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terça-feira, 16 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 20 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 12 a 16 de Abril




                      Shrimad Bhagavad Gita         

Vishrupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Capítulo 11


11: 17 . Tu és o imperecível, o supremo,o ser realizado. Tu és o último refúgio no universo. Tu és o protetor, o imperecível, dharma eterno . Tu és o Espírito eterno. Eu percebo isso.

Shri Krishna é  o Ser Supremo , Arjuna teve seu darshn a visão divina.


SONG OF RAMAYAN WHEN SHABARI MEET RAM

 Esta semana Shri  Guru  no... está nos fazendo refletir na devoção a Shri Guru o guru preceptor com forma e sem forma. Shri Rama e  Shabari. 



Ele continua ensinando  o que é devoção! 

Fala da Sadhana, o caminho da Kriya Yoga segundo o Sábio Patanjali :

tapah, svadyaya e iswarapraninadani

 disciplina meditação , auto estudo e auto análise, entrega e devoção


Kriya Yoga a síntese da Yoga, união com o Ser Supremo ,  Karma, Conhecimento e Devoção , a síntese, a verdadeira Yoga.


Guru Brahma Guru Vishnu Guru Devo Maheshwara. Guru Sakshath Parambrahma Tasmai Shri Gurave Namaha

Guru é o criador Brahma; Guru é o preservador Vishnu; Guru é também do destruidor Shiva e ele é a fonte do Absoluto. Eu ofereço todo o esforço do meu trabalho ao Guru.


Shri Rama  É o Ser Supremo, fonte do absoluto um avatar  Shri Vishnu.

 Ele explica a  devoção de Śabarī,  ela siu de casa no dia do seu casamento.  Buscava conhecimento e queria saber o significado do Dharma.

Após dias de viagem, ela conheceu Sage Matanga no sopé do Monte Rishyamukha . Ela o aceitou como guru , servindo-o com devoção por muitos anos.

O sábio respondeu que, se ela oferecesse seva (serviço), ao Senhor Rama Ele  lhe daria darshana , a Visão Divina a comunicação divina com Ele. Seu guru disse a ela para aguardar a chegada de Rama.

 Então, enquanto estava sentado na postura de lótus, o sábio alcançou o Mahasamadhi .

 Seguindo o conselho de seu guru, Shabari esperou a chegada de Rama.

Ela, devota ao seu guru preceptor disciplinada , a cada dia louvava o Senhor e oferecia frutas e flores para Ele.  Ele aguardava o encontro com o Senhor Rama.

O Mestre ensina ação com amor, devoção.

Depois de muitoas anos quando já estava idosa e ainda cultuava O Senhor Rama. Ele veio ao seu encontro. Śabarī reconheceu Ishwara , Deus Supremo,  o amou e se rendeu a Ele.


Shri Guru continuou:

Somos filhos de Deus , Jesus falou que somos filhos de Deus.
 O que é ser filho?

Somos crianças mortais e seres humanos imortais. A criança obedece a lei de Deus, Deus está na fontanela.

Quando nós temos  medo não temos coragem. Olhamos para nós como seres miseráveis, com a roupa suja  ( chorei mito me identificando com a criança, vendo a sujeira acumulada nesta vida, a roupa suja da criança, Sinto medo e sem coragem como ela por não ter seguido o Dharma.

 Então se pensarmos na  Mãe corremos para perto dela. Ela cuida, limpa a sujeira.
Deus, é o mais amoroso É puro Amor É e Aquele que perdoa. Ele é onisciente, conhecle falae o nosso karma, o fruto das nossas ações.

Assim é o nosso guru preceptor , isso é o que ele fala, nos ensina. Ter a mente clara e devoção.
 Quem está servindo a quem?

O guru está servindo sempre. Seu gurudev Shri Hariharananda ensinou que Deus é o maior Servidor, ele sempre nos atende, Ele respira, serve dia e noite.

Deus é o senhor da Justiça, quando assumimos nossas faltas e nos unimos a Ele com devoção vamos responder pelos nossos karmas, suas consequências, mas com Ele, devotados a Ele  eremos ver Deus em tudo. Nos rendemos À Ele.

Quem se rende?

A raiva, o ego, a memória que está em nós

A Mãe nos leva para o alto.

Deus é Mãe. O guru preceptor é Mãe.

O Senhor diz:" Eu tenho esperado por você vida após vida. Você procura no mundo e não em mim"

Śabarī, amou e foi disciplinada, esperou Rama. Ela esperou muito tempo, fazia os rituais, cantava e orava. Deus a visitou.

Devoção é estar perto de Deus a cada momento, não perder tempo. A vida espiritual é viver sempre com Deus em tudo o que fazemos. Sempre esperando, servindo. Viver em boa companhia, com boas conversa. 

Na má companhia  ( com o celular, internet ,tv temos que ser prudentes).

Falar do bem, de Deus e coisas boas, com pessoas boas na companhia do Sadhu, conhecendo a vida dos Santos, das encarnações divinas.

Jesus e Krishna

Jesus e Krishna tiveram as vidas muito parecidas Jesus e Maria, Krishna e Yasoda. A Bíblia fala de Jesus e os Sabios, Na Bhagavad Gita e Upanishads falam do Senhor Krishna  

Na verdade no ocidente poucos conhecem a Bíblia. 

Seu gurudev Shri Hariharananda ensinou que todos deveriam ler um versículo da Bíblia todos os dias

A espiritualidade está além das religiões, acima dos dogmas.Guru é um princípio

Dentro do crânio entre o sexto e sétimo chakras lá estão os pés do Guru

Perceber sua presença lá é a real meditação é ouvir a glória do Divino Shri Guru

 Shri Guru é Bhagwan,  em sânscrito que significa "Senhor" ou "Divindade"

O Senhor; a forma  Pessoal Deus , dotado dos seis atributos: domínio, poder, glória, esplendor, sabedoria e renúncia.

 Guru é Brahma Vishnu e Maheswara
é Parabrahma

É Shri Krishna e outros avatares  Vishnu  e é  Shiva  Maheswara

 O Senhor Vishnu , Senhor Sri Krishna, o  Conhecimento, poder, riqueza, fama, beleza e misericórdia

 Bhagavan também representa o Deus abstrato sem forma , a Realidade Absoluta Suprema .

om srigurave  namah


É uma semana  Mãe Divina Durga Mãe Kali eliminando e dissolvendo o mal , a devoção perfeita na forma , Mãe Lakshnmi , Mãe  Saraswati e Mãe  Parvati e a devoção, união perfeita com Vishnu Brahma e Shiva. Shri Guru é a Mãe Divina em todas as suas formas.

Shri Guru ´é Jagannath, a síntese todas as formas e caminhos, è Parabrahma além de toda forma e nome o Yogi perfeito em plena união com o Ser Supremo, é o Ser Supremo.

O   Senhor Krishna é o Ser Supremo , Arjuna reconheceu isso na  Shrimad Bhagavad Gita         
Vishrupa Darshana Yoga. Shri Guru , meu Mestre é a sua manifestação, nos acompanha guia e acolhe  como Mãe Divina. 

