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quarta-feira, 8 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 29 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 08 de Maio

Shrimad Bhagavad Gita
  
Samkya Yoga

A Yoga da Consciência Interior

capítulo 2


 

02:51  O ser humano sábio permanece em equanimidade, renuncia aos frutos das ações, liberta-se da escravidão do nascimento e da morte e alcança o bem-aventurado estágio divino.

 No seu livro : Bhagavad Gita in the light of kriya yoga a rare metaphorical explanation for God realizationShri Paramahamsa ensina :

Yoga é um  ramo da Filosofia Indiana; meditação esotérica; perceber a união constante com o Ser divino em cada respiração, em cada momento, em cada atividade e em cada conquista. Yoga é a maneira pela qual você pode perceber a divindade manifestada em todo o universo e também em todo o corpo.

Srimad Bhagavad Gītā – 2.48 O Senhor diz:

samatvam yoga ucyate

A equanimidade é chamada de Yoga

Shri Paramahamsa Hariharananda explica no  diagrama  The Correlation Between the Body Microcosm, Chakras and AUM, um resumo do caminho da Kriya Yoga

Ele demonstra de um modo sintético e não menos profundo o Sistema humano , o microcosmo , os corpos físico, astral e causal que é um protótipo ou imagem de todo o universo ( a criação) e o Criador e as entidades do mundo material e espiritual.

 Ele ensina:

em AUM " M"  é o Corpo físico ou grosseiro :

Com a prática da Kriya Yoga , com a graça divina é possível  perceber iluminar e dissolver os 24 elementos do corpo físico até chegar ao Conhecimento ao desejo real e puro da Verdade.

Os 24 elementos são: os Sentidos e os seus orgão de percepção;

 Os cinco elementos grosseiros cada qualidade do na respiração ( apana,prana,samana,viyana e udana)

 os cinco órgão de ação ( reto,genitais, pernas, mãos e voz) 

Além dos 4 instrumentos da mente ( manas :os pensamentos, Buddhi: intelecto, Amkara :ego e citta : a memória)

O conhecimento é o primeiro estágio da dissolução da ignorância:   a conexão do corpo físico e o corpo astral.

em "AUM"    "U" é o corpo astral :

1-O conhecimento  

 2- Superconsciência : ham-sa a consciência da alma fluindo em cada respiração no corpo, a luz divina subindo e descendo dentro de si. 

3-A Consciência Cósmica: ouvindo o som interior de Deus sem pensamentos ou sentidos corporais, calmamente observando os movimentos internos 

4- Sabedoria: A realização de Deus além dos sentidos mundanos samadhi profundo, não pode falar.

 5- Mãe Divina Natureza , corpo astral, poder de Deus que dá forma

6- núcleo da Alma ( ponto atômico)

A conexão entre o Corpo Astral e Causal é o núcleo da Alma ( ponto atômico)

em "AUM"   "A" é o Corpo Causal 

7-O  Pai celestial, Poder sem forma de Deus, Condutor de Tudo

É o nirvakalpa samadhi: sem pulso, desapegado mas compassivo

 Nirvakalpa Samadhi.  

A Kriya Yoga é a ciência do autocontrole e auto realização, a realização no Ser Supremo através da meditação.

 Para se chegar ao conhecimento de quem somos nós, da presença divina dentro de nós, precisamos praticar mais e mais. A meditação é

No Yoga Sutra de Patanjali é dito:

 " Meditação é fluxo ininterrupto de conhecimento"

Penso ; então só começamos a praticar ,  nos concentrar e exercitar a meditação quando realmente conhecemos nosso corpo físico ou grosseiro ( que inclui a mente) conforme descrito no Diagrama de Shri Paramahamsa Hariharananda,  e isso está  além dos 24 elementos? A minha resposta para mim mesma é : Você tem que se esforçar mais e mais.

No Livro:  The Yoga Sutra of Patanjali With Commentary by shri Lahiri Mahasaya e explicações Mestafóricas , Shri Guru explica:

A mente significa muitos pensamentos, concentração significa pensamentos limitados e meditação o não pensar em nada e isso não pode ser descrito e sim experimentado. É preciso muita concentração para experimentar o estado de meditação.

Meditação está além do jogo da mente, pensamentos, intelecto ou ego. 

Com a graça de Deus e dos Mestres se obtém o profundo estado de meditação. Sem a sua graça a meditação não é possível, meditação é como dormir profundamente com consciência. 

Então é preciso praticar tudo cautelosamente e sempre alerta, com amor e devoção à Deus, aos Mestres.

O Mestre ensina que praticando a arte da concentração dharana constantemente, a meditação virá.

A pratica regular do pranayama leva à concentração dharana e ela à meditação.

 Pranayama  ou o controle da respiração promove a calma e a concentração.

 Na nossa prática treinamos, exercitamos  tipos , alternativas do controle da respiração pranayama durante o exercício de meditação e durante o  nosso dia dia.

Paramahamsa Hariharananda explica a yoga yajna é utilização do poder da yoga da ação e do conhecimento para retirar todo o poder dos centros inferiores e elevar para o centro superior,  permanecer lá além da mente, do pensamento, do intelecto, do ego e do sentido do corpo no estágio sem forma.

Na pratica O yajna , cerimônia de fogo interior é  oferecer os sentidos, a fala, o prana e a mente na chama da Consciência  dentro do coração (hridaya). É preciso despertar o Agni interior para ter conhecimento, o pranayama é entregar cada  respiração como oblação ao Senhor. 

 Kriya Yoga nos chama para a prática , muita  dedicação, concentração e exercício da meditação , a união divina  em cada cada pensamento, palavra ou ação. Se não colocarmos isso em prática realmente não estaremos seguindo o caminho da Kriya Yoga.

 Praticar Kriya Yoga  para mim é um processo contínuo de purificação interna.  Shri Guru ensina a respeito da pureza  suddha:

"quem tem consciência do corpo é impuro, quem tem consciência da alma é puro. Aquele que apenas associa a si mesmo ao mundo é impuro. Porém quem se associa com o mundo, lembrando que é o templo de Deus, é puro."

Seguindo o discurso de Shri Guru de ontem  07 de Maio, na sua Dharshan,  na sua devoção de discípulo perfeito, com um largo e divino sorriso ,apresentou os seus livros sobre a vida do seu Mestre  Shri Paramahamsa Hariharananda, que acabou de lançar sem fins comerciais, mas para que todos possam conhecer quem é Hariharananda . Falou então da importância da prática,  sobre a prática e que a prática é soberana. Em algum momento ele falou que seu Mestre havia dito em uma ocasião que a verdadeira meditação só acontece depois da realização. Ele muito jovem pensou assim como muitos de nós: o que eu estou fazendo aqui sentado então? E riu muito!    Jai Guru!

