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quinta-feira, 11 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 19 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 10 e 11/04

 

  Shrimad Bhagavad Gita

Capítulo 4 

Jnãna Yoga

 A Yoga do Conhecimento



 O Senhor  continuou dizendo

18. aquele que compreende a não-ação em ação, e a ação em não-ação, é sábio entre todos os seres humanos. Essa pessoa é um yogi que fez tudo o que deveria ser feito.


O que é ser um Yogi? A Kriya Yoga Sadhana


Shri Guru explana nos seus comentários do  Yogasutra de Patanjali, na Sadhana Pada 1


Meditação, autoanálise e entrega a Deus é Kriya Yoga.


Segue dizendo 

Kriya yoga é a junção das três, é filtrar , polir e disciplinar a mente impura até chegar à realização. A mente e a memória humana são complexas, agitadas, conflituosas e cheias de gostos e desgostos. 


O  caminho da kriya yoga 

Tapas é a geração do fogo interior para queimar o ego e as sementes do karma.
Existem sete planos de existência, que correspondem aos sete chakras:

bhu
bhuva
svah
maha,
jana
tapah
Satya

Penso que ser um yogi , não é ser um kriyavam ou sadhaka, é ser um aprendiz de discípulo, sendo guiado e conduzido diretamente pelo guru preceptor. Na sua presença física, sutil dentro de nós ou distante ou distante. è preciso integrar tapah, savadyaya e ishwara pranidana em todas as atividades ou no silêncio na meditação. Este é um processo de tornar-se um yogi, aquele que chegou à perfeição na prática. 

As ações são aprendizagem contínua com os ensinamentos do Mestre. è ser ativamente calmo e calmamente ativo. Este tem sido um exercício difícil de ser executado por mim. A lentidão que tenho para aprender a Kriya Yoga tem sido um desafio. O amor e a busca espiritual pela verdade , através da dor  física e a dor do crescimento , tem sido uma motivação para praticar cada vez mais . A graça de Shri Guru é a presença onisciente dentro de nós, ele conhece nossa natureza e nos ensina a chegar na nossa real natureza que é a comunhão divina.

 Shri Guru segue:

Tapah é o centro da alma, é a respiração que aquece e mantém o corpo.

Este karma ( ação), através deste karma, pranakarma, jnãna, o conhecimento divino emerge.

Tapas é a austeridade da estrita disciplina da vida. Este é o caminho da ação.


Svadhyaaya é o estudo das escrituras  mas é também  auto análise e a introspecção. è conhecer o Ser.
è sentar silenciosamente e perceber a presença de Deus  no crânio, na cabeça.

 Permanecer em tapah loka tendo autoanálisa é a real svadyaya. ESte é o caminho do conhecimento.


pranidana é a arte espiritual de se submeter à vontade de Deus e livre do ego e do orgulho.

ishwara prenidana é ter gratidãso a cada respiração. Este é o caminho da devoção

´
Kriya Yoga é a síntese da karma, jnãna e bhakti yoga ( as mãos  a cabeça e o coração)

Nossa prática envolve a ação na inatividade e  a inatividade na ação. 

A Sadhana tem sido um longo caminho na tentativa de ter auto disciplina. Uma vida tentando sempre aprender  compreender e cultivar o amor.

Purificar  a memória deixando apenas aquilo que ajuda a compreender o caminho, o processo  tem sido possível com a graça divina. Purificar a mente e agitada e indisciplinada com a graça divina, tem sido um processo de adquirir mais calma e serenidade. A pratica da "meditação" um pouco mais concentrada e aprofundada pelos ensinamentos do Mestre também são devidas à graça divina.

Entregar cada respiração a Deus, tem sido um aprendizado , o som divino e uma parte da memória me fazem lembrar de Deus  muito mais tempo durante as minhas atividades

Entregar o coração ào amor divino está ajudando a eliminar as emoções negativas as impressões das sementes do karma que estão sendo ou foram queimadas na pratica da meditação é doloroso , mas com a graça divina continuo no caminho.

A inação ativa da meditação está sendo percebida por mim  mais intensamente na prática da " meditação"
O silêncio tem sido uma pratica de inação. Na verdade o silêncio da boca em curtos períodos de tempo sem silenciar a mente ainda assim causa um efeito incrível na auto percepção e na percepção do outro. Preciso praticar mais.
O Jejum também tem um efeito de purificar o corpo mas principalmente os pensamentos


Shi Guru explana a cerca dos benefícios da pratica da Kriya Yoga Na Yoga Sutra de Patanjali 

A Sadhana Pada

sutra 43:

Os benefícios da pratica de austeridade ,tapas:


Com a destruição das impurezas com as austeridades se obtém a perfeição no corpo físico e nos órgãos dos sentidos.


Após as pratica perfeita de tapas  se obtém tres benefícios: a destruição gradual das impuridades. A perfeição do corpo físico e a perfeição nos orgãos dos sentidos.

A Sadhana Pada


sutra 44

Os benefícios da pratica de Auto estudo , Svadyaya

Pelo auto estudo se obtém comunhão com a divindade escolhida


Svadyaya é entendido como o o estudo sistemático das escrituras sagradas

Sábio  Vyasadeva, ao comentar este sutra, explicou que é possível ter visão de divindades, rishis, siddhas e até mesmo daqueles que se dedicam a svadyaya.

No caminho védico, antes de ter comunhão com o Brahman absoluto e sem forma, o buscador encontra um profundo vínculo de amor com qualquer divindade, com atributos, forma e nome especiais, como Senhor Shiva, Shri Krishna ou Mãe Durga.
Samprayoga significa "união" "vindo de verdade". O significado é completa oferta ou  dedicação à deidade com amor e devoção. O resultado é a visão ou união com a deidade.

Ele recomenda que o estudo, contemplação, entendimento e meditação. Canto, e prece. A cada respiração amar o Amado. Com intensa expressão do amor se obtém a visão divina e a comunhão.

A Sadhana Pada

sutra 44:

O Benefício de se render a Deus

Ishwara Pranidana

A realização do samadi é alcançada através da entrega ao Senhor.

ishwara é o Senhor ou Deus que governa o universo. Os verdadeiros buscadores e santos amam a Deus imensamente.  Vivem assim " Ó Senhor, não a minha vontade, mas a Tua vontade". Neste caminho do se entregar de modo inteligente o ego é uma barreira. Se não se render completamente, a graça divina não flui Eles acontecem simultaneamente.

O Sábio disse: “Através da prática de viver na presença de Deus e servir a Deus em pensamentos, palavras e ações, e oferecer tudo a Deus, incluindo o ego, se inicia o caminho da realização."

O buscador alcança o samadhi siddhi. A chave real para o sucesso e perfeição.
Cada respiração é oferecida no fogo sagrado da caverna do crânio.
De yama vem a pratica de bramacharya. De niyama  vem ishwara pranidhana; profundo amor e entrega à Deus. Por isso Kriya Yoga é a yoga completa.

Sutra 30 

A Quíntupla Definição de yama O Primeiro Ramo 

A prática da auto disciplina consiste em :

veracidade sem ferir, não roubar, continência e não aceitar presentes.

Significa :

Ahimsa  Não ferir ou causar dor em qualquer criatura.