Entreguei para ele, o seu coração infinito ,  o meu coração fragilizado,  e ele aceitou. Jai guru

 A semente plantada, o amor a ele na forma de Krishna Gopala um dia , hoje com a a proteção de Shi Krishna, a graça de Shri Guru o amor está pulsando dentro de mim e  preenchendo o meu coração eliminando a minha ignorância, minhas faltas e impressões. Me  mostra a realidade Este é o difícil caminho do amor  até que um dia seja  devoção plena de um Bhakta. Uma devota é  uma discípula qualificada sou apenas aquela que segue os rastro de Shri Guru dentro e fora de mim.

O fim da vida do Senhor Krishna neste mundo , de volta ao Panchatatva  cinco elementos , nos cinco chakras .  Todo o seu corpo foi oferecido a toda a criação. Mas seu coração ainda estava intacto. E o batimento cardíaco era o mesmo. E ainda hoje é  o mistério da morte de  Jagannath. Assim como muitos, eu sinto que o coração do Senhor Krishna  permanece eterno na deidade sendo apenas transferido a cada ciclo.  É o coração de Shri Guru para aqueles que o amam e seguem os seus passos.

Ouvi esta prece em algum lugar:

"Oh senhor! Quando eu morrer, que os elementos materiais que compõem meu corpo ainda possam ser usados ​​em Teu serviço. Que o elemento água se misture no poço onde Você vai se banhar. Que o elemento fogo entre no espelho onde você vê seu reflexo. Que o elemento espaço se funda no espaço em que Você caminha. Que o elemento terra se misture com o solo sobre o qual Você coloca Seus pés de lótus. Que o elemento ar se misture com a brisa que é criada quando Você é ventilado.”

Essa  é  graça divina krpa .




Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    307

krtãyã gurubhaktestu vedasãstrãnusãratah
mucyate pãtãkãdghorãd gurubhakto visesatah


307.Quando um guru bhakta (devotado ao guru preceptor) pratica a devoção prescrita nos textos védicos e outras escrituras, ele ou ela se torna livre de todos os pecados terríveis.

:
 Na Narada Bhakti Sutra

Narada divide os devotos amplamente em duas categorias: os  inferiores  e os superiores. Os  bhaktas inferiores  estão novamente divididos de duas maneiras. A primeira classificação é em três tipos de acordo com os três  gunas,  a saber:  Tamasika ,  Rajasika  e  Sattvika .

A segunda divisão é em três categorias de acordo com a aptidão dos aspirantes:  Arta  (angustiado),  Jijnasu  (curioso por conhecimento) e  Artharthi  (desejoso).

Os bhaktas verdadeiro  , de acordo com  Narada , são aqueles cuja devoção não é separada. O solo em que pisam é santificado e os lugares sagrados que purificam os outros são, de fato, purificados pela queda de seus pés ( Tirthi  Kurvanti  Tirthani ). Qualquer ação em que eles colocam a mão é transformada em uma ação nobre ( Sukarmikurvanti  Karmani ). Até os Deuses dançam de alegria ao ver tal devoto na terra ( Nrityanti  Devatah ) e os ancestrais ficam altamente exultantes por encontrarem uma alma tão grande em sua linhagem. A terra é protegida por tal salvador ( Sanatha  cheyam  bhurbhavati ).

Shri Guru ensina como ser  verdadeiro bhakta . Nós somos seus seguidores 

Casta, educação, aparência, linhagem familiar, riqueza ou ações não são distinções entre os trilhadores do caminho devocional, uma vez que possuem apenas uma identidade – a identidade de pertencer ao senhor. A inclinação para a adoração do senhor e para ouvir suas  lilas  é uma normalidade comportamental para um devoto. Todas as suas ações são entregues aos pés do Senhor.

O estudo das escrituras devocionais deve estar indispensavelmente associado à estrutura da rotina diária da pessoa. Qualquer ação prejudicial a este caminho devocional deve ser descartada da vida da pessoa. Virtudes como a não-violência, a limpeza (externa e interna), a compaixão e a fé reverencial devem ser cuidadosamente cultivadas.  


tasmai sriguruve namah






quinta-feira, 11 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 19 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 10 e 11/04

 

  Shrimad Bhagavad Gita

Capítulo 4 

Jnãna Yoga

 A Yoga do Conhecimento



 O Senhor  continuou dizendo

18. aquele que compreende a não-ação em ação, e a ação em não-ação, é sábio entre todos os seres humanos. Essa pessoa é um yogi que fez tudo o que deveria ser feito.


O que é ser um Yogi? A Kriya Yoga Sadhana


Shri Guru explana nos seus comentários do  Yogasutra de Patanjali, na Sadhana Pada 1


Meditação, autoanálise e entrega a Deus é Kriya Yoga.


Segue dizendo 

Kriya yoga é a junção das três, é filtrar , polir e disciplinar a mente impura até chegar à realização. A mente e a memória humana são complexas, agitadas, conflituosas e cheias de gostos e desgostos. 


O  caminho da kriya yoga 

Tapas é a geração do fogo interior para queimar o ego e as sementes do karma.
Existem sete planos de existência, que correspondem aos sete chakras:

bhu
bhuva
svah
maha,
jana
tapah
Satya

Penso que ser um yogi , não é ser um kriyavam ou sadhaka, é ser um aprendiz de discípulo, sendo guiado e conduzido diretamente pelo guru preceptor. Na sua presença física, sutil dentro de nós ou distante ou distante. è preciso integrar tapah, savadyaya e ishwara pranidana em todas as atividades ou no silêncio na meditação. Este é um processo de tornar-se um yogi, aquele que chegou à perfeição na prática. 

As ações são aprendizagem contínua com os ensinamentos do Mestre. è ser ativamente calmo e calmamente ativo. Este tem sido um exercício difícil de ser executado por mim. A lentidão que tenho para aprender a Kriya Yoga tem sido um desafio. O amor e a busca espiritual pela verdade , através da dor  física e a dor do crescimento , tem sido uma motivação para praticar cada vez mais . A graça de Shri Guru é a presença onisciente dentro de nós, ele conhece nossa natureza e nos ensina a chegar na nossa real natureza que é a comunhão divina.

 Shri Guru segue:

Tapah é o centro da alma, é a respiração que aquece e mantém o corpo.

Este karma ( ação), através deste karma, pranakarma, jnãna, o conhecimento divino emerge.

Tapas é a austeridade da estrita disciplina da vida. Este é o caminho da ação.


Svadhyaaya é o estudo das escrituras  mas é também  auto análise e a introspecção. è conhecer o Ser.
è sentar silenciosamente e perceber a presença de Deus  no crânio, na cabeça.

 Permanecer em tapah loka tendo autoanálisa é a real svadyaya. ESte é o caminho do conhecimento.


pranidana é a arte espiritual de se submeter à vontade de Deus e livre do ego e do orgulho.

ishwara prenidana é ter gratidãso a cada respiração. Este é o caminho da devoção

´
Kriya Yoga é a síntese da karma, jnãna e bhakti yoga ( as mãos  a cabeça e o coração)

Nossa prática envolve a ação na inatividade e  a inatividade na ação. 

A Sadhana tem sido um longo caminho na tentativa de ter auto disciplina. Uma vida tentando sempre aprender  compreender e cultivar o amor.

Purificar  a memória deixando apenas aquilo que ajuda a compreender o caminho, o processo  tem sido possível com a graça divina. Purificar a mente e agitada e indisciplinada com a graça divina, tem sido um processo de adquirir mais calma e serenidade. A pratica da "meditação" um pouco mais concentrada e aprofundada pelos ensinamentos do Mestre também são devidas à graça divina.

