própria paz ou a paz dos outros. Dá-nos amor e alegria. Somos Teus filhos. Dá-nos a experiência da plenitude!

jai guru omkara

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Kriya Yoga Sadhana 96 Shrimad Bhagavad Gita dias 25/05 a 02/02

 


A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Vishwarupa Dharshana Yoga

Capítulo 11 verso 22


Os Rudraa, os Adityas, os Vasus, os Sadyas, os Ushmapas, a multidão de Gandharvas, Yakshas, ​​Asuras e Siddhas, todos olham para Você com admiração.

Celebração do cento e dezoito anos do nascimento do Pramahamsa Hariharananda e os 50 anos que ele veio para o Ocidente, Shri Guruji 25 anos

Ontem na sua fala  sagrada o Mestre ensinou que tem tres tipos de ser   : devas ( divinos) manavas (humanos  na dualidade) danavas ( asuras ou seres demoníacos-  e tres  tipos : terrorismo. ( explica no seu livro Hanuman)

Todos olham para o Senhor com admiração, mesmo sem conseguir controlar seus pensamentos suas emoções e atitudes negativas e destrutivas. 

Falou do desejo, O corpo envelhece, mas o desejo é sempre novo, vivo. Se desejanmos algo muito, assim como servir e amar a Deus, vamos conseguir. 

Falava de Hanuman, e refletiu, porque Deus assumiu esta forma, de macaco tão poderoso?

Eu penso que sou muitas vezes terrorista , tento me autodestruir com uma imagem muito ruim de mim,Tenho dificuldades para aceitar e lidar com a dor física e emocional, perdoar realmente. Quando as qualidades negativas se destacam mesmo quando eu quero ser diferente mas não tenho força para me transformar, a crítica e o julgamento tentam invadir minha mente.Me esqueço que sou potencialmente divina, faço terrorismo com as palavras, expressões e atitudes , como bombas .

 Mas quando olho para o Senhor Jagannath, Krishna Gopala também contemplo e vejo no Mestre toda a imagem e semelhança a completude da divindade e fico admirada e desejo mudar. Desejo lutar como Hanuman, com o Senhor no coração.

 O Mestre falava hoje  ( Facebbok) 

Como meditar? ele explicoou tem que praticar mais e mais e mais, ter disciplina  até ir se transformando. Isso me alegra e dá coragem para continuar a sadhana.

Voltando para o Senhor Hanuman... acho que ele assumiu esta forma animal para mostrar que quando desejamos muito servir e amar a Deus nada é impossível, nossas qualidades animais, os instintos , os sentidos  podem ser controlados e no conjunto a mente fica calma e nada é impossível , estaremos sempre com o Senhor no coração e mente. Um dia vamos encontrar Mãe Sita assim como ele , com a ajuda da nossa vontade de sair deste estado de asura ( danava ) até manava evoluir e revelar deva . Mãe Sita a Mãe Divina que ficou sequestrada por pura maldade , ela inocente foi enganada pelo mal e ficou longe do seu amado. O SEnhor Hanuman não conseguiu chegar até Lanka estava servindo ao Senhor mas Rama prometeu voltar e voltou como Krishna.

 Ter Deus no coração, a devoção me permite fazer este trajeto tentando superar a oscilação , com fé e coragem. Quando eu estiver realmente conectada ao centro da alma ( tendo somente Deus na mente e no coração ) tudo será possível, vou evoluir mais e mais com a graça de Deus.

No verso 21Arjuna disse que os maharshis ( os grandes seres e siddhas ( os seres perfeitos) adoram a Deus e dizem "Que haja Paz" A paz e viver a divindade, como seres divinos devas com  paz na mente. A Mente está por todo o corpo, se a mente estiver em paz, seremos a expressão da paz.

Paramahamsa Hariharanandada ensina no seu livro Bhagavad Gita in the Light of Kriya Yoga, o verso 22:

O poder de Deus ativa cada corpo humano, cada parte do corpo e todos os órgãos dos sentidos: o Sol e a Lua nos olhos, Indra nas mãos, Shiva nos ouvidos, Vishnu na pele, Ganesha no nariz e assim por diante. Eles adquirem sua singular vitalidade e agilidade da respiração, somente de Deus. Esses deuses conhecem suas próprias limitações e poder. Portanto, quando se diz que eles entram em Deus, isso significa que seus órgãos dos sentidos estão introvertidos durante a meditação. Quando você ouve o som do aum, em meditação, é uma prece a Deus. Nesse estado, você está livre de toda atividade externa, simbolizada pelas mãos postas dos deuses, as divindades que presidem os órgãos dos sentidos.

Maharshis são grandes videntes. Quando você se eleva até a fontanela e se estabelece ali, você se torna um maharshi. Este é um estado de perfeição espiritual. Da mesma forma, os siddhas são os perfeitos. Siddhis são poderes espirituais. Em última análise, sidhhi significa perfeição, ou seja, atingir o nirvakalpa samadhi e, assim, fundir-se em Deus.

Guruji ensina ; gopis são as vaqueirinhas de vrindavam aqueles que amam a Deus atraves dos sentidos

Mas para estar sempre conectada com Shri Krishna o tempo todo é preciso reconhecer a minha pequenez, ser humilde e grata, não me comparar com os "bambus" que já cresceram e eu desconheço como! Deixar o Senhor lapidar cada setor da minha vida,  esculpir a flauta. Tenho que ser forte para enfrentar minhas qualidades negativas, dizer não para elas na minha mente e reaprender como falar e agir . 

As pessoas desejam paz. Para alcançá-la, invocações de paz são entoadas. As orações védicas contêm muitas invocações de paz. A paz não pode ser alcançada apenas por meio de orações entoadas com a boca; em vez disso, ela é alcançada pela prática espiritual sincera e meditação. A paz é o resultado da tranquilidade da mente e da serenidade dos sentidos.