Sem medo ou o falso senso de autodefesa, se aceita a violência portanto, também se deve estar livre do medo e ansiedade ,  a expectativa desaparece, uma energia e inteligência se manifestam. Acabam as inimizades. Os verdadeiros inimigos são os vícios que estão presentes dentro de mim.

Satya ( veracidade)

Estando livre das duvidas e confusão, falando a verdade sem falsidade. Mesmo com raiva, medo ou humor, não se deve mentir. Cada expressão deve ser, clara,  verdadeira, auto reveladora, da própria experiência. Não humilhar ou ferir as pessoas.


Asteya (não roubo, honestidade, não realizar apropriação indébita)


asteya não é apenas ganância  inclui uma atitude correta na vida e posses. Pensamos que possuindo isso será util no futuro
. O real estado de não roubar é ser livre de desejos.

Bramacharya ( abstinencia sexual)

Não devemos desperdiçar energia.. Deve-se tornar a mente livre do desejo sexual. Os casados dever ter moderação na união física.
 Brahmacharya significa mergulhar em Brahman, na consciência de Deus, nos pensamentos, palavras e atitudes.

Aparigraha ( não possuir) 

Possuir, preservar e proteger artigos ou objetos nos leva à miséria e com isso o medo de perder e assim causa o apego.
Na vida monástica não aceitar presentes e ser livre de ambição. Espiritualidade também significa desistir da relação com o corpo.

 Ele enfatiza : Na jornada interior entre os charkras devemos nos desapegar dos inferiores e ir para o norte, vivendo na presença de Deus. Esta evolução é possível através da autodisciplina. Pratique com amor e creça com devoção.

Sutra 31

Yama são os Valores Universais

São grandes juramentos  não condicionados por classe, lugar, tempo ou circunstâncias que se estendem por toda parte

São juramentos feitos por yogis em particular e em cada ser  consciente no geral.
São juramentos  ( vratta)que se transformam em grandes juramentos ( mahavatra)
O Sábio explica as pré requisitos dos grandes juramentos ou mandamentos:

jati anavacchhina Não serlimitado a classe, casta , sexo etc.
desha anavachhina não ser limitado a um lugar ou país
kala anavachhina não ser condicionado pelo tempo
samaya anavachhina não ser condicionado a uma ocasião

Estes mandamentos expandem a mente e o coração. São  extendidos para todos e para tudo e ultimamente para Deus.
A prática da yoga é um método universal que pode expandir a vida o coração, consciência e amor para aqueles que a praticam.

Shri Guru segue dizendo para que nós pratiquemos estes grandes mandamentos com diligência sinceridade e humildade. Nuca ferir os outros com os pensamentos
, palavras ou atitudes.
Ser gentil com todos. Ser honesto e verdadeiro, Ser disciplinado. Não ser ganancioso e possessivo. Isso tornará a vida mais alegre e contente.

Estes são os pré-requisitos para a prática da Kriya Yoga. Assim sou aquela que tenta praticar Kriya Yoga, uma kriyavan, uma discípula não qualificada. preciso de muita autodisciplina e acreditar no perdão divino.

 No livro :Forgiviness my Forgetfulness : A prayer of Remembrance
Shi Guru explica  que estes são versos em sanscrito conhecidos como Shiva Kshamapana Stotram escritos pelo grande Mestre da Humanidade Shri Adi Shakaracharya.

É preciso deletar as memórias inúteis da mente, preservando apenas aquelas benéficas e belas.
Infelizmente é comum ignorarmos informações vitais e  nos lembrar de coisas inúteis.
No estado desperto, os 4 instrumentos internos; a mente a memória, o intelecto e ego funcionam simultaneamente.
 No estado de sono  o mundo da memória funciona mais.
No sono profundo é o estado da ignorância onde nenhum instrumento existe para jogar seus papeis.
Com o passar do tempo, no final as pessoas pensam: " eu desperdicei minha vida"

Neste momento crítico da vida os Mestres sempre nos aconselharam a nunca olhar para trás, mas sim a seguir em frente com uma perspectiva positiva e uma busca sincera por tudo o que nos resta.

Através da auto investigação se conhece "quem sou Eu" e que Eu sou Brahman, Eu sou Divino" 


O Senhor Shiva,  conhecido como a destruidor , a dissolução e a morte , revela que isso é parte da vida e não devemos ter medo deles. O nascimento e a morte dependem uns dos outros.
O Senhor Shiva é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança. Sua família é especial e divina cada um com diferentes aspectos, mas amam uns aos outros.

O amor elimina nossas tendências animais.
Onde existe amor reina a paz e a harmonia.

Shri Guru ora para o nosso desenvolvimento espiritual
Jai Guru

Eu adquiri este livro em um momento de muita reflexão frente aos meus vícios e condutas inadequadas. Shi Guru ensinava e o meu coração estava apertado, na minha autoanálise li este livro que comprei "aleatoriamente" e foi autografado pelo Mestre ele me recomendou orar e meditar com amor.

Esta fase da minha vida é exatamente a hora de seguir em frente com a fé nas palavras e ensinamentos do guru preceptor e sua graça, a graça divina. Seguir dia após dia com fé e amor.


Shiva Kshamapana Stotram
Shri Adi Shakaracharya

 Verso 5

A cada passo, sou incapaz de observar diariamente as complexas regras do dharma.
Não consigo seguir as regras dos Vedas contadas pelos brâmanes.
Eu não confiava nas escrituras, no professor e em mim mesmo.
Não consigo conhecer o dharma ouvindo os Vedas, contemplando e meditando.
E então qual é a utilidade de aprender tudo isso diariamente.
Portanto, ó Shiva, ó Mahadeva, ó Shambho, por favor, perdoe meus pecados. (perdoe meu esquecimento)

karma  na palavra smartakarma , significa atividades e smarta signifiva smriti os "livros da lei". Significa instruções de como viver.

Quem segue estas leis segue quando acordar, o que comer o que fazer ou não. Shri Guru cita como exemplo que durante os retiros e no RTBC as pessoas seguem uma vida com disciplina e bons hábitos. Principalmente no ocidente  não conseguem manter o novo estilo de vida o voltam logo aos maus hábitos e param de meditar. ( eu fui uma dessas que participei do curso e uma abençoada peregrinação para Puri).

Conseqüentemente, a pessoa fica preocupada com o erro que está cometendo ao não seguir algumas regras ou disciplinas

Todos sabemos que isso acontece quando não seguimos algumas regras ou disciplinas.

As escrituras afirmam que se você não orar, meditar ou seguir alguma disciplina espiritual, também encontrará muitos problemas.
Ou seja, sua mente ficará constantemente inquieta e perturbada, fazendo com que você fique preocupado e emocionado; como resultado, você ficará suscetível a doenças mentais.

O outro verso fala dvijakulavihite  significa nascer novamente e seguir as regras dos que nascem novamente. Cda cultura tem alguns mandamentos ou regras.

 Na vedanta e meditação ( brahma marge susare)
São quatro mahavakyas:

A Alma é divina, a alma é Brahman
A sabedoria em você é Brahman
Você é aquele Brahman
Eu sou Aquele

Quem pratica Kriya Yoga sabe que o caminho divino é o caminho do sushumna dentro da coluna, o caminho do prana.
Pedimosa Deus que perdoe a história do passado e façamos a promessa de lembrar Dele em cada respiração, lembrar e amar agora e não no futuro. Perdoe meus erros e meu esquecimento.