Entregar cada respiração a Deus, tem sido um aprendizado , o som divino e uma parte da memória me fazem lembrar de Deus  muito mais tempo durante as minhas atividades

Entregar o coração ào amor divino está ajudando a eliminar as emoções negativas as impressões das sementes do karma que estão sendo ou foram queimadas na pratica da meditação é doloroso , mas com a graça divina continuo no caminho.

A inação ativa da meditação está sendo percebida por mim  mais intensamente na prática da " meditação"
O silêncio tem sido uma pratica de inação. Na verdade o silêncio da boca em curtos períodos de tempo sem silenciar a mente ainda assim causa um efeito incrível na auto percepção e na percepção do outro. Preciso praticar mais.
O Jejum também tem um efeito de purificar o corpo mas principalmente os pensamentos


Shi Guru explana a cerca dos benefícios da pratica da Kriya Yoga Na Yoga Sutra de Patanjali 

A Sadhana Pada

sutra 43:

Os benefícios da pratica de austeridade ,tapas:


Com a destruição das impurezas com as austeridades se obtém a perfeição no corpo físico e nos órgãos dos sentidos.


Após as pratica perfeita de tapas  se obtém tres benefícios: a destruição gradual das impuridades. A perfeição do corpo físico e a perfeição nos orgãos dos sentidos.

A Sadhana Pada


sutra 44

Os benefícios da pratica de Auto estudo , Svadyaya

Pelo auto estudo se obtém comunhão com a divindade escolhida


Svadyaya é entendido como o o estudo sistemático das escrituras sagradas

Sábio  Vyasadeva, ao comentar este sutra, explicou que é possível ter visão de divindades, rishis, siddhas e até mesmo daqueles que se dedicam a svadyaya.

No caminho védico, antes de ter comunhão com o Brahman absoluto e sem forma, o buscador encontra um profundo vínculo de amor com qualquer divindade, com atributos, forma e nome especiais, como Senhor Shiva, Shri Krishna ou Mãe Durga.
Samprayoga significa "união" "vindo de verdade". O significado é completa oferta ou  dedicação à deidade com amor e devoção. O resultado é a visão ou união com a deidade.

Ele recomenda que o estudo, contemplação, entendimento e meditação. Canto, e prece. A cada respiração amar o Amado. Com intensa expressão do amor se obtém a visão divina e a comunhão.

A Sadhana Pada

sutra 44:

O Benefício de se render a Deus

Ishwara Pranidana

A realização do samadi é alcançada através da entrega ao Senhor.

ishwara é o Senhor ou Deus que governa o universo. Os verdadeiros buscadores e santos amam a Deus imensamente.  Vivem assim " Ó Senhor, não a minha vontade, mas a Tua vontade". Neste caminho do se entregar de modo inteligente o ego é uma barreira. Se não se render completamente, a graça divina não flui Eles acontecem simultaneamente.

O Sábio disse: “Através da prática de viver na presença de Deus e servir a Deus em pensamentos, palavras e ações, e oferecer tudo a Deus, incluindo o ego, se inicia o caminho da realização."

O buscador alcança o samadhi siddhi. A chave real para o sucesso e perfeição.
Cada respiração é oferecida no fogo sagrado da caverna do crânio.
De yama vem a pratica de bramacharya. De niyama  vem ishwara pranidhana; profundo amor e entrega à Deus. Por isso Kriya Yoga é a yoga completa.

Sutra 30 

A Quíntupla Definição de yama O Primeiro Ramo 

A prática da auto disciplina consiste em :

veracidade sem ferir, não roubar, continência e não aceitar presentes.

Significa :

Ahimsa  Não ferir ou causar dor em qualquer criatura.

Sem medo ou o falso senso de autodefesa, se aceita a violência portanto, também se deve estar livre do medo e ansiedade ,  a expectativa desaparece, uma energia e inteligência se manifestam. Acabam as inimizades. Os verdadeiros inimigos são os vícios que estão presentes dentro de mim.

Satya ( veracidade)

Estando livre das duvidas e confusão, falando a verdade sem falsidade. Mesmo com raiva, medo ou humor, não se deve mentir. Cada expressão deve ser, clara,  verdadeira, auto reveladora, da própria experiência. Não humilhar ou ferir as pessoas.


Asteya (não roubo, honestidade, não realizar apropriação indébita)


asteya não é apenas ganância  inclui uma atitude correta na vida e posses. Pensamos que possuindo isso será util no futuro
. O real estado de não roubar é ser livre de desejos.

Bramacharya ( abstinencia sexual)

Não devemos desperdiçar energia.. Deve-se tornar a mente livre do desejo sexual. Os casados dever ter moderação na união física.
 Brahmacharya significa mergulhar em Brahman, na consciência de Deus, nos pensamentos, palavras e atitudes.

Aparigraha ( não possuir) 

Possuir, preservar e proteger artigos ou objetos nos leva à miséria e com isso o medo de perder e assim causa o apego.
Na vida monástica não aceitar presentes e ser livre de ambição. Espiritualidade também significa desistir da relação com o corpo.

 Ele enfatiza : Na jornada interior entre os charkras devemos nos desapegar dos inferiores e ir para o norte, vivendo na presença de Deus. Esta evolução é possível através da autodisciplina. Pratique com amor e creça com devoção.

Sutra 31

Yama são os Valores Universais

São grandes juramentos  não condicionados por classe, lugar, tempo ou circunstâncias que se estendem por toda parte

São juramentos feitos por yogis em particular e em cada ser  consciente no geral.
São juramentos  ( vratta)que se transformam em grandes juramentos ( mahavatra)
O Sábio explica as pré requisitos dos grandes juramentos ou mandamentos:

jati anavacchhina Não serlimitado a classe, casta , sexo etc.
desha anavachhina não ser limitado a um lugar ou país
kala anavachhina não ser condicionado pelo tempo
samaya anavachhina não ser condicionado a uma ocasião

Estes mandamentos expandem a mente e o coração. São  extendidos para todos e para tudo e ultimamente para Deus.
A prática da yoga é um método universal que pode expandir a vida o coração, consciência e amor para aqueles que a praticam.

Shri Guru segue dizendo para que nós pratiquemos estes grandes mandamentos com diligência sinceridade e humildade. Nuca ferir os outros com os pensamentos
, palavras ou atitudes.
Ser gentil com todos. Ser honesto e verdadeiro, Ser disciplinado. Não ser ganancioso e possessivo. Isso tornará a vida mais alegre e contente.

Estes são os pré-requisitos para a prática da Kriya Yoga. Assim sou aquela que tenta praticar Kriya Yoga, uma kriyavan, uma discípula não qualificada. preciso de muita autodisciplina e acreditar no perdão divino.

 No livro :Forgiviness my Forgetfulness : A prayer of Remembrance
Shi Guru explica  que estes são versos em sanscrito conhecidos como Shiva Kshamapana Stotram escritos pelo grande Mestre da Humanidade Shri Adi Shakaracharya.

