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quarta-feira, 24 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 21 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 23 e 24 de Abril

 

Shrimad Bhagavad Gita

Bhakti Yoga

A Yoga do Amor Divino

capítulo 12


arjuna uvãca

evam satatayuktã ye

bhaktãs tvãm paryupãsate

ye cã 'py aksaram avyaktam

tesam ke yogavittamãh

01: Arjuna disse:

12:01 Daqueles devotos que constantemente fixam suas mentes em Ti, que Te veneram com devoção, e aqueles que veneram o eterno não-manifesto, quais destes têm o maior conhecimento de yoga?


Baba Hariharananda ensina nos seus comentários da Bhagavad Gita in the ligth of Kriya Yoga:

Deus é supremo .Ele está presente em todos os estados, assim como kshara (perecível) e akshara (imperecível). Ele é Parameshwara, o Senhor Supremo. Ele tem sakara ( forma) . Ele é nirakara ( sem forma ). Ele é vyakta ( manifesto ) e avyakta ( imanifesto). Ele é tudo e está além de tudo. Agora o devoto tem dúvidas sobre como adorar, amar o Senhor

Arjuna quer saber  se é melhor estar conectado ao Senhor com ou sem forma. Alguem está adorando você manifestado no corpo através do pranakarma, a respiração indo e vindo. Esta é praticando a respiração Kriya. A respiração manifestada no corpo é a vida.

O prana ativa todos os centros do corpo e o estado de consciência.

Sua presença pode ser percebida no fluir do prana, a respiração vital, que se dá abaixo do centro da alma, ajna chakra.

Observando a respiração, que é o prana, Eu posso manter o constante conhecimento de Ti, O Senhor. Este prana é kshara  perecível em cada momento, prana (vida )é destruída.

Por outro lado adorar é ir para o estado de avyakta o imanifesto e akshara, o imperecível.

avyakta-upasana significa adorar o eterno imanifesto durante a pr´tica de jyoti mudra na Kriya Yoga. Neste trajeto você pode perceber a realidade transcendental com os orgãos dos sentidos introvertidos indo para dentro você pode perceber o fluir do prana. Com os órgãos dos sentidos extrovertidos  você não pode perceber o som, a luz e a vibração divinas. 

Mas indo para dentro você pode perceber o fluir do prana por que ele se manifesta com forma por dentro este é o estado avyakta akshara.  Baba explica que "estando livre da agitação do estado extrovertido, da rajoguna (rajas) Brahman reside em uma brilhante manifestação de luzes mais luzes.  Somente quem conhece o Ser pode experimentar isso" ( Mundaka Upanishad 2:2:19)

A iluminação do Todo-poderoso Brahman está escondido como akshara imperecível Purushttama,o Espírito Divino, o Ser Supremo.´. Adorando o manifesto vyakta, Deus, é possível através dos sentidos, mas adorar o imanifesto, avyakta, Deus, não é possivel com os sentidos ou a mente.

Shri Guruji ensina nos seus comentários do Jnana Sankalini Tantra :

Os cinco tattvas na coluna representam os cinco tattvas, princípios ou elementos.

O sahasrara chakra está além de tattva, é chamada tattatita.

Além dos cinco tattva ( princípios ou elementos) está o Princípio Supremo, que não é outro senão O Ser sem forma conhecido como Brahman.

A alma experimenta o mundo através dos sentidos e mente. Uma vida balanceada requer uma mente saudável, um intelecto diferenciativo e um uso equilibrado dos cinco órgãos dos sentidos.

Um Deus que tudo permeia , é todo penetrante está em cada ser vivo colo alma, atman

Todo o universo não é nada além de Deus apenas e cada ser individual não é nada senão Brahma o Espírito Sem Forma.

Vishwarupa,

Através da prática sincera aquele que pratica meditação percebe o absoluto e sente uma completa união com a criação. 

 Shri Guru ensina:

Divine Instructions

Shikshashtakam of Shri Caitania Mahaprabhu

Amor é nectar. Amor é imortal. Amar traz imortalidade. Se enquanto vive, se enche o coração de amor e devoção – o medo desaparece. A prova do amor puro que surge através da lembrança do Senhor traz alegria interior. Através deste sabor de amor e devoção, um devoto encontra doçura em todos os lugares.

Quinta Instrução

O Senhor é o meu Amado

"Que ele, o Senhor de toda beleza e doçura, depois de ter me abraçado, me esmague completamente, ou depois de dar darshana (visão), perfure meu coração, ou se comporte comigo da maneira que Ele quiser, ainda assim Ele continua sendo o Senhor da minha vida, ninguém mais."

Ele segue

Pessoas comuns amam a Deus por seus próprios desejos egoístas. 

O Sábio Narada disse:

 tat suke sukhitvam

 "Regozijar-se na alegria do Amado é amor puro" Amar com desejo egoísta é "simples a paixão de uma mulher por seu amante".


"Ó Senhor, embora eu não tenha nenhuma capacidade de afirmar que sou um devoto por causa das minhas próprias fraquezas. Ouvi de santos e sábios que é preciso tomar o Teu nome uma vez para se tornar digno da Tua graça. Ó Senhor, ó Krishna, tenha graça sobre mim. Me faça seu."

Na Bhagavad Gita Capítulo 11 , 

Vishwarupa Darshana Yoga

 Arjuna pede ao Senhor que lhe mostre a Sua Forma Divina para ele. Ele então expressa com gratidão, não ter mais dúvidas,  poder perceber o Ser Supremo.

Vishwarupa a forma universal, a extraordinária glória e beleza do Senhor. O Senhor não é uma pessoa comum, Ele não é o Senhor Krishna, mas Mahayogeshwara Hari. Hari, o grande mestre do yoga. Hari é o Deus sem forma. Somente Deus é o removedor das trevas. Deus na forma de guru, guia o discípulo das trevas para a luz, da ignorância para o conhecimento, da falsidade para a verdade, da morte para a imortalidade.

Esta visão é possível através do olho divino, o terceiro olho.

O Senhor revela Seu magnífico poder. Esta é a revelação espiritual percebida durante a meditação. Este estado só é atingido pela prática sincera da meditação com amor e lealdade a Deus e guru.

A glória do Senhor é sem fim, infinita e eterna. O universo é pequeno, e o Senhor, Deus está além da compreensão.

A percepção do absoluto é viável quando nós sinceramente nos esforçamos e recebemos a graça (kripa) de Deus. 

Experiência espiritual não é um devaneio, pelo contrário, é conquistado com dificuldade por meio da meditação profunda e da vida espiritual.

Arjuna expressa a realização interior, o amor e a devoção que resulta desta experiência.

 Deus é a causa de tudo.