No seu Livro:  The Yoga Sutra of Patanjali With Commentary by shri Lahiri Mahasaya e explicações Mestafóricas 

Sobre Dhyana nos seus comentário final, a sua recomendação  é   

"A meditação é a chave para a perfeição. Devemos praticar diariamente com regularidade com amor. Observe a sua respiração. Seja firme. Evite o mau gênio, a falsidade e a ambição. Cultive a humildade e o amor. Ao final da prática faça uma prece, ore por tudo e todos. Não durma depois da meditação. Se levante devagar. Observe a sua mente cuidadosamente. O Amor é a fundação do viver uma vida no estado de meditação."

Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente

om srigurave namaha





terça-feira, 7 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 28 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 07 de Maio

Shrimad Bhagavad Gita 

Pakriti Yoga

A Yoga do Conhecimento  do  Campo do Corporal  a seu Conhecedor

Capítulo 13

versículo 24


13 :24 Alguns percebem o Eu divino através da meditação. Alguns realizam o Eu por si mesmo. Outros vivenciam-no pelo caminho do conhecimento e outros pelo caminho da ação.


Encontrei nos ensinamento de Shri Paramahamsa  Hariharananda  no seu livro:

 Bhagavad Gita in the light of Kriya Yoga, Livro 3: Uma rara explicação metafórica da Realização em Deus, Capítulo 13 : Yoga do Conhecimento  do  Campo do Corporal  a seu Conhecedor versículo 24 :

Ele explica:

Para criar qualquer coisa tangível ou material, são necessárias tanto matéria-prima (causa material, upadana karana) quanto conhecimento (causa instrumental, nivita karana). Na criação humana comum, os dois são completamente distintos. Mas para a criação do cosmos, Deus é a causa de ambos. Deus é a causa material e também instrumental e, portanto, a criação nada mais é do que a manifestação de Deus.

A vida de autocontrole é a porta de entrada para o amor divino. Discriminar entre o corpo e a alma, disciplinar e ter devoção a Deus trará alegria profunda e duradoura à vida. 

Assim como amamos nossos corpos, devemos amar o corpo dos outros. .Ame a si mesmo, ame os outros. Quando o amor se torna universal, a vida se torna divina. O universo inteiro é kshetra (o campo), o playground de Deus. Vida de verdadeira devoção e conhecimento através da autodisciplina, do eu e da glória que só é realizada por aqueles que meditam, se entregam e se manifestam. Este é o jogo do sem forma. O eu na forma corporal, o infinito num corpo finito. Este Eu irradia alegria divina

O Senhor declara que muitos tipos de pessoas tentam a perfeição e a realização  de Deus:

 Algumas meditam profundamente, praticam Kriya-Yoga e concentram-se na hipófise.

 Elas vão além do sentido do corpo, da mente, do pensamento, do intelecto, do ego e até da consciência do mundo. . O terceiro olho deles está aberto. 


Eles sentem continuamente o poder de Deus em seus corpos. Isto é libertação.

Outras pessoas praticam Samkya Yoga (o caminho do conhecimento cantando mentalmente, lembrando-se do Pai Todo-Poderoso a cada respiração, permanecendo dentro da coluna e observando a coluna. Essas pessoas também alcançam a realização de Deus.


Outros Outros trabalham como adoradores de Deus. Em tudo o que veem, percebem Deus trabalhando através do corpo. Eles também percebem que o trabalho realizado em todos os diferentes centros:  os centros de dinheiro, família, comida, paixão e religião - só é possível a Sua presença. Eles oferecem oblações ao fogo em cada centro. Eles ficam calmos em seus corações.

Todas as disposições extrovertidas desaparecem. e eles alcançam um estado introvertido e realizam o Eu Interior. Isto é karma (ação com amor a Deus). 


Em cada respiração e disposição, eles sentem que a alma é a única agente no corpo e, assim, alcançam a realização de Deus sentem que a alma é a única agente no corpo e, assim, alcançam a realização de Deus.



om srigurave namah

Nesta Kriya Yoga  Saddana de toda a vida   tem sido revelada e guiada pelo meu amoroso, sábio e austero  Mestre a cada passo,  desde a iniciação até o infinito nos leva  até a fusão com o Ser Supremo gradativamente de acordo com o karma, esforço e determinação. Sempre com a graça divina.

O Mestre ensina todas estas formas , dá exemplo têm paciência e firmeza nas nossas dificuldades: nos ensina que Deus é tudo o que existe dentro e ao nosso redor. Deus tem todas as formas e é Sem forma. O guru preceptor é uma encarnação divina. Tem todos os atributos e é inescrutável como o infinito

Ensina a Kriya Yoga, vai desvendando  o caminho do conhecimento divino, a sabedoria através da respiração contínua, o fogo sagrado na coluna que purifica os sentidos e a mente. Com o controle da respiração  queimando as sementes do karma. 

O Mestre ensina através da Kriya Yoga a fazer tudo na presença de Deus, perceber o ser interior, a alma  agindo através de nós a cada pensamento, palavra ação e atitude. Amar a Deus dentro de nós e emtudo e em todos. Servir ao Ser Supremo sem forma e em todas as formas, servir ao Mestre a todas as criaturas.
SEnti necessidade de inserir algumas imagens que elevam a minha visão distorcida da realidade!

Com a graça divina


om guru om om guru om

cantarei teu nome beberei teu nome

me embriagarei com o teu nome

om guru om om guru om guru  om

O meu guru venha a mim venha a mim venha a mim o venha a mim

O meu guru venha a mim venha a mim o venha a mim

vida após vida teu nome cantarei 

vida após vida teu nome eu cantarei

om guru om om guru om

Nesta trilha sagrada, nesta peregrinação seguimos para encontrar e revelar nossa real ntureza, de filhos de Deus fagulhas do Ser Supremo vivendo neste corpo que é o templo divino e nos corpos de todos os seres vivos, seguir o exemplo, os passos, as palavra e ensinos do Mestre detalhadamente, delicadamente e com todo o respeito e amor até a nossa libertação deste mundo de ilusões, deste jogo divino. Ele conhece o caminho e sabe como ensinar cada um de nós até  a fusão  no Ser Infinito.