É preciso deletar as memórias inúteis da mente, preservando apenas aquelas benéficas e belas.
Infelizmente é comum ignorarmos informações vitais e  nos lembrar de coisas inúteis.
No estado desperto, os 4 instrumentos internos; a mente a memória, o intelecto e ego funcionam simultaneamente.
 No estado de sono  o mundo da memória funciona mais.
No sono profundo é o estado da ignorância onde nenhum instrumento existe para jogar seus papeis.
Com o passar do tempo, no final as pessoas pensam: " eu desperdicei minha vida"

Neste momento crítico da vida os Mestres sempre nos aconselharam a nunca olhar para trás, mas sim a seguir em frente com uma perspectiva positiva e uma busca sincera por tudo o que nos resta.

Através da auto investigação se conhece "quem sou Eu" e que Eu sou Brahman, Eu sou Divino" 


O Senhor Shiva,  conhecido como a destruidor , a dissolução e a morte , revela que isso é parte da vida e não devemos ter medo deles. O nascimento e a morte dependem uns dos outros.
O Senhor Shiva é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança. Sua família é especial e divina cada um com diferentes aspectos, mas amam uns aos outros.

O amor elimina nossas tendências animais.
Onde existe amor reina a paz e a harmonia.

Shri Guru ora para o nosso desenvolvimento espiritual
Jai Guru

Eu adquiri este livro em um momento de muita reflexão frente aos meus vícios e condutas inadequadas. Shi Guru ensinava e o meu coração estava apertado, na minha autoanálise li este livro que comprei "aleatoriamente" e foi autografado pelo Mestre ele me recomendou orar e meditar com amor.

Esta fase da minha vida é exatamente a hora de seguir em frente com a fé nas palavras e ensinamentos do guru preceptor e sua graça, a graça divina. Seguir dia após dia com fé e amor.


Shiva Kshamapana Stotram
Shri Adi Shakaracharya

 Verso 5

A cada passo, sou incapaz de observar diariamente as complexas regras do dharma.
Não consigo seguir as regras dos Vedas contadas pelos brâmanes.
Eu não confiava nas escrituras, no professor e em mim mesmo.
Não consigo conhecer o dharma ouvindo os Vedas, contemplando e meditando.
E então qual é a utilidade de aprender tudo isso diariamente.
Portanto, ó Shiva, ó Mahadeva, ó Shambho, por favor, perdoe meus pecados. (perdoe meu esquecimento)

karma  na palavra smartakarma , significa atividades e smarta signifiva smriti os "livros da lei". Significa instruções de como viver.

Quem segue estas leis segue quando acordar, o que comer o que fazer ou não. Shri Guru cita como exemplo que durante os retiros e no RTBC as pessoas seguem uma vida com disciplina e bons hábitos. Principalmente no ocidente  não conseguem manter o novo estilo de vida o voltam logo aos maus hábitos e param de meditar. ( eu fui uma dessas que participei do curso e uma abençoada peregrinação para Puri).

Conseqüentemente, a pessoa fica preocupada com o erro que está cometendo ao não seguir algumas regras ou disciplinas

Todos sabemos que isso acontece quando não seguimos algumas regras ou disciplinas.

As escrituras afirmam que se você não orar, meditar ou seguir alguma disciplina espiritual, também encontrará muitos problemas.
Ou seja, sua mente ficará constantemente inquieta e perturbada, fazendo com que você fique preocupado e emocionado; como resultado, você ficará suscetível a doenças mentais.

O outro verso fala dvijakulavihite  significa nascer novamente e seguir as regras dos que nascem novamente. Cda cultura tem alguns mandamentos ou regras.

 Na vedanta e meditação ( brahma marge susare)
São quatro mahavakyas:

A Alma é divina, a alma é Brahman
A sabedoria em você é Brahman
Você é aquele Brahman
Eu sou Aquele

Quem pratica Kriya Yoga sabe que o caminho divino é o caminho do sushumna dentro da coluna, o caminho do prana.
Pedimosa Deus que perdoe a história do passado e façamos a promessa de lembrar Dele em cada respiração, lembrar e amar agora e não no futuro. Perdoe meus erros e meu esquecimento.

 Eu pedi sinceramente que o Mestre perdoe minhas faltas, fiquei arrependida e e consciente de muitas más qualidades, tipo julgar e comparar com as pessoas, sem ouvir e me achando "superior" no caminho da espiritualidade, quando na verdade eu não consegui manter o compromisso nesta e em outras disciplinas, como o caminho de Jesus. Cai facilmente nas armadilhas do ego e na ignorância.

Não cumpri minha promessa ao Mestre de praticar os ensinamentos e meditar duas vezes ao dia. Não consegui seguir a disciplina do Ashram lá e na volta também. Estou seguindo a recomendação do Mestre de cuidar da minha saúde. Depois meditar em casa com amor , amar os Mestres ,  orar. Sou muito grata pela proteção e oração dele para a minha família. 
Sou muito grata por ele ter me acolhido e nunca desistir de mim.
Estou conseguindo ouvir a voz do Mestre, ele repete muitas coisas, mas eu não coloco em prática muitas delas.

Sravana significa "ouvir sem qualquer outra ajuda"Tudo o que ouvimos deve ser lembrado, nosso cerebro tem um tremendo potencial, mas não utilizamos isso por que hoje em dia confiamos principalmente nos notas que escrevemos.

Podemos ouvir gravações mas devemos recordar contemplar, lembrar o que o professor ensinou, por que ensinou isso e por fim analisar e aceitar.  Na prece se refere a  "Meditar profundamente sobre algo "nididhyasa

Shri Guru diz que seu amado Mestre Paramahamsa Hariharananda dizia que shravana  não se tratava de ouvir os ensinamentos e sim ouvir o som divino. Se ouvirmos o som divino Om continuamente isso é um mantra permanente na cabeça.

O proximo estágio do aluno no caminho  manana , ou contemplar o que foi ouvido. Isso significa que ouvindo o som vamos ao profundo estado de manana, o estado sem mente ,  nididhyasana ou a real meditação.

Shri Guru encerra a explanação de uma estrofe de uma escritura  da Mãe Divina:

"não há ninguém que tenha cometido mais erros do que eu. E não há ninguém melhor que Ti, ó Senhor, que possa me perdoar"

 Que eu nunca me esqueça de Ti

 jai guru omkara

terça-feira, 9 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 18 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , 07, 08 e 09 /04

  Shrimad Bhagavad Gitak

Prakriti Yoga

A Yoga do Conhecimento do Campo Corpo e Seu Conhecedor


sribhagavãn uvãca

idam sariram kaunteya

ksetram ity abhidhiyate

etad yo vetti tam prãhuh

ksetrajna iti tadvidah


O bendito Senhor disse:

13.01 Este corpo, O Kaunteya é conhecido como campo (ou terra). Aquele que sabe disso é chamado de ksetrajna (conhecedor do campo) por aqueles que são sábios em tais coisas.


Shri Guru é o ksetrajna , é ele o conhecedor do nosso campo de batalha individual , específico e do campo de batalha de toda a humanidade para ir além desta vida de miséria e sofrimento.

Os campos da batalha:

Kurukshetra é  o campo  do trabalho, da batalha entre o bem e o mal , onde ambos os pensamentos e ações positivas e negativas surgem e não param durante cada momento da vida. Do primeiro ao quinto chakra na coluna vertebral

Dharmakhshetra é o lugar onde a alma habita. O corpo espiritual habita nos dois centros mais altos  da coluna sexto e sétimo.