 Eu pedi sinceramente que o Mestre perdoe minhas faltas, fiquei arrependida e e consciente de muitas más qualidades, tipo julgar e comparar com as pessoas, sem ouvir e me achando "superior" no caminho da espiritualidade, quando na verdade eu não consegui manter o compromisso nesta e em outras disciplinas, como o caminho de Jesus. Cai facilmente nas armadilhas do ego e na ignorância.

Não cumpri minha promessa ao Mestre de praticar os ensinamentos e meditar duas vezes ao dia. Não consegui seguir a disciplina do Ashram lá e na volta também. Estou seguindo a recomendação do Mestre de cuidar da minha saúde. Depois meditar em casa com amor , amar os Mestres ,  orar. Sou muito grata pela proteção e oração dele para a minha família. 
Sou muito grata por ele ter me acolhido e nunca desistir de mim.
Estou conseguindo ouvir a voz do Mestre, ele repete muitas coisas, mas eu não coloco em prática muitas delas.

Sravana significa "ouvir sem qualquer outra ajuda"Tudo o que ouvimos deve ser lembrado, nosso cerebro tem um tremendo potencial, mas não utilizamos isso por que hoje em dia confiamos principalmente nos notas que escrevemos.

Podemos ouvir gravações mas devemos recordar contemplar, lembrar o que o professor ensinou, por que ensinou isso e por fim analisar e aceitar.  Na prece se refere a  "Meditar profundamente sobre algo "nididhyasa

Shri Guru diz que seu amado Mestre Paramahamsa Hariharananda dizia que shravana  não se tratava de ouvir os ensinamentos e sim ouvir o som divino. Se ouvirmos o som divino Om continuamente isso é um mantra permanente na cabeça.

O proximo estágio do aluno no caminho  manana , ou contemplar o que foi ouvido. Isso significa que ouvindo o som vamos ao profundo estado de manana, o estado sem mente ,  nididhyasana ou a real meditação.

Shri Guru encerra a explanação de uma estrofe de uma escritura  da Mãe Divina:

"não há ninguém que tenha cometido mais erros do que eu. E não há ninguém melhor que Ti, ó Senhor, que possa me perdoar"

 Que eu nunca me esqueça de Ti

 jai guru omkara

terça-feira, 9 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 18 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , 07, 08 e 09 /04

  Shrimad Bhagavad Gitak

Prakriti Yoga

A Yoga do Conhecimento do Campo Corpo e Seu Conhecedor


sribhagavãn uvãca

idam sariram kaunteya

ksetram ity abhidhiyate

etad yo vetti tam prãhuh

ksetrajna iti tadvidah


O bendito Senhor disse:

13.01 Este corpo, O Kaunteya é conhecido como campo (ou terra). Aquele que sabe disso é chamado de ksetrajna (conhecedor do campo) por aqueles que são sábios em tais coisas.


Shri Guru é o ksetrajna , é ele o conhecedor do nosso campo de batalha individual , específico e do campo de batalha de toda a humanidade para ir além desta vida de miséria e sofrimento.

Os campos da batalha:

Kurukshetra é  o campo  do trabalho, da batalha entre o bem e o mal , onde ambos os pensamentos e ações positivas e negativas surgem e não param durante cada momento da vida. Do primeiro ao quinto chakra na coluna vertebral

Dharmakhshetra é o lugar onde a alma habita. O corpo espiritual habita nos dois centros mais altos  da coluna sexto e sétimo.

Sozinhos não conseguimos sequer perceber estes centros  nossos órgão e nossas mentes jogando o jogo da Ilusão de Maya. Somente com a graça divina ( da alma, do guru e das escrituras) é possível identificar, discriminar estes centros na coluna e na batalha da vida.

O guru preceptor é o ksetrajna (conhecedor do campo) nós o reconhecemos e seguimos com devoção humildade e disciplina.

Com a iniciação e a prática regular da Kriya Yoga aos poucos vamos localizando, nos concentrando e percebendo a energia fluir neles e através deles através da respiração e do prana ( energia vital e energia divina, conforme ela vai sendo regulada. Isso só é possível com a entrega de tudo à Deus e aos cuidados do guru preceptor. Quando conseguimos perceber que não conhecemos nada, não fazemos nada, nós simplesmente observamos e agradecemos a manifestação divina nas nossas vidas.

Conhecer este campo de batalha Kurukshetra e viver em Dharmakshetra é a finalidade desta vida. Nos fundirmos acima do campo de batalhas com o Ser Supremo que habita em nós com forma no centro da alma  e sem forma na fontanela.

 Na iniciação  o campo é preparado, purificado e nutrido com a graça divina. As impressões dos karmas são incineradas. Novas sementes vão ser plantadas a partir de então.

Aas reflexões destes dois dias trouxeram a compreensão de que durante a meditação nosso campo precisa ser germinado,  irrigado, nutrido, administrado, educado  até o auto conhecimento Tudo isso para transformar a ignorância e desilusões da vida. Sementes e plantas nocivas vão ser eliminadas e novas vão sendo plantadas. Assim o campo continua a ser recriado, preservado e renovado. Este é um processo contínuo. A graça divina , nossa fé e devoção, a entrega e   É nossa sadhana no dia a dia é a história das nossas vidas.

Como é importante seguir os ensinamentos do guru preceptor com fé, devoção e humildade.

O processo de eliminação do ego neste processo de crescimento espiritual causa sofrimento vamos reconhecendo como ele tem atrapalhado a nossa vida, mas se as ervas daninhas não forem removidas não poderemos evoluir. 

Shri Guru nos faz conhecer em cada aspecto da vida nos chakras inferiores nossa posição de deva ou asura , de tamas rajas ou sattva. Ele aceita o eu coração machucado pelas escolhas erradas e a falta de empenho real. Agora que o corpo e a mente estão envelhecidas com certeza tenho pouco a oferecer à sociedade e toda à criação. O tempo passa rápido as oportunidades também.

Sei que algum bem produzi no meu trabalho e no exercício da maternidade, mas foram tentativas de ocultar minha real natureza .

Reconhecer a própria natureza as atitudes infantis,  predominantemente tamásicas e as vezes rajasicas de fato são um grande impecílio. Somente com a graça de Shi Guru, o amor ao Senhor Krishna e o acesso à sabedoria do Senhor Shiva tem dado a mim a oportunidade de desenvolver algumas poucas atitudes realmente sattvicas. A distorção do passado , a ilusão das samkaras e do karma, a tentativa de ocultar a verdade é realmente um impecílio para o crescimento espiritual.

Viver dia após dia lutando neste campo de kurukshetra só é possível com a prática da Kriya Yoga. A Kriya Yoga me salvou do abismo, depois de sucessivas tentativas de viver a bondade  as tentações,  o mal e a dificuldade de resistir a eles, com certeza revelam a minha natureza tamásica/rajasica, distorcidas por uma auto percepção de  sattvica, que foram apenas algumas ações e motivações.