Jai Guru jai Jagannath jai Gomata jaiGopala

jai guru omkara

 

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 27 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 5 e 6 de Maio

 Shrimad Bhagavad Gita 

Arjuna Vishada Yoga

A Yoga da Depressão

Capítulo 1

Versículo 31




 Ó Keshava (Krishna), acho os presságios desfavoráveis ​​e não vejo nenhum bem em matar meus amigos e parentes na batalha. (31)


Ontem  na Shree Shree Guru Gita 

satyãnandasvarupãya bhodhaikhasukhakãrine

namo vedãntavedyãyã gurave buddisãksine

328.. Eu me curvo ao meu guru preceptor, a essência da verdade e da bem-aventurança (satyananda), que é a causa do conhecimento integrado e da felicidade, o conhecedor do Vedanta (verdade dos  Upanishads ) e o testemunho divino do intelecto.


Ontem durante e após a meditação o Senhor me demonstrou a respiração calma e profunda, e curta e quase imperceptível  Senti a plenitude quase tomar conta do meu ser.

Me deparei com uma dificuldade tremenda de manter esta conexão. Logo após a meditação , eu estava radiante e mesmo tentando manter o estado de paz, preparei um alimento que não atendeu às expectativas dos demais.  Me vi em meio a uma conversa onde as palavras duras me atingiram como flechas. Era o meu ego. Apesar de não ter reagido fiquei desapontada com o desequilíbrio que queria tomar conta das minhas palavras e atitudes. Fui abençoada pelo Senhor, prestei a atenção na respiração mas não estava conseguindo manter o estado amoroso.

Não li o versículo da Shrimad Bhagavat Gita naquela hora como é de costume. Continuei um trabalho penoso de publicar um livro e não consegui me sentir bem.

Na reflexão do dia 4   o Senhor falou de vencer a mente e os sentidos para ter uma inteligência e discriminatória. Na minha auto avaliação percebi que a devoção, a entrega ao Senhor era o único meio que eu conheci para me livrar dos sentidos e mente descontroladas. Isso é cíclico pois a cada pequena derrota nesta batalha minha tendência é ter as ações  deprimidas pela sensação de incoerência e inadequação.

Eu percebi  a minha respiração, mas não estava conseguindo amar a respiração.

Pensei; o conhecimento primeiro se dá através do intelecto discriminativo, que nos mostra o que estamos fazendo, quais as nossas decisões . Então o conhecimento , além do amor e da devoção também é obtido através das boas escolhas. Apesar de ter feito a escolha de não manifestar as minhas emoções descontroladas no pensamento, me senti mal a autoavaliação afetou a autoconfiança e isso afetou a  minha disciplina. 

Vendo tudo o que tenho que transformar em mim , com os olhos bem abertos percebi que minha prece , ritual estavam diferentes, talvez com menos energia do que de costume.

Antes de meditar pela manhã   na sequencia da Shree Shree Guru Gita versículo 329:

  namaste nãtha bhagavan sivãya gururupine

vidyãvatãrasamsiddhyai svikrtãnekavigraha

329. Eu me curvo a você, meu Senhor, ó Bhagavan, Shiva na forma do guru preceptor, você é a encarnação do conhecimento para a obtenção da perfeição e também assumiu muitas formas.


Parvati estava reconhecendo O Senhor Shiva, o gurupreceptor como a encarnação do conhecimento que assume mutitas formas. Ele , o Seu Supremo na meditação. O Senhor Krishna na devoção de Draupadi e o Senhor Shiva me ensinando o que preciso transformar em mim se quero evoluir espiritualmente até a perfeição.

Fui meditar e tentei ao máximo me entregar ao Senhor, pedindo a Sua graça, e a condução da minha respiração, do prana durante todo o tempo. Dissolvi os pensamentos que iam chegando e apenas me concentrei nas alterações que estavam ocorrendo no meu interior. Me senti ainda cansada mas muito abençoada ! Pensei no muito esforço mal direcionado que ainda insiste em rondar nesta dimensão material da existência.

Hoje Abri a Shrimad Bhagavad Gita e me deparei com este versículo que fala da depressão de arjuna, o seu dilema! primeiro pensei que já estava tão deprimida e o Senhor me falava sobre isso. Ele estava me alertando

Então me lembrei , veio à minha mente  algumas coisas que ele falou:

 Shri Guru Bhagavan ensinou no seu discurso no evento  May 4, 2024 - Public Talk: Mindfulness & Mental Health - Palatine, IL:

Dentre preciosos ensinamentos Shri Guru falou da atenção Plena. Se tivermos um copo com 1/2 de agua e perguntarmos para as pessoas o que estão vendo, uns dirão apenas um copo ( indiferentes) outros 1/2copo vazio ( os pessimistas) outros 1/2 copo cheio ( os otimistas) os que êm a atenção plena verão um copo cheio 1/2 com água e 1/2 com espaço. Assim é a nossa mente, quando estamos plenos de Deus, do Ser Superior em cada chakra, cada setor das nossas vidas, vamos ter a atenção plena, a percepção da realidade. 

 Pra mim a sua recomendação é manter a consciência na respiração e no amor divino, em qualquer circunstância é um exercício contínuo.

Sobre a depressão, falou de Arjuna no Campo da Batalha, desanimado e descontente, se sentindo incapaz de matar os seus parentes, embora fossem do mal. Assim somos nós, sem coragem para enfrentar nossos inimigos internos que nos parecem tão familiares. Ele disse o Senhor Krishna disse que se levantasse e corajosamente enfrentasse o mal  e lutasse. Ele estaria o tempo todo guiando a carroagem do corpo , os sentidos e a mente. Todos na plateia, muitos que não eram kriyavans ficaram curiosos em saber como. Assim o Mestre disse que havia um modo simples que as pessoas poderiam experimentar alí mesmo, ele iria ensinar. Isso é possível prestando atenção à respiração, a vida neste corpo só é possível com a respiração.

  Muitos fizeram perguntas sobre as doenças que afetam a saúde da mente na vida moderna .Ele explicou que a falta de moderação era a causa de todas estas doenças.

Me lembrei de quando frente à avalanche de problemas que tomavam conta da minha vida, uma fase de descrença, desesperança , decepção religiosa e profissional, eu fiquei deprimida por um longo período. Todas as tentativas de encontrar nos prazeres do mundo eram falhas. Nem os medicamentos eram capazes de aliviar a minha dor e imobilidade. mergulhada em tamas eu não via saída. Me lembrei que o Mantra Gaytri e o Dewa, um discípulo de Yogananda que me acolheu amorosamente e em apresentou a Kriya Yoga. Ele afirmava que o Mestre havia me salvado da morte no grave acidente que sofri. Babaji estava sempre nos nossos encontros de modo sutil. Curiosa  pela transformação que sentia gradativa e intensamente desejei ser iniciada na Kriya Yoga. Isso me levou aos pés do Mestre, enfim sem entrar em detalhes eu já havia vivenciado um grave estado de depressão.