Tentei superar o medo de ter errado com as pessoas, de ser terrorista ( explosiva) ou inadequada, pensei e resolvi expressar aquilo que sinto realmente, dialogar sem ser terrorista. Lutar contra o mal, julgar as pessoas e antecipar como elas devem estar pensando ...Me senti bem e reconheço que não conheço as pessoas até que haja uma disponibilidade amorosa. Começar a ver, admirar o Senhor no outro. Minha mãe costumava dizer: "Tente se colocar no lugar do outro"

Fui meditar, me entreguei, percebi a respiração divina , unida com o Senhor e estou tentando seguir a paz, seguir em paz!

Gratidão ao Mestre, sua presença viva e sua bênção( seu darshan na minha fontanela, a respiração calma, suave e profunda a que eu quero aprender, perdoa a minha ignorância) Este é o caminho da Paz.

om shantih shantih shantih

jai guru omkara


domingo, 25 de maio de 2025

Kriya Yoga Sadhana 95 Shrimad Bhagavad Gita dias 20 a 25/05

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Purushttama Yoga

Capítulo 15 verso 7


mamai 'va 'mso jivaloke
jivabhutah sanãtanah
manah sasthãni 'ndriyãni
prakrtisthãni karsati

15:07 A alma eterna no corpo, na vida mundana, é um fragmento de Mim mesmo. Isso sozinho  atrai para si os cinco sentidos,   o sexto sentido, a mente, que existem na natureza material (prakriti).

om tat sat

Exatamente agora aprendi algo, consegui finalmente localizar a mente na caverna do crânio de onde eu posso ver  a luz Divina no alto .Tudo o que está errado está emergindo, aflorando, causa dor e prazer.

 Mas a minha mente  precisa ser lapidada mais e mais  até um dia tocar  a melodia suave, o som da flauta do Senhor.

Paramahamsa Hariharananda no seu Livro  Bhagavad Gita ensina ndste verso:

O inperescível supremo Todo Poderoso Pai, tehdo criado todo o Universo, habita em tudo. Deus é infinito e sem forma.Sua porção invisível reside em cada ser vivo.

Deus na sua exitênca fragmentária pode ser entendida como o exemplo das ondas e do oceano. O o ceano é vasto e sem forma, muito além da esfera da visão. Neste oceano sem forma , as ondas se precipitam. Estas ondas nascem do oceano, vivem no oceano e emergem no oceano.Ondas somente existem no oceano.O oceano é a totalidade e a onda é um fragmento insignificante. Oceano e onda são um. Esta é a relação entre Deus , o Supremo Ser, e as pessoas, os seres individuais.

Deus criou os homens e as mulheres na Sua imagem e soprou o sopro da vida nas suas narinas. Isto é porque eles estão vivos.Todos os seres humanos são Deus na forma humana.

O Senhor está dizendo: 

" Eu habito em todo o Iniverso, Eu também sou a habitação de todo o Universo. Eu estou e sou  o corpo do Universo. Eu dei os cinco sentidos para cada pessoa então elas podem perceber.Eu também dei para elas o sexto sentido- a mente. Eu criei a tripla qualidade da natureza ( maya). Eu permaneço em kshetra e kshetrajana como ham ( corpo denso, e amya, as pessoas são atreladas no mundo material, envoltas na desilusão, ilusão e erro. Elas estão atadas à triguna ( as triplas qualidades da natureza):  Sattva ( natureza espiritual) rajas ( atividades materiais) e tamas ( estado letárgico)Mas como um pedaço de papel é papel e uma porção de ouro é ouro, de modo semelhante Eu sou um. Eu sou a multiplicidade e Eu sou a unidade. As pessoas vêm e desfrutam  a multiplicidade  através do poder do véu de maya, e as pessoas vêm unidade através da meditaçãoo e do desapego interior. Elas recebem Minha divina força em tudo e assim atingem a liberação"

Consigo chegar até o sexto sentido através da meditação, a minha mente ainda é a manifestação da natureza material, existe na matéria. Tudo isso é a percepção da vida material que me causa frustração.

A mente segundo o Mestre deve ser utilizada como um instrumento para atingir a natureza espiritual e ir além.

Por isso o Mestre diz que devemos viver no Amor Divino, amar a tudo e a todos com desapego. Precisamos conhecer a nossa mente e não deixa-la se perturbar ou se apegar aos cinco sentidos e à natureza da matéria. Por isso devemos amar nossa respiração e controlar os cinco sentidos até atingir a mente, conhecer o seu funcionamento e utiliza-la para esse controle, mas que dirige é Deus, Ele está em tudo. Por isso devemos entregar tudo para ele, como ensina o Mestre viemos para esta vida sem nada material. Ganhamos este corpo com a sua funcionalidade, porém cada um tem talentos inatos e desenvolvidos. Mas todos formamos a unidade se estivermos conectado a Deus, seguindo os ensinamentos do Mestre. Como diz Paramahamsa Hariharananda. Minha presença é a sua respiração.

O Mestre, seu poder divino é um plenamente com Deus assim o Mestre é a presença divina na nossa respiração ele é um com o Supremo, tudo nele é o fluir divino, a presença de Deus na minha vida.

 Ganhei de Deus a construção de um intelecto razoavel, uma boa memória, eu amo a Deus, tive exemplo disciplina e oportunidade  para focar na natureza espiritual , mas minha mente é agitada e os sentidos seguem desequilibrados .  e Manas é confusa e o meu ego se sobrepõe aos meus pensamentos palavras e ações. Estou  treinando muito isso, resgatar da memória a disciplina que ainda habita em mim, utilizar os talentos que desenvolvi para o bem da humanidade, as criaturas e o Planeta. Preciso gerenciar o tempo que ainda tenho nesta vida material

Meditar mais e mais e me desapegar de tudo. Me apegar para Deus , entregar a respiração para ele é aprender a sintonizar a unidade do Amor, Conhecimento e à verdadeira viva, a vida espiritual além das tres qualidades da natureza. O Pder e a força de Deus é Infinita.

Treinar o desdapego interior, treinar viver conectada em Deus sempre, afinal se Deus é a respiração, está comigo o tempo todo. 