O supremo amor é devoção , é estar sempre unido ao Senhor.

gurukripa hi kevalam

om tat sat om



segunda-feira, 22 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 20 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 21 e 22 de Abril

 Shrimad Bhagavad Gita

Karma Yoga

A Yoga da Ação

Capítulo 3


na buddhibhedam janayed
ajnãnãm karmasamginãm
josayet sarvakarmãni
vidvãn yuktah samãcaran

03: 26 Uma pessoa sábia não perturbará a mente de pessoas ignorantes que estão apegadas a objetos materiais. Compreendendo-os plenamente, o sábio realizará um trabalho de devoção e os envolverá nesse trabalho.


 Na Shree Shree Guru Gita 14 o Senhor está dizendo:

sirah pãdãankitam krtvã gayãsuro 'ksayo vatah
tirtharãjah prayãgo'sau gurumurtau namo namah
gurumurtim smarennityam gurunãma sadã japet
gururãjnã prakurvita gururanyam na bhãvayet 

14- Eu me curvo ao preceptor do guru. Onde quer que seus pés toquem o chão, torna-se a cidade sagrada de Gaya (os pés do Senhor Vishnu estão lá). Seu corpo é como uma figueira eterna. Eu me curvo a essa forma de guru, que é a mesma dos principais lugares sagrados como Prayaga. Deve-se sempre contemplar a forma do guru preceptor e repetir seu nome constantemente. Ao abandonar todos os outros, deve-se sempre seguir fielmente o seu comando.

Swami Vivekananda, no seu livro Karma Yoga: a educação da vontade.

Precisamos praticar o bem ; o desejo de fazer o bem é o que de mais elevado podemos aspirar, desde que aceitemos o princípio de que é um privilegio ajudar os outros.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que O objetivo da yoga não é apenas a libertação individual, mas a transformação da raça humana.

Kriya Yoga é a fusão da Karma, Jnãna e Bhakti Yoga. Ela é a Yoga do Amor Divino

 Karma Yoga é a ciência principal da Gita. O dia que os seres humanos praticarem todas as ações sem egoísmo  no serviço da humanidade e a toda a criação a raça humana estará transformada vivendo em comunhão contínua com Deus e todo o mundo se transformará.

Kriya Yoga nos ensina a praticar isso desde agora, no presente de modo firme e dedicado, seguindo fielmente os ensinamentos do Mestre do guru preceptor, aquele nos inicia diretamente ou com um Acharya no seu nome a este caminho ou Sadhana.

O guru preceptor, aquele nos inicia e conduz ele nos ensina a praticar Bhakti, Jnana e Karma Yoga no dia a dia , meditando e colocando os seus ensinamentos em prática no cotidiano. Este é um processo que se inicia e leva toda a vida. Com auto análise o auxílio das escrituras sagradas a presença e as Palavras Divinas do Mestre, se o praticarmos com sinceridade e humildade poderemos evoluir , crescer.

 A devoção é uma dádiva divina. Ela não tem lógica. Simplesmente acontece pela graça divina , o merecimento da alma que vem para esta vida com esta conexão,  graça de Deus e a Graça do Guru Perceptor.

Nārada-bhakti-sūtra verso 19 


nāradas tu tad-arpitākhilācāratā tad-vismaraṇe parama-vyākulateti

Nārada, entretanto, afirma que bhakti consiste em oferecer todos os atos ao Senhor Supremo e em considerar o esquecimento do Senhor como a pior aflição.


Podemos sentir alguma afinidade com um Mestre ou professor, emoção ou admiração. Mas a entrega ao guru preceptor, reconhecendo  sua ação divina em nós e no mundo, nunca nos esquecendo dele, da forma humana de Deus iniciamos o processo de Bhakti. Nos identificamos plenamente com sua manifestação divina na vida espiritual social e planetária.

Mas se após rezar e reverenciar ou meditar não sentir o amor divino, então não houve a verdadeira prece ou meditação.

 Podemos praticar japa , mas se não for com entrega e sentindo o amor divino não é uma pratica de Kriya Yoga.

 Precisamos perceber , nunca nos esquecer de Deus, da divindade em cada pensamento, palavra ou ação. Praticar a Kriya nos ensina isso. O Mestre nos ensina como praticar isso.

Na Shree Shree Guru Gita 189 o Senhor está dizendo:

upadesastvayam devi gurumãrgena muktidah
gurubhaktistathãtyantã kartavyã vai manisibhih

189.Ó Devi !, esta é a instrução no caminho do guru preceptor que pode conceder a liberação. Portanto, a devoção ao guru deve ser praticada com extremo amor por todas as pessoas sábias.

Até mesmo os seres Iluminados e Mestres Realizados  tem devoção aos seus gurus. Eles são o exemplo de discípulo perfeito, têm profunda gratidão por todas as suas instruções e se tornam um com ele, com o Ser Supremo.

Shi Hariharananda continua ; É realmente difícil obter o amor divino. Mas com a orientação de um mestre realizado ou guru e através da prática da Kriya Yoga, uma pessoa pode perceber o processo e o fluir , o aflorar o amor divino. Esta é prática da  devoção. É realmente perceber o fluxo do amor divino ir se expandindo por nossa vida dentro e fora de nós até o conhecimento da alma. 

Bhakti Yoga.  o conhecimento da alma, o encontro com ela brota quando alcançamos o samadhi.

Shri Paramahamsa Hariharananda ensina que praticando as técnicas ou ensinamentos da Kriya Yoga segundo o guru preceptor, podemos ir além dos sentidos da percepção grosseira até atingir vikalpa samadhi a paz e a calma extrema, que é a divindade.

Quanto mais a pessoas praticar a Kriya Yoga com fé, regularidade e sinceridade, mais experimentará o salvikapa samadhi ( o estado de superconsciência) até o nirvilakpa samadhi ( o estado sem pulso da consciência cósmica)

Ele continua, a Kriya Yoga existem seis estágios nos quais o kriyavan que segue os ensinamentos do guru preceptor, 
Aquele dedicado , sincero e humilde,  auto conhecimento ,  e entregue à Deus . Exercita a pratica com disciplina exercitando o amor e o conhecimento a cada pensamento palavra ou ação.

Com a Graça divina pode controlar os diferentes centros e alcançar a percepção da alma ( os estágios ) nestes estágios, o praticante desenvolve e aprimora as técnicas da Ciência da Kriya Yoga aprendidas na iniciação, com a condução e acompanhamento do Mestre Realizado, o guru preceptor.té sattapati samadhi
Estes estágios do samadhi são descritos por ele : subhecha samadi, vicharani samadhi,tanu-manasa samadhi, asamsakti samadhi até sattapati samadhi, próximo do nirvakalpa samadhi ( o estado sem pulso e respiração)

Esta é a Kriya Sadhana, que pode durar uma ou muitas vidas. O importante é que Shri Guru nunca abandona os que entrega para ele o seu coração e mente a condução de cada vida, para o aprendizado e crescimento espiritual, além das aparências além , das dores e prazeres , do que é transitório para se fundir no imutável e eterno.
 
Quem realmente já é um Yogi realiza a verdade, é um com o Ser Supremo Ele este é o  sábio , o Mestre. Vive  mergulhado no Ser Supremo  passa a ser a Existência, o Conhecimento e a Sabedoria. Não retorna mais ao estado de ignorância se realiza em Deus.