Shri Guruji conhece a nossa história pois lê os nossos corações e nossas mentes quando nos entregamos. No meu caso a revelação desta minha natureza tem sido uma árdua caminhada. Com sua Graça ele tem me conduzido para o bem para uma vida mais próxima de sattva. 

Por isso reconhecer as minhas atitudes infantis que mascaram o temperamento crítico, falso, comparativo e ambicioso  é uma tarefa 

Shri Guruji nos ensina nos seus comentários das Divine Instructions (Shikshastakam  of Shri Chaitanya Mahaprabhu) acerca das qualidades do devoto:

Sermos humildes como a grama :

Pensamos que o sucesso é o ego e individualidade, mas verdadeiro sucesso é cultivar virtudes divinas e viver uma vida balanceada em harmonia. O ego causa frustração e atrito.

 a pessoas por ego, querem ser superiores aos outros. A humildade é a base da espiritualidade, um devoto que encontra bondade nos outros, sempre sente grandeza neles. Para trazer os valores deles para sua vida, ele se torna humilde.

Nossa vida é uma árvore que cresce nesta terra, tempo e espaço. Ele fala de sermos humildes como a árvore em toda a nossa vida. Ela nasce de uma semente plantada  e cresce sozinha na terra com a agua o sol e o ar . Serve a toda a criação, mesmo as que fazem mal a ela. É exemplo de uma vida de sacrifício. Cada parte dela é utilizada . A vida altruísta da arvore sua paciência e tolerância não tem comparação.

 Ser árvore é crescermos com o auto estudo ou auto avaliação e se sacrificar pelos outros. O Mestre é o exemplo é como Jesus "o caminho, a verdade e a vida".

O Senhor nos ensina a nos transformar para sermos respeitosos com os outros e percebermos a divindade em tudo e em todos.

Cantar o santo nome de Deus , Hari  constantemente a cada respiração em cada evento ou acontecimento, sempre nos lembrando de Deus.


Estou passando por este processo de purificação. Não é fácil, mas agradeço a Deus a oportunidade. A Kriya Yoga é a vida real, o guru preceptor nos conhece na essência e não na aparência. Passando a enxergar como a individualidade, o ego  a vaidade e  a intolerância querem dominar os pensamentos, as palavras e as atitudes, peço a Deus limpar o campo de todas estas ervas daninhas. A graça do guru preceptor, seu amor infinito pode  nos libertar das armadilhas do ego , reconhecendo nossa real natureza e nossas escolhas.

 Na minha peregrinação para Puri, no RTBC cheguei a compreender após entregar minha vida aos pés de Shri Guru o quanto de impressões , falsas concepções e ignorância são frutos do passado. 

Ficou aparente como eu não soube cuidar do corpo, o templo de Deus,  profanei e difamei humilhei o Mestre Jesus, esqueci da sua palavra que realmente tocou o meu coração. Alienada eu sempre projetei um imagem de discípula, mas realmente nunca fui qualificada, por isso não reconhecida. Mas temos a herança divina que consegue ir além, isso me motiva a continuar exercitando viver uma vida mais coerente.

Estou passando por este processo de purificação. Não é fácil, mas agradeço a Deus a oportunidade. A Kriya Yoga é a vida real, o guru preceptor nos conhece na essência e não na aparência. Passando a enxergar como a individualidade, o ego  a vaidade e  a intolerância querem dominar os pensamentos, as palavras e as atitudes, peço a Deus limpar o campo de todas estas ervas daninhas. A graça do guru preceptor, seu amor infinito pode  nos libertar das armadilhas do ego.

No Dharmakshetra A alma, o corpo do Sol Krishna), o corpo cósmico Brahma e o corpo  super cósmico Parambrahma . 

Quando preceptor nos inicia  ele arranca as ervas daninhas ( as skaras) e purifica o campo do nosso corpo abrindo o caminho do crescimento e desenvolvimento espiritual. Quando entregamos a Deus e ao Mestre tudo o que acumulamos de bom ou ruim com humildade amor e compromisso ele aceita e passa a  nos mostrar, ensina e conduz nossa jornada  até a consciência dos nossos pensamentos e ações. Simultaneamente nos permite perceber a alma para ir além ao corpo cósmico até o corpo super cómico.  

Durante a prática da meditação, processo de aprendizagem de como meditar , é possível perceber o fogo divino através da respiração inspirando retendo e expirando , quando estamos concentrados . Esta é a promessa, o compromisso de libertação nesta ou em outras vidas. Ter esperança querer e nos esforçar com amor e sinceridade, é tudo o que o Mestre ensina.

A humildade realmente é a base da espiritualidade.

Jai Guru Jai Jagannath Jai Gomata Jai Gopala

jai guruomkara

sábado, 6 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 17 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , 06/04

Shrimad Bhagavad Gita  

Jnana Vijnana Yoga

Capítulo 7

A Yoga do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento


7:14.Esta minha maya (ilusão) divina consiste nas  três qualidades  da natureza. É extremamente difícil de superar, exceto aqueles que constantemente mantêm sua atenção em mim (Meditam).


No seu livro "Bhagavad Gita in the light of kriya yoga" Paramahamsa Hariharananda faz uma linda e compreensível, simples e direta deste versículo. Jai Guru:

O Senhor explica o que é maya e como nós podemos ficar livre dela.

Maya é Divina  e poderosa porque é criada por D. Maya é prakriti, a natureza material e a natureza espiritual . Maya é  Mãe Natureza. Maya é a criação de Deus .

Maya é gunamayi. Mãe Natureza tem três qualidades. sattva (espiritual), rajas ( passional) e tamas ( preguiçosa) . O jogo de Maya é abaixo do centro da alma, nos cinco chakras abaixo dela.

É muito difícil atravessar o oceano de Maya. É muito difícil enfrentar as tentações de Maya.

Assim as pessoas se entretém  no desejo por dinheiro, sexo, variedade de alimentos, raiva, ego, orgulho, diversão, cinema, televisão, celular e internet, atividades imorais, várias formalidades religiosas, japa ( cantando on nomes do Senhor)prece, dentre outros.

Os desejos criam complexo de superioridade ou inferioridade.

Aqueles que estão sempre apegados a Ele somente se livram das tentações de Maya.

Se seguirmos ao direcionamento do mestre com  discriminação, as recomendações das escrituras sagradas nossas mentes se tornam puras. A pratica regular da meditação torna a respiração extremamente refinada.

A respiração é a causa do jogo de Maya. A respiração refinada dissolve as causas de Maya.

O maravilhoso poder de Deus, que está entre o sexto e sétimo chakras dentro do crânio até o ponto atômico, na fontanela) ,com a graça de Deus e do mestre realizado, da revelação das escrituras( atma kripa, guru kripa, shastra kripaas pessoas praticam o controle da respiração e ficam livres da desilusão, ilusão e erro.

As pessoas, os discípulos , os discípulos qualificados e os devotos ficam conectados constantemente  no Ser interior em cada respiração, ficando livres do jogo de Maya. 

Na reflexão de ontem o Mestre esclareceu que ir além das triplas qualidades da natureza é  pranipata  a humilde reverência a Deus, ao guru e escrituras. ( só assim se obtém a Graça Divina)

Ele ensina que o guru preceptor nos leva da ignorância ou o véu de Maya sempre instável e em mudança, para purusha imutável dentro e fora de nós e  a libertação  no Supremo.