Me lembro de uma linda canção devocional, do tempo em que conseguia me lembrar de Deus e me unir a Ele, sem pensar em mais nada. A canção da Irmã Cecília,  da Renovação Carismática Católica. Batismo no Espirito Santo

"Vou te oferecer a vida e tudo que é o meu viver. Tempo e trabalho amor que eu espalho são coisas quue me fazer crer. Pão e vinho são sinais do teu amor. Nele eu vou saber viver. Alegria e dor eu vou te oferecer : são coisas que nme fazem crer "

O deleite do Amor Divino que flui incessante através do Mestre, da respiração suave e calma é perfeito. Mas amar, o meu amor é muito falho porque eu tenho muitos obstaculos . Acabei de ver acho que o mais grave

Shri Guruji nos ensina no seu livro : The Lord's prayer a yogi's perspective

 Na vida cotidiana, geralmente não recitamos nosso próprio comportamento, mas, sem hesitação, usamos nossa natureza crítica para culpar os outros. "Ele é tão cruel. Veja o que ele fez comigo." " não examinamos os nossos proprios erros " Mas somos sempre rápidos em apontar os erros dos outros . No entretanto" não ferir os outros é um valor universal . Muitos valores universais  como a veracidade, não ser ganancioso e não roubar, são princípios que devemos seguir.

Eu havia me afastado de situaçãoes que me constrangem, me senti ferida e também feri uma pessoa e isso estva me afastando do meu dever, por pura ignorância e medo. Tenho que ser corajosa e vencer o medo.

jaya Gopala  jaya jaya Deus sempre comigo nesta forma 

Esta é a resposta sobre as minhas dificuldades de relacionamento e também o fortalecimento através do esforço, ainda insuficiente no sentido de meditar, orar e viver em comunhão com Deus.

É preciso limpar a mente para que o Mestre possa chegar e se sentir satisfeito, A memória, o ego, o intelecto e os sentidos! Depois do sexto sentido está a união comDeus.

Eu havia perguntado pela manhã: Será que a minha prece  individual, claro quando é sincera  realmente adianta alguma coisa nas situações da minha vida e na vida das pessoas e criaturas?

"Com profundo amor nós devemos orar para Deus nos dar mais amor, satisfação e compaixão, e nos ajude a viver em prece e meditação.Vamos ser verdadeiramente crianças de Deus e servirtoda a criação com amor. Se vivermos assim, Deus ficará satisfeito, e Seu amor se espalhará por toda parte. Que nossas mentes sejam livres de confusão e dúvida. Que vivamos com mais tolerância e compreensão."

Trecho do livro :

 "Yoga O Caminho para o Divino" de Paramahamsa Prajnanananda

Shri Guru nos ensina:

"Não há fim para a vida espiritual e, mesmo depois de atingir o estado de samadhi, a experiência espiritual continua. Assim como Deus é infinito e o amor é infinito, também a experiência espiritual é infinita"

 E no seu livro :

 " Divine Instructions: Shrishashtakam of Shri Chaitanya Mahaprabhu"  

Adi Puranam

tridhapyekam sadagamyam gamyam ekam prabhedane

prema premi premapatram tritam pranato'smyaham

"O amor, o amante e o amado, embora pareçam ser três, são essencialmente um. Como é difícil reconhecer isso, o buscador precisa apenas conhecer um deles.(Conhecendo um os outros serão conhecidos automaticamente )"


"As pessoas comuns amam a Deus pelos seus próprios desejos egoístas. O sábio Narada disse tat sukhi sukhi tvamalegrar-se com o Amado é puro amor."


"Ó Senhor, ó Jagadisha. Você é o Senhor do Universo. Não estou orando pela libertação. Não estou pedindo para me libertar da carga do meu próprio carma ou destino. Se eu tiver que passar por milhões de vidas, isso não me deixará infeliz ou miserável. Não estou pedindo coisas mundanas, como riqueza, família, um belo companheiro de vida ou inteligência. Só estou pedindo uma coisa: que eu seja abençoado com amor incondicional – amor por amor. E esse amor é só para você. Ó meu Amado, que minha mente nunca perca um momento ou se esqueça de Ti."



om tat sat om

terça-feira, 20 de maio de 2025

Kriya Yoga Sadhana 94 Shrimad Bhagavad Gita dias 14 a 20/05

 

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Vishwarupa Dharshana Yoga



pitã 'si lokasya carãcarasya
tvam asya pujyas ca gurur gariyãm
na tatvasamo 'sty abhyadhikah kuto 'nyo
lokatraye 'py apratimaprabhãva


Tu és o pai do mundo, de todas as coisas, móveis e imóveis. Tu és digno de adoração pela palavra. Tu és o guru mais venerável. Nada como Tu existe nestes três mundos. Como pode haver algo mais ou outro maior do que Tu, ó Tu de glória incomparável?



 O "guru é o barqueiro"  O papel de um Mestre  Realizado é conduzir o aspirante no caminho espiritual . O  o guru, como um barqueiro habilidoso, navega no "oceano da vida" ou no "mar da ignorância" para ajudar seus alunos a alcançar a outra margem da iluminação, da libertação ou da compreensão espiritual.

ananta-samsãra-samudra-tãra-naokãvitãbhyam gurubaktidãbhyam

vairãgya-sãmrãjyadapujanãbhyam namo namah sri guru-pãdukãbhyam

Minha prostração às sandálias sagradas do meu Guru, que servem como o barco para atravessar esse oceano interminável de samsara, que me dota de devoção ao Guru e que adorna o valioso domínio da renúncia.

É preciso amadurecer para chegar até o templo. O caminho pode ser suave se amarmos e realmente respeitarmos a vontade de Deus. Deus é Amor, o Mestre é Amor. Tenho muito a corrigir nesta minha vida! Alguns como eu acumulam muitas pedras no caminho !

É preciso deixar cada uma para traz para entrar no reino de Deus. Não podemos servir a dois senhors ou ficar apegada ao passado, aos erros , não consigo evoluir!