Sozinhos não conseguimos sequer perceber estes centros  nossos órgão e nossas mentes jogando o jogo da Ilusão de Maya. Somente com a graça divina ( da alma, do guru e das escrituras) é possível identificar, discriminar estes centros na coluna e na batalha da vida.

O guru preceptor é o ksetrajna (conhecedor do campo) nós o reconhecemos e seguimos com devoção humildade e disciplina.

Com a iniciação e a prática regular da Kriya Yoga aos poucos vamos localizando, nos concentrando e percebendo a energia fluir neles e através deles através da respiração e do prana ( energia vital e energia divina, conforme ela vai sendo regulada. Isso só é possível com a entrega de tudo à Deus e aos cuidados do guru preceptor. Quando conseguimos perceber que não conhecemos nada, não fazemos nada, nós simplesmente observamos e agradecemos a manifestação divina nas nossas vidas.

Conhecer este campo de batalha Kurukshetra e viver em Dharmakshetra é a finalidade desta vida. Nos fundirmos acima do campo de batalhas com o Ser Supremo que habita em nós com forma no centro da alma  e sem forma na fontanela.

 Na iniciação  o campo é preparado, purificado e nutrido com a graça divina. As impressões dos karmas são incineradas. Novas sementes vão ser plantadas a partir de então.

Aas reflexões destes dois dias trouxeram a compreensão de que durante a meditação nosso campo precisa ser germinado,  irrigado, nutrido, administrado, educado  até o auto conhecimento Tudo isso para transformar a ignorância e desilusões da vida. Sementes e plantas nocivas vão ser eliminadas e novas vão sendo plantadas. Assim o campo continua a ser recriado, preservado e renovado. Este é um processo contínuo. A graça divina , nossa fé e devoção, a entrega e   É nossa sadhana no dia a dia é a história das nossas vidas.

Como é importante seguir os ensinamentos do guru preceptor com fé, devoção e humildade.

O processo de eliminação do ego neste processo de crescimento espiritual causa sofrimento vamos reconhecendo como ele tem atrapalhado a nossa vida, mas se as ervas daninhas não forem removidas não poderemos evoluir. 

Shri Guru nos faz conhecer em cada aspecto da vida nos chakras inferiores nossa posição de deva ou asura , de tamas rajas ou sattva. Ele aceita o eu coração machucado pelas escolhas erradas e a falta de empenho real. Agora que o corpo e a mente estão envelhecidas com certeza tenho pouco a oferecer à sociedade e toda à criação. O tempo passa rápido as oportunidades também.

Sei que algum bem produzi no meu trabalho e no exercício da maternidade, mas foram tentativas de ocultar minha real natureza .

Reconhecer a própria natureza as atitudes infantis,  predominantemente tamásicas e as vezes rajasicas de fato são um grande impecílio. Somente com a graça de Shi Guru, o amor ao Senhor Krishna e o acesso à sabedoria do Senhor Shiva tem dado a mim a oportunidade de desenvolver algumas poucas atitudes realmente sattvicas. A distorção do passado , a ilusão das samkaras e do karma, a tentativa de ocultar a verdade é realmente um impecílio para o crescimento espiritual.

Viver dia após dia lutando neste campo de kurukshetra só é possível com a prática da Kriya Yoga. A Kriya Yoga me salvou do abismo, depois de sucessivas tentativas de viver a bondade  as tentações,  o mal e a dificuldade de resistir a eles, com certeza revelam a minha natureza tamásica/rajasica, distorcidas por uma auto percepção de  sattvica, que foram apenas algumas ações e motivações.

Shri Guruji conhece a nossa história pois lê os nossos corações e nossas mentes quando nos entregamos. No meu caso a revelação desta minha natureza tem sido uma árdua caminhada. Com sua Graça ele tem me conduzido para o bem para uma vida mais próxima de sattva. 

Por isso reconhecer as minhas atitudes infantis que mascaram o temperamento crítico, falso, comparativo e ambicioso  é uma tarefa 

Shri Guruji nos ensina nos seus comentários das Divine Instructions (Shikshastakam  of Shri Chaitanya Mahaprabhu) acerca das qualidades do devoto:

Sermos humildes como a grama :

Pensamos que o sucesso é o ego e individualidade, mas verdadeiro sucesso é cultivar virtudes divinas e viver uma vida balanceada em harmonia. O ego causa frustração e atrito.

 a pessoas por ego, querem ser superiores aos outros. A humildade é a base da espiritualidade, um devoto que encontra bondade nos outros, sempre sente grandeza neles. Para trazer os valores deles para sua vida, ele se torna humilde.

Nossa vida é uma árvore que cresce nesta terra, tempo e espaço. Ele fala de sermos humildes como a árvore em toda a nossa vida. Ela nasce de uma semente plantada  e cresce sozinha na terra com a agua o sol e o ar . Serve a toda a criação, mesmo as que fazem mal a ela. É exemplo de uma vida de sacrifício. Cada parte dela é utilizada . A vida altruísta da arvore sua paciência e tolerância não tem comparação.

 Ser árvore é crescermos com o auto estudo ou auto avaliação e se sacrificar pelos outros. O Mestre é o exemplo é como Jesus "o caminho, a verdade e a vida".

O Senhor nos ensina a nos transformar para sermos respeitosos com os outros e percebermos a divindade em tudo e em todos.

Cantar o santo nome de Deus , Hari  constantemente a cada respiração em cada evento ou acontecimento, sempre nos lembrando de Deus.


Estou passando por este processo de purificação. Não é fácil, mas agradeço a Deus a oportunidade. A Kriya Yoga é a vida real, o guru preceptor nos conhece na essência e não na aparência. Passando a enxergar como a individualidade, o ego  a vaidade e  a intolerância querem dominar os pensamentos, as palavras e as atitudes, peço a Deus limpar o campo de todas estas ervas daninhas. A graça do guru preceptor, seu amor infinito pode  nos libertar das armadilhas do ego , reconhecendo nossa real natureza e nossas escolhas.

 Na minha peregrinação para Puri, no RTBC cheguei a compreender após entregar minha vida aos pés de Shri Guru o quanto de impressões , falsas concepções e ignorância são frutos do passado. 

Ficou aparente como eu não soube cuidar do corpo, o templo de Deus,  profanei e difamei humilhei o Mestre Jesus, esqueci da sua palavra que realmente tocou o meu coração. Alienada eu sempre projetei um imagem de discípula, mas realmente nunca fui qualificada, por isso não reconhecida. Mas temos a herança divina que consegue ir além, isso me motiva a continuar exercitando viver uma vida mais coerente.

Estou passando por este processo de purificação. Não é fácil, mas agradeço a Deus a oportunidade. A Kriya Yoga é a vida real, o guru preceptor nos conhece na essência e não na aparência. Passando a enxergar como a individualidade, o ego  a vaidade e  a intolerância querem dominar os pensamentos, as palavras e as atitudes, peço a Deus limpar o campo de todas estas ervas daninhas. A graça do guru preceptor, seu amor infinito pode  nos libertar das armadilhas do ego.

No Dharmakshetra A alma, o corpo do Sol Krishna), o corpo cósmico Brahma e o corpo  super cósmico Parambrahma . 