A prática sincera e a oferta das dificuldades para Ele , tornam a caminhada segura e clara, percebendo e lutando para ir além da triplas qualidades da natureza. Viver consciente do presente Jai Guru  Jai Jagannath  Gomata Jai Gopala  e seguir sempre para um futuro melhor. Com a graça divina isso é possível!

Experiências as lições da eliminação do ego feitas por Shri Guru, são dolorosas mas necessárias e muito importantes para o crescimento espiritual, mais até do que o acalanto e acolhimento da Maternidade Divina, necessária quando reconhecemos a nossa ignorância. Assim ele revela a sua graça.

O exercício do silêncio é muito importante para os que querem evoluir . O silêncio é revelador. Nele as ilusões e armadilhas criadas pela expressão da fala atrelada às três qualidades da natureza, são imobilizadas. O pensamento fica claro, a discriminação entre o certo e o errado fica evidente  e a Verdade é revelada, com a Graça Divina.

O exercício do controle da alimentação, o jejum e o esforço consciente da limitação do sentido do paladar é poderosa também, especialmente quando precisamos ter mais clareza mental e direcionar o pensamento para o Senhor até atingir a ausência sem forma no ponto atômico. A qualidade e duração deste exercício fica regular até se tornar um hábito. Isso é possível com a Graça Divina.

Com estes exercícios a direção de Shri Guru vai ficando mais clara e precisa. Jai Guru!


O jogo de Maya só pode ser percebido quando estamos conectados ao Senhor na Meditação.

 Shri Guru ensina nos Yoga Sutra de Patanjali que o estado Yogi só é possível quando estamos estabelecidos em svarupa o real estado do Ser. A Yoga é o finalidade a mente se torna quieta e a agitação cessa. Esta união com o Divino é completa, a Kriya Yoga aprendida com o mestre nos ensina a perceber que tudo é Deus. Praticando diariamente com regularidade e sinceridade vamos nos tornando divinos. 

drashta é o estado da dualidade, yoga é a unidade

svarupa é o estado sem forma., neste estado não existe kri ( atividade ) e ya ( alma) só existe ya ou sa ( a força de Deus). Kri ( ação ) e ham ( corpo não existem).

O estado yogi só é possível com a cessação do pensamento e o silêncio interior que caracteriza o estado de meditação profunda quando não existe agitação,mente,pensamento,intelecto ou ego.Este é o objetivo de quem pratica Kriya Yoga com regularidade e sinceridade ,com a condução do guru preceptor, mestre realizado,  e a graça Divina . Aprender e viver o estilo de vida Yogi é fundamental.

Com a prática da Kriya Yoga, na meditação  as pessoas entram no estado de paravastha, que é o estado da superconsciência até a consciência cósmica.

Na vida mundana a dualidade é a causa da escravidão e sofrimento mas a yoga ensina a harmonia e união. 

Na meditação se aprende a estar no  estado meditativo  ou seja no fluir  da consciência, livre das distrações, a superconsciência até a consciência cómica. ( os diferentes níveis de samadhi até o nirbija samadhi ou a realização)

O mundo visível com os olhos externos é uma dança da multiplicidade, este é o jogo da consciência.

 A realização não é possível com o estudo das escrituras  ou eventos exteriores e sim com a introversão completa dos órgãos dos sentidos e  silêncio interior. Isso é meditação. Com ela e o estilo de vida yogi  conectados na respiração a cada momento é possível perceber , viver a experiência, a realidade de ser sai-chit-ananda e realização. 

A prática, desapego e a graça divina irão nos libertar. A liberação é a nossa herança meditando podemos experimentar a alegria da liberdade.

 

Na Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    299 o Senhor está dizendo 

kulam dhanam balam sãstram bhãndhavãssodarã ime

marane nopayujyante gurureko hi tãrakah

299. As tradições familiares, a riqueza, a força, o conhecimento das escrituras e até mesmo os próprios parentes são inúteis na hora da morte. Somente o guru é o salvador.

Jai Shri Guru

jai guru omkara

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 16 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia , 05/04

 

Shrimad Bhagavad Gita 

Capítulo 18

 Moksha Sannyasa Yoga 

 Yoga da Libertação através da Renúncia



svabhãavajena kaunteya
nibaddhah svena kãrmanã
kartum necchasi yan mohãt
karisyasy avaso 'pi tat


60. Além disso, qualquer ação que você se recusa a realizar sem delírio, vinculada por seu próprio dever, nascida de sua natureza inata, você terá que fazer uma guerra impensada, O Kaunteya (Arjuna son of Kunti) 

Paramahamsa Hariharananda  no seu livro Bhagavad  Gita , explica:

Como Arjuna, todos  nós no mundo estamos constantemente absorvidos pela ignorância, somos vítimas de conflitos, tentações e dificuldades.

As tentações vêm em todos os setores da vida

Devemos ser muito cuidadoso,  a tentação, a lei da natureza, os três modos da natureza são os nossos maiores inimigos. A inatividade, o excesso de atividades descoordenadas e  o julgamento e comparação do Ego nos atingem o tempo todo.

Cada um de nós , criaturas somos uma mistura de vyakta e avyakta (corpo e alma). Nossos corpos sofrem mudanças o tempo todo e nos lembram do dilema humano , da dualidade. Deus infinito está sempre imóvel dentro de nós , precisamos aprender a nos conectar, nos estabelecer nele e por fim transcender mergulhar no Ser.

O objetivo maior do ser humano é descortinar o verdadeiro eu , o ser divino . A experiência direta da Verdade é a experiência mais transcendental para um ser humano,  se fundir em Brahman, o Ser Superior sem forma que é a  Verdade a Eternidade e a Felicidade.

 A disciplina da Yoga é descrita por Shri Guru, nos seus comentários :

  Yoga Sutra de Patanjali 

Livro Um
O Samadhi Pada

atha yogãnusãsanam 

Esta é a  Disciplina da Yoga

Yoga é a união do corpo e alma, o propósito da yoga é levar uma vida individual à divina ,pois ensina como deixar as limitações da vida mundana e ir além da vida agitada e atingir o estado de viver com calma interior e paz.

Yoga é realmente uma disciplina. Aqueles que seguem o Mestre  e os seus ensinamentos, particularmente das escrituras e pratica um caminho como Kriya Yoga , consegue atingir o estado constante de yoga.

Através da sadhana, ou disciplinas espirituais, a luz interior se manifesta em todas as portas do corpo que vibram soam e se iluminam com a presença divina. 
 O mestre realizado ensina ao discípulo a disciplinar suas mentes e sentidos e direciona-los no caminho para perceber a realidade interior, a divindade.

A renúncia ao mundo  exige do discípulo superar a força do hábito. Isso é uma coisa que exige muito esforço , persistência e disciplina.

 O sadhaka  pode através do silêncio, sinceridade, meticulosamente seguir as instruções e coloca-las em prática

pranipata é a humilde reverência a Deus, ao guru e escrituras.

kripa é a graça  ( você faz você pode ) o resultado do seu esforço no pensar, falar e agir:

atma kripa é a graça da alma através do auto esforço

 guru kripa é a graça do guru preceptor , através do seguir a ele sinceramente

shastra kripa , a graça das escrituras ( revelação interior dos significados das escrituras através da pureza da mente e do intelecto. O aluno com ego não pode compreender o verdadeiro significado das escrituras.