Então alguns quiseram saber como cuidar da depressão , como ser moderados. Sobre a necessidade de medicamentos , ele disse que podemos tomar medicamentos da medicina moderna mas que se não mudássemos a nossa mentalidade e atitudes nunca iriamos nos livrando deles gradativamente. Perguntaram sobre a Kriya Yoga  ele disse que com ela cada setor da nossa vida iria ser moderado, mas teria que ser aprendida através de um professor qualificado. Disse que deveríamos nos esforçar para ser mais positivos,   pessoas melhores, com mais bom humor, sorridentes e contentes. Mas a plenitude só era possível com uma conexão autêntica com Deus. Não era preciso eliminator, reduzir uso de aparelhos  tecnológicos. Isso afastaria as pessoas da depressão.

É assim que o Mestre continua afirmando que a disciplina amorosa a autoanálise, a auto disciplina e a entrega de toda a vida para Deus , para a condução do Mestre são a Sadhana, não tem magia, não tem imaginação. É somente seguir os seus ensinamentos seguir o seu exemplo.

 Eu estava participando online na sua presença onisciente. Um simples pranayama guiado por ele, tocou profundamente o meu coração. Convidou todos a se sentarem com a coluna ereta,  Com atenção na fontanela dar respirações lentas e profundas. Inspirando o amor por Deus, nos unindo a Ele e expirando a Sua paz. No mesmo instante recebi uma chuva de bênçãos .Foi tocante, a vivência da plenitude com a condução online de Shri Guru.

 Neste caso a memória despertada pela sinceridade em aprender , me proporcionou esta rica lição. De continuar lutando o máximo, se entregando o máximo, sem perder a fé, a esperança e o contentamento. Este é o caminho para a Paz e a Felicidade.

Em um dos seus discursos ,Shri Guru falou da devoção e conhecimento perfeito de Hanuman, moralidade, força e extrema devoção.  Ele ficou minúsculo e se transformou em um Gigante.

Mesmo tendo só ouvir falar  da força, o conhecimento e o poder infinito de Hanuman para servir o  Senhor Rama  e restaurar o dharma ,  me lembrei do seu amor incondicional e do calor no coração sempre que entoamos o Hanuman Chalisa.

Devoção, amor incondicional a Shri Guru, me lembrei de Hanuman em Balighai que me atraia sem eu saber porque . Entoei muitas vezes o Hanuman Chalisa, e aos poucos vou tentando compreender com o coração. Ele que  que guarda as quatro portas do Templo de Jagannath





Hanuman Chalisa - 

हनुमान चालीसा

Hanuman Chalisa

Bhakta Hanuman

Bhakta Hanuman

श्रीगुरु चरण् सरोजरज, निजमनमुकुर सुधार ।

बरणौ रघुबर बिमल यश, जो दायक फलचार ॥

Shrii-Guru Carann Saroja-Raja, Nija-Mana-Mukura Sudhaara |

Barannau Raghu-Bara Bimala Yasha, Jo Daayaka Phala-Caara ||


Com a poeira dos pés de lótus de Sri Gurudeva, limpo o espelho da minha mente.

Narro a Glória Sagrada de Sri Raghubar (Sri Rama Chandra), que concede os Quatro Frutos da Vida (Dharma, Artha, Kama e Moksha).


बुद्धिहीन तनु जानिके, सुमिरौं पवन कुमार ।

बल बुद्धिविद्या देहु मोहिं, हरहु कलेश विकार ॥

Buddhi-Hiina Tanu Jaanike, Sumirau Pavan Kumaar |

Bala Buddhi-Vidyaa Dehu Mohi, Harahu Kalesha Vikaar ||


Considerando-me um ignorante, medito em você, ó Pavan Kumar (Hanuman).

Conceda-me Força, Sabedoria e Conhecimento, e Remova minhas Aflições e Manchas.


जय हनुमान ज्ञान गुण सागर ।

जै कपीस तिहुँलोक उजागर ॥

Jay Hanumaan Jnaan Gunn Saagar |

Jai Kapiis Tihu-Lok Ujaagar ||


Vitória para você, ó Hanuman, que é o oceano de sabedoria e virtude,

Vitória para o Senhor dos Macacos, que é o Iluminador dos Três Mundos


रामदूत अतुलित बलधामा ।

अंजनि-पुत्र पवन-सुत नामा ॥

Raama-Duut Atulit Bala-Dhaamaa |

Anjani-Putra Pavan-Sut Naamaa ||


Você é o Mensageiro de Sri Rama possuindo Força Imensurável,

Você é conhecido como Anjani-Putra (filho de Anjani) e Pavana-Suta (filho de Pavana, o deus do vento).


महाबीर बिक्रम बजरंगी ।

कुमति निवार सुमति के संगी ॥

Mahaa-biir Bikrama Bajarangii |

Kumati Nivaar Sumati Ke Sangii ||


Você é um grande herói, extremamente valente e com corpo tão forte quanto a Maça

Você é o dissipador dos maus pensamentos e o companheiro do bom senso e da sabedoria.


कंचन बरण बिराज सुबेशा ।

कानन कुंडल कुंचित केशा ॥

Kancan Barann Biraaj Subeshaa |

Kaanan Kunddala Kuncita Keshaa ||


Você possui uma tonalidade dourada e está bem vestido,

Você usa brincos e tem lindos cabelos cacheados.


हाथ बज्र औ ध्वजा बिराजै ।

काँधे मूँज जनेऊ साजै ॥

Haath Bajra Au Dhvajaa Biraajai |

Kaandhe Muuj Janeuu Saajai ||


Você segura a Maça e a Bandeira em suas mãos.

Você usa o Fio Sagrado em seu ombro.


शंकर-सुवन केशरी-नन्दन ।

तेज प्रताप महा जग-वंदन ॥

Shankar-Suvan Kesharii-Nandan |

Teja Prataap Mahaa Jag-Vandan ||


Você é a Encarnação do Senhor Shiva e Filho de Kesari,

Você é adorado pelo mundo inteiro por sua grande força e coragem.


विद्यावान गुणी अति चातुर ।

राम काज करिबे को आतुर ॥

Vidyaavaan Gunnii Ati Caatur |

Raam Kaaj Karibe Ko Aatur ||


Você é instruído, virtuoso e extremamente inteligente,

Você está sempre ansioso para fazer as Obras de Sri Rama.


प्रभु चरित्र सुनिबे को रसिया ।

रामलषण सीता मन बसिया ॥

Prabhu Caritra Sunibe Ko Rasiyaa |

Raamalassann Siitaa Man Basiyaa ||


Você se deleita em ouvir as glórias de Sri Rama,

Você tem Sri Rama, Sri Lakshmana e Devi Sita morando em seu coração.