É difícil constatr que não tenho nada a oferecer para os Mestres para oferecer em troca de tudo o que eles têm feito na minha vida! ao meu Guruji que sabe o que é melho para mim, para todos.

Meu caminho no mundo não está suave , nunca foi ! mas vou tentar me curar até quem sabe um dia conseguir conviver de modo amoroso e pacífico. De longe vou ficar atenta às necessidaes das pessoas e só servir quando solicitada, meu modo de ajudar ou servir sempre foi equivocado e eu acabo indo pelo caminho mais difícil.

Eu espero que Deus me perdoe tenho seguido minha vida cega. Estou deixando o melodrama de lado ! Isso não ajuda ninguem! Ninguém é culpado pelas minhas frustrações pessoais!

Paramahamsa Prajnanananda, o Mestre na descrição do seu livro: Humble Submission – Reflections on the Guru Paduka Stotram

Nenhum laço é mais duradouro e nenhum amor mais sólido que o laço entre o guru e seu discípulo. Sob a orientação onisciente do guru, um discípulo viaja com rapidez e segurança pelo caminho da iluminação interior. Guru Paduka Stotram é um pungente e sincero louvor escrito pelo Swami Bharati Krishna Tirtha, o antigo Shankaracharya de Puri e o sannyasa guru do renomado mestre da Kriya Yoga, Paramahamsa Hariharananda. Nas páginas deste livro, o digno discípulo e sucessor de Paramahamsa Hariharanandaji, Paramahamsa Prajnanananda, discute este louvor de adoração dedicado ao guru. As palavras deste louvor são cativantes e inspiradoras, ao passo em que ele descreve o papel do guru nas vidas dos buscadores espirituais com uma beleza única. De fato, o papel do guru na vida de um discípulo é inigualável. O mestre torna-se tanto a mãe quanto o pai para um discípulo, aquele que zela por sua alma, deste modo é dito que alguém sem um guru é um órfão. Para um discípulo, nada é mais sagrado que o mestre, e nada é mais precioso que sentar-se humildemente aos pés do mestre; na verdade, até mesmo as sandálias que agraciam os pés do guru são consideradas sagradas. Esta reflexão descreve de maneira eloquente como a prática devota do guru paduka, reverenciando as sandálias do guru, é uma bela maneira para fortalecer o amor e humildade, pedras fundamentais para o crescimento espiritual.

Submissão Humilde – Reflexões sobre o Guru Paduka Stotram

Mesmo sendo apenas uma seguidora, me iniciando na Kriya Yoga. Ainda inda não sou discípula apesar de receber a Graça do guru preceptor seu Amosr Graça e conexão interior. Esta reflexão é perfeita quando precisamos de Norte, para onde quereo chegar. Shri Guru é a presença plena de Deus aqui neste plano onde vivo as contradições tentando supera-las coma prática , o conhecimento inspirador e revelador do Mestre , através do seu mistério, e o amor que tento manifestar e apesar de acreditar que era imenso ainda é muito precário.

Os pés do guru estão sempre presentes na fontanela, estar aos pés dele significa me render quando ele está fisicamente presente ou na meditação. Já tive esta graça muitas vezes no plano físico, mas não consegui ou não me esforcei o suficiente para poder me render plenamente aos seus pés e ser digna de segui-lo.

 Nas minhas reflexões no dia 26 de julho de 2024 , no meu blog

Kriya Yoga: Narada Bhakti Sutra

 O  Amor Divino  Capitulo 1, verso 3

VERSO 3

amṛta svarūpā ca

esse amor puro por Deus é eterno.

Adi Puranam

tridhapyekam sadagamyam gamyam ekam prabhedane

prema premi premapatram tritam pranato'smyaham

"O amor, o amante e o amado, embora pareçam ser três, são essencialmente um. Como é difícil reconhecer isso, o buscador precisa apenas conhecer um deles.(Conhecendo um os outros serão conhecidos automaticamente )"

Trecho do livro : "Yoga O Caminho para o Divino" de Paramahamsa Prajnanananda

"As pessoas comuns amam a Deus pelos seus próprios desejos egoístas. O sábio Narada disse tat sukhi sukhi tvam. alegrar-se com o Amado é puro amor."

jai guru

Trecho do livro : " Divine Instructions: Shrishashtakam of Shri Chaitanya Mahaprabhu"  de Paramahamsa Prajnanananda

"Ó Senhor, ó Jagadisha. Você é o Senhor do Universo. Não estou orando pela libertação. Não estou pedindo para me libertar da carga do meu próprio carma ou destino. Se eu tiver que passar por milhões de vidas, isso não me deixará infeliz ou miserável. Não estou pedindo coisas mundanas, como riqueza, família, um belo companheiro de vida ou inteligência. Só estou pedindo uma coisa: que eu seja abençoado com amor incondicional – amor por amor. E esse amor é só para você. Ó meu Amado, que minha mente nunca perca um momento ou se esqueça de Ti."

jai guru

Postagem do Brahmajnana Swamiji  hoje 20/05/2025 no facebook :

"A vida é uma viagem, mas não é fácil. Na verdade, a vida nunca é fácil. É frequentemente descritoacomo o fio da navalha. Não é uma viagem do ventre ao túmulo;  é um caminho do desconhecido ao desconhecido, em outras palavras, de Deus para  Deus. A jornada da vida é uma combinação de vida mundana e vida espiritual, que acontecem simultaneamente. No que diz respeito aos nossos assuntos mundanos, a nossa viagem é em grande grau uma passagem conhecida. Mas a vida espiritual está carregada de numerosos fatores desconhecidos; portanto, é principalmente mística.

Para a maioria de nós, a viagem da vida é como um feriado ou uma peregrinação. Vida após vida voltamos ao mundo. Felizmente, é possível encerrar este ciclo aparentemente interminável alcançando a realização de Deus, que podemos alcançar através do intenso amor, oração, reflexão, contemplação e meditação. Acima de tudo, devemos viver vidas conscientes de Deus com entrega total a Deus."