 Na Shree Shree Guru Geeta  Shri Guru explica:

"!A sílaba gu implica escuridão e ru é luz Sem dúvida, o guru é Brahman, que pode engolir a escuridão da ignorância."

Um verdadeiro guru, um sadguru ilumina toda a nossas vidas, ensina como discernir o bem do mal e tomar decisões sábias. Ele nos leva passo a passo da ignorância para a luz, precisamos colocar em prática os seus ensinamentos.

jai guru omkara

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 15 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia de 29/03 a 04/04

 

Shrimad Bhagavad Gita

A  yoga do Autodomínio

Capítulo 6


yato yato niscarati

manas cãncalam asthiram

tatas tato niyamay 'tad

atmany eva vasam nayet

(26) por qualquer razão, a mente instável, sempre em estado de fluxo, escape do controle, deve-se trazê-la de volta ao Ser e, assim, devolvê-la à tranquilidade.

prasantamanasam hy enam

yoginam sukham uttamam

upaiti santarajasam

brahmabhutam akalmasam

27. Na verdade, o yogi (aquele que medita) cuja mente está tranquila, cujas impurezas foram todas dissolvidas, cuja vida está livre de defeitos, torna-se Brahman e alcança a felicidade suprema.

yunjann evam sadã 'tmãnam

yogi vigatakalmasah

sukhena brahmasamsparsam

atyantam sukam asnute

28. O yogi livre de impurezas, sempre unido com o divino, obtém facilmente a felicidade suprema através da unidade com Brahman.


A sexta feira da paixão desperrtou em mim o imenso amor, a devoção a Jesus que estava adormecida, latente em mim, depois de tantas graças e experiências transcendentais com Ele e o Espírito Santo.

Fou divino estar com Jesus e Shri Guruji em comunhão nestes dias da Semana Santa, no Seminário de Kriya Elevadas. No jejum e no silêncio encontrei as respostas para as minhas decisões baseadas na ignorância de dogmas. 

Interessante como um singelo exercício do autodomínio da fala e alimentação traz resultados imediatos. A tranquilidade parece aflorar, o espaço entre o pensas e agir fica mais longo, e assim o  as vantagens do controle da mente ficam mais evidentes. Sou realmente abençoada a graça de praticar níveis mais profundos da Kriya estão melhorando o relaxamento , a vibração dos sons nos chakras e por todo o corpo . Esta é a graça divina que permite aprender cada vez mais como meditar, como respirar calma e profundamente, como prolongar o estado de concentração entre a inalação e exalação, a localização dos chakras.

Conheci um Yogacharia da Colômbia, seus ensinamentos e depoimentos ecoaram no meu coração. Sua devoção ao Shri Guruji apagaram muitas falsas impressões e pensamentos ilusórios. 

Expandir o coração, as emoções até chegar à real devoção é indescritível. Apesar das inúmeras limitações do meu corpo, coração e mente , do ego e outras distorções, tenho fé em Shri Guruji e nas escrituras. 

Quero me libertar deste mundo de ilusão, não importa quanto tempo leve! Isso o Mestre está me ensinando. Crescer dói, evoluir dói , mas isso acontece por falha na percepção e a memória distorcida, as emoções equivocadas e as impressões irreais. 

Jai Shri Guruji

Domingo de Páscoa foi a descoberta do sepulcro vazio (cf. Mc 16, 1-8).

Nossas mentes e corações devem estar vazios para que possamos evoluir, até ressuscitar um dia como o Mestre. Estes corpos ao o sepulcro. 

Os Mestres Iluminados, as encarnações divinas podem andar por todas as dimensões do Céu  da Terra e do Submundo. 

Jesus ressuscitado apareceu a Madalena (Jo 20, 19-23); aos discípulos de Emaús (Lc 24,13-25), aos apóstolos no Cenáculo, com Tomé ausente (Jo 20,19-23); e depois, com Tomé presente (Jo 20,24-29); no Lago de Genezaré (Jo 21,1-24); no Monte na Galileia (Mt 28,16-20). Segundo São Paulo, “apareceu a mais de 500 pessoas” (1 Cor 15,6) e a Tiago (1 Cor 15,7).

Antes disso ele teve que morrer, sacrificar o Ego e proporcionar aos que creem a vitória da Ressurreição, da realização. Os sentidos e a mente tem que morrer para que possamos desvendar totalmente a nossa natureza divina. 

Os Mestres Deixam os seus corpos físicos mas podem utilizar seus corpos sutis. Aparecem quando acham que tem necessidade aos seguidores e discípulos. Fazem isso com seus corpos  ou sutis, astrais ou  causais. Somente eles sabem os motivos. Nós somos crianças que confiam no colo do Mestre. Podem infundir o espírito divino, a partir da maternidade divina. 

São Paulo disse: “Porque, antes de tudo, ensinei-vos o que eu mesmo tinha aprendido que Cristo morreu pelos nossos pecados […], e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e foi visto por Cefas, e depois pelos Onze; depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos duma só vez, dos quais a maioria vive ainda hoje e alguns já adormeceram; depois, foi visto por Tiago e, em seguida, por todos os apóstolos; e, por último, depois de todos foi também visto por mim ” (1 Cor 15, 3-8).

O Mestre carrega e dissolve pecados de outras vidas, desta vida e nos ensina a seguir e não pecar mais.


“Deus ressuscitou esse Jesus, e disto nós todos somos testemunhas” (At 2, 32), disse São Pedro no dia de Pentecostes. Diz São Pedro no dia de Pentecostes: “Saiba ,com certeza, toda a Casa de Israel: Deus o constituiu Senhor (Kýrios) e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes” (At 2, 36). “Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14, 9). No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17s).


A experiência dos apóstolos com a ressurreição de Jesus

A primeira experiência dos Apóstolos com Jesus ressuscitado foi marcante e inesquecível: “Jesus se apresentou no meio dos Apóstolos e disse: ‘A paz esteja convosco!’. Tomados de espanto e temor, imaginavam ver um espírito. Mas ele disse: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! ‘Apalpai-me e entendei que um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, como, por causa da alegria, não podiam acreditar ainda e permaneciam surpresos, disse-lhes: ‘Tendes o que comer?’ Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o então e comeu-o diante deles” (Lc 24, 34ss).

“Deus ressuscitou esse Jesus, e disto nós todos somos testemunhas” (At 2, 32), disse São Pedro no dia de Pentecostes. Diz São Pedro no dia de Pentecostes: “Saiba ,com certeza, toda a Casa de Israel: Deus o constituiu Senhor (Kýrios) e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes” (At 2, 36). “Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14, 9). No Apocalipse, João arremata: “Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos, e tenho as chaves da Morte e da região dos mortos” (Ap 1, 17s).


A primeira experiência dos Apóstolos com Jesus ressuscitado foi marcante e inesquecível: “Jesus se apresentou no meio dos Apóstolos e disse: ‘A paz esteja convosco!’. Tomados de espanto e temor, imaginavam ver um espírito. Mas ele disse: “Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu! ‘Apalpai-me e entendei que um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho’. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, como, por causa da alegria, não podiam acreditar ainda e permaneciam surpresos, disse-lhes: ‘Tendes o que comer?’ Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o então e comeu-o diante deles” (Lc 24, 34ss).


Aos apóstolos amedrontados, que julgavam ver um fantasma, Jesus pede que o apalpem e verifiquem que tem carne e ossos.


Nada disso foi uma alucinação, nem miragem, delírio, mentira nem fraude dos apóstolos, pois se tratava de pessoas muitos realistas que, inclusive, duvidaram, a princípio, da Ressurreição do Mestre. A custo se convenceram. O próprio Cristo teve que falar a Tomé: “Apalpai e vede: os fantasmas não têm carne e osso como me vedes possuir” (Lc 24,39). Os discípulos de Emaús estavam decepcionados, porque “nós esperávamos que fosse Ele quem restaurasse Israel” (Lc 24, 21).

Aos apóstolos amedrontados, que julgavam ver um fantasma, Jesus pede que o apalpem e verifiquem que tem carne e ossos.

Muitos não acreditam que o Senhor Supremo envia seus filhos revela a divindade de filhos encarnados, que ressuscitam entre nós . Não acreditam que isso é possível , infelizmente e estes perdem a sinceridade e pureza de coração, que permite reconhecer a divindade e sentir o oceano de bênção que é a presença de Dus, que é a palavra de Deus, o corpo de Deus encarnado e ressuscitado.

Os Mestres existem entre nós. Quando encontramos aquele que veio para nos resgatar e mostrar o caminho, passamos a compreender e viver esta verdade !

meu amor aos meus pais que foram exemplo de sabedoria, superação vida neste plano, enfrentando com coragem inúmeras dificuldades, com fé e sabedoria. Se doaram tanto e eu não soube ser grata o quanto eu deveria! Mas eles me perdoaram,  nos perdoamos.

Meu amor a Shri Guruji que com sua forma e sua existência sem forma guia o meu caminho

Meu amor ao Ser Supremo  imanifesto a existência infinita, a Eternidade e a Verdade

meu amor à Surabi que realiza o desejo da divindade e é a motivação para ela

Meu amor à Mãe Durga que engloba todas as formas da Mãe Divina, shakti, a energia necessária para destruição do mal em um processo gradativo e constante.

Meu amor à  Mãe Divina Suprema fonte de tudo, a parti dela é a existência , sempre sendo a manifestação de Deus, no pensamento e na articulação dos sons. 

Meu Amor  à Mãe Divina Sarawati que com o Senhor Brahma cria constantemente o mundo material onde podemos reencarnar e evoluir. Meu amor a toda a criação e as formas divinas .

Meu amor à Mãe Lakshmi que com o Senhor Vishnu preserva tudo o que está existindo especialmente o modo correto de ser e viver. O Senhor Jagannath que resgata os seres caídos e suas crenças e mostra que tudo passa tem um ciclo, só precisamos ter fé. Gopala e Gomata que trazem a simplicidade e grandeza do amor e do bem da preservação de tudo pela graça divina.

Meu amor à Mãe Divina Parvati e o senhor Shiva que demostram como se transformar com o conhecimento da verdade oculta que nos emperra através da relação entre o Mestre e Discípulo., seu amor à família a força de Nandi e a produção do conhecimento e firmeza que remove os obstáculos, do Senhor Ganessha. Assim Também é o Senhor Hanuman para o Senhor Vishnu. Meu amor à Mãe Divina Kali que destrói o mal em nós e nos permite evoluir até a libertação total.

Meu  amor a Jesus , Maria e o Espírito Santo!  

meu  amor  a São Francisco, Noé e Santa Cecília

Todas as palavras de Jesus passaram a ser entoadas novamente no meu coração como um rosário de Nossa Senhora. O exemplo e sabedoria dos santos e apóstolos reconhecidos ou não. O resgate um vinculo importante no meu caminho espiritual, que estava enfraquecido.

  com a graça de Shri Guruji e sua Sabedoria Infinita.

jai guru omkara







quinta-feira, 28 de março de 2024

Kriya Yoga Sadhana 14 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 22 a 28/03



Shrimad Bhagavad Gita

Capítulo 12

A Yoga do Amor Divino


ye tu dharmyãmrtam idam

yathoktam paryupãsyate

sraddhadhãnã matparamã

bhaktãs te 'tiva me priyah


C.12 v. 20: aqueles que honram esta lei imortal (o néctar da sabedoria) com fé e devoção, e tem a Mim como o supremo , são queridos por mim.


Shri Paramahamsa Hariharananda comenta no seu Livro "Bhagavad  Gita in the light of kriya yoga" :

O néctar é uma bebida mitológica que torna você imortal. O néctar da sabedoria estabelece você na alma e em Deus. Cada pessoa é a imagem de Deus, mas devido à ilusão, ilusão e erro, mas a maioria das pessoas não percebe sua natureza imortal e sofre na consciência corporal e no mundo material.

entretanto, aqueles que recebem a companhia do mestre divino, que verdadeiramente aprendem e praticam a essência da espiritualidade, e que estão livres de todas as negatividades, bebem o néctar da imortalidade. meditação, quando você entra na caverna do crânio e bebe o néctar da sabedoria.

Meditação é o verdadeiro dharma, viver corretamente na consciência da respiração. O Senhor ensinou que a meditação concede a imortalidade, amrita, o néctar. Aquele que segue as instruções do Senhor e as traduz para a vida prática é querido pelo Senhor

O importante é penetrar na fontanela um pouco, liberta-se de defeitos, ilusões e dúvidas.


Esta é  o mergulho que faço para me elevar de buscadora sincera a uma buscadora qualificada. Com o tempo vou revendo o entendimento e espero que ele vá melhorando com a graça de Deus , Shri Guruji e Shri Paramahamsa Hariharanda 

O Conhecimento quando vivenciado traz resultados práticos imediatos , se perceber no estado tamas, sair do modo da ignorância tamas , de rajas agitação ,  para ser predominantemente  rajas sattva , atividades bondosas , até um dia com a evolução espiritual , com a graça divina, ser sattva puro, ter sabedoria, estar estabelecia no Ser Superior: Brahman. Este é o processo de evolução até o objetivo final. O Senhor está dizendo que  este é o néctar da sabedoria ! Que a graça do guru me ajude a seguir o caminho para o néctar da sabedoria!

Shri Guruji , o Mestre , está sempre na nossa companhia. Podemos sintonizar diretamente com ele a partir do centro da alma em todo o trajeto da respiração, movimentação do prana. Se nos entregamos completamente a Shri Guru, vamos estar constantemente na sua companhia. Este é o mistério da conexão divina!

O Mestre está sempre disponível. Deus é onisciente. Não é uma crença, esta é a realidade. Todos os que praticam Kriya Yoga,  com fé e amor e colocam em pratica os ensinamentos do guru preceptor  sinceramente a estão no caminho  evolução, a comunhão divina. Com a graça de toda a linhagem de Mestres Realizados com os quais conseguimos nos sintonizar com  reverência e o amor seguindo a sadhana podemos avançar no caminho espiritual aprendendo com eles o aperfeiçoamento da prática, conhecimento  no mistério da devoção.

 A revelação da Srimad Bhagavad Gita ,  nos lábios do guru preceptor é a voz de Deus que nos inspira a crescer e transformar as nossas vidas a cada versículo, cada capítulo até ser continuamente entoado com o Senhor no coração.   

No meu entendimento precário, baseado na prática , no exercício, no treino  Meditei na Gita conforme a rotina de Balighai que eu ainda não consigo seguir. Que Shri Guru me corrija e me perdoe pela minha negligência!

Na  Gita Dyanam, Meditação na Shrimad Bhagavad Gita o Senhor está dizendo: 

" Saudações ao Senhor Krishna, o Parijata  Kalpataru a árvore que realiza desejos para aqueles que Nele se refugiam, o portador da bengala em uma mão, mostrando o símbolo do conhecimento divino  com a outra mão, é Aquele que ordenha o néctar divino da Bhagavad Gita."

Parijata ou  Kalpataru é a  árvore divina , que realiza desejos ,  nasceu do oceano durante a agitação do oceano para obter a amṛta ou ambrosia.)

Estou estudando as Escrituras referentes  à produção da amrita na agitação do oceano desde o Mahashivaratri, encontrando os elos com a Mãe Divina, Hari, Shiva e outras formas divinas.

Muito resumidamente  na agitação do oceano depois que os devas e asuras colocaram todo o tipo de plantas e minerais no oceano, aconteceram muitas coisas . Todos afundaram no oceano Hari na forma de Kurma trouxe a Terra para a superfície, os asuras estavam vencendo. Muito veneno foi produzido , Shiva engoliu o veneno.. Hanuman bebeu um pouco do veneno. Ele ficou com a garganta azul, com Vasuk no pescoço. A Mãe Divina segurou nas mãos de Shiva antes dele voltar para seu estado meditativo no Himalaia.  

 Surabi emergiu com toda a criação,  Danvantary trouxe amrita e a Ayurveda. Shri Lakshmi trouxe prosperidade para os devas, Hari na forma de Mohini enganou os Asuras e o amrita ficou com amrita , somente um asuraeles foi condenado a ficar no céu.

A sua  flor da Parijata contém muita energia  e é muito auspiciosa .Todas as manhãs, aos primeiros raios de luz, a delicada e magra  árvore Parijata  deixa cair generosamente suas flores brancas de caule laranja, altamente perfumadas e com aroma doce. Eles caem com muita facilidade. Uma pequena sacudida na árvore e as flores caem em abundância para serem capturadas pelas folhas, pelas mãos e pelo chão abaixo.

Assim cada versículo ensinado pelo Guru aos pés do guru, ou no centro da alma, com devoção e entrega,  cada um deles é uma flor branca da Parijta. Os benefícios são imediatos, mesmo quando estamos ainda poluídos pelos venenos dos nossos pensamentos, palavras e emoções e atitudes equivocadas. As flores caem a cada manhã, assim deve ser a nossa entrega à Deus o estudo da Gita e a sua aplicação na prática diária , no nosso pensamento e em cada ação , ele aceita! O S

enhor aceita nossa oferenda, o nosso entendimento precário e o nosso pequeno amor, Amar a  respiração que faz as folhas e as flores caírem até o chão nos nossos centros mais baixos. Mesmo ela tendo caído no chão ( o que não deve ser oferecida às deidades) esta flor delicada pode ser oferecidas ao Senhor. 

No nosso coração sincero mas instável e Ele nos mostra os elementos necessários para a auto avaliação. É um processo difícil pois ficamos frente a frente com todas as dificuldades , ma Ele está sempre conosco a cada manhã, ou seja sempre. Com sua graça, o coração vai sendo  purificado e a mente estabilizada para poder ir além da razão.

 Com o mínimo de fé e confiança as flores podem ser capturadas  entregues  ao Senhor, para correção e aprendizagem. A bengala é nossa coluna ereta, Ele nos sustenta .Assim como as flores caem todos os dias, estudar a Bhagavad Gita todos os dias  é um bálsamo, um passo a mais no caminho da sabedoria. Ele ordenha a Bhagavad Gita, traduz com diferentes palavras, citações das escrituras ,exemplo e metáforas, a essência , a energia das palavras vivas, divina do Senhor diretamente no coração de cada um daqueles que ouvem. Ele é aquele que que ordenha o nectar divino!

Na  Gita dyanam, Meditação na Shrimad Bhagavad Gita   é dito:

Todos os upanishads são vacas; o filho do pastor, Krisnha, é o ordenhador, Partha Arjuan é o bezerro; o néctar divino do Gita é o leite, e as pessoas de intelecto purificado são os bebedores dele.

Do oceano cósmico, do Ser Supremo sem nome ou forma,  emergiu Surabi, a Mãe Divina, Mãe do Universo e de tudo o que existe, Ela doa tudo para a existência , as criaturas.Gomata é sua filha, seu templo e está em todos os lugares do planeta. Suas patas ( da Gomata) são os Vedas e as vacas  são os upanishads, a essência dos Vedas a Shrimad Bhagavad Gita foi compilada por Viasyadeva que escreveu o Mahabharata. O Sr Krishan Gopala protege e ama a Gomata, todos os seres criados.,  Ele é Parijata  Kalpataru a árvore que realiza desejos dos que se refugiam Nele. Ela realiza os sonhos ou desejos dos seus filhos. Seu leite não é apenas uma metáfora, o seu leite traz saúde e tudo o que é preciso para os rituais sagrados. . O Senhor Krishna é o ordenhador, explica as escrituras sagradas de modo simplificado mas profundo, a essencia dos Upanishad a essência da Mahabharata. 

 Aqueles que se entregam ao Senhor à disciplina espiritual, o exercício da meditação profunda , a respiração suave do Senhor, o som da sua flauta nossa coluna, a partir da fontanela são muito abençoados pelo Senhor.

Reconhecendo as dificuldades com humildade, vamos aprendendo a controlar a respiração e controlar a mente, os pensamentos e palavras, entregando tudo para o Senhor, assim nos tornamos  queridos pelo Senhor. A maior graça que o buscador sincero pode ter é ser querido pelo guru preceptor, obedecendo os seus ensinamentos. E assim se tornar um buscador qualificado e quem sabe um dia um discípulo.

Arjuna ( amigo  discípulo perfeito do Senhor Krishna)


Narada Bhakti Sutra

 Os segredos do Amor Transcendental


amṛta svarūpā ca

C1.v3. Esse amor puro por Deus é eterno.


Esse amor infinito torna a vida espiritual infinita este é o caminho para a realização em Deus , beber o amrita o nectar da imortalidade e o nectar da sabedoria. Isso só é possível com a graça do guru preceptor. Ele conhece o caminho e sabe ensinar como chegar lá, ser um com Ser Supremo, Brahman que é Eternidade a Verdade e a Felicidade.

Shri Guru nos ensina: no livro : "Yoga O Caminho para o Divino"

"Não há fim para a vida espiritual e, mesmo depois de atingir o estado de samadhi, a experiência espiritual continua. Assim como Deus é infinito e o amor é infinito, também a experiência espiritual é infinita"

Trecho do  de Paramahamsa Prajnanananda

Que o  Conhecimento Supremo  dos Mestres da Kriya Yoga e sua presença sagrada estejam sempre conosco.

om srigurave namah

jai guru omkara