सूक्ष्म रूपधरि सियहिं दिखावा ।

विकट रूप धरि लंक जरावा ॥

Suukssma Ruupadhari Siyahi Dikhaavaa |

Vikatt Ruup Dhari Lamka Jaraavaa ||


Você apareceu diante de Devi Sita assumindo uma forma diminuta (no Lanka),

Você assumiu uma forma incrível e queimou Lanka.


भीम रूप धरि असुर सँहारे ।

रामचन्द्र के काज सँवारे ॥

Bhiim Ruup Dhari Asur Samhaare |

Raamacandra Ke Kaaj Samvaare ||

Você assumiu uma forma gigantesca e destruiu os demônios,

Cumprindo assim a tarefa de Sri Rama.


लाय सजीवन लखन जियाये ।

श्री रघुबीर हरषि उर लाये ॥

Laay Sajiivan Lakhan Jiyaaye |

Shrii Raghubiir Harassi Ur Laaye ||


Você trouxe a erva Sanjivana e reviveu Sri Lakshmana.

Por causa disso, Sri Rama abraçou você transbordando de alegria.


रघुपति कीन्ही बहुत बडाई ।

तुम मम प्रिय भरतहिसम भाई ॥

Raghupati Kiinhii Bahut Baddaaii |

Tum Mam Priya Bharatahisam Bhaaii ||

Sri Rama te elogiou muito,

E disse: “Você é tão querido para mim quanto meu irmão Bharata”.


सहस बदन तुम्हरो यश गावैं ।

अस कहि श्रीपति कण्ठ लगावैं ॥

Sahas Badan Tumharo Yash Gaavai |

As Kahi Shriipati Kanntth Lagaavai ||


"O Seshnag de Mil Cabeças Canta Sua Glória",

Disse Sri Rama para você, tomando-o em seu abraço.


सनकादिक ब्रह्मादि मुनीशा ।

नारद शारद सहित अहीशा ॥

Sanakaadik Brahmaadi Muniishaa |

Naarad Shaarad Sahit Ahiishaa ||


Sanaka e outros Sábios, Senhor Brahma e outros Deuses,

Narada, Devi Saraswati e Seshnag 


यम कुबेर दिगपाल जहाँते ।

कवि कोविद कहि सकैं कहाँते ॥

Yam Kuber Digapaal Jahaate |

Kavi Kovid Kahi Sakai Kahaate ||

Yama (deus da morte), Kubera (deus da riqueza), Digpalas (as divindades guardiãs),

Poetas e estudiosos não foram capazes de descrever suas glórias por completo.



तुम उपकार सुग्रीवहिं कीन्हा ।

राम मिलाय राजपद दीन्हा ॥

Tum Upakaar Sugriivahi Kiinhaa |

Raam Milaay Raajapad Diinhaa ||


Você prestou uma grande ajuda a Sugriva.

Você o apresentou a Sri Rama e assim devolveu seu reino.


तुम्हरो मंत्र विभीषण माना ।

लंकेश्वर भये सब जग जाना ॥

Tumharo Mamtra Vibhiissann Maanaa |

Lamkeshvar Bhaye Sab Jag Jaanaa ||


Vibhisana seguiu seu conselho,

E o mundo inteiro sabe que ele se tornou o rei de Lanka.


युग सहस्र योजन पर भानू ।

लील्यो ताहि मधुर फल जानू ॥

Yuga Sahasra Yojana Para Bhaanuu |

Liilyo Taahi Madhura Phala Jaanuu ||


O Sol que estava a uma distância de dezesseis mil milhas,

Você engoliu (o Sol) pensando que era uma fruta doce.


प्रभु मुद्रिका मेलि मुख माहीं ।

जलधि लाँधि गये अचरजनाहीं ॥

Prabhu Mudrikaa Meli Mukh Maahii |

Jaladhi Laadhi Gaye Acarajanaahii ||


Carregando o Anel do Senhor Sri Rama em sua boca,

Você cruzou o oceano, não é de admirar isso.


दुर्गम काज जगत के जेते ।

सुगम अनुग्रह तुम्हरे तेते ॥

Durgam Kaaja Jagat Ke Jete |

Sugam Anugrah Tumhare Tete ||

Todas as tarefas difíceis deste mundo,

São facilitados por sua graça.


राम दुआरे तुम रखवारे ।

होत न आज्ञा बिन पैसारे ॥

Raam Duaare Tum Rakhavaare |

Hot Na Aajnyaa Bin Paisaare ||


Você é o Guardião do Reino de Sri Rama.

Ninguém pode entrar sem sua permissão.


सब सुख लहै तुम्हारी सरना ।

तुम रक्षक काहू को डरना ॥

Sab Sukha Lahai Tumhaarii Saranaa |

Tum Rakssak Kaahuu Ko Ddaranaa ||


Aqueles que se refugiam em Ti desfrutam de toda Felicidade.

Se você é o protetor, o que há para temer?


आपन तेज सम्हारो आपै ।

तीनों लोक हाँकते काँपै ॥

Aapan Tej Samhaaro Aapai |

Tiino Lok Haakate Kaapai ||

Somente você pode controlar sua grande energia.

Quando você ruge, os três mundos tremem.



भूत पिशाच निकट नहिं आवै ।

महाबीर जब नाम सुनावै ॥

Bhuut Pishaaca Nikatt Nahi Aavai |

Mahaabiir Jab Naam Sunaavai ||


Fantasmas e espíritos malignos não chegarão perto,

Quando alguém pronuncia o nome de Mahavir (Hanuman).


नाशौ रोग हरै सब पीरा ।

जपत निरन्तर हनुमत बीरा ॥

Naashau Rog Harai Sab Piiraa |

Japat Nirantar Hanumat Biiraa ||


Você destrói doenças e remove todas as dores,

Quando alguém pronuncia seu nome continuamente.


संकट से हनुमान छुडावै ।

मन क्रम बचन ध्यान जो लावै ॥

Samkatt Se Hanumaan Chuddaavai |

Man Kram Bacan Dhyaan Jo Laavai ||

Hanuman liberta alguém das dificuldades,

Quando alguém medita Nele com mente, ações e palavras.


सब पर राम तपस्वी राजा ।

तिनके काज सकल तुम साजा ॥

Sab Par Raam Tapasvii Raajaa |

Tinake Kaaj Sakal Tum Saajaa ||


Sri Rama é o Rei dos Tapaswis (devotos envolvidos em penitências).

E você (Hanuman) cumpre todas as obras de Sri Rama (como zelador).