~ Paramahamsa Prajnanananda


Chandam Yatra A procissão de cinco barcos , do Templo e de volta para o Templo

A procissão de cinco barcos personifica a própria essência da jornada espiritual e da interconexão social com o mundo


Somente a respiração suave e a respiração imperceptível através dos sentidos completa o ciclo do Kriya pranayama do Supremos ao Guru do Guru  ( o Templo )  através do prana , o som a luz e avibração para os chakras, nadis e pontos marma depois de volta para o Guru e o Ser Supremo ( o Templo)

Tem que seguir a sadhana : meditar encontrar com Deus, o Amado e depois treinar expandir este Amor para todas as criaturas.

Este é o caminho que tento seguir , as sandálias do guru, até que o caminho seja suave , pacífico e amoroso, possível com a fusão no , com ele Guru, no Supremo!

O Mestre já me ajuda muito, como em 2007 continuo pedindo : quero ter disciplina preciso de disciplina

Que os ventos divinos da respiração guiada pelo Mestre me transpotem no seu barco transcendental


Jagannatha Ashtakam de Srimad Shankaracharya.

jagannāthaḥ svāmī nayana-patha-gāmī bhavatu me

Que o  Senhor seja o objeto da minha visão.

"O Senhor Sudharshan  Chakra está  localizado no alto do Templo de Jagannath,  é o Nilachakra visível de todos os lados da cidade de Puri. Ele está sempre voltado para o observador, independentemente da direção"

Oh Senhor do Universo você é o mesmo sempre, para todos para tudo , proteja me 

preciso transformar o modo de ver a mim mesma e a vida através do Amor Divino

O Mestre me mostre a ver tudo como a expressão do Snhor do Universo

guru brahma guru gishnu guru maheswara guru saktya parabramha shrigurave namaha

guru é jagannath

Senhor do Universo

jai guru jai jagannath









om tat sat om

Durante o Chandan Yatra


Durante o Chandan Yatra, um passeio de barco sagrado com divindades em um lago, Madanmohan (representando Jagannath), Bhudevi e Sridevi são colocadas em um barco, enquanto os cinco Pandavas (Jamveswar, Lokanath, Kapalmochana, Markandeya e Nilakantha) ficam em outro. Em outro barco, Rama e Krishna, juntamente com os Panch Pandavas, também podem sentar-se. Os barcos são lindamente adornados e as divindades desfrutam de um cruzeiro ritualístico com música e dança.









A preparação e a execução do Chandam Yatra envolvem a participação ativa de indivíduos de diversas castas, classes e origens. A construção dos barcos, a decoração, o transporte das divindades e a organização dos eventos são tarefas que exigem colaboração e coordenação. Este esforço conjunto fomenta um sentimento de pertencimento e responsabilidade compartilhada, fortalecendo os laços sociais e dissolvendo as barreiras artificiais que podem dividir a sociedade.A jornada dos cinco barcos é, portanto, uma metáfora da própria jornada da vida, guiada pela esperança, fé e o compromisso com o bem-estar coletivo. 

Chandam Yatra  nas aguas sagradas da Mãe Divina  os cinco barcos deslizam de modo adorável, suave,  carregando as deidades ou divindades  do templo. A Mãe Divina acolhe qualquer forma de devoção, forma de Deus.



Nas aguas da Mãe Divina deslizam os Pancha Devata 

A tradição Smarta se destaca como uma faceta única do hinduísmo. Ela adota uma abordagem não sectária, considerando todas as divindades como iguais, refletindo a natureza diversa do divino. Essa tradição, atribuída ao sábio Adi Shankaracharya , enfatiza a adoração de cinco divindades principais: Ganesha, Shiva, Vishnu, Devi (ou Shakti) e Surya . Cada divindade incorpora diferentes facetas do Brahman impessoal 

 É  o nome dado ao grupo de cinco divindades principais  que são adoradas juntas. 

Essas cinco divindades são: Ganesha, Adi Shakti (ou Durga), Surya (o deus do sol),  Vishnu Narayana e Shiva, 

A adoração de Pancha Devata é conhecida como "Panchayatana Puja" (ou "Pancha Devta Puja").

A adoração de Pancha Devata é uma forma de reconhecer a unidade e a interconexão de todas as divindades . Cada uma das cinco divindades representa diferentes aspectos do universo e do cosmos, como a sabedoria, a energia, a transformação, a proteção e a luz. 

 Cada divindade incorpora diferentes facetas do Brahman impessoal ; 

Ganesha: Considerado o removedor de obstáculos, e geralmente o primeiro a ser adorado em rituais. 

Adi Shakti: A força primordial feminina, também conhecida como Devi ou Parvati. 

Shiva: Um dos principais deuses do hinduísmo, conhecido por sua natureza transformadora e sua ligação com o universo. 

Vishnu: Outro dos principais deuses do hinduísmo, conhecido por sua natureza preservadora e seu papel na manutenção do universo. 

Surya: O deus do sol, que representa a luz e a energia. 

Através dos   arcos, decorados com cores vibrantes, esculturas detalhadas e parafernália religiosa, representam os sentidos humanos e diferentes caminhos espirituais que levam até um único Deus. Ao serem conduzidos através da água, simbolizam a jornada espiritual para controlar e purificar os sentidos, elevando a alma para um estado superior de consciência. A água, por sua vez, é vista como um elemento purificador, capaz de lavar os pecados e renovar a fé.Os barcos são puxados por sacerdotes e devotos, acompanhados por cânticos de mantras sagrados, música tradicional e danças devocionais. A multidão reunida nas margens do Narendra Pokhari oferece orações, lança flores e expressa sua devoção através de canções e gestos. Este ambiente imersivo e sensorial intensifica a experiência espiritual, fortalecendo o laço entre os devotos e os deuses.a convergência de todos para um templo central, onde a cerimônia principal se desenrola.