Quando preceptor nos inicia  ele arranca as ervas daninhas ( as skaras) e purifica o campo do nosso corpo abrindo o caminho do crescimento e desenvolvimento espiritual. Quando entregamos a Deus e ao Mestre tudo o que acumulamos de bom ou ruim com humildade amor e compromisso ele aceita e passa a  nos mostrar, ensina e conduz nossa jornada  até a consciência dos nossos pensamentos e ações. Simultaneamente nos permite perceber a alma para ir além ao corpo cósmico até o corpo super cómico.  

Durante a prática da meditação, processo de aprendizagem de como meditar , é possível perceber o fogo divino através da respiração inspirando retendo e expirando , quando estamos concentrados . Esta é a promessa, o compromisso de libertação nesta ou em outras vidas. Ter esperança querer e nos esforçar com amor e sinceridade, é tudo o que o Mestre ensina.

A humildade realmente é a base da espiritualidade.

Jai Guru Jai Jagannath Jai Gomata Jai Gopala

jai guruomkara

sábado, 6 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 17 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , 06/04

Shrimad Bhagavad Gita  

Jnana Vijnana Yoga

Capítulo 7

A Yoga do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento


7:14.Esta minha maya (ilusão) divina consiste nas  três qualidades  da natureza. É extremamente difícil de superar, exceto aqueles que constantemente mantêm sua atenção em mim (Meditam).


No seu livro "Bhagavad Gita in the light of kriya yoga" Paramahamsa Hariharananda faz uma linda e compreensível, simples e direta deste versículo. Jai Guru:

O Senhor explica o que é maya e como nós podemos ficar livre dela.

Maya é Divina  e poderosa porque é criada por D. Maya é prakriti, a natureza material e a natureza espiritual . Maya é  Mãe Natureza. Maya é a criação de Deus .

Maya é gunamayi. Mãe Natureza tem três qualidades. sattva (espiritual), rajas ( passional) e tamas ( preguiçosa) . O jogo de Maya é abaixo do centro da alma, nos cinco chakras abaixo dela.

É muito difícil atravessar o oceano de Maya. É muito difícil enfrentar as tentações de Maya.

Assim as pessoas se entretém  no desejo por dinheiro, sexo, variedade de alimentos, raiva, ego, orgulho, diversão, cinema, televisão, celular e internet, atividades imorais, várias formalidades religiosas, japa ( cantando on nomes do Senhor)prece, dentre outros.

Os desejos criam complexo de superioridade ou inferioridade.

Aqueles que estão sempre apegados a Ele somente se livram das tentações de Maya.

Se seguirmos ao direcionamento do mestre com  discriminação, as recomendações das escrituras sagradas nossas mentes se tornam puras. A pratica regular da meditação torna a respiração extremamente refinada.

A respiração é a causa do jogo de Maya. A respiração refinada dissolve as causas de Maya.

O maravilhoso poder de Deus, que está entre o sexto e sétimo chakras dentro do crânio até o ponto atômico, na fontanela) ,com a graça de Deus e do mestre realizado, da revelação das escrituras( atma kripa, guru kripa, shastra kripaas pessoas praticam o controle da respiração e ficam livres da desilusão, ilusão e erro.

As pessoas, os discípulos , os discípulos qualificados e os devotos ficam conectados constantemente  no Ser interior em cada respiração, ficando livres do jogo de Maya. 

Na reflexão de ontem o Mestre esclareceu que ir além das triplas qualidades da natureza é  pranipata  a humilde reverência a Deus, ao guru e escrituras. ( só assim se obtém a Graça Divina)

Ele ensina que o guru preceptor nos leva da ignorância ou o véu de Maya sempre instável e em mudança, para purusha imutável dentro e fora de nós e  a libertação  no Supremo.

A prática sincera e a oferta das dificuldades para Ele , tornam a caminhada segura e clara, percebendo e lutando para ir além da triplas qualidades da natureza. Viver consciente do presente Jai Guru  Jai Jagannath  Gomata Jai Gopala  e seguir sempre para um futuro melhor. Com a graça divina isso é possível!

Experiências as lições da eliminação do ego feitas por Shri Guru, são dolorosas mas necessárias e muito importantes para o crescimento espiritual, mais até do que o acalanto e acolhimento da Maternidade Divina, necessária quando reconhecemos a nossa ignorância. Assim ele revela a sua graça.

O exercício do silêncio é muito importante para os que querem evoluir . O silêncio é revelador. Nele as ilusões e armadilhas criadas pela expressão da fala atrelada às três qualidades da natureza, são imobilizadas. O pensamento fica claro, a discriminação entre o certo e o errado fica evidente  e a Verdade é revelada, com a Graça Divina.

O exercício do controle da alimentação, o jejum e o esforço consciente da limitação do sentido do paladar é poderosa também, especialmente quando precisamos ter mais clareza mental e direcionar o pensamento para o Senhor até atingir a ausência sem forma no ponto atômico. A qualidade e duração deste exercício fica regular até se tornar um hábito. Isso é possível com a Graça Divina.

Com estes exercícios a direção de Shri Guru vai ficando mais clara e precisa. Jai Guru!


O jogo de Maya só pode ser percebido quando estamos conectados ao Senhor na Meditação.

 Shri Guru ensina nos Yoga Sutra de Patanjali que o estado Yogi só é possível quando estamos estabelecidos em svarupa o real estado do Ser. A Yoga é o finalidade a mente se torna quieta e a agitação cessa. Esta união com o Divino é completa, a Kriya Yoga aprendida com o mestre nos ensina a perceber que tudo é Deus. Praticando diariamente com regularidade e sinceridade vamos nos tornando divinos. 

drashta é o estado da dualidade, yoga é a unidade

svarupa é o estado sem forma., neste estado não existe kri ( atividade ) e ya ( alma) só existe ya ou sa ( a força de Deus). Kri ( ação ) e ham ( corpo não existem).

O estado yogi só é possível com a cessação do pensamento e o silêncio interior que caracteriza o estado de meditação profunda quando não existe agitação,mente,pensamento,intelecto ou ego.Este é o objetivo de quem pratica Kriya Yoga com regularidade e sinceridade ,com a condução do guru preceptor, mestre realizado,  e a graça Divina . Aprender e viver o estilo de vida Yogi é fundamental.

Com a prática da Kriya Yoga, na meditação  as pessoas entram no estado de paravastha, que é o estado da superconsciência até a consciência cósmica.

Na vida mundana a dualidade é a causa da escravidão e sofrimento mas a yoga ensina a harmonia e união. 

Na meditação se aprende a estar no  estado meditativo  ou seja no fluir  da consciência, livre das distrações, a superconsciência até a consciência cómica. ( os diferentes níveis de samadhi até o nirbija samadhi ou a realização)

O mundo visível com os olhos externos é uma dança da multiplicidade, este é o jogo da consciência.

 A realização não é possível com o estudo das escrituras  ou eventos exteriores e sim com a introversão completa dos órgãos dos sentidos e  silêncio interior. Isso é meditação. Com ela e o estilo de vida yogi  conectados na respiração a cada momento é possível perceber , viver a experiência, a realidade de ser sai-chit-ananda e realização. 

A prática, desapego e a graça divina irão nos libertar. A liberação é a nossa herança meditando podemos experimentar a alegria da liberdade.