और मनोरथ जो कोइ लावै ।

सोइ अमित जीवन फल पावै ॥

Aur Manorath Jo Koi Laavai |

Soi Amit Jiivan Phal Paavai ||


Devotos que têm quaisquer outros desejos,

No final das contas obterá o Fruto Mais Elevado da Vida.


चारों युग परताप तुम्हारा ।

है परसिद्ध जगत उजियारा ॥

Caaro Yug Parataap Tumhaaraa |

Hai Parasiddh Jagat Ujiyaaraa ||


Sua Glória prevalece em todas as Quatro Eras.

E sua fama se irradia por todo o mundo.


साधु संत के तुम रखवारे ।

असुर निकंदन राम दुलारे ॥

Saadhu Sant Ke Tum Rakhavaare |

Asur Nikandan Raam Dulaare ||

Você é o Salvador dos Santos e Sábios.


Você destrói os demônios, ó amado de Sri Rama.


अष्टसिद्धि नव निधि के दाता ।

अस बर दीन जानकी माता ॥

Assttasiddhi Nava Nidhi Ke Daataa |

As Bar Diin Jaanakii Maataa ||


Você pode dar os Oito Siddhis (poderes sobrenaturais) e os Nove Nidhis (tipos de devoções).

Mãe Janaki (Devi Sita) deu esta bênção a você.


राम रसायन तुम्हरे पासा ।

सदा रहो रघुपति के दासा ॥

Raam Rasaayan Tumhare Paasaa |

Sadaa Raho Raghupati Ke Daasaa ||


Você mantém a Essência da Devoção a Sri Rama.

Você sempre permanece como o servo de Raghupati (Sri Rama).


तुम्हरे भजन रामको पावै ।

जन्म जन्म के दुख बिसरावै ॥

Tumhare Bhajan Raamako Paavai |

Janma Janma Ke Dukh Bisaraavai ||


Através da Devoção a Você, obtém-se Sri Rama,

Libertando-se assim das tristezas de vida após vida.


और देवता चित्त न धरई ।

हनुमत सेइ सर्व सुख करई ॥

Aur Devataa Citta Na Dharaii |

Hanumat Sei Sarva Sukh Karaii ||

Mesmo sem adorar quaisquer outras divindades,

Obtém-se toda a felicidade quem adora Sri Hanuman.


जै जै जै हनुमान गोसाई ।

कृपा करहु गुरुदेव की नाई ॥

Jai Jai Jai Hanumaan Gosaaii |

Krpaa Karahu Gurudev Kii Naaii ||


Vitória, vitória, vitória para você, ó Hanuman,

Por favor, conceda sua Graça como nosso Guru Supremo.


जोह शत बार पाठ कर जोई ।

छुटहि बन्दि महासुख होई ॥

Joh Shat Baar Paattha Kar Joii |

Chuttahi Bandi Mahaasukh Hoii ||

Aqueles que recitam este Hanuman Chalisa cem vezes (com devoção),

Serão libertados da escravidão mundana e obterão grande felicidade.


जो यह पढै हनुमान चालीसा ।

होय सिद्धि साखी गौरीसा ॥

Jo Yah Paddhai Hanumaan Caaliisaa |

Hoy Siddhi Saakhii Gauriisaa ||


Aqueles que lêem o Hanuman Chalisa (com devoção),

Tornar-se-á Perfeito, Senhor Shiva é a Testemunha.


तुलसीदास सदा हरि चेरा ।

कीजै नाथ हृदय महँ डेरा ॥

Tulasiidaas Sadaa Hari Ceraa |

Kiijai Naatha Hrday Mah Dderaa ||


Tulsidas que é sempre o servo de Hari.

Roga ao Senhor para residir em seu coração.


पवनतनय संकट हरन,

मंगल मूरति रूप ।

रामलखन सीता सहित,

हृदय बसहु सुरभूप ॥

Pavanatanaya Samkatt Harana,

Mamgal Muurati Ruup |

Raama-Lakhana Siitaa Sahit,

Hrday Basahu Surabhuup ||


Sri Hanuman, que é o Filho de Pavana, que Remove as Dificuldades,

Quem tem uma forma auspiciosa,

Com Sri Rama, Sri Lakshmana e Devi Sita,

Por favor, habite em meu coração.


om tat sat om 



sábado, 4 de maio de 2024

Kriya Yoga Sadhana 26 Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 4 de Maio

 Kriya Yoga Sadhana 22  Shrimad Bhagavad Gita no dia  a dia, 4 de Maio 

Shrimad Bhagavad Gita

Samkya yoga

A Yoga do Conhecimento de Si 

Capítulo 2 versículo 66




2:66. nã 'sti buddhir ayuktasya
na cã 'yuktasya bhãvanã
na cã bhãvayayatah sãntir
asãntasya kutah sukham

2:66 A pessoa que não controlou a sua mente e os seus sentidos não pode discriminar o intelecto. Nem pode tal pessoa ter um sentido de dever e, portanto, não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Vidura foi até Yudhistara em uma carruagem em movimento rápido. Vendo que Vidura parecia um pouco desconcertado, inquieto e triste, Yudhisthira sentou-se e perguntou a Vidura o que aconteceu com ele e por que ele tinha vindo. Yudhithira continuou perguntando o que estava acontecendo, o que é uma qualidade de pessoas boas que se preocupam com os outros. Vidura queria conhecer a mente de Yudhisthir

e então ele perguntou:"O que você acha de jogar dados?
Yudhishthira disse: "Jogar dados é a causa de todos os vícios e conflitos. Pessoas inteligentes deveriam ficar longe do jogo. Não é bom". Então Vidura disse a Yudhishtira que Dhritarashtra, seu avô, o convidou para jogar dados. Porém, é uma ordem e não um convite.

e então ele perguntou:"O que você acha de jogar dados?
Yudhishthira disse: "Jogar dados é a causa de todos os vícios e conflitos. Pessoas inteligentes deveriam ficar longe do jogo. Não é bom". Então Vidura disse a Yudhishtira que Dhritarashtra, seu avô, o convidou para jogar dados. Porém, é uma ordem e não um convite.

Jogar dados  simbilicamente significa espalhar o amor celestial, aumentar a energia vital e a vida, ou pode dizer, espalhar a devoção celestial ou a consciência de Deus.

Isso não é realmente ruim. Qual é a causa do conflito?

Você tem que expandir sua consciência e sua visão para ver o Senhor Vishnu em todos os lugares, assim como você pode ver no céu.
Aquele que deseja o progresso espiritual terá um conflito, mas o conflito é seu antigo interesse e hábitos, conflito com sua mente e emoções, algumas coisas entram em conflito com seus familiares e amigos.

se você quer meditar, mas sua mente diz que você vai dormir. o conflito é se você meditar você expandirá sua consciência. É um jogo de consciência. Se você quiser expandir sua consciência, então haverá conflito.

Aksha é olho. Existem dois tipos de visão: visão estreita e visão expansiva. Na meditação, quando fechamos os olhos, nossa visão se expande. Vemos um vasto espaço vazio. No entanto, quando abrimos os olhos, ou aksha, podemos ver apenas um espaço limitado.

Meditação, oração e consciência de Deus abrem os olhos e expandem a consciência. Mas Shakuni, a pessoa com menos capacidade, diminui a visão. A meditação expande a visão, mas Shakuni é a tendência que estreita a visão


É conhecido como mente estreita e, em outras palavras, mente aberta generosa  e mente  mesquinha . Se você é mau, você se rebaixa. Se você é generoso e mostra generosidade, você vive em unidade com todos.
 Quando  Draupadifoi acusada de prostituta, humilhada e ordenada que se despisse Todod ficaram em silêncio
 A prece de  Draupadi, estava em seu lugar, amados, os Pandavas. Vendo sua miséria e incapacidade, Draupadi começou a orar sinceramente pela ajuda dos mais velhos:
Vocês estão todos cegos? Você pode ver a tortura de sua nora, sua neta?

Ninguém se apresentou. Finalmente Draupadi orou ao Senhor Krishna. É uma bela oração:
Ó Govinda! Ó Tu que mora em Dwaraka que gosta de covardes (de Vrindavana). Ó Keshava, não veja que os Kauravas estão me humilhando. Ó Senhor, marido de Lakshmi, ó Senhor de Vraja (Vrindavana). Ó destruidor de todas as aflições, ó Jardana, salva-me que estou afundando no oceano Kaurava. Ó Krishna, ó Krishna, ó Tu criador de todas as coisas, ó Govinda, salva-me, pois estou angustiado e perdendo meus sentidos no meio dos Kurus.

Ela foi fundida na consciência de Deus. Ela permaneceu honesta e casta
Quando Nossas orações começam com dualidade e distância. Mas quando a oração se torna perfeita, a dualidade e a distância desaparecem, e esse é o estado de união
prapannam a última palavra da sua oração significa entrega total de si mesma ao Senhor


três palavras em sânscrito:
sharanagati, prapatti e ishwarapranidhana.



a entrega completa é tomar verdadeiro refúgio no Senhor.

A entrega é o estado sem  egoísmo e de aceitação de Deus como fonte de vida e amor.
Tudo o que temos é devido à Sua graça, e tudo o que fazemos devemos fazê-lo com amor a Deus e oferecer a Deus e oferecer ao Senhor - antes de fazermos, enquanto fazemos, e, enquanto fazemos, e mesmo depois concluir qualquer trabalho. Cada ação deve ser uma oferenda e uma oração. Cada resultado da ação deve ser dedicado. Se sua oferta estiver completa, Deus aceitou o alimento que está diante de nós. Deus aceitou, torna-se prasad, então vem de Deus.

jai guru




Na minha sadhana , acordei confusa ,  depois de orar  e pedir ao Senhor nas muitas formas que ele se apresenta. Entreguei minha aflição , a preocupação inútil aa Deus,  ao guru preceptor ao Senhor Krishna e e Jagannath sua resposta sempre é imediata, sua presença na minha vida a tanto tempo com paciência e misericórdia pela minha forma desajeitada de expressar aquilo que tanto desejo , que é realmente viver em paz, na Paz do Senhor. Meu pequeno altar com as formas divinas que me acompanham têm sua síntese nesta imagem. (jai guru).

 Minha devoção infantil as vezes me faz rir sozinha.

Antes da meditação hoje, cantei eu escrevi no blog dando sequencia a cada verso

 Shree Shree Guru Gita  Skanda Purana ( Livro 3 verso 327)

saccidãnandarupãya vyãpine paramãtmane
namah srigurunãthãya prakãsãnandamurtaye

327. Eu me curvo ao meu guru preceptor, meu senhor, que é sat-chit-ananda (existência-consciência-bem-aventurança), que tudo permeia, o Ser supremo e a personificação da vida e do amor.

om srigurave namah

Hoje na meditação durante o shambhavi mudra um pensamento me ocorreu em alguns segundos, quando minha respiração atravessou o espaço do terceiro chakra, o pensamento que o controle da mente e a respiração são as formas de ter a visão da divinda com os olhos abertos. Ah tentando me render ofereci a respiração a Deus.

 Entendi minha falha na oração antes da alimentação , a falta de entrega de todo alimento a Deus. O alimento é tudo o que produzimos, com a mente e os sentidos, tudo que é trazido para a nossa mente e está confuso. Entregar os pensamentos a Deus é o exercício agora, está faltando discriminação intelectual antes de tomar decisões , deixar as emoções tomarem conta. Somente o espaço de tempo entre a inspiração e expiração podem nos dar a chance de realmente pensar ( discriminar e decidir) aí então  a inspiração vai levar tudo até Deus ( o pensamento e os sentidos) com esta entrega ao Senhor se for total na fontanela, a energia vai voltar através dos chakras e ser entregue a Deus na base

Após a meditação convivi com minha filha , nos alimentamos juntas e conversamos das coisas que a preocupam e a necessidade de contemplar a Mãe Natureza para ganhar força e coragem para enfrentar os desafios do dia adia. Ela vai contemplar o por de sol. Minha nora se lembrou de mim, mesmo estando doente e me mandou uma mensagem encorajadora. Meu filho ligou e conversamos sobre isso também, ele falou para o mar pegar ondas e sempre ora para a Mãe Natureza e também recebe a energia e coragem para viver em paz.

Dando continuidade ao meu dia segui para este blog no qual eu descrevo o meu dia a dia, como estou constuindo a racionalidade discriminatória, nesta luta entra a minha conexão divina, a consciência e o contrle dos sentidos e da mente. 

Aleatoriamente, ou melhor confiando na graça divina, confiando na mensagem de Deus,  oro e abro a Shrimad Bhagavad Gita ,sempre penso no Paramahamsa Hariharananda e no meu Mestre quando faço isso.  Aí estudo, reflito  em um ou mais dias até ter alguma convicção interior.TRendo me lembrar relacionar isso com minha prática no dia a dia e na meditação.