Este evento, que se estende por 21 dias, reverencia o deus Jagannath, sua consorte e seu irmão Balabhadra, através de rituais elaborados, procissões vibrantes e a participação entusiástica da comunidade. Uma das facetas mais emblemáticas e visualmente cativantes da Chandam Yatra é a jornada dos deuses em cinco barcos ornamentados, navegando pelas águas do Narendra Pokhari em direção ao templo.




"A jornada da vida não é do útero para a morte é de Deus para Deus . Nossa vida se desenvolve no plano material e espiritual simultaneamente, nossa vida pode ser como umas " férias" ou uma jornada, podemos continuar o ciclo da vida ou atingir a realização em Dem que é possível com intenso Amor, oração, reflexão, contemplação e meditação, acima de tudo temos que nos render à Deus. ( mensagem do Shri Guruji no Instagram ontem)

Templo / Deuses Bijesthali / Deusas


Garbhagriha *: Sri Balabhadra, Sri Jagannatha, Devi Subhadra, Sri Sudarshana, Bhoodevi, Sridevi e Madhava.

*Garbhagriha, que significa "casa do útero" em sânscrito, refere-se ao santuário mais interno do templo,  onde a imagem das divindades principais (murti) são guardadas. É considerado o espaço mais sagrado do templo e, muitas vezes, é acessível apenas a sacerdotes ou pessoas em funções específicas.

Sri Balarama

Sri Balarama também conhecido como Baladeva, Balabhadra e Halayudha, é o irmão mais velho de Krishna, uma expansão do senhor Vishnu  Krishna  os  Puranas .  Balarama é venerado como um avatar do deus supremo Mahavishnu e também pelas tradições Gaudya Vaishnavas como expansão de Krishna, oitava encarnação do Deus Vishnu. Conhecido por sua força e pela pele branca como leite, Balarama vive eternamente com seu irmão e Radha em Goloka Vrindávana.

Shri Balarama é uma encarnação de Ananta Sesha Sankarshana. É ele quem, em última análise, se manifesta como SadaShiva para destruir o universo.  A relação entre Shiva e Shri Balarama é Bhagavan e Bhakta. Shiva é o maior devoto, é um com  de Shri Sankarshana (Shri Balarama) e o reconhece como sua própria fonte.

O Vishnu Purana estabelece uma relação direta entre Balarama e Rudra. A partir de Shri Sankarshana, Shiva é apresentado como o destruidor de mundos. Devido à sua origem em Shri Sankarshana, diz-se que ele é uno com Balarama.

Abaixo dos sete Pātālas está a forma de Viṣṇu, procedente da qualidade da escuridão, que é chamada Śeṣa, cujas excelências nem Daityas nem Dānavas podem enumerar completamente. Este ser é chamado Ananta pelos espíritos do céu e é adorado por sábios e deuses . Ele tem mil cabeças, que são embelezadas com o sinal místico puro e visível: e as mil joias em suas cristas iluminam todas as regiões. Para o benefício do mundo, ele priva os Asuras de sua força. Ele revira os olhos ferozmente, como se estivesse embriagado. Ele usa um único brinco, um diadema e uma coroa em cada testa; e brilha como as montanhas brancas encimadas por chamas . Ele está vestido com vestes púrpuras e adornado com um colar branco, e se parece com outro Kailāsa, com a Gaṅgā celestial fluindo por seus precipícios. Em uma mão, ele segura um arado e, na outra, um pilão; e é assistido por Vāruṇī (a deusa do vinho), que é sua própria radiância encarnada. De suas bocas, ao final do Kalpa, procede o fogo venenoso que, personificado como Rudra, que é uno com Balarāma, devora os três mundos.

Mahabharata Bhavishya Parva Shiva louva(Vasudeva) e diz que foi em sua expansão (Sankarshana) que ele se tornou o senhor de todas as criaturas.  Maheshwara.

No Moksha Dharma Parva, Shri Krishna foi muito específico ao dizer que Umapati (consorte de Uma) Maheshwara nasceu da expansão de sua raiva (Sankarshana)

Mahabharata Moksha Dharma Parva

Você foi protegido por mim na grande batalha e obteve a vitória. Ó Kounteya! Quando a batalha se apresentou, havia um ser que avançava à sua frente. Saiba que ele é Rudra Kapardin, o deus dos deuses. Ele também é conhecido como Kala 1281 e nasceu da minha fúria. Ele já havia matado todos os seus inimigos. O consorte de Uma, o deus dos deuses, é imensurável em seu poder. Curve-se diante desse deus. Ele é o Senhor do Universo e é o imperecível Hara.

Tejo Bindu Upanishad : Isso prova literalmente o fato de que Sada Shiva obtém status supremo ao nascer através do Sankarshana Vyuha de Shri Vasudeva.

Devi Bhagavat Purana Shiva elogia Shri Sankarshana avatara como seu próprio estado Turiya (estado de SadaShiva) 

Shri Sankarshana avatara Ele é frequentemente associado a um leão e considerado o reservatório de todas as almas viventes, desempenhando um papel fundamental no Caturvyūha, uma representação das quatro formas de Vishnu. 

Balarama também é conhecido como Sankarshana. Além disso, Balarama foi retirado do útero de Devaki e estabelecido dentro do útero de Rohini por Yogamaayaa, esta é outra razão pela qual ele é conhecido como Sankarshana.

OSenhor de Bhavan î, cercado por inúmeras mulheres, permanece aqui engajado na adoração do Bhagavân Samkarsana não-manifestado e não-nascido . 

 Bhavani é  Devi. Bhavani não é o nome de uma deusa. Então Bhavani Ambikā de shivapuran é adi parashakti, adi shakti, ela é a Devi suprema.  adyashakti bhavani ambika também assumiu as formas de lakshmi, parvati e saraswati. Mas parvati é sua forma completa. Também bhavani ambika é a esposa do senhor Sadashiva. Bhavani Ambika mora com Sadashiva em Shiva Loka. Ela também é conhecida como tridev jannai por shiv puran ou durga kula.