 

Na Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    299 o Senhor está dizendo 

kulam dhanam balam sãstram bhãndhavãssodarã ime

marane nopayujyante gurureko hi tãrakah

299. As tradições familiares, a riqueza, a força, o conhecimento das escrituras e até mesmo os próprios parentes são inúteis na hora da morte. Somente o guru é o salvador.

Jai Shri Guru

jai guru omkara

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 16 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , 05/04

 

Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo 18

 Moksha Sannyasa Yoga 

 Yoga da Libertação através da Renúncia



svabhãavajena kaunteya
nibaddhah svena kãrmanã
kartum necchasi yan mohãt
karisyasy avaso 'pi tat


60. Além disso, qualquer ação que você se recusa a realizar sem delírio, vinculada por seu próprio dever, nascida de sua natureza inata, você terá que fazer uma guerra impensada, O Kaunteya (Arjuna son of Kunti) 

Paramahamsa Hariharananda  no seu livro Bhagavad  Gita , explica:

Como Arjuna, todos  nós no mundo estamos constantemente absorvidos pela ignorância, somos vítimas de conflitos, tentações e dificuldades.

As tentações vêm em todos os setores da vida

Devemos ser muito cuidadoso,  a tentação, a lei da natureza, os três modos da natureza são os nossos maiores inimigos. A inatividade, o excesso de atividades descoordenadas e  o julgamento e comparação do Ego nos atingem o tempo todo.

Cada um de nós , criaturas somos uma mistura de vyakta e avyakta (corpo e alma). Nossos corpos sofrem mudanças o tempo todo e nos lembram do dilema humano , da dualidade. Deus infinito está sempre imóvel dentro de nós , precisamos aprender a nos conectar, nos estabelecer nele e por fim transcender mergulhar no Ser.

O objetivo maior do ser humano é descortinar o verdadeiro eu , o ser divino . A experiência direta da Verdade é a experiência mais transcendental para um ser humano,  se fundir em Brahman, o Ser Superior sem forma que é a  Verdade a Eternidade e a Felicidade.

 A disciplina da Yoga é descrita por Shri Guru, nos seus comentários :

  Yoga Sutra de Patanjali 

Livro Um
O Samadhi Pada

atha yogãnusãsanam 

Esta é a  Disciplina da Yoga

Yoga é a união do corpo e alma, o propósito da yoga é levar uma vida individual à divina ,pois ensina como deixar as limitações da vida mundana e ir além da vida agitada e atingir o estado de viver com calma interior e paz.

Yoga é realmente uma disciplina. Aqueles que seguem o Mestre  e os seus ensinamentos, particularmente das escrituras e pratica um caminho como Kriya Yoga , consegue atingir o estado constante de yoga.

Através da sadhana, ou disciplinas espirituais, a luz interior se manifesta em todas as portas do corpo que vibram soam e se iluminam com a presença divina. 
 O mestre realizado ensina ao discípulo a disciplinar suas mentes e sentidos e direciona-los no caminho para perceber a realidade interior, a divindade.

A renúncia ao mundo  exige do discípulo superar a força do hábito. Isso é uma coisa que exige muito esforço , persistência e disciplina.

 O sadhaka  pode através do silêncio, sinceridade, meticulosamente seguir as instruções e coloca-las em prática

pranipata é a humilde reverência a Deus, ao guru e escrituras.

kripa é a graça  ( você faz você pode ) o resultado do seu esforço no pensar, falar e agir:

atma kripa é a graça da alma através do auto esforço

 guru kripa é a graça do guru preceptor , através do seguir a ele sinceramente

shastra kripa , a graça das escrituras ( revelação interior dos significados das escrituras através da pureza da mente e do intelecto. O aluno com ego não pode compreender o verdadeiro significado das escrituras.

 Na Shree Shree Guru Geeta  Shri Guru explica:

"!A sílaba gu implica escuridão e ru é luz Sem dúvida, o guru é Brahman, que pode engolir a escuridão da ignorância."

Um verdadeiro guru, um sadguru ilumina toda a nossas vidas, ensina como discernir o bem do mal e tomar decisões sábias. Ele nos leva passo a passo da ignorância para a luz, precisamos colocar em prática os seus ensinamentos.

jai guru omkara

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 15 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia de 29/03 a 04/04

 

Shrimad Bhagavad Gita

A  yoga do Autodomínio

Capítulo 6


yato yato niscarati

manas cãncalam asthiram

tatas tato niyamay 'tad

atmany eva vasam nayet

(26) por qualquer razão, a mente instável, sempre em estado de fluxo, escape do controle, deve-se trazê-la de volta ao Ser e, assim, devolvê-la à tranquilidade.

prasantamanasam hy enam

yoginam sukham uttamam

upaiti santarajasam

brahmabhutam akalmasam

27. Na verdade, o yogi (aquele que medita) cuja mente está tranquila, cujas impurezas foram todas dissolvidas, cuja vida está livre de defeitos, torna-se Brahman e alcança a felicidade suprema.

yunjann evam sadã 'tmãnam

yogi vigatakalmasah

sukhena brahmasamsparsam

atyantam sukam asnute

28. O yogi livre de impurezas, sempre unido com o divino, obtém facilmente a felicidade suprema através da unidade com Brahman.


A sexta feira da paixão desperrtou em mim o imenso amor, a devoção a Jesus que estava adormecida, latente em mim, depois de tantas graças e experiências transcendentais com Ele e o Espírito Santo.

Fou divino estar com Jesus e Shri Guruji em comunhão nestes dias da Semana Santa, no Seminário de Kriya Elevadas. No jejum e no silêncio encontrei as respostas para as minhas decisões baseadas na ignorância de dogmas. 

Interessante como um singelo exercício do autodomínio da fala e alimentação traz resultados imediatos. A tranquilidade parece aflorar, o espaço entre o pensas e agir fica mais longo, e assim o  as vantagens do controle da mente ficam mais evidentes. Sou realmente abençoada a graça de praticar níveis mais profundos da Kriya estão melhorando o relaxamento , a vibração dos sons nos chakras e por todo o corpo . Esta é a graça divina que permite aprender cada vez mais como meditar, como respirar calma e profundamente, como prolongar o estado de concentração entre a inalação e exalação, a localização dos chakras.

Conheci um Yogacharia da Colômbia, seus ensinamentos e depoimentos ecoaram no meu coração. Sua devoção ao Shri Guruji apagaram muitas falsas impressões e pensamentos ilusórios. 

Expandir o coração, as emoções até chegar à real devoção é indescritível. Apesar das inúmeras limitações do meu corpo, coração e mente , do ego e outras distorções, tenho fé em Shri Guruji e nas escrituras. 

Quero me libertar deste mundo de ilusão, não importa quanto tempo leve! Isso o Mestre está me ensinando. Crescer dói, evoluir dói , mas isso acontece por falha na percepção e a memória distorcida, as emoções equivocadas e as impressões irreais. 

Jai Shri Guruji

Domingo de Páscoa foi a descoberta do sepulcro vazio (cf. Mc 16, 1-8).

Nossas mentes e corações devem estar vazios para que possamos evoluir, até ressuscitar um dia como o Mestre. Estes corpos ao o sepulcro. 

Os Mestres Iluminados, as encarnações divinas podem andar por todas as dimensões do Céu  da Terra e do Submundo. 