Shrimad Bhagavad Gita   Samkya yoga A Yoga do Conhecimento de Si 

Capítulo 2 versículo 66

2:66. nã 'sti buddhir ayuktasya

na cã 'yuktasya bhãvanã

na cã bhãvayayatah sãntir

asãntasya kutah sukham

2:66 A pessoa que não controlou a sua mente e os seus sentidos não pode discriminar o intelecto. Nem pode tal pessoa ter um sentido de dever e, portanto, não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Penso onde eu me situo ? Em qual nível de ignorância estou vivendo hoje? Qual o caminho do crescimento? Como melhorar? Pedi ajuda para Deus,

Me identifiquei totalmente com esta fala do Senhor que explica a dificuldade de manter a paz da meditação no dia a dia, apesar do meu esforço para nunca esquecer a respiração, de amar a DEus em cada respiração. 

No meu caso não tenho muito mais a oferecer a Deus na verdade minha luta é manter a disciplina  e servir no que for possível, como e onde, isso o Mestre é que sabe , conhece os desígnios de Deus.

Senhor Shiva ensina que é o guru preceptor, ele é a verdade a paz e a felicidade, nele está a resposta.

O Senhor Shiva está sempre ensinando para a Mãe Parvati, sua discípula perfeita, tudo sobre a Divindade o Mundo espiritual e o guru preceptor como Senhor Shiva , a personificação do Ser Supremo. Ele Diz que o guru preceptor é Sat-chit ananda ( nele está o mistério da existência, a consciência e a bem aventurança ou a felicidade. Estou aprendendo a viver isso.

Nesta etapa da vida o corpo está se degenerando rapidamente, a mente já não tem aquela agilidade e a memória tem que ser controlada para não estar fixada no passado, mas deixar que o O Senhor Shiva e Mãe Kali aniquilarem tudo o que não for divino do passado, perdoando aquilo que foi inadequado e ruim, darem  clareza para assumir o karma, força e coragem para seguir em frente, e atravessar o portal da morte , com fé alegria e amor e  Isso o Mestre ensina sempre 

O Senhor Krishna ensina a ser inteligentes e fazer uma auto avaliação sincera

.Hoje minha reflexão acerca do versículo 66, onde o Senhor diz para Arjuna que a discriminação do intelecto somente acontece quando  controlamos a mente e os sentidos. Eu me identifiquei que sempre que não estou tentando a sensação é de infelicidade e não consigo ter paz. Os sentidos, a mente agitada pela memória e tentativa de racionalizar não são suficientes para ter paz e felicidade, ser pacífica e amorosa em qualquer situação. Sempre é tempo de aprender e se transformar naquilo que desejamos. Mãe Gomata e Gopala têm me ajudado .

Pedi uma luz. Aí abri o livro do Mestre :Mahabharata , The entrance to the Temple of the Gita,  Capítulo 12 na página 184.

 Ele descreve a vida do Senhor Krishna  quando ele explica o significado do jogo de dados que precedeu a Batalha de Kurukshetra, e a devoção de Drupadi . Tentando fazer esta auto avaliação segui estudando e entendi que 

Shri Guru diz que quando estamos absortos em Deus com os olhos fechados, nossa visão se  expande. Com os olhos abertos nossos sentidos querem nos levar para a escravidão e queda isso nos causa o conflito , os maus hábitos tendem a se repetir.

A entrega é o estado de egoísmo e de aceitação de Deus como fonte de vida e amor.
Tudo o que temos é devido à Sua graça, e tudo o que fazemos devemos fazê-lo com amor a Deus e oferecer a Deus e oferecer ao Senhor - antes de fazermos, enquanto fazemos, e, enquanto fazemos, e mesmo depois concluir qualquer trabalho. Cada ação deve ser uma oferenda e uma oração. Cada resultado da ação deve ser dedicado. Se sua oferta estiver completa, Deus aceitou o alimento que está diante de nós. Deus aceitou, torna-se prasad, então vem de Deus.

Meditar com amor, entrega tem sido a forma de me conectar com o Senhor, Percebi que minha prece só é manter o crescimento espiritual. Entrego tudo a Deus  na oração.  Com os olhos abertos estou aprendendo, exercitando respirar calmamente, prestando atenção na respiração, a inspiração a paz do Senhor e a expiração. Mas o meu exercício sempre é interrompido por um fator externo, aí meus sentidos que haviam experimentado o controle querem me levar para baixo. Estou tentando manter a fé e o amor e acalmar a mente agitada com a respiração. 
 ( que irradia para o prazer, o conhecimento e o nosso caminhar)  a cada ciclo cada vez mais  e mais ,

. Se nos rendemos ao Senhor Krishna cantamos o seu nome, nos lembramos dele o tempo todo , na oração e ação aí vamos ter a certeza de fazer o que o Mestre nos ensina sempre, de muitas formas.

Mesmo quando não somos inteligentes nossas mentes e sentidos não nos trazem a paz . Devemos nos refugiar no Senhor, como Draupadi humilhada  .

 Recebi uma mensagem de um kriyavan , Shri Guru com um olhar firme e sereno ao lado  uma flor de lotus dourada, no centro havia uma chama dourada. Isso me confortou. O lotus do coração de cristal se transformando. .Foi uma mensagem direta para a minha situação, ser possível ir além enquanto tivermos vida , amar  jai guru

 Quando nossos sentidos nos cegam e nos tornam omissos e imobilizados, inertes ,  a força e o poder Maternal da Mãe Divina , a energia divina  nos dá coragem para enfrentar os desafios  e nos acolhe. Drupadi é o poder da Mãe Divina  que se entrega totalmente  à Deus. Meditar é aprender a utilizar a energia divina para nos tirar da omissão , da miséria.. Mãe Shakti, Mãe Natureza, Mãe Kali, Mãe Laksmi, Mãe Saraswati, Mãe Parvati Mãe Gomata, Mãe Yemanja, Mãe Maria e todas as suas  outras formas..Elas nos fazem crescer, nos ensinam e ter coragem, gestar  e nutrir a divindade até ela aflorar. Ela é A Mãe de todas as escrituras e da fala, ela decodifica o conhecimento Supremo. Shri Guru é a força do amor da Mãe Divina. 

A entrega, a devoção nos permitem voltar mais e mais para o estado de meditação e a busca de expandir os nosso corações. Reconhecendo nossa omissão apesar da boa intenção. Orar e nos entregar totalmente, se render ao Senhor em tudo vai nos transformar e espalhar o amor celestial, aumentar a energia vital e a vida, ou pode dizer, espalhar a devoção celestial ou a consciência de Deus.

 O  meu Senhor 

om asato mã sad gamaya
tamaso mã jyotir gamaya
mrtyor mã amritam gamaya

Leve-nos da falsidade à verdade; leva-nos da escuridão à luz, leva-nos da morte à imortalidade

om tat sat om