Para o bem da humanidade, com intensa meditação, Ele adora Sua Própria Forma Turîya da natureza de Tamas ,  S'rî Bhagavâna disse: - “Reverências a Ti! O Bhagavân, o Grande Purusa, dotado de todas as qualidades (os seis principais Ais'varyas ou prosperidades), o Ananta (o Infinito) e o Imanifestado! Nós Te adoramos, cujos pés de lótus são o refúgio de todos. Tu és o grande depósito de todos os poderes sobre-humanos e as faculdades divinas de onipotência, etc. Tu estás sempre presente para os Bhaktas. Tu estás criando todos esses seres. Tu dás Moksa aos Bhaktas e destróis seu apego ao mundo e Tu prendes Teus não-devotos em cativeiro a este mundo. Tu és o Senhor. Nós Te adoramos. Estamos inteiramente sob o controle das paixões, raiva, etc., e nossas mentes estão sempre apegadas aos sentidos; mas embora Tu estejas sempre olhando para este mundo em busca de sua criação, etc., Tua mente não está nem um pouco apegado a ele. Então, quem não se voltará para Ti, desejoso de conquistar a si mesmo? Tu estás aparecendo por Tua Mâyâ como alguém cuja visão é ignorante; Tu pareces terrível com Teus olhos avermelhados pela bebida de Madhu (vinho). Ao toque de Teus pés, as faculdades mentais são muito encantadas; portanto, as mulheres do povo Nâgas não podem de forma alguma Te adorar, por timidez. Os Risis dizem que, embora Tu sejas o Único a criar, preservar e destruir, ainda assim Tu não te preocupas com eles. Tu és Infinito e tens inúmeras cabeças. Este vasto universo é como o grão de mostarda repousando em algum lugar sobre uma dessas cabeças, que Tu nem consegues sentir.

Shrimad Bhagwata MahaPurana também afirma que Shiva elogia Shri Sankarshana como sua fonte.

Śhrimad Bhagwatam 5.17.16 - O Senhor Shiva reconhece que sua forma original é Sankarshana.

Em Ilāvṛta-varṣa, o Senhor Śiva está sempre cercado por dez bilhões de servas da Deusa Durgā,  A quádrupla expansão do Senhor Supremo é composta por Vāsudeva, Pradyumna, Aniruddha e Saṅkarṣaṇa. Saṅkarṣaṇa, a quarta expansão, é certamente transcendental, mas como Suas atividades de destruição no mundo material ocorrem no modo da ignorância, Ele é conhecido como tāmasī, a forma do Senhor no modo da ignorância. O Senhor Śiva sabe que Saṅkarṣaṇa é a causa original de sua própria existência e, portanto, sempre medita sobre Ele em transe, entoando o seguinte mantra.

Madhava

Madhava significa a consorte ( dhava ) da mãe ( ma ), referindo-se   '  A Mãe do Universo'.  'aquele que pode ser conhecido através de Madhu-vidya ', ou pode significar 'aquele que é o Senhor de ma , ou do conhecimento.

No Skanda Purana , Shiva menciona Madhava  Vishnu, descrito como aquele que segura a concha , o disco e a maça

Há muitos significados para este santo nome de Bhagavan Vishnu. Apresento quatro explicações, conforme Sri AdiSankaracharya apresenta em seu comentário sobre Sri Vishnu Sahasranama.

Maayah Shriyah Dhavah Patih Maadhavah |


Bhagavan Vishnu e Sri Mahalakshmi são consortes eternos. 'Maa' refere-se a Mahalakshmi. 'Dhava' significa marido. Conseqüentemente, Bhagavan é chamado pelo santo nome “Madhava”.


मधुविद्यावबोध्यत्वाद्वा माधव: |


Madhuvidhyaavabodhyatvaadvaa Maadhavah |


A verdadeira natureza de Bhagavan (Parabrahman) é compreendida e vivenciada através de um conhecimento secreto chamado "Madhu Vidhya" ( Madhu-vidya - Wikipédia ). Por isso, ele é chamado pelo sagrado nome "Madhavah".


मौनाद्ध्यानाच्च योगाच्च विद्धि भारत माधवम् | (महाभारतं उद्योग पर्वं ७०.४)


O Sábio Veda Vyasa afirma no Mahabharatham:


Ele é chamado de Madhava, ó Bharata, por causa de sua prática como Muni, concentração da mente na verdade e absorção de Yoga.


मधुकुले जातत्वात् माधवः |


Madhukule jaatatvaat Maadhavah |


Bhagavan, em seu Krishna Avatara, nasceu na linhagem de "Madhu". Por isso, é chamado pelo sagrado nome "Madhavah".


Existem muitas interpretações para o nome de Bhagavan Vishnu. O espaço do Quora abaixo contém explicações para vários nomes de Bhagavan Vishnu, conforme mencionado no Sri Vishnu Sahasranama (com base no comentário de Sri AdiSankaracharya sobre o mesmo).

Bhandar Ghar Loknath (BJ Pratima), Pahuda Sayana Thakur e Durga.

Thakura Sayana Ghara Sayana Thakura, Thakurani (3 imagens).

Jagamohana Garuda Stambha, Charcha Ganesha, Khamba Gayatri, Khamba Narsimha, Khamba Dakshina Kali, Khamba Sheetala, Chakra Narayana, Khamba Vimala, Sugriba, Bibhisana, Mangala, Chaitanya, Sri Krishna, Mahavira, Panchamukhi Mahavira (Hanuman).

Bhogamandapa Ganesha, Bramha, Mahadeva, Kalika, Nrusimha.

Bata Balabhadra Balabhadra ou Balarama.

Indrani Deula Indrani Thakurani.

Patitpavan (Purana Panda Ghar) Patitapavan (Jagannath).