Jesus ressuscitado apareceu a Madalena (Jo 20, 19-23); aos discípulos de Emaús (Lc 24,13-25), aos apóstolos no Cenáculo, com Tomé ausente (Jo 20,19-23); e depois, com Tomé presente (Jo 20,24-29); no Lago de Genezaré (Jo 21,1-24); no Monte na Galileia (Mt 28,16-20). Segundo São Paulo, “apareceu a mais de 500 pessoas” (1 Cor 15,6) e a Tiago (1 Cor 15,7).

Antes disso ele teve que morrer, sacrificar o Ego e proporcionar aos que creem a vitória da Ressurreição, da realização. Os sentidos e a mente tem que morrer para que possamos desvendar totalmente a nossa natureza divina. 

Os Mestres Deixam os seus corpos físicos mas podem utilizar seus corpos sutis. Aparecem quando acham que tem necessidade aos seguidores e discípulos. Fazem isso com seus corpos  ou sutis, astrais ou  causais. Somente eles sabem os motivos. Nós somos crianças que confiam no colo do Mestre. Podem infundir o espírito divino, a partir da maternidade divina. 

São Paulo disse: “Porque, antes de tudo, ensinei-vos o que eu mesmo tinha aprendido que Cristo morreu pelos nossos pecados […], e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e foi visto por Cefas, e depois pelos Onze; depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos duma só vez, dos quais a maioria vive ainda hoje e alguns já adormeceram; depois, foi visto por Tiago e, em seguida, por todos os apóstolos; e, por último, depois de todos foi também visto por mim ” (1 Cor 15, 3-8).

O Mestre carrega e dissolve pecados de outras vidas, desta vida e nos ensina a seguir e não pecar mais.


“Deus ressuscitou esse Jesus, e disto nós todos somos testemunhas” (At 2, 32), disse São Pedro no dia de Pentecostes. Diz São Pedro no dia de Pentecostes: “Saiba ,com certeza, toda a Casa de Israel: Deus o constituiu Senhor (Kýrios) e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes” (At 2, 36). “Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14, 9). No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17s).


A experiência dos apóstolos com a ressurreição de Jesus

A primeira experiência dos Apóstolos com Jesus ressuscitado foi marcante e inesquecível: “Jesus se apresentou no meio dos Apóstolos e disse: ‘A paz esteja convosco!’. Tomados de espanto e temor, imaginavam ver um espírito. Mas ele disse: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! ‘Apalpai-me e entendei que um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, como, por causa da alegria, não podiam acreditar ainda e permaneciam surpresos, disse-lhes: ‘Tendes o que comer?’ Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o então e comeu-o diante deles” (Lc 24, 34ss).

“Deus ressuscitou esse Jesus, e disto nós todos somos testemunhas” (At 2, 32), disse São Pedro no dia de Pentecostes. Diz São Pedro no dia de Pentecostes: “Saiba ,com certeza, toda a Casa de Israel: Deus o constituiu Senhor (Kýrios) e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes” (At 2, 36). “Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14, 9). No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17s).


A primeira experiência dos Apóstolos com Jesus ressuscitado foi marcante e inesquecível: “Jesus se apresentou no meio dos Apóstolos e disse: ‘A paz esteja convosco!’. Tomados de espanto e temor, imaginavam ver um espírito. Mas ele disse: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! ‘Apalpai-me e entendei que um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, como, por causa da alegria, não podiam acreditar ainda e permaneciam surpresos, disse-lhes: ‘Tendes o que comer?’ Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o então e comeu-o diante deles” (Lc 24, 34ss).


Aos apóstolos amedrontados, que julgavam ver um fantasma, Jesus pede que o apalpem e verifiquem que tem carne e ossos.


Nada disso foi uma alucinação, nem miragem, delírio, mentira nem fraude dos apóstolos, pois se tratava de pessoas muitos realistas que, inclusive, duvidaram, a princípio, da Ressurreição do Mestre. A custo se convenceram. O próprio Cristo teve que falar a Tomé: “Apalpai e vede: os fantasmas não têm carne e osso como me vedes possuir” (Lc 24,39). Os discípulos de Emaús estavam decepcionados, porque “nós esperávamos que fosse Ele quem restaurasse Israel” (Lc 24, 21).

Aos apóstolos amedrontados, que julgavam ver um fantasma, Jesus pede que o apalpem e verifiquem que tem carne e ossos.

Muitos não acreditam que o Senhor Supremo envia seus filhos revela a divindade de filhos encarnados, que ressuscitam entre nós . Não acreditam que isso é possível , infelizmente e estes perdem a sinceridade e pureza de coração, que permite reconhecer a divindade e sentir o oceano de bênção que é a presença de Dus, que é a palavra de Deus, o corpo de Deus encarnado e ressuscitado.

Os Mestres existem entre nós. Quando encontramos aquele que veio para nos resgatar e mostrar o caminho, passamos a compreender e viver esta verdade !

meu amor aos meus pais que foram exemplo de sabedoria, superação vida neste plano, enfrentando com coragem inúmeras dificuldades, com fé e sabedoria. Se doaram tanto e eu não soube ser grata o quanto eu deveria! Mas eles me perdoaram,  nos perdoamos.

Meu amor a Shri Guruji que com sua forma e sua existência sem forma guia o meu caminho

Meu amor ao Ser Supremo  imanifesto a existência infinita, a Eternidade e a Verdade

meu amor à Surabi que realiza o desejo da divindade e é a motivação para ela

Meu amor à Mãe Durga que engloba todas as formas da Mãe Divina, shakti, a energia necessária para destruição do mal em um processo gradativo e constante.

Meu amor à  Mãe Divina Suprema fonte de tudo, a parti dela é a existência , sempre sendo a manifestação de Deus, no pensamento e na articulação dos sons. 

Meu Amor  à Mãe Divina Sarawati que com o Senhor Brahma cria constantemente o mundo material onde podemos reencarnar e evoluir. Meu amor a toda a criação e as formas divinas .

Meu amor à Mãe Lakshmi que com o Senhor Vishnu preserva tudo o que está existindo especialmente o modo correto de ser e viver. O Senhor Jagannath que resgata os seres caídos e suas crenças e mostra que tudo passa tem um ciclo, só precisamos ter fé. Gopala e Gomata que trazem a simplicidade e grandeza do amor e do bem da preservação de tudo pela graça divina.

Meu amor à Mãe Divina Parvati e o senhor Shiva que demostram como se transformar com o conhecimento da verdade oculta que nos emperra através da relação entre o Mestre e Discípulo., seu amor à família a força de Nandi e a produção do conhecimento e firmeza que remove os obstáculos, do Senhor Ganessha. Assim Também é o Senhor Hanuman para o Senhor Vishnu. Meu amor à Mãe Divina Kali que destrói o mal em nós e nos permite evoluir até a libertação total.

Meu  amor a Jesus , Maria e o Espírito Santo!  

meu  amor  a São Francisco, Noé e Santa Cecília

Todas as palavras de Jesus passaram a ser entoadas novamente no meu coração como um rosário de Nossa Senhora. O exemplo e sabedoria dos santos e apóstolos reconhecidos ou não. O resgate um vinculo importante no meu caminho espiritual, que estava enfraquecido.

  com a graça de Shri Guruji e sua Sabedoria Infinita.

jai guru omkara