Quem  segue os ensinamentos do guru preceptor ,  vai percebendo a graça divina fluir em si e nos outros. Experimenta aos poucos através da prática que não é o seu corpo ou sua mente .mas sim é a testemunha. vai percebendo  que ele é o Ser. Exercita, se prepara para ser um Yogi praticando Kriya Yoga. A prática da Jnana,Bhakti e Karma Yoga simultaneamente com os olhos fechados e abertos.
a

Segundo Baba Hariharananda :Karma Yoga significa a prática do desapego em todas as ações. Falta de egoísmo produz desapego e indiferença aos resultados das ações.
Karma Yoga segnifica a prática da ação desapegada.. Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude.
Toda a ação é espiritual se o motivo é puro.
 Trabalho é devoção

Serviço à humanidade sem egoísmo ou sem expectativa de algum retorno é Karma Yoga.
  Shri Guru ensina a praticar Kriya Yoga e a pessoa vai  viver a experiência divina, perceber que é Deus age em nós e através de nós. O Sem sem Forma  e o Ser com todas as Formas são tudo o que existe. 
Tudo é divino, nossa alma é divina mas nos esquecemos, por isso vivemos na escuridão , estamos aprendendo com o Ser Iluminado, Realizado que nos aceita por puro amor tudo o que fizemos em muitas vidas. Com ele estamos aprendendo como viver na luz até percebermos que também somos luz.
Assim ela pode ser praticada a cada momento do dia, durante todas as atividades.

O Mestre realizado nos aceita com as crenças que temos, a nossa pequena devoção a alguma forma de Deus para seguir este caminho , mesmo que estivermos vivendo ainda  na ignorância. apegados aos objetos materiais, aos sentidos e a mente.  nos motiva a seguir em frente a cada queda, a cada passo. Ele aceita nosso amor, cada esforço, cada progresso. Ele é um com o Ser Supremo ama a tudo e a todos de modo incondicional.

 
om srigurave namah
 

sábado, 20 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 19 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia, 17 a 20 de Abril

 

Shrimad Bhagavad Gita

Samkya Yoga

A Yoga da Consciência Interior

Capítulo 2


02:66 . A pessoa que não controla a mente e os sentidos não pode ter um intelecto discriminador. Tal pessoa não pode ter senso de dever e não tem paz. Como pode haver felicidade para quem não tem paz?


Segundo Shri Guru ,  no seu livro "Conheça a sua mente ": 

as roupas simbolizam a mente. Se a mente está limpa ela é plena de alegria e felicidade. Se oferecermos nossa mente a Deus mais felicidade ainda. 

Se a mente se torna humilde, curvando-se diante dos outros, os outros irão nos abençoar.

Queremos participar desta criação, que é divina. Se vivemos encarnados assim como seres humanos animais , precisamos ter consciência querer  ser animais dóceis como Gomata, a Mãe Vaca , e sermos alegres e contentes e ousados como ensina Shri Gopala . Com isso vamos crescer espiritualmente . è preciso ser humildes, pacíficos e amorosos  para viver a real felicidade, a vida plena.

Nós precisamos aprender a controlar os nossos sentidos e a mente, para ter um intelecto discriminador  conhecer o nosso dever, a conduta correta, e atingir a paz .

A mente é o parque de diversão das emoções e o campo das ações e reações.

A mente nos dá a habilidade de analisar acerca das nossas vidas e a mente nos ajuda a nos comunicar com os outros.

A mente é um instrumento que guia nosso ego, emoções, intelecto e a direção que iremos seguir na vida.

Assim a mente é a causa da escravidão e também da liberação.

devemos compartilhar tudo o que temos de bom e bonito com os outros. portanto, não conte coisas negativas aos outros porque isso polui suas mentes. Não contamine a mente de alguém com seus pensamentos sujos ou sentimentos ruins. Mantenha sua mente pacífica e saudável.

Devemos falar, nos comunicar com Deus, com Shri Guru.Se nos comunicamos com uma pessoas que é saudável, estável, e solidária, esta pessoa nos dará uma solução positiva e saudável para os nossos problemas. Nós somos animais sociais que amam se comunicar e interagir com os demais.

nem sempre é fácil encontrar alguém em quem você possa confiar para lidar com suas mágoas e medos

Esse apoio é raro hoje em dia. É por isso que é melhor abrir seu coração para um mestre que você ama

Disciplinar a mente é disciplinar os sentidos

ao alimentarmos os desejos dos órgãos dos sentidos e da mente, ficamos mais fracos.

Falar menos, mudar os hábitos e o estilo de vida, a língua ( o comer e o falar), alimentação o sono Ter moderação.. Meditar mais e mais

Se não pudermos disciplinar os nossos órgãos dos sentidos, sejam eles os olhos, os ouvidos ou a boca, como poderemos pensar que disciplinaremos a nossa mente?

A autoavaliação nos permite contemplar a realidade da nossa existência. Meditar e refletir. /observar a mente sempre e se avaliar, podemos perceber o jogo da mente.

A discriminação nos ajuda a controlar a mente

 Discriminar o que é bom ou ruim para nós. Não podemos estar confusos. Tudo o que se move não é real., nada é permanente, temos que aceitar isso. Nossos relacionamentos também mudam. Não devemos nos apegar.

É preciso perceber o que nós não somos. Não somos a mente ou os sentidos. Somos o impermanente. Neste mundo o tempo é precioso, devemos ocupa-lo conectados ao Senhor.

Através da prática e do desapego podemos mudar a nossa mente. Ser imparcial. Não julgar.

Devemos nos disciplinar

porque a nossa mente tendenciosa e a nossa atitude preconceituosa

se o nosso comportamento para com os outros não for bom, não poderemos ter paz mental.

 Nossos movimentos refletem nosso estado mental.  

Meditar é o tempo com Deus. Devemos permanecer firmes, pacíficos e não nos mover desnecessáriamente.

Na Kriya Yoga aprende um método simples de diminuir a frequência da respiração através da respiração consciente e rítmica, que ajuda a controlar a mente.

Devemos nos render a Deus e pedir sua ajuda, sinceramente em oração, para termos um controle da mente firme.

Devemos ser mais pacíficos, amáveis, alegres e disciplinados. Assim a mente será um instrumento de Deus.

O controle da mente é um problema universal. Controlando nossas mentes toremos o mundo, assim como nós mesmos, mais bonitos.


Shri Paramahamsa Hariharananda, o Mestre do meu guru preceptor esclarece esta revelação dada pelo Senhor Krishna : 

Vivemos atados aos cinco sentidos e a ilusão de maya : os cinco orgãos dos sentidos, os cinco elementos densos, os cinco órgãos da ação.  

 5 sentidos ( olfato, paladar visão tato, audição) 5 orgãos dos sentidos ( nariz boca,olhos,pele ouvido, 5 da ação  ( reto,genitais,pernas,mãos,voz) estes estão vinculados aos cinco chakras , os 5 elementos densos . 

Em cada chakra vivemos um plano da existência. Nos sete chakras corre o ar e o fogo divino no sushumna do sacral ao setimo chakra. 

 Primeiro : terra, o  ar apana   - fogo dakshina , bhu loka, desejo de riqueza ( descarga, )

Segundo -agua , ar apana- fogo grhapati , Bhuba loka desejo sexual

 Terceiro- fogo ar samana - fogo vaishwanara swa loka  desejo por comida ( transforma comida em energia) desenvolvimento geral

Quarto: ar vyana, respiração no coração controla a paixão, raiva, vaidade, apetite,sono,meditação e todas aws qualidades.  fogo ahavaniya maha loka fogo emocional

 Quinto :-  eter ar prana   expiração do elemento água, alma exala, reascendendo, como força vital,  fogo samidbhavanama,  jna-loka fogo criativo, religioso

 Aos 20 primeiros  elementos do corpo físicos se somamam  ao Antahkarana  quatro partes ou 4 instrumentos da mente : 

Manas (mente), a parte que controla sankalpa (vontade ou resolução) ou a mente pensante;

 Buddhi (intelecto), a parte que controla a discriminação e a tomada de decisões;

 Chitta (memória), a parte que trata da lembrança e do esquecimento; e 

Ahamkara (ego), a parte que identifica o Atman (o Eu) com o corpo como 'eu'. 

Este é o reino da decepção, ilusão e erro.

Sexto centro:  eter ar udãna respiração espiritual sopro espiritual de éter dentro das narinas. suspiro fraco para a realização de Deus fogo agni brahma tapa-loka fogo da alma  ( estrela de 5 pontas -pasu pati) terceiro olho ponto atomico, o auto conhecimento, além da fusão dos cinco elementos A alma se manifesta nos cinco desejos, e se manifesta em todas as  hamasaksham 51 pétalas dos chakras . Dissolve  hamasaksham 51 pétalas dos chakras no Om.

Sétimo centro:  fogo vishvarupamaha satya-loka  fogo todo penetrante de Deus. Lotus de mil pétalas ( Mahadeva) o infinito imanifesto, cria,energiza e permeia o infinito manifesto ( o universo, a criação) e permanece compassivamente desapegado. 

 O alto acima: a estrela de oito pontas ( Isham)acima do corpo está o poder onipresente de Deus ao entrar na coroa humana. Simboliza o infinito, o oitavo fogo divino, pois toca o infinito, sempre que nos movemos, estamos tocando o Poder de Deus. Acima do corpo está o poder onipresente de Deus ao entrar na coroa humana. Simboliza o infinito, o oitavo fogo divino, pois toca o infinito.

Aprendendo a dominar os sentidos, controlar nossa respiração e manter a mente limpa, nos entregando , nos rendendo , percebemos Deus realizando sua leela em nós 

O Senhor Krishna é a Lua Cheia  o ciclo lunar  que exala , a Lua Minguante até a MahaKali, a Lua Nova e inspira  o fogo crescente da Lua Crescente nos 14 ciclos da Lua, ascendente e descendente. A pratica da Kriya Yoga nos ensina, proporciona experimentar e viver esta realidade, o controle da respiração, kriya  pranayama.


Assim O Senhor Krishna toca a sua flauta dentro de nós, através da respiração nos sete chakras, o fogo todo penetrante de Deus. 

Tocar flauta em nós faz parte de sua leela, jogo divino. Isso só é possível com a graça divina.

Algumas textos dizem que Mahadev (Senhor Shiva) deu para o Senhor Krishna uma flauta de ossos de um sábio que viveu na austeridade ele entregou até os ossos para o sacrifício com humildade. O Senhor Shiva entrega a flauta , o caminho da vida, da disciplina ,  ao Senhor Krishna o caminho da devoção .  Eles são um só.

O Mestre realizado , o guru preceptor nos corrige quando desviamos do caminho da humildade, nos desafia, nos mostra nos ensina com amor, por amor. Ele é Hari Hara a união perfeita de Krishna com Shiva.

Mãe Yasoda disse que o Senhor Krisha nasceu tocando lindas canções com sua flauta. Textos dizem que Maa Saraswati o ensinou o Senhor Krishna a tocar sua flauta, por ser a Deusa das escrituras, do conhecimento, da arte e das habilidades. Significa que através do conhecimento das escrituras e do caminho da energia divina na coluna no crânio, por todo o corpo  através da arte de a respiração e da expansão do fogo divino, A sabedoria da Mãe Divina nos leva de Mahakali até o Senhor Krishna de volta mais e mais nos ciclos do kriyapranayama e jyotimudra.

 Podemos nos concentrar e ouvir o Senhor Krishna tocar flauta,  músicas divinas.  Quando nos rendemos, entregamos nossos sentidos para Deus nos lapidar, aprendemos a fechar as portas do corpo,  a mente fica tranquila , respiração lenta suave e sutil , ficamos em comunhão com Deus. Aos poucos nossos pensamentos se tornam claros e conseguimos discriminar os bons dos ruins e decidir o que fazer, os movimentos se tornam suaves, a fala doce e amorosa.

Ficamos embriagados de amor. Isso faz parte da  leela,  o jogo divino do Senhor Krisna Somos ativos e  imóveis,  somos partes deste jogo , aprendendo a revelar, a participar desse amor.

Shri Guru  é a personificação do Ser Supremo. A perfeição Suprema ,   o Amor Supremo e  o Conhecimento Supremo. Ele nos ensina a eliminar os obstáculos na nossas vidas, a conduzir nossas vidas ,  ilumina o caminho, nos ensina a amar,   e revela a sabedoria. Nos acolhe protege,  ama e corrige. Ele nos  preparar para a realização em Deus  encarar mudanças na vidae na natureza  e a morte física. 

Tudo Isso só é possível com a graça divina.

Por favor Mestre, me guie e corrija, aceite todas as minhas qualidades boas e ruins. Me ensine a discriminar e tomar decisões certas daqui pra frente. Me perdoe por minhas faltas e ignorância! Continue me acolhendo com o seu amor, ilumine por favor cada tentativa, cada passo, pensamento ou palavra  com a Verdade. Me ajude a controlar os meus sentidos e a mente, meditar sempre mais com amor e colocar em prática os seus ensinamentos.

dhyãna mulam guror murti pujã mulam guroh padam

mantra mulãm  guror vãkyam moksha  mulãm guroh krpã

om srigurave namah

 




terça-feira, 16 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 18 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 12 a 16 de Abril




                      Shrimad Bhagavad Gita         

Vishrupa Darshana Yoga

A Yoga da Forma Cósmica Revelada

Capítulo 11


11: 17 . Tu és o imperecível, o supremo,o ser realizado. Tu és o último refúgio no universo. Tu és o protetor, o imperecível, dharma eterno . Tu és o Espírito eterno. Eu percebo isso.

Shri Krishna é  o Ser Supremo , Arjuna teve seu darshn a visão divina.


SONG OF RAMAYAN WHEN SHABARI MEET RAM

 Esta semana Shri  Guru  no... está nos fazendo refletir na devoção a Shri Guru o guru preceptor com forma e sem forma. Shri Rama e  Shabari. 



Ele continua ensinando  o que é devoção! 

Fala da Sadhana, o caminho da Kriya Yoga segundo o Sábio Patanjali :

tapah, svadyaya e iswarapraninadani

 disciplina meditação , auto estudo e auto análise, entrega e devoção


Kriya Yoga a síntese da Yoga, união com o Ser Supremo ,  Karma, Conhecimento e Devoção , a síntese, a verdadeira Yoga.


Guru Brahma Guru Vishnu Guru Devo Maheshwara. Guru Sakshath Parambrahma Tasmai Shri Gurave Namaha

Guru é o criador Brahma; Guru é o preservador Vishnu; Guru é também do destruidor Shiva e ele é a fonte do Absoluto. Eu ofereço todo o esforço do meu trabalho ao Guru.


Shri Rama  É o Ser Supremo, fonte do absoluto um avatar  Shri Vishnu.

 Ele explica a  devoção de Śabarī,  ela siu de casa no dia do seu casamento.  Buscava conhecimento e queria saber o significado do Dharma.

Após dias de viagem, ela conheceu Sage Matanga no sopé do Monte Rishyamukha . Ela o aceitou como guru , servindo-o com devoção por muitos anos.

O sábio respondeu que, se ela oferecesse seva (serviço), ao Senhor Rama Ele  lhe daria darshana , a Visão Divina a comunicação divina com Ele. Seu guru disse a ela para aguardar a chegada de Rama.

 Então, enquanto estava sentado na postura de lótus, o sábio alcançou o Mahasamadhi .

 Seguindo o conselho de seu guru, Shabari esperou a chegada de Rama.

Ela, devota ao seu guru preceptor disciplinada , a cada dia louvava o Senhor e oferecia frutas e flores para Ele.  Ele aguardava o encontro com o Senhor Rama.

O Mestre ensina ação com amor, devoção.

Depois de muitoas anos quando já estava idosa e ainda cultuava O Senhor Rama. Ele veio ao seu encontro. Śabarī reconheceu Ishwara , Deus Supremo,  o amou e se rendeu a Ele.


Shri Guru continuou:

Somos filhos de Deus , Jesus falou que somos filhos de Deus.
 O que é ser filho?

Somos crianças mortais e seres humanos imortais. A criança obedece a lei de Deus, Deus está na fontanela.

Quando nós temos  medo não temos coragem. Olhamos para nós como seres miseráveis, com a roupa suja  ( chorei mito me identificando com a criança, vendo a sujeira acumulada nesta vida, a roupa suja da criança, Sinto medo e sem coragem como ela por não ter seguido o Dharma.

 Então se pensarmos na  Mãe corremos para perto dela. Ela cuida, limpa a sujeira.
Deus, é o mais amoroso É puro Amor É e Aquele que perdoa. Ele é onisciente, conhecle falae o nosso karma, o fruto das nossas ações.

Assim é o nosso guru preceptor , isso é o que ele fala, nos ensina. Ter a mente clara e devoção.
 Quem está servindo a quem?

O guru está servindo sempre. Seu gurudev Shri Hariharananda ensinou que Deus é o maior Servidor, ele sempre nos atende, Ele respira, serve dia e noite.

Deus é o senhor da Justiça, quando assumimos nossas faltas e nos unimos a Ele com devoção vamos responder pelos nossos karmas, suas consequências, mas com Ele, devotados a Ele  eremos ver Deus em tudo. Nos rendemos À Ele.

Quem se rende?

A raiva, o ego, a memória que está em nós

A Mãe nos leva para o alto.

Deus é Mãe. O guru preceptor é Mãe.

O Senhor diz:" Eu tenho esperado por você vida após vida. Você procura no mundo e não em mim"

Śabarī, amou e foi disciplinada, esperou Rama. Ela esperou muito tempo, fazia os rituais, cantava e orava. Deus a visitou.

Devoção é estar perto de Deus a cada momento, não perder tempo. A vida espiritual é viver sempre com Deus em tudo o que fazemos. Sempre esperando, servindo. Viver em boa companhia, com boas conversa. 

Na má companhia  ( com o celular, internet ,tv temos que ser prudentes).

Falar do bem, de Deus e coisas boas, com pessoas boas na companhia do Sadhu, conhecendo a vida dos Santos, das encarnações divinas.

Jesus e Krishna

Jesus e Krishna tiveram as vidas muito parecidas Jesus e Maria, Krishna e Yasoda. A Bíblia fala de Jesus e os Sabios, Na Bhagavad Gita e Upanishads falam do Senhor Krishna  

Na verdade no ocidente poucos conhecem a Bíblia. 

Seu gurudev Shri Hariharananda ensinou que todos deveriam ler um versículo da Bíblia todos os dias

A espiritualidade está além das religiões, acima dos dogmas.Guru é um princípio

Dentro do crânio entre o sexto e sétimo chakras lá estão os pés do Guru

Perceber sua presença lá é a real meditação é ouvir a glória do Divino Shri Guru

 Shri Guru é Bhagwan,  em sânscrito que significa "Senhor" ou "Divindade"

O Senhor; a forma  Pessoal Deus , dotado dos seis atributos: domínio, poder, glória, esplendor, sabedoria e renúncia.

 Guru é Brahma Vishnu e Maheswara
é Parabrahma

É Shri Krishna e outros avatares  Vishnu  e é  Shiva  Maheswara

 O Senhor Vishnu , Senhor Sri Krishna, o  Conhecimento, poder, riqueza, fama, beleza e misericórdia

 Bhagavan também representa o Deus abstrato sem forma , a Realidade Absoluta Suprema .

om srigurave  namah


É uma semana  Mãe Divina Durga Mãe Kali eliminando e dissolvendo o mal , a devoção perfeita na forma , Mãe Lakshnmi , Mãe  Saraswati e Mãe  Parvati e a devoção, união perfeita com Vishnu Brahma e Shiva. Shri Guru é a Mãe Divina em todas as suas formas.

Shri Guru ´é Jagannath, a síntese todas as formas e caminhos, è Parabrahma além de toda forma e nome o Yogi perfeito em plena união com o Ser Supremo, é o Ser Supremo.

O   Senhor Krishna é o Ser Supremo , Arjuna reconheceu isso na  Shrimad Bhagavad Gita         
Vishrupa Darshana Yoga. Shri Guru , meu Mestre é a sua manifestação, nos acompanha guia e acolhe  como Mãe Divina. 

Entreguei para ele, o seu coração infinito ,  o meu coração fragilizado,  e ele aceitou. Jai guru

 A semente plantada, o amor a ele na forma de Krishna Gopala um dia , hoje com a a proteção de Shi Krishna, a graça de Shri Guru o amor está pulsando dentro de mim e  preenchendo o meu coração eliminando a minha ignorância, minhas faltas e impressões. Me  mostra a realidade Este é o difícil caminho do amor  até que um dia seja  devoção plena de um Bhakta. Uma devota é  uma discípula qualificada sou apenas aquela que segue os rastro de Shri Guru dentro e fora de mim.

O fim da vida do Senhor Krishna neste mundo , de volta ao Panchatatva  cinco elementos , nos cinco chakras .  Todo o seu corpo foi oferecido a toda a criação. Mas seu coração ainda estava intacto. E o batimento cardíaco era o mesmo. E ainda hoje é  o mistério da morte de  Jagannath. Assim como muitos, eu sinto que o coração do Senhor Krishna  permanece eterno na deidade sendo apenas transferido a cada ciclo.  É o coração de Shri Guru para aqueles que o amam e seguem os seus passos.

Ouvi esta prece em algum lugar:

"Oh senhor! Quando eu morrer, que os elementos materiais que compõem meu corpo ainda possam ser usados ​​em Teu serviço. Que o elemento água se misture no poço onde Você vai se banhar. Que o elemento fogo entre no espelho onde você vê seu reflexo. Que o elemento espaço se funda no espaço em que Você caminha. Que o elemento terra se misture com o solo sobre o qual Você coloca Seus pés de lótus. Que o elemento ar se misture com a brisa que é criada quando Você é ventilado.”

Essa  é  graça divina krpa .




Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    307

krtãyã gurubhaktestu vedasãstrãnusãratah
mucyate pãtãkãdghorãd gurubhakto visesatah


307.Quando um guru bhakta (devotado ao guru preceptor) pratica a devoção prescrita nos textos védicos e outras escrituras, ele ou ela se torna livre de todos os pecados terríveis.

:
 Na Narada Bhakti Sutra

Narada divide os devotos amplamente em duas categorias: os  inferiores  e os superiores. Os  bhaktas inferiores  estão novamente divididos de duas maneiras. A primeira classificação é em três tipos de acordo com os três  gunas,  a saber:  Tamasika ,  Rajasika  e  Sattvika .

A segunda divisão é em três categorias de acordo com a aptidão dos aspirantes:  Arta  (angustiado),  Jijnasu  (curioso por conhecimento) e  Artharthi  (desejoso).

Os bhaktas verdadeiro  , de acordo com  Narada , são aqueles cuja devoção não é separada. O solo em que pisam é santificado e os lugares sagrados que purificam os outros são, de fato, purificados pela queda de seus pés ( Tirthi  Kurvanti  Tirthani ). Qualquer ação em que eles colocam a mão é transformada em uma ação nobre ( Sukarmikurvanti  Karmani ). Até os Deuses dançam de alegria ao ver tal devoto na terra ( Nrityanti  Devatah ) e os ancestrais ficam altamente exultantes por encontrarem uma alma tão grande em sua linhagem. A terra é protegida por tal salvador ( Sanatha  cheyam  bhurbhavati ).

Shri Guru ensina como ser  verdadeiro bhakta . Nós somos seus seguidores 

Casta, educação, aparência, linhagem familiar, riqueza ou ações não são distinções entre os trilhadores do caminho devocional, uma vez que possuem apenas uma identidade – a identidade de pertencer ao senhor. A inclinação para a adoração do senhor e para ouvir suas  lilas  é uma normalidade comportamental para um devoto. Todas as suas ações são entregues aos pés do Senhor.

O estudo das escrituras devocionais deve estar indispensavelmente associado à estrutura da rotina diária da pessoa. Qualquer ação prejudicial a este caminho devocional deve ser descartada da vida da pessoa. Virtudes como a não-violência, a limpeza (externa e interna), a compaixão e a fé reverencial devem ser cuidadosamente cultivadas.  


tasmai sriguruve namah






quinta-feira, 11 de abril de 2024

Kriya Yoga Sadhana 17 : Shrimad Bhagavad Gita no dia a dia 10 e 11

 

  Shrimad Bhagavad Gita

Capítulo 4 

Jnãna Yoga

 A Yoga do Conhecimento



 O Senhor  continuou dizendo

18. aquele que compreende a não-ação em ação, e a ação em não-ação, é sábio entre todos os seres humanos. Essa pessoa é um yogi que fez tudo o que deveria ser feito.


O que é ser um Yogi? A Kriya Yoga Sadhana


Shri Guru explana nos seus comentários do  Yogasutra de Patanjali, na Sadhana Pada 1


Meditação, autoanálise e entrega a Deus é Kriya Yoga.


Segue dizendo 

Kriya yoga é a junção das três, é filtrar , polir e disciplinar a mente impura até chegar à realização. A mente e a memória humana são complexas, agitadas, conflituosas e cheias de gostos e desgostos. 


O  caminho da kriya yoga 

Tapas é a geração do fogo interior para queimar o ego e as sementes do karma.
Existem sete planos de existência, que correspondem aos sete chakras:

bhu
bhuva
svah
maha,
jana
tapah
Satya

Penso que ser um yogi , não é ser um kriyavam ou sadhaka, é ser um aprendiz de discípulo, sendo guiado e conduzido diretamente pelo guru preceptor. Na sua presença física, sutil dentro de nós ou distante ou distante. è preciso integrar tapah, savadyaya e ishwara pranidana em todas as atividades ou no silêncio na meditação. Este é um processo de tornar-se um yogi, aquele que chegou à perfeição na prática. 

As ações são aprendizagem contínua com os ensinamentos do Mestre. è ser ativamente calmo e calmamente ativo. Este tem sido um exercício difícil de ser executado por mim. A lentidão que tenho para aprender a Kriya Yoga tem sido um desafio. O amor e a busca espiritual pela verdade , através da dor  física e a dor do crescimento , tem sido uma motivação para praticar cada vez mais . A graça de Shri Guru é a presença onisciente dentro de nós, ele conhece nossa natureza e nos ensina a chegar na nossa real natureza que é a comunhão divina.

 Shri Guru segue:

Tapah é o centro da alma, é a respiração que aquece e mantém o corpo.

Este karma ( ação), através deste karma, pranakarma, jnãna, o conhecimento divino emerge.

Tapas é a austeridade da estrita disciplina da vida. Este é o caminho da ação.


Svadhyaaya é o estudo das escrituras  mas é também  auto análise e a introspecção. è conhecer o Ser.
è sentar silenciosamente e perceber a presença de Deus  no crânio, na cabeça.

 Permanecer em tapah loka tendo autoanálisa é a real svadyaya. ESte é o caminho do conhecimento.


pranidana é a arte espiritual de se submeter à vontade de Deus e livre do ego e do orgulho.

ishwara prenidana é ter gratidãso a cada respiração. Este é o caminho da devoção

´
Kriya Yoga é a síntese da karma, jnãna e bhakti yoga ( as mãos  a cabeça e o coração)

Nossa prática envolve a ação na inatividade e  a inatividade na ação. 

A Sadhana tem sido um longo caminho na tentativa de ter auto disciplina. Uma vida tentando sempre aprender  compreender e cultivar o amor.

Purificar  a memória deixando apenas aquilo que ajuda a compreender o caminho, o processo  tem sido possível com a graça divina. Purificar a mente e agitada e indisciplinada com a graça divina, tem sido um processo de adquirir mais calma e serenidade. A pratica da "meditação" um pouco mais concentrada e aprofundada pelos ensinamentos do Mestre também são devidas à graça divina.

Entregar cada respiração a Deus, tem sido um aprendizado , o som divino e uma parte da memória me fazem lembrar de Deus  muito mais tempo durante as minhas atividades

Entregar o coração ào amor divino está ajudando a eliminar as emoções negativas as impressões das sementes do karma que estão sendo ou foram queimadas na pratica da meditação é doloroso , mas com a graça divina continuo no caminho.

A inação ativa da meditação está sendo percebida por mim  mais intensamente na prática da " meditação"
O silêncio tem sido uma pratica de inação. Na verdade o silêncio da boca em curtos períodos de tempo sem silenciar a mente ainda assim causa um efeito incrível na auto percepção e na percepção do outro. Preciso praticar mais.
O Jejum também tem um efeito de purificar o corpo mas principalmente os pensamentos


Shi Guru explana a cerca dos benefícios da pratica da Kriya Yoga Na Yoga Sutra de Patanjali 

A Sadhana Pada

sutra 43:

Os benefícios da pratica de austeridade ,tapas:


Com a destruição das impurezas com as austeridades se obtém a perfeição no corpo físico e nos órgãos dos sentidos.


Após as pratica perfeita de tapas  se obtém tres benefícios: a destruição gradual das impuridades. A perfeição do corpo físico e a perfeição nos orgãos dos sentidos.

A Sadhana Pada


sutra 44

Os benefícios da pratica de Auto estudo , Svadyaya

Pelo auto estudo se obtém comunhão com a divindade escolhida


Svadyaya é entendido como o o estudo sistemático das escrituras sagradas

Sábio  Vyasadeva, ao comentar este sutra, explicou que é possível ter visão de divindades, rishis, siddhas e até mesmo daqueles que se dedicam a svadyaya.

No caminho védico, antes de ter comunhão com o Brahman absoluto e sem forma, o buscador encontra um profundo vínculo de amor com qualquer divindade, com atributos, forma e nome especiais, como Senhor Shiva, Shri Krishna ou Mãe Durga.
Samprayoga significa "união" "vindo de verdade". O significado é completa oferta ou  dedicação à deidade com amor e devoção. O resultado é a visão ou união com a deidade.

Ele recomenda que o estudo, contemplação, entendimento e meditação. Canto, e prece. A cada respiração amar o Amado. Com intensa expressão do amor se obtém a visão divina e a comunhão.

A Sadhana Pada

sutra 44:

O Benefício de se render a Deus

Ishwara Pranidana

A realização do samadi é alcançada através da entrega ao Senhor.

ishwara é o Senhor ou Deus que governa o universo. Os verdadeiros buscadores e santos amam a Deus imensamente.  Vivem assim " Ó Senhor, não a minha vontade, mas a Tua vontade". Neste caminho do se entregar de modo inteligente o ego é uma barreira. Se não se render completamente, a graça divina não flui Eles acontecem simultaneamente.

O Sábio disse: “Através da prática de viver na presença de Deus e servir a Deus em pensamentos, palavras e ações, e oferecer tudo a Deus, incluindo o ego, se inicia o caminho da realização."

O buscador alcança o samadhi siddhi. A chave real para o sucesso e perfeição.
Cada respiração é oferecida no fogo sagrado da caverna do crânio.
De yama vem a pratica de bramacharya. De niyama  vem ishwara pranidhana; profundo amor e entrega à Deus. Por isso Kriya Yoga é a yoga completa.

Sutra 30 

A Quíntupla Definição de yama O Primeiro Ramo 

A prática da auto disciplina consiste em :

veracidade sem ferir, não roubar, continência e não aceitar presentes.

Significa :

Ahimsa  Não ferir ou causar dor em qualquer criatura.

Sem medo ou o falso senso de autodefesa, se aceita a violência portanto, também se deve estar livre do medo e ansiedade ,  a expectativa desaparece, uma energia e inteligência se manifestam. Acabam as inimizades. Os verdadeiros inimigos são os vícios que estão presentes dentro de mim.

Satya ( veracidade)

Estando livre das duvidas e confusão, falando a verdade sem falsidade. Mesmo com raiva, medo ou humor, não se deve mentir. Cada expressão deve ser, clara,  verdadeira, auto reveladora, da própria experiência. Não humilhar ou ferir as pessoas.


Asteya (não roubo, honestidade, não realizar apropriação indébita)


asteya não é apenas ganância  inclui uma atitude correta na vida e posses. Pensamos que possuindo isso será util no futuro
. O real estado de não roubar é ser livre de desejos.

Bramacharya ( abstinencia sexual)

Não devemos desperdiçar energia.. Deve-se tornar a mente livre do desejo sexual. Os casados dever ter moderação na união física.
 Brahmacharya significa mergulhar em Brahman, na consciência de Deus, nos pensamentos, palavras e atitudes.

Aparigraha ( não possuir) 

Possuir, preservar e proteger artigos ou objetos nos leva à miséria e com isso o medo de perder e assim causa o apego.
Na vida monástica não aceitar presentes e ser livre de ambição. Espiritualidade também significa desistir da relação com o corpo.

 Ele enfatiza : Na jornada interior entre os charkras devemos nos desapegar dos inferiores e ir para o norte, vivendo na presença de Deus. Esta evolução é possível através da autodisciplina. Pratique com amor e creça com devoção.

Sutra 31

Yama são os Valores Universais

São grandes juramentos  não condicionados por classe, lugar, tempo ou circunstâncias que se estendem por toda parte

São juramentos feitos por yogis em particular e em cada ser  consciente no geral.
São juramentos  ( vratta)que se transformam em grandes juramentos ( mahavatra)
O Sábio explica as pré requisitos dos grandes juramentos ou mandamentos:

jati anavacchhina Não serlimitado a classe, casta , sexo etc.
desha anavachhina não ser limitado a um lugar ou país
kala anavachhina não ser condicionado pelo tempo
samaya anavachhina não ser condicionado a uma ocasião

Estes mandamentos expandem a mente e o coração. São  extendidos para todos e para tudo e ultimamente para Deus.
A prática da yoga é um método universal que pode expandir a vida o coração, consciência e amor para aqueles que a praticam.

Shri Guru segue dizendo para que nós pratiquemos estes grandes mandamentos com diligência sinceridade e humildade. Nuca ferir os outros com os pensamentos
, palavras ou atitudes.
Ser gentil com todos. Ser honesto e verdadeiro, Ser disciplinado. Não ser ganancioso e possessivo. Isso tornará a vida mais alegre e contente.

Estes são os pré-requisitos para a prática da Kriya Yoga. Assim sou aquela que tenta praticar Kriya Yoga, uma kriyavan, uma discípula não qualificada. preciso de muita autodisciplina e acreditar no perdão divino.

 No livro :Forgiviness my Forgetfulness : A prayer of Remembrance
Shi Guru explica  que estes são versos em sanscrito conhecidos como Shiva Kshamapana Stotram escritos pelo grande Mestre da Humanidade Shri Adi Shakaracharya.

É preciso deletar as memórias inúteis da mente, preservando apenas aquelas benéficas e belas.
Infelizmente é comum ignorarmos informações vitais e  nos lembrar de coisas inúteis.
No estado desperto, os 4 instrumentos internos; a mente a memória, o intelecto e ego funcionam simultaneamente.
 No estado de sono  o mundo da memória funciona mais.
No sono profundo é o estado da ignorância onde nenhum instrumento existe para jogar seus papeis.
Com o passar do tempo, no final as pessoas pensam: " eu desperdicei minha vida"

Neste momento crítico da vida os Mestres sempre nos aconselharam a nunca olhar para trás, mas sim a seguir em frente com uma perspectiva positiva e uma busca sincera por tudo o que nos resta.

Através da auto investigação se conhece "quem sou Eu" e que Eu sou Brahman, Eu sou Divino" 


O Senhor Shiva,  conhecido como a destruidor , a dissolução e a morte , revela que isso é parte da vida e não devemos ter medo deles. O nascimento e a morte dependem uns dos outros.
O Senhor Shiva é também o mestre da yoga, tantra, musica e dança. Sua família é especial e divina cada um com diferentes aspectos, mas amam uns aos outros.

O amor elimina nossas tendências animais.
Onde existe amor reina a paz e a harmonia.

Shri Guru ora para o nosso desenvolvimento espiritual
Jai Guru

Eu adquiri este livro em um momento de muita reflexão frente aos meus vícios e condutas inadequadas. Shi Guru ensinava e o meu coração estava apertado, na minha autoanálise li este livro que comprei "aleatoriamente" e foi autografado pelo Mestre ele me recomendou orar e meditar com amor.

Esta fase da minha vida é exatamente a hora de seguir em frente com a fé nas palavras e ensinamentos do guru preceptor e sua graça, a graça divina. Seguir dia após dia com fé e amor.


Shiva Kshamapana Stotram
Shri Adi Shakaracharya

 Verso 5

A cada passo, sou incapaz de observar diariamente as complexas regras do dharma.
Não consigo seguir as regras dos Vedas contadas pelos brâmanes.
Eu não confiava nas escrituras, no professor e em mim mesmo.
Não consigo conhecer o dharma ouvindo os Vedas, contemplando e meditando.
E então qual é a utilidade de aprender tudo isso diariamente.
Portanto, ó Shiva, ó Mahadeva, ó Shambho, por favor, perdoe meus pecados. (perdoe meu esquecimento)

karma  na palavra smartakarma , significa atividades e smarta signifiva smriti os "livros da lei". Significa instruções de como viver.

Quem segue estas leis segue quando acordar, o que comer o que fazer ou não. Shri Guru cita como exemplo que durante os retiros e no RTBC as pessoas seguem uma vida com disciplina e bons hábitos. Principalmente no ocidente  não conseguem manter o novo estilo de vida o voltam logo aos maus hábitos e param de meditar. ( eu fui uma dessas que participei do curso e uma abençoada peregrinação para Puri).

Conseqüentemente, a pessoa fica preocupada com o erro que está cometendo ao não seguir algumas regras ou disciplinas

Todos sabemos que isso acontece quando não seguimos algumas regras ou disciplinas.

As escrituras afirmam que se você não orar, meditar ou seguir alguma disciplina espiritual, também encontrará muitos problemas.
Ou seja, sua mente ficará constantemente inquieta e perturbada, fazendo com que você fique preocupado e emocionado; como resultado, você ficará suscetível a doenças mentais.

O outro verso fala dvijakulavihite  significa nascer novamente e seguir as regras dos que nascem novamente. Cda cultura tem alguns mandamentos ou regras.

 Na vedanta e meditação ( brahma marge susare)
São quatro mahavakyas:

A Alma é divina, a alma é Brahman
A sabedoria em você é Brahman
Você é aquele Brahman
Eu sou Aquele

Quem pratica Kriya Yoga sabe que o caminho divino é o caminho do sushumna dentro da coluna, o caminho do prana.
Pedimosa Deus que perdoe a história do passado e façamos a promessa de lembrar Dele em cada respiração, lembrar e amar agora e não no futuro. Perdoe meus erros e meu esquecimento.

 Eu pedi sinceramente que o Mestre perdoe minhas faltas, fiquei arrependida e e consciente de muitas más qualidades, tipo julgar e comparar com as pessoas, sem ouvir e me achando "superior" no caminho da espiritualidade, quando na verdade eu não consegui manter o compromisso nesta e em outras disciplinas, como o caminho de Jesus. Cai facilmente nas armadilhas do ego e na ignorância.

Não cumpri minha promessa ao Mestre de praticar os ensinamentos e meditar duas vezes ao dia. Não consegui seguir a disciplina do Ashram lá e na volta também. Estou seguindo a recomendação do Mestre de cuidar da minha saúde. Depois meditar em casa com amor , amar os Mestres ,  orar. Sou muito grata pela proteção e oração dele para a minha família. 
Sou muito grata por ele ter me acolhido e nunca desistir de mim.
Estou conseguindo ouvir a voz do Mestre, ele repete muitas coisas, mas eu não coloco em prática muitas delas.

Sravana significa "ouvir sem qualquer outra ajuda"Tudo o que ouvimos deve ser lembrado, nosso cerebro tem um tremendo potencial, mas não utilizamos isso por que hoje em dia confiamos principalmente nos notas que escrevemos.

Podemos ouvir gravações mas devemos recordar contemplar, lembrar o que o professor ensinou, por que ensinou isso e por fim analisar e aceitar.  Na prece se refere a  "Meditar profundamente sobre algo "nididhyasa

Shri Guru diz que seu amado Mestre Paramahamsa Hariharananda dizia que shravana  não se tratava de ouvir os ensinamentos e sim ouvir o som divino. Se ouvirmos o som divino Om continuamente isso é um mantra permanente na cabeça.

O proximo estágio do aluno no caminho  manana , ou contemplar o que foi ouvido. Isso significa que ouvindo o som vamos ao profundo estado de manana, o estado sem mente ,  nididhyasana ou a real meditação.

Shri Guru encerra a explanação de uma estrofe de uma escritura  da Mãe Divina:

"não há ninguém que tenha cometido mais erros do que eu. E não há ninguém melhor que Ti, ó Senhor, que possa me perdoar"

 Que eu nunca me esqueça de Ti

 jai guru omkara