Majana Mandapa (Plataforma de Casamento)

Dakshina Ghara (Bije Pratima Ghara) As imagens em movimento de Rama, Lakshmana, Seeta e Hanumana, Imagens fixas de Rama, Krushna, Narayana, as imagens em movimento de Narayana, Ram, Krushna, Madanamohana, Dolagovinda, as imagens fixas de Badrinarayana, Ladugopala, Bamana, Lakshminarayana e Sheshadeva, Pancha Pandava, Shalagrama (18 números) as imagens de Mahalakshmi e Veerabhadra na parede. As fotos de Dasabhuja Durga, Ganesha, Kartikeya, Hanumana, Iswara-Parbati, Bheemeswari, Harachandi, Bedha Durga, Danteswari e Hanumana do lado de fora.

Templo Varaha Deva Varaha

Templo Ekadashi Devi Ekadashi

Templo Nisha Nrusimha Nrusimha

Templo de Bali Bamana Bamana, Ganesha

Navi Kata Mandapa Hanumana

Garada Ghara Narayana e Hanumana

Templo Radha Krushna Radha e Krushna

Templo Pataleswara Shiva Linga (situado perto do portão norte de Kurma bedha. A porta deste templo está voltada para o leste. Éditos de rochas antigas estão lá no templo).

Hayagreeba Hayagreeba Deva.

Toda a casa é deus tandav, Ganesha (imagem pintada), kalindiswara.

Shree Rama Chandra Templo Rama Chandra.

Dadhi Bamna Dadhi Vamana (Jagannath).

(Konarka) Sol do Templo Suryanarayana (Imagens em movimento também lá).

Templo Barddhamana Radhaballava e Lakshminarayana.

Templo Nabagraha Nabagraha (nove planetas), Samaleswari, Rama, Seeta, Lakshmana e Hanumana.

Templo Lakshmi Roshaghara (cozinha)

Templo Lakshmi Narayana Lakshmi e Narayana.

Templo Shree Lakshmi No trono está sentada a deusa Lakshmi, nas paredes de seu Jagamohana, estão as fotos de Ganesha, Hanumana, Nrusimha, Varaha e Lakshmi Nursimha.

Templo do Rio Thakurani

Templo Neelamadhava Neelamadhava

Templo Bhubaneswari Maa Bhubaneswari está lá na sala mais interna, na sala externa há Saraswati, Sasthi, Savitri e Gayatri.

Templo Khirachora Gopinatha Radha e Krushna

Kanchi Ganesha (Bhanda Ganesha) Ganesha / Ucchista Ganapati ou Tantrik Ganesha

Templo Sakshi Gopala Radha e Krushna

Mandani Ghara Gopeswara Mahadeva, Nanda, Yashoda, Vasudeva, Devaki, Dama, Sudama, Balarama, Gopala, Narsimha, Ramachandra, Hanuman e Anasara Divindades da Palmeira.

Templo Benumadhava Krushna

Deusa do Templo Vimala (na parede, Dasamahavidya, Ganesha, Kartikeya, Chhaya, Maya)

Badri Narayana Narayana

Golka Bihari Thakur (Sara Ghar) Krishna

Rohini Kunda Chaturbhuja Kaka e Vishnu Padapadma

Natua Ganesha (Kanchi khuri Ganesha) Um templo voltado para o sul em frente ao templo de Vimala. Uma bela imagem de oito Ganesha armados feitos de granito, dançando em seu rato 'Vahana' (portador).

Templo Shree Nrusimha Nursimha

Mukti Mandapa (Brahmasana) Ganesha e Kali

Mukteswara Shiva

Templo Ananta Vasudeva Krushna

Kshetrapala Mahadeva

Kuttama Chandi Chandi Chandi

Templo Surya Yantra O yantra de Surya (o Deus Sol é adorado aqui todos os dias)

Templo Pancha Pandava Markandeshwara, Yameshwara, Lokeswara.

Bata Krishna Krishna

Templo Pancha Pandava Pancha Shiva Linga em ambos os lugares

Varaha Narayana Varaha Avatara

Radha Krushna Radha e Krushna

Bata Patitpavana (Vata Avkash) Jagannath

Bala Mukunda Bala Krishna

Bata Krishna Krishna

Templo Bata Mangal Marte

Nos pés de Padma Lotus de Krushna

Templo Hari Sahadeva Shiva Linga

Rosha Ghara (Cozinha Velha) (na parede, foto de Ganesha, Mahaveera, Saraswati)

Bata Krishna Templo Krishna

Radha Krishna (Radha ramana) Radha e Krishna

Templo Satyanarayana Narayana

Templo Agneeswara Shiva linga

65. Templo Brundabanachandra (Sara ghara) Krushna

Templo Bata Ganesha Ganesha

Seeta Raghunatha (Sara ghara) Seeta e Raghunatha

Templo Tretayadeva Sri Jagannatha, Sri Balabhadra e Devi Subhadra

Chakagopala Thakura (Sara ghara) Krushna

Templo Shree Chaitanya Shree Chaitanya

Sua-Sari Deula Ramachandra

Shyama Rai Shyama Rai e Ananda Vasudeva

Biman Sara Ghara (Filial do Templo) Mahavira

Satya Narayana Satya Narayana

Nos pés de lótus de Padma e Chautara Chaitanya

Garbaganjana Mahaveera (o composto interno ou o gumuta) Mahaveera (Hanumana)


A Meditação  a cerimônia de fogo interior , a cada ciclo de pranayama percebo a purificação de cada parte do meu ser , com a suavidade, conduzida pelo Mestre  sinto o topo, a presença de Deus. A alegria é tanta a atração é tanta que é impossível não resistir me entregar . A cada dia, cada prática, isso vai se    intensificando meditar  é o encontro real com o nosso Amado , aprendo diretamente cada detalhe como intensificar e aprofundar a pratica. A Sadhana sempre conduzida pelo Mestre me dá a segurança ,mesmo nos momentos difíceis me lembro dele e tenho força para superar.  A suavidade , a paz são  divinas, então essa conexão da respiração quase imperceptível é muito suave mas é  profunda. Eu em Deus e Deus em mim. Estou no princípio desta etapa, engatinhando como um bebê , mas  já vislumbro a luz do céu dentro